Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Mecânica

Gamagrafia

Disciplina: Inspeção de Equipamentos Professor: José Martins Graduando: Matheus Damasceno

Salvador / 2010.

O conceito de meia vida para um determinado átomo é o tempo necessário para que a sua atividade chegue à metade da atividade inicial. Segue abaixo o gráfico para o decaimento radioativo para o irídio 192: . a qual corresponde à quantidade de desintegrações por segundo.Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Mecânica Disciplina: Inspeção de Equipamentos Professor: José Martins Graduando: Matheus Damasceno Gamagrafia Os raios gama são ondas eletromagnéticas emitidas por isótopos instáveis ou radioativos. pois esse fator afeta as condições de ensaio e se não for observado pode mascarar o resultado. irídio 192. A atividade exercida por esses isótopos é medida em Becquereu (Bq). césio 137 e túlio 170. É importante um conhecimento prévio do conceito e tempo de meia vida e decaimento radioativo para cada átomo. onde para a gamagrafia industrial os isótopos artificiais mais utilizados são o cobalto 60.

levando a fonte emissora pelo mangote até o local a ser ensaiado e após o tempo de exposição necessário recolhe-o. como em sua grande maioria.Quanto à energia fornecida. Essa emissão é contínua para os raios gama devendo esta estar sobre blindagem. obedecendo às normas internacionais. porém. . Essa energia é medida em elétrons volts (eV). podem ser utilizados nos lugares mais remotos. mangote e comandos. em contrapartida. Esse comando pode ser hidráulico. manual. ao contrário dos ensaios com Raios-X. cada isótopo emite radiações características e específicas quanto à energia e comprimento de onda. Os comandos permitem o acionamento e controle da fonte. pneumático ou. independentemente da localização e condições de acesso. Geralmente essa blindagem é feita de urânio exaurido ou chumbo. Equipamentos para o Ensaio: O equipamento irradiador de raios gama é constituído por três partes básicas: blindagem. não necessitando de energia elétrica. A gamagrafia pode ser empregada em diversas aplicações industriais. A blindagem exerce a função de absorver a radiação contínua dos raios. O mangote é o tubo que conduzirá a fonte radioativa até o ponde aplicação da irradiação para o ensaio. com estrutura externa de aço inoxidável.

Alguns parâmetros devem ser fixados inicialmente. distorcida e pode gerar zonas de penumbra.Preparação para o Ensaio: Como primeiro procedimento para a preparação do ensaio tem-se a determinação do ‘tempo de exposição’. tais como o tipo de filme. O tempo de exposição é determinado para casa isótopo a partir de um gráfico específico que relaciona o fator de exposição (FE). A distância de balizamento (distância mínima permissível para a execução do ensaio) deve ser determinada segundo normas específicas para não gerar riscos para a população e para os trabalhadores. a espessura da peça e a densidade radiográfica a ser obtida. Deve o local ser isolado e demarcado com faixas alertando sobre os perigos e sobre a radiação. . a tela intensificadora e as condições de revelação. Outro fator que necessita ser definido é a distância entre a fonte emissora e a peça ensaiada. para um grande distância a intensidade da fonte diminui e para uma distância pequena há uma imagem difusa. onde.

Devem ser observados fatores quanto à proteção radiológica e as recomendações sobre radioproteção da COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR – CNEN e as NORMAS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. • • • Recolher a fonte e o irradiador. segue-se procedimentos para a realização do ENS. Revelar o filme. Após a análise do filme. O Ensaio: Definidos os parâmetros e preparativos para o ensaio. • • • • . o IQI e o irradiador na posição correta. tela intensificadora e etiqueta em câmara escura). emite-se o laudo técnico e arquiva-se a radiografia. o chassi montado. Segue abaixo o exemplo de uma radiografia para um elemento soldado. Montar o chassi (filme. Acionar o sistema de segurança (sinalização sonora e/ou luminosa). Acionar os comandos do equipamento para iniciar a exposição pelo tempo calculado. Colocar a peça. Analisar o filme no negatoscópio.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful