ATUALIDADES PARA CONCURSOS

Energia O governo brasileiro empreendeu um ambicioso programa para reduzir a dependência do petróleo importado. As importações eram responsáveis por mais de 70% das necessidades de petróleo do país, mas o Brasil se tornou independente de energia em 2006. O Brasil é um dos principais produtores mundiais de energia hidrelétrica, com capacidade atual de cerca de 108.000 megawatts. Hidrelétricas existentes fornecem 80% da eletricidade do país. Dois grandes projetos hidrelétricos, a 15.900 megawatts de Itaipu, no rio Paraná (a maior represa do mundo) e da barragem de Tucuruí no Pará, no norte do Brasil, estão em operação. O primeiro reator nuclear comercial do Brasil, Angra I, localizado perto do Rio de Janeiro, está em operação há mais de 10 anos. Angra II foi concluído em 2002 e está em operação também. Angra III tem a sua inauguração prevista para 2014. Os três reatores terão uma capacidade combinada de 9.000 megawatts quando concluídos. O governo também planeja construir mais 17 centrais nucleares até ao ano de 2020. Os impactos ambientais O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil. Existem dois tipos de problemas no Brasil: os problemas urbanos mais conhecidos e também os problemas rurais. Os problemas urbanos são mais conhecidos porque há uma grande concentração de pessoas nos centros urbanos.Eles acontecem pela falta de conscientização e também pela falta de educação daqueles que poluem.Agora vou citar e explicar alguns desses problemas. Poluição hídrica (poluição da água): Este tipo de poluição é gerado, geralmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora. O que há de errado é o facto de rios e lagos servirem como local de depósito para esses mesmos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o Homem. Quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água, o Homem é o principal responsável pela contaminação de rios, lagos e água de consumo. No fundo, é irônico que o ser humano polua algo que vai fazer parte da sua cadeia alimentar. Mas, quais são as reais consequências reais da poluição hídrica? A água é um ambiente de vida para muitos seres vivos. Com a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão morrer. Além das consequências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis consequências para o Homem.
2

Poluição (atmosférica) do ar A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo(gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera .Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição, combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica Lixo: Desde o surgimento dos primeiros centros urbanos, a produção de lixo se apresenta como um problema de difícil solução. A partir da Revolução Industrial, com a intensificação da migração dos trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades referentes à produção de resíduos sólidos de diferentes naturezas (domésticos, industriais, serviços de saúde, etc), os quais constituem-se atualmente numa das principais fontes de degradação do meio ambiente. Rurais:A poluição dos mananciais (rios, lagos, águas subterrâneas,...) pode ser causada por efluentes líquidos e resíduos sólidos originários dos resíduos domésticos (banheiro, cozinha, lavanderia,...), das atividades agropecuárias (uso de agroquímicos, fertilizantes e corretivos; bovinocultura; suinocultura e avicultura) e atividades agroindustriais (conservas, laticínios, curtumes, frigoríficos). A poluição do solo é a alteração prejudicial de suas características naturais, com eventuais mudanças na estrutura física, resultado de fenômenos naturais: terremotos, vendavais e inundações ou de atividades humanas: disposição de resíduos sólidos e líquidos, urbanização e ocupação do solo, atividades agropecuárias e extrativas e acidentes no transporte de cargas. A contaminação do solo pode ser de origem orgânica ou inorgânica: materiais contaminados ou em decomposição presentes no lixo; substâncias químicas perigosas; pesticidas empregados na produção agropecuária. Alguns mais cedo ou mais tarde chegam ao corpo humano, não somente por respiração da poeira, como principalmente através da água que se contamina pelo solo e através dos alimentos produzidos. Endividada, Grécia protagoniza drama fiscal na Europa Os violentos protestos de rua na Grécia e a queda nas bolsas de valores do mundo, reflexos da crise fiscal do país, podem ser comparados a réplicas do terremoto que devastou as finanças mundiais há dois anos. O "marco zero" dessa crise econômica mundial foi a falência do Banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, em setembro de 2008.
3

Para evitar que a Grécia entrasse em colapso e levasse junto alguns países da Europa, o que alastraria a crise pelo mundo, ministros das Finanças da União Europeia (UE) aprovaram, em 9 de maio de 2010, um fundo emergencial inédito de 750 bilhões de euros (R$ 1,7 trilhão). Um terço do total dos recursos é proveniente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas como um país pequeno (pouco menor que o Estado do Amapá), de 10,6 milhões de habitantes, considerado o berço da civilização ocidental, se tornou de repente uma ameaça aos mercados financeiros internacionais? O endividamento da Grécia é resultado de duas irresponsabilidades: a fiscal, do governo, e a especulativa, dos bancos. Um modo fácil de entender isso é comparar com o orçamento doméstico. Qualquer dona de casa sabe que precisa equilibrar as contas entre os gastos com a família (alimentação, vestuário, contas a pagar etc.) e os rendimentos. A regra é não gastar mais do que se ganha. Quando isso não acontece, contraímos dívidas. Foi o que aconteceu com a Grécia. O país gastou muito além do que seu orçamento permitia nos últimos dez anos - em programas sociais, na folha de pagamento dos servidores públicos (um em cada três gregos é funcionário público) e em pensões ou outros benefícios. Para pagar as contas da casa, o Estado adquiriu empréstimos com instituições bancárias. Para piorar a situação, a crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos, em 2008, que afetou o mundo todo, também atingiu o bolso dos gregos, resultando em desemprego e na consequente queda na arrecadação de impostos. Para reduzir os custos, o governo do primeiro ministro George Papandreou anunciou um pacote que congela os salários, reduz as pensões e aumenta os impostos. Foram essas medidas que provocaram a greve geral, manifestações de sindicalistas e estudantes nas cidades gregas, e enfrentamentos com a polícia. No pior dia, 5 de maio, três pessoas morreram em um banco incendiado em Atenas por manifestantes.

Europa O déficit no orçamento, isto é, a diferença de quanto o país gasta e quanto arrecada, correspondia a 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB) grego em 2009. O índice é mais de quatro vezes a porcentagem tolerada na Zona do Euro, de 3%. (A expressão "Zona do Euro" se refere a um grupo de 16 países europeus que adotaram o euro como moeda, há dez anos.)

4

A dívida da Grécia, em maio de 2010, é de 300 bilhões de euros (o equivalente a R$ 700 bilhões). Até o final de 2010, a Comissão Europeia estima que a Grécia terá 124,9% do PIB em dívidas públicas. Isso significa que as contas a pagar superam toda a riqueza produzida pelo país. O limite da UE é de 70% de dívida pública. Porém, o que tornou inevitável a ajuda para resgatar a economia grega foi o risco de um efeito dominó. A crise poderia atingir outros países da Zona do Euro, que também estão em condições fiscais debilitadas, como Irlanda (déficit de14,3% do PIB), Espanha (11,2%) e Portugal (9,4%). Os déficits orçamentários desses países europeus, que tiveram de socorrer a economia injetando recursos públicos durante a crise e sofreram queda de receitas, são os piores desde o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Antes mesmo da crise a Europa já vinha num crescente processo de endividamento, devido aos gastos com bem-estar social e ao envelhecimento da população, que gera despesas com saúde e previdência. A crise financeira somente agravou a crise fiscal em curso, além de desvalorizar o euro frente ao dólar. Soluções O plano de ajuda para recuperar o euro foi anunciado no mesmo dia em que a União Europeia completou 60 anos de criação. Em 9 de maio de 1950, França e Alemanha assinaram um acordo para evitar novas guerras mundiais, conhecido como Plano Schuman. Hoje, a UE possui 27 países em parcerias econômicas e políticas. O caso da Grécia, no entanto, revelou fragilidades do bloco. Faltam mecanismos mais eficientes de controle de especulação bancária e fiscalização das contas de países membros. O grupo também levou dois meses para decidir ajudar os gregos. Em parte, isso se deve ao preço político cobrado dos governantes nas urnas: os europeus estão cansados de financiar, com dinheiro público, a má gestão de alguns governos e a irresponsabilidade de investidores. Para a Grécia e outros países equilibrarem as contas públicas, não haverá outra saída senão "cortar na própria carne", aumentando impostos e eliminando gastos (com redução de salários e aposentadorias, por exemplo). Para piorar, isso ocorre no momento em que as economias estão se recuperando. Países também endividados têm que assumir mais dívidas para cobrir o rombo em Atenas. É como se um doente, tentando se curar de uma pneumonia, pegasse uma gripe.
5

As cobras. A terra foi comprada pelo governo do Estado em 24 de dezembro de 1899. Foi criado pelo médico sanitarista Vital Brazil (1865-1950) e instalado na Fazenda Butantan.Incêndio no Instituto Butantan Foi como se uma biblioteca com livros raros ou um museu desaparecessem em meio ao fogo. a chave geral do prédio fora desligada para manutenção e religada de manhã. A causa do incêndio teria sido um curto-circuito provocado por uma sobrecarga elétrica. Boa parte do patrimônio. A tragédia. preservados com formol ou álcool. localizado na zona oeste de São Paulo. 6 . serviu de alerta para a preservação de outros museus de zoologia existentes no país. Os animais estavam mortos e armazenados em potes de vidro. O galpão destruído pelo fogo continha mais de cem anos de pesquisa em diversas áreas. localizada às margens do rio Pinheiros. eram animais que sequer tinham sido classificados. O acervo de aproximadamente 85 mil exemplares de cobras foi parcialmente destruído. Era a maior coleção de serpentes do mundo. não havia sido descrito pelos biólogos. Cerca de 450 mil espécimes de aranhas e escorpiões também foram atingidos pelo fogo. estavam catalogadas conforme a região em que tinham sido capturadas. Na noite anterior. porém. de referência para pesquisadores de todo país. Estavam lá também espécies raras. Alguns organismos eram os primeiros classificados de sua espécie . Ou seja. Sem a coleção. coletado desde o início do século passado. Muitos animais eram provenientes de áreas hoje desmatadas. cientistas perderam anos de pesquisa acadêmica. em pouco mais de duas horas. A coleção era considerada uma verdadeira memória da biodiversidade brasileira.os chamados holótipos . enviadas por cientistas e pela população rural. extintas ou ameaçadas. Aranhas e Escorpiões (Herpetológica e Aracnológica) do Instituto Butantan. História O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa do país e importante produtor de soros e vacinas. O material inflamável contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente e destruísse completamente o local. O acervo era ainda um registro da colonização do Estado de São Paulo e da geografia do país. Na manhã do dia 15 de maio de 2010. portanto. um incêndio destruiu milhares de espécimes da Coleção Científica de Serpentes.e serviam.

que possuem todos os registros da coleção desde 1901. Na época. Foi esse surto de peste que motivou a abertura da instituição. estagiários descobriram espécimes da coleção de holótipos intactos em um armário fechado dentro do galpão. Em 1901 foram produzidos os primeiros lotes de soro antiofídico. e o Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ) estão em situações semelhantes. A peste bubônica. alarme e contenção de incêndio. apenas extintores comuns. O projeto incluía um sistema de detecção de fumaça. por exemplo.Brazil queria fundar um laboratório de pesquisa e produção de vacinas semelhante ao instituto de Louis Pasteur (1822-1895). chegou ao país pelo porto de Santos. não foi possível fazer um levantamento completo. o aumento da população urbana e a migração eram acompanhados de surtos de doenças em São Paulo e no Rio de Janeiro. o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP). em dezembro de 2009. que possui um acervo estimado em 10 milhões de exemplares de animais. o sanitarista fundou o Instituto Vital Brazil. Os livros de tombo. em 1919. foram salvos porque estavam em outro prédio. Mas como o prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. em Niterói. Proteção O prédio onde a coleção do Butantan estava armazenada havia sido construído nos anos de 1960 e não dispunha de sistema automático de combate a incêndio. 7 . em 1899. O soro é o único medicamento eficaz contra picadas de cobras venenosas e salvou milhares de vidas na zona rural. Dois dias depois do acidente. A falta de cuidados com a preservação de acervos científicos ameaça outros museus de zoologia. o Instituto Butantan é responsável pela produção de vacinas contra a gripe H1N1 no Brasil e desenvolve pesquisas para descobrir a cura para doenças como a Leishmaniose e o mal de Chagas. Após deixar a direção do Butantan. Os curadores do Instituto Butantan chegaram a enviar à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). devido ao risco de desabamento. Os pesquisadores desconhecem ainda a proporção exata do que foi destruído no incêndio. Não houve tempo para que o processo fosse finalizado pela Fapesp. um projeto de melhorias avaliado em R$ 1 milhão. Hoje. A ciência também havia descoberto a causa de doenças infecciosas e surgiram as vacinas. na França. no litoral paulista. Segundo especialistas. descoberto por Vital Brazil. assim como parte do acervo de aranhas. no Rio de Janeiro.

Existem cinco tipos de propostas de leis que são apreciadas pelo Poder Legislativo: emenda constitucional. Também se discute se políticos já condenados pela Justiça perderão o direito de se candidatar ou se a lei só irá valer para os que receberem sentenças a partir da vigência das novas regras. Pressão popular A proposta chegou ao Congresso por meio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP). Os projetos de lei complementar e ordinária podem ser apresentados por um deputado ou um senador. projeto de lei complementar. decreto legislativo e resolução. lei delegada. no sentido de criar mecanismos para combater a corrupção no país. ocorrida no dia 19 de maio de 2010. deputados federais e estaduais e senadores. o que demonstra a rejeição do brasileiro aos políticos desonestos. por comissões da Câmara ou do Senado. foi considerada um avanço na política brasileira. ele contribui para mudar o comportamento da classe política. Para ser aprovado. que irão eleger presidente. O Projeto Ficha Limpa torna mais rigorosos os critérios que impedem políticos condenados pela Justiça de se candidatarem às eleições. A medida vai atingir políticos condenados por crimes graves.Ficha limpa A aprovação do Projeto de Lei Ficha Limpa no Senado. que é quando o projeto tem origem na sociedade civil. Apesar de ter recebido emendas na Câmara dos Deputados e no Senado que amenizam seu impacto. governadores. e aqueles que renunciarem o mandato visando escapar do processo de cassação. Falta definir se a norma será válida para as eleições de outubro deste ano. O projeto de lei. trata-se de uma lei complementar. Cada iniciativa possui ritos próprios dentro das Casas legislativas e depende de um número mínimo de votos para ser aprovada. precisa de votos da maioria absoluta da Câmara dos Deputados e do Senado. que foi elaborado por cidadãos comuns. Esse tipo de projeto é feito para complementar ou regular uma regra já estabelecida pela Constituição Federal de 1988. No caso do Projeto Ficha Limpa. só entrou na pauta de votações neste semestre e recebeu aval do Congresso devido à pressão popular. cuja pena de prisão é superior a dois anos. pelo presidente da República 8 .

Esta lei. O objetivo. o que acaba beneficiando os réus. além daqueles que tiverem sido condenados por decisão transitada em julgado. A campanha começou em abril de 2008. é preciso a assinatura de 1% dos eleitores brasileiros distribuído por. O que diz a lei O Projeto Ficha Limpa altera a Lei Complementar nº 64 de 1990. o prazo é de oito anos 9 . O Ficha Limpa proíbe que políticos condenados por órgãos colegiados.6 milhão de assinaturas. se candidatem às eleições. Já o Projeto Ficha Limpa torna inelegível o réu que for condenado por um grupo de juízes que mantiver a condenação de primeira instância. isto é.ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF). no mínimo. Um caminho mais difícil é ser apresentado pelo cidadão. que pode ser tanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto. Em cada Estado e no Distrito Federal é necessário o apoio mínimo de 3% do eleitorado. ele varia hoje de acordo com a infração cometida e o cargo ocupado pelo político. de acordo com a Constituição. Para isso. estabelece critérios de impedimento para a candidatura de políticos. De acordo com a Lei Complementar nº 64. onde acontece a decisão de primeira instância. segundo o texto. o que é chamado de decisão transitada em julgado. A proposta do Ficha Limpa foi encaminhada à Câmara dos Deputados pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em setembro de 2009. Com as alterações do Ficha Limpa. por meio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular. em se tratando de artigos da Constituição. Um processo cível ou criminal começa a ser julgado no Fórum da cidade. Se houver recurso. Pela lei atual. cinco unidades da Federação. Quando ao prazo de inegibilidade. o político ficaria impedido de se candidatar somente quando todos os recursos estivessem esgotados. somente quando esgotados todos esses recursos o político que responde a processo poderia ser impedido de se candidatar. O problema é que o trâmite pode demorar anos. por Tribunais Superiores e pelo procuradorgeral da República. Há ainda a possibilidade de apelar a uma terceira instância. Foram coletadas mais de 1. o pedido é analisado por juízes do Tribunal de Justiça dos Estados. por grupos de juízes. que é a sentença proferida por um juiz. atualmente em vigor. o Supremo Tribunal Federal (STF). é proteger a "probidade administrativa" e a "moralidade no exercício do mandato".

Se a lei for sancionada até dia 9 de junho. De acordo com o projeto apresentado. O Ficha Limpa mantém todos os delitos previstos na lei em vigor (como crimes eleitorais. amenizaram o impacto da redação inicial do Ficha Limpa. o político ficaria impedido de concorrer às eleições se fosse condenado na primeira instância. somente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai decidir. a inegibilidade é aplicada somente em decisão colegiada ou de última instância. ele só será considerado para o pleito de 2012. essa medida dará mais agilidade ao processo. e independe do tipo de crime cometido. Com a emenda parlamentar. assim. e inclui outros. caso condenado. No entanto. Entretanto. O texto original do Ficha Limpa também foi abrandado na Câmara dos Deputados. emendas na proposta. se o Ficha Limpa altera esse processo. Polêmicas Segundo especialistas. no artigo relativo à condenação do político. a legislação não fere a Carta Magna. tais como: crimes contra o patrimônio privado. lavagem e ocultação de bens. crimes hediondos e praticados por organização criminosa. Talvez a alteração mais importante seja aquela referente ao dispositivo de "efeito suspensivo" de recursos. Eleições de outubro O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 15 dias para sancionar o projeto. Outra mudança diz respeito aos crimes que tornam o político inelegível. contra a administração pública e tráfico). um político condenado em segunda instância por um órgão colegiado pode apelar junto ao STF e conseguir a suspensão do recurso. Isso quer dizer que. antes do início das convenções partidárias para escolher os candidatos (10 de junho). após (e se houver) a sanção. se as regras serão válidas para as eleições de outubro ou apenas a partir das eleições municipais de 2012. se a sanção ocorrer antes das convenções partidárias e os magistrados entenderem que. De acordo com essa emenda. contra o meio ambiente e saúde. feitas pelo Congresso. incluindo as eleições que ocorrerem durante o restante do mandato do político condenado. será aplicado neste ano. as regras poderão valer já para as próximas eleições. O artigo 16 da Constituição diz que uma lei só pode mudar o processo eleitoral se ela for promulgada um ano antes das eleições. 10 . que terá prioridade na tramitação. Porém.após o fim do mandato.

o turismo e a pesca na região. O vazamento de petróleo cru e de gás no golfo do México causou. Ou seja.No Senado. No dia 27 de maio. Na noite de 20 de abril de 2010. que não poderia se candidatar às eleições deste ano segundo o Ficha Limpa. o Projeto Ficha Limpa afeta um quarto dos deputados e senadores que respondem a inquéritos ou ação penal no STF. Desde então. é a imagem da maior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos. a lei sozinha não basta. formando uma enorme mancha que se aproxima do litoral americano. Na prática. matou 11 funcionários. É uma discussão que também interessa ao Brasil. O petróleo começou a vazar da tubulação rompida a 1. foi verificado um volume muito maior: de 12 a 25 mil barris diários. a plataforma afundou a aproximadamente 80 quilômetros da costa da Louisiana.5 quilômetro da superfície do mar. Pela sua extensão. poderão fazer isso graças à emenda feita ao projeto. perdas econômicas e políticas para o governo de Barack Obama. Estimativas iniciais do governo e da empresa BP apontavam o derramamento de 5 mil barris de petróleo cru por dia. somente políticos que forem condenados depois da Lei Ficha Limpa entrar em vigor serão impedidos de disputar as eleições. este foi considerado o pior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos. E como todas as tentativas de conter o vazamento falharam. Porém. além de danos ao meio ambiente. que deve definir em breve as regras de exploração do petróleo na camada pré-sal. 11 . a mancha deve se alastrar por mais um mês. Políticos como o deputado Paulo Maluf (PP-SP). foi apresentada uma emenda que determina que a proibição de candidaturas só vale para sentenças proferidas após a lei ser editada. o óleo vem prejudicando a fauna marinha. de acordo com a interpretação de alguns especialistas. Dois dias depois. As urnas ainda são a melhor forma de barrar os maus políticos. devido ao alerta de cientistas. sul dos Estados Unidos. o equivalente a 800 mil litros. numa área equivalente a onze vezes a cidade do Rio de Janeiro. O acidente também obrigou o governo norte-americano a revisar as políticas de energia e a regulamentação do setor petrolífero que explora o óleo mineral em águas profundas. arrendada pela empresa British Petroleum (BP). porém. uma explosão na plataforma Deepwater Horizon. agravando a situação. Desastre ambiental A mancha negra que se estende sobre o Oceano Atlântico. A mudança na redação substituiu o tempo verbal: de "sido condenados" para "forem condenados".

A ingestão pode trazer problemas ao aparelho gastrointestinal. Segundo o documento. do atum rabilho) estão entre as espécies ameaçadas. no mundo.6 bilhão (R$ 2. O acidente também afetou a indústria pesqueira. levar à morte. cachalotes. Entre os animais em risco está a ave-símbolo do Estado de Louisiana. O santuário da espécie . O Estado de Louisiana ainda gastou cerca de US$ 350 milhões (R$ 638. Na ocasião.9 milhões de litros) de petróleo cru no mar. Tudo indica que. A pesca comercial e recreativa foi proibida. 12 .9 bi). Toda vez que o pelicano marrom mergulha atrás de peixes. Criadores de camarão tiveram a atividade suspensa e abriram processos judiciais contra a BP. os componentes químicos causam irritações. tanto pelo petróleo quanto por produtos tóxicos usados na limpeza. uma vez que as praias ficaram sujas de óleo. provocando a morte de milhares de animais. Quatro espécies de tartarugas marinhas.a ave só recentemente saiu da lista de animais ameaçados de extinção . A Louisiana é o maior Estado produtor de camarões nos Estados Unidos. ele fica com as penas cobertas de óleo.foi atingido pelo petróleo. inclusive. camarões e outros crustáceos e peixes (o golfo do México é um dos únicos viveiros. além de golfinhos. organismo que está na base da cadeia alimentar marinha. não sobrevive em contato com o petróleo. A mancha de petróleo colocou em alerta toda área costeira de Louisiana e das regiões vizinhas da Flórida. O motivo. os serviços. os prejuízos para a economia podem chegar a mais de US$ 1. não consegue regular a temperatura corporal e morre de hipotermia. de acordo com especialistas. desse modo. segundo o governo. O plâncton. danificar órgãos e.A quantidade acumulada é quase três vezes maior que o vazamento do navio petroleiro Exxon Valdez. foram espalhados 250 mil barris (40. o pelicano marrom. desta vez. do Mississipi e de Alabama. o comércio e até o turismo. ocorrido no Alasca em 24 de março de 1989. a catástrofe será maior para o ecossistema. a longo prazo.9 milhões) em barreiras de contenção. queimaduras e infecções na pele. Pelicanos O Departamento de Pesca dos Estados Unidos emitiu um boletim alertando para os danos causados a animais marinhos do golfo. é proteger a população do consumo de moluscos contaminados com componentes cancerígenos do petróleo. Somados. até então considerado o mais grave em águas norteamericanas.

Exploração Todas as tentativas da BP para conter o vazamento falharam: a empresa tentou injetar uma mistura de lama e cimento na tubulação. cada vez mais caro. O petróleo. Traços de petróleo ainda eram visíveis três anos depois da tragédia. o ecossistema do golfo do México foi afetado por um acidente semelhante. colocar uma capa de proteção. iniciada no dia 1º de junho. além de prorrogar a moratória (suspensão de verbas) para a exploração na costa do Atlântico. onde o petróleo será recolhido em navio. que devastou New Orleans (na mesma região) em 2005. o presidente Barack Obama amarga. Agora. o custo de extração e produção de petróleo deverá sofrer aumentos. Obama foi obrigado a admitir o excesso de confiança na auto regulamentação das empresas e adotar medidas de cancelamento da prospecção de petróleo no golfo do México. Bush. Foram derramados entre 10 e 30 mil barris de petróleo por dia. Para o gigante econômico. George W. Os Estados Unidos respondem por apenas 2% das reservas do planeta e a produção interna atende a um quinto do consumo doméstico. 13 . a ideia era usar robôs submarinos para instalar um equipamento que pode redirecionar o fluxo para a superfície. a plataforma Ixtoc I explodiu na baía de Campeche. além da queda de popularidade. A situação do presidente foi comparada à de seu antecessor. Assim. Ele foi acusado pela oposição republicana de demorar muito para resolver o caso e de mau gerenciamento nos esforços de contenção da mancha. uma crise política. a 100 quilômetros da costa mexicana. Em 3 de junho de 1979. o acidente na costa dos Estados Unidos dá novo fôlego ao debate sobre energias alternativas. cada vez mais. podendo afetar também os investimentos na camada pré-sal. Enquanto isso. num futuro em que o desenvolvimento do país seja menos movido pelo "ouro negro". criticado pela lentidão no socorro às vítimas do furacão Katrina.Há 31 anos. os Estados Unidos devem apertar o cerco às agências reguladoras do setor e obrigar a indústria a investir em mais segurança. pressionada pelos republicanos e contrariando ativistas ambientais. e reorientar as metas de segurança da Petrobras. por conta do acidente. Na mais recente tentativa. até que a tubulação foi tampada em 23 de março 1980. Como resultado do desastre em Louisiana. no Brasil. que hoje é a principal fonte de energia do mundo. a solução se delineia. sugar o petróleo com mangueiras e cavar poços ao lado da plataforma submersa. Em maio de 2010. é escasso. a Casa Branca deu passe livre para que as multinacionais petrolíferas ampliassem a exploração em águas profundas. Por fim. cria políticas de guerra (como no Oriente Médio) e danos ao meio ambiente.

organização terrorista de linha comunista que surgiu em 1964. do Exército de Libertação Nacional (ELN) . lidera a disputa contra o candidato do Partido Verde.e de grupos paramilitares. vizinhos alinhados à esquerda. em 2002. o grupo passou a controlar a produção e o comércio de cocaína na Colômbia. resgatada em 2 de julho de 2008. as políticas mais duras contra o narcotráfico saem vencedoras no país. Em novembro de 1998. Estima-se que. A medida foi empregada depois que seu antecessor no cargo.6% dos votos e Mockus. três milhões de colombianos tenham sido deslocados de suas regiões por conta da guerra contra o tráfico. os guerrilheiros continuaram os ataques e aumentaram a produção de cocaína. junto com outras 14 pessoas. além de estabelecer um poder paralelo na região.5%. reeleição de Uribe. Quando Uribe assumiu a presidência. Porém. Mudanças na área de segurança pública foram decisivas para a eleição e. O caso mais famoso é o da candidata presidencial e senadora Ingrid Betancourt. 21. Antanas Mockus. de 1980 até o começo deste século. o presidente Andrés Pastrana Arango. O candidato governista Juan Manuel Santos. Esse quadro eleitoral pode ser explicado pela relação do poder político com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele venceu a oposição com a promessa de desmantelar o poderio militar dos narcoterroristas. que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto. No primeiro turno. 14 . depois de seis anos em cativeiro na selva colombiana. como um gesto de confiança. aliança que rendeu a Uribe uma posição de antagonismo político em relação aos governos da Venezuela e do Equador. Tensão na fronteira A repressão contou com apoio financeiro e militar dos Estados Unidos. adotou uma política "linha dura" contra os militantes das Farc. Outra fonte de financiamento dos guerrilheiros é o sequestro. A despeito de quem irá ocupar o cargo. os colombianos foram às urnas para escolher o substituto do presidente Álvaro Uribe Vélez. Pastrana concedeu uma área do tamanho da Suíça para as Farc. inspirada na Revolução Cubana.Colômbia No dia 20 de junho de 2010. depois. ex-ministro da Defesa.o segundo maior grupo guerrilheiro do país . realizado em 30 de maio. A partir dos anos 1980. falhou ao tentar fazer um acordo de paz com a guerrilha. Santos obteve 46.

A ação. foi outro episódio que acarretou uma crise política entre Colômbia. incluindo três generais. com o motivo alegado de combater o tráfico. em março de 2008. Os índices de homicídios caíram de 66 para cada grupo de 100 mil habitantes. que limita o mandato a oito anos consecutivos. 15 . um escândalo conhecido como "falsos positivos". no ano em que Uribe foi eleito. o segundo no comando das Farc. o governo venezuelano "congelou" as relações comerciais com a Colômbia. O escândalo levou à destituição de 40 militares. o Produto Interno Bruto (PIB) passou de US$ 232 para US$ 500 bilhões (o terceiro maior da América do Sul) em quase oito anos. Equador e Venezuela. Acusações do envolvimento do presidente Hugo Chávez com as Farc (baseadas na apreensão de armamento venezuelano com os guerrilheiros) também afetaram as relações diplomáticas entre ambas as nações. Primeiro. Uribe terminou o mandato com 70% de aprovação e tentou se candidatar para um terceiro mandato. Os sequestros passaram de 2. para depois identificar os corpos como de terroristas mortos. depois de 40 anos de conflitos. Como a casa em ordem. impediu sua candidatura com base na Constituição de 1991. ele agora é questionado pelos assassinatos cometidos pelo Exército colombiano. militares atraíam desempregados para a selva e os executavam. Soma-se a isso o saldo positivo da estratégia de repressão. resultou na morte de Raúl Reyes. teve um peso na campanha: todos os candidatos prometeram dar continuidade à política de segurança . A primeira eleição sem a sombra das Farc. Corrupção Mas o mesmo trunfo do presidente alimentou a oposição.882.Durante a crise das bases militares. para 86 em 2009. A razão disso foi a intenção de Uribe de ampliar a presença de tropas americanas em bases nas fronteiras. Em 2008. eles insuflavam artificialmente as estatísticas favoráveis ao governo e recebiam recompensa por supostos guerrilheiros mortos. no entanto. Um ataque ao acampamento das Farc no Equador. para 32 em 2009. entre elas a libertação de Ingrid Betancourt. tornando um candidato antes sem expressão uma força nas urnas. Outras operações também contribuíram para o prestígio do presidente colombiano e de seu candidato.e o herdeiro político de Uribe é o primeiro colocado nas pesquisas. Um grupo de 62 promotores investiga cerca de 2 mil mortes suspeitas. A Justiça colombiana. E. agravando a crise econômica que afetava os colombianos. como o conservador Juan Manuel Santos foi ministro da Defesa. Assim. Ao mesmo tempo. em 2002. no entanto. Isso ocorreu por dois motivos. segundo dados oficiais.

Foi nessa ilha espanhola que o escritor. Outra preocupação é o precário sistema de saúde na Colômbia. foi investigado.Durante o segundo mandato de Uribe. Esses fatores deram força para a campanha de Mockus. O problema é que seu partido tem apenas 5% das cadeiras do Senado e 1% da Câmara dos Deputados. a escritora espanhola Pilar del Rio. em Lanzarote. entre romances. chegou a um empate técnico com o rival. uma das maiores taxas da América Latina (no Brasil. principal sucesso do governo. poesias. O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991). Os políticos e militares foram acusados de envolvimento com narcotraficantes e paramilitares. um escândalo atingiu o alto escalão do Exército e parcela (um terço) do Congresso colombiano. Principalmente para jovens eleitores. Saramago escreveu dezenas de livros. fato que contribuiu para que o escritor deixasse o país. provocou embates com a Igreja Católica e levou o governo português a boicotar a indicação da obra para um prêmio europeu. Mockus foi um prefeito popular da capital Bogotá e ficou conhecido por ações extravagantes. incluindo aliados do presidente. crônicas e memórias. primo do presidente. que atinge 12% da população. no dia 18 de junho de 2010. terá de fazer alianças políticas com adversários. 16 . peças de teatro. José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa. O segundo motivo desfavorável ao candidato da situação é que o combate ao narcoterrorismo. Caso seja eleito. segundo dados do Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE). único Prêmio Nobel em língua portuguesa. escolheu para se autoexilar de Portugal e viver com a terceira mulher. por exemplo. Os eleitores estão mais preocupados com questões sociais. como trocar guardas de trânsito por mímicos que advertiam os motoristas com cartões vermelhos e amarelos. José Saramago (1922-2010) Provocador tanto na escrita quanto na militância política. ele acabou surgindo como o candidato que representa um avanço em direção ao futuro sem as Farc. Políticos foram presos entre 2006 e 2007 e até mesmo um senador. que em março tinha apenas 9% das intenções de voto e. como. ensaios. o índice é de 7%). que o apoiam em redes sociais como Twitter e Facebook. diários. Sua obra foi traduzida para cerca de 42 línguas. deixou de ser prioritário para a maioria dos colombianos. nas Ilhas Canárias. Um dos seus mais famosos romances. Com um discurso contra a corrupção e focado na educação. depois. o desemprego.

José de Sousa Saramago era neto e filho de camponeses. Violante. A pátria. O romance. impediu a candidatura da obra para o Prêmio Literário Europeu. na aldeia de Azinhaga. a 100 km de Lisboa. a causa da morte foi falência múltipla de órgãos. na Copa do Mundo da África do Sul. jogadores da seleção portuguesa prestaram homenagens ao romancista durante a partida contra a Coreia do Norte. entretanto. Neste mesmo ano. Tinha dois anos de idade quando a família se mudou para a capital. Em 1986 publicou O Ano da Morte de Ricardo Reis. Segundo a Fundação José Saramago.traduziu. para viver nas Canárias com sua mulher. em 1947. exerceu atividades de serralheiro. No ano seguinte à publicação. jornalista e tradutor . na província de Ribatejo. O corpo do escritor foi velado em Lisboa. secretário de Estado e Cultura no governo de Cavaco Silva. No dia seguinte. O prestígio internacional como escritor viria aos 60 anos com o romance Memorial do Convento. "O livro não representa Portugal nem os portugueses". que humaniza a figura de Jesus. 17 . Sem recursos. entre outros. se divorciou e iniciou um relacionamento com a escritora portuguesa Isabel da Nóbrega. não pôde cursar uma universidade. disse na ocasião. não se furtou. enfim. Por conta do clima "inquisitorial". funcionário público. com a pintora Ilda Reis. de expressar uma visão quase mística em alguns de seus livros e de apontar as mazelas do próprio Partido Comunista Português. António Sousa Lara. Terra do Pecado. chegou somente após os 50 anos de idade. onde recebeu homenagens e foi cremado em 20 de junho. Mas foi pelo polêmico O Evangelho Segundo Jesus Cristo que ficaria mais conhecido. Antes de se dedicar somente aos livros. porém. ao que parece. Saramago também foi uma das vozes mais críticas do sistema capitalista e apoiou regimes comunistas. foi condenado pela Igreja Católica. com quem se casou dois anos depois . considerado por muitos críticos (e.Além de escritor. Em 1986 conheceu a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Rio. Começo difícil O reconhecimento. acolheu seu mais célebre escritor desde Fernando Pessoa. decorrente de um câncer que o acometia desde 2007. Publicou seu primeiro romance. também houve reações contrárias.ela aos 36 e ele com quase 66 anos de idade. nasceu sua filha. Ateu e comunista até o fim da vida. Nasceu em 16 de novembro de 1922. o poeta francês Charles Baudelaire e o escritor russo Léon Tostói. países católicos. No Brasil e em Portugal. pelo próprio autor) como seu melhor livro. como o cubano. do qual era membro desde o final dos anos 1960. do primeiro casamento. Saramago deixou o país em 1993. Em 1970.

Como intelectual. considerado o mais importante em literatura portuguesa. em abril de 1974. Em 1995. Revolução dos Cravos As desavenças com a Igreja Católica (e com as religiões cristãs em geral) ganhariam novo ímpeto com a publicação do último romance de Saramago. o primeiro e único conquistado por um escritor da lusofonia. Itália e Espanha -. Portugal. em raríssimas ocasiões. Marcelo Caetano. São Tomé e Príncipe.e. Seu sucessor. Moçambique. atacar governos como o de Fidel Castro. e durou quase meio século. Caim. A ditadura salazarista foi instaurada em 1926. foi deposto pela Revolução dos Cravos. do mesmo modo que outros países europeus . Durante o lançamento mundial da obra. foi um vigoroso opositor da sociedade capitalista desde os anos 1960. saiu do jornal para dedicar-se aos livros. Portugal. em 1975. ao qual também não poupou críticas. Numa época de divisões ideológicas. Saramago se opôs ao salazarismo e filiou-se ao Partido Comunista em 1969. Brasil. Guiné-Bissau. Guiné Equatorial.Alemanha. O Nobel de Literatura foi anunciado em 1998. foi governado por um partido fascista durante parte da primeira metade do século 20. ou seja. 18 . perseguiu e demitiu colegas que não seguiam sua linha de esquerda. No mesmo ano. o que lhe rendeu acusações de superficialidade na leitura e intenções publicitárias com a provocação.À parte as desavenças políticas e religiosas. depois de um golpe militar. quando Saramago tinha 76 anos. em 2008. Cabo Verde. pelo livro Ensaio Sobre a Cegueira. no velório em Lisboa). visando sua modernização. Quando foi nomeado diretor-adjunto do jornal português Diário de Notícias. A militância no Partido Comunista Português. Em seguida. de 1933 até 1968. o escritor analisa a história de Caim e Abel no Antigo Testamento. iniciou a carreira de jornalista. flor que era colocada no cano dos fuzis dos soldados que participavam da revolta (cravos vermelhos também foram depositados sobre o corpo de Saramago. adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. se referiu à Bíblia como "um manual de maus costumes. A revolução foi um movimento pacífico simbolizado pelo cravo vermelho. o trabalho como romancista lhe rendeu vários prêmios. o levou a defender . dos países nos quais o português é falado: Angola. Oliveira Salazar governou por meio de um partido único. recebeu o Luís de Camões. Timor-Leste e Macau (uma Região Administrativa Especial da República Popular da China). No livro. quando se afastou por motivos de saúde. um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". o União Nacional. em 2009.

)". Durante visita à cidade palestina Ramallah. edificar-se-á a assembleia de que te falei. Pois bem.iniciada com o romance Levantado do Chão . ele condenou Fidel Castro pela execução de três cubanos que haviam sequestrado um barco para tentar fugir para os Estados Unidos. dores. na vida pública. ocorrido três anos antes. No ano anterior. em teu nome e no meu. de todas as mortes imagináveis hoje e outras que só no futuro serão conhecidas (. Em 2003. De agora em diante. Como nessa passagem: "Disse Jesus. No Brasil.era deixar o texto mais próximo da tradição oral. De quê. marcando o ritmo e as pausas com vírgulas. os homens que em nós vão crer travarão uns contra os outros. recusou um doutorado honoris causa (dentre dezenas que recebeu) concedido pela Universidade do Belém do Pará. Em Ensaio sobre a Cegueira. uma declaração provocara mal-estar entre os judeus. A intenção dessa escrita . torturas. para ficarem bem firmes. e os seus alicerces compostos de um cimento de renúncias. em Brasília. Podemos compará-lo ao que aconteceu em Auschwitz". Ponto final O papel de contestador.. a escrita de Saramago. onde sempre foi acolhido por escritores e políticos. continuou rendendo polêmicas. identificou-se com causas sociais. contudo. o escritor comparou a ocupação de territórios palestinos na Cisjordânia com o campo de concentração nazista de Auschwitz: "É preciso dizer que o que acontece na Palestina é um crime que nós podemos parar. em suas narrativas. lágrimas. Em artigo publicado no jornal espanhol El País. entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Saramago também misturava. e substitui o travessão como indicativo de diálogos por uma letra inicial maiúscula. Insistes em querer sabê-lo. Em obras como O Evangelho Segundo Jesus Cristo. o escritor usa a premissa 19 . ousada na forma e cujas histórias interagiam criticamente com seu tempo. perguntou Deus. por exemplo. insisto. depois de décadas de aprovação. como em Memorial do Convento.. como se estivesse distraído. fatos históricos e ficção para construir parábolas. de certa maneira. de um tribunal internacional simbólico para julgar o massacre de trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás (PA). mas os caboucos dela. ele usa uma pontuação peculiar: evita pontos finais. A Jangada de Pedra e A Viagem do Elefante. com quanto de sofrimento e de morte se pagarão as lutas que. refletia. Pelo mesmo motivo. Estou à espera. escreveu: "Até aqui cheguei. haverão de ser cavados na carne. Chegou a participar como jurado. De que me digas quanto de morte e de sofrimento vai custar a tua vitória sobre os outros deuses. eu fico". Cuba seguirá o seu caminho. que conta a história de uma estranha doença que deixa a população de uma cidade cega.A atuação política de Saramago.

que fala sobre o tráfico de armas. restarão ainda 115 pessoas encarceradas por crimes de consciência. O título é uma referência a um verso do dramaturgo português Gil Vicente. De acordo com dados da Comissão Cubana de Direitos Humanos. chegou à Espanha entre os dias 12 e 15 de julho. Alabardas. Somente depois de cegos os personagens conseguem enxergar as qualidades que os distinguem como seres humanos. por ocasião da visita do papa João Paulo 2º. não se libertava em Cuba um grupo tão numeroso. O anúncio da libertação foi feito em 7 de julho. Portanto. pelo Arcebispado de Havana. em 1959. Saramago deixou um livro inacabado. a ilha possui 167 presos políticos. Miguel Ángel Moratinos. composto por 11 dissidentes e seus familiares. quando 101 presos foram postos em liberdade. a ditadura cubana decidiu libertar 52 presos políticos no período entre julho e outubro de 2010. o menor número desde a Revolução Cubana. Espingardas!. 20 . As negociações com o governo foram intermediadas pelo cardeal Jaime Ortega e pelo ministro espanhol de Assuntos Exteriores. Espingardas. órgão independente que não é reconhecido pelo governo comandado pelo ditador Raúl Castro. Desde 1998. Alabardas. que coloca em primeiro plano as aparências. O primeiro grupo. se todos os 52 forem soltos. Ainda não há previsão para a publicação do romance. onde os exilados foram recebidos como imigrantes comuns. Livros mais importantes # Levantado do Chão (Bertrand Brasil) # Memorial do Convento (Bertrand Brasil) # O Ano da Morte de Ricardo Reis (Companhia das Letras) # História do Cerco de Lisboa (Companhia das Letras) # O Evangelho segundo Jesus Cristo (Companhia das Letras) # Ensaio sobre A Cegueira (Companhia das Letras) # As Intermitências da Morte (Companhia das Letras) Adaptações para o cinema # A jangada de pedra # A maior flor do mundo # Ensaio sobre a cegueira # Embargo Cuba liberta presos políticos Pressionada por autoridades internacionais.da privação do sentido para apontar os defeitos da sociedade de consumo.

Che Guevara e o Exército Rebelde tomaram a capital em 1º de janeiro de 1959. iniciou greve de fome em homenagem ao companheiro e para pedir a libertação de outros 26 presos políticos que estavam doentes. ocorrida no dia 23 de fevereiro de 2010. como ficou conhecido um dos muitos períodos de severa repressão. constituído por 75 dissidentes presos em março de 2003 durante a "Primavera Negra". porém. Segundo Philip Crowley. disse Yoani Sánchez em seu blog. No dia seguinte à morte de Zapata. porta-voz do Departamento de Estado americano. Eles foram processados por atividades subversivas e condenados a penas que variam de 14 a 27 anos de prisão. Guillermo Fariñas. Ele jejuava em protesto contra as condições desumanas dos cárceres de Havana. Greve de fome A pressão internacional começou após a morte de Orlando Zapata Tamayo. depois que o presidente Raúl Castro se comprometeu a soltar os 52 presos. foi cética quando a uma eventual abertura do regime comunista. Adversário histórico O governo dos Estados Unidos. de acordo com os médicos que o acompanham. "O primeiro gole de água que deu depois de tanto tempo provocou em seu ressecado esôfago a sensação de uma língua de fogo que o queimava por dentro". 21 . após 85 dias em greve de fome. em Cuba. o Generatión Y (ver livro indicado abaixo). ele corre risco de morrer em decorrência de complicações associadas ao período de abstinência. foi criticado por não se solidarizar com os ativistas e por compará-los a presos comuns. aprovou a operação que beneficia cubanos reconhecidos como presos de consciência pela Anistia Internacional. Mesmo assim. A imprensa internacional. Washington impôs um embargo comercial à ilha. Fariñas interrompeu o jejum de alimentos sólidos e líquidos. aumentando a tensão com a antiga União Soviética. Em abril de 1961. O episódio foi um dos mais emblemáticos da Guerra Fria (1945-1989). os Estados Unidos fizeram uma tentativa frustrada de invasão na Baía dos Porcos. Alguns deles já haviam sido libertados por apresentarem graves problemas de saúde. mantido por 134 dias. Nas décadas seguintes. depondo o ditador Fulgencio Batista. foi um "acontecimento positivo" e "um avanço para um respeito maior aos direitos humanos e às liberdades fundamentais em Cuba". histórico opositor do regime castrista. em visita oficial a Cuba. cujo regime comunista resistiu até mesmo ao esfacelamento da União Soviética e à abertura econômica na China. Zapata tinha 42 anos e era um dos mais importantes dissidentes políticos do "Grupo dos 75". o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. outro detento. À época. em vigor desde que Fidel Castro.Todos os presos beneficiados com a medida fazem parte do "Grupo dos 75".

no caso de morte de um dos cônjuges. depois do Canadá) e o décimo no mundo a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. permissão para adoção de crianças (antes. avanços na área de direitos humanos. e direito. que continuam em Cuba. Casamento gay . ela substituiu. uso de sobrenome comum para crianças adotadas ou para filhos naturais de um dos parceiros. o casamento gay. a nova legislação argentina reconhece também direitos e benefícios jurídicos e sociais. Diferentemente de países como Uruguai e Colômbia. 3 abstenções e 23 votos contrários. Os americanos exigem. os termos "marido e mulher" por "contratantes". Entre as mudanças. é um avanço na defesa dos direitos dos homossexuais. acreditam que essas medidas sejam os primeiros passos para reformas políticas. passando o cargo a seu irmão. Depois de passar na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio. tornando-se o primeiro país na América Latina (o segundo no continente. Fora do Legislativo. igualando os direitos de casais gays e heterossexuais. Outros seis cubanos consultados pela Igreja Católica decidiram permanecer em Cuba após serem soltos. a lei foi sancionada no Senado por 33 votos a favor. não ofereceu garantias de que eles não sofrerão represálias. em 16 de julho de 2010. para o casal. Raúl Castro. somente um dos membros da relação podia adotar). Os diálogos visando a suspensão do bloqueio foram retomados com a chegada de Barack Obama à Casa Branca.Argentina A Argentina aprovou. Próximos da lista Os 11 presos que chegaram à Espanha fazem parte de uma primeira leva de 20 dissidentes que foram autorizados a deixar o país. que somente autorizam as uniões civis de casais gays. grupos que se opunham à proposta (formados por católicos) e de apoio aos homossexuais fizeram protestos. que deve ser sancionada pela presidente Cristina Kirchner. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Espanha. os exilados não receberam status de asilados políticos para que possam trabalhar no país.Fidel deixou a presidência em 2006. O debate entre os parlamentares durou 14 horas. Para isso. A lei. no Código Civil. de receber pensão. contudo. O governo cubano. está o recebimento total da herança. como contrapartida ao fim do embargo. pagar impostos e pedir crédito. Outros ativistas. 22 .

e condenado a dois anos de prisão e trabalhos forçados. válidas para todo o território nacional: Holanda. a homossexualidade era considerada crime grave em países da Europa. Espanha. Connecticut. Maria Eugênia Vieira Martins. Minorias Até meados do século 20. Em Portugal. Portugal e Islândia. New Hampshire e Washington. Iowa. após a morte da artista. além da rejeição de parcela do eleitorado. Os homossexuais também sofreram perseguições na Alemanha nazista e na Rússia stalinista. Noruega. O que impede que sejam votados é o lobby de políticos conservadores ou ligados a setores religiosos. ou seja. casais homossexuais precisam recorrer à Justiça para conseguir os mesmos direitos válidos para uniões heterossexuais.A capital Buenos Aires e outras quatro cidades argentinas já permitiam o matrimônio civil entre pessoas do mesmo sexo. Justiça No Brasil. Suécia. ficam à mercê de decisões pontuais de juízes de comarcas. 23 . Ele foi julgado em 1895 por sodomia e comportamento indecente. Canadá.C. Nos Estados Unidos. não há uma padronização quanto às sentenças. que viveu com Cássia durante 14 anos. A despeito disso. atrás apenas da passeata realizada em Nova York. a norma entrou em vigor no dia 27 de junho. Um dos julgamentos mais célebres da história foi o do escritor irlandês Oscar Wilde. África do Sul. autor de O retrato de Dorian Gray. a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi promulgada no dia 17 de maio de 2010. em 29 de dezembro de 2001. D. Uma das decisões judiciais mais conhecidas foi a da tutela do filho da cantora Cássia Eller. A Justiça do Rio de Janeiro concedeu a guarda provisória da criança para a parceira da artista. Com isso. A Cidade do México também aprovou recentemente uma lei semelhante. Existem projetos de leis sobre união estável e direitos civis de homossexuais que tramitam no Congresso brasileiro desde 1995. seis estados permitem o casamento gay: Massachusetts. a Parada do Orgulho Gay de São Paulo é reconhecida como o segundo maior evento homossexual do mundo. Bélgica. Na Islândia. como Reino Unido e Portugal.Vermont. Outros nove países possuem leis específicas sobre casamento gay.

O caso teria ocorrido após a morte de seu marido. Com base nisso. Argélia e Paquistão ainda consideram a homossexualidade crime. iniciados em 28 de junho de 1969. maior cidade da província do Azerbaijão Ocidental. Apesar disso. 43 anos.Além de constar dos códigos penais de alguns países. a maioria dos países industrializados criou estatutos legais que garantem a união civil de casais do mesmo sexo e leis que penalizam os crimes contra homossexuais. A partir dos anos 1980. precursor dos computadores. sociais e culturais. a homossexualidade era vista como uma doença. Os distúrbios entre manifestantes e policiais começou em frente ao bar Stonewall Inn. A pena imposta foi de 99 chibatadas. Com o aumento de casos entre heterossexuais. Condenação de iraniana gera protestos no mundo A condenação à morte por apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadí Ahstiani provocou uma onda de manifestações contrárias ao presidente do Irã. O marco dessa luta foram os conflitos de Stonewall. matou-se depois de ser obrigado pela Justiça a fazer um tratamento médico que envolvia a castração química. os gays foram estigmatizados como disseminadores da Aids. sabe-se que a homossexualidade. a condutas de risco. mas. Foi a primeira vez que a comunidade gay se uniu contra a perseguição do Estado. ela foi julgada novamente pelo crime e sentenciada à morte por apedrejamento. países como Irã. Em 1954. a mulher é enterrada de pé até o peito ou o pescoço e recebe pedradas. Boa parte da mudança de valores e dos avanços sociais para a minoria gay se deve aos movimentos de direitos civis. acusado de violação dos direitos humanos . com idades de 17 e 22 anos. localizado no bairro Greenwich Village. a ponto de causarem poucos danos. nem muito grandes. Sakineh. Este é considerado um dos métodos de execução mais cruéis que existem. foi constatado que a doença não estava relacionada à natureza ou à orientação sexual dos pacientes. resulta de uma combinação de fatores genéticos. Em setembro do mesmo ano. Ela foi condenada em 15 de maio de 2006 por um tribunal de Tabriz. De acordo com o Código Penal iraniano. de modo a 24 . mas anunciou que mudaria a execução para enforcamento. como qualquer outro comportamento humano. As pedras não podem ser muito pequenas. Após sofrer pressão internacional. atiradas por populares. sim. reconhecida até recentemente pela Organização Mundial da Saúde. é viúva e tem dois filhos. nos Estados Unidos. chamada na época de "peste gay". o matemático inglês Alan Turing. Mahmoud Ahmadinejad . o governo iraniano manteve a pena capital para a mulher acusada de adultério. Hoje. por manter "relacionamento ilícito" com dois homens.

mais de 150 pessoas foram mortas no país por apedrejamento (há uma lista de 136. O número de mortos teria aumentado após a coalizão conservadora que empossou o presidente Mahmoud Ahmadinejad em 2005. Síria (8) e Japão (7). Casos de homens executados por lapidação são raros no país. com mil mortes no ano (número que ultrapassa as 714 execuções registradas pela Anistia em 18 países. A revolução depôs o regime monárquico e instituiu a autoridade máxima religiosa. outros 24 iranianos receberam a mesma sentença e aguardam serem executados. A Anistia Internacional aponta o número de 11 pessoas. A República Islâmica do Irã é o único regime do mundo que emprega sistematicamente a lapidação como pena de morte. para aterrorizar os inimigos políticos e conter protestos contra o governo. A pena prevista na legislação pode ser de chibatadas ou morte por apedrejamento ou enforcamento. No dia seguinte. a eletrocussão e a injeção letal. de acordo com a ONG. a lapidação. Em alguns casos. Segundo estimativas de 2009 da Anistia Internacional. em 2009). o Irã possui o segundo maior número de réus executados no mundo (388). no site da entidade). a organização adotou a estimativas mínimas. uma mulher 25 . em 5 de agosto do ano passado. Os métodos utilizados nas sentenças foram a forca. Yemen (30). Apenas no Japão e nos Estados Unidos os números são oficiais. Até mesmo o advogado de defesa da iraniana teve que buscar asilo político na Noruega para escapar da perseguição do governo. preso há dois anos em Tabriz. liderada pelo aiatolá Ruhollah Khoemini (1900-1989). foram registradas mortes no Iraque (120). O próprio julgamento de Sakineh é alvo de desconfianças por falta de provas e restrições à defesa. O Irã adotou a prática após a Revolução Iraniana de 1979. A região do Oriente Médio possui a maior taxa per capta de execuções no mundo. a decapitação. que lembram a Inquisição.prolongar a agonia do condenado. A entidade registrou também um aumento drástico das execuções no período de oito semanas entre as eleições presidenciais de 12 de junho até a posse de Ahmadinejad para o segundo mandato. Em 31 anos. o fuzilamento. Para os demais países. Vietnã (9). Sentença de morte Segundo dados da ONG Comitê Internacional Contra o Apedrejamento. Estados Unidos (52). o Irã anunciou a condenação de um rapaz de 18 anos. perdendo apenas para a China. por ser homossexual. Para especialistas. Os dados não são precisos devido ao acobertamento do governo iraniano. a acusação é baseada em argumentos religiosos. a lapidação é usada com fins políticos no Irã. sendo 8 mulheres. Arábia Saudita (69). Além do Irã. No último dia 8 de agosto. Sudão (9).

devido à contaminação da água. O Itamaraty formalizou a oferta. no Afeganistão. No dia 31 de julho. Em outubro de 2009.600 mortos e afetaram 20 milhões de pessoas . Paquistão e Somália também prevêem a morte por apedrejamento. e as chuvas que causaram inundações no Paquistão ? Para cientistas que estudam as mudanças no clima da Terra. em público. por conta do programa nuclear . a capital russa. o Estado informou que a ré também foi condenada por assassinato . ambas as tragédias. ela pode ser morta nos próximos dias. mas o governo do Irã rejeitou no dia 10 de agosto. segundo a Justiça iraniana. Para justificar a pena de morte. Mudanças climáticas: catástrofes no Paquistão e na Rússia Qual seria a relação entre a onda de calor que cobriu Moscou. Órgãos internacionais de defesa dos direitos humanos iniciaram campanhas para reverter a condenação do governo iraniano. As inundações destruíram casas. que é signatário de tratados internacionais. ocorreram protestos em várias capitais européias e americanas.aproximadamente 11% da população do país. A rejeição aconteceu no mesmo dia em que o governo brasileiro firmou um decreto que aprova as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). que possui 177 milhões de habitantes. com simulações de lapidações. Asilo político Após o anúncio da pena de Sakineh. disse que concederia asilo político à Sakineh no país. por cometer suposto adultério. como a cólera. poderiam ser efeitos do aquecimento global. ocorridas nos meses de julho e agosto deste ano. o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. com sanções contra o Irã. Os tribunais do Afeganistão.afegã foi chicoteada e executada a tiros.ela teria participado. uma mulher de 23 anos acusada de adultério.5 milhões crianças) correm o risco de contraírem doenças. A legislação iraniana prevê que a pena pode ser revertida para encarceramento caso a família do marido perdoe a condenada pelo crime. da morte do marido. que defendeu anteriormente o polêmico programa nuclear iraniano. islâmicos somalis executaram por apedrejamento. plantações e danificaram a infra estrutura de cidades. em público. 26 . Seis milhões de paquistaneses que sobreviveram às cheias (incluindo 3. as piores enchentes em 80 anos deixaram mais de 1. No Paquistão. com uma espessa neblina de fuligem. Se isso não acontecer.

Em visita ao país no dia 15 de agosto. respectivamente. resultado do efeito estufa. Havia também o perigo dos incêndios chegarem à usina de Mayak. locais onde ocorreram desastres nucleares nos anos de 1957 e 1986. O problema é que. nos Montes Urais. e autorizou o envio emergencial de US$ 459 milhões (R$ 811 milhões) para o Paquistão. A temperatura na capital atingiu o recorde de 39 graus. obrigando os russos a usarem máscaras nas ruas. 52 pessoas morreram. Desde o começo da seca. os governos mundiais começaram a se preocupar com questões ambientais nos anos 1980. Já na Rússia. o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). disse que o desastre é o maior que já viu na vida. O fogo poderia espalhar partículas radioativas presentes no solo contaminado desses lugares. pois permite que a Terra retenha o calor indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. além de inundações na China . Ban Ki Moon . Ele é liberado pela queima de combustíveis fósseis (petróleo. em maio. O calor também bateu recordes e provocou incêndios em países europeus como Portugal e Grécia. houve um desequilíbrio nesse processo. e a taxa de mortalidade em Moscou dobrou devido ao calor e à fumaça de incêndios florestais. O último relatório do Painel Intergovernamental 27 . com o aumento da poluição a partir do século 19. elevando a temperatura do planeta. esses eventos teriam sido parcialmente provocados pelo aquecimento global. Terra mais quente O efeito estufa ocorre quando a energia do Sol se acumula na atmosfera terrestre. gás e carvão natural). no dia mais quente já registrado. Os incêndios ainda destruíram um quarto das terras usadas para o cultivo de cereais (a Rússia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo. o que provocou o aquecimento global. como dióxido de carbono (CO2) . e Chernobyl . a maior onda de calor em mil anos causou mortes e prejuízos ao país. centeio e cevada). Ele é causado pela emissão de seis tipos de gases. Os níveis de monóxido de carbono chegaram ao dobro do aceitável. Para garantir o abastecimento doméstico. o governo suspendeu as exportações até o final do ano. Para especialistas. metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) . O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a vida no planeta. O dióxido de carbono é o mais abundante e duradouro na atmosfera. Alertados por cientistas. que constituem a principal fonte de energia das economias mundiais.

74% no período de 1906 a 2005. China. De concreto. não houve avanço no que concerne a metas assumidas por governos ou garantias da assinatura do documento que substituirá o Protocolo de Kyoto. capital da Dinamarca. a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15). falta de água. A maior dificuldade. foi criado um fundo anual de 100 bilhões de dólares até 2020 para ajudar os países pobres a colaborarem com planos de combate ao aquecimento global. Brasil. na sigla em inglês). Após duas semanas de negociações. devido à atividade humana. no entanto. hoje. A comunidade científica estuda. ondas de calor e ocorrência de tufões e furacões. o risco de ocorrerem ondas de calor semelhantes às que mataram 35 mil pessoas na Europa em 2003 é. divulgado em 2007. Nos últimos anos. 2010 pode ser o ano mais quente desde o início dos registros de temperatura em meados do século 19 XIX. em Copenhague. a ação de cartéis do 28 . Porém. os países mais poluidores do planeta. E. O objetivo era estabelecer metas internacionais – que irão substituir o Protocolo de Kyoto após 2012 de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. espécies de animais e vegetais serão extintas. haverá um aumento em 4 graus Celsius até 2100. África do Sul e Índia. foi realizado. apontou que a temperatura no mundo subiu 0. se nada for feito. métodos e tecnologias mais precisas na previsão de catástrofes como as ocorridas no Paquistão e na Rússia. Em dezembro do ano passado. Os participantes concordaram com a necessidade de se limitar o aquecimento global em 2 graus Celsius. que são. O derretimento das calotas polares elevará o nível dos oceanos. além de buscar acordos que permitam a redução de poluentes. Se isso acontecer. duas vezes maior por conta das alterações climáticas no planeta. Kyoto Segundo a Organização Meteorológica Mundial da ONU. inundando as regiões costeiras do planeta.Estados Unidos e China -. é contar com o consenso entre as duas maiores potências econômicas do planeta . também.sobre Mudança Climática (IPCC. ultrapassando o recorde de 1998. Para os cientistas. Massacre no México A fronteira do México com os Estados Unidos sempre foi retratada como um território violento e sem regras nos filmes de faroeste. agora. haverá prejuízo para a agricultura. a COP 15 terminou com um acordo tímido entre Estados Unidos.

Como recusaram a oferta. como o Rio Grande e regiões desérticas. 24 anos. Os criminosos teriam proposto aos estrangeiros que trabalhassem como matadores de aluguel por um salário de US$ 1 mil por quinzena. Jean Charles Os brasileiros mortos moravam em cidades vizinhas a Governador Valadares (MG). amordaçados e fuzilados contra uma parede. precisam vencer 1.9 milhões de imigrantes ilegais vivendo nos Estados Unidos. mesmo ferido na garganta. No dia 24 de agosto. Os clandestinos pagam quantias a guias chamados "coiotes". 76% eram hispânicos. e Juliard Aires Fernandes. Entre os mortos estavam dois brasileiros. Ele contou que os imigrantes ilegais foram sequestrados por integrantes do grupo Los Zetas ("Os Zs"). em 2008 havia 11. Os demais eram cidadãos de Honduras. Foi a maior chacina já registrada no país. 29 . a maioria composta por mexicanos (59%). que os levam através da fronteira.2 mil km de muro.2 mil km de fronteira que separam o México dos Estados Unidos. vinham de famílias pobres e deixaram o campo em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. A região é um dos principais pólos de exportação de mão de obra para os Estados Unidos e Europa desde os anos 1960. Para isso. Deste total. Suas histórias são parecidas com a do brasileiro Jean Charles de Menezes . O grupo tentava cruzar a fronteira com o Texas quando foi capturado pelos traficantes. ao norte do México. morto a tiros por policiais no metrô de Londres em 22 de julho de 2005. conseguiu pedir ajuda aos militares. no Estado de Tamaupilas. sobretudo para milhares de imigrantes ilegais que partem em busca do "sonho americano". Luis Freddy Lala Pomavilla se fingiu de morto e. De acordo com dados do Pew Hispanic Center. Milhares de imigrantes tentam atravessar todos os anos os 3. Hermínio Cardoso dos Santos. Apenas um jovem equatoriano sobreviveu ao massacre.narcotráfico tornou a realidade muito mais dramática que a ficção. após ter sido confundido com um terrorista (veja filme indicado abaixo). os corpos de 72 estrangeiros (58 homens e 14 mulheres) foram encontrados pela Marinha mexicana numa fazenda situada próximo à cidade de San Fernando. um dos cartéis de drogas que dominam a região. 20 anos. foram amarrados. El Salvador. patrulhas e obstáculos naturais. Guatemala e Equador.

localizada na fronteira com El Paso (Texas). Violência Nos últimos anos. um negócio estimado entre US$13. Beltrán Levya. o governo aprovou. Os principais cartéis em atividade são: Cartel de Sinaloa.Estimativas indicam que a comunidade brasileira é de cerca de 1. No Arizona. Ciudad Juárez. No começo. Em 2009. nos anos 1990. próximo ao Texas. porém. o domínio de traficantes tem tornado a travessia ainda mais perigosa. Família Michoacana. 51 vítimas na cidade de Monterrey. Cartel do Golfo. quando o presidente Felipe Calderón iniciou uma ofensiva contra o tráfico. Eles sequestram e obrigam os clandestinos a transportarem drogas ou cometerem outros crimes. é considerada a cidade mais violenta. em abril. Dados oficiais do governo mexicano também apontam 28 mil mortes desde 2006. A lei foi alvo de protestos de grupos de defesa dos direitos civis e é contestada na Justiça. Os que se recusam a prestar serviços aos cartéis ou a pagar o resgate por suas vidas são executados. 70 % de todo tipo de droga ilegal que circula no país provém das quadrilhas mexicanas. Eles assumiram o controle do tráfico de drogas na América do Sul. segundo a Comissão de Direitos Humanos . As mortes resultam tanto do confronto de traficantes com militares como consequência da guerra entre os cartéis. O Los Zetas é considerado o mais violento grupo paramilitar em atividade no México. 30 . onde mais de 4. uma lei que torna crime a imigração ilegal. em julho. seus integrantes foram contratados como mercenários pelo Cartel do Golfo em operações contra os zapatistas.2 milhão de pessoas.nos anos 1980.Medellin e Cali . Estima-se que 90% da cocaína dos Estados Unidos entre no país através da fronteira mexicana.6 a US$ 48. Ele foi fundado por desertores das Forças Especiais do Exército mexicano. Cartel de Juarez e Los Zetas.500 pessoas foram mortas desde 2008. sendo 20% ilegais. com o declínio dos cartéis colombianos . A chacina de Tamaupilas foi a terceira ocorrida somente este ano. Outros 55 corpos foram encontrados em maio no Estado de Guerrero e. pelo menos 10 mil foram vítimas de sequestro.4 bilhões anuais. O Estado do Arizona é a principal porta de entrada de estrangeiros sem documentos no país.

Os iraquianos enfrentam agora o desafio de manter a segurança e compor um governo em meio a desavenças étnicas que dividem a nação. A Operação Liberdade Iraquiana começou em 20 de março de 2003. O plano foi aprovado em junho do ano seguinte no Congresso americano. um plano de combate ao tráfico na América Central de cerca de US$ 1. A campanha foi iniciada após os ataques às torres gêmeas do World Trade Center (Nova York). havia o interesse no controle das reservas de petróleo iraquianas e no domínio estratégico na região. nunca foi comprovado. Ele inclui a compra de helicópteros. o presidente Calderón e o presidente George W. Por trás disso. durante o governo de George W. foi executado a tiros no dia 29 de agosto. os Estados Unidos terminaram uma das guerras mais caras e polêmicas de sua história. Para conter a onda de violência. Marco Antonio Leal Garcia. Até março desde ano. Na época.5 bilhão. e enfrentou a maior crise econômica desde a Grande Depressão (1929-1933). Bush tinha apoio da população para promover sua "guerra contra o terror". a suposta existência de armas de destruição em massa. Nos anos seguintes. o presidente Barack Obama anunciou o térmico da missão de combate no Iraque. O motivo alegado para a invasão. O cartel também foi responsabilizado por atentados a bomba na mesma região em que ocorreu a chacina. A imagem dos Estados 31 . desde 2008. no Afeganistão e no Iraque. O prefeito de Hidalgo (Estado de Tamaulipas). Em 2007.Entre os crimes atribuídos ao grupo está o assassinato de dois prefeitos mexicanos no mês de agosto. Bush assinaram um acordo conhecido como Iniciativa Mérida. mais de 30 mil soldados nas ruas. em 11 de setembro de 2001. O corpo de Edelmiro Cavazos. Somente a guerra no Iraque custou US$ 744 bilhões (R$ 1. Fim da Guerra do Iraque Após mais de sete anos. apenas 9% do total destinado foi gasto. Bush (2001-2009).419 militares (até 3 de agosto) e 100 mil civis iraquianos. No último dia 31 de agosto. foi encontrado em 18 de agosto. O objetivo era destituir o ditador Saddam Hussein do poder e estabelecer um regime democrático. treinamento de policiais e implementação de tecnologia contra o crime organizado.3 trilhão) e matou mais de 4. o país se envolveu em duas guerras. cumprindo uma promessa de campanha. porém. prefeito de Santiago (Estado de Nuevo Leon). o governo mexicano colocou. a serem gastos em três anos.

Ele foi condenado à morte em dezembro de 2006 pelo assassinato de 148 muçulmanos xiitas na vila de Dujail. Quatro décadas mais tarde. ele tinha apoio dos Estados Unidos. Além disso. o período de transição da monarquia foi marcado por sucessivos golpes de Estado. O ditador iraquiano foi deposto e capturado ao final de 2003. Para isso. em plena Guerra Fria (1945-1991). Para completar a retirada. agravado pela demora ao socorro às vítimas do furacão Katrina em 29 de agosto de 2005. passou a ser colônia do Reino Unido após o término da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). por meio da ditadura. pediu pressa na composição de um novo governo no Iraque. Era Saddam O Iraque é um país rico em petróleo. o Iraque enfrentou três guerras do Golfo Pérsico que devastaram a economia do país: a primeira contra o Irã (1980-88). não possui tradição democrática. O ditador assumiu a presidência em 1979. país dos aiatolás que pregava o fim de Israel e desafiava os americanos. A razão disso era a rivalidade com o Irã. ocorrido em 1982. portanto. O Iraque. 32 . foi decisivo para a eleição de Obama no ano passado. até hoje. uma guerra que só acumulava despesas. Era. A unificação do país só foi possível. Os prejuízos eram tanto financeiros quanto políticos. a segunda com a invasão do Kuwait (1990-91) e. Não será fácil reconstruir o país. iniciando um dos regimes mais violentos do Oriente Médio. Na ocasião. E há disputas entre grupos étnicos que impedem a formação de um Estado. Dentre os compromissos do novo presidente estavam retirar os combatentes do Iraque e concentrar esforços na economia doméstica. mas pouco desenvolvido devido a séculos de guerra e ocupação estrangeira. Depois de quatro séculos dominado pelo Império Otomano. Os conflitos terminaram com a chegada do partido de Saddam Hussein ao poder. O desgaste de Bush. em 1968. décadas de guerras destruíram a infraestrutura necessária para o desenvolvimento. a ocupação dos Estados Unidos (20032010). Um efetivo de 49. no último dia 1º de setembro o governo americano deu início à Operação Novo Amanhecer. finalmente. assim como a maioria dos países do Oriente Médio .700 soldados (dos 64 mil remanescentes) irá permanecer no Iraque para treinar a polícia e o Exército locais. Durante o governo de Saddam. Obama enfatizou que os soldados deixarão definitivamente o país até o final de 2011.Unidos também foi prejudicada devido a denúncias de maus tratos a presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib e operações violentas nas ruas de Bagdá.

Outras 12 pessoas morreram em ataques de homens bomba contra um complexo militar. para concorrer ao cargo. Os atentados colocam em dúvida as garantias do governo iraquiano de que o país tem condições de cuidar da própria segurança. dividida entre xiitas (60 a 65%) e a minoria sunita (32% a 37%). até serem descobertos pelas equipes de sondagem. de 29 milhões de habitantes. A duas semanas da retirada das tropas. 70 dias após o acidente. de xiitas radicais. No entanto. do ex-premiê Iyad Allawi (que tem apoio dos sunitas). além de Maliki. Houve denúncias de fraudes e recontagem de votos. Começou. Os três blocos não se entenderam e não surgiu um outro nome. no primeiro governo constitucional no país em quase 50 anos. secular e multiétnico. no Chile . As diferenças étnicas vieram à tona em atentados violentos até 2007. então. Em dezembro foi composto o Parlamento. uma nova onda de violência tomou conta das ruas de Bagdá. Impasse político Nas eleições parlamentares de 7 de março deste ano . quando os iraquianos aprovaram uma Constituição mediante um referendo nacional. o Estado de Direito. Os sunitas governaram o país desde a sua criação. situada no deserto do Atacama. ficou em terceiro lugar na disputa. O resgate que emocionou o mundo No dia 5 de agosto. um ataque deixou pelo menos 59 mortos. passados seis meses das eleições. Os curdos estão entre 15 e 20% desse total. O resultado nas urnas obrigou os partidos a negociarem a composição de um novo governo. em 1920. inédita em tais condições. Entre os dias 12 e 13 de outubro. a 700 metros de profundidade. Os árabes perfazem entre 75% e 80% da população. de maioria xiita. A Aliança Nacional Iraquiana. A principal religião é a muçulmana.A sociedade iraquiana é formada por três grupos étnicos e religiosos que brigam entre si há séculos. mas os números permaneceram inalterados. terminou em segundo lugar. Eles ficaram incomunicáveis. a ser planejada uma operação de resgate. um desmoronamento deixou 33 operários presos na mina de San José. Essa situação mudou a partir de outubro de 2005. Enquanto isso. durante 17 dias. 33 . não foi sequer nomeado um novo primeiro ministro. prevista para durar até quatro meses. a coalizão xiita do primeiroministro Nouri al Maliki. atrás da aliança Iraqiya. depois do fim da missão. todos os mineiros foram resgatados com vida.

a agência espacial americana. A água era retirada de máquinas de refrigeração e eles dormiam espalhados em túneis. os operários enviavam vídeos em que demonstravam otimismo e organização. O presidente do Chile. assumiu o compromisso de salvar todos os trabalhadores presos. Neste ambiente insalubre. eram grandes os riscos dos mineiros contraírem infecções e doenças respiratórias. o governo chileno contou com apoio de especialistas da Nasa. Até então. eram retirados de dentro de uma cápsula metálica usada para fazer o salvamento. Eles cantavam o hino nacional chileno e mandavam mensagens para os familiares. uma das mais violentas na América Latina. pela ditadura de Augusto Pinochet. Os efeitos só haviam antes sido estudados em astronautas em missões espaciais. poeira e ausência de luz solar. O minério é uma das principais riquezas do Chile. o Chile era lembrado. Havia pouca ventilação. um a um. Depois que foram descobertos no abrigo. não se sabia o que poderia acontecer com um ser humano submetido a um período prolongado de confinamento em grupo. Por isso. Sobrevivência O período de 17 dias de isolamento foi o mais difícil para os 33 operários presos na mina. água e medicamentos por três sondas de oito centímetros de diâmetro. eles consumiam apenas duas colheres de atum em lata e meio copo de leite por dia. A tecnologia empregada no salvamento servirá agora de modelo para futuros resgates. 34 . O resgate foi transmitido ao vivo pela internet e por canais de televisões de todo o mundo. principalmente. os trabalhadores receberam alimentos. Sebastián Piñera. A mineração corresponde a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e um terço de todo o cobre do mundo é proveniente do país. Eles poderiam sofrer estresse e depressão. a temperatura era de 35 graus e a umidade do ar atingia 85%.Da galeria onde estavam confinados. No refúgio de 52 metros quadrados. que aguardavam acampados no terreno da mineradora. O acidente na mina de San José também chamou atenção para os riscos da falta de segurança nas mineradoras. Para sobreviver. Além disso. Ele acompanhou os trabalhos no local e recebeu os mineiros que. A eficácia do governo e a lição de solidariedade dos chilenos contribuíram para compor uma imagem positiva do país. Eles também podiam se comunicar com familiares e serem avaliados por equipes de médicos e psicólogos. em meio a uma crise de popularidade.

fizeram um pacto de não revelar detalhes do confinamento. na Alemanha : no salvamento de três mineiros em 1955. Em 2007. Eles receberam prêmios. Modelos de cápsulas foram usados em pelo menos duas outras ocasiões. e em 1963. Heróis Os 33 mineiros se tornaram conhecidos mundialmente e foram considerados heróis no Chile. A movimentação aqueceu o mercado na cidade mais próxima. eram mais sofisticadas. O primeiro mineiro a ser retirado. Mesmo os que saíram à noite tiveram que usar óculos escuros para não causar danos às vistas. batizadas de Fênix: uma usada para teste. porém. Copiapó. o resgate no Chile foi inédito no mundo. todos os demais foram salvos. Florencio Ávalos. Depois do último acidente. Mil e quinhentos jornalistas de 33 países cobriram o evento. Para isso. As cápsulas chilenas. 35 . As famílias pedem indenizações de US$ 12 milhões e o governo quer que a mineradora arque com parte das despesas da operação de resgate. presos a 855 metros de profundidade. Elas tinham rádio-comunicador. viagens. privadas de luz por tanto tempo. ofertas de trabalho e venderam direitos de entrevistas exclusivas e a publicação de suas histórias em livro. quando outros 11 foram resgatados a 58 metros abaixo do solo. que seriam inseridas na mina através de dutos. A operação foi acompanhada pela TV e pela internet por cerca de um bilhão de pessoas no planeta. Cerca de 300 funcionários trabalhavam no local. saiu por volta das 0h10 do dia 13 de outubro. o governo prometeu aumentar a fiscalização no setor e revisar padrões de segurança na indústria mineradora do país. uma reserva e a que fez a retirada dos homens. A solução escolhida para salvar os funcionários foi construir cápsulas de metal. e a fama está "engordando" as contas bancárias dos familiares dos mineiros.Resgate Pela quantidade de pessoas. Foram construídas três cápsulas de 58 centímetros de diâmetro. tempo de clausura e profundidade (comparável à altura de duas torres Eiffel ). A mina San José foi fechada pelo governo e os bens da mineradora foram bloqueados na Justiça. cinto biométrico (que monitora as funções vitais) e tubos de oxigênio . Em 21horas e 44 minutos. um trabalhador morreu no mesmo local e a mina ficou interditada por um ano. de custo estimado em US$ 20 milhões. Dificilmente irão voltar a exercer a antiga profissão.

No caso mais grave. os serviços. Equador e Colômbia. Dessa forma. O presidente francês. Pela mudança. ele teria um tempo de vida profissional maior para custear o sistema previdenciário. dois operários foram soterrados a 60 metros na mina de carvão La Esperanza. por que os franceses se manifestaram contra o projeto de Sarkozy? Greves afetaram os transportes. Para a aposentadoria integral. Ainda mais depois da crise econômica mundial. A mineração no país é considerada a mais arriscada do mundo. com o registro de 2. Na Colômbia. que há dois anos derrubou as finanças da UE (União Europeia). próximo à fronteira com o Peru. aprovada pelo Senado no dia 22 de outubro. reagiram. proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy . outro desmoronamento matou quatro mineiros a 150 metros de profundidade em Portovelo. no departamento de Boyacá. e governo conseguiria reduzir suas despesas. aumentando a idade em que o trabalhador pode pedir a aposentadoria. Houve confrontos nas ruas entre polícia e manifestantes. a aposentadoria aos 60 anos é uma conquista e praticamente um símbolo da luta de classes. No Equador. O sistema previdenciário atual vigora desde 1983. na província de El Oro. Outros governos já fizeram reformas. período do governo 36 . impôs o projeto de reforma sem discutir com entidades de classes e outros setores da sociedade. 37 mineiros morreram numa mina de carvão em Yuzhou. se a reforma é necessária. Maio de 68 A questão foi política. devido ao pagamento de pensões. Para eles.Após o resgate no Chile. Os sindicatos de esquerda. a medida se tornou urgente em toda a Europa. a idade mínima para se pedir aposentadoria passa de 60 para 62 anos. no centro da China. causando prejuízos ao país e desabastecimento em postos de combustíveis.6 mil mortes desde 2009. Até a cantora Lady Gaga teve que cancelar a apresentação que faria em Paris. a idade foi elevada de 65 para 67 anos. Protestos na França As ruas da França foram tomadas por estudantes e sindicalistas que protestaram contra a reforma da previdência. com seu jeito arrogante. Mas. Com o envelhecimento da população causando o aumento dos gastos públicos. na província de Henan. que são fortes na Europa. ocorreram outros três acidentes em minas na China. os portos e as refinarias.

E os estudantes não estão sozinhos. com idades entre 16 e 18 anos. um terço da população europeia vai estar aposentada. é. quase 70% da população da França apoia as greves e os protestos. que era socialista. que ainda não entraram no mercado de trabalho. Então. na Europa. não teve como recuar nas reformas que. que são um fator de desequilíbrio social desde o Maio de 68 . A crise econômica. além disso. para eles é mais urgente garantir agora um emprego. Uma população mais velha poupa mais e melhora a economia do país. O problema é que. os sindicalistas reclamam que os encargos da previdência recaem sobre os mais pobres. também foram às ruas protestar contra o projeto.afinal. Mas ele não contava com os jovens.de Francois Mitterrand . Falência do Estado A expectativa de vida maior do trabalhador era para ser sinônimo de desenvolvimento e progresso. daqui a três décadas. Outro motivo é que eles fazem parte da parcela dos franceses que mais detestam o presidente Sarkozy. Numa consulta feita recentemente. E. ao passo que as pessoas têm menos filhos? Estimativas apontam que. que deve disputar a reeleição em 2012. conservador e reprovam suas leis antiimigrantes e política favorável aos mais ricos. que vinha num processo de queda de popularidade (com aprovação de 25% dos franceses). Mesmo que no futuro eles sejam beneficiados com a reforma. tudo indica. Os garotos. apenas apressou as reformas. Os estudantes secundaristas. Eles o acham vaidoso. o Estado de bem-estar social paga quase todas as aposentadorias (95% contra 39% nos Estados Unidos) e outros benefícios para o trabalhador. a situação fiscal dos governos entrou em colapso. O presidente. Elas só não haviam sido feitas antes para evitar o desgaste político . acreditam que o aumento do tempo de trabalho vai reduzir os postos para os mais jovens. Como eles irão sustentar uma população inativa que cresce a cada dia. Com isso. mas isso deixaria os idosos mais pobres. 37 . E. que obrigou os governos a gastarem mais para salvar suas instituições financeiras. nenhum europeu quer perder as garantias de proteção do Estado. sobrando apenas dois terços de mão-de-obra no continente. Sarkozy. Uma solução seria diminuir o valor das aposentadorias. como generosos seguros-desemprego. decidiu enfrentar a oposição. serão apenas as primeiras de uma série que os Estados europeus terão pela frente. na verdade. governos como a França têm optado por elevar o tempo de contribuição.

a economista Dilma Rousseff (PT) se tornou a primeira mulher eleita presidente na história do Brasil. deve recorrer à Corte Constitucional para vetar o projeto. O texto final da reforma foi sancionado na Assembleia Nacional no dia 27 de outubro e a lei deve ser promulgada em novembro. no dia 31de outubro. Dilma é primeira mulher eleita presidente no Brasil Sob a égide do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso. portanto. 38 . A campanha foi pontuada por escândalos. será uma tarefa árdua para os governantes. Ela foi escolhida por Lula como candidata depois que o escândalo do "mensalão" derrubou a cúpula do partido. Mais protestos As greves francesas são um sintoma de uma mudança na economia europeia. a oposição. Agora. estão enfrentando a oposição dos sindicatos e partidos de oposição. Ela vem acompanhada de aumento de impostos e redução dos gastos fiscais. junto com os estudantes. O maior mérito da campanha. Ela obteve 56% dos votos válidos no segundo turno. A vitória da petista se deve. marcaram novos protestos. Num continente de tradição de lutas sociais. e por casos de corrupção envolvendo o PT. contra 44% do ex-governador de São Paulo. Sua gestão foi marcada por avanços sociais inéditos. porém.O Reino Unido aumentou recentemente de 65 para 66 anos a idade mínima para aposentadoria. a aprovação das reformas na França não foi o último capítulo dessa novela. Os sindicalistas. ele não somente conseguiu eleger sua sucessora no cargo como terminará o mandato como o governante mais bem avaliado desde a redemocratização do país. Todos. mas que ainda enfrenta graves distorções sociais e regionais. que está transformando o Estado de bem-estar social. A disputa presidencial foi a sexta desde o fim do regime militar (1965-1985) e a primeira sem a participação de Lula como candidato. a presidente tem pela frente os desafios de governar um país emergente. Enquanto isso. é do próprio presidente. com corte em benefícios. Medidas semelhantes foram adotadas na Itália. Espanha. Após oito anos de governo. representada pelo Partido Socialista. à popularidade do presidente que atuou como principal cabo eleitoral da campanha de Dilma. José Serra (PSDB). especialmente. a partir de 2020. mas as paralisações perderam força em todo o país. em 2006. como a ascensão de 32 milhões de brasileiros à classe média. que pode vir a ser uma das cinco maiores economias do mundo. Alemanha e Grécia.

lançado em 2007. como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Luz para Todos. Ele teria sido atingido na cabeça por um rolo de fita adesiva. e contra Paulo Vieira de Souza. O primeiro. boatos na internet. O carro-chefe da campanha foi o vínculo da candidata com programas do governo. e Indira Gandhi. Chile. terceira colocada no primeiro turno. Na história. Um dos episódios mais polêmicos envolveu uma suposta agressão sofrida por José Serra durante uma caminhada em Campo Grande. 39 . o Paulo Preto. em 1945. Na América Latina. de ministra-chefe da Casa Civil. Costa Rica. zona oeste do Rio de Janeiro. é um pacote de investimentos em infraestrutura que visa melhorar a economia. exigente e dedicada ao trabalho. 17 mulheres possuem o título de presidente ou primeira-ministra de um total de 192 nações. ligado a José Serra. Outros destaques foram as denúncias de corrupção contra Erenice Guerra. Dilma. primeira ministra indiana. e a menos conhecida Ellen Johnson Sirleaf. o único candidato que conseguiu se eleger presidente sem ter disputado uma única eleição foi o marechal Eurico Dutra. entre as mais famosas estavam a primeira ministra britânica Margaret Thatcher. Oito delas foram eleitas e três cumpriram o cargo interinamente. nove tiveram mulheres à frente do Executivo: Argentina. Estreante Dilma é uma estreante nas urnas. Haiti. criado em 2003. presidente da Libéria e a primeira eleita no continente africano. Sua candidatura começou a ser construída em 2008 dentro do governo. No Planalto ela ocupou os cargos de ministra de Minas e Energia (2003-2005) e. da Organização das Nações Unidas (ONU). Mulheres Ao ser eleita presidente. sucessora de Dilma na Casa Civil. segundo o estudo "As Mulheres do Mundo". após a queda de José Dirceu. Hoje. Bolívia. por outro lado. Angela Merkel. Panamá e Nicarágua. Entre as principais lideranças femininas está a chanceler da Alemanha. contava com pouco carisma junto ao eleitorado. em meio a uma briga entre militantes tucanos e petistas. Dos 33 países latino-americanos. Guiana. Dilma Rousseff entrou para um grupo seleto de mulheres que ocupam cargos políticos de liderança no mundo. debates religiosos e a neutralidade da candidata Marina Silva (PV). Conhecida por ser rígida.ataques pessoais. Equador. Dilma será a 11ª mulher a chegar à Presidência. com o apoio de Getúlio Vargas. Antes dela. teve como objetivo levar luz elétrica à zona rural. O segundo. a "dama de ferro" que governou o Reino Unido de 1979 a 1990.

Para o Congresso foram eleitas este ano oito senadoras . mas mesmo assim o índice é pouco expressivo. eleita este ano. sendo que duas candidatas ficaram entre os cinco parlamentares mais votados no país. duas mulheres entre os candidatos mais voltados: Dilma Rousseff e Marina Silva. a "Isabelita" Perón. e as Olimpíadas. ou seja. onde o envelhecimento da população vem causando prejuízos aos cofres públicos. apesar de ocorrerem em outro governo. Nestor Kirchner. A primeira é necessária para impedir que o Brasil fique na mesma situação insustentável da Europa. para receber atletas e turistas. e ampliar as conquistas na área social. Especialistas indicam também a necessidade de se fazerem duas reformas: uma na previdência. e Heloísa Helena. em 1974. em 1989 (17. no Chile. o aumento de empregos formais.Na Argentina. pela primeira vez. duas mulheres já foram presidentes. legadas pela era Lula. O índice. A eleição presidencial deste ano trouxe. os aeroportos do país.aumentando para 12 o total de parlamentares do sexo feminino no Senado (num total de 81 senadores) . é um dos mais baixos no cenário mundial. cujo papel. em 2016 (que. é uma das três mulheres (junto com Kirchner e Dilma) que hoje estão na Presidência da República. a presença feminina na política aumenta a cada eleição. por exemplo. Já Cristina Kirchner sucedeu o marido. A segunda reforma deve corrigir os altos impostos pagos no país. Maria Estela Martinez de Perón. No caminho da petista há dois megaeventos que exigirão investimentos em infraestrutura: a Copa do Mundo. concorreram ao cargo Lívia Maria Pio de Abreu. em 2006 (3. Para isso. e outra no sistema tributário. que dificultam. na América Latina. herança do Plano Real. Ela assumiu o lugar do marido morto.º lugar). ainda é uma incógnita. e é a atual presidente do país. Anteriormente. Entre eles. foi a primeira. do qual era vice.º lugar). No campo político. Dilma terá que fazer um governo independente do presidente Lula. quando passará a faixa presidencial para sua sucessora e herdeira política. em 2014. porém. por exemplo. referente aos impostos. será preciso ampliar.e 43 deputadas federais. Copa do Mundo A nova presidente terá importantes desafios pela frente para consolidar o Brasil como potência econômica. a partir de 1º de janeiro de 2011. 40 . nas aposentadorias. A costarriquenha Laura Chinchilla. Outra presidente de destaque na região foi Michelle Bachelet. irão demandar uma preparação no mandato de Dilma). No Brasil. manter a estabilidade econômica.

civis. Também foram usados mais de 15 veículos blindados da Marinha. A partir dos anos 1960. A invasão marcou uma nova estratégia do governo. A intenção. As imagens dos criminosos correndo por uma estrada de terra foi a mais emblemática de toda a operação. A mando dos traficantes. o crescimento urbano desordenado gerou condições favoráveis para o narcotráfico. soldados do Exército e fuzileiros navais ocuparam morros e favelas na Operação Rio.e integrantes das Forças Armadas. Durante uma semana. um conjunto de favelas controladas por traficantes no Rio de Janeiro. policiais entraram na Vila Cruzeiro. 41 . pois dificulta acesso da polícia e dá aos traficantes uma visão privilegiada dos principais acessos. 50 pessoas morreram em uma semana de ataques de bandidos e investidas policiais. a polícia com o apoio das Forças Armadas ocupou na manhã doe 28 de novembro o Complexo do Alemão. Os traficantes se instalaram há 30 anos nos morros cariocas. As UPPs foram criadas há dois anos. Em 1994. Entre os 800 soldados do Exército que participaram da manobra. militares efederais . a Eco-92. Mas a medida nunca ocorreu na proporção atual e em uma área tão extensa. e expulsaram centenas de homens armados. A ofensiva das forças policiais começou após uma série de atentados ocorridos desde 21 de novembro.Polícia ocupa morros e desmantela facção Em uma operação inédita. 60% fizeram parte da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti. Tim Lopes As Forças Armadas são usadas em confrontos com criminosos no Rio desde a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente. Ao todo. para vencer barricadas nas ruas feitas pelas quadrilhas. favela vizinha ao Complexo do Alemão. não assumida pelas autoridades. A própria topologia dos morros favorece os bandidos. Elas consistem em postos permanentes da Polícia Militar em favelas que antes eram domínios do narcotráfico e de milícias. depois de três décadas de descaso dos governantes. a imprensa internacional acompanhou a ofensiva do Estado para recuperar áreas dominadas pelo crime organizado na cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.Rio . Na quinta-feira (dia 25).600 policiais . Foram mobilizados cerca de 2. é deixar a cidade mais segura para receber os megaeventos. Ela consiste em reaver os territórios perdidos para as facções criminosas. vândalos queimaram 106 veículos em retaliação contra a instalação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em 13 comunidades.

Entre os anos 1980 e 1990 surgiram grupos rivais. em 1979. O Comando Vermelho fez acordos com carteis colombianos para distribuir cocaína. na Ilha Grande. a maioria dos líderes do CV está presa ou morta. Não houve resistência. quando presos políticos se misturaram com presos comuns no presídio Cândido Mendes. A disputa pelo negócio de venda de drogas gerou uma onda de violência que tornou o Rio uma das cidades com os maiores índices de criminalidade no país. Fora das grades. o Elias Maluco. os policiais entraram nas comunidades e vasculharam casas a procura de drogas. os lucros provocaram desavenças internas na facção. conhecido como "Zeu". Ele foi denunciado pelos próprios moradores. De início. Milícias Após a ocupação do morro. armas e suspeitos. A região concentra 40% dos crimes cometidos na cidade. para financiar fugas e subornar carcereiros. uma das organizações criminosas mais temidas e antigas do país. O complexo reúne 18 favelas e quase 90 mil habitantes espalhados em uma área de 186 hectares na Serra da Misericórdia. Foram apreendidas toneladas de drogas. o governador Sérgio Cabral deu um prazo de sete meses para a instalação de uma UPP e pediu ao Ministério da Defesa que os militares 42 . Oito pessoas foram presas. zona norte do Rio. Entre os líderes mais conhecidos estão Fernandinho Beira-mar. O próximo passo foi assumir o controle da venda de drogas nos morros. da TV Globo. o objetivo era organizar a vida nas celas e impedir roubos e estupros por parte de outros detentos. aprendendo os métodos de organização dos grupos de esquerda clandestinos e da guerrilha urbana. um dos homens condenados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. Hoje. Depois de dar um ultimato para que os traficantes se entregassem. Ao mesmo tempo. acompanhando o aumento do consumo da droga no país. Tim Lopes foi sequestrado em 2 de junho de 2002 na Vila Cruzeiro por traficantes da quadrilha de Elias Pereira da Silva. como o Terceiro Comando e os Amigos dos Amigos (ADA). mais de cem armas e centenas de motos. Presos políticos O Comando Vermelho surgiu durante o regime militar. os presos começaram a empregar as mesmas técnicas para promover roubos a bancos e sequestros. O jornalista foi esquartejado e teve o corpo queimado em pneus. A prisão mais importante foi a do traficante Elizeu Felício de Souza. Eles também instituíram uma “caixinha” que as quadrilhas eram obrigadas a dar aos líderes. Marcinho VP e Elias Maluco.O Complexo do Alemão é o quartel-general do Comando Vermelho (CV).

Eles expulsaram os traficantes e implantaram um esquema de cobrança por proteção e serviços clandestinos de luz.5% das 1. gás e TV a cabo.6% das UPPs. Mesmo com as denúncias de abusos de poder por parte dos policiais. uma enchente deixou 785 mortos no Rio. pode desarticular o tráfico nos morros. A tragédia foi causada por um fenômeno raro que combina fortes chuvas com condições geológicas específicas da região. Os rios se encheram rapidamente. as milícias se tornaram grupos paramilitares formados por policiais na ativa ou na reserva.050 desabrigadas.780 pessoas estão desalojadas – morando em casa de vizinhos ou familiares – e 6. a população aprovou a invasão das favelas. quando comerciantes da zona oeste passaram a pagar proteção a policiais contra traficantes. Hoje. uma enxurrada de toneladas de lama. inundando as cidades. de acordo com levantamento do Nupevi (Núcleo de Pesquisas das Violências) da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). que se repete todos os anos no país. a prisão de familiares de traficantes e o bloqueio de suas contas bancárias. inclusive aquelas sob o controle de milícias. Na época. Nesse mesmo ano. Porém. O que o episódio deixou claro é que o Estado. Na madrugada do último dia 12 de janeiro. 43 . O presidente Luis Inácio Lula da Silva garantiu apoio. Um total de 207 estão desaparecidas. árvores e detritos desceu a montanha arrastando tudo pelo caminho. o número de mortos chegava a 710 em quatro cidades. O número de vítimas superou o registrado em Caraguatatuba. Isso foi feito com a retomada dos territórios. reconhecida como a mais violenta do mundo. apesar de ter deixado a população pobre abandonada por décadas. As milícias apareceram no final dos anos 1970. tempestades e deslizamento de terra mataram 436 pessoas na cidade do litoral norte de São Paulo.9% do tráfico e 2. O próximo desafio do governo será estender a estratégia para outras comunidades. pedras. No começo de 2000. ela foi agravada pela ocupação irregular do solo e a falta de infraestrutura adequada para enfrentar o problema. A operação também contribuiu para mudar a imagem da polícia do Rio. Outras 7. as milícias dominam 41. Até o último dia 18 de janeiro. Tragédia no Rio Chuvas intensas que caíram na região serrana do Rio de Janeiro provocaram o pior deslizamento da história do Brasil. em 1967. o Rio mostrou que é possível mudar esta estatística. Na última semana. a transferência de detentos perigosos para presídios federais. contra 55.permaneçam no local até outubro de 2011.006 favelas cariocas.

os governos foram omissos – quando não estimularam – os loteamentos em áreas de risco permanente. Boa parte das mortes. Somente em Nova Friburgo. que aproveitam o clima ameno da serra. se descola da montanha. O IML (Instituto Médico Legal) e os cemitérios ficaram lotados. casas destruídas e carros empilhados. onde a chuva foi mais intensa. Durante décadas. A estrutura de atendimento às vítimas entrou em colapso. Causas O ar quente e úmido vindo da Amazônia gerou nuvens carregadas no Sudeste. Na rota da lama que desceu das encostas havia dezenas de imóveis. Parentes das vítimas tiveram que fazer enterros às pressas em covas rasas. e os moradores ficaram sem luz. o rio subiu mais de cinco metros de altura e a enchente derrubou casas. enquanto o cachorro que trazia nos braços era arrastado pela enxurrada.A destruição foi maior nas cidades Nova Friburgo e Teresópolis. aumentando a potência de destruição. que causou as enchentes. contudo. poderia ter sido evitada com políticas públicas. A grande inclinação das montanhas fez com que o deslizamento atingisse até 150 quilômetros por hora. 44 . as montanhas formaram uma espécie de barreira que impediu a passagem de nuvens e concentrou a chuva numa única área. Quando fica encharcado. Na região serrana do Rio. desde favelas até hotéis e casas de alto padrão. Em Teresópolis. Em Nova Friburgo. descendo feito uma avalanche. em 12 dias o volume foi 84% a mais do que o previsto para todo mês de janeiro. os deslizamentos. Primeiro. O sistema de drenagem dos municípios era obsoleto e não conseguiu escoar as águas. pousadas e hotéis de luxo foram arrasados pelas avalanches de terra. A queda de pontes em rodovias deixou cidades isoladas. a cheias nas nascentes dos rios. Ela foi içada por uma corda do alto de um prédio. mais grave. o cenário era devastador. água e telefone. Condomínios. com corpos espalhados. O solo das encostas é constituído por uma camada fina de terra e vegetação sobe a rocha. Essas cidades turísticas recebem visitantes na temporada. A água da chuva foi responsável por dois fenômenos distintos. chácaras. Uma das imagens mais impressionantes foi a de uma mulher sendo salva da inundação. no alto das montanhas. E. que contabilizam o maior número de mortos. Ruas foram cobertas por um mar de lama.

Um exemplo foi a liberação imediata de R$ 780 milhões da União para ajudar na reconstrução dos municípios afetados pelas chuvas deste mês. No Brasil. Agora. Há décadas que governos árabes resistem a reformas democráticas. país mulçumano localizado ao norte da África. contra a inflação e o desemprego. O incidente motivou passeatas na região. analistas acreditam que a revolta na Tunísia pode se espalhar por países do Oriente Médio e ao norte da África. Em São Paulo. O objetivo é impedir a construção de moradias nas encostas e zonas de risco. 283 pessoas morreram no Estado do Rio entre os meses de janeiro e abril. Isso aconteceu na Tunísia. um líder árabe foi deposto por força de movimentos populares. O valor gasto com a recuperação. Sem falar nas vidas perdidas. Mohamed Bouazizi. a chuva destruiu a cidade histórica de São Luiz do Paraitinga. Em 2008.Aquecimento global O aquecimento global está por trás das mudanças climáticas que explicam os contrastes de seca e enchentes em várias partes do mundo. Já os governos estadual e federal precisam investir em programas preventivos e encontrar soluções menos burocráticas para garantir que os recursos cheguem até as cidades. Compete aos governos municipais regulamentar e fiscalizar o uso do solo. Crise na Tunísia Pela primeira vez na história. os prejuízos financeiros e as mortes se acumulam a cada verão. Ele estava há 23 anos no poder. os protestos começaram depois da morte de um desempregado em 17 de dezembro do ano passado. O Egito foi o primeiro a enfrentar manifestações inspiradas pela “revolução do jasmim” (flor nacional da Tunísia). As catástrofes aconteceram em Angra dos Reis. ateou fogo ao próprio corpo na cidade de Sidi Bouzid. é superior ao que seria gasto com prevenção. Ele se autoimolou depois que a polícia o impediu de vender frutas e vegetais em uma barraca de rua. uma das mais pobres da Tunísia. todavia. 45 . houve 135 mortes em Santa Catarina. No ano passado. na capital e em outras cidades. A verba foi liberada por meio de uma medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff. Niterói (Morro do Bumba). O presidente Zine Al-Abdine Bem Ali renunciou em 14 de janeiro após um mês de violentos protestos contra o governo. 26 anos. O novo ativismo no mundo árabe é explicado pela instabilidade econômica e pelo surgimento de uma juventude bem educada e insatisfeita com as restrições à liberdade Na Tunísia.

na prática. por exemplo. Mas também possui um dos governos mais corruptos e repressivos de toda a região. Por isso. A história do país é parecida com as demais nações árabes: foi domínio otomano. Eles exigem a saída de todos os ministros ligados ao ex-presidente. O governo foi pego de surpresa e reagiu com violência. um aliado político. Omã. e os manifestantes continuam em frente ao Palácio do Governo. ditadura. colônia europeia e. Jordânia. Em 25 de janeiro. Há o risco da revolta se espalhar por países vizinhos como Egito. em 1956. Mesmo assim. Estima-se que mais de 120 pessoas morreram em confrontos com a polícia. 46 . Na Líbia e em Omã. Na capital Tunis foi decretado estado de emergência e toque de recolher. milhares de manifestantes tomaram as ruas. Pelo menos quatro pessoas morreram. Ben Ali foi o segundo presidente da Tunísia desde que o país se tornou independente da França. mostram que a população chegou ao seu limite. estão no poder há mais de 40 anos.A partir daí. quando chegou à presidência por meio de um golpe de Estado. o ditador Muammar Gaddafi e o sultão Qaboos bin Said. Depois de dissolver o Parlamento e o governo. Crises recentes como a do Irã. Iêmen. a Tunísia é o país mais europeu do continente africano. o movimento se espalhou pelo país e passou a reivindicar também mudanças políticas. Em 2009. há 30 anos no comando. com classe média e liberal. Egito Sob certos aspectos. respectivamente. foi reeleito com quase 90% dos votos válidos para um mandato de mais cinco anos. Síria. Ele ocupava o cargo desde 1987. Bem Ali deixou o país junto com a família. rumo à Arábia Saudita. que ainda ocupam cargos-chave no governo de transição. alta renda per capta e belas praias mediterrâneas. Líbia. Eles pediam a saída do presidente Hosni Mubarak. depois. policiais e manifestantes entraram em choque nas ruas da capital Cairo. Os primeiros protestos inspirados pela Tunísia aconteceram no Egito. o regime foi mantido. A falta de liberdades civis em países como a Tunísia sempre foi compensada por progresso econômico. desencadeadas por jovens descontentes com os rumos econômicos e políticos do país. assumiu o primeiro-ministro Mohammed Ghannouchi. Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. No seu lugar.

Sem apoio das Forças Armadas. 47 . Não se sabe. os Estados Unidos faziam pressão diplomática para que fosse feita a transição de poder. a exemplo dos protestos iranianos. O Egito é o mais populoso e influente país árabe. o regime persiste. entretanto. após 23 anos no poder. chamado "dia da revolta" foi inspirado pela "revolução do jasmim" e organizado por meio do Twitter e do Facebook. os manifestantes desafiaram o toque de recolher imposto pelas autoridades e transformaram a praça Tahrir (libertação. Nada disso adiantou. A primeira vez que isso aconteceu no mundo árabe foi na Tunísia. num monumento de resistência ao regime. que exigia sua saída. quais as consequências destes distúrbios em países como o Egito. considerado histórico. Porém. trocou o ministério e indicou um vice. onde. a onda de protestos pró-democracia se espalhou por outros países do Norte da África e do Oriente Médio. encerrando três décadas de ditadura. No local. e faria reformas constitucionais. ocorridos em 2009. Nos bastidores. mesmo com a saída do presidente. eles confrontaram a polícia e simpatizantes de Mubarak. Nunca antes um governante havia sido deposto por força de um movimento popular. Tensão no Egito Depois de 18 dias de manifestações populares. numa região em que ditadores só eram depostos mediante golpes de Estado ou invasões estrangeiras. Rapidamente. eram céticos quando à possibilidade de queda do ditador egípcio. só restou a renúncia. Mas pelo menos um tabu foi quebrado. Na ocasião. financiado pelos Estados Unidos. O feito.O movimento. O último discurso do presidente somente serviu para revoltar mais a população. em árabe). Menos de 24 horas antes da renúncia. até agora. em 14 de janeiro. marcadas para setembro. Omar Suleiman. Mais de 300 pessoas morreram em duas semanas de distúrbios. A ausência de lideranças políticas deixa o país sem alternativas para compor um novo governo. que foi festejada nas ruas do país. Isso porque o Egito possui o maior aparato policial da região. Os especialistas. foi comemorado em todo o mundo. Ele prometeu que não iria concorrer às próximas eleições. O presidente tentou de todas as formas evitar a renúncia. localizada no centro do Cairo. por enquanto. anunciou na TV que delegaria alguns poderes ao vice-presidente. que sustentou sua ditadura por três décadas. O impasse também persiste na Tunísia. o presidente Zine El Abidine Ben Ali também cedeu aos protestos e renunciou. o presidente egípcio Hosni Mubarak renunciou ao cargo no dia 11 de fevereiro de 2011.

Ditadura Hosni Mubarak chegou à Presidência em 14 de outubro de 1981. A alta do preço dos alimentos e o desemprego mudaram este quadro nos últimos meses. prometeram revogar a Lei de Emergência – que há 30 anos restringe as liberdades civis – e fazer um referendo para mudar a Constituição. haja uma inédita transição democrática nestes países. A Carta vigente dá plenos poderes ao presidente. Outro fator que originou o movimento foi o crescimento da população mais jovem e mais instruída. Os militares dissolveram o Parlamento e o gabinete ministerial. Por isso. Durante décadas. que reivindica abertura democrática. Ele também foi reeleito sucessivas vezes em eleições fraudulentas e com apoio das potências ocidentais. Os jovens usam a internet e as redes sociais para praticarem ativismo político. os árabes toleraram a falta de liberdade em troca de estabilidade econômica. Um movimento influente entre as camadas mais pobres é a Irmandade Mulçumana. as revoltas atuais são comparadas àquelas que levaram à queda dos regimes comunistas no Leste Europeu. Na época. após a queda dos ditadores. As lideranças jovens. há chances de que. que representará 48 . por outro lado. com a justificativa de conter o terrorismo. resistem à alternativa de um Estado mulçumano. oito dias depois do assassinato do presidente Anwar Al Sadat por extremistas islâmicos. Várias categorias continuam em greve por melhores salários. Em seguida. no final dos anos 1980. Mubarak adotou medidas cada vez mais restritivas às liberdades políticas e civis. o que levou os Estados árabes a aumentarem a censura à rede. décadas de ditadura deixaram um vazio político no país. Nos anos seguintes. A situação do Egito não é diferente dos demais Estados árabes. ambos ligados ao ex-presidente. Futuro A saída de Mubarak não resolveu os problemas no Egito. baseada no petróleo e no turismo. Por isso. com ausência de lideranças políticas para disputar eleições livres. de caráter religioso. como vem ocorrendo na Tunísia. até a formação de um novo governo.No lugar de Mubarak assumiu o Conselho Militar do Egito. Além disso. os radicais estavam descontentes com o acordo de paz assinado com Israel em 1979. As Forças Armadas devem permanecer por seis meses no controle. Os protestos prejudicaram a já debilitada economia. ditaduras militares ou teocracias. Eles são governados por monarquias absolutistas.

militares aderiram à 49 . cada vez mais isolado. Os levantes chegaram a Bahrein. A queda de ditadores é algo inédito na história da região. Gaddafi pode ser o próximo a cair Muammar Gaddafi é considerado o pior ditador no mundo árabe. Outra questão em aberto é o peso que a queda de Mubarak vai provocar nos países vizinhos. Nos últimos dias. O ditador líbio chegou a usar aviões e tanques contra as multidões. ele pode ser o próximo líder mulçumano a deixar o cargo por conta das manifestações pró-democracia que se espalharam pela África do Norte e o Oriente Médio. segunda maior cidade. As revoltas árabes podem ainda alterar a geopolítica da região e a diplomacia com os Estados Unidos e países europeus. Quase 300 pessoas morreram em conflitos com forças de segurança desde o dia 16 de fevereiro. o desemprego e a insatisfação dos jovens deram início às revoltas por abertura política. Os países árabes são governados por monarquias ou ditaduras. em menos de dois meses. com o objetivo de prevenir levantes populares. O movimento já derrubou dois presidentes. Na Líbia. Na região nordeste. o governo reagiu com violência. é o grupo fundamentalista islâmico mais antigo. Ele está há 41 anos no poder – é o mais longevo entre os governantes – e não hesitou em usar as Forças Armadas para reprimir protestos. Jordânia. Irã e Arábia Saudita. que antes toleravam ditaduras para conter o avanço dos radicais islâmicos. manifestações ganharam força no Iêmen. na Líbia e em Bahrein. O maior foco dos distúrbios é Benghazi. no Golfo Pérsico. A cada dia a situação fica mais difícil para Gaddafi. A irmandade. da Tunísia e do Egito. os revoltosos assumiram o controle de cidades no leste. em benefício da população. Iêmen. Em 2009. O aumento no preço dos alimentos. que são proibidos na Líbia. voltaram a ocorrer protestos. e de segurança. Os protestos começaram após a prisão de um advogado ligado à causa dos Direitos Humanos. fundada em 1928.risco ao Ocidente (sobretudo a Israel) caso conquiste espaço no novo governo. localizada na região leste. Agora. na Argélia. Dentro do país. Alguns países anunciaram medidas econômicas. Marrocos. No Irã. mesmo com a proibição do governo. o regime iraniano reprimiu com violência protestos contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

primeiro e único monarca a governar a nação. e a oposição é proibida. a pressão diplomática é a cada vez maior para que ele deixe o poder. porém. o território foi repartido entre a França e o Reino Unido. Até hoje. de 6. a Líbia não tem Constituição ou partidos políticos. assumiu o comando. o ditador se tornou inimigo do Ocidente. Nos anos seguintes. Argélia e Angola. não é bem distribuída entre a população. Gaddafi. Estados Unidos e Reino Unido instalaram bases militares em solo libanês. tem ainda o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África. 50 . em 21 de fevereiro. o Conselho de Segurança da ONU condenou o uso da violência contra manifestantes na Líbia e pediu a responsabilização dos culpados. reunindo os territórios no Reino Unido da Líbia. A despeito das melhorias em relação ao período anterior à Gaddafi. Antes. o líder líbio. seu filho Saif alIslam advertiu para o risco de guerra civil. com apenas 27 anos. depois da Nigéria.4 milhões de habitantes (equivalente à população do Rio de Janeiro). A decisão deve ser seguida se novos embargos contra o regime. A maior parte da produção é exportada para a Europa. Nas décadas seguintes. É o quarto maior produtor da África. desafiou os revoltosos e disse que iria “morrer como um mártir”. O emir Sayyid Idris al-Sanusi foi coroado rei Idris I."revolução do povo". as reservas brasileiras são de 14 bilhões de barris). Mas a descoberta de petróleo levou o governo a pedir a retirada das tropas estrangeiras. Um golpe de Estado depôs a monarquia em 1º de setembro de 1969. que até então era um dos mais pobres do continente africano. O minério também mudou o perfil econômico e social do país. um terço vive na pobreza e a taxa de desemprego é de cerca de 30%. a ONU aprovou a independência. sem derramamento de sangue. No dia 22 de fevereiro. A riqueza. com reservas estimadas em 42 bilhões de barris (para efeito de comparação. Após a Segunda Guerra Mundial. Em 1º de janeiro de 1952. de 68 anos. No exterior. Petróleo A Líbia é um país rico em petróleo. comparável ao iraquiano Saddam Hussein. Esse é um dos principais motivos dos protestos. Em um pronunciamento raivoso na TV. domínio do Império Otomano e colônia italiana. O país. A Líbia foi província romana.

entretanto. A crise atual mudou o panorama. A investida ocorreu em represália a um atentado contra uma discoteca em Berlim Ocidental. em 1986. Depois do 11 de Setembro. Deu certo. ele assumiu a autoria do atentado de Lockerbie e pagou uma indenização bilionária às famílias das vítimas. que matou 270 pessoas em 1988. foi monitorado pelos serviços de inteligência por ligações com grupos terroristas. os discursos incoerentes e a habilidade diplomática. Dois anos antes. Em 2003. Terrorismo Gaddafi ficou conhecido pelo jeito extravagante de se vestir. conseguiu se reaproximar das potências ocidentais. atraindo investidores estrangeiros. na Escócia. O governo da Líbia foi responsabilizado por atentados na Europa e no Oriente Médio. 51 . Trípoli reatou legações diplomáticas e comerciais com a Europa e dos Estados Unidos. Nos últimos anos. A estratégia visava suspender as sanções impostas pela ONU. Os governos ocidentais agora pedem a saída do ditador e fazem a retirada em massa de estrangeiros. O mais conhecido foi o ataque à bomba no vôo da Pan Am sobre Lockerbie. que matou dois militares americanos. Entre os mortos no ataque à Trípoli estava a filha adotiva de Gaddafi. o ex-presidente americano Ronald Reagan (que chamou Gaddafi de "cachorro louco”) autorizou um ataque aéreo à capital Trípoli. Gaddafi passou a colaborar com os americanos na guerra contra o terrorismo.Nos últimos anos. Nos anos 1980.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful