You are on page 1of 3

O ABC do Trabalho

A = PARA ATENO
ATENO AO TRABALHO
"Que trabalho chato"! "Faz de qualquer jeito. "Faz do jeito que d". "No te desgasta, s trabalho". Quantas vezes voc j no ouviu, falou ou pensou uma dessas frases? Pois saiba que elas so veneno puro. So frases como essas que fazem com que muitos seres humanos estejam sempre abaixo do que poderiam ter sido. Elas refletem uma atitude de descuido que, geralmente, contamina toda a vida da pessoa e faz com que ela viva em "tom menor". Mas o que elas tm a ver com o tema "ateno ao trabalho"? Sua relao direta. Fazer de qualquer jeito, considerar o trabalho chato ser desatento. E quem desatento est aplicando mal o seu dom mas precioso: a ateno. A ateno um filtro que usamos. E ela que determina a qualidade de sua vida e do que faz. Imagine a enorme quantidade de estmulos que sua mente recebe. Mas, na verdade, ela no consegue lidar com todos esses estmulos simultaneamente. Est comprovado que s conseguimos "registrar" uma parte do que acontece nossa volta. Para selecionar o que registramos, usamos a ateno. Ela que determina o que importante. Um bom exemplo disso dirigir e falar no celular ao mesmo tempo. Se estou prestando ateno na conversa, no estarei prestando total ateno no trnsito. E se acontecer algo imprevisto, meu tempo de reao (de "registro" de um fato novo) ser maior do que o normal. Resultado? Batida. Um outro exemplo o trabalho cotidiano. Se acho que minhas tarefas so "chatas", estarei ocupando minha mente com essa informao. No deixarei entrar novos "registros", que permitiro tornar essas tarefas mais criativas, ou que me deixaro ter novas idias a partir das tarefas que executo. Estarei condenado/a pelos meus prprios pensamentos: minhas tarefas so chatas, logo minha vida chata porque eu penso que chata.

Isso cria um ciclo vicioso: acho que chato, executo sem prestar ateno, no progrido, e passo o resto da vida me "chateando" sempre com as mesmas coisas...

A ATENO FAZ O INTERESSE


Paradoxalmente, a forma de romper esse ciclo est na prpria ateno. na ateno concentrada na tarefa que executo que est a mgica de fazer com que qualquer tarefa deixe de ser chata. Experimente o seguinte. Pegue aquela tarefa que voc considera mais incmoda de todas. E se concentre absolutamente nela. No permita que pensamentos como "ta coisa chata" interfiram. No se permita divagar. Faa, e faa com ateno concentrada. Voc vai perceber que nem sentiu o tempo passar. E que a tarefa foi executada em menos tempo e com mais qualidade. Qual a vantagem disso? A primeira, e bvia, que aumenta sua qualidade de vida, pois reduz os momentos de insatisfao. A segunda que cria uma "disciplina" de observar os seus pensamentos. Mas a terceira vantagem que a mais significativa. Ao aprender a executar as pequenas tarefas, as tarefas desagradveis com perfeio, voc est, na verdade, se treinando para as grandes tarefas e para a liderana. Porque no pense que a liderana feita apenas de tarefas agradveis. Nada disso e basta perguntar a algum que esteja em um posto de liderana para confirmar. Mas a diferena entre o lder e o comum das pessoas que o lder, tendo em vista sua meta mxima, se aplica em cada uma de suas tarefas pequenas ou grandes. E com isso estabelece um diferencial que faz com que os demais se sintam movidos a seguir sua liderana. Pense um pouco sobre aqueles lderes que admira, e ver que isso verdade. E pense que, se quiser seguir o exemplo que eles do, ter que aprender a prestar ateno e a fazer bem, mesmo as pequenas tarefas.

You might also like