COESVA FÍSICA 1ºANO TURMA: ______ PROF.EVANDRO JR.

ESTUDANTES: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ AVALIAÇÃO FINAL II UNIDADE (Valor: 3,0)

1) (0,1)Assinale a alternativa correta: a) Um móvel pode ser considerado um ponto material num movimento e não ser no outro b) A Terra é um ponto material c) Uma formiga é um ponto material d) Um grande ônibus é um corpo extenso 2) (0,1) Imagine uma formiga andando, de uma ponta à outra, sobre uma caneta. Neste caso, a caneta é considerada, em relação à formiga: a) uma estrada sem fim. b) ponto material. c) corpo extenso. d) apenas uma caneta. 3) (0,1) Uma pessoa, num trem em movimento com velocidade constante em trecho retilíneo de ferrovia, deixa cair um objeto pesado. A trajetória do objeto para qualquer pessoa dentro do trem será:

4) (0,1) A velocidade de um avião é de 360 Km/h. Qual das seguintes alternativas expressa esta mesma velocidade em m/s? a) 100 m/s b) 600 m/s c) 1.000 m/s d) 6.000 m/s e) 360.000 m/s 5) (0,1) (PUC) Um atleta fez um percurso de 800 m num tempo de 1min e 40 s. A velocidade escalar média do atleta é de: a) 8,0 m/s b) 10 m/s c) 8 km/h d) 2,0 m/s e) 15,0 km/h 6) (0,1) Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele? a) 5,0 km/h b) 7,2 km/h 7) (0,1) Você está viajando, sentado na poltrona de um ônibus, pela BR-316, indo em direção a Bragança. Marque a alternativa que mostra um referencial ao qual você está em repouso e outro referencial em relação ao qual você está em movimento, respectivamente. a) Árvores e motorista do ônibus b) Solo do ônibus e aporta do ônibus c) Casas e semáforos d) Janela do ônibus e árvores 8) (0,1) (PUC-SP) Considere a seguinte situação: um ônibus movendo-se numa estrada e duas pessoas: uma, A, sentada no ônibus e outra, B, parada na estrada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus. Adiz: A lâmpada não se move em relação a mim, uma vez que a distância que nos separa permanece constante . Bdiz: A lâmpada está se movimentando, uma vez que está se afastando de mim . a) Aestá errada e Bestá certa. c) Ambas estão erradas. b) Aestá certa e Bestá errada. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa.

a)   b)   c)   d)    e)    11) (0. I. ambos parados em relação ao trem. IV. depois de solta. Para essa situação.2) (Uespi-PI) A figura abaixo mostra três vetores. (08) o observador B vê a bola se mover verticalmente para cima e cair atrás do garoto. X. Para um observador dentro do ônibus. II. analise as afirmações abaixo. A velocidade da bolinha. a trajetória da bola é parabólica. podemos afirmar que: (01) o observador A vê a bola se mover verticalmente para cima e cair nas mãos do garoto. (04) os dois observadores vêem a bola se mover numa mesma trajetória.2) (UEM-PR) Um trem se move com velocidade horizontal constante. Na estação. Dentro dele estão o observador A e um garoto. (16) o observador A vê a bola descrever uma parábola e cair atrás do garoto. Está correta somente: a) I e II b) I e III c) I. é a mesma para o observador fora ou dentro do ônibus. Em certo instante.5 c) 0. (02) o observador B vê a bola descrever uma parábola e cair nas mãos do garoto.0 min. III. Considerando tal situação. Desprezando-se a resistência do ar. Supondo que o torpedo se moveu com velocidade constante.2) Um menino está parado dentro de um ônibus em movimento com velocidade constante. ______ 10)(0. O intervalo de tempo do lançamento até a colisão do torpedo com o navio foi de 2. o garoto joga uma bola verticalmente para cima.2) (UFPE) Um submarino em combate lança um torpedo na direção de um navio ancorado.1 b) 3. a velocidade média do torpedo em m/s. Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.035 d) 350 . a trajetória da bola é retilínea. Y e Z. Para um observador fora do ônibus. Para um observador fora do ônibus. está o observador B parado em relação a ela. II e IV d) I e IV 12)(0. a trajetória da bolinha é retilínea. Quando o trem passa pela plataforma. assinale a alternativa que mostra a relação vetorial correta. sobre a plataforma. a) 2.9) (0. o menino deixa cair uma bolinha.

o cidadão pede informação à outra pessoa. com a informação de que o endereço procurado estaria situado a 2 km ao norte.13)(0. Seguindo essa dica. da praça até o destino final. Em relação a um referencial fixo fora da Terra. Ele parte de uma praça. e) I. Cascão encontra-se em movimento em relação ao skate e também em relação ao amigo Cebolinha. Cascão jamais pode estar em repouso. b) I e II. que diz estar à festa acontecendo a 5 km ao sul daquele ponto. Está(ão) correta(s): a) apenas I. Não encontrando ainda o endereço. 14)(0. considerando os princípios da Mecânica Clássica. Após chegar ao referido local. d) II e III. III. ele recebe nova informação de que deveria se deslocar 4 km para o leste. II.2) (UFCE) Um cidadão está à procura de uma festa.2) (PUC) Leia com atenção a tira da Turma da Mônica mostrada abaixo e analise as afirmativasque se seguem. c) I e III. trace deslocamento vetorial do cidadão. . Na situação descrita. Cascão encontra-se em repouso em relação ao skate. II e III. mas em movimento em relação ao amigo Cebolinha. I. ele finalmente chega ao evento.

de acordo com o mapa? . Determine: a) a velocidade escalar média de A à C. As dist ncias da boca do rato aos ouvidos da coru a valem d1 = 20 m e d2 = 17 m.4) (Unicamp-SP) Os carros em uma cidade grande desenvolvem uma velocidade média de 18 km/h. calcule o intervalo de tempo entre as chegadas do chiado aos dois ouvidos.15)(0. em horários de pico. o rato emite um chiado. Imagine uma coru a e um rato. num dado instante. de acordo com o mapa? b) Qual o tempo gasto pelo metr para ir de uma estação à outra. b) a velocidade vetorial média de A à C. ambos em repouso. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s. O mapa abaixo representa os quarteir es de uma cidade e a linha subterr nea do metr . 16)(0.2) (UFRJ 7) A coru é u ani al de h itos noturnos que precisa comer vários ratos por noite.Um dos dados utili ados pelo cérebro da coru a para locali ar um rato com precis o é o intervalo de tempo entre a chegada de um som emitido pelo rato a um dos ouvidos e a chegada desse mesmo som ao outro ouvido. 17)(0.4) Partindo de um ponto A um móvel percorre 8km para leste até B e depois caminha mais 6km para o norte chegando até C gastando 2h neste percurso todo. enquanto a velocidade média do metr é de 36 km/h. a) Qual o tempo gasto pelo carro para ir de uma estação à outra.