Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina CRCSC Edital no 001/2010 http://concursocrcsc.fepese.org.

br

Caderno de Prova
P3 Bibliotecário

setembro

26 26 de setembro
das 14 às 17 h 3 h* 40 questões

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta. * A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova; ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura. Verifique, no caderno de prova, se: ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Atenção! ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova. ƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado.

..

09. Reutilizar. além – monossílabo tônico terminado em em. c. acarreta mais problemas. Texto adaptado de: SAÚDE. d. d. acarreta mais problemas. 3. c. Na frase: “O grande desafio da sociedade atual é dar um basta à valorização exagerada do consumo.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina Conhecimentos Gerais Português Texto O grande desafio da sociedade atual é dar um basta à valorização exagerada do consumo que. e. ( ) A campanha dos 4Rs é um importante instrumento de luta. set. e. ( X ) O desafio da sociedade é dar um chute na valorização exagerada do consumo. acarreta mais problemas.” A palavra sublinhada pode ser substituída sem alteração de sentido por: a. 2008. ( ) 40% de tudo o que compramos vira lixo. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) causa conduz carrega carranca transporta 5 questões 1. d. ( ) O consumo esgota os recursos naturais. ( ) A grande quantidade de lixo produzido é um problema da sociedade atual. ( ) “um basta à valorização exagerada do consumo” é o objeto indireto do verbo “dar”. Quanto à análise sintática da frase: “O grande desafio da sociedade atual é dar um basta à valorização exagerada do consumo. c. e. além de esgotar os recursos naturais. b. Assinale a alternativa na qual há palavra empregada em sentido figurado. como a grande quantidade de lixo produzido. que além de esgotar os recursos naturais. a. b. e. ( X ) o antecedente do pronome relativo “que” é “a valorização exagerada do consumo”. b. ( ) a expressão “o grande desafio da sociedade atual” é o sujeito composto do verbo “ser”. que além de esgotar os recursos naturais. 4.” Pode-se afirmar corretamente que: a. Também é relevante saber que cerca de 40% do que compramos é lixo que utilizou recursos e energia da natureza para ser produzido. a. é – monossílabo átono. 15 questões 2. ( ) o período apresentado é composto por coordenação. variáveis – paroxítono terminado em ditongo aberto. valorização – proparoxítono. como a grande quantidade de lixo produzido. Assinale a alternativa na qual a acentuação gráfica do vocábulo está corretamente justificada. Campanhas como a dos 4Rs (Reduzir o desperdício. Unimed Grande Florianópolis: p. ( ) na expressão “o grande desafio da sociedade atual” as palavras sublinhadas são complementos nominais. ( X ) desperdício – paroxítono terminado em ditongo crescente. d. b. n. Reciclar e Repensar) constituem-se em instrumento importante na luta contra o desperdício. 13. ( ( ( ( ) ) ) ) Página 3 . c.

b. c. ( ( ( ( ) ) ) ) Temas Atuais 5 questões 6. b. Assinale a alternativa correta a respeito das circunstâncias que podem ser corretamente associadas à fundação desse organismo. e. É correta apenas a afirmativa 3. e. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. como é de costume. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. Destruição da comunidade do Soweto. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Réis Real Cruzado Cruzeiro Real Cruzeiro Novo Página 4 .CRCSC 5. c. e. No entanto. ( ) A descolonização afro-asiática. d. ( X ) A violência. Assinale a alternativa em que a moeda mencionada não foi criada no período em questão. por isso é desnecessária sua evocação com o uso do tratamento digníssimo (DD). A biografia de Nelson Mandela está indelevelmente associada à(ao): a. c. a. 2. ( ) Os desastres ecológicos causados pelo aumento da poluição. devendo respeitar o princípio da autodeterminação dos povos” são. “Garantir a paz e a segurança internacionais. Liderança do movimento Afrikaner. d. e. a. b. 3. ( ) As alterações das fronteiras nacionais e a expansão do nazifascismo durante a Primeira Guerra Mundial. O fim da Guerra da Coreia. b. ( ) O fim do “Estado Novo”. d. c. 7. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 8. 9. a alta mortandade e a insegurança causadas pela Segunda Guerra Mundial. Considere as seguintes afirmações quanto à redação de um ofício. Defesa instransigente do apartheid. pode-se designar por doutor os bacharéis em Direito e em Medicina. missões da ONU. Entre os episódios que podem ser relacionados ao fim da “Guerra Fria” está: a. c. o progresso social coletivo e os direitos humanos. ( X ) A dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. No mundo inteiro foi comemorado o “Dia de Mandela”. a partilha da Palestina e a Revolução Socialista Russa. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Luta contra o apartheid. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) É correta apenas a afirmativa 1. emprega-se apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. as mais das vezes criadas em períodos de alta inflação. Entre 1942 e os nossos dias o Brasil conheceu diferentes moedas. a. Doutor não é forma de tratamento e sim título acadêmico. d. b. e. quando ocorreram significativas homenagens ao líder e primeiro presidente negro da África do Sul. A dignidade é um pressuposto para qualquer pessoa que ocupe cargo público. O surgimento do Islam. A independência da Índia. 1. É indispensável o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. A conquista da Mongólia pelo Vietname (ou Vietnam). Luta pela independência da África do Sul. d. Como regra geral. segundo a sua carta de criação.

13. a. ( ) Todo computador conectado à Internet possui uma URL que pode ser utilizada para acessá-lo a partir de qualquer outro computador da rede. ( X ) Um atalho pode ter como destino um programa. impressora ou computador da rede. ( X ) na barra de status. d. ( ) O tipo de arquivo de destino de um atalho é determinado no momento da sua criação. páginas e outros recursos disponíveis na Web. ( ) Ao arrastar um arquivo de uma janela do Windows Explorer e soltá-lo na Área de trabalho (Desktop). Suponha que foi mantida a configuração padrão após a instalação do programa. etc. Página 5 . Noções de Informática 5 questões c. que é exibida ao clicar no botão Propriedades da guia Dados. e. ( ) Um atalho não pode ter o seu destino modificado após a sua criação. Assinale a alternativa em que o país mencionado não faz parte da zona do euro. c. b. ( X ) Uma URL pode conter nomes e valores de parâmetros que são transmitidos para o servidor Web. arquivo. e. a. Assinale a alternativa correta a respeito da criação de atalhos em computadores com sistema operacional Windows XP. ou seja. e não pode ser modificado posteriormente de forma a apontar para um arquivo de outro tipo. e. a soma dos valores e a contagem do número de células selecionadas podem ser visualizadas: a. situada na extremidade inferior da janela do Excel.). ( ) Não é feita distinção entre letras maiúsculas e minúsculas em uma URL de uma página ou arquivo disponível em um servidor Web. d. A zona do euro é um conjunto de países que adotaram o Euro (€) como moeda nacional. ) Uma URL identifica unicamente um computador conectado à Internet que possui o referido recurso (arquivo. utilizando um navegador Web. dos endereços utilizados para referenciar arquivos. situada na parte superior da janela do Excel. ( b. Assinale a alternativa correta a respeito do formato de uma URL (Uniform Resouce Locator). ( ) clicando com o botão da direita do mouse sobre as células selecionadas e escolhendo a opção Estatísticas. na qual um conjunto de células com valores numéricos foi selecionado. d.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina 10. 11. um atalho é criado para o referido arquivo. Considere uma planilha do Microsoft Excel 2007. # e @. página. pasta. ( b. c. d. b. e. ( ) na barra de fórmulas. ( ) Atalhos podem ser criados por meio do botão (Criar atalho) da barra de ferramentas do Windows Explorer. ) posicionando o ponteiro do mouse sobre as células selecionadas. A média dos valores. ( ) na caixa de diálogo Propriedades. c. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) França Portugal Inglaterra Alemanha Espanha 12. a. ( ) Uma URL não pode conter os símbolos &.

especificar no campo Número de células o valor “3” e clicar o botão OK. A taxa de juros mensal é indicada na célula C6. d. e. c. no botão Tabela e escolher 1 linha e 2 colunas. b. especificando o valor “2”. Em seguida. ( ) Clicar na guia Inserir. no campo Número de linhas o valor “3” e clicar o botão OK. ( ) Clicar na guia Inserir. Por fim. Clicar com o botão da direita do mouse na 1ª linha. mesclar as células da tabela conforme desejado. e em seguida desenhar as linhas horizontais e verticais internas que dividem as células da tabela. a. escolher a opção Inserir linhas abaixo. clicando-as com o botão da direita do mouse e escolhendo a opção Mesclar Células do menu.CRCSC 14. Suponha a seguinte planilha do Microsoft Excel 2007. respectivamente. a. na qual são apresentados dados referentes a um financiamento calculado pelo sistema de amortização constante (SAC). clicar com o botão da direita do mouse em uma célula. escolher a opção Inserir linhas acima. c. clicar com o botão da direita do mouse em uma célula. especificar no campo Número de células o valor “1” e clicar o botão OK. Suponha que você precisa inserir uma tabela com o número de linhas e colunas representado na figura abaixo em um documento do Microsoft Word 2007. no botão Tabela e no item Inserir Tabela. de modo a calcular os valores dos juros mensais com base no saldo devedor. b. 15. ( X ) Clicar na guia Inserir. O valor financiado e o número de parcelas do financiamento são indicados nas células C4 e C5. conforme apresentado na planilha. e posteriormente copiada e colada nas células do intervalo C11:C21. Assinale a fórmula que deve ser inserida na célula C10. 1”. e. Desenhar um retângulo usando o ponteiro do mouse para definir os limites externos da tabela. Em seguida. selecionando as células a serem mescladas. especificar no campo Número de células o valor “3” e clicar o botão OK. ( ) Clicar na guia Inserir. Assinale a alternativa que descreve corretamente como a tabela mostrada acima pode ser criada. Repetir o procedimento com a 2ª linha. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) =C$6*E$9/100 =(C$5-A$9)*C$6*B10 =(C$5-A9)*C$6*B10/100 =$C6*$E10/100 =C$6*E9 Página 6 . ( ) Clicar na guia Inserir. d. no botão Tabela e escolher 3 linhas e 1 coluna. escolher a opção Dividir Linha do menu. 2. Especificar no campo Número de colunas o valor “3. no botão Tabela e em Desenhar Tabela. que teve seu valor formatado como Porcentagem. no botão Tabela e escolher 3 linhas e 3 colunas.

São corretas as afirmativas 1. 3. São corretas apenas as afirmativas 3. b. n. O princípio da especificidade é o mais importante da indexação de assuntos e é aquele segundo o qual um tópico deve ser indexado sob o termo mais específico que o abranja completamente. ( ) Os artigos de periódicos em meio eletrônico não são padronizados pela norma citada. ( 17. 2010. isto é. Vários são os instrumentos utilizados para representar o conhecimento de uma dada área do saber. ( ) um índice de descritores de assuntos. Página 7 . Belo Horizonte. ( b. Conforme Lancaster (2004). 19. ( ) uma lista de palavras-chave contidas nos documentos. a. e. 2010. Marcos Antonio de. b. ( ) ( ) (X) ( ) Tesauros e bancos de dados. Esses instrumentos são denominados. ) A referência apresentada é de um periódico em meio eletrônico. Planejamento e controle de custos: um estudo sobre as práticas adotadas por empresas industriais de Caxias do Sul – RS. e. número. Fernando Batista. 25 questões 18. A indexação exaustiva implica o emprego de termos em número suficiente para abranger o conteúdo temático do documento de forma bastante completa. Códigos de catalogação e tesauros. ( ) Esta referência está incorreta. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. São corretas apenas as afirmativas 1. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.ufmg. Sobre a indexação de assuntos. d. A indexação de assuntos envolve duas etapas principais: a análise conceitual e a tradução. abr. ( ) Os sobrenomes dos autores devem ser apresentados em minúsculo. ( ) uma representação em descritores dos conteúdos dos documentos. 3. Acesso em: 10 ago. de forma geral. Caroline Dal Sotto. analise as afirmativas apresentadas abaixo: 1. ) Esquemas de classificação e tabela de classificação de autor. 4 e 5. e. a indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades intimamente relacionadas. 4 e 5. d. d. 3. FONTAN. Assinale a alternativa correta. 21. c. a. de linguagens documentárias. 4.br/revista/index. ( b. ( X ) Neste tipo de referência. página e os meses do ano são transcritos de forma abreviada.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina Conhecimentos Específicos 16. Disponível em: <http:// www. e. ) uma representação descritiva dos documentos.face. v. Analise a referência apresentada abaixo. os termos volume. 121-151. qual o seu assunto. uma vez que o título do artigo deve estar em destaque e não o título da revista. ( X ) uma representação do conteúdo temático dos documentos. c. A etapa da tradução implica decidir do que trata um documento. 4 e 5. BOFF. Um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos não autorizados. 5. 2. Base de dados e classificação decimal universal. São corretas apenas as afirmativas 1.php/contabilidadevistaerevista/article/viewFile/888/pdf86>. elaborada segundo a NBR 6023/2002 Informação e documentação – Referências – Elaboração: SOUZA. p. pois ambas implicam a preparação de: a. Tesauros e esquemas de classificação. 4 e 5./jun. c. 2. c. 2. d. Contabilidade Vista & Revista. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos mais relevantes desses instrumentos: a.

) O título do índice deve definir sua função e/ ou conteúdo. c. ) Os índices.Resumo – Apresentação. ordem numérica. principalmente quanto a CDU é utilizada em um sistema de informação informatizado. d. periódica ou não. que localiza e remete para as informações contidas num texto. inclusive material expressivo contido nas notas explicativas. :: Dois pontos duplos ou sinal de ordenação. os resumos devem ter um limite de palavra. recursos humanos e outros dados relativos a bibliotecas. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Bibliografia. Assinale a alternativa que apresenta a pontuação que é empregada para fixar a ordem dos números componentes em um número composto. Cronológio e alfabético. conforme NBR 10520. Repertório bibliográfico. De 150 a 500 palavras. assunto(s) coberto(s). Onomástico e bibliográfico. Assinale a alternativa que indica o número de palavras que um resumo. e.CRCSC 20. podem ser em: ordem alfabética. Obra de referência. Segundo a NBR 6023/2002 Informação e documentação – Referências – Elaboração. c. 21. ) O índice deve abranger as informações extraídas do documento. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Alfabético e numérico. ( ( ( ( 23. d. ordenadas segundo determinado critério. b. para artigos de períodicos. tipo(s) de suportes. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) De 250 a 500 palavras. centros de informação e documentação. Assinale a alternativa a que se refere esta definição: a. De 200 a 600 palavras. Sistemático e geográfico. d. entre outros. Como por exempo: índice de assunto. d. De acordo com a NBR6034/2004 . Numérico e sistemático. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) : Dois pontos ou sinal de relação simples. quanto à ordenação. apêndice(s) e anexo(s). c. b. / Barra oblíqua ou sinal de extensão. Guias de unidades informacionais. a. e. A Classificação Decimal Universal (CDU) estabelece uso de uma pontuação padronizada. endereço. Segundo a NBR 6. De 100 a 250 palavras.Informação e documentação . e. Repositório de dados.028/2003 . Quanto a sua extensão. as referências dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citação no texto. e. d. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) V–V–V–V–V V–V–V–V–F V–V–F–V–F V–F–F–F–V F–F–V–V–V 24. ordem sistemática. b. índice cronológico. Índice onomástico. [ ] Colchetes ou sinal de subagrupamento. de cima para baixo. b. c. deve ter: a. 22. identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ): ( ) Índice é uma relação de palavras ou frases.Índice . ordem alfanumérica. a. + Sinal de adição ou sinal de coordenação. que informa nome. o resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. entre outros. ordem cronológica.Apresentação. índice onomástico. b. Página 8 . ) O índice deve ser impresso no final do docufinal mento. De 50 a 100 palavras. c. Assinale a alternativa que indica a sequência correta. e. com paginação consecutiva ou em volume separado ou também no início do documento. Assinale a alternativa que apresenta os sistemas mais utilizados: a.Informação e documentação .

29. Brasília. Aprimorar o processo de busca. método operacional e descritivo. ( ) Questionário. ( ) Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) d. Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento tecnológico. ( ) Observação direta. (AACR3) c. Segundo Grogan (1995). b. análise de conteúdo. controle da interação do usuário com o sistema computadorizado. Para melhor atender e oferecer serviços de informação aos usuários de uma unidade de informação. Realizar a entrevista de referência. desempenhando diferentes tipos de atividades. d. Conselho Federal de Contabilidade. a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) publicou. método fenomenológico. técnica do incidente crítico. método indutivo/dedutivo. método fenomenológico. 26.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina 25. ( X ) É aquela cujo conteúdo intelectual ou artístico recebeu contribuição de diversas pessoas ou entidades. ( X ) Questionário. desempenhando diferentes tipos de atividades. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses principais métodos: a. é recomendado ao bibliotecário: a. Brasil. b. análise de tarefas e técnica do incidente crítico. Ignorar o problema inicial. Second Edition (AACR2R). Página 9 . entrevista. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste novo código: a. ( ) É a colaboração entre várias (mais de quatro) pessoas ou entidades que desempenham a mesma atividade na criação do conteúdo de uma obra. um sucessor do código Anglo-American Cataloguing Rules. d. ( ) Anglo-American Cataloguing Rules – 3. b. e. Assinale a alternativa que apresenta o cabeçalho de entrada correto para o Conselho Federal de Contabilidade: a.ed. método de qualidadede total. ( X ) Resource Description and Access (RDA) b. ( ) É a colaboração entre duas ou mais pessoas ou entidades que desempenham o mesmo tipo de atividade na criação do conteúdo de uma obra. em 2010. observação direta. da responsabilidade mista na criação de um conteúdo de uma obra: a. c. ( ) Entrevista. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Apresentar uma solução. ) É a responsabilidade principal pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de uma obra. reconheceu sua necessidade de informação. segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2. No estudo de usuário. e. Assinale a alternativa que apresenta a definição. d. ( ) Questionário. análise de tarefas e técnica do incidente crítico. ( ) Functional Requirements for Authority Data (FRAD) e. há a necessidade de conhecê-los. quando o usuário identificou seu problema. c. 27. Conselho Federal de Contabilidade (CFC). ( ) International Standard Bibliographic Description (ISBD) 28. d. Conselho Federal de Contabilidade (Brasil). observação direta. pela qual seja possível dar início à busca/pesquisa. ( b. técnica exploratória/descritiva. entrevista. e. A atividade de catalogação vem passando por um processo de renovação. Refazer a estratégia de busca. método fenomenológico e controle da interação do usuário com o sistema computadorizado. ( ) É aquela cujo conteúdo intelectual ou artístico recebeu contribuição de apenas duas pessoas. revisão 2002. Conselho Federal de Contabilidade. e. mas não a expressou de forma inteligível e clara na forma de uma questão. é necessário utilizar alguns métodos para a coleta de dados. c. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) CFC. c.

e. 3. c. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b. 4 e 5. preferências. São corretas apenas as afirmativas 1. 2. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Seleção. b. São corretas apenas as afirmativas 1. 32. uso e usuários. d. 4 e 5. pessoal. ( ) É o estudo que pretende entender as necessidades informacionais. inserção e correção de dados. ( X ) É a coleta sistemática de dados sobre o sistema – suas atividades. A base de dados de fontes contém os dados originais e constitui um tipo de documento eletrônico. e. bem como a conferir a coerência nos registros dos documentos. O conhecimento do usuário é indispensável tanto para o planejamento de novos serviços de informação como para o aprimoramento dos serviços já existentes. Inventário. portanto. Desenvolvimento de coleção. geralmente anual. Essa definição refere-se à(ao): a. b. Uma das finalidades principais de uma base de dados é que os dados que ela contém sirvam a uma variedade de aplicações distintas. As unidades de informação são vistas como uma organização e. 3. opera e mantém bases de dados e deve incluir todos os programas necessários para essa finalidade. e. As bases de dados de referências remetem o usuário a outra fonte. Assinale a alternativa que apresenta a definição de estudo de uso: a. existe uma função que precede todas as demais funções. 3. c. Assinale a alternativa que indica essa função: a. 2. que se destina a verificar a integridade das coleções de uma biblioteca. São corretas as afirmativas 1. Figueiredo (1990) distingue estudo de uso e estudo de usuários. Uma base de dados deve possuir um método comum de recuperação. Um sistema de gerenciamento de bases de dados (SGBD) é o sistema que gera. b. Uma base de dados é “um conjunto de arquivos e programas de computador coordenados e estruturados que constituem um depósito de informações que podem ser acessadas por diversos utilizadores” (CUNHA. Classificação. 4. como um documento. CAVALCANTI. ( ) É o estudo sistematizado com a finalidade de localizar um determinado assunto para o usuário nas diferentes bibliotecas. e. utilizam as teorias administrativas. c. opiniões e avaliações de usuários reais e potenciais a respeito dos serviços oferecidos e a serem oferecidos. uma pessoa jurídica ou pessoa física para que obtenha informações adicionais ou o texto completo de um documento. 31. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Direção Controle Avaliação Organização Planejamento 33. 4 e 5. 5. 2008. 4 e 5. c. ( ) É o processo realizado em um dado momento para conhecer o usuário dos serviços de informação oferecidos. em um dado momento ou em um período de tempo.CRCSC 30. Registro. operações. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. Embora na prática todas as funções se integrem. d. São corretas apenas as afirmativas 3. cujas funções são intimamente relacionadas em interação dinâmica. a. ( ) É a investigação capaz de mostrar ao usuário a estrutura organizacional da biblioteca para suprir suas necessidades d. Operação periódica. 43). Página 10 . p. Analise as afirmações sobre bases de dados apresentadas a seguir: 1. d. A admininistração é vista como um processo cíclico.

aquisição e catalogação. igualmente. Substituição. Assinale a alternativa que apresenta o requisito descrito: a. Substituição. Evolução operacional. Em administração de unidades de informação. c. 36. segundo a sua natureza. ) Projeto. ( ) Implementação. Conformidade (está de acordo com normas. Deterioração. 35. d. c. Projeto. Interoperabilidade (permite interação com outros sistemas). compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios. Entre vários requisitos citados pela literatura. Projeto. Processo gerencial. Implementação. Neste requisito devem ser avaliados aspectos referentes à(ao): Adequação (realiza aquilo a que se propõe). Tecnologia (atende às funções básicas de um biblioteca/centro de documentação). d. Segurança de acesso. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Manutenibilidade Confiabilidade Usabilidade Portabilidade Funcionalidade Página 11 . é usado para a representação gráfica do movimento e da operação de pessoas. Processo sistematizado. ( ) Evolução operacional. As bibliografias. Assinale a alternativa que indica corretamente este importante instrumento: a. Assinale a alternativa que apresenta todas as etapas e a sequência correta do ciclo de vida dos sistemas informatizados: a. Substituição. Circulação. Evolução operacional. b.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina 34. Entre seus objetivos estão o de identificar pontos fracos e fortes na estrutura e no funcionamento da organização. c. Para Rowley (2002). “o ciclo de vida dos sistemas informatizados é relativamente breve. e. apresentam características próprias que dependem de sua elaboração. d. c. leis). Assinale a alternativa que indica do nome da bibliografia cuja definição é: “repertório bibliográfico que. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) Formulário Fluxograma Funcionograma Organograma Regulamento 37. Na escolha do software para informatização da biblioteca. Substituição. ou sua análise ou seu resumo”: a. Evolução operacional. Assinale a alternativa que apresenta o nome deste processo: a. é necessário observar alguns requisitos na avaliação desse software. Deterioração. existe um requisito que analisa a capacidade do software de fornecer funções as quais satisfazem as necessidades quando usado para automação de bibliotecas. Deterioração. Implementação. d. além dos elementos descritivos do documento. inclui. Mudanças tanto no ambiente quanto na tecnologia contribuem para a deteriorização e a substituição dos sistemas informatizados”. ( X ) Análise. Evolução operacional. Implementação. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Bibliografia analítica Bibliografia sinalética Bibliografia exaustiva Bibliografia prospectiva Bibliografia recomendada 38. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Estudo de usuário Mudança organizacional Diagnóstico organizacional Planejamento estratégico Pesquisa operacional d. Seleção. b. Substituição. Recuperação da informação. e. Deterioração. ( b. Projeto. melhorar a eficiência e eficácia. b. de avaliação de serviços em organizações. documentos ou materiais entre as diversos setores. b. com tempo e espaço definidos. c. e. e. Implementação. ( ) Análise. Análise. Análise.

3. de autoridade. b. a. ( X ) Interação entre o usuário e o sistema. 3) conteúdo dos elementos que compõem o registro. ( ) Interação entre o bibliotecário e o usuário. 3 e 5. São corretas apenas as afirmativas 1. Assinale a alternativa que apresenta o componente central de todo sistema de informação: a. classificação. 2 e 5. São corretas apenas as afirmativas 1. pode-se afirmar: 1. c. ( ) Interação entre o processamento técnico e o sistema. 4 e 5. ( ) Interação entre a linguagem documentária e o sistema. Página 12 . 5. São corretas as afirmativas 1. em formato legível por máquina. 4 e 5. 2. ou seja. 40. O campo 1 – é utilizado para registrar as entradas principais e o campo 5 – é utilizado para registrar as notas. Um registro MARC para dados bibliográficos consiste de dois componentes principais: o Líder e o Diretório. A estrutura do registro é um conjunto dos códigos e das convenções estabelecidas explicitamente para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação. e. 2. informação de comunidade e dados de coleção. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. ( ) Interação entre a recuperação da informação e o usuário.CRCSC 39. os vários campos de informações. 4. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 3. d. 2) designadores ou indicação de conteúdo. b. c. identificados e padronizados para recuperar as informações. d. É composto de três elementos: 1) estrutura do registro. Em relação ao formato MARC. São corretas apenas as afirmativas 1. São padrões amplamente utilizados para a representação e exportação de dados bibliográficos. 2.

Página em Branco. (rascunho) .

(rascunho) .Página em Branco.

. .

br .FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Campus Universitário • UFSC 88040-900 • Florianópolis • SC Fone/Fax: (48) 3953-1000 http://www.org.fepese.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful