You are on page 1of 52

1.

NOMENCLATURA E EXTERIOR DO CAVALO

1.1 Introduo Exterior do cavalo ou ezoognosia o ramo da hipologia que estuda as formas exteriores do cavalo, considerando-as isoladas ou conjunto. Atravs desses conhecimentos pode-se observar as belezas, defeitos e particularidades de conformao que os torna mais ou menos aptos para o servio e finalidade a que se destina. O exterior tem ainda por objetivo o estudo dos aprumos, andaduras, propores, idade, pelagem e suas particularidades.

1.2 Regies do Corpo O corpo do cavalo, em exterior, dividido em quatro partes: Cabea, pescoo, tronco e membros.

109

a)

Cabea Orelhas Topete Fronte ou testa - Chanfro - Narinas - Lbio superior - Plos tteis - Boca - Plpebras

Face anterior =>

Covas ou olhais Tmporas Olho

Nuca Partida Face lateral => Garganta Ganacha

- Mento - Comissura labial - Bochecha

b) Pescoo

Bordo superior => Crineira e crina Bordo inferior => Sulco da jugular Tero anterior Face lateral => Tero mdio Tero posterior

c) Tronco Cernelha Dorso Face superior => Lombo Anca Garupa

110

Peito Ombros ou encontros Face anterior => Interaxilas Axilas Costado

Face lateral =>

Flanco Virilha

Cilhadouro Face inferior => Ventre rgos genitais

Cauda, cola ou rabo Extremidade posterior => nus rgos genitais (gua) Perneo

d) Membros Espdua Brao Regies prprias dos anteriores => Codilho Antebrao Joelho

Coxa Ndegas Regies prprias dos posteriores => Soldra Perna Jarrete 111

Canela Boleto Quartela Regies comuns aos quatro membros => Machinho Coroa Casco => Sola Ranilha Tales Golmos Pina Barras Parede (muralha)

112

Orelhas Crina Topete Fronte Anca Olhal Olho Garganta Narinas Lbios Mento Suco da Jugular Ganacha Coxa Cola Cernelha Dorso Lombo Garupa

Espdu

Virilha

Joelho

Cilhadouro

Jarrete

Canela Boleto Casco

Canela Boleto

Casco

2. PELAGENS DOS EQUINOS

2.1 Introduo

A pelagem formada pela pele, plos e crinas, que em conjunto nos fornece a cor do animal, que graas s variedades e particularidades nos do elementos importantes para a diferenciao ou identificao do animal, neste curso trataremos das pelagens bsicas do cavalo militar, visto que h uma grande variedade nos tipos de pelagens, de acordo com as associaes de raas e regies do pas.

2.2 Classificao

Pelagens simples e uniformes. Pelagens simples com cauda e crinas pretas. Pelagens compostas. Pelagens conjugadas.

2.2.1 Pelagens simples e uniformes

As pelagens simples e uniformes so aquelas formadas por plos de uma mesma cor, em todo o corpo do animal (inclusive crina, cauda e membros). Apresenta 3 tipos: Branca, Preta e Alaz.

a) Pelagem branca Composta exclusivamente de plos brancos, sendo mais comuns em animais de idade avanada. A incidncia da pelagem branca nos animais jovens est algumas vezes condicionada despigmentao da pele, (albinos).

b) Pelagem preta Formada de plos negros. A tonalidade varia do preto desbotado at um preto de intenso brilho.

114

c) Pelagem alaz Composta de plos de cor avermelhada variando do amarelo claro at o vermelho escuro, com crina e cauda da mesma cor do corpo, h casos em que a crina pode ser mais clara ou mais escura que o corpo. As extremidades (das canelas para baixo) so tambm da mesma cor do restante do corpo.

2.2.2 Pelagens simples com crina e cauda pretas

So aquelas que possuem plos da mesma cor por todo o corpo, com exceo da crina, cauda e extremidades dos membros, onde a cor geralmente preta ou bem escura. Apresenta 3 tipos: Baio, castanho, e cor de Rato.

a) Pelagem baia. Possui tonalidades que vo do amarelo claro ou cor de palha at o bronze enegrecido. Geralmente apresenta listra de burro, faixa crucial e zebruras.

Alazo sobre o baio: quando a crina e cauda tem a mesma cor geral do corpo, mas com as extremidades dos membros mais escuras ou pretas.

b) Pelagem castanha. Formada pela cor vermelha de vrias tonalidades, espalhada pelo corpo do animal, mas conservando a cor preta na crina cauda e membros

c) Pelagem cor de rato. Caracterstica dos asininos e muares, variando do cinza claro ao cinza escuro. Apresenta as seguintes variedades:

2.2.3 Pelagens compostas

As pelagens compostas so formadas pelas cores brancas, pretas e vermelhas, distintas em diferentes plos, ou ainda por duas cores no mesmo plo e distribudas por todo animal. Essas cores combinam-se de modos diferentes, mas sempre h predominncia de uma delas, Essas combinaes so das cores branca 115

e preta; branca e vermelho; preta, vermelha e branca; preta e vermelha; amarela e preta. Apresenta 5 tipos: tordilho, rosilho, lobuno, ruo e mouro.

a) Pelagem tordilha Caracterizada pela mescla de plos brancos e pretos, com predominncia de um ou outro. A pelagem tordilha varia muito nos equinos, tanto que o animal pode passar durante sua vida, principalmente se esta for longa, por vrias nuances do tordilho.

b) Pelagem Rosilha Resultante da mistura de plos brancos e vermelhos, tendo crina, cauda e extremidades dos membros geralmente da cor do corpo. A denominao Rosilha vem da cor rsea que apresenta em diversos tons devido a mescla de plos brancos e vermelhos em diferentes propores.

c) Pelagem Lobuna Apresenta duas cores em um mesmo plo, geralmente amarelo na base e preto na extremidade. No conjunto apresenta uma tonalidade pardo-amarelado semelhante a cor do lobo. Normalmente aparece nesse tipo de pelagem a listra de burro, faixa crucial, zebruras e extremidades escuras, o que deve constar na resenha. Variedades:

d) Pelagem moura Apresenta plos brancos sobre um fundo escuro, com cabea e extremidades negras.

2.2.4 Pelagem conjugada ou justaposta

Esta pelagem formada por manchas, placas ou malhas irregulares de cores variadas, em conjugao com o branco, com limites definidos. A cor predominante forma o fundo e a de menor proporo constitui o remendo. Quando h predominncia da cor branca, a palavra "tobiano" precede as cores e vice e versa. 116

Quando no houver limites bem definidos entre as manchas, placas ou malhas, este equino chamado de "Oveiro". Obs.: As raas Paint Horse e appaloosa, apresentam uma grande variedade de pelagens, porm restritas s associaes de raa. A pelagem tobiana pode apresentar tantas variedades quantas forem possveis justaporem ao branco, desde que essas cores formem malhas bem destacadas. Tobiano de baio: As manchas brancas apresentam se em maior proporo que a pelagem baia. Baio Tobiano: - o inverso Tobiano de castanho As manchas brancas apresentam se em maior proporo que a pelagem castanha. Castanho Tobiano - mais castanho que branco. Tobiano de alazo - As manchas brancas apresentam se em maior proporo que a pelagem alaz. Alazo Tobiano - o inverso Tobiano de tordilho - As manchas brancas apresentam se em maior proporo que a pelagem tordilha. Tordilho Tobiano - o inverso

3. FATORES QUE MODIFICAM AS PELAGENS

3.1 Idade A pelagem modifica de acordo com a idade do animal, sendo mais comum em animais recm nascido, e nos velhos. O potro nasce com uma cobertura opaca de plos finos e curtos, o que no representa a pelagem definitiva.

3.2 Sexo Devido a atuao dos hormnios sexuais, o garanho apresenta uma pelagem mais escura e brilhante em contraste ao macho castrado e as fmeas.

3.3 Estado nutricional O animal bem nutrido apresenta sempre uma pelagem brilhante e macia. 117

3.4 Higienizao Animais que recebem cuidados especiais constantes como o uso de rasqueadeira, escova, flanelas apresenta uma pelagem em excelente estado.

4. PARTICULARIDADES

So caracteres prprios e inconfundveis que nos permitem uma melhor identificao dos equinos

4.1 Particularidade que dependem da pelagem

a) Reflexos brilhantes: Estes lembram os reflexos dos metais sendo os mais comuns. Dourado, prateado, acobreado, azeviche, bronzeado, apatacado.

b) Constituda por plos brancos: Nevado atavonado, manchas brancas naturais ou acidentais , rabico.

c) Constituda por plos pretos: Mosqueado, salpicado, tigrado.

d) Constitudo de plos vermelhos: Pedrz, afogueado.

e) Constitudo de plos despigmentados: Melado. f) Localizados na cabea: Estrela, (apresenta diversos formatos). Filete, frente aberta, malacara, luzeiro, bocalvo, celheado, olhos gazeos e cabea de mouro.

118

119

g) Localizadas no pescoo: Amarilho.

h) Localizadas no tronco: Ventre lavado, listra de burro, banda crucial.

i) Localizados nos membros: Zebruras, cabos negros, cascalvo, cascos rajado. Calamento Vestgio de calamento Arminhado (plos escuros na coroa de cavalos calados) Baixo calado (plos brancos atingindo a boleto) Mdio calado (plos brancos atingindo a canela) Alto calado ou Arregaado (plos brancos inclusive no joelho e jarrete) 120

4.2 Particularidades que no dependem da pelagem

a) Remoinho: Regio onde os plos nascem em diferentes direes, formando um pequeno circulo, podendo ser em espiga ou em espada romana, quando apresentam prolongamento.

b) Golpe de lana: Depresso dos msculos subcutneos, de forma arredondada, e sem cicatriz.

c) Cicatriz: Seqelas de ferimentos

d) Marcas: Podem ser a fogo ou nitrognio.

121

122

123

5. NUTRIO DE EQUINOS

5.1 Introduo

Alguns conhecimentos sobre os princpios bsicos de nutrio facilitaro a organizao do programa de alimentao do seu equino.A boa nutrio fornece ao seu cavalo todos os nutrientes necessrios para o crescimento manuteno, reproduo e atividade fsica.

5.2 Energia

fornecida principalmente pelos Carboidratos (aucares) e pelas gorduras que o cavalo ingere. A maior parte da energia diettica consumida "digestivel", significando que medida que os carboidratos e gorduras passam atravs do trato digestivo, so absorvidos pela corrente sangnea e distribudos para todo o organismo do animal. medida que o organismo metaboliza os carboidratos e gorduras, a energia liberada para sustentar os processos vitais, como a respirao, batimentos cardacos e digesto e manuteno da temperatura. Atividades tais como crescimentos, manuteno de gestao e atividades esportivas requerem

quantidades maiores de energia.

5.3 Protena

A protena de importncia vital para o cavalo em todos os estgios da vida, mas de importncia ainda mais relevante no perodo de crescimento, porque a funo primria da protena a de formar os msculos, cartilagens, cascos e plos. O crescimento e desenvolvimento do potro so dependentes da quantidade de protena recebida diariamente pelo animal, e da quantidade de energia fornecida por esta rao. No cavalo adulto a protena continua sendo importante na manuteno dos tecidos musculares, ossos e plos, podendo est , ser em menos quantidade em relao ao potro.

124

5.4 Minerais

O desenvolvimento e manuteno de uma boa estrutura ssea com bons aprumos dependem de um adequado suprimento e uma correta relao clcio, fsforo, sendo estes os minerais mais exigidos tanto para crescimento como na manuteno dos equinos. Deficincias ou desequilbrios minerais podem levar ao aparecimento de problemas, tais como: crescimento retardado, falta de apetite, defeito de aprumos, leses sseas e baixas taxas reprodutivas.

5.5 Vitaminas

As vitaminas favorecem uma melhor absoro dos nutrientes pelo organismo. As principais vitaminas para os equinos so: Vit D, complexo B e Vit C .

5.6 gua

A gua necessria em praticamente todos os processos vitais do organismo. Como principal componente do sangue, a gua ajuda a distribuir os nutrientes a todas as clulas do corpo. Ela ainda auxilia na digesto dos alimentos e na eliminao dos excrementos, bem como na regulao da temperatura corporal.

5.7 Alimentos bsicos

a)

Pastagens:

O cavalo um animal herbvoro por excelncia, portanto, seu alimento bsico o prprio pasto. O cavalo tem o hbito do pastejo baixo, da a grande viabilidade de utilizao de forrageiras do grupo das gramneas, sendo estas: -Tyfton -Coast Cross -Transval -Estrelas (Africana e Porto Rico) -Rhodes -Tanznia 125

Os capins gordura, andropogon e colonio tambm podem ser empregados para a alimentao equina.

b) Capineiras: So mantidas como reserva, sendo mais empregadas na poca da seca, e as mais usadas so de: - Camerum - Elefante - Napier

c) Alimentos industrializados: As raes so padronizadas de acordo com cada categoria de animal, levando em considerao a idade e funo desempenhada.

d) Gros: Os mais utilizados so a aveia e milho, os quais fornecem substancial quantidade de energia devido ao seu alto contedo de carboidratos.

e) Feno: O feno produzido na poca em que a forrageira apresenta melhor valor nutritivo. Nesta ocasio, ela ceifada, desidratada, enfardada e armazenada em local apropriado. As forragens mais indicadas so a alfafa, o tyfton e coast cross.

5.8 Quantidade O equino pode comer at 3% do seu peso vivo em alimento, num perodo de 24 horas, sendo 1,5% em concentrado e 1,5% em volumoso. H casos especiais que exigem alimentao diferenciada, o que acontece com guas em gestao e animais de trabalho intenso.

126

6. CONTENO

6.1 Introduo

Os animais, para serem examinados ou tratados, muitas vezes, devem ser contidos, ou seja, submetidos a processo de imobilizao, para que possa, com eles operar, tratar ou examinar, sem que suas reaes possam causar traumas no animal ou na pessoa que o trata.

6.2 Quando empregar os meios de conteno Nas intervenes cirrgicas Nos exames demorados Nas instrues de ensino No ferrageamento

6.3 Conteno Fsica

Mtodo pelo qual empregamos meios mecnicos, tais como, cordas, peias, cachimbo, bual, etc.

a) Cabresto:

127

b) Peias:

c) Conteno pelo membro anterior (mo de amigo) ou posterior (p de amigo) Esta conteno usa-se quando o equino nervoso ou arredio, para se aplicar um medicamento ou fazer um curativo simples ou para ferrar.

128

d) Tronco: O tronco um aparelho de conteno que recomenda-se, principalmente para equinos. O seu emprego permite a obteno de uma completa imobilizao do animal, permitindo assim com segurana a prtica de operaes demoradas e dolorosas, sem o perigo de queda do paciente ao solo ou de por em risco de acidente o operador e seus auxiliares. O tronco comum composto de quatro postes ou colunas verticais solidamente plantadas no solo, reunidas lateralmente por duas barras fixas na parte de cima e mais duas ou trs barras mveis abaixo e na frente, 129

fazendo entrar o equino nessa espcie de corredor, um ajudante faz correr as barras mveis que fecham o tronco pela frente e por traz. Podem-se fixar argolas no solo, nas laterais na parte posterior do tronco para com isso, e, com ajuda de peias, conterem os posteriores do equino para o caso de castrao com o animal em p.

e) Cachimbo: O cachimbo um aparelho de conteno simples de ser feito, pois o mesmo consiste num pedao de madeira rolio com um furo lateral, em uma das extremidades, atravs do qual se passa uma corda fina de aproximadamente 40 cm, amarrando-a a si mesma, formando um argola. Para se colocar o cachimbo, passamos a mo esquerda dentro dessa argola com essa mesma se pega o lbio superior do animal, levando a argola de corda at esse ponto e torcendo o cachimbo at apertar a corda no lbio superior deste animal. O cachimbo alm de conter, desvia a dor no caso de um curativo.

f) Priso de animais: H diversos modos de prender os animais nos estacionamentos e altos de certa durao, entre os quais os mais comuns so: a corda tronco e o anel de bivaque.

130

A corda tronco: uma corda grossa, com argolas de ferro amarradas , de metro em metro e dos dois lados, alternadamente, onde se prendem os cavalos. Sempre que possvel, deve-se preferir, porm, fazer a corda tronco com um cabo de ao torcido no s por mais resistente, muito mais leve (pode ser conduzido por um homem no prprio cavalo) e permitir seu emprego na travessia de cursos d'gua, como pela adaptao das argolas para prender os colocao sucessiva de argolas, medida se torce novamente). Em regra geral por peloto e, quando armado deve ficar bem esticada, na altura de 1.30 m do cho e, sempre possvel, coloca-se uma segunda corda comum em baixo da primeira, para evitar que os animais passem de um lado para o outro. melhor quando se consegue amarrar os cavalos de um s lado da carda de tronco. Os cavalos so presos pela corda (que substituir a rdea do bual), com um comprimento tal que possam alcanar o cho para comer; porm, no tenham que comer na corda tronco, os animais so atados bem curtos. Quando a corda tronco fica no cho, os animais tambm devem ser atado bem curtos. Na falta de corda tronco, consegue-se improvisar facilmente com as cordas e estacas no prprio comprimento, cujas extremidades so presas a arvores ou moires, ou presas no cho por meio de estacas. H vantagem de colocara corda tronco em matos, debaixo de grandes rvores, sombra de edifcios ou orlas de estradas, para fugir investigaes areas. Quando ataques areos so possveis, os animais devem ser atados na corda tronco, de preferncia, por grupo de combate, ficando esses grupos separados uns dos outros, no mnimo, de 40 a 50 metros. animais (distoro,

g) Anel de bivaque: O processo do anel de bivaque consiste no aproveitamento de um estribo para nele serem amarrados os cavalos, em circulo, por meio de corda. Para isso atase uma das extremidades na argola do bual (ou pescoo prximo nuca, mas de modo a no enforcar o cavalo) e a outra passa-se por dentro do estribo, dando-se um n bem firme e de modo que a cabea do animal fique a uns trs palmos do estribo; a extremidade livre dessa corda, serve para prender mais um ou dois cavalos. Em cada anel de bivaque pode ser amarrados cerca de 12 animais encilhados ou desencilhados, mas em geral prende-se por grupo de combate. 131

Os cavalos ariscos e irrequietos no devem ser presos com os outros, seja na corda tronco ou anel de bivaque ficam amarrados separadamente em rvores, estacas ou mesmo, acoleirados dois a dois.

6.4 Meios de conteno medicamentosa

So feitas atravs de produtos qumicos, que atuam no sitema nervoso central e relaxantes musculares os quais so usados para pequenas cirurgias, embarque e desembarque de equinos fogosos ou nervosos, sendo que o tempo de ao destas drogas dose dependente.

7. ATITUDES E POSIES ADOTADAS PELOS EQUINOS

7.1 Introduo

Atitude o meio pelo qual o equino usa para expressar seu estado psquico e/ou emocional, sendo que o mesmo adota posies caractersticas em cada caso, podendo estar em repouso, de p ou deitado, quando de p, d-se o nome de estao e quando deitado diz-se decbito.

7.2 Estao

Esta pode ser livre ou forada.

a) Estao livre: Quando o animal deixado vontade, toma a posio de p que mais lhe convm. Geralmente o animal se apoia em trs membros e descansa um, deixandoo em meia flexo, desviado para frente e para dentro, apoiando-se livremente pela pina no solo quase sempre, este membro um dos posteriores, podendo ocorrer em uma das diagonais. Obs: Quando um dos membros apresenta-se doente, este que permanece em descanso. Nesta posio que o cavalo adulto normalmente dorme. 132

b) Estao forada: Quando o animal se apoia nos quatro membros, distribuindo sobre eles a parte proporcional do peso, podendo apresentar-se em posio ao quadrado, concentrado ou juntado, desconcentrado ou estendido.

Em posio: Quando os membros suportam o corpo na direo dos aprumos.

Concentrado: Quando os membros se recolhem, convergem para a base de sustentao, ficando concentrados em baixo do corpo.

Desconcentrado: Quando os membros se afastam, de modo que os anteriores vo para frente e os posteriores para trs.

7.3 Decbito

Os equinos apresentam quatro formas de decbito.

a) Esterno-abdominal: Quando o repouso se faz sobre o esterno e o abdome, apoiando-se sobre o solo o costado direito ou esquerdo, mantendo a cabea levantada quando acordado e levemente apoiada pelos lbios quando dormindo. Esta posio adotada normalmente por equinos cansados ou doentes.

b) Lateral: Quando o decbito se faz completamente sobre um dos lados, ficando pescoo, cabea, tronco e membros totalmente estendidos no solo. Esta posio observada em equinos recm nascidos ou velhos.

133

c) Dorsal: Quando o repouso se faz sobre a linha dorso-lombar, bordo superior do pescoo e garupa, e geralmente com os membros flexionados. Esta posio de pouca durao, adotada quando o equino apresenta dor abdominal.

d) Em esfinge: Quando apoia o ventre e as ndegas no solo, com os posteriores sob o corpo, e os anteriores estendidos para frente e mantendo o pescoo e cabea levantados. observado quando o equino esta se levantando, ou durante o curso de algumas enfermidades que provoquem paralisia dos membros posteriores.

7.4 Outras Atitudes

As principais so observadas pelas orelhas e cauda. As orelhas tm uma funo dupla: alm de receber sinais, elas, conforme a posio em que o cavalo as coloca, nos transmitem sinais.

a) Orelhas espetadas para cima: Indicam que o cavalo esta atento ao que acontece a frente e nos lados exprimem vigilncia, interesse sobre o que esta acontecendo.

b) Orelhas cadas "cabanadas": Quase sempre significam cansao ou apatia, sinal de sono ou dor, os quais os equinos no sabem exprimir com sons. As orelhas caem porque o equino no tem fora necessria para mant-las eretas. Pode ser tambm uma caracterstica gentica.

c) Orelhas murchadas: a posio em que elas ficam para trs, grudadas ao pescoo, exprimem sinal de nervosismo ou que est prestes a atacar atravs de mordidas ou coices.

134

d) Olhos: Olhar fixo e continuo para os flancos, normalmente direcionado para o local onde esta sentindo dor.

e) Cabea e lbio: O cavalo que est identificando gua no cio, cheirando outro animal, fezes ou urina, levanta a cabea e o lbio superior alm de soltar ar pelas narinas. Relinchar e sacudir a cabea mostra que aprova uma atitude ou situao.

f) Narinas: Dilatadas ou abertas, mostra que o cavalo est alerta. No momento de irritao, ou quando indica uma tendncia a atacar, as narinas se fecham. Em alguns animais, isso pode mostrar tambm o esforo de um trabalho. Encher as narinas de ar rapidamente e soltar, capaz de emitir um ronco, indica alarme, excitao ou apenas uma forma de chamar ateno.

g) Cauda: caracterstico da raa rabe mant-la elevada durante o deslocamento. Apresenta flexo e toro nos casos de dores abdominais. Quando o animal est tranqilo faz movimentos laterais e suaves, geralmente no intuito de espantar insetos. Quando a cauda esta para cima mostra excitao ou euforia.

h) Posio de mico: Posio adotada quando o equino apresenta sinais de dor abdominal.

i) Patas: O cavalo irrequieto, mexendo as patas traseiras, normalmente acontece por causa da presena de moscas. Cavar com os anteriores sinal de dor intensa.

135

8. DISTRBIOS COMPORTAMENTAIS, VCIOS

8.1 Introduo

So as ms qualidades do comportamento, que depreciam parcial ou totalmente o animal para o fim destinado.

8.2 Principais vcios

Geralmente relacionam-se com o temperamento (ndole), medos, irritao, corretivos brutais, maus trato, ociosidade, doma incorreta, defeitos fsicos, (viso, conformao) e peas de arreamento.

a) Aerofagia: A ingesto de ar causada normalmente pela ociosidade. O equino apoia os incisivos superiores em um obstculo rgido contraindo-se espasmodicamente sobre o pescoo, desviando o ar da traquia para o esfago, produzindo um rudo caracterstico de arroto. H alguns casos, em que o equino no necessita de apoio para a ingesto de ar. Na correo, usa-se mordaa plstica ou de ferro e coleiras, dependendo de cada caso.

b) Dana de urso: Oscilao rtmica da cabea e pescoo, acompanhado de apoio alternado dos membros anteriores no mesmo compasso. comum nos casos de ociosidade, impacincia e irritao e de difcil correo.

c) Coprofagia: A ingesto de fezes comum nas deficincias minerais (verminticas e/ou alimentar), ou em casos de restrio alimentar. A correo se faz pela aplicao de vermfugos, mineralizao, fornecimento constante de forragem e limpeza das baias.

136

d) Empacar: O equino para firma as patas, recusa-se a prosseguir mesmo quando aoitado, podendo at recuar. comum quando o animal apresenta medo, dor na coluna vertebral ou na doma defeituosa.

e) Escoicear: Geralmente para trs, com um ou dois posteriores, podendo ser uma s vez, ou vrias vezes. Ao aplicar o coice, em geral, o animal murcha as orelhas e abaixa a cabea. Pode ser encarado como um gesto de defesa ou ataque.

f) Negar estribo: O equino oferece dificuldade ao cavaleiro para montar, atirando o corpo para o lado oposto e afastando-se. Este vcio pode ser devido ao medo ou a doma mal feita.

g) Bolear: O equino empina e atira-se bruscamente para trs, cai de costas ou de flanco. A correo atravs da colocao de gamarra, porm nem sempre obtemos bons resultados.

h) Corcovear: O equino salta repetidas e desordeiramente, arqueando o dorso e abaixando a cabea, com o objetivo de derrubar o cavaleiro ou livrar-se dos arreamentos. Este vcio pode ser devido a m ndole ou atitude de defesa ao uso de esporas, ferimentos no dorso e lombo ou contato da cilha na virilha.

i) Disparar: Este vcio est mais relacionado ao cavaleiro do que ao cavalo. Pode ser corrigido com o uso de freios e cabeadas especiais associado a trabalhos contnuos.

137

j) Morder: Decorrente de m ndole, vingana ou represlia a maus tratos durante o emprego de material de limpeza e ato de encilhar. A correo inicia-se com a aquisio da confiana do animal, sendo que nos casos graves, recomenda-se o uso de mordaas.

k) Manotear: Pode ser em estao, ou empinado, com um ou os dois membros anteriores, geralmente uma atitude de defesa.

l) Refugar: O animal nega-se a passar por determinado local, mesmo sendo forado.

m) Masturbar: comum em potros ou em garanhes que foram afastados da vida reprodutiva.

9. FERIMENTOS PROVOCADOS POR PEAS DE ARREAMENTO

Quanto aos ferimentos causados por peas do arreamento temos duas principais causas e essas sero relatadas abaixo. muito comum os animais apresentarem feridas na regio da cernelha causadas pelo material de encilhagem. Essas feridas recebem o nome de pisadura. Quando um cavalo apresenta pisadura esse animal passa a ficar inutilizado temporariamente para o servio, esse animal fica baixado. Quando um animal fica baixado ele sai da escala de servio, o que acaba sobrecarregando os outros animais, Para se evitar as baixas devido a pisaduras nos devemos sempre: Limpar bem o animal Para que as sujeiras presente na regio da cernelha como poeira, terra, areia etc. no causem ferimentos por atrito nessa regio. Outro tipo de ferimento muito comum causado pelo material de encilhagem uma inflamao na regio do encilhadouro causada pelo aperto excessivo da

138

barrigueira, ou pelo uso de barrigueiras em pssimo estado de conservao. Tambm causa de baixa de animais. Para se evitar as baixas por esse motivo devemos sempre usar barrigueiras em bom estado de conservao e sempre cuidar para que a barrigueira no fique excessivamente apertada.

10. APLICAO DE MEDICAMENTOS EM EMERGNCIAS

10.1 Introduo

Em casos de emergncias, o cavaleiro pode ser obrigado a ter que prestar socorro ao animal, at que possa ser obtido o atendimento veterinrio. Os conhecimentos aqui ministrados visam a aplicao em situaes de emergncia ou extremamente necessrias, identificao de vias e locais corretos, no devendo estes procedimentos tornarem-se rotinas, devido aos riscos que apresenta esta prtica.

10.2 Administrao de medicamentos via enteral

Tambm conhecido como via oral, onde a administrao do medicamento feita atravs da cavidade bucal, e a absoro se faz ao nvel de trato gastrointestinal. Os medicamentos indicados para esta via so: anti-helmintico (vermfugos), complexos vitamnicos e minerais, laxantes, protetores de mucosa, alguns antibiticas, e antidiarricos. Obs. O medicamento pode ser administrado diretamente no estmago, via sonda naso-esofgica.

10.3 Aplicao de medicamento via parenteral

o mtodo mais indicado para a maioria dos medicamentos, o qual realizado atravs de injees.

139

Antes de qualquer procedimento teraputico, onde adotamos o uso de injees parenterais, devemos tomar medidas higinico-sanitrias, tais como: Manipular os medicamentos com as mos limpas; Usar seringas e agulhas descartveis ou esterilizadas; Observar a via indicada para cada medicamento; Observar o prazo de validade do medicamento; Observar o volume a ser aplicado em cada local.

10.4 Tipos de Injees

a) Intramuscular: Neste tipo de aplicao, devemos usar agulhas de calibre 40x12; 30x8; e 25x7, dependendo da quantidade, do veculo e tamanho do animal que est sendo tratado, e nunca aplicar um volume superior a 20 ml em um mesmo ponto.

Locais de eleio para aplicao Msculo da garupa; Msculo da tbua do pescoo.

b) Endovenosa: Esta via utilizada quando se deseja aplicar grandes quantidades de lquidos ou necessita de uma resposta imediata. O calibre da agulha, ou catter depender do volume do medicamento a ser aplicado. Para grandes quantidades, como nas hidrataes, recomenda-se catter intravenoso 14g ou agulhas 40x16. Quantidades menores usa-se agulhas 40x12 ou 40x8.

Local de eleio para aplicao endovenosa Veia jugular, podendo ser usado tanto o lado direito quanto o lado esquerdo.

c) Subcutnea: O medicamento depositado abaixo da pele, formando um pequeno ndulo, indicada para algumas vacinas, usando agulhas 25x8 e 25x7.

140

Local de eleio Tecido subcutneo da tbua do pescoo.

d) Intradrmica: Esta via pouco usada, sendo a absoro do medicamento lenta, e o efeito prolongado. Indicada para inoculao de antgenos de provas imunolgicas e vacinas. Usa-se agulhas de calibre 13x3 e 12x4.

10.5 Administrao tpica

A aplicao tpica de medicamento utilizada em processos inflamatrios (Tendinites), processos dermatolgicos (dermatites) e nos curativos. Os medicamentos apresentam-se na forma de gel, pomadas revulsivas e antibiticas, ps, spray, unguentos e lquida (asperso). Nos casos de curativos, as feridas devem ser limpas com lcool iodado, as crostas retiradas, e s ento colocado o medicamento. Quando o local permitir, deve se proteger a ferida com gaze, algodo e atadura.

10.6 Administrao de medicamento via retal

usada para aplicao de substncias emolientes, nos casos de impactao ou medicamentos na forma de supositrios.

10.7 Riscos com aplicao de medicamentos

Formao de abscessos, necrose tecidual; Falsa via (sonda); Flebite; Choque anafiltico (morte); Perda de funo (claudicaes/mobilidade do pescoo).

141

11. DOENAS BACTERIANAS

11.1 Introduo

As enfermidades bacterianas geralmente so de curso crnico, e na maioria das vezes, secundrias a uma infeco viral.

11.2 Pneumonia

caracterizada pela inflamao do parnquima pulmonar, bronquiolos e brnquios. Alm das bactrias Streptococcus, Rhodococcus, e outros podem provocar pneumonia, tais como agentes alrgicos, vrus, verminoses e corpos estranhos.

Sinais clnicos: Respirao superficial com odor ftido na expirao Febre continua Estertores pulmonares Tosse de intensidade varivel Corrimento nasal presente ou no.

Tratamento: Antibiticoterapia Mucolticos Inalao nos casos graves Estimulantes respiratrios

11.3 Ttano

Doena infecciosa altamente fatal, causada pela toxina do Clostridiun tetani. O contgio se d por ferimentos provocados por objetos e feridas cirrgicas contaminadas. Apresenta um perodo de incubao de 15 a 21 dias.

142

Sinais clnicos: Espasmos musculares (tetania) Prolapso da terceira plpebra Trisma maxilar Rigidez muscular Cauda em bandeira Orelhas eretas Dilatao das pupilas e narinas Reao exagerada a estmulos externos

Profilaxia: Vacinao Curativos de ferimentos. (Uso de gua oxigenada)

Tratamento: Colocar o animal em local escuro Antibioticoterapia Soro antitetnico Relaxantes musculares Hidratao Alimentao por sonda

11.4 Garrotilho

Doena aguda causada por bactria, provocando inflamao do trato respiratrio superior. Provocado pelo Streptococus equi.

Sinais clnicos: Apatia; Anorexia; Febre 40 C ou mais; Tosse; Corrimento nasal, geralmente bilateral. Aumento dos linfonodos sub-mandibulares podendo ocorrer fistulao. 143

Transmisso: Contato direto Locais ou materiais onde se escorrer secreo nasal de animais infectados: Baldes, coxo d'gua, aerossis.

Diagnstico: Sinais clnicos

Controle: Recomenda-se o isolamento dos animais afetados. H vacina, porm a resposta boa ao tratamento clnico.

Tratamento: Antibioticoterapia a base de penicilinas, associado a antiinflamatrios e mucoltico.

12. DOENAS VIRTICAS

12.1

Anemia infecciosa eqina

Enfermidade infecto-contagiosa especifica dos equdeos, provocada por vrus. (RNA - Vrus, famlia retroviridae)

Sinais clnicos: A doena interfere na capacidade de trabalho do animal e pode se apresentar de vrias formas: aguda, sub-aguda, crnica e inaparante. Depresso, fraqueza profunda levando a incordenao. Febre de at 42 C com variaes, mucosas plidas. Perda de peso acentuada. Hemorragias sublinguais. Edema na regio ventral do abdmen, prepcio, pernas e etc. Diarria, epistaxe. 144

Alteraes hematolgicas. Transmisso: Basicamente pelo sangue, atravs de picada de mosca, (tabanideo), infeces, instrumentos cirrgicos, materiais de limpeza, peas de arreamentos, pela placenta, e colostro.

Diagnstico: Sinais clnicos. Exame de imunodifuso em gar-Gel (IDGA)

Tratamento: No h tratamento especfico, nem vacina, recomenda-se o sacrifcio.

12.2 Encefalomielite

Doena

infecto-contagiosa,

que

acomete

equinos,

caracterizada

por

perturbao da conscincia, irritao motora e paralisia, causada pelos Arbovirus leste, Oeste e Venezuela.

Sinais clnicos: Febre de at 41 C no incio, persistindo por 24 a 48h, com sinais nervosos aparecendo no pico febril. Hipersensibilidade sonora e as toque. Perodos de excitao e apatia, com cegueira aparente. Andar em crculos e esbarram em obstculos Tremores musculares na paleta e faciais. Paralisia do lbio inferior, e a lngua pode estar pendurada do lado de fora. A defecao e mico esto suprimidas e o animal no capaz de engolir.

Transmisso: Picada de artrpodes, principalmente mosquitos e carrapatos.

145

Diagnstico: Sinais clnicos e exames laboratoriais tais como soroneutralizao, inibio de hemaglutinao ou fixao de complementos.

Controle: Vacina, quarentena de animais provenientes de regies endmicas.

Tratamento: Terapia de apoio, cuidados com o animal para que no se traumatize.

12.3

Influenza (gripe equina)

Doena infecto-contagiosa respiratria, causada pelo Ortomixovirus tipo "A".

Controle: Vacinao, controle de hematfagos, isolamento dos animais suspeitos.

Tratamento: Em animais no aconselhado.

12.4 Raiva

Doena infecto-contagiosa aguda, quase sempre fatal, que acomete o sistema nervoso central. uma zoonose e apresenta-se nas formas paraltica ou furiosa, causada pelo Rabdovrus, que produz leses apenas no tecido nervoso, e apresenta um perodo de incubao de 3 semanas a 3 meses

Sinais clnicos: Paralisia gradual ascendente dos membros posteriores. Agressividade (na forma furiosa). Na forma moderada ou paraltica, o dobramento do boleto posterior, o bamboleio dos membros posteriores ao caminhar, o desvio freqentes par um lado ou a flacidez da cauda so sinais iniciais comuns. 146

Salivao profusa O animal no consegue manter-se de p e incapaz de se levantar. Aparncia tensa e de alerta, hipersensibilidade ao som. Libido aumentada

Transmisso: Mordedura de animais infectados, principalmente morcegos hematfagos e ces.

Diagnstico: Sinais clnicos (suspeita). Laboratrio post-morten.

13. PARASITOSES DOS EQUINOS

13.1 Ectoparasitas

Introduo

Os ectoparasitas mais comuns so os carrapatos, sarnas e fungos, os quais atuam como vetor para outras enfermidades e provocam srias leses cutneas. Principais ectoparasitas:

Carrapatos

So vetores da Nutaliose (babesia), e quando em infestao macia provocam dermatite com erupes cutneas, otite seguida da perda do formato da orelha (troncho), alopcia generalizada, anemia, paralisia e morte. O contgio direto principalmente em pastos altos e matas. O controle deve ser peridico atravs de medicamentos aplicados por asperso ou pulverizados, a base de piretrides ou organofosfarados, tais como Butox, Neguvon e Tanidil.

147

Sarnas

uma infestao cutnea parasitria, com intenso prurido, sendo o equino, hospedeiro de trs espcies: Sarcoptes equi, localizado principalmente na cabea. Psoroptes equi, acomete principalmente nuca, crina e cauda. Chorioptes bovis, variedade equi, que causa a sarna carpiana. Ciclo varia de 1 a 7 semanas . A transmisso resulta de contato direto, bem como por objetos inanimados (materiais de limpeza), peas de arreamento e capas. A infeco favorecida por uma pelagem espessa, condies ambientais frias, umidade e maus tratos pelagem. Na preveno, devemos observar as condies higinico-sanitrias dos animais, levando em considerao os cuidados peridicos, evitar que o animal seja recolhido a sua baia ainda molhado e individualizao do material de animais infestados. O tratamento feito com drogas a base de organofosforados e peritrides, porm, antes de iniciarmos o mesmo, devemos fazer uma limpeza geral do animal para que o medicamento entre em contato com a pele.

Fungos

A dermatite fngica uma doena contagiosa, localizada principalmente nas regies da cabea, lombo e garupa, com formao de crostas, produo de exsudato. O contgio por contato direto, com outros animais infectados, ou pela transmisso indireta atravs de material de limpeza e peas de arreamento, ou em baias onde estiveram animais acometidos. A infeco favorecida pelo agrupamento de animais, estbulos, poucos higienizados e elevado teor de umidade. Controle: Isolar os animais contaminados. No utilizar material de limpeza e peas de arreamento de animais contaminado. 148

Evitar que o animal seja colocado na baia molhado. Tratamento Antes da aplicao de medicamento necessria a remoo das crostas, para que o medicamento entre em contato com a pele. Usa-se antifngicos base de iodo e violeta genciana, e dependendo do caso deve ser usado antibioticoterapia devido s infeces secundrias.

13.2 Endoparasitas

Introduo

A Infestao vermintica um inevitvel e potencialmente srio problema de sade para os equinos de todas as idades, raas e atividades.

Contgio

D-se pela ingesto de larvas e ovos dos vermes que so encontrados nas pastagens, na gua cocheiras e at mesmo em insetos e no colostro.

Sinais Clnicos: Coprofagia Progressiva perda de peso Retardo no desenvolvimento Anemia Pelagem fosca Diarria Clicas Penumonia Gastroenterite hemorrgica Aneurismas Sinais clnicos neurolgicos

149

Principais vermes e sua localizao:

Habronema Trichostrongylos a) Estmago Strongylus Gasterfilos Parascaris

Strongylides Anaploephala b) Intestino delgado Paracaris Trichostrongylos

Pequenos strongylos c) Intestino grosso Grandes strongylos Anaplocephala Oxiros equi

e) Artria mesentrica

Strongylus vulgaris

Dictyocaulus arnfield f) Pulmo Strongyloides westeri

Habronema g) Pele Onchocercose

Diagnstico: Exame clnico Histrico Laboratrio

150

Tratamento: Escolher um vermfugo de amplo espectro. Deixar os animais em jejum mnimo de 12 horas Manter um intervalo de mximo de 3 meses entre as desverminizaes.

Habronemose cutnea

uma perturbao cutnea estacional, em que a infeco larval de ferimentos menores provoca o surgimento de leses granulomatosas, geralmente esto associadas a fungos. Duas espcies so responsveis por estas leses, a habronema muscae e a microstoma. A transmisso feita pela mosca domstica, no momento do repasto sangneo em leses, ou as larvas so depositadas nas narinas ou lbios dos equinos, sendo ingeridos, penetram na parede estomacal e migram pelos tecidos. O tratamento difcil e prolongado, deve-se associar vermfugos especficos estirpao cirrgica da leso, curativos dirios, manter as feridas cobertas para evitar a reinfestao.

13.3 Afeces do Sistema digestrio

Introduo O cavalo um herbvoro, e seu aparelho digestivo consiste em um tubo muscular de aproximadamente 30 metros de comprimento, que se estende da boca ao reto. Os alimentos fazem o percurso total pelo sistema digestivo em

aproximadamente 72 horas. Os principais rgos do sistema digestivo do equino so: boca, glndulas salivares, estmago, fgado, intestino delgado, ceco, intestino grosso e reto. A digesto inicia-se na boca com a mastigao e pela saliva (um equino adulto produz cerca de 35 litros de saliva por dia). No estmago, pelo suco gstrico (cido clordrico), onde h pouca absoro de nutrientes. O estmago ocupa menos que 10% da capacidade total do sistema digestivo, e os alimentos permanecem neste, por no mximo de 6 horas. 151

O intestino delgado representa 1/3 da capacidade do trato digestivo, secreta enzimas que digerem a maior parte dos nutrientes dos alimentos (protena, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas). No ceco, ocorre digesto das fibras pelas bactrias, produzindo cidos graxos volteis. O intestino grosso representa quase 50% da capacidade do sistema digestivo, responsvel pela digesto das fibras no digeridas no ceco. Finalmente, o material fecal eliminado pelas fezes, atravs do reto.

Sndrome clica

Conceito: Manifestao de dor abdominal visceral, associada ao trato gastrointestinal, urinrio e reprodutivo, podendo ser aguda, crnica ou recorrente.

Causas: As alimentares esto relacionadas com erros qualitativos, quantitativos e de manejo, tais como: - Excesso de rao; - Alimentos mofados ou fermentados; - Arraoamento logo aps o trabalho; - Alimentos com excesso em fibras; - Mudanas bruscas na alimentao; I- ngesto de corpos estranhos.

As mecnicas esto relacionadas com a motilidade, contedo das alas, presena de forames naturais e gestao, sendo as principais: Tores, vlvulo, intussusepo, obstruo, impactao, deslocamento e encarceramento. As verminoses provocam lceras gstricas, obstrues de intestino delgado e aneurismas de artria mesentrica. As renais, devido a clculos e obstruo de ureter e uretra. Nas guas prenhas pode ocorrer toro uterina.

152

Sinais clnicos: Anorexia, inquietao, cava o solo, sudorese, deita e rola, taquipnia, olha para flanco, escoiceia o abdome, adota as posies de co sentado, de mico e decbito dorsal.

Tratamento: direcionado de acordo com o diagnstico de cada caso. Geralmente usa-se: - Lavagem gstrica (sonda nosogstrica). - Analgsicos Banamine, fenilbutazona, etc. - Laxantes - leo Mineral, Sulfato de Magnsio, Linhaa. - Reposio de fludos (hidratao) - Soro Ringer com lactato. - Cirurgia - Nos casos de tores.

Diarria:

Conceito: um distrbio de trato digestivo, caracterizado por fezes aquosas, de odor ftido, seguido de grave desidratao.

Causas: Infeces por vrus, protozorios, salmonela e clostridium. Verminose. Ingesto de alimentos altamente fibrosos ou mofados. Induzida por medicamentos. Leite de gua durante o cio.

Tratamento: Recomenda-se hidratao, mudana da alimentao, uso de antibiticos, analgsicos e protetores de mucosa.

153

13.4 Higiene e Profilaxia

Introduo

Para conservar um cavalo em bom estado, necessrio no s a observao de certas regras de higiene diria, (mesmo que o animal no esteja trabalhando) e peridicas, bem como uma boa cama e alimentao, pois assim se poder contar com o cavalo a todo e qualquer momento.

Cuidados dirios

Limpeza Emprega-se o ferro de ranilha, rasqueadeira, pente, escova e flanela. Inicia-se pelos cascos, com o ferro de ranilha (e gua, se necessrio), indo dos tales para as pinas, particularmente as lacunas da ranilha, e completando com a limpeza da sola. Este processo diminui a presso provocada pela sujeira acumulada na sola, o que melhora a postura e deslocamento do animal, alm de evitar o apodrecimento da sola e ranilha. Terminado, recomenda-se o uso de pasta base de sebo e alcatro. Em seguida, com a rasqueadeira, retira-se o "grosso" da sujeira, que deve ser empregada nas regies musculares, contra o sentido do plo, evitando-se as protuberncias sseas tais como do lio, coluna vertebral, fonte, curvilho, e certas regies mais sensveis, como face interna da coxa, bainha, focinho e orbita ocular. Este processo permite desembaraar os plos e desgruda-los da pele, quando este estiver aderido, devido ao suor. Obs. A rasqueadeira pode ser de metal ou de borracha.

Ducha: Aps o trabalho dirio, recomenda-se somente uma ducha, nos membros e ventre.

Forragem: Deve-se observar a quantidade, qualidade e horrios para evitar ao mximo a ocorrncia de clica. 154

gua: Deve ser limpa e sempre a vontade

Cama: Recomenda-se o uso de serragem (maravalha), a qual deve ser mantida limpa e seca. Obs. Pode ser usado areia, palha de arroz ou feno, desde que os animais estejam adaptados a estes produtos, pois a ingesto pode provocar clica.

Cuidados peridicos: So aqueles que devem ser praticados em um determinado perodo para que se mantenha o cavalo em seu estado de higidez.

Ripagem: A crina deve ser cortada, ou "ripada" a cada trinta dias, juntamente com a cauda, que deve estar a altura do jarrete. Deve cortar tambm os plos da orelha.

Banho: Este deve ser dado, de preferncia com sabo de cco, pelo menos uma vez por semana, ou em intervalos menores, quando se fizer necessrio. Obs. Devem ser lavados a bainha e o pnis.

Ferrageamento: As ferraduras devem ser substitudas a cada 30 dias, ou em um perodo menor, dependendo do estado do casco e desgaste da mesma sempre procurando corrigir os aprumos.

Desverminizao: Usar um vermfugo de amplo espectro e intervalo nunca superior a 4 meses.

Aplicao de carrapaticida: Depende do grau de infestao, devendo se ter cuidado com as orelhas do animal.

155

Vacinao: Recomendam-se as vacinas contra encefalomielite, influenza e ttano. A imunizao feita inicialmente com duas doses em intervalos de 30 dias, e repetidas anualmente.

Calendrio Profiltico: Vacinao: A imunizao contra as principais doenas infecto-contagiosa deve ser feita inicialmente (primovacinao) em duas doses, e mantido um reforo anual, sendo estas: a Encefalomielite, a Influenza equina e o Ttano.

Desverminizao: Na desverminizao, deve ser usado um vermfugo de amplo espectro, e mantida a cada 03 (trs) meses.

Anemia infecciosa equina: O exame de IDGA deve ser feito duas vezes ao ano, e caso haja algum equino soro-positivo, deve ser sacrificado.

Esquema de controle profiltico: Vacinao contra encefalomielite, influenza equina, e ttano, nos meses de fevereiro e maro. Desverminizao nos meses de janeiro, abril julho e outubro. IDGA, nos meses de janeiro e junho. d) Aplicao de carrapaticida, de acordo com a infestao.

13.5 Afeces do Sistema Locomotor

Introduo

So aumentos de volume, moles ou duros, que se desenvolvem geralmente nos membros, ao longo dos raios sseos e ao redor das articulaes, so chamadas de taras moles e duras. 156

Higromas

So aumentos de volume, oriundos de derrame de lqido sinovial ou tendinoso.

Hidrartrose

Acomete todas articulaes Joelho Boleto Ovas

Agrio - Higroma da ponta do jarrete Jarrete Codilheira Nuca Garrote Alifafes - hidrartrose tripla

Exostoses

So aumentos de volumes, por crescimento sseo devido a osteite e periostites, provenientes de traumatismos, desvios de aprumos ou pelo desbalano mineral, os quais se desenvolvem geralmente nos membros. Articulao metacarpo falangeana Falanges Principais locais Quartela Metacarpiano rudimentar Canela Jarrete (esparavo) Laminite

Alteraes na lmina sensitiva dos cascos devido a ingesto inadequada ou excesso de alimentos altamente proticos e por um metabolismo deficiente, devido a exerccios inadequados, doenas infecciosas e outras enfermidades com toxinas circulantes (clica, reteno de placenta, pneumonia). 157

Sinais clnicos: - Febre, calor ao redor dos cascos; - Aumento da freqncia respiratria; - Sudorese; - Anorexia; - Claudicao severa; - Postura => Acampado de diante estacado e sobre si de trs; - Recusa-se a locomover; - Deita-se freqentemente; - Descolamento do casco; - Rotao da 3 falange; - Perfurao da sola;

Tratamento: - Retirar a ferradura (caso esteja ferrado) ou afroux-la. - Baia com cama - Corticides - Hidratao - Antihistamnico - Antibioticoterapia - Ferradura especial. - Vaso dilatadores - Mudana de alimentao

Mioglobinria Surge na forma hiperaguda durante o exerccio, aps alguns dias de atividade inadequada ou repouso, e de excessivo armazenamento de glicognio na musculatura. Ocorre acmulo de cido lctico e outros subprodutos txicos, que precipitam a degenerao muscular, ocorre liberao de mioglobina que ao passar pelo rim, provoca nefrose e conseqente oligria.

158

Sinais clnicos: - Sudorese - hipertermia - Relutncia ao deslocamento - Tremores musculares - Rigidez dos quartos traseiros, s vezes do dorso e lombo.

Tratamento: - Interrupo do trabalho - Correo da acidose - Antiinflamatrios - Hidratao - Vitamina E, Selnio.

159

You might also like