You are on page 1of 50

Tauhid a primeira obrigao

] Portugus Portuguese [

Atumane Juma Braimo

Reviso Luis Eduardo C. De Carvalho Lic. M. Isa Garca

1432 - 2011

2341- 1102

Contedos

Nota Introdutria
.

No criei os gnios e os humanos a no ser para me adorarem (51: 56) Seja como for, a finalidade da criao do gnio e do homem por Allah unicamente ador-lo. No h dvida que qualquer ser humano afectado em grande escala pelo ambiente em que vive. Se o ambiente for bom, ele torna-se bom tambm. Se for mau, o efeito no homem ter de ser o mesmo. A primeira coisa a exercer influncia na pessoa o lar onde recebe a primeira educao. Isto porque o lar considera-se ponto de partida dos primeiros hbitos. Depois disso, vem escola, o que nela existe e em seu redor assim como a prpria conduta vigente nela. Se os conhecimentos l ministrados forem proveitosos e a moral louvvel, ele cresce virtuoso e adquire conhecimentos benficos para a sua crena e a sua vida. E de l sai
4

excelente para servir a sociedade. Da que o Islam incita a humanidade a fazer reflexo sobre o que existe no universo para que a crena do homem seja de fundamentos baseados na adorao a Allah com sinceridade e afastar-se de tudo o que contraria essa sinceridade. A crena, assim, move a pessoa a praticar virtudes que tem como fruto o amor entre as pessoas na sociedade. essa crena que faz com que o homem sinta dentro de si que s Allah que pode beneficiar e causar prejuzos e mais ningum sem o querer d'Ele. ATUMANE JUMA BRAIMO (A.J.B.) Professor no Centro Cultural Islmico/Nacala

Tauhid a primeira obrigao


Irmo de F: Sabendo que Allah te criou apenas para que O adorares saiba tambm, que tal adorao no existe sem o Tauhid (Monotesmo), da mesma maneira que o Salah (a orao) antecipada pela a purificao. Assim deves saber que a adorao misturada com Shirk (Politesmo) no tem validade e o seu praticante estar eternamente no inferno. Isso fundamenta-se com o versculo que se segue: E disse o Messias (Jesus filho de Maria Issa ibn Mariam): Israelitas, adorai
7

Allah meu e vosso Senhor. Certamente quem Lhe associar semelhantes, Allah lhe vedar a entrada no Jannat (Paraso) e a morada desse ser o inferno. Portanto os injustos jamais tero quem os socorra. (5:72)

E se tivessem praticado o Shirk (politesmo) as suas boas aces seriam nulas. (6: 88) Neste contexto, uma pura iluso pensar que a adorao ou qualquer boa aco misturada com Shirk seja aceita por Allah, e muito menos a espera do Seu perdo, partindo do seguinte versculo: De certo que Allah no perdoar a quem Lhe associar algo. parte isso perdoar a quem Lhe apraz. (4: 48)

Por isso, quem associar uma criatura ao Criador est fazendo semelhanas com Allah e essa criatura o que constitui a pior injustia uma vez que a injustia agregar alguma coisa num lugar imprprio. Assim, quem adorar alguma coisa em vez de Allah, agregou algo nessa adorao num local inadequado. Vejamos o seguinte versculo: De facto o politesmo uma grande injustia. (31: 13) De maneira que todas as injustias ocorridas hoje no mundo resultam na falta da verdadeira crena em Allah, que consiste na Sua Unicidade (Tauhid), pois Allah disse-nos que enviou os Seus mensageiros, Seus livros e a balana da justia para as pessoas aplicarem tendo como base a prpria justia. Sem dvida, se no praticado o verdadeiro Monotesmo (Unicidade de Allah), argumente os humanos o que quiserem, jamais ser aplicada na integra a verdadeira justia na Terra. Alm disso, os humanos esto cientes dessas injustias apesar de se intitularem defensores da justia com as suas arbitrrias e inconcebveis leis e ordens. Observemos os seguintes versculos:
9

Enviamos os Nossos mensageiros com provas evidentes, e com eles o livro e a balana para que as pessoas observem a justia. (57: 25) Mas, sim, o homem est bem inteirado de si prprio. Ainda que apresente quaisquer argumentos que sejam. (75: 15-16) Consequentemente, o monotesmo a primeira e a maior obrigao que o servo ou criatura tem perante o seu Senhor; sendo assim, a pessoa antes de praticar qualquer adorao, deve ter a certeza de que ela pura ou no e unicamente para Allah. Os versculos que se seguem do-nos a evidncia disso:

10

E fica sabendo, portanto que certamente no existe de maneira nenhuma, divindade parte de Allah e implora o perdo para o teu pecado assim como para os crentes. (47: 19) E adorai Allah sem que Lhe associeis nada. (4: 36) A partir daqui podemos meditar no que consiste a clareza da adorao no versculo abaixo:
11

A virtude no consiste em virar os vossos rostos em direco ao nascente nem ao poente. Mas (a verdadeira virtude) est em crer em Allah, no dia de juzo final, nos anjos, nos livros e nos profetas (que Allah enviou humanidade). (2: 177) O versculo que se segue confirma-nos que Hidaya (o caminho recto, guia) obtm-se atravs da verdadeira crena em Allah.

E qualquer pessoa que cr em Allah, (Allah) guia o seu corao. (64: 11) Neste contexto, Allah admoesta para nos entregarmos a Sua Majestade. E encomendai-vos a Allah, se sois (verdadeiros) crentes. (5: 23)
12

Depois disto, meditemos ento sobre o que o Tauhid (Monotesmo).

Tauhid (Monotesmo)
Consiste em adorar ou invocar Allah convicto dos atributos com que Ele qualificou a Si Prprio, ou nos foram anunciados pelo Seu Mensageiro e isent-Lo de qualquer imperfeio. E como que se manifesta Shirk (Politesmo)? Shirk manifesta-se ao adorar Allah associandoLhe algo ou invocando alguma coisa em vez de Allah, quer seja profeta, anjo, gnio, homem virtuoso, sol, lua, rvore, pedra, campa (sepultura), ou outra coisa qualquer.

O que Ibadah (adorao)?


Em geral, toda a aco externa ou interna que se pratica para agradar a Allah1, como: a orao, o jejum, a caridade, a peregrinao; ou o pedido de algo que no esteja ao alcance
Nota do tradutor e editor: Conforme descrito por Allah e ensinado pelo Seu mensageiro no Alcoro e na Sunnah.
1

13

duma criatura, por exemplo; a cura duma doena, chuva, sustento, socorro nas horas de aflio, recear, depositar confiana ou esperana e muitas outras formas, dependendo das circunstncias em que a pessoa se encontra. Ultrapassa-se assim o preconceito que existe em muita gente de que a Ibadah (adorao) apenas Salah (orao). tambm imprescindvel saber que os politestas e descrentes que combateram e criaram todo tipo de hostilidades ao profeta Muhammad (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele) e aos seus companheiros, assim como fizeram tudo o que estava ao seu alcance para banirem a religio islmica. Reconheciam que somente Allah o Criador e Sustentador de tudo, mas isso no fez com que ficassem muulmanos sem que deixassem as suas convices e aderissem Unicidade de Allah. Ento reflitamos sobre os pretextos dos Mushrikin (politestas) usados em todos os tempos e lugares.
14

E adoram, em vez de Allah, o que os no pode prejudicar nem beneficiar, e dizem: "esses so os nossos intercessores junto de Allah" Diz: informareis vs a Allah aquilo que ele no conhece nos cus e sobre a terra? Glorificado E Exaltado daquilo que eles Lhe associam. (10: 18) Finda a primeira parte desta brochura (impresso), que foi dedicada anlise geral do Tauhid, vamos entrar agora na segunda parte e apresentar alguns temas de manifestao do Shirk que constituem o quotidiano na nossa regio e em vrias partes do mundo.

15

Feitio, Magia ou Bruxaria


So prticas que carecem de quaisquer fundamentos religiosos realizados na base de palavras e aces com que se engrandece, se glorifica e se louva a outro que no seja Allah, fazendo isto parte dos ensinamentos de demnios, e efectuam-se na utilizao e aproximao aos demnios com o que do seu gosto para servirem os mgicos, feiticeiros e bruxos. Estas aces podem ter influncia ou efeito no corao e corpo causando doenas, mortes, desavenas num casal, etc. Este efeito por atravs do Qadr (predestinao de Allah) e no pela fora da prpria magia ou feitiaria. Ningum pode morrer sem Allah o determinar. Morre-se por uma predestinao irrevogvel. (3: 145) Por isso possuir crena baseada no feitio, assim como ensin-lo e pratic-lo sem dvida uma descrena.

16

Mas os demnios envolveram-se na descrena e ensinaram aos homens a feitiaria. (2: 102)

Todavia, no podiam prejudicar a ningum com isso (feitio) a no ser pelo desejo de Allah. (2: 102) Allah deixou bem claro o fim daquele que se envolve na prtica do feitio quando disse o seguinte: E bem sabiam que aquele que assim agisse jamais desfrutaria no Akhirah (mundo alm). (2: 102) E na Sunnah encontramos que o Rassul (que a paz e as bnos de Allah estejam com ele) disse o seguinte:

17

" ). ". (
Trs tipos de pessoas no entram no paraso: o consumidor de lcool, quem corta relaes de parentesco e quem cr no feitio. (Relatado por Ahmad e Ibn Hiban)

Adivinhao
tambm um dos ensinamentos satnicos consiste na alegao de conhecer o oculto, isto , o que est fora do alcance normal do homem, seja para fornecer informaes do que pode vir acontecer futuramente na terra ou para localizar artigos perdidos etc. Tudo isso feito utilizando demnios que espiam no cu, desviando informaes das noticias entre os anjos. Os Jins (gnios) comunicam aos humanos uma palavra ouvida no cu duma informao entre os anjos. Essa palavra verdadeira, a partir dela o adivinho inventa cem outras falsas, sendo a palavra verdadeira tirada do cu a que constitui motivo para as pessoas acreditarem em tudo o que estes malfeitores dizem e fazem criando pnico na sociedade.

18

Querem que vos informe sobre a quem que os demnios descero? Descero sobre todos caluniadores pecadores. Escutam espiando porem a maior parte deles so mentirosos. (26: 221 a 223)

: .( . )
Disse o Profeta (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele): Quem for a um adivinho e acreditar no que ele diz cair na descrena do que foi revelado a Muhammad. (relatado por Abu Daud). O que devemos saber de que os mgicos e os adivinhos brincam com a f das pessoas, de forma que se fazem de mdicos e ordenam aos doentes ou pessoas atingidas por alguma adversidade para degolarem certos animais em homenagem aos dolos; por exemplo:
19

podem ordenar que se arranje um cabrito ou uma galinha com certas caractersticas ou ento, escrevem talisms que constituem refgios em demnios e mandam pendur-los ao pescoo, p-los noutras partes do corpo ou dentro de casa, para alm de darem certas informaes sobre coisas que no esto ao alcance normal do ser humano. De maneira que, os no esclarecidos sobre matria religiosa dirigem-se a eles pedindo-lhes esclarecimentos acerca das coisas perdidas e que por vezes so recuperadas, para isso usam da colaborao de aliados entre os Jins (gnios). Podem ser os comunicadores sobre as causas de diversas doenas e s vezes fornecem essas notcias baseando-se nas estrelas e cometas. Quer dizer; se utilizam de situaes ou localizaes de corpos celestiais ligando-as a ocorrncias na terra, como: O tempo em que ter lugar a uma determinada ventania, chuva, mudana de preos e muitos outros factos que alegam conhecer atravs da movimentao desses corpos celestiais nas suas rbitas, caracterizando-os pela sua juno ou desunio. Por exemplo: podem dizer para que um casal realize o matrimonio quanto tal estrela est numa determinada posio, pois ir-lhe- suceder tal coisa ou aquele que tiver nascido enquanto o astro tal

20

est na tal posio, ir-lhe- acontecer isto e aquilo de felicidade ou tristeza. Todavia, se verifica dentre a existncia de pessoas que se intitulam muulmanas, sistematicamente por diversas razes consultam estes malfeitores, procurando saber o futuro da sua vida, as causas do mau relacionamento no lar ou razes de infortnio na vida etc. S que a verdade proveniente de Allah a seguinte: Diz: Ningum nos cus e na terra conhece o oculto a no ser Allah. (27: 65) Este tipo de pessoas em determinadas alturas podem apresentar-se com um aspecto incomum ao ser humano, talvez entrando no fogo sem que lhe faa mal ou picando-se com faca sem que lhe cause efeito nenhum e at mesmo, deitar e logo um carro lhe passa por cima sem que o fira, entre outras coisas que podem se verificar neste tipo de pessoas. Tudo isso descrena em Allah e obra de satans.
21

E no ensinavam a ningum (o feitio) sem que antes tivessem dito: Ns no somos seno uma prova; no pratiques a descrena. Dai que os homens aprendiam deles aquilo que semeia a desunio entre o marido e a sua mulher. (2: 102)

: ) . (
Disse o Profeta (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele): Quem usar talism comete politesmo. (Relatado por Ahmad).

Mau Agouro
acreditar que uma determinada coisa ou ocorrncia tem influncia boa ou m na vida das pessoas.

22

: ). ( .
Disse o Profeta (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele): Quem for impedido pelo mau agouro de realizar sua necessidade ter cometido politesmo. (Relatado por Ahmad e At-Tabarani).

Ruca (Exorcismos)
Os exorcismos dividem-se em trs tipos: a) Permitido: o que se faz por meio de pedidos dirigidos directamente a Allah, atravs dos seus atributos ou versculos alcornicos e preces ensinadas pelo Profeta, sem o preconceito de que o resultado depende dos versculos em causa, mas com a convico de que o resultado depende pura e simplesmente de Allah. b) No permitido: o que se faz pedindo apoio aos anjos, profetas, mortos, homens virtuosos na sua ausncia ou mencionando nomes de Jin (gnios) e jurando por eles, utilizando animais (galinhas ou cabritos) etc. Este tipo de exorcismo obra de satans, portanto Shirk.

23

c) E o terceiro tipo em que h divergncia entre os Telogos ('Ulamah): o que se faz atravs da escrita de versculos puramente alcornicos, mas sem mistura de coisas desconhecidas. Quanto a este tipo de exorcismo, enquanto alguns conhecedores classificam-no de Haram (proibido) outros dizem que no . Em nosso ponto de vista, talvez a opinio dos que dizem que proibido seja a prevalecente, para alm de ser a opinio da maioria, contudo Allah quem sabe melhor.

: " ). " . (
Disse (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele): Sem dvida; os exorcismos, os talisms e as sedues constituem politesmo.

Tham-im
So amuletos que se penduram ao pescoo de crianas, feitos de ossos, razes, papis, etc. Os mal entendidos em matria religiosa utilizam isso convencidos de que protegem as crianas das aces satnicas ou de outras maldades.
24

At-Tiualah
So magias praticadas com objectivo de fazer apaixonar uma pessoa por outra de sexo oposto, seja homem por uma mulher ou viceversa. Por conseguinte, no s a prtica de certos actos constitui politesmo, mas tambm existem muitas palavras que sendo expressas com convico tornam-se e so componentes do politesmo, quer seja maior ou menor. Vejamos o que se segue:

: ( . )
Disse o Profeta (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele): No deves dizer: se eu tivesse feito tal coisa aconteceria isto e aquilo, mas sim, deves dizer; o que Allah predestinou e ordenou. De facto a expresso <<SE>> abre caminho para aco do satans. Um dos tipos de Shirk a que se assiste frequentemente no nosso dia a dia a obedincia ao ser humano naquilo que Haram (ilcito) ou obedecer-lhe na interdio
25

do que Halal (lcito), quer quem o mande seja Rei, Rico, Telogo, etc. Quem assim fizer est cometendo o politesmo. O seguinte versculo condena energicamente essa forma de agir, porque isso desprezar as ordens do Criador valorizando os caprichos das criaturas. Tomaram seus rabinos e monges como seus senhores (divindades) em vez de Allah. (9: 31) Dada a complexidade do comportamento humano, imprescindvel a elucidao de certos actos que no coadunam com a crena islmica.

1- Nifaq (Hipocrisia)
Na jurisprudncia islmica a hipocrisia significa apresentar-se externamente como muulmano e virtuoso, escondendo internamente a descrena e a maldade.
26

Esforam-se por enganar a Allah e aos crentes, mas realmente no enganam a ningum seno a si prprios, e no se do conta disso. Guardam doena nos seus coraes e Allah aumentou essa doena. (2:9-10)

Os tipos de Hipocrisia
a) Hipocrisia de crena: esta hipocrisia a maior. A pessoa apresenta-se como muulmana escondendo a descrena. de salientar, aquele que estiver envolvido nisto apesar de fingir ser um muulmano, perante Allah descrente e permanecer no inferno. b) Hipocrisia das obras: Isto reina em pessoas que tm alguma crena no corao aliada a manifestao de virtudes ou sentimentos que realmente no os tm. Caracteriza-se geralmente pela prtica de
27

aces que, apesar de serem virtuosas, no procuram com isso agradar a Allah, mas sim, obter fama, reputao, ttulos, exibio, etc. Como disse o profeta (que a paz e as benes de Allah estejam sobre ele).

" )(". ) .(
O que mais receio para vs o politesmo menor. Quando lhe perguntaram a que se referia, respondeu: exibio (ria). (Relatado por Ahmad, At-Tabarani, Al-Baihaqi. Esse o relato de Ahmad)

2- Ar-ridah (Renncia ou Reverso)


28

E quem de entre vs renunciar a sua religio e morrer descrente as suas obras sero inteis neste mundo e no outro, esses sero condenados ao fogo e nele permanecero. (2: 217) A renncia concretiza-se cometendo alguma coisa que inutiliza a crena. Eis algumas: a) Renncia pelas palavras: blasfemar de Allah, dos seus Anjos, de algum entre os seus mensageiros, intitular-se conhecedor do oculto, intitular-se falsamente ser um profeta, crer em algum que se intitula falsamente como profeta, invocar algum alm de Allah ou pedir a algum socorro naquilo em que ningum tem possibilidades seno Allah. b) Renncia pelas aces: adorar dolos, rvores, pedras, o sol, a lua, o fogo, a campa (tmulos), etc. Tambm praticar feitiaria, ensin-la e aprende-la, instituir uma legislao anti-divina (no sendo de Allah) crendo na sua legitimidade. c) Renncia pela crena: acreditar que Allah possui parceiros, crer que o adultrio, as bebidas alcolicas, os juros so lcitos ou que o salah e o zakat no so obrigatrios. d) Renncia pela dvida: por exemplo, duvidar acerca da proibio do feitio, do adultrio ou das bebidas alcolicas, assim
29

como duvidar da profecia de Muhammad (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele), da profecia dalgum entre os mensageiros de Allah e duvidar da veracidade deles.

30

3- Al-Kufr (a Descrena)
Kufr em rabe quer dizer ocultao, enquanto que na jurisprudncia islmica significa no acreditar em Allah, nos Seus mensageiros ou num dos pilares da crena islmica quer desmentindo-os ou no. Existem dois tipos de descrena que so: a descrena maior e a descrena menor. E dentro da descrena maior inserem-se as seguintes ramificaes: a) Descrena por desmentir: Quem mais injusto do que aquele que inventa mentiras acerca de Allah, ou desmente a veracidade quando esta lhe chega? No ser o inferno a morada para os descrentes? (29: 68) b) Descrena por rejeio e orgulho:

31

Esta descrena concretiza-se mesmo acreditando-se na veracidade do que se rejeita, deste que se recuse ou se desaprove. E quando dissemos aos anjos que se prostrassem diante de Ado prostraramse menos Ibliss o qual no quis encheuse de orgulho e ficou a ser contado entre os descrentes. (2: 34) c) Descrena por duvidar:
32

E entrou no seu jardim culpando-se a si prprio, disse no me conveno de que este (jardim) possa arrasar-se em dia algum, nem to pouco me conveno de que a hora (qiamah) chegar, e se for retornado ao meu Senhor certamente que terei melhor que isto em compensao. O seu companheiro disse em dilogo com ele: renegas Aquele que te criou a partir da terra, em seguida de smen (esperma) e depois disso te fez homem? (18: 35-37) d) Descrena por arrogncia: E os que descreram envaidecem-se voltando costas s advertncias que lhes so feitas. (46:3) e) Descrena por hipocrisia:
33

Isso porque eles creram depois descreram, assim foram-lhes fechados os coraes, de maneira que eles no entendem nada. (63:3)

2- Descrena menor
a descrena que no exclui o indivduo da religio. Esta espcie de kufr manifesta-se por aces. Isto para dizer que so os pecados que foram mencionados no Alcoro e sunnah como Kufr, mas no chegam a ser o Kufr maior. Por exemplo: descrena s graas de Allah, que vem referida no seguinte versculo. E Allah d exemplo duma povoao: que vivia segura e tranquila obtinha o seu vasto Sustento proveniente de todos os
34

stios. Contudo, os seus habitantes mostraram-se ingratos para com as graas de Allah. (16: 112) E no sunnah encontramos o seguinte exemplo:

: " .( ". )
Disse o Profeta (que a paz e as benos de Allah estejam sobre ele): Quem jurar por alguma coisa ou algum que no seja Allah praticou descrena ou politesmo. (Relatado por At-Tirmidhi)

35

4- Al-bid'ah (a Inovao)
Quer dizer uma coisa inventada que no existia nos tempos remotos. H duas espcies de inovao: inovao nos hbitos (costumes) e inovao na religio. 1. Inovao nos hbitos (costumes): as invenes modernas e as novas tecnologias que o homem conseguiu desenvolver com a inteligncia que lhe foi dada por Allah. Neste contexto, a inovao aceita porque a origem no que diz respeito aos hbitos (costumes) a permisso. 2. Inovao na religio: este tipo de inovao Haram (proibida) porque a origem, naquilo que da religio, a limitao, isto , devemos nos limitar ao que foi determinado por Allah ou ensinado pelo Seu Mensageiro. Este tipo de inovao ramifica-se em duas partes: inovao em palavras e crenas e inovao na adorao. A inovao na adorao, isto , na maneira de prestar culto a Deus. E de se salientar que por sua vez, esta espcie de inovao possui vrias ramificaes, e dentre elas esto: a) Inovao de algo que tem origem na adorao, mas que carece de sustentao. Por exemplo: bem sabido que o salat e o jejum
36

fazem parte de Ibadah (adorao), da que pode dar-se o caso de algum inventar um determinado salat ou jejum sem matria (prova) para fundament-los, como o que se tem verificado em inovaes no que diz respeito aos festejos de celebrao de aniversrios, etc. b) Inovao que se materializa com o aumento de uma determinada adorao que existe, mas o seu aumento no foi inicialmente estabelecido na legislao. Sendo assim, esse aumento carece de fundamento (provas). Por exemplo: a legislao determinou quatro (4) rakaat (genuflexes) para o Salat Dhuhr. Se algum fizer cinco (5) rakaat, fez o aumento daquilo que no lhe compete. c) Inovao que se concretiza no modo de cumprimento de uma determinada adorao. Por exemplo: sobrecarregar-se uma adorao de modo no estabelecido pelo Sunnah, como jejuar passando todo o tempo ao sol por deciso pessoal ou fazer o Dhikr (recordao de Allah) em coro. d) Inovao que se verifica pela especificao de um tempo para certa adorao permitida, mas para qual a legislao no especificou um tempo determinado nem relacionou essa adorao com o tal tempo. o caso que
37

acontece com a determinao de uma celebrao que tem lugar nos meados do ms de Sha'aban em jejum e Salat. O jejum e o Salat so coisas com fundamentos na religio; mas o seu relacionamento ou especificao com um determinado tempo precisa de provas.

38

Causas que originaram inovas na religio


1.

Desconhecimento das regras da religio. Sempre que o tempo passa, as pessoas se distanciam das fontes e vestgios da mensagem de Allah. Reduz-se o conhecimento e espalha-se a ignorncia como disse o profeta Muhammad (que a paz e as benes de Allah estejam sobre ele) no seguinte hadith:

" ". ) .(
Quem estiver vivo entre vs assistir a muitas divergncias.
2.

Aderncia (apego) satisfao de prazeres e caprichos pessoais, como se refere nos versculos que se seguem:


39

Se no te atenderem, fica sabendo que apenas seguem os seus caprichos. Quem estar mais em clara perdio do que aquele que segue os seus caprichos sem orientao de Allah? (28: 50) Ters visto quem fez dos seus caprichos a sua divindade? Allah desencaminhou-o com conhecimento, selou-lhe os ouvidos e o corao, e tapou-lhe a vista. Quem o pode guiar depois de Allah o desencaminhar? (45: 23) 3. Apegar-se cegamente s opinies dos homens: Esta maneira de ser impede a pessoa de seguir as provas que podem conduzi-la ao conhecimento da verdade.
40

Quando lhes dito que sigam o que Allah revelou, dizem seguiremos a aquilo que habituamo-nos dos nossos pais. Fariam isso, mesmo que os seus pais no tivessem entendido nada nem tivessem guia algum? (2: 170) 4- Imitao aos descrentes: como refere o Alcoro acerca dos Israelitas que disseram ao profeta Mussa (Moiss): Arranje-nos uma divindade como os outros possuem dolos. Retorquiu; de facto vs sois um povo desconhecedor. (7: 138)
41

Imitar os descrentes sem fundamentos (provas) uma das causas que fazem as pessoas carem na inovao.

A-Tauassul (a Mediao, Aproximao)


um meio de aproximao a Allah obedecendo-Lhe e aderindo quilo que Lhe agrada, servindo-se disso como intermedirio no acto de um du'a (pedido, suplica). Vs crentes; temeis Allah e procurais o meio de aproximar-vos dele. (5: 35) Os tipos de Tauassul (aproximao) so dois: um meio permitido e outro no permitido. Aqui apenas vamos mencionar o tipo permitido. O qual se subdivide mais ou menos nos processos que se seguem: a) Aproximar-se de Allah atravs dos Seus Nomes e Atributos de acordo com o seguinte versculo:

42

A Allah pertence os perfeitissmos atributos. Portanto invocai-O atravs deles e deixai os que profanam os Seus nomes; tero o devido pagamento pelo que praticaram. (7: 180) b) Aproximar-se de Allah atravs da crena e de obras virtuosas como consta no seguinte versculo:

43

nosso Senhor; de facto ns ouvimos o convocador a chamar para a crena (dizendo) que creiam em vosso Senhor, desde ento ns cremos. nosso Senhor perdoa os nossos pecados e extingue as nossas falhas e faz-nos morrer na companhia dos virtuosos. (3: 193) c) Aproximar-se de Allah atravs de Tauhid (monotesmo) como fez o profeta Yunus (Jonas): E implorou nas escurides que: no existe outra divindade seno Vs. Glorificado sejais. (21:87) d) Aproximar-se de Allah reconhecendo a prpria fraqueza perante Ele como fez o profeta Aiub (Job). Realmente atingiu-me a calamidade, e Vs Sois o mais Clemente dos misericordiosos. (21:83)

44

e) Aproximar-se de Allah por intermdio do Du'a (pedido, suplica) dos virtuosos enquanto vivos e presentes, como faziam os sahabas quando existia uma aflio. No tempo do profeta (que a paz e as benes de Allah estejam sobre ele), pediam-lhe interveno e ele rezava por eles a Allah. O que muito diferente de dirigir o pedido ao profeta ou pedir sua interveno quando ele est ausente ou morto. de se salientar que, aps a morte do profeta (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele) os sahabas iam pedir ao tio dele, Abass ibn Al-Mutualib, a fim de este, por sua vez, pedir a Allah a favor deles. f) Procurar aproximar-se de Allah por meio do reconhecimento do erro cometido. Como fez o profeta Mussa (Moiss). Disse: meu Senhor realmente errei contra mim prprio. Perdoai-me. (28: 16)

45

Concluso
E a maioria deles no cr em Allah sem Lhe atribuir parceiros. (12: 106) E entre as pessoas h quem adopta em vez de Allah, semelhantes a Ele aos quais dedica o mesmo amor que tem para com Ele. (2: 165) Ao terminar, queremos dizer que certamente muitas pessoas, apesar de acreditar em Allah, misturam a sua crena com o que incompatvel com a mesma. Nesse contexto, tal mistura neutraliza na totalidade a crena de tal forma, onde pessoas mal esclarecidas dizem que ningum no Islam deve ser criticado pela sua forma de adorao. O que se verifica nas divergncias existentes a
46

alegao de existir caminhos diferentes com que se pode chegar a um nico Deus, isto , seguindo qualquer caminho chega-se a Deus e alcana-se o sucesso desejado. Tudo isso no passa de tentativas em querer desmotivar aos que se apegam ao Alcoro e sunnah, ao mesmo tempo tentando fugir das suas responsabilidades. Alm disso, essa forma de pensar como a de uma pessoa que estando em frente dum animal feroz prestes a ser atacada, pensa que s tapar o rosto para no ver o ataque, bastando isso para estar salva. Portanto, o que essas pessoas fazem tapar os ouvidos para no ouvirem sobre o que lhes dito de Tauhid e continuarem a fazer salat e outras formas de ibadah, mas associando semelhantes Allah e contrariando os fundamentos da prpria ibadah. Se assim fosse, o profeta Muhammad (que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele) no diria que o seu povo viria a dividir-se em 73 grupos, dos quais estariam todo no inferno, com a excepo de um grupo apenas, e esse seria o grupo que estivesse dentro daquilo em que estavam ele e os seus companheiros.


47

48

Fontes
Com taufiq de Allah, Todo-Poderoso, baseeime, para a elaborao deste trabalho, em: 1. ALCORO SAGRADO 2. KITAB FATH Al-MAJID SHARH KITAB ATTAUHID do Xeique Sulaiman ibn Abdullah ibn Muhammad ibn Abdul Wahab, falecido em 1233H. 3. KITAB AT-TAUHID, do Xeique Muhammad ATwaib ibn Isshaq Al-Answariu, falecido em 1339H. (Ambos na Arbia Saudita). Segui ainda o livro do programa do 4 nvel do Projecto de Estudos Islmicos do Ministrio de Educao da Arbia Saudita. N.B. de o meu inteiro agrado pedir aos telogos muulmanos, dentro e fora do pas, que sabem e possuem a grande e nobre obrigao de defender a causa e realidade do Islam com toda sinceridade, para me enviarem as suas sugestes no que diz respeito aos temas apresentados. Se bem que tenham lido os

49

livros em rabe acima mencionados, uma vez que o tauhid constitui o alicerce do Islam. Quanto aos mergulhados no politesmo e inovaes por falta de esclarecimento ou instruo da f, peo Allah para que nos proteja da perdio. E finalmente, no que concerne queles que desafiam a verdade por arrogncia, orgulho, intransigncia e ms intenes, e, apesar disso, se intitulam muulmanos, o que se exige deles apenas apresentarem os seus fundamentos do Alcoro e da Sunnah. NACALA, 8 DE MAIO DE 2000

50

You might also like