You are on page 1of 2

SMS Marketing

SMS Marketing:
Por exemplo, possvel criar para um mesmo cliente, atravs dos metadados, dois perfis diferentes, digamos: Perfil A Particular e Perfil B Profissional. Ambos os perfis partilharo dados como 'Nome do Cliente', porm, no Perfil A, o metadado 'Nmero de Celular' conter o nmero de celular particular, enquanto que no Perfil B, o nmero utilizado ser o que consta no cadastro como 'Nmero Profissional'. Deste modo, no momento de criao da campanha, pode-se indicar para qual dos dois perfis - do mesmo cliente - se deseja enviar a mensagem. A escolha depender da inteno da campanha, se ela visa divulgar um produto novo que o cliente possa ter interesse particular ou se um produto no qual ele possa ter interesse profissionalmente. A leitura dos dados contidos no cadastro do cliente (360) que definir para qual dos perfis mais interessante disparar a mensagem. o conceito de metadados que permite essa mobilidade na criao da campanha.

Variveis:
Itens como nome do cliente, texto a ser enviado, perfil a ser utilizado, nmero de celular a ser utilizado e todo o contedo da mensagem pode ser indicado atravs de variveis. Tal recurso deixa o contedo muito mais flexvel, permitindo que ele varie de acordo com o grupo de destinatrios escolhido para receber o SMS.

Grupos de discusso:
Uma mesma campanha pode ser distribuda em etapas atravs da opo que permite criar grupos de clientes que devem receber tal campanha. Alm disso possvel trabalhar com o conceito de grupos de excluso, que so grupos para os quais determinada campanha no deve ser enviada. Tal recurso muito til para evitar que uma mesma campanha seja enviada duas vezes para um mesmo cliente (em seu celular particular e em seu celular profissional, por exemplo). A campanha tambm pode ser distribuda para vrios grupos previamente criados, e sobre esses grupos selecionados possvel aplicar os filtros de Datamining. Isto permite refinar completamente a seleo para que ela atinja exatamente o pblico-alvo desejado.

Opt-in
O SMS tem a opo para bloquear instantaneamente o envio de mensagens para clientes sem o opt-in. A NP trabalha com o conceito de que toda a comunicao s pode ser feita com o consentimento do cliente. Com isso em mente, o SMS foi criado levando em conta o opt-in: a confirmao de que o cliente realmente deseja receber mensagens atravs do celular cadastrado. importante salientar que o bom uso, tanto do E-mail quanto do Mobile Marketing, passa necessariamente por esse campo de opt-in. Mensagens indesejadas s tendem a perturbar o cliente, gerando o efeito contrrio do desejado por quem lanou a campanha. Em vista disso, o SMS tem a opo para bloquear instantaneamente o envio de mensagens para clientes sem o opt-in. Divulgao da Campanha O SMS oferece todas as principais opes para divulgao de uma campanha atravs de um conceito que envolve a combinao de periodicidade e de freqncia.

Reduo de Bounce
Quando uma mensagem enviada no chega at seu destinatrio, diz-se que ocorreu bounce. O percentual de bounce deve ser diminudo ao mximo pois apenas consome recursos desnecessariamente, uma vez que a mensagem no atingiu seu objetivo final. Para reduzir esse ndice o SMS trabalha com a marcao do nmero de mensagens que no so entregues. Um contador interno do sistema registra cada fracasso que houver na distribuio e detecta os nmeros de celular que estejam apenas gerando retorno de no entregue. Automaticamente esses nmeros recebem um status indicando que so imprprios para distribuio das mensagens, evitando assim que sejam usados em futuras campanhas. Quanto mais for utilizado, mais o mdulo de SMS otimiza a distribuio das campanhas. Esse o conceito de sistema inteligente com o qual a NP trabalha.

You might also like