You are on page 1of 27

TOPOLOGIAS

ESTRELA

A conexo feita atravs de um n central que exerce controle sobre a comunicao. Sua confiabilidade limitada confiabilidade don central, cujo mal funcionamento prejudica toda a rede. A expanso da rede limitada capacidade de expanso do n central. O cabeamento complexo e caro pois pode envolver um grande nmero de ligaes que envolvem grandes distncias.

Neste caso, todos os meios de comunicao convergem para um ncleo central. No caso de uma rede corporativa, o centro pode ser um computador de grande porte mainframe ou host central. Sistemas de acesso centralizado em mainframes tambm so chamados de sistemas multiusurios em que terminais acessam-nos para todo e qualquer tipo de consulta ou processamento.

A rede de estrela oferece recursos e gerenciamento centralizados. Entretanto, como cada computador est conectado a um ponto central, esta topologia exige uma grande quantidade de cabos em uma instalao grande de rede. Alm disso, se o ponto central falhar, a rede inteira cai. Se um computador em uma rede de estrela ou o cabo que o conectou ao hub falhar, apenas o computador com falha no poder enviar ou receber mensagens da rede. O restante da rede continua a funcionar normalmente.

ANEL

A topologia de anel conecta os computadores em um nico crculo de cabos. No h extremidades terminadas. Os sinais viajam pela volta em uma direo e passam atravs de cada computador.

Ao contrrio da topologia de barramento passiva, cada computador atua como um repetidor para amplificar o sinal e envi-lo para o seguinte. Como o sinal passa atravs de todos os computadores, a falha em um computador pode ter impacto sobre toda a rede.

Uma rede em anel consiste de estaes conectadas atravs de um caminho fechado. Nesta configurao, muitas das estaes remotas ao anel no se comunicam diretamente com o computador central.

Redes em anel so capazes de transmitir e receber dados em qualquer direo; As configuraes mais usuais so unidirecionais, de forma a tornar menos sofisticado os protocolos de comunicao que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqncia ao destino.

Quando um mensagem enviada por um modo, ela entra no anel e circula at ser retirada pelo n destino, ou ento at voltar ao n fonte, dependendo do protocolo empregado. O ltimo procedimento mais desejvel porque permite o envio simultneo de um pacote para mltiplas estaes.

Outra vantagem a de permitir a determinadas estaes receber pacotes enviados por qualquer outra estao da rede, independentemente de qual seja o n destino. Os maiores problemas desta topologia so relativos a sua pouca tolerncia a falhas.

Qualquer que seja o controle de acesso empregado, ele pode ser perdido por problemas de falha e pode ser difcil determinar com certeza se este controle foi perdido ou decidir qual n deve recri-lo. Erro de transmisso e processamento podem fazer com que uma mensagem continue eternamente a circular no anel.

A utilizao de uma estao monitora contorna estes problemas. Outras funes desta estao seriam:
Iniciar o anel Enviar pacotes de teste e diagnstico Tarefas de manuteno.

A estao monitora pode ser dedicada ou uma outra que assuma em determinado tempo essas funes.

Esta configurao requer que cada nodo seja capaz de remover seletivamente mensagens da rede ou pass-las adiante para o prximo n. Nas redes unidirecionais, se uma linha entre dois nodos cair, todo sistema sai do ar at que o problema seja resolvido. Se a rede for bidirecional, nenhum ficar inacessvel, j que poder ser atingido pelo outro lado.

Dados

Dados

Passagem de smbolos
Um mtodo de transmitir dados ao redor de um anel chama-se passagem de smbolo. Um smbolo passado de computador a computador at que chegue a algum que tenha dados para enviar. O computador que envia modifica o smbolo, anexa um endereo eletrnico aos dados e os envia ao longo do anel.

Passagem de smbolos
O computador receptor devolve a mensagem ao computador emissor, indicando que os dados foram recebidos. Aps a verificao, o computador emissor cria um novo smbolo e o libera da rede. Pode parecer que a passagem de smbolo consuma muito tempo, mas o smbolo realmente viaja quase velocidade da luz. Um smbolo pode completar uma volta em um anel de 200 metros de dimetro cerca de 10.000 vezes por segundo.

Tipos de Topologias Topologia Estrela

Ponto Positivos m tolerante a falhas ais Fcil de instalar usurios M onitoram ento centralizado

Pontos N egativos Custo de Instalao m aior porque recebe m cabos ais

Topologia Anel (Token Ring)

Topologia Barram ento

Razoavelm ente fcil de instalar Se um estao para todas a Requer m enos cabos param Desem penho uniforme O problem so difceis de s as isolar. Sim e fcil de instalar ples Arede fica m lenta em ais Requer m enos cabos perodos de uso intenso. Fcil de entender O problem so difceis de s as isolar.

Variaes

Barramento Estrela

O barramento estrela uma combinao entre as topologias de barramento e de estrela. Em uma topologia de barramento estrela, existem vrias redes em topologias de estrela vinculadas em conjunto a troncos de barramento linear.

Barramento Estrela

HUB

HUB

Barramento Estrela

Se um computador cai, isso no afeta o restante da rede. Os outros computadores podero continuar a se comunicar. Se um hub desativado, todos naquele hub ficam incomunicveis. os computadores

Se um hub estiver vinculado a outros, essas conexes tambm so interrompidas.

Anel Estrela

O anel estrela (algumas vezes chamado anel ligado em estrela) parece igual ao barramento estrela. Tanto o anel estrela como o barramento estrela so centralizados em um hub que contm o verdadeiro anel ou barramento. Os hub em um barramento estrela so conectados por troncos de barramento linear, enquanto que os hubs do anel estrela so conectados em um padro estrela pelo hub principal.

Anel Estrela
SWITCH Principal

SWITCH

SWITCH

You might also like