You are on page 1of 20

ALBERTI, Verena. Histria oral na Alemanha: semelhanas e dessemelhanas na constituio de um mesmo campo. Rio de Janeiro: CPDOC, 1996. 19f.

Histria oral na Alemanha: semelhanas e dessemelhanas na constituio de um mesmo campo* Verena Alberti** CPDOC-FGV

O desenvolvimento da histria oral na Alemanha pouco conhecido entre ns, principalmente em razo da barreira lingustica. Em outubro de 1995, a vinda do professor Lutz Niethammer, da Universidade de Jena, para o encontro tica e Histria Oral, realizado na PUC de So Paulo e no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, constituiu um passo no sentido da diminuio desse hiato. O presente trabalho pretende caminhar na mesma direo, dando conta de algumas experincias no campo da histria oral na Alemanha e discutindo questes-chaves na constituio desse campo, como o estatuto da fonte oral, a noo de histria democrtica e a idia da elaborao do passado. Sero discutidas basicamente trs experincias no campo da histria oral: a do projeto Lusir, que constituiu um conjunto de entrevistas com trabalhadores do vale do Ruhr e do qual o professor Niethammer participou; as de Gabriele Rosenthal, sobre as geraes que tiveram diferentes tipos de participao na Segunda Guerra Mundial, e o estudo de Hans J. Schrder sobre entrevistas com soldados que participaram da Segunda Guerra. As trs experincias foram desenvolvidas predominantemente em trs disciplinas das cincias humanas respectivamente a histria, a sociologia e a literatura , permitindo uma reflexo sobre as diferenas de aplicao da histria oral em cada uma delas. As experincias de trabalho com a histria oral na Alemanha, bem como as questes-chaves que delas sobressaem, levaro identificao de semelhanas e diferenas com relao ao desenvolvimento da histria oral no Brasil provavelmente mais semelhanas do que diferenas , permitindo estabelecer diretrizes importantes na definio do prprio campo da histria oral.

1 - O estatuto da fonte oral

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Histria e Memria, no XX Encontro Anual da Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Cincias Sociais (ANPOCS), realizado de 22 a 26 de outubro de 1996, em Caxambu (MG). O material que serviu de base para este texto foi levantado e estudado, em sua maior parte, durante a preparao para o exame oral Rigorosum, um dos requisitos para a obteno do grau de doutor em universidades alems. Conclu meu doutorado em julho de 1993, graas a uma bolsa de doutorado no exterior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e licena concedida pelo CPDOC-FGV. ** Coordenadora do Setor de Histria Oral do Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil (CPDOC-FGV), mestre em Antropologia Social pelo Programa de PsGraduao em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS-UFRJ) e doutora em Literatura pela Universidade de Siegen (Alemanha).

Na Alemanha, como no Brasil, a discusso sobre o estatuto da fonte oral para que serve e quais suas especificidades em relao fonte escrita basicamente uma questo de historiadores. Dois deles, Michael Zimmermann e o prprio Lutz Niethammer, serviro de referncia para os propsitos deste item.1 Michael Zimmermann, em um texto sobre depoimentos de histria oral que integra uma coletnea de artigos sobre a interpretao de fontes histricas para a histria contempornea (Zimmermann, 1992), preocupa-se basicamente com duas questes: de um lado, as potencialidades dos testemunhos de histria oral e, de outro, as precaues que o pesquisador deve ter ao produzir esse tipo de fonte. Com relao a esse ltimo ponto, possvel identificar vrias similitudes com o debate que vem sendo travado no Brasil. Assim, por exemplo, Zimmermann chama a ateno para o fato de muitas entrevistas de histria oral no estarem devidamente arquivadas, permanecendo sob a propriedade dos entrevistadores, o que resulta no curioso paradoxo de que, em um procedimento de pesquisa que em princpio visa uma democratizao da histria, o historiador sozinho acaba tendo um poder extraordinrio sobre suas fontes. Zimmermann observa que o tratamento da entrevista para permitir uma interpretao acadmica , como todos ns sabemos, muito dispendioso. Idealmente, diz ele, o depoimento deveria ser acompanhado de informaes sobre os objetivos do projeto, o ponto de partida da conversa, o entrevistador, o estabelecimento do contato e a interao durante a conversa, bem como de uma breve biografia do entrevistado, de um ndice temtico e de uma transcrio. Mas no s o acesso s fitas gravadas que deve preocupar o pesquisador durante a produo de depoimentos de histria oral. A especificidade dessa fonte, o fato dela justapor saber histrico e narrativa de histria de vida em outras palavras, entrevistador e entrevistado , torna necessrio ao historiador ter bastante clareza sobre seu papel e o papel do projeto de pesquisa na constituio do documento, sendo aconselhvel conduzir um dirio de pesquisa, no qual se registrem tanto questes objetivas quanto experincias e impresses no contato com os entrevistados. Finalmente, uma histria oral cientificamente refletida, nas palavras de Zimmermann (eine wissenschaftliche reflektierte Oral History), aquela que reconhece que o passado rememorado necessita tanto de esforo analtico quanto de ser complementado por outras fontes e mtodos. At aqui, podemos dizer que no h nada de novo, uma vez que j conhecemos essas questes metodolgicas, a no ser talvez uma grata surpresa de que, apesar do obstculo lingstico que nos separa dos historiadores alemes, a linguagem que usamos bastante semelhante. Sobre as potencialidades dos testemunhos de histria oral, o texto de Zimmermann traz um balano bastante til. Trata-se de saber o que as entrevistas de histria oral, enquanto fontes para a histria contempornea, oferecem. O autor
1

Cf. principalmente Zimmermann, 1992, e Niethammer, 1985.

enumera: reconstruo de decursos cotidianos;2 reconstruo de padres de socializao das diferentes camadas sociais, dos sexos e das geraes; investigao de dados biogrficos; informaes sobre o modo como pessoas ou grupos efetuam experincias e as trabalham e avaliam a posteriori; a possibilidade de identificar fenmenos antes negligenciados, e, finalmente, a possibilidade de questionar interpretaes generalizantes ou algo grosseiras do passado. Desse elenco de objetos que uma entrevista de histria oral pode vir a documentar, dois merecem maior destaque no texto de Zimmermann: as formas como pessoas ou grupos efetuam e avaliam experincias, de um lado, e a possibilidade de questionar interpretaes generalizantes do passado, de outro. Ambos so tambm analisados por Niethammer (1985), e denominados respectivamente histria de experincia (Erfahrungsgeschichte) e mudana de perspectiva (Perspektivenwechsel). Um exemplo pode tornar mais claras essas questes. Em uma entrevista com um trabalhador do vale do Ruhr que, nos anos 1920, ingressou no Partido Comunista Alemo, diz Zimmermann, identificam-se situaes pessoais de aprendizado que levaram o entrevistado ao partido. Mais do que a situao do proletariado ou a influncia do aparelho do partido comunista interpretaes comuns a outras investidas historiogrficas que procuraram dar conta da influncia comunista sobre os trabalhadores da Repblica de Weimar , a histria desse entrevistado mostra que, no processo de deciso que o levou a ingressar no partido, importaram o exemplo do irmo mais velho e uma posio crtica com relao ao catolicismo, em especial com relao a um determinado padre. A histria oral permite, portanto, reconhecer situaes de aprendizado biograficamente relevantes, que passam a orientar o comportamento dos entrevistados. Essa histria de experincia , para Niethammer, uma possibilidade de nos aproximarmos empiricamente do significado da histria dentro da histria e permite, de acordo com Zimmermann, questionar criticamente a aplicao de teorias macro-sociolgicas sobre o passado. claro que no se est falando formalmente de um caso particular, mas de decises e situaes de aprendizado s quais esto atrelados componentes tanto individuais quanto coletivos. A mudana de perspectiva, isto , segundo Niethammer, a capacidade da entrevista contradizer generalizaes simplificadoras, amplia, portanto, a percepo histrica.

Em texto intitulado Perguntas-respostas-perguntas, posfcio ao terceiro volume das publicaes do projeto Lusir, Lutz Niethammer chama a ateno, entre outras coisas, para as dificuldades de se empreender uma histria do cotidiano. As aes e relaes cotidianas s aparecem, diz Niethammer, quando no so evidentes ou bvias, isto , quando so percebidas como estranhas, o que possibilitado pela lembrana. Nesse sentido, a histria oral seria o terreno privilegiado de reconstituio do cotidiano, porque os resduos de atividades comuns do passado tendem a ser por demais fragmentados. Ainda assim, mesmo na histria oral a reconstituio do cotidiano limitada, continua Niethammer: seja porque, ao se solicitar do entrevistado que reconstitua seu cotidiano, o resultado acaba sendo determinado pelas perguntas, as quais s conseguem trazer lembrana alguns aspectos daquele cotidiano; seja porque a descrio do cotidiano vem acompanhada de certa nostalgia, misturada aos sentimentos de pesar ou de alvio, que acaba marcando o sentido da narrativa. De todo modo, finaliza, um bom entrevistador pode obter descries precisas de rotinas cotidianas. De um lado, porque elas esto consolidadas na memria do entrevistado, que precisava domin-las para viver e trabalhar. De outro, porque elas geralmente so informaes inofensivas que nunca precisaram ser interpretadas ou reavaliadas ao longo da vida, ao contrrio dos valores ou das experincias problemticas - e por essa razo que muitas vezes o entrevistado no entende o sentido de perguntas sobre o cotidiano, assunto por demias trivial e sem ligao com o sentido da histria de vida. (Niethammer, 1985, p. 423-ss).

Essas so, sem dvida nenhuma, potencialidades importantes da histria oral, que, se no constituem propriamente novidades em relao ao que praticamos e cremos no Brasil, pelo menos tm o mrito de se encontrarem relativamente sistematizadas nesses textos. Merece registro ainda uma ltima considerao sobre a especificidade da fonte oral, entendendo-se que o presente texto tem tambm a inteno de trazer ao conhecimento de pesquisadores no Brasil alguns debates que se desenvolvem na Alemanha nesse campo. Trata-se de uma tentativa de Lutz Niethammer de definir os nveis da memria que entram em jogo em uma entrevista de histria oral.3 H dois nveis da memria, diz Niethammer: o da memria ativa, onde aquilo de que sempre precisamos est disposio, podendo ser recuperado sem maiores reflexes, e o da memria latente, que s se chega atravs de reconstrues e associaes. A memria ativa composta por trs provises, como as chama Niethammer. A primeira a idia que se tem da vida como um todo, uma espcie de sortimento bruto. A segunda o alargamento desse sortimento que, via de regra, pode ser obtido sem muito esforo quando se perguntado: descries mais complexas de relaes de vida e de constelaes familiares, tarefas profissionais, condies de trabalho etc. A terceira, finalmente, um conjunto de histrias estandartizadas, contadas em toda oportunidade, que contm ou no vivncias originais e que podem constituir indicaes interessantes para a elaborao de experincias e o estilo de comunicao do entrevistado. J no nvel da memria latente, diz Niethammer, encontram-se lembranas que j foram, por alguma razo, importantes e que dizem respeito seja a rotinas seja a situaes de aprendizado, isto , situaes de encontro com aquilo que at ento era desconhecido. Essas ltimas so mais comuns na juventude e em circunstncias extraordinrias, como em crises existenciais ou sociais, e geralmente aparecem na forma de histrias marcadas por cenas e episdios que apontam para situaes em que o entrevistado se deparou com algo novo e para cuja elaborao ainda no dispunha de categorias razo pela qual a situao se cristaliza plasticamente em imagens. Todas essas consideraes so certamente bastante interessantes, mas no creio que a diviso entre os nveis da memria deva ser rigidamente adotada. As histrias plsticas que apontam para situaes de aprendizado, por exemplo, podem tambm
No texto de Niethammer, a definio dos nveis de memria envolvidos em uma entrevista precedida por uma longa e interessante discusso sobre as diferenas e semelhanas entre a entrevista de histria oral e outros procedimentos interativos, como os que ocorrem na psicanlise, no interrogatrio judicial e na pesquisa sociolgica emprica. Da psicanlise, por exemplo, a histria oral se aproximaria pelo processo associativo, a ateno pelo discurso e a reconstruo do entrevistado. Dela, contudo, se afastaria, por no ser terapia, no explorar a possibilidade da histria de vida ser determinada por acontecimentos ou situaes primitivas, ou ainda por no procurar trabalhar represses individuais. Com o inqurito judicial, a histria oral teria em comum a necessidade de comparao de diferentes verses e a idia de que, entre a memria ativa e o esquecimento total, haveria um campo de memria latente, passvel de ser ativado por interaes e informaes - entre elas fotografias e outros documentos. Da pesquisa sociolgica, finalmente, a histria oral se afastaria pela ausnica de rigidez com que as perguntas devem ser feitas, para seguir um padro comparvel entre si, mas dela se aproximaria pelo fato de ser um instrumento de pesquisa - isto , de estar comprometida com o saber pblico e com a possibilidade de acompanhamento do processo de pesquisa. (Niethammer, 1985)
3

situar-se na memria ativa quem sabe, como parte do conjunto de histrias estandartizadas, contadas toda vez que se torna necessrio significar determinadas situaes de aprendizado. Alm disso, por que as rotinas no fariam parte do sortimento bruto, isto , da memria ativa, j que esta compreende tarefas profissionais e condies de trabalho, que so facilmente recordadas mediante solicitaes? De todo modo, a tentativa de Niethammer, apesar de pouco clara com relao a suas propostas ou talvez por isso mesmo , no deixa de refletir a preocupao constante, no campo da histria oral (seja no Brasil, seja na Alemanha), com a memria, instncia cujo carter enigmtico e fluido parece contribuir para um certo appeal da histria oral.

2 - A noo de histria democrtica

Em 1980 foi publicado na Alemanha o primeiro livro de peso voltado para a teoria e a metodologia de histria oral uma coletnea de artigos de autores norteamericanos, ingleses, franceses, italianos e alemes, entre eles Ronald Grele, Paul Thompson, Daniel Bertaux e Luisa Passerini.4 A introduo de Lutz Niethammer, organizador da publicao, comea significativamente com a seguinte afirmao: Um futuro democrtico necessita de um passado no qual no apenas os superiores possam ser ouvidos. Podemos afirmar, sem risco de equvoco, que a noo de histria democrtica (demokratische Geschichte), que tambm aparece como histria vista de baixo (von unten),5 instalou-se de sada no campo da histria oral na Alemanha. De um lado, essa marca ajusta-se claramante s tendncias internacionais, brasileiras inclusive, de considerar a histria oral um mtodo de pesquisa que permite a constituio de uma histria dos grupos sociais sem histria. De outro, contudo, creio que ela tem um forte componente alemo, na medida em que garantir um futuro democrtico significa principalmente trabalhar o passado e juntar todos os esforos para que ele no se repita. Ou seja, a noo de histria democrtica, no caso alemo, est intimamente ligada idia de trabalhar o passado, sendo que essa ltima aparece ainda com maior frequncia do que a primeira nas publicaes da rea. A especificidade dessa circunstncia ser discutida mais adiante. Por ora, procurarei discutir, de um ponto de vista mais geral, as implicaes dessa histria democrtica. No h dvida de que a histria oral permite o registro de uma quantidade diversificada de narrativas de experincia de vida, viabilizando o acesso a vises de mundo e a histrias de vida provenientes de diferentes grupos sociais. Na medida em que se entende esse pluralismo como democracia, pode-se seguramente afirmar que a instituio do campo da histria oral foi um passo importante no sentido da democratizao do registro e do acesso a narrativas de experincia pessoal. Mas isso no nos autoriza ainda, a meu ver, a falar de democratizao da histria.

Lutz Niethammer (org.). Lebenserfahrung und kollektives Gedchtnis. Die Praxis der Oral History. Frankfurt a.M., Syndikat, 1980. 5 Ambas as expresses encontram-se, por exemplo, no texto de Niethammer que acabo de citar (1980, p.8-11).

Em primeiro lugar, a possibilidade de realizar entrevistas de histria oral com pessoas de grupos sociais distintos no exime o pesquisador da interpretao e da anlise do material colhido. Falar de histria democrtica pode levar ao equvoco de se tomar a prpria entrevista no como fonte a ser trabalhada, analisada e comparada a outras fontes e sim como histria. certo que a prpria palavra histria e sua dupla acepo aquilo que ocorreu no passado, de um lado, e o resultado do trabalho do historiador, de outro contribui para difundir esse equvoco. Mas, em nome do prprio pluralismo, no se pode querer que uma nica entrevista ou um grupo de entrevistas dem conta de forma definitiva e completa daquilo que aconteceu no passado. Em segundo lugar, para que se fale de histria democrtica ou de histria vista de baixo, preciso partir do pressuposto de que existe uma histria no democrtica ou uma histria vista de cima. Niethammer e von Plato escrevem, por exemplo, que a prtica e a experincia da classe trabalhadora na ambivalncia de seu cotidiano caiu em esquecimento e que, para sua pesquisa, restaram apenas testemunhos de seus oponentes (Gegner), sem contudo explicar, lamentavelmente, quem so esses oponentes. (Niethammer & Plato, 1985, p.10) Creio que esse tipo de polarizao no traz vantagens para a democratizao da histria. Ser que o pesquisador que entrevista membros da elite poltica isto , que investiga vises de mundo e experincias de vida de representantes da histria de cima exerce uma histria no-democrtica? Certamente no.6 Polarizaes do tipo histria de baixo versus histria de cima contribuem, a meu ver, para enfraquecer a prpria especificidade da histria oral ou seja, a de permitir, entre outras coisas, o registro da prtica e da experincia na ambivalncia do cotidano de um nmero cada vez maior de grupos, e no apenas dos que se situam em baixo na escala social, justamente porque a prtica e a experincia na ambivalncia do cotidiano em geral e no apenas a da classe trabalhadora no era, at recentemente, assunto digno de estudo nas cincias humanas. certo que os que se situam acima na escala social costumam deixar mais registros pessoais como cartas, autobiografias, dirios etc. de suas prticas e experincias na ambivalncia do cotidiano. Nesse sentido mas s neste , possvel admitir que entrevistas de histria oral com os que se situam abaixo na escala social poderiam ser prioritrias isto , caso se queira privilegiar a pluralidade de registros de vises de mundo e experincias de vida. Essa circunstncia leva, contudo, a uma curiosa concluso: na medida em que a nfase sobre a histria de baixo acaba vinculada noo de povos sem escrita, a histria oral torna-se uma compensao para a incapacidade daqueles grupos de escreverem sobre si mesmos. Assim, um argumento que, inicialmente, reclamava maior importncia para os de baixo, acaba reforando, ainda que indiretamente, o preconceito em relao a eles: eles no so capazes de deixar fontes escritas sobre si mesmos. Se, por outro lado, desvinculamos a histria oral dessa polaridade entre histria de baixo e histria de cima, ou entre classe trabalhadora e seus opositores, ou
Em palestra proferida no II Encontro Nacional de Histria Oral, realizado no CPDOC-FGV em abril de 1994, Aspsia Camargo observou com acuidade essa questo. Segundo ela, a idia de que estudar a elite poltica no oferece dados importantes para o entendimento da realidade social , na verdade, uma verso de direita. Porque, continua, no possvel que possamos achar irrelevante saber como o poder se comporta, como se organiza, como decide. (Camargo, 1994, p.87)
6

ainda vencidos e vencedores, reforamos suas caractersticas terico-metodolgicas isto , o fato de possibilitar a constituio de fontes que documentam histrias de vida, experincias pessoais e vises de mundo de diferentes pessoas e grupos e impedimos que as clivagens sociais acabem se reproduzindo no campo das metodologias de pesquisa. Finalmente, no podemos esquecer que, por mais que nos esforcemos em democratizar o acesso produo histrica, dificilmente os livros, os artigos e os relatrios de pesquisa que resultam de entrevistas de histria oral com os de baixo sero lidos pelos prprios depoentes. O projeto Lusir, por exemplo, gerou pelo menos trs grossos volumes de artigos, publicados entre 1983 e 1985, os quais creio que dificilmente algum dos trabalhadores do vale do Ruhr tenha lido. No esse tambm o dilema clssico da antropologia um saber europeu, para os europeus, sobre os povos sem histria? 7 No quero dizer com isso, evidentemente, que no se deva entrevistar trabalhadores, camponeses e outros grupos econmica e socialmente pouco favorecidos assim como no acho que se deva renunciar pesquisa antropolgica em comunidades indgenas simplesmente porque os ndios no tm acesso aos resultados da pesquisa. Mas preciso ressaltar que o pesquisador deve atentar para o carter problemtico de noes como histria democrtica e histria de baixo, que podem esconder preconceitos e negar a prpria especificidade da histria oral, e que no o eximem de ter conscincia das implicaes de seu papel de pesquisador.

3 - A elaborao do passado

No prefcio ao terceiro volume das publicaes do projeto Lusir, Niethammer discorre sobre a recorrncia, do tema guerra e fascismo na histria oral europia - razo pela qual o livro vem a pblico enriquecido de outros estudos, alm dos do projeto Lusir, sobre o tema: estudos referentes Itlia, Austria e a outras regies da Alemanha. Nesse contexto, delineia-se, a meu ver, uma segunda acepo possvel para a idia de histria democrtica, na medida em que a democracia, e no o fascismo, que o historiador quer tornar efeito. Isto : a histria oral aparece como metodologia especialmente apropriada para alemes, italianos e austracos (mas principalmente alemes) digerirem a prpria histria, porque ela oferece uma possibilidade concreta e particularmente densa de compreender por que e em que medida se deu a adeso ao nazismo. No por acaso que em grande nmero de estudos publicados seja empregada, para designar aquele processo de digesto, a noo de Verarbeitung der Vergangenheit, que, na falta de termo melhor, traduzo por elaborao do passado . O
7

A esse respeito, muito instrutivo ler o que escreve Werner Fuchs sobre as possibilidades do mtodo biogrfico, tomando como exemplo o estudo clssico de Thomas e Znaniecki: Este mtodo recolhe e publica trajetrias e experincias de vida de membros de grupos sociais que no participam normalmente do mercado literrio. Essa produo de saber no expresso de uma necessidade de informao dos investigados, de uma necessidade desses grupos em compreenderem as possibilidades de soluo de seus problemas de vida. So outros grupos sociais, diferentes daqueles dos investigados, que lem esse tipo de estudo. (Fuchs, 1980, p.335; grifo meu)

substantivo Verarbeitung contm o radical trabalho (Arbeit) da minha opo por elaborao, que, ainda que no nos lembremos, deriva de labor e refere-se frequentemente ao processo de assimilao psquica de impresses e experincias.8 Ou seja, trata-se da idia de trabalhar um acontecimento ou experincia para, de alguma forma, super-lo psiquicamente, como ocorre em uma terapia. Ora, a elaborao do passado que sobressai de diversos estudos no campo da histria oral na Alemanha tem tambm essa conotao: como se a histria oral possibilitasse uma espcie de terapia coletiva. Gabriele Rosenthal, por exemplo, toma a elaborao do passado como uma das diretrizes de sua pesquisa: seu estudo pergunta-se sobre como os membros da juventude e das foras armadas nazistas elaboraram suas experincias de vida durante o Terceiro Reich (1987, p.13). E Ulrich Herbert, em artigo que procura sintetizar os resultados do projeto Lusir, fala de formas de elaborao das experincias durante a poca da guerra: A anlise de lembranas do perodo da guerra mostra aqui a gama de possibilidades de experincias e suas formas de elaborao. (Herbert, 1985, p.3l)9 No caso especfico de um passado marcado pela guerra e pela inevitvel adeso ao nazismo, creio que, mais do que procurar saber como os entrevistados elaboraram suas experincias, a nfase recai sobre uma elaborao social do passado, que a metodologia da histria oral tornaria particularmente vivel. Dito de forma simplificada, como se o pesquisador estivesse se perguntando por que os acontecimentos tomaram o curso que tomaram, para evitar uma repetio do mal e garantir um futuro democrtico. Se a idia da elaborao do passado se encaixa particularmente bem na histria oral praticada na Alemanha, isso no quer dizer que lhe seja exclusiva. Ao contrrio, creio at que ela parte constitutiva do campo da histria oral como um todo, independentemente das fronteiras nacionais. Tomemos, por exemplo, o caso da histria oral praticada no Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil (CPDOC) da Fundao Getlio Vargas. Ao ser criado, em 1975, o Setor de Histria Oral do CPDOC tambm se guiava, a meu ver, por uma pergunta do tipo por que nossa histria tomou o rumo que tomou?, ou ainda por que deu errado?. No a guerra, no o nacional-socialismo seriam objeto de nossa elaborao, mas o fracasso na constituio de um estado de direito. Estudar a Trajetria e o desempenho das elites polticas brasileiras, como se intitulava ento o projeto do setor, era aproximar-se dos processos de deciso e da cultura poltica que haviam levado ao regime militar de 1964. E, de certo modo, essa pergunta assim como a pergunta sobre a adeso ao nazismo no caso da Alemanha permanece sendo nossa questo fundamental: por que as elites brasileiras no exercem o papel que lhes cabe, a fim de que, finalmente, o pas tome o rumo certo? Claro est, ento, que a entrevista de histria oral registra no apenas as experincias e vises de mundo dos entrevistados, mas, mais do que qualquer outro documento, as intenes do pesquisador em trabalhar o passado para talvez super-lo.

8 9

Note-se de passagem que Verarbeitung tambm designa o processo de digesto de alimentos. A idia de elaborao do passado tambm aparece em Zimmermann, 1992, p.26, e von Plato, 1985, p. 275-ss.

Convm observar, finalmente, que a vocao teraputica da histria oral tambm se faz representar em estudos que atribuem ao mtodo a faculdade de construir identidades. Assim, por exemplo, Annette Kuhn, considera a histria oral instrumento privilegiado para a autodescoberta das mulheres e para a constituio de uma identidade feminina historicamente fundamentada, emocionalmente experimentada e criticamente refletida. (1985, p.165) Note-se que no se trata de investigar, atravs dos relatos de experincias pessoais, como pessoas e grupos sociais constrem suas identidades, e sim de empregar a histria oral como mtodo teraputico de elaborao das experincias do passado para a constituio de uma nova conscincia de grupo. Novamente a entrevista documenta a inteno do pesquisador em produzir esse resultado, mais ainda, talvez, do que a histria de vida e as concepes de mundo do entrevistado. Essa segunda vertente teraputica da histria oral no evidentemente exclusiva histria oral praticada na Alemanha. Ela est embutida em quase todos os estudos que acreditam poder constituir uma conscincia ou identidade pessoal ou de grupo atravs de processos especficos de elaborao do passado. A recorrncia com que a idia de elaborao do passado aparece no campo da histria oral talvez permita identificar esse campo como um dos nicos em que o lema historia magistra vitae ainda produz resultados concretos seja uma superao do passado, evitando-se a repetio do mal, seja uma identidade construda a partir de uma autodescoberta no passado.

4 - Trs estudos

4.1 - O projeto Lusir Lusir uma sigla que rene as iniciais de Lebensgeschichte und Sozialkultur im Ruhrgebiet 1930 bis 1960 (ou seja, Histria de vida e cultura social no vale do Ruhr 1930 a 1960), ttulo do projeto desenvolvido na primeira metade da dcada de 1980 por um grupo de pesquisadores coordenado por Lutz Niethammer e composto por Alexander von Plato, Michael Zimmermann e Ulrich Herbert, entre outros, sediado inicialmente na Universidade de Essen e, a partir de 1984, na Fernuniversitt Hagen e cujo acervo encontra-se hoje no Instituto para Histria e Biografia, coordenado por von Plato, em Ldenscheid. Foi em torno desse grupo que surgiu, em 1988, a publicao semestral Bios - Zeitschrift fr Biographieforschung und Oral History (isto , Bios Revista de Pesquisa Biogrfica e Histria Oral), peridico que vem contribuindo significativamente para a difuso e a discusso de pesquisas e questes do campo da histria oral.10 A principal pergunta do projeto Lusir dizia respeito consolidao da Repblica Federal Alem como democracia, tendo o vale do Ruhr um significado estratgico do ponto de vista eleitoral. Tratava-se de investigar as orientaes polticas dos trabalhadores do vale do Ruhr, que, durante a Repblica de Weimar, ou seja, quando do advento das tradies pr-fascistas, inclinavam-se principalmente em direo ao comunismo e ao movimento trabalhista catlico, e no, como no ps-guerra, socialdemocracia. Partiu-se tambm do pressuposto de que o desenvolvimento da indstria metalrgica no vale do Ruhr tornou especficas as experincias sociais, o que no exclua pontos de proximidade com outras regies.11 Foram feitas cerca de 200 entrevistas de histria de vida com homens e mulheres, geralmente idosos, provenientes de famlias trabalhadoras na indstria metalrgica. Os entrevistados eram perguntados sobre experincias particulares e sociais na formao, no trabalho, no trabalho domstico, na vida familiar e associativa, bem como sobre experincias e perspectivas polticas. Os contatos foram feitos de diversas formas: por anncios de jornal, por intermdio de sindicatos, por arquivos de empresas, pelo coro de igrejas e principalmente pelo sistema da bola de neve (cf. Niethammer, 1983, p.7-8). Os resultados objetivos do projeto devem ser compreendidos no contexto da discusso com outros autores e pesquisas. Assim, por exemplo, o pressuposto de que a classe trabalhadora era altamente mobilizada colocado em questo pelas entrevistas: mais importantes do que as diferenas de orientao poltico-partidria eram as diferenas de religio, de idade, de sexo e de indstria para a qual se trabalhava. As entrevistas chamaram a ateno tambm para a periodizao dos acontecimentos histricos. O ano de 1933, por exemplo, no foi mais importante, para muitos entrevistados, do que os anos de 1934, 1935 e 1936, nos quais se encerra o desemprego em massa em virtude do crescimento da indstria blica. Para muitos, esse foi o perodo
A revista Bios editada pela Fernuniversitt Hagen, sendo os editores responsveis Alexander von Plato e Charlotte Heinritz, e publicada em Leverkusen, por Leske + Budrich. 11 Para as informaes contidas nesse item, baseei-me principalmente em Ulrich Herbert, 1985.
10

da prosperidade, com emprego estvel e frias remuneradas, ao mesmo tempo em que se enfraqueciam as relaes de confiana com vizinhos e colegas como consequncia da ascenso do nazismo. Finalmente, a importncia dos marcos cronolgicos tambm se relativiza no que diz respeito ao incio da guerra: para os entrevistados que no estiveram no front, a guerra s se tornou efetivamente significativa com o incio dos ataques areos. O projeto Lusir situa-se, como j mencionei no incio deste texto, no campo da histria. Claro est que suas principais questes dizem respeito histria contempornea alem, a compreendidas a histria dos movimentos sociais, a histria poltica e a histria do cotidiano. Merece destaque a quantidade de textos analticos produzidos com base na pesquisa, em parte reunidos nos trs volumes do projeto e em parte publicados separadamente.12

4.2 - A pesquisa biogrfica de Gabriele Rosenthal As investigaes de Rosenthal situam-se no campo da sociologia, mais do que no da histria, mas, segundo ela, trata-se de praticar uma sociologia necessariamente ligada histria, ou melhor, de tornar clara a necessidade de uma perspectiva histrica na anlise sociolgica de trajetrias de vida (Rosenthal, 1987, p.14). Para dar conta de seu projeto, baseio-me em trs livros publicados entre 1986 e 1990. Chama ateno em seus trabalhos a nfase sobre a pesquisa biogrfica: a biografia enquanto tal seu objeto de estudo. No primeiro estudo, sobre a gerao da juventude nazista (Rosenthal, 1986), tratava-se de verificar qual o significado do dia da capitulao (8 de maio de 1945) para os diferentes entrevistados: em que medida a juventude nazista elaborou os ideais e as expectativas afetadas pelo fim da guerra? Rosenthal entrevistou membros das organizaes juvenis do nazismo que tinham entre 16 e 22 anos no fim da guerra, e a eles chegou atravs de anncios de jornal. Seu livro restringe-se a oito histrias de vida, divididas em trs categorias-tipo, conforme a reao do entrevistado ao dia 8 de maio. Os trs tipos so: 1) fim desapontador: aqueles que ainda acreditavam na vitria e que, por isso mesmo, no estavam preparados para o 8 de maio; 2) recomeo na paz: aqueles que j tinham perdido as esperanas e que no se dispunham mais a lutar a qualquer preo pelo nacional-socialismo, e 3) recomeo em relaes polticas modificadas: aqueles que esperavam a derrota do nacional-socialismo, classificando-se como opositores a ele. Como resultado da pesquisa, entretanto, essa tipologia deixa a desejar, pois sua utilidade terica no fica clara. O que representam os trs tipos alm da constatao de que as reaes ao 8 de maio foram diversas? E finalmente: essa simples constatao compensa todo o dispndio do trabalho de pesquisa? No segundo livro (1987), Rosenthal analisa as biografias e as entrevistas atravs de uma curiosa reconstruo por hipteses: as informaes biogrficas so trabalhadas em passos curtos, de acordo com as seqncias que oferecem do ponto de vista terico. Se, por exemplo, existe determinada estrutura familiar, a anlise segue as diferentes possibilidades oferecidas por tal constelao, independentemente da trajetria efetiva do
12

Alm dos trs volumes do projeto Lusir, os resultados do trabalho foram discutidos em von Plato, 1985, e Zimmermann, 1992, entre outros.

10

entrevistado.13 A principal pergunta continua sendo, aqui, saber como membros da juventude nazista e das foras armadas elaboraram suas vivncias e experincias de histria de vida durante o terceiro Reich. O objetivo enfatizar a inter-relao entre tempo biogrfico e tempo histrico, isto , o fato de que as experincias e biografias so determinadas por constelaes histricas especficas. Mais uma vez coloca-se a pergunta sobre se esse tipo de resultado compensa tanto esforo de pesquisa. No terceiro livro (1990), finalmente, Rosenthal ultrapassa um pouco o nvel das constataes. A autora reflete sobre as dificuldades que as geraes da guerra tm de relatar suas experincias, criando uma espcie de tabu que aparece em diferentes entrevistas: sobre determinadas vivncias, no se fala. O mais difcil, diz Rosenthal, a interdependncia da guerra com o nacional-socialismo, qual os entrevistados tentam escapar. Uma das principais estratgias para isso a despolitizao da guerra, isto , a idia de que, quando de seu advento, o entrevistado j no tinha nada a ver com Hitler. A essa despolitizao esto ligadas algumas outras estratgias: o mito do soldado apoltico, a idia de que a juventude nazista era a-poltica e a estratgia de no problematizar o prprio passado. Rosenthal observa, contudo, que tais estratgias no propiciam a elaborao e a superao do passado. Falta, diz ela, um trabalho de luto, j que no se pode falar, reclamar ou chorar o prprio sofrimento. Certamente no difcil reconhecer aqui a vocao teraputica da histria oral discutida acima. Um segundo aspecto desenvolvido nesse livro o das trs geraes que participaram da guerra, desde aqueles que viveram a infncia e a adolescncia ainda sob o imperador Guilherme II, passando pela gerao que cresceu sob a Repblica Weimar, at, finalmente, aqueles que j viveram a infncia sob o terceiro Reich. Nos trs casos, contudo, a estratgia da despolitizao foi a forma de lidar com o passado da guerra e do nacional-socialismo.

4.3 - O livro de H. J. Schrder O terceiro estudo que serve de exemplo dos trabalhos realizados no campo da histria oral na Alemanha a tese de livre docncia de Hans Joachim Schrder, apresentada ao Departamento de Letras e Literatura da Universidade de Hamburgo e publicada em 1992. Com mais de 1.000 pginas, o livro de Schrder contm uma enorme quantidade de informaes, referncias bibliogrficas e discusses, que so contudo excessivas diante dos resultados apresentados; isto , apesar da profuso de dados, o trabalho carece de profundidade e densidade. O livro divide-se em duas partes independentes, segundo o prprio autor. A primeira pretende ser um debate terico sobre a entrevista narrativa enquanto objeto de pesquisa em quatro disciplinas a literatura, a histria, o folclore e a lingustica (as duas ltimas merecem ateno restrita do autor, que se considera menos competente para discuti-las) e a segunda contm a anlise de histrias da guerra contadas em
Como observa Niethammer, em estudo publicado recentemente sobre entrevistas que realizou na antiga Alemanha Oriental, esse tipo de transformao de histrias de vida em esteretipos feita por socilogos na pesquisa biogrfica parte de um pressuposto ao mesmo tempo curioso e no-plausvel para os historiadores: o de que os contedos pessoais e temporais das lembranas so arbitrrios e/ou desinteressantes. (Niethammer, 1991, p.30, nota 10).
13

11

entrevistas com soldados de tropas. No h nenhuma tentativa de articulao de ambas as partes, nem tampouco uma concluso, ao final do livro, que estabelea relaes entre, digamos, teoria e prtica. As entrevistas analisadas na segunda parte do livro foram realizadas entre 1977 e 1979, no contexto de um projeto do Instituto para Folclore da Universidade de Hamburgo, coordenado pelo folclorista Albrecht Lehmann. O objetivo desse projeto era colher histrias de vida de habitantes mdios de uma cidade grande e os entrevistados, todos homens, eram solicitados a contar a histria de toda sua vida, sem privilegiar acontecimentos ou conjunturas especficos. O ponto principal da investigao era a pesquisa biogrfica: o estudo da auto-apresentao e da autoconscincia dos entrevistados. Foram realizadas 86 entrevistas e os contatos foram feitos atravs de sindicatos, igrejas, associaes esportivas, anncios de jornal e o sistema da bola de neve. De acordo com Schrder, o tema da guerra s foi reconhecido como central aps a realizao da maior parte das entrevistas. Assim, das 86 entrevistas, 72 acabaram fornecendo as histrias de guerra analisadas na segunda parte do livro (o curioso, contudo, que se pudesse esperar um resultado diferente ao entrevistar apenas homens). Sobre a segunda parte do livro, preciso ainda dizer que o autor no esclarece seu estatuto. De um lado, ela apresentada como a parte principal do trabalho (Schrder, 1992, p. 268), de outro, contudo, denominada parte de documentao, por conter apenas material para uma histria dos soldados na Segunda Guerra. Como o autor reconhece que a segunda parte no pode ser chamada de histria, segue-se um resultado curioso: segundo Schrder, ela serve a outros pesquisadores, j que os trechos das entrevistas e os comentrios oferecem uma extensa gama de possibilidades para novas pesquisas (id., p.269).14 A principal tese desenvolvida por Schrder na parte terica a de que as entrevistas contm literaricidade (Literarizitt). O que ele entende por isso no fica claro, mas ele sustenta que a literatura documental (Dokumentarliteratur) deve pertencer ao campo da literatura. Sua argumentao se concentra sobre o potencial literrio de uma entrevista. Assim, por exemplo, com o intuito de demonstrar as convergncias entre arte, jornalismo e cincia, afirma que o escritor, para o qual esto abertos todos os caminhos de elaborao gestltica da realidade, pode expressar-se artisticamente tanto em uma forma jornalstica quanto em uma forma cientfica e que cabe cincia da literatura considerar a literaricidade e a esttica dos textos assim produzidos (id., p. 37). Esquece-se, porm, o autor, que, diversamente do que ocorre com o escritor, esse tipo de opo no crucial para o entrevistado produzir sua narrativa.15 Outro argumento que pretende comprovar a literaricidade da linguagem
14

Os comentrios aos trechos das entrevistas so comparaes entre as narrativas das entrevistas e o contedo de livros, artigos e romances sobre a Segunda Guerra e sobre outras guerras. Tais comparaes tm o objetivo de corroborar o carter no-efmero das entrevistas, mas acabam dando a impresso de que todo o trabalho era dispensvel, j que as informaes fornecidas j se encontravam alhures. 15 Apenas pgina 138 do livro fica um pouco mais claro qual literaricidade Schrder defende para a entrevista de histria oral. Na verdade, sua inteno de que o conceito de literatura seja alargado, passando a compreender a literatura documental, ao invs de restringir-se literatura de fico. Seu principal interlocutor, nesse contexto, Hans Ulrich Gumbrecht, que, em artigo sobre a narrativa em literatura, teria defendido aquela noo restrita. O debate , sem dvida, interessante, mas exige muita cautela, porque, de outro modo, corremos o risco de afirmar que tudo literatura: uma entrevista, um

12

falada o de uma esttica da transcrio, que garantiria a apresentao da entrevista na forma de literatura documental trata-se aqui, contudo, de um elenco de tcnicas de transcrio, comuns a quase todos os programas de histria oral, que visam a traduzir o mais fielmente possvel a linguagem falada (como marcaes para titubeaes, correes e pausas, por exemplo, ou ainda regras para a transcrio de nmeros e siglas). Finalmente, a determinao em transformar entrevistas de histria oral em literatura leva Schrder a sugerir a criao de um novo gnero literrio, o das autobiografias orais.16 Os problemas colocados por esse extenso livro de Schrder dizem respeito, a meu ver, prpria legitimao da histria oral. Ou seja, no podemos deixar de reparar a distncia entre o investimento intelectual e financeiro da pesquisa, de um lado, e os resultados objetivos, de outro. Os resultados, nesse caso, parecem ser as prprias entrevistas alis, produtos de outro projeto , que precisam falar por si mesmas, j que o pesquisador no sabe o que fazer com elas. Inventar-lhes um gnero procurar legitimar um trabalho que se limita a colher os depoimentos, transcrev-los e publiclos agora so literatura! Certamente a histria oral tem a ver com literatura documental, com pesquisa biogrfica e com a elaborao do passado, mas no suficiente reconhecer essas relaes. preciso saber diferenciar. A defesa de Schrder em favor da literaricidade da entrevista faz lembrar, no final das contas, a questo da histria vista de baixo e a incapacidade dos de baixo de deixarem registros escritos sobre suas experincias pessoais. Assim, a histria oral permitiria no apenas o registro de histrias de vida e vises de mundo de camadas sociais menos favorecidas, mas tambm o reconhecimento da literaricidade de sua linguagem falada. Poder-se-ia at falar de uma confluncia da histria democrtica com a literatura democrtica. A meu ver, contudo, esse tipo de encaminhamento uma forma de confundir as coisas. Ao invs de falarem da histria dos outros, de uma histria mais pluralista, estudos como o de Schrder falam, na verdade, da ao e da inteno do prprio pesquisador. De um lado, falam de seu prprio esforo em encobrir a diferena entre seu saber e o saber dos outros; de outro, falam de sua incapacidade em lidar com o saber dos outros. Vejamos por qu. Em primeiro lugar, o saber dos outros (dos de baixo, se quisermos) no percebido como outro, e sim transformado em gnero literrio apesar do outro ter sido solicitado a falar, ter sido entrevistado com um gravador, ter sido contactado pela universidade etc.17 Evita-se aqui toda espcie de discusso mais
artigo de jornal, uma tese de doutorado podem ser literatura... No Brasil tambm se trava esse tipo de debate, evidentemente, e creio que uma das melhores respostas continua sendo o conceito de territorialidade discursiva de Luiz Costa Lima, que desloca a discusso para diferentes modalidades narrativas. Assim, ao invs de afirmarmos que tudo literatura, passamos a considerar que tudo narrativa (ou quase tudo, j que a lei e o poema lrico no o so), havendo a narrativa literria (ou ficcional), a autobiogrfica, a histrica etc. (cf. Costa Lima, 1989). 16 Em suas palavras: para a cincia da literatura, a documentao que se segue oferece, em primeiro lugar, de forma geral, algo fundamentalmente novo: ela torna claro que, ao lado dos j conhecidos gneros de descrio de experincias subjetivas de guerra, existe um outro gnero, at aqui no observado, o das autobiografias orais. (p. 158) 17 Nesse contexto, no custa lembrar que as primeiras tentativas de investigar a sociedade atravs de perspectivas biogrficas, as de Thomas e Znaniecki nos anos 1920, foram desenvolvidas a partir de autobiografias encomendadas e pagas em dinheiro. O campons polons Wladeck W. era pago para escrever sua biografia e, como precisava de dinheiro, escreveu uma histria bonita, conforme imaginava

13

objetiva sobre o que literatura e o que um escritor, em prol de uma certa diluio dos conceitos, que garantiria a negao das diferenas. Em segundo lugar, a incapacidade de lidar com o saber do outro fica clara pelo fato do pesquisador deixar as entrevistas falarem por si, como se o trabalho de colh-las j demonstrasse esforo intelectual suficiente. Quer-se realmente conhecer o saber dos outros, ou quer-se apenas provar que aquilo que se faz legtimo e, em seguida, oferecer o material coletado para outras pesquisas? claro que o exemplo de Schrder no o nico a cair nesse tipo de equvoco mas provavelmente aquele em que a desproporo entre investimento e resultados da pesquisa salta mais aos olhos, dado o tamanho de seu livro. Na verdade, creio que esse tipo de confuso bastante comum no campo da histria oral. Isso no significa, evidentemente, que se deva renunciar ao mtodo. Penso apenas que deveramos perguntar-nos muito mais sobre aquilo que estamos fazendo, sobre os preconceitos velados, sobre os objetivos no alcanados e principalmente sobre a relao entre o investimento de tempo e de recursos e os resultados esperados.

5 - Histria oral e teoria da narrativa

Se a tese defendida por Schrder parte de uma noo por demais ampla do que seja literatura, por outro lado, no h dvida de que a entrevista de histria oral assim como um artigo de jornal, um texto de histria ou uma tese de doutorado pode ser apreendida como narrativa e, dessa forma, analisada com base no instrumental terico da rea de letras e literatura (cf. nota 15, acima). Gostaria de concluir esse trabalho apresentando dois textos produzidos no campo da histria oral na Alemanha que caminham nessa direo. O primeiro deles faz parte da coletnea de artigos organizada por Lutz Niethammer e publicada em 1980, como primeira publicao de maior expresso no campo da histria oral na Alemanha. Trata-se de um pequeno texto de autoria do escritor Rolf Hochhuth, publicado pela primeira vez como posfcio a seu livro Um amor na Alemanha (1978), que relata a histria de amor entre uma vendedora de legumes e um prisioneiro de guerra polons que trabalhava para um comerciante de carvo. Intitulado Quem conta uma histria..., o texto comenta as dificuldades do autor em reconstituir a histria de Pauline e Stasiek atravs de entrevistas com pessoas que dela participaram e/ou a testemunharam. A histria passou-se no incio dos anos 1940, em plena Alemanha nazista, portanto, em um pequeno vilarejo de BadenWrttemberg. Acusado de adultrio, o casal foi julgado e condenado: ele, forca, e ela, a dois anos e meio de trabalhos forados em um campo de concentrao. Ocorre que, passados 36 anos do fato, nem o ento prefeito do vilarejo, nem a vizinha, nem o pequeno fazendeiro, nem qualquer um dos demais personagens que denunciaram o casal e/ou depuseram contra ele, se lembra daquilo que fez ou viu. Hochhuth observa:
que seus compatriotas encomendantes gostariam de ler. Isso no invalida, evidentemente, sua autobiografia como objeto de estudo, mas ningum duvida hoje em dia que, no mnimo, as condies de produo desse material devem ser consideradas quando de sua anlise. A respeito das circunstncias em que se desenvolveu a pesquisa de Thomas e Znaniecki, ver Werner Fuchs, 1980.

14

Fica pois a questo de saber se esse crime se deixa contar, j que quase todas as testemunhas e os participantes ainda vivem; a maioria mente, naturalmente. Calculo que se pode acreditar na metade daquilo que dizem quem, entretanto, me diz em qual metade? Porque os que mentem premeditadamente, falam o mais convincentemente, porque j contam sua verso desde o final da poca de Hitler; isso no apenas exercita, mas impe-se como verdade at para os prprios mentirosos! Os piores acreditam em cada uma de suas palavras. Seus relatos so triunfos da vontade sobre a memria: eu fiz isso, voc conhece o aperu, diz nossa lembrana; eu no posso ter feito isso, diz nosso orgulho; voc no devia ter feito isso, diziam, aps a morte de Hitler, leis que declaravam invlidas as leis de Hitler: e assim a memria cedia... (Hochhuth, 1980, p. 190) Ou seja, Hochhuth fala das dificuldades de se contar uma histria cujas testemunhas em sua maioria mentem e que, por isso mesmo, s pode ser contada nessa espcie de espao virtual de um passado no mais reconstituvel. Essa situao quase impossvel se estende, entretanto, a todas as narrativas sobre o passado. Contar uma histria, diz Hochhuth, jogar fora. Como a realidade presente impossvel de ser contada (nenhum narrador consegue carregar o peso da realidade, diz), s se pode contar histrias sobre o passado sobre aquilo que sobrou da realidade passada. por isso que contar significa jogar fora uma falsificao (Flschung), de qualquer forma! Esse dilema no , evidentemente, estranho teoria da narrativa: contar uma histria operar por excluso, selecionar e ordenar os acontecimentos de acordo com o sentido que se lhes quer conferir e que se quer conferir prpria histria. Mas isso no quer dizer que o resultado da excluso e da seleo no tenha relao com a realidade. Ao contrrio, preciso tomar cuidado para no incorrermos no extremo oposto, passando a sustentar que tudo no passa de verses do passado, ou ainda que toda construo narrativa fico. Pois, como bem lembra Hochhuth, se a histria de Pauline e Stasiek jamais fosse contada mesmo com todas as mentiras, mesmo com todas as excluses , a mesmo que ela jamais viria tona. Creio que o exemplo trazido pelo texto de Hochhuth forte o suficiente para no nos deixar esquecer a especificidade da histria oral: o fato de uma entrevista jamais restituir-nos a realidade, mas tambm o fato de que, sem ela como sem as histrias dos contemporneos de Stasiek , no chegaramos a pedaos de histrias para sempre esquecidas. Resta saber e da minha preocupao constante com a proporcionalidade entre o investimento e os resultados de um trabalho de histria oral se a) os pedaos aos quais se quer chegar no podem ser alcanados de outro modo e se b) so efetivamente pedaos desse tipo que se est procurando. O segundo texto que aproxima a anlise de entrevistas de histria oral do instrumental terico da rea de letras e literatura o j mencionado artigo Perguntasrespostas-perguntas, de Lutz Niethammer. Nele, o autor chama a ateno para as histrias que existem dentro das entrevistas de histria oral:

15

Essas histrias so o maior tesouro da histria oral, porque nelas se condensam esteticamente enunciados objetivos e de sentido. Ao mesmo tempo, porm, elas so as mais difceis de interpretar historicamente, porque o momento dessa condensao situa-se em algum lugar entre a data sobre a qual se est narrando e aquela na qual se est narrando. (Niethammer, 1985, p. 407) Niethammer sugere dois nveis de anlise dessas narrativas dentro da narrativa da entrevista. De um lado, o nvel hermenutico isto , interpretativo mesmo , que no difere das demais crticas histricas: preciso considerar como se constituiu a entrevista, quem so as pessoas que dela participaram, qual seu contedo, para, ento, examinar a histria contada dentro do contexto da entrevista. O importante aqui determinar a exatido do perodo a que a histria se refere: se o entrevistado relata um acontecimento com pessoas que poca no poderiam ter existido, existe um desvio temporal, ou ainda, se uma histria sobre acontecimento dos anos 1920 contada com expresses comuns aos anos 1950, isso pode indicar que seu significado foi constitudo em comunicaes dos anos 1950. O autor fornece um exemplo dessa interpretao de histrias dentro da entrevista. No projeto Lusir, chamou-lhe a ateno a recorrncia com que alguns entrevistados lembravam-se de soldados negros como sendo os primeiros aliados a ocuparem a Alemanha, observando que, ao contrrio do esperado, eles eram simpticos com as crianas. Como outras fontes histricas no apontassem para uma maioria de negros entre os soldados aliados, essas narrativas dentro das narrativas das entrevistas necessitavam de explicao. Niethammer encontrou-a na propaganda nazista do final da guerra, que vinculava a libertao do fascismo a uma inverso da hierarquia das raas, na medida em que difundia a expectativa de estupros por parte de raas inferiores - no apenas negros, mas tambm eslavos. A recorrncia dessas histrias nas entrevistas revelariam, portanto, que o medo da libertao poltica como estupro por parte de raas inferiores teve uma difuso bastante significativa. O segundo nvel de anlise das histrias dentro da entrevista seria o nvel esttico. Segundo Niethammer, o processo de conhecimento do passado que ocorre durante uma entrevista, tanto por parte do entrevistado quanto por parte do entrevistador, pode ser transmitido a terceiros (a leitores, ouvintes, espectadores) de modo especialmente bem-sucedido quando as histrias exemplares da entrevista so apresentadas juntamente com as propostas de interpretao dos historiadores. Essas histrias exemplares tm um componente esttico isto , elas so boas histrias quando seu significado se compreende medida em que se desenvolve a prpria narrativa, e no quando se pode traduzi-las por uma moral ou reduzi-las a um conceito. Boas histrias, diz Niethammer, so aquelas cujo sentido est coagulado forma. Na narrativa de suas histrias, prossegue o autor, o entrevistado est submetido a trs condicionantes. Em primeiro lugar, ele deve formar um todo com os diversos acontecimentos, que seja capaz de abrigar o ponto culminante de sua histria. Em seguida, para conduzir a ateno do ouvinte para o apogeu de sua histria, ele precisa condensar os demais elementos importantes. Finalmente, ele necessita encaixar em sua

16

narrativa informaes que so requisitos para a compreenso da histria, as quais ele imagina serem desconhecidas por parte de seu interlocutor. Da combinao dos trs condicionantes resulta, para a esttica de tais histrias, de um lado, a possibilidade de se visualizar sua unidade de sentido isto , o fato delas serem citveis e, de outro, a construo de relaes complexas a partir de percepes concretas. Finalmente, a dimenso esttica das histrias dentro da entrevista acrescenta, para Niethammer, um novo tipo de compreenso quele viabilizado pela interpretao histrica, qual seja, a compreenso de qualquer um. Esse qualquer um capaz de descobrir, por suas especificidades individuais e sociais, novos sentidos e informaes, alm dos fornecidos pelo entrevistado e pelo historiador. Por essa razo e porque qualquer um tambm pode controlar a interpretao proposta pelo historiador com base na prpria histria do entrevistado , Niethammer sugere que o processo de produo na histria oral seja compreendido muito mais como um tringulo, que inclui, portanto, o receptor das interpretaes do historiador e das histrias do entrevistado, do que como uma simples polaridade entre sujeito (o historiador) e objeto (o entrevistado). Creio que podemos extrair duas concluses dessa discusso. Em primeiro lugar, o fato do pblico da histria oral, receptor das propostas de interpretao do historiador e das histrias do entrevistado, ser efetivamente muito mais ativo do que o pblico de outras produes nas reas das cincias humanas. O fato de qualquer um poder e querer, principalmente avaliar histrias e intepretaes, porque elas, de alguma forma, dizem respeito a suas prprias histrias, muito provavelmente uma das razes do sucesso da histria oral. Assim, aquilo que Niethammer chama de dimenso esttica das histrias contidas em uma entrevista aquilo que, justamente, a torna passvel de ser entendida por qualquer um passa a ser em grande parte responsvel pelo encanto da histria oral e pela facilidade com que absorvida. Em segundo lugar, a nfase dada por Niethammer s histrias dentro da entrevista constitui, sem dvida nenhuma, uma boa indicao para os que se preocupam em aproveitar o potencial da histria oral produzindo interpretaes consistentes do material gravado. Talvez possamos dizer que entrevistas de histria oral so as nicas fontes que documentam o passado experincias pessoais, acontecimentos, conjunturas e as concepes do passado atravs de seqncias narrativas, isto , pequenas histrias cujo sentido est atrelado prpria forma com que so narradas, sendo impossvel dar conta do primeiro sem considerar a segunda.18 Por isso, dizer que uma boa histria dentro da entrevista aquela que citvel, no significa dizer que ela til para ilustrar uma tese, e sim que ela essencial.

18

O trabalho que apresentei no IX Congresso Internacional de Histria Oral, realizado em Gotemburgo, Sucia, em junho de 1996, caminhou nessa direo; nele procurei interpretar o depoimento de Evandro Lins e Silva, prestado ao CPDOC entre 1994 e 1995, a partir de unidades narrativas que se destacavam na entrevista (cf. Alberti, 1996).

17

Referncias Bibliogrficas

ALBERTI, Verena - 1996 - Law and Narrative: a Life History Interview with a Brazilian Jurist, in: Communicating Experience. IX International Oral History Conference. Anais do congresso, realizado em Gotemburgo, Sucia, de 13 a 16 de junho de 1996, seo Method and Theory, p. 910-5. CAMARGO, Aspsia - 1994 - Histria oral e poltica, in: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Histria oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro, Finep, Diadorim, p. 75-99. COSTA LIMA, Luiz - 1989 - A aguarrs do tempo. Estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro, Rocco. FUCHS, Werner - 1980 - Mglichkeiten der biographischen Methode, in: NIETHAMMER, Lutz (org.). Lebenserfahrung und kollektives Gedchtnis. Die Praxis der Oral History. Frankfurt a.M., Syndikat, p.323-348. HERBERT, Ulrich - 1985 - Zur Entwicklung der Ruhrarbeiterschaft 1930 bis 1960 aus erfahrungsgeschichtlicher Perspektive. in: NIETHAMMER, Lutz & PLATO, Alexander von (org.). Wir kriegen jetzt andere Zeiten. Auf der Suche nach der Erfahrung des Volkes in Nachfaschistischen Lndern. Lebensgeschichte und Sozialkultur im Ruhrgebiet 1930 bis 1960 (Lusir), Bd. 3., Berlin-Bonn, J.H.W. Dietz Nachf., p. 19-52. HOCHHUTH, Rolf - 1980 [1978] - Wer eine Geschichte erzhlt..., in: NIETHAMMER, Lutz (org.). Lebenserfahrung und kollektives Gedchtnis. Die Praxis der Oral History. Frankfurt a.M., Syndikat, p. 187-191. KUHN, Annette - 1985 - Oral history - feministisch. in: HEER, Hannes & ULLRICH, Volker (org.). Geschichte entdecken. Erfahrungen und Projekte der neuen Geschichtsbewegung. Hamburg, Rowohlt Taschenbuch Verlag, p.165-173. NIETHAMMER, Lutz - 1980 - Einfhrung, in: NIETHAMMER, Lutz (org.). Lebenserfahrung und kollektives Gedchtnis. Die Praxis der Oral History. Frankfurt a.M., Syndikat, p. 7-26. ___________ (org.) - 1983 - Hinterher merkt man, da es richtig war, da es schiefgegangen ist. Nachkriegserfahrungen im Ruhr-Gebiet. Lebensgeschichte und Sozialkultur im Ruhrgebiet 1930 bis 1960 (Lusir), Bd.2, Berlin-Bonn, J.H.W. Dietz Nachf. ___________ - 1985 - Fragen-Antworten-Fragen. Methodische Erfahrungen und Erwgungen zur Oral History., in: NIETHAMMER, Lutz & PLATO, Alexander von (org.). Wir kriegen jetzt andere Zeiten. Auf der Suche nach der Erfahrung des Volkes in Nachfaschistischen Lndern. Lebensgeschichte und Sozialkultur im Ruhrgebiet 1930 bis 1960 (Lusir), Bd. 3., Berlin-Bonn, J.H.W. Dietz Nachf., p. 392-445.

18

___________ - 1991 - Glasnost privat 1987, in: NIETHAMMER, Lutz; PLATO, Alexander von & WIERLING, Dorothee. Die volkseigene Erfahrung. Eine Archologie des Lebens in der Industrieprovinz der DDR. Berlin, Rowohlt. ____________ & PLATO, Alexander von - 1985 - Vorwort, in: NIETHAMMER, Lutz & PLATO, Alexander von (org.). Wir kriegen jetzt andere Zeiten. Auf der Suche nach der Erfahrung des Volkes in Nachfaschistischen Lndern. Lebensgeschichte und Sozialkultur im Ruhrgebiet 1930 bis 1960 (Lusir), Bd. 3., Berlin-Bonn, J.H.W. Dietz Nachf., p. 9-15. PLATO, Alexander von - 1985 - Wer scho auf Robert R., oder: Was kann Oral history leisten? in: HEER, Hannes & ULLRICH, Volker (org.). Geschichte entdecken. Erfahrungen und Projekte der neuen Geschichtsbewegung. Hamburg, Rowohlt Taschenbuch Verlag, p. 266-280. ROSENTHAL, Gabriele (org.) - 1986 - Die Hitlerjugend-Generation. Biographische Thematisierung als Vergangenheitsbewltigung. Essen, Die Blaue Eule. (Gesellschaftstheorie und Soziale Praxis; Bd.1) __________ - 1987 - ... wenn alles in Scherben fllt.... Von Leben und Sinnwelt der Kriegsgeneration. Typen biographischer Wandlungen. Opladen, Leske + Budrich. (Biographie und Gesellschaft; Bd.6) __________ (org.) - 1990 - Als der Krieg kam, hatte ich mit Hitler nichts mehr zu tun. Zur Gegenwrtigkeit des Dritten Reiches in Biographien. Opladen, Leske + Budrich. SCHRDER, Hans Joachim - 1992 - Die gestohlenen Jahre. Erzhlgeschichten und Geschichtserzhlung im Interview: Der Zweite Weltkrieg aus der Sicht ehemaliger Mannschaftssoldaten. Tbingen, Max Niemeyer. ZIMMERMANN, Michael - 1992 - Zeitzeugen., in: RUSINEK, Bernd-A.; ACKERMANN, Volker & ENGELBRECHT, Jrg (org.). Einfhrung in die Interpretation historischer Quellen. Schwerpunkt: Neuzeit. Paderborn, Ferdinand Schning, p.13-26.

19

You might also like