You are on page 1of 6

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Uma mulher sofreu um atropelamento e foi internada necessitando de uma transfuso de sangue com urgncia. De imediato, foi realizada a sua tipagem sangunea, constatando-se pertencer aos tipos AB Rh negativo. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens a seguir.
51

Para a quantificao de protenas comum o emprego de tcnicas espectrofotomtricas como o mtodo de Lowry que consiste em duas reaes colorimtricas. Para fins de quantificao de amostras desconhecidas construda uma curva-padro com protena albumina srica bovina (BSA) como a apresentada a seguir.

A mulher acidentada poder receber sangue de doadores pertencentes ao grupo A positivo.

52

Indivduos do grupo AB possuem em suas hemcias os antgenos A e B.

53

A pessoa acidentada apresenta as aglutininas anti-A e anti-B em sua circulao.

54

Caso essa mulher venha a sobreviver ao acidente e, em seguida, engravide, ela poder produzir anticorpos anti-Rh ao gerar um filho Rh positivo. Considerando a curva-padro acima apresentada, bem como aspectos gerais das tcnicas de espectrofotometria e colorimetria, julgue os itens de 61 a 65.
61

55

A mulher acidentada pode apresentar os gentipos IAIO ou IBIO.

Em um laboratrio de anlises hematolgicas so empregados diferentes tipos de aparelhos laboratoriais adequados a diferentes finalidades. Considerando-se os aparelhos comumente utilizados nesse ambiente, julgue os seguintes itens.

Os valores de absorvncia das amostras so obtidos experimentalmente espectrofotmetro. com o emprego de um

62 56

No caso do emprego da curva-padro apresentada, uma amostra com absorvncia (660 nm) igual a 0,3 apresentaria concentrao de protenas superior a 0,03 g/L.

Centrfugas so equipamentos empregados na sedimentao de clulas obtidas de amostras de sangue e plasma.

57

As bancadas de fluxo laminar so projetadas para a manipulao de meios de cultura e solues no-estreis.

63

A absorbncia pode ser definida com a capacidade intrnseca dos materiais de absorverem radiaes em freqncias

58

A autoclave um equipamento utilizado para a esterilizao de solues e materiais que resistem ao calor mido.
64

especficas. A lmpada de deutrio normalmente empregada quando se trabalha na regio da luz visvel, ou seja, acima de 500 nm.
65

59

A gua comumente empregada em laboratrios obtida por meio da destilao em equipamentos denominados destiladores de gua.

De acordo com a curva-padro apresentada, uma amostra de protena com concentrao igual a 0,09 g/L, apresentaria um valor de absorvncia a 660 nm abaixo de 0,4.

60

Os espectrofotmetros so equipamentos empregados na deteco da fluorescncia emitida por amostras biolgicas.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 26: Tc. Prod. Hemoderivados e Biotecnologia Hemoterapia ou Farmcia ou Lab. de An. Clnicas/Patologia Clnica

Sabendo que os meios de cultura consistem da associao qualitativa e quantitativa de substncias que fornecem os nutrientes necessrios ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural, julgue os itens a seguir.
66

Considerando que as boas prticas de laboratrio tratam da organizao, processos e condies sob as quais estudos de laboratrio so planejados, executados, monitorados, registrados e relatados, julgue os itens que se seguem.

Os meios de cultura empregados em preparaes bacteriolgicas so slidos, visto que os meios lquidos no servem para o cultivo de bactrias. podem ser pipetados diretamente com a boca.
76

Durante a realizao de experimentos, solventes volteis

67

O meio denominado gar-sangue um meio considerado bsico, visto que contm substncias que inibem o desenvolvimento de determinados grupos de
77

Os equipamentos de laboratrio devem ser inspecionados e mantidos em condies adequadas por pessoas qualificadas para este trabalho, de modo a no oferecerem riscos para os demais membros do laboratrio, bem como, no comprometer a qualidade das atividades realizadas.

microrganismos, permitindo o crescimento de outros.


68

Meios de cultura so comumente esterilizados por autoclavao, na qual empregado calor seco como o agente esterilizante.

69

O gar MacConkey um meio de cultura destinado ao crescimento de bactrias gram-negativas e empregado na diferenciao de enterobactrias.

78

Os membros da equipe devem conhecer e serem capazes de aplicar tcnicas de primeiros socorros.

70

A peptona presente no caldo simples serve como fonte de nitrognio para as bactrias cultivadas em tal meio.

Os

hemoderivados,

como

albumina,

imunoglobulinas,

concentrado de fator VIII e o concentrado de fator IX, so medicamentos essenciais para o tratamento de algumas doenas. Considerando o fracionamento industrial de plasma para a obteno de hemoderivados, julgue os itens a seguir.

Considerando as normas de biossegurana empregadas em reas laboratoriais, julgue os itens a seguir.


71

As luvas so equipamentos de proteo individual descartveis.

72

Em reas laboratoriais recomendado o uso de calados que deixem os dedos expostos.

79

Fator VIII altamente purificado pode ser obtido com o uso de anticorpos monoclonais, a partir de camundongos, empregando colunas de imunoafinidade.

73

Os culos de segurana so equipamentos recomendados para a proteo contra impactos de partculas volantes, contra luminosidade intensa, contra radiao ultravioleta ou radiao infravermelha, bem como contra respingos de produtos qumicos.
80

Uma alternativa para a produo de fator VIII utilizar a tecnologia do DNA recombinante, por meio da qual a protena purificada introduzida em clulas ovarianas de hamsters que passem a amplific-la.

74

O escudo de proteo contra respingos deve ser utilizado em atividades geradoras de aerossol como a abertura de tubos de sangue.
81

Atualmente, em virtude as tcnicas de fracionamento de hemoderivados do plasma, os riscos de infeco por vrus sanguneos podem ser totalmente excludos.

75

As luvas disponveis no mercado garantem proteo exclusivamente contra solventes orgnicos volteis.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 26: Tc. Prod. Hemoderivados e Biotecnologia Hemoterapia ou Farmcia ou Lab. de An. Clnicas/Patologia Clnica

Dois indivduos realizaram exames para dosagem dos nveis de glicemia e foram obtidos os seguintes resultados: indivduo 1: glicemia de jejum = 140 mg/dL; 2 horas aps sobrecarga de glicose = 210 mg/dL; indivduo 2: glicemia de jejum = 80 mg/dL; 2 horas aps sobrecarga de glicose = 100 mg/dL. Com base nesses resultados, julgue os prximos itens.
82

Considerando os exames bioqumicos de sangue atualmente empregados, julgue os itens a seguir.


91

Na determinao da concentrao de metemoglobina emprega-se mtodo que determina a absoro espectrofotomtrica da hemoglobina, aps incubao com uma soluo de ferricianeto de potssio.

92

Na reao do colesterol livre e esterificado com o reagente de Liebermann-Burchard, h a formao de um complexo incolor que pode ser medido fotometricamente.

O indivduo 2 apresenta nveis glicmicos dentro da faixa considerada normal.

93

Os nveis de sais de ltio, atualmente usados em pacientes sob tratamento psiquitrico, so monitorados por meio do emprego da tcnica de fotometria de chama.

83 84

O indivduo 1 apresenta claramente intolerncia lactose. O indivduo 1 apresenta nveis glicmicos compatveis com diabetes, necessitando de exames adicionais para
94

O glucagon muito resistente degradao proteoltica, no sendo necessrio manuseio especial nos procedimentos para sua dosagem a partir de amostras de sangue.

confirmao do diagnstico. Com relao coleta de material biolgico para anlises, julgue os seguintes itens.
85 95

Vrias substncias so detectadas em amostras de sangue com o emprego de ensaios enzimticos como, por exemplo, a determinao de glicose pelo mtodo da glicose oxidase.

A coleta de material normalmente realizada em tubos plsticos, uma vez que oferecem vantagens como o menor risco de quebra e, conseqentemente, menor exposio do manipulador a risco biolgico.

96

O cido rico reduz, em condies alcalinas, o fosfotungstato a azul de tungstnio, o qual medido por espectrometria de fora atmica.

Considerando as tcnicas disponveis para o estudo laboratorial de imunoglobulinas, julgue os seguintes itens.
97

86

Em geral, se utiliza o sangue arterial para a maioria dos exames hematolgicos, como o obtido a partir da puno da veia cubital.

As imunoglobulinas podem ser identificadas com o emprego da tcnica de eletroforese de protenas.

87

Na coleta de material a partir da veia femoral, o paciente deve ficar em decbito dorsal horizontal, com o membro inferior do lado a ser realizada a puno semifletido.

98

A turbidimetria uma tcnica espectrofotomtrica aplicada deteco de imunoglobulinas, a partir da formao de um produto colorimtrico especfico, dependente da classe de imunoglobulinas em estudo.

88

Em alguns exames hematolgicos, como o estudo de plaquetas, emprega-se sangue capilar obtido aps puno da polpa digital dos dedos em adultos.
99

As tcnicas empregadas na dosagem de imunoglobulinas baseiam-se na concentrao do complexo antgeno-anticorpo formado durante o ensaio.

89

O teste do pezinho um exame laboratorial simples que tem como objetivo detectar precocemente erros inatos do metabolismo, que podero causar leses irreversveis no beb, e feito a partir da coleta de sangue capilar do calcanhar do beb.

100 O nefelmetro um equipamento capaz de medir o mximo

de disperso que ocorre durante a reao antgeno-anticorpo, permitindo a dosagem de protenas especficas como imunoglobulinas.
101 A imunoglobulina E pode ser facilmente detectada com o

90

O sangue colhido e transferido para tubos permanece inalterado por at 24 horas.

emprego da nefelometria.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 26: Tc. Prod. Hemoderivados e Biotecnologia Hemoterapia ou Farmcia ou Lab. de An. Clnicas/Patologia Clnica

Considerando os aspectos gerais relacionados preparao de hemocomponentes, julgue os itens a seguir.


102 Na obteno de hemocomponentes, a afrese uma tcnica

Considerando os mtodos sorolgicos atualmente empregados no diagnstico de doenas transmitidas pelo sangue, julgue os itens que se seguem.

de baixo custo e alta produtividade.


103 Concentrado de hemcias apresenta validade de cerca de um

112 O ensaio conhecido como ELISA no possui sensibilidade

adequada deteco de agentes virais causadores de infeces, uma vez que vrus no provocam a produo de anticorpos pelo hospedeiro.
113 Em exames para a deteco de hepatite, recomenda-se que

ms desde que conservado sob refrigerao.


104 O hematcrito do concentrado de hemcias deve estar

entre 65 e 75%, nas bolsas cuja soluo preservativa seja CPDA-1.


105 Hemocomponentes podem ser obtidos por mtodos manuais

o paciente no faa a ingesto de lcool por pelo menos 24 horas, tendo em vista que o lcool diminui a intensidade da reao do complexo antgeno-tuberculina.
114 A condio de no-reativo para os tipos 1 e 2 de HIV por

ou automatizados. Entre os mtodos manuais, pode-se empregar a sedimentao espontnea, quando o banco de sangue no possui centrfuga disposio.
106 Pacientes que tiveram reaes transfusionais alrgicas ao

ELISA, western blot e anticorpo fluorescente indireto indica a ausncia de infeco pelo vrus tipos 1 e 2.
115 A presena de anti-HBc IgM compatvel com infeco

recente pelo HBV, ou seja, confirma o diagnstico de hepatite B aguda.


116 O plasmdio, agente causador da malria, no pode ser

concentrado de hemcias normais podero ser beneficiados com o uso de hemcias lavadas. Considerando-se caractersticas gerais do crioprecipitado, julgue os itens seguintes.
107 Obtm-se o crioprecipitado a partir do aquecimento de

diretamente detectado no exame de gota espessa de sangue.


117 O procedimento para o diagnstico laboratorial da malria

no apresenta riscos biolgicos, uma vez que no envolve a manipulao de amostras biolgicas, como sangue.
118 Os testes para deteco do HIV podem ser realizados com o

plasma fresco.
108 O fator VIII no faz parte da composio do crioprecipitado. 109 O crioprecipitado pode ser usado para repor fibrinognio,

uso da tcnica de PCR em tempo real, a qual detecta a presena de anticorpos contra o vrus. Considerando a estocagem, transporte e manipulao de plasma para uso industrial, julgue os seguintes itens.
119 O rendimento na produo dos hemoderivados depende das

em pacientes com hemorragias.


110 O crioprecipitado deve ser armazenado temperatura

ambiente, tendo validade de um ano.


111 O crioprecipitado usado na composio da cola de fibrina

condies de congelamento e de armazenamento do plasma.


120 O plasma para uso industrial no precisa passar por triagem

autloga para uso tpico.

laboratorial.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 26: Tc. Prod. Hemoderivados e Biotecnologia Hemoterapia ou Farmcia ou Lab. de An. Clnicas/Patologia Clnica

You might also like