CENTRO SOCIAL DE LEÇA DO BALIO Infantário de Manso

PROJECTO PEDAGÓGICO 2010/2011

SALA 3

Educadora de Infância Carla Sebastião

Leça do Balio, 12 de Setembro de 2010

Projecto Pedagógico – Sala 3 Índice Definição de Projecto Curricular de Sala-------------------------------------------------.9 Grelhas de objectivos e actividades segundo as áreas de conteúdo--------------12 ___________________________________________________________________ 2 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso .3 Caracterização das Áreas de Desenvolvimento ---------------------------------------.5 Organização do espaço e do tempo---------------------------------------------------------7 Caracterização das Crianças de 3 anos--------------------------------------------------.

…). É ele o principal gestor do currículo. de pequeno grupo ou de todo o grupo” (Ministério da Educação. A forma de alcançar estes objectivos será através das rotinas diárias (refeições. criando condições para o sucesso nas aprendizagens seguintes. higiene.Projecto Pedagógico – Sala 3 Definição de Projecto Curricular de Sala “O projecto do educador é um projecto educativo/pedagógico que diz respeito ao grupo e contempla as opções e intenções educativas do educador e as formas como prevê orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem de um grupo. São elas: a Área do Conhecimento do Mundo. O Projecto Curricular de Sala representa o conjunto de objectivos a atingir. e que ajudam o educador a orientar o seu trabalho. Estes objectivos estão organizados em três grandes áreas de desenvolvimento. ou seja. mas também não pode sujeitar-se ao mero improviso. enquadra as iniciativas das crianças. nem à atitude de deixar que as coisas simplesmente aconteçam. ___________________________________________________________________ 3 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . processo que parte do que as crianças já sabem e aprenderam. a conduzir o processo educativo a desenvolver com as crianças. destinando-se à organização da componente educativa (…) O desenvolvimento curricular é da responsabilidade do educador. “As Orientações Curriculares para a Educação no pré-escolar (…) constituem um conjunto de princípios destinados a apoiar os educadores nas decisões sobre a sua prática. Na planificação não deverão ser ignorados os seguintes aspectos: Continuidade educativa.44). ao longo do ano lectivo. a Área da Formação Social e Pessoal e a Área da Expressão e Comunicação. os seus projectos individuais. definidas pelas Orientações Curriculares para a Educação no pré-escolar. Os referidos princípios constituem uma referência comum para todos os educadores da Rede Nacional de Educação Pré-Escolar. 1997: p. dos momentos de brincadeiras livres. Estamos conscientes de que a metodologia na Educação Pré-Escolar não deve adoptar os princípios rígidos do ensino formal. Este projecto adapta-se às características de cada grupo. mudas. das visitas ao exterior e das actividades orientadas pela educadora.

Por outro lado. no sentido de permitir uma diferenciação pedagógica e de garantir a adequação do trabalho a realizar ao grupo das crianças envolvidas…” In “Orientações Curriculares” ___________________________________________________________________ 4 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . planeamento. pais e crianças. acção e avaliação desenvolvido pelo educador. processo reflexivo de observação. a planificação deve ser entendida como uma actividade conjunta entre os educadores.Projecto Pedagógico – Sala 3 Intencionalidade educativa. de formar a adequar a sua prática às necessidades da criança. deverá ter em consideração o resultado da observação de cada criança e do grupo.

com os outros e com o mundo. tais como. higiene. estéticos. Esta área divide-se nos seguintes domínios: Domínio das expressões motora. De acordo com as diferentes fases de desenvolvimento promove-se a aquisição de espírito critico e a interiorização de valores espirituais. ___________________________________________________________________ 5 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . Área da Formação Social e Pessoal É uma área completa que integra todas as outras áreas pois está relacionada com a forma como a criança se relaciona consigo própria. Dada a multiplicidade de aspectos englobados pelo conhecimento do mundo e a diversidade de possibilidades. manipular e transformar de forma a tomar consciência de si próprio na relação com os objectos. educação ambiental… etc. livre e solidário. mas proporcionar aprendizagens pertinentes com significado para as crianças. Nesta área concretizam-se objectivos que favorecem a formação da criança tendo em vista a sua inserção na sociedade como ser autónomo. Não visa promover um saber enciclopédico. Área da Expressão e Comunicação Área da expressão e comunicação engloba as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento psicomotor simbólico que determinam a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem.Projecto Pedagógico – Sala 3 Caracterização das Áreas de Desenvolvimento descritas nas Orientações Curriculares Área do Conhecimento do Mundo Esta área caracteriza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender o porquê das coisas. natureza. compete ao educador a escolha criteriosa dos assuntos que merecem maior desenvolvimento. morais e cívicos. O domínio das diferentes formas de expressão implica diversificar as situações e experiências de aprendizagem. família. de modo a que a criança vá dominando e utilizando o corpo e contactando com diferentes materiais que poderá explorar.

domínio da linguagem oral e abordagem a escrita e domínio da matemática.Projecto Pedagógico – Sala 3 dramática. bem como promovem a sensibilização estética indispensáveis para representar o mundo interior e mundo que a rodeia. ___________________________________________________________________ 6 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . Estes domínios estão intimamente relacionados pois todos se referem a aprendizagem e aquisição de códigos que permitem à criança relacionar-se com os outros e o mundo. plástica e musical.

Para que as actividades diversificadas aconteçam num clima harmonioso e de forma organizada. garagem. em grande medida. O espaço exterior é um local que pode proporcionar momentos educativos muito ricos e intencionais. As visitas de estudo de ___________________________________________________________________ 7 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . se as áreas não estiverem bem definidas e os materiais colocados no sítio correcto. as crianças podem não saber o que fazer e ficarem desorientadas. a diversidade de idades e a dimensão do grupo. Assim sendo. tais como: as características de cada criança. pois proporcionam momentos de aprendizagem prática e directa. planeados pelo educador e pelas crianças. Por outro lado. pelo que vamos valorizar todas as oportunidades de saída ao exterior que tivermos disponível. dos materiais e das actividades possíveis é também condição de autonomia da criança e do grupo. o que as crianças podem fazer e aprender. Há diferentes factores que influenciam o modo próprio de funcionamento de um grupo. o maior ou menor número de crianças de cada sexo. entre outros. sabem escolher o que desejam e colaboram com a organização geral. O conhecimento do espaço. mas o equipamento. tais como: cozinha. os materiais existentes e a forma como estão dispostos condicionam. Perante este factor cabe ao educador questionar-se sobre a função e finalidades educativas dos espaços e materiais. de modo a planear e fundamentar as razões dessa organização.Projecto Pedagógico – Sala 3 Organização do Espaço e do Tempo Os espaços de educação pré-escolar podem ser diversos. quarto. espaços lúdicos que convidem à brincadeira livre e à realização de actividades orientadas. é desejável que na sala se encontrem algumas “áreas”. bem organizados e convidativos. as crianças sentem-se motivadas. jogos e construções. incapazes de assumir a atitude de autonomia que se deseja estimular. que por sua vez é englobado pelo meio social. O processo de aprendizagem implica também que as crianças compreendam como o espaço está organizado e como pode ser utilizado. biblioteca. Este espaço exterior do estabelecimento de educação pré-escolar é igualmente uma extensão educativa. O espaço educativo vai para além do espaço sala (interior) e jardim (exterior) e aplica-se a um domínio mais alargado – o estabelecimento educativo (Instituição) onde a criança se relaciona com outras crianças e adultos. se ao chegarem à sala e encontrarem os móveis e os materiais arrumados de forma agradável. Os passeios feitos à comunidade são de grande interesse educativo.

uma vez que lidando com crianças tão pequenas. para a criança. onde a aprendizagem deve ocorrer num contexto social. em geral. mas sim. Ao longo do dia acorrem. uma vez que proporciona uma sequência de acontecimentos que elas seguem e compreendem. sempre que sentimos necessidade de permanecer mais numa actividade. etc. são eles: os pais. embora corresponda a momentos que se repetem com uma certa periodicidade. não hesitamos e colocamos todos os nossos esforços na mesma. almoço. momentos de actividades orientadas. de forma a gerir melhor o tempo. ou num assunto. o recreio. Ou seja. os educadores e os seus pares e a sociedade onde estão inseridas. Neste sentido. Trata-se de momentos que permitem estruturar o dia-a-dia. as actividades dirigem a forma como gerimos o tempo. Deste contexto fazem parte todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento global e harmonioso da criança. momentos que se repetem diariamente. muitas vezes acontecem pequenos imprevistos. Estas rotinas funcionam como um importante suporte para o trabalho do educador.. o tempo não é condicionante das actividades. os bons dias. ou seja.Projecto Pedagógico – Sala 3 alguma distância também fazem parte do nosso projecto pois achamos que por vezes a mudança de rotinas beneficia em muito a assimilação de conteúdos. mas que são suficientemente flexíveis. já que todas as rotinas são intencionalmente preparadas e educativas. ___________________________________________________________________ 8 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . A rotina diária é também muito importante. são alguns exemplos. funcionando como uma estrutura de segurança e promovendo também a sua autonomia. oferece-lhes uma estrutura dos acontecimentos do dia. permitindo que as crianças antecipem os acontecimentos que se vão seguir. aos quais chamamos “Rotinas Diárias”: o acolhimento. O tempo educativo tem. O desenvolvimento da criança é assim encarado como uma responsabilidade colectiva. uma distribuição flexível.

Dão vida própria aos seus brinquedos e fazem já alguma diferença entre o real e o fantástico. quer com a educadora. mas geralmente ocorrem conflitos com os colegas por causa da partilha de brinquedos. de manipular plasticina. geralmente breves. Gostam da companhia das outras crianças.Projecto Pedagógico – Sala 3 Caracterização do Grupo de Crianças dos 3 anos O grupo dos 3 anos é composto por 20 crianças (11 meninos e 9 meninas) e formam um grupo heterogéneo. . Gostam de disfarçar-se. daí que existem crianças mais desenvolvidas a nível cognitivo. ou seja. empilham-nos a alinham-nos. Cada criança tem características próprias que a distinguem de todas as outras e um ritmo próprio de aprendizagem e desenvolvimento que deve ser respeitado tanto pelos colegas como pela equipa pedagógica. São instáveis. É na diversidade que reside a qualidade! Mesmo havendo variações entre as crianças. imprevisíveis e mudam constantemente de desejos e decisões... barro. Há a presença de animismo. quer com os amigos da sala. É importante também referir que algumas crianças já fizeram há muito os 3 anos e que outras ainda os vão fazer. sendo quase sempre necessária a intervenção do adulto (pensamento egocêntrico – a criança não consegue colocarse no ponto de vista do outro). Têm grande curiosidade por tudo o que os rodeia. Gostam dos jogos de mesa. Dá-lhes prazer derrubar as suas construções. o que os leva à constante manipulação e exploração dos objectos. embora precisem da intervenção do educador para que lhes proporcione modelos de jogo e organize o trabalho. geralmente sobrepõem-nos. Fazem birras. motor. Permanecem pouco tempo em cada actividade. montanhas ou edifícios. ___________________________________________________________________ 9 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . Eis algumas delas: Gostam do jogo dramático. há várias características que são comuns àqueles que se encontram em determinado grupo etário. importantes para a sua auto-afirmação. No jogo com blocos. linguístico. que outras. de pintar com os dedos. recriam papéis da vida familiar e animais domésticos. Gostam dos jogos com água e areia. Esta é a idade do negativismo e do protesto. Também constroem enormes estradas. têm diferentes maneiras de interagir.

Nas suas produções/desenhos. usam a cor emocionalmente. fixando-se nos seus estados separados). Divertem-se fazendo garatujas. mas ainda têm dificuldade em manejar as coordenações finas Impera a centralização do interesse (a atenção da criança fixa-se só num assunto de cada vez). É importante não impor estereótipos. Uma criança dirá «obrigado» sem saber ___________________________________________________________________ 10 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . Representam a figura humana como um girino que irá evoluindo até chegar ao homem batata. A sua localização temporal é deficiente.linguagem será a habilidade que mais se vai desenvolver. A maioria conta correctamente até 3. Utilizam a totalidade do seu corpo de forma mais coordenada. Ainda vivem. Têm grande interesse pelo mundo que os rodeiam e procuram saber o “como” e o “porquê” das coisas. É claro que nesta idade não poderemos ser muito exigentes na hora de usarem estas regras. ou as nuvens laranja. A articulação e a pronunciação é imperfeita. no presente. Em geral. a criança deve fazer uso da cor de acordo com as suas necessidades anímicas subjectivas. Têm dificuldade em perceber as relações de causa e efeito (não conseguem associar transformações. Empregam orações muito simples. enchem a folha de papel variando os seus movimentos. A linguagem oral começa a ser um meio de comunicação. usando cores diferentes e traçando linhas horizontais. podendo o sol ser azul. muitas vezes os limites da folha. Os Bons Hábitos Aprendem-se Cedo Aos três anos.Projecto Pedagógico – Sala 3 Interessam-se por livros de imagens e têm preferência pelos desenhos de animais e seus filhotes. mas evolui ao longo do ano . mas irão sendo apreendidas à medida que empregamos a mais poderosa das ferramentas educativas: o nosso exemplo. acima de tudo. quando a linguagem está ainda a desenvolver-se. mas ainda não conhecem a utilidade dos números como instrumento para resolver problemas quotidianos. sem relação com a realidade (objecto). não é cedo demais para que a criança aprenda a dizer «por favor» e «obrigado». Não aplicam correctamente os tempos verbais. por exemplo. verticais ou circulares sem respeitarem.

«desculpa». porque não se deve correr na sala. Nota: Ao planificar as actividades. porque se deve puxar o autoclismo. que é algo paulatino (feito a pouco e pouco). sobretudo para imitar-nos. mas a imitação é um bom recurso para estabelecer certos hábitos bem cedo. Isso vai ajudar-nos a acompanhá-las no seu crescimento. porque não devemos gritar. É importante ter em conta que todo o crescimento implica um processo pessoal. De igual modo poderá aprender a dizer «por favor». as regras de educação devem acompanhar-se de uma explicação: porque devemos falar um de cada vez. etc. que vai cumprindo etapas onde se podem dar passinhos para a frente e alguns para trás. ___________________________________________________________________ 11 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso .Projecto Pedagógico – Sala 3 muito bem porquê. «bom dia» e «boa noite». temos que conhecer em profundidade as características evolutivas das crianças. Por mais nova que seja uma criança.

resolver o seu “problema” com o colega sem ser necessária a intervenção do adulto. ___________________________________________________________________ 12 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . Desenvolver o sentido de responsabilidade e estética. o ser desinibida. de si e do outro.Projecto Pedagógico – Sala 3 Grelhas de objectivos e actividades segundo as áreas de conteúdo Área de Formação Pessoal e Social Objectivos Específicos Estimular hábitos de autonomia. Incentivar o espirito de iniciativa. o participar nas alterações da sala. o chamar o outro pelo nome. comer sem ajuda do adulto. calçar-se sozinha. o arrumar e cuidar do material. o gostar do jardim de infância. e segurança afectiva. Incentivar a tomada de consciência o relacionar-se e respeitar o outro. o conhecer e cumprir as regras da sala. o o o o Actividades Levar a criança a: ir à casa-de-banho sozinha. Proporcionar à criança estabilidade o adaptar-se ao novo meio. o ser estável. o sentir-se segura e motivada. o ter iniciativa nas actividades. o escutar o outro.

Jogos de faz-de-conta. Incentivar os jogos de mímica. Canções. Danças de roda. Jogos de figuras: descobrir duas idênticas. Desenvolver a capacidade de se saber situar no espaço. Realizar sessões de movimento (ginástica).Projecto Pedagógico – Sala 3 Área da Expressão e Comunicação Objectivos Específicos Domínio da Expressão Motora Conhecer e nomear as diferentes partes do corpo. Levar a criança a identificar diferentes noções: o situação – dentro/fora frente/atrás em cima/em baixo o tamanho – grande/pequeno o posição – em pé/deitado/sentado/pernas cruzadas o movimento – levantar/baixar empurrar/puxar andar/correr subir/descer o quantidade – pouco/muito Desenvolver a coordenação: Visual-motora Óculo-pedal Óculo-manual Audio-motora Jogos de encaixe. Agarrar em pinça os diversos materiais. Fazer pinturas com pincel. Recriar histórias com fantoches e marionetas. Enriquecer o jogo simbólico. Desenvolver a motricidade fina. Actividades Desenvolver a motricidade global. Realizar enfiamentos. Brincar de cabra-cega. Jogos de recreio. Histórias. Domínio da Expressão Dramática Desenvolver o jogo dramático. ___________________________________________________________________ 13 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso .

o dar sugestões. o criar. Pasta de papel. construir pequenas frases. o fantasiar. Reproduzir sons.Projecto Pedagógico – Sala 3 Domínio da Expressão Musical Incentivar a audição de diferentes melodias. Promover a expressão tridimensional.). dirigir-se espontaneamente. o o o o o o Desenvolver o espírito criativo. plasticina. Explorar diversos materiais (esponjas. adquirir novos vocábulos. Desenho. Levar a criança a: comunicar. Domínio da Expressão Plástica Proporcionar diversidade de materiais. familiarizar-se com os símbolos. Massa de farinha. Rasgagem. Recorte. Cantar. material de desperdício. Modelagem. Produzir ritmos através do corpo. questionar. etc. Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Desenvolver a comunicação e a linguagem. Promover a correcta articulação das palavras. Promover várias técnicas. Tocar instrumentos. Estimular o sentido de escuta. escutar. Colagem. Digitinta. Pintura. Identificar sons. Escutar a natureza. rolhas. ___________________________________________________________________ 14 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . fazer-se compreender através da palavra.

Confrontar a criança com situações do dia-a-dia. Desenvolver a curiosidade de saber mais.Projecto Pedagógico – Sala 3 Domínio da Matemática Desenvolver a capacidade de se situar no tempo e no espaço. Área do Conhecimento do Mundo Objectivos Específicos Levar a criança a conhecer o meio envolvente. o tomar banho. tamanho e outros critérios simples. Estimular a noção de número. Sensibilizar a criança para o asseio: o lavar as mãos sempre que vai à casade-banho. Educar para o ambiente. Incentivar a criança a fazer uma alimentação diversificada. Educar para a higiene e saúde. Desenvolver a capacidade de comparação e classificação. Sensibilizar a criança para a limpeza e beleza da natureza. limpar o nariz. Levar a criança à ordenação de objectos com tamanhos simples. Tabela de uma entrada. Reconhecer cor. Saber contar até 10. Actividades Proporcionar saídas ao exterior. Distinguir: dia/noite Sol/chuva Reconhecer as diferentes áreas da sala. ___________________________________________________________________ 15 Centro Social de Leça do Balio – Infantário do Manso . Estimular a aquisição de hábitos alimentares. Mastigar bem os alimentos.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful