You are on page 1of 2

Origem do Teatro comum ouvirmos dizer que o teatro comeou na Grcia, h muitos sculos atrs.

. No entanto, existem outros exemplos de manifestaes teatrais anteriores aos gregos. Por exemplo, na China antiga, o budismo usava o teatro como forma de expresso religiosa. No Egito, um grande espetculo popular contava a histria da ressurreio de Osris e da morte de Hrus. Na ndia, se acredita que o teatro tenha surgido com Brama. E nos tempos pr-helnicos, os cretenses homenageavam seus deuses em teatros, provavelmente construdos no sculo dezenove antes de Cristo. fcil perceber atravs destes poucos exemplos, uma origem religiosa para as manifestaes teatrais.

No entanto, podemos olhar ainda mais para trs quando lembramos que o teatro a imitao de uma ao e que o ato de imitar est presente na essncia dos mais primitivos rituais que conhecemos. atravs da imitao que a criana se desenvolve aprendendo a falar e a agir. Comparando este homem primitivo com uma criana, podemos observar que ambos so completamente ignorantes em relao ao universo que os cerca. E muito provavelmente, este homem, ansioso por encontrar respostas para as suas perguntas, tenha comeado a construir um acervo de mitologias, religies e rituais, numa tentativa de explicao do mundo, dos fenmenos naturais, da vida, do nascimento, da morte.

Na histria do pensamento humano o mito surge como uma tentativa de explicao, compreenso e controle do mundo. atravs do mito que o homem primitivo tenta compreender os fenmenos da natureza, atribuindo-lhes uma origem divina. A palavra mitologia est ligada a um conjunto de narrativas da vida, das aventuras, viagens, afetos e desafetos dos mitos, dos deuses, dos heris. Existem diversas mitologias: crist, egpcia, hindu, grega etc...

A palavra religio, do verbo latino religare (ato de ligar) pode ser definida como o conjunto de atitudes pelos quais o homem se liga ao divino. Atravs da realizao dos ritos/rituais o homem relembra os mitos. Por exemplo: no ritual da missa crist, uma srie de procedimentos relembram a vida, morte e ressurreio de seu principal mito, Jesus Cristo.

O famoso antroplogo Malinowski prope que "o mito no uma explicao destinada a satisfazer uma curiosidade cientfica, mas uma narrativa que faz reviver uma realidade arcaica, que satisfaz a profundas necessidades religiosas, aspiraes morais, a presses e imperativos de ordem social e mesmo a exigncias prticas. Nas civilizaes primitivas, o mito desempenha uma funo indispensvel: ele exprime, exalta e codifica a crena; protege e impe os princpios morais; garante a eficcia do ritual e oferece regras prticas para a orientao do homem. O mito um ingrediente vital da civilizao humana; ele uma realidade viva, qual se recorre incessantemente; no , absolutamente, uma teoria abstrata ou uma fantasia artstica, mas uma verdadeira codificao da religio primitiva e da sabedoria popular".

Mas e o teatro? A origem do teatro ocidental est ligada aos mitos gregos arcaicos e religio grega. A mitologia grega formada por numerosos deuses imortais e antropomrficos, isto , que tm a forma e o temperamento humano; os deuses antropomorfizados amam, odeiam, perseguem, discutem, sentem cime, so vingativos, traem, mentem como as pessoas comuns. Existem vrias geraes e famlias divinas na mitologia grega.

You might also like