You are on page 1of 1

Diante da lousa, com a autoridade de quem detm o saber, o professor discursa. Em silncio quase sepulcral, os alunos escutam.

No h brecha para questionamentos nem discusses. Corriqueira algumas dcadas atrs, esta cena j no existe mais. Ou, se existe, est com os dias contados. Com o sculo 21, no por acaso batizado de sculo do conhecimento, nasce um novo mestre, que atua como um guia, que indica o caminho em meio avalanche de informaes despejada a cada segundo sobre crianas e adolescentes. Tem paixo pelo que faz, segue estudando, preocupase em falar a mesma lngua dos pupilos e nem de longe um analfabeto digital. Com o intuito de valorizlos, o movimento Todos Pela Educao acaba de lanar uma campanha de mobilizao, que a partir de hoje Dia da Educao ganha destaque na mdia nacional. Com o slogan Um bom professor, um bom comeo, a inteno reforar a importncia desses homens e mulheres e pressionar por melhorias. Nesta reportagem, especialistas apontam as principais qualidades de um bom educador.

O educadOr ideal deve...

1 2 3 4 5

Gostar do que faz

Mais do que qualquer profissional, quem opta pelo magistrio tem de ter paixo por ensinar e se orgulhar de seu papel. Quanto mais os alunos sentirem essa empatia, garantem especialistas, mais abertos estaro aprendizagem e melhor ser o desempenho em sala de aula. Em contrapartida, precisa ser valorizado por isso. O bom professor deve ter orgulho da profisso e defend-la com garra. Ele um otimista, um sonhador diz o presidente da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, Francisco Aparecido Cordo.

Ter uma boa formao

Para cumprir bem seu papel, o professor ideal tambm deve ter uma formao slida e ampla. Esse processo, segundo a superintendente de Educao e Pesquisa da Fundao Carlos Chagas, Bernardete Gatti, deve incluir o domnio dos contedos da disciplina escolhida e o conhecimento das metodologias e prticas de ensino, alm de se manter atualizado. De nada adianta saber o contedo, se o educador no consegue transmitilo aos alunos. A maioria dos cursos no tem nem 10% de formao pedaggi-

Falar a lngua dos alunos

No se trata de adotar grias ou se comunicar como adolescente, mas de entender o universo da garotada e planejar aulas que levem em conta a viso do mundo de hoje. O professor deve usar a interatividade e evitar falar sem parar, estimular o dilogo e usar recursos audiovisuais. O professor tem de compartilhar o mesmo universo dos seus alunos e ser um pouco artista diante desse pblico. Se no falar a mesma lngua deles, corre o risco de se transformar em uma cpsula de sonfero diz o professor

Usar as novas tecnologias em aula

O educador no pode ser um analfabeto digital. Ignorar ou repudiar a influncia da internet aprofundar o abismo entre os estudantes e a escola. Mas no basta dominar a tecnologia, preciso saber aplic-la. importante navegar nos sites preferidos dos alunos, fazer parte de redes sociais e explorar o potencial dessas ferramentas de forma criativa. D para usar programas como o Google Earth para mostrar regies, pases e cidades. Por que no estimular a garotada a escrever microcontos no Twitter? Ao tirar proveito disso, o professor traz a realidade da criana e do adolescente para a sala de aula. uma forma de aproximao afirma a professora Maria Elizabeth de Almeida, da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

Ir alm do contedo formal

O bom professor deve saber que sua misso profissional no se resume a repassar o contedo da disciplina. Hoje ele deve ser um guia, um tutor. O velho chavo ensinar para a vida continua valendo. Cabe ao mestre, junto com a famlia, difundir valores ticos e morais e fazer com que crianas e adolescentes sejam capazes de fazer reflexes crticas. Para Maria de Salete Silva, coordenadora do Unicef no Brasil, ir alm do contedo implica usar as experincias vivenciadas pelos alunos como ponto de partida para discutir assuntos importantes e transmitir ensinamentos.

You might also like