You are on page 1of 2

REAS EXCLUSIVAS PARA FENO

Envolve a utilizao de reas mecanizveis, cultivadas com espcies forrageiras melhoradas de elevado rendimento e alto valor nutritivo, e que possuam caractersticas favorveis fenao (facilidade e tolerncia a cortes mecnicos freqentes; caules finos e elevada proporo de folha em relao aos caules, para facilitar a secagem). Exemplos: Cynodondactilon (Coast-cross, Tifton 68 e 85, Florico e Forakirk), Cynodonnlemfluensis (Estrela -africana, Florona), Clorisgayana (capim Rhodes), Medicago sativa (alfafa), etc. A rea a ser cultivada deve ser plana ou com declividade favorvel mecanizao, bem drenada e com solo frtil e profundo, principalmente para o cultivo de alfafa. O tamanho do campo depende da necessidade de feno para o rebanho ou para comercia lizao e da produtividade de feno por rea. O nmero de cortes por ano, em geral, varia de trs a quatro em reas no irrigadas e de quatro a oito, com o uso de irrigao. Em cada corte, a produo de feno esperada varia de 2 a 4 t/ha. Eventuais perdas to tais de feno por corte ou por problemas de chuva devem ser consideradas. Para o estabelecimento, manejo e utilizao da forrageira para a produo de feno, uma srie de prticas agrcolas devem ser adotadas, destacando-se:

Preparo o solo Deve incluir, alm da arao e da gradagem, a remoo de obstculos (tocos, razes, pedaos de madeiras, cupinzeiros, pedras etc.) que possam danificar ou dificultar o funcionamento dos equipamentos para fenao, e a uniformizao do terreno (o uso de grade niveladora indicado). Um bom preparo do solo importante, por favorecer a incorporao de corretivos e fertilizantes, a semeadura, a germinao, a brotao uniforme das mudas, o desenvolvimento de um sistema radicular vigoroso e a maior reteno da gua de chuva, resultando em maior produo de forragem.

Calagem e Adubao Feitas por ocasio do plantio, devero ser baseadas nos resultados de anlise do solo. A calagem e a adubao fosfatada, na maioria dos solos brasileiros, so prticas recomendadas. Com referncia adubao de plantio, a Embrapa Gado de Leite recomenda apenas a utilizao do fsforo, uma vez que o nitrognio e o potssio, utilizados durante esta fase, podem ser supridos pela matria orgnica que ser mineralizada, disponibilizando esses nutrientes para o crescimento inicial das plantas. A recomendao da adubao fosfatada de plantio prende-se ao fato de ser o fsforo o nutriente mais importante durante as fases de germinao e estabelecimento da forrageira. A Embrapa Gado de Leite no tem recomendado a aplicao de nitrognio e de potssio por ocasio do plantio, a no ser que os resultados de anlise de solo indiquem uma deficincia pronunciada de matria orgnica e de potssio na soluo do solo. Resultados de pesquisa conduzidos pela Embrapa Gad de Leite com capim-elefante cultivar Napier mostram que a o quantidade de fsforo a ser aplicada por ocasio do plantio varia de 100 a 120 kg/ha de P2O5, correspondentes a 500 a 600 kg/ha de superfosfato simples, ou 222 a 267 kg/ha de superfosfato triplo. Esta sugesto tambm poder ser recomendada para os gneros Cynodon e Panicum. Para os gneros Brachiaria e Setaria, e as quantidades podero ser reduzidas, dependendo dos resultados de anlise do solo. Em regies de comprovada deficincia de micronutrientes, h necessidade de que estes sejam aplicados por ocasio do plantio. Assim, recomenda-se a mesma adubao de micronutrientes recomendada para a cultura do milho nestas regies, em geral, 30 a 50 kg/ha de FTE BR12.

Plantio e Tratos Culturais Os mtodos de plantio so aqueles apropriados para cada espcie forrageira, ou seja, para espcies que se multiplicam por semente, como o caso do capim de Rhodes, Panicummaximum, da alfafa etc.; ou por mudas, como o caso do Coast-cross, do estrela etc. Tanto no plantio de espcies que se multiplicam por mudas como no de espcies que se multiplicam por sementes, h necessidade de que o solo esteja bem preparado. necessrio manter rigoroso controle das plantas daninhas, quer seja por capina, roada, arr nquio ou aplicao de a herbicidas para no prejudicar o estabelecimento da forrageira e contaminar o feno com material indesejvel, reduzindo sua qualidade.

Adubao de Manuteno A necessidade de adubao de manuteno est associada elevada remoo d nutrientes do solo. Para efeito de e clculos, pode-se considerar uma remoo mdia de: 16 kg de N, 5 kg de P2O5 e 20 kg de K2O, para cada tonelada de feno produzido. Para a reposio dos nutrientes, recomenda-se aplicar P de uma nica vez no incio do perodo chuvoso, enquanto as adubaes com o N e K devero ser fracionadas e aplicadas aps cada corte, durante o perodo chuvoso. Em reas de

produo de feno sob irrigao, este fracionamento dever ser realizado durante todo o ano. A distribuio da adubao de manuteno dever ser feita uniformemente sobre toda a rea, usando -se adubadeiras de trao motorizada ou adubao manual. Os micronutrientes podem ser aplicado em dose nica, juntamente com o P, no caso de solos s reconhecidamente deficientes. Para monitorar a fertilidade natural do solo, recomendvel que seja feita anualmente a amostragem do solo para fins de anlise, visando recomendao racional da aduba e calagem. o Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - Embrapa Autor(es): Jos Ladeira da Costa ; Humberto Resende

Enfardamento do Feno
Depois de seco, o feno deve ser removido do campo o mais rpido possvel. Para isso, so utilizados

Armazenamento do Feno
Armazenamento em medas no campo O armazenamento em medas indicado para fenos

Ponto de Feno
O feno deve ser recolhido com menos de 20% de umidade, para sua melhor conservao. Com 20% a 30% de

Feno
Feno um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratao de plantas forrageiras. Esse p

poca da Colheita
A colheita no momento certo, a secagem rpida e uniforme da forrageira, e o seu recolhimento com a u

Secagem
A forragem recm-colhida deve ser uniformemente espalhada. Aps emurchecida, deve ser revolvida e es

Armazenamento do feno
O armazenamento em medas indicado para fenos de qualidade inferior. As medas podem ser feitas n

http://www.agroforn.com.br/suporte.php?dicaId=3

You might also like