You are on page 1of 65

Centro de Ensino Mdio Integrado Educao Profissional Curso: Tcnico em Informtica Disciplina: Organizao e Normas O&N Professor: Jos

os Milton Aluno(a): ____________________________________ Nmero: _____ 1 Ano Turma _____

O Peso das Normas

APOSTILA DE ORGANIZAO & NORMAS

Ano Letivo de 2011

Pgina

UNIDADE I

1. Normalizao Tcnica
Inicialmente como ponto de partida em nossa disciplina, iremos abordar os aspectos morfolgicos do tema NORMAS. Segundo o dicionrio Aurlio, Norma significa aquilo que se adota como base ou medida para a realizao ou avaliao de algo. Princpio, regra. Modelo, padro. Seguindo esta orientao, podemos considerar que Normalizao referese ao conjunto de princpios, regras, modelos, padres ou tcnicas a serem observados ou adotados nos processos de elaborao de algo, que pode ser um produto ou material de natureza cientfica, tecnolgica e intelectual ou, ainda, bens e servios. Por outro lado, Normatizar significa estabelecer normas para algo ou alguma coisa; submeter algo norma(s). Todos estes trs conceitos sero mais minuciosamente abordados ao longo da Unidade 02, onde focaremos de modo mais especfico, o tema Normalizao Tcnica. Neste ponto iniciaremos nossos estudos sobre uma das reas de interesse da normalizao tcnica, a Metodologia Cientfica, pela sua suma importncia no contexto pedaggico em nosso currculo, e que refletir de maneira direta em todos os outros componentes curriculares a serem estudados, no decorrer de todo o curso nesta instituio.

1.1 Metodologia Cientfica


Todos aqueles que lidam com o conhecimento sistematizado, ou seja, o conhecimento obtido segundo uma metodologia prpria de pesquisa e produo, dentre os quais citamos os pesquisadores, cientistas, professores, escritores, estudantes em todos os nveis, etc., produzem inmeros tipos de textos ou trabalhos embora diferentes quanto a natureza, extenso, importncia ou objetivo e tm em comum, alm da contribuio em maior ou menor grau para o avano da cincia ou, simplesmente para o alcance de seus propsitos ou finalidades escolares ou acadmicas, a obedincia aos critrios e normas da Metodologia Cientfica.

Pgina

A Metodologia Cientfica constitui um conjunto de critrios e padronizaes que nortearo a elaborao de todo e qualquer texto ou trabalho cientfico e/ou acadmico, segundo as normas ou regras estabelecidas por uma autoridade regulamentadora para esta finalidade. No Brasil, a entidade responsvel pela regulamentao e manuteno destes critrios e padronizaes tcnicas a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, cujos objetivos tero melhores esclarecimentos na Unidade 02. Metodologia Cientfica no um simples contedo ministrado atravs de um componente curricular. uma disciplina universitria que est intimamente relacionada com o estudo crtico dos fatos. Ela estuda e avalia os mtodos disponveis e suas implicaes, alm de avaliar as tcnicas de pesquisa. De modo geral, ela uma reunio de procedimentos utilizados por uma tcnica. Trata-se de fornecer aos estudantes um instrumental indispensvel para que sejam capazes de atingir os objetivos da Academia, que so o estudo e a pesquisa em qualquer rea do conhecimento. Portanto, trata-se de se aprender fazendo, como sugerem os conceitos mais modernos da Pedagogia. atravs da Metodologia Cientfica que ocorre o contato entre o conhecimento e a anlise crtica, possibilitando a ampliao do saber, posicionando-o no plano scio-histrico e poltico. Vale considerar que a Metodologia Cientfica no aponta solues, mas indica o caminho para encontr-las. Neste sentido, o que se deve fazer, na medida do possvel, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT para elaborao de trabalhos cientficos. Caso alguma regra no esteja sendo cumprida, a responsabilidade da desateno do autor. Entretanto, antes de aprofundarmos este tema de forma direta e objetiva, devemos compreender alguns conceitos fundamentais da Metodologia Cientfica: Conhecimento, Sabedoria (ou saber) e Cincia.

1.1.1 A Teoria do Conhecimento


Agora que j estudamos um pouco sobre a Metodologia e suas relaes com a Universidade e demais instncias da educao, passaremos a examinar o prprio conhecimento. Qual a sua natureza? Como ns indivduos socialmente e historicamente constitudos nos relacionamos com o conhecimento? Veremos que conhecer o mundo constitui e prprio do ser humano, pois preciso entender a realidade em que vivemos. Veremos, a partir de agora, aspectos relacionados Teoria do Conhecimento, ramo da Filosofia que estuda os elementos que constituem o conhecimento, estuda e avalia a sua construo tendo como ponto de partida o ser humano. E o ser humano entendido como um ser cognoscente, ou seja, um ser que CONHECE! O conhecimento o atributo geral que tm os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida de sua organizao biolgica e no sentido de sua sobrevivncia. O ser humano, utilizando suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Desta forma, a informao, assim como a prtica de vida, resulta em conhecimentos. a) Elementos do Processo do Conhecimento SUJEITO: o ser humano que construiu inteligibilidades que permitem compreender um fenmeno da realidade. O sujeito capaz de se apropriar, de explicar o mundo exterior.

Pgina

OBJETO: o mundo exterior ao sujeito. ATO DE CONHECER: o processo de interao entre sujeito e objeto RESULTADO: o conhecimento propriamente dito. b) Tipos de Conhecimento O ser humano se relaciona com o mundo de diferentes formas e, para tanto, aplica e constri diversos tipos de conhecimento por meio dos quais interage e contribui para a construo social do meio em que vive. Veremos a seguir, alguns tipos de conhecimento que permeiam as relaes ente os indivduos e a realidade. I - CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM: aquele que resulta do modo espontneo de conhecer e que obtemos no cotidiano. superficial e assistemtico porque produto de aes no planejadas e no se organiza a partir da sistematizao das idias, mas ns mesmos o organizamos de acordo com as nossas experincias. Esse tipo de conhecimento no busca as causas dos fenmenos e no se constitui como produto de uma reflexo, pois nasce da tentativa dos indivduos de resolver problemas da vida diria. Por exemplo: o homem do campo sabe plantar e colher de acordo com os ensinamentos e os costumes locais, que se transformam lentamente de acordo com os acontecimentos casuais com os quais ele se depara. Tambm pode ser denominado Empirismo e, em certas circunstncias, tambm pode ser confundido com Sabedoria. II - CONHECIMENTO CIENTFICO: Distinto do conhecimento popular, que no exige sistematizao porque nasce da experincia, o conhecimento cientfico requer um planejamento rigoroso. um conjunto organizado de conhecimentos sobre determinado objeto, sendo obtido a partir da observao dos fatos e da investigao. Ele nasce da dvida e factual porque lida com a ocorrncia dos fatos e fenmenos. verificvel, isto , deve ser comprovado e possui uma relativa capacidade de previso. importante destacar que essa no a nica forma vlida de conhecer a realidade, pois no se constitui em um tipo de conhecimento absoluto, uma vez que novas proposies e o desenvolvimento de novas tcnicas podem reformular os postulados cientficos j existentes. III - CONHECIMENTO FILOSFICO: utiliza procedimentos racionais e reflexivos na elaborao de crticas da realidade. A compreenso filosfica pretende construir conhecimentos que orientem a ao humana. A Filosofia contribui para o ser humano adquirir conscincia de si mesmo. Dizemos que o conhecimento filosfico valorativo porque, na medida em que questiona e reflete sobre a condio humana, ele distingue os valores que norteiam as aes humanas. Dizemos que um conhecimento no verificvel porque nasce do exerccio do pensamento sobre si mesmo, isto , da reflexo. Exemplo: os estudos e as anlises crticas sobre tica em nossa sociedade. IV - CONHECIMENTO RELIGIOSO: fundamenta-se na autoridade divina, no sobrenatural. Apoia-se em doutrinas sagradas, reveladas. Suas verdades so infalveis e indiscutveis, fornecendo um conhecimento sistemtico e objetivo acerca do mundo. Pgina

1.1.2 A Concepo de Cincia


Etimologicamente, Cincia deriva do latim scientia, isto , conhecimento, arte, habilidade. Ela pode ser entendida como uma sistematizao de conhecimentos, um conjunto de proposies logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenmenos que se deseja estudar.

a) Caractersticas da Cincia Suas principais caractersticas so: racional; Representa a realidade; Promove uma discusso sistemtica e questionadora; analtica; coerente; Exige investigao e utiliza-se de mtodos cientficos; comunicvel. b) Classificao da Cincia Pode-se classificar as cincias em duas grandes categorias: Formais e Empricas. As primeiras tratam de entidades ideais e de suas relaes, sendo a Matemtica e a Lgica as mais importantes. As segundas tratam de fatos e de processos; incluem-se nesta categoria cincias como a Fsica, a Qumica, a Biologia, a Psicologia. As cincias empricas, por sua vez, podem ser classificadas em naturais e sociais. Dentre as cincias naturais esto: a Fsica, a Qumica, a Biologia, a Astronomia. Dentre as cincias sociais esto: a Sociologia, a Antropologia, a Cincia Poltica, a Economia, a Psicologia, a Histria etc. c) Papel da Cincia Aumento e melhoria do conhecimento; Descoberta de fatos e fenmenos; Aproveitamento espiritual e material do conhecimento; Estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza.

Pgina

1.2. Mtodo, Tcnica e Metodologia


O Mtodo um plano de ao, formado por um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, destinadas a realizar e a antecipar uma atividade na busca de uma realidade; j a Tcnica est ligada ao modo de realizar a atividade, fazendo-a transcorrer de forma mais hbil, mais perfeita. O Mtodo est relacionado estratgia, e a tcnica, ttica. Para melhor entender a distino entre mtodo e tcnica, devemos levar em conta que o mtodo referese ao atendimento de um objetivo, enquanto a tcnica operacionaliza o mtodo. Os mtodos aplicados nas cincias humanas no so estanques, eles devem ser adequados a cada tipo de pesquisa. As tcnicas de pesquisa, por sua vez, em geral, esto relacionadas coleta de dados, ou seja, parte prtica. A Metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a serem utilizados na obteno do conhecimento. a aplicao do mtodo, atravs de processos e tcnicas, que garante a legitimidade do saber obtido. Podemos ainda afirmar que a Metodologia consiste na operacionalizao do mtodo. a ao planejada e praticada a partir da unio entre mtodos, tcnicas e o corpo terico que pauta a investigao.

1.2.1 Mtodo e Tcnica de Estudo e Aprendizagem


Estudar corresponde a trabalhar. Exige empenho responsvel e dedicao generosa. Conseqentemente, pressupe sacrifcios e escolhas conscientes. Quem de fato quer estudar deve estabelecer uma hierarquia de valores em sua vida. Nos estudos, a metodologia pretende oferecer ao estudante os instrumentos necessrios e teis para obter xito no seu trabalho intelectual, tornando assim essa atividade menos pesada e mais eficiente. Agir metodologicamente condio bsica de qualquer pesquisa cientfica, por mais elementar que seja. Trata-se efetivamente de um conjunto de processos que o esprito humano deve empregar na investigao e demonstrao da verdade. Um estudo eficaz quanto se torna significativo, isto , quando os novos conhecimentos e informaes so assimilados pessoalmente e confrontados e integrados no complexo de conhecimentos j existentes, podendo ser reutilizados em outras situaes. Assim, o estudo contribui para a formao integral da pessoa e de sua maturao. No processo de Aprendizagem, o todo ajuda a aprender as partes, no so as partes que ajudam a aprender o todo, portanto no se deve procurar aprender por pedaos. Neste sentido, um estudo eficiente passa necessariamente por trs etapas que,

Pgina

articuladas, levaro o educando a atingir com mais eficincia a aprendizagem desejada, denominada aqui de Sncrese, a primeira etapa, Anlise, a etapa intermediria, e Sntese, a etapa final. Estudar , pois, ir do sincrtico (global) pelo analtico (pesquisa e investigao) para o sinttico. No processo de aprendizagem, ningum pode fazer isso por ningum, se o fizer estar traindo a boa-f do estudante, s a pessoa pode aprender; ningum aprende por ningum. Veja o quadro abaixo. De forma resumida, possvel perceber os passos bsicos para uma boa compreenso de texto.

I Tcnicas de Leitura A leitura no simplesmente o ato de ler. uma questo de hbito ou aprendizagem, que pressupe uma teoria que fundamente o mtodo; uma estratgia a ser empregada; um conjunto de tcnicas; e treinamento. No h, portanto, solues miraculosas, preciso que o interessado conhea os mtodos, verifique a sua real contribuio e, atravs do treinamento, adquira hbitos de leitura tecnicamente mais adequados. Antes de iniciar uma leitura, e particularmente antes de iniciar o perodo de treinamento, importante observar as seguintes condies: a) ambiente sossegado; b) luz em posio correta; c) procurar ler sempre no mesmo local e no mesmo horrio (isso ajuda a condicionar o organismo); d) posio correta do livro: a mais indicada a que forme um ngulo prximo de 90 graus com o trax, a uma distncia aproximada de 30 cm dos olhos (estes devem alcanar um ngulo de viso tal que toda a extenso da linha seja abarcada, sem movimento ocular); e) no ler tendo pensamentos que o preocupam e possam obstruir freqentemente a dinmica da leitura: no trabalhar com duas idias ao mesmo tempo (acaba no havendo definio de nenhuma); f) ler com propsito definido e com deciso.

Pgina

Quem tem possibilidade de fazer leitura oral, convm que, de vez em quando, a exercite. A leitura oral sempre indicada quando, aps ler e reler um pargrafo ou trecho, ainda no se conseguiu captar-lhe o sentido. Lembre-se que: a) o bom leitor capaz de ler alto (caso no tenha impossibilidade fsica ou de outra procedncia), com clareza e expresso; b) l sem tropeos; c) todos o entendem e ele gosta do que l; d) sabe fazer as pontuaes e modulaes com naturalidade e agrado; e) o bom leitor revela-se pela leitura oral, porque no l, mas interpreta atravs da leitura oral. II Maus Hbitos de Leitura A maioria dos chamados maus hbitos de leitura est relacionado com o emprego dos olhos. Certos hbitos em si no so nem bons nem maus, mas passam a s-lo a partir do momento em que seu uso prejudica a leitura; isso, provavelmente, vai variar de pessoa para pessoa, de situao para situao. Eis alguns: a) Movimentos labiais durante a leitura silenciosa - geralmente so indcio de leitura vagarosa: quem o faz est falando para si mesmo, quer tenha conscincia disso, quer no. Est lendo palavras e no conjunto de palavras de uma s vez. possvel que o leitor no saiba que move os lbios enquanto l. fcil verific-lo: basta colocar o dedo indicador sobre os lbios enquanto estiver lendo sentir se os lbios se movem ou no; b) Movimento da cabea durante a leitura este um defeito apontado unanimemente pelos autores de tcnicas de leitura. Quem move a cabea enquanto l est fazendo com a cabea o que os olhos deveriam fazer; c) Percurso do dedo ao longo da linha durante a leitura a prtica mais controvertida, inclusive h cursos de leitura dinmica cuja tcnica fundamental recomendar e treinar o leitor a ler percorrendo com o dedo a linha que se l. Por outro lado, outros condenam a prtica alegando que o percurso do dedo, particularmente atravs de movimento parada movimento parada est substituindo o movimento que os olhos deveriam fazer. difcil decidir quem tem razo. Fica a critrio de cada um verificar o que lhe mais proveitoso; d) Hbito de ler os sinais e letras e no as idias j foi observado em investigaes que o bom leitor geralmente no constata muitos erros grficos, trocas de letras, deslizes de ortografia, concordncia, etc. Justamente por que l idias e no palavras.

1.2.2 Tcnica de Fichamento


Fichar transcrever anotaes em fichas, para fins de estudo ou pesquisa. medida que o pesquisador tem em mos as fontes de referncia deve transcrever os dados em fichas, com o mximo de exatido e cuidado. A ficha, sendo de fcil manipulao, permite a ordenao do assunto, ocupa pouco espao e pode ser transportada de um lugar para outro. At certo ponto, leva o indivduo a pr ordem no seu material. Possibilita ainda uma seleo constante da documentao e de seu ordenamento. Para o pesquisador, a ficha um instrumento de trabalho imprescindvel. Como o investigador manipula o material bibliogrfico, que em sua maior parte no lhe pertence, as fichas permitem:

Pgina

a) identificar as obras; b) conhecer seu contedo; c) fazer citaes; d) analisar o material; e) elaborar crticas. O sistema de ficha atualmente utilizado nas mais diversas instituies para servios administrativos e nas bibliotecas, onde, para consulta do pblico, existem fichas de autores, de ttulos, de sries e de assuntos, todas em ordem alfabtica. Apresentam vantagens como: i) fcil manipulao; ii) permite ordenao; iii) ocupa pouco espao; iv) fcil de transportar; v) possibilita obter a informao exata, na hora necessria. I Estrutura de um Fichamento Cabealho - compreende o ttulo genrico, ttulo especfico, nmero de classificao da ficha, e a letra indicativa da seqncia (quando se utiliza mais de uma ficha, em continuao). Esses elementos so escritos na parte superior da ficha, em duas linhas: na primeira, consta apenas, esquerda, o ttulo genrico remoto, na segunda, em quatro quadrinhos, da esquerda para a direita, o ttulo genrico, o ttulo especfico, o nmero de classificao e o cdigo indicativo da seqncia; Referncia Bibliogrfica - deve sempre seguir normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Para proceder-se corretamente importante consultar tambm a Ficha Catalogrfica da obra, que traz todos os elementos necessrios e, na ausncia dela, a folha de rosto e outras partes do livro, at obter as informaes completas. Quando se trata de revistas e outros peridicos, muitas vezes os elementos importantes da referncia bibliogrfica localizam-se na lombada. No caso de jornais, a primeira pgina que fornece a maioria das indicaes; Corpo - o contedo que constitui o corpo ou texto das fichas varia segundo o tipo e finalidade da ficha; Indicao da Obra - onde poder ser utilizada (quer para estudos, pesquisa em determinada rea ou para campos especficos); Local - onde pode ser encontrado o livro, pois possvel que uma obra, depois de fichada, seja necessrio voltar a consult-la.

1.2.3 Tcnica de Resumo


Um resumo uma apresentao breve, concisa e seletiva de um texto que permite ao destinatrio tomar conhecimento de um documento sem a necessidade de ler as partes componentes. Nele destacam-se os elementos de maior interesse e importncia, identificando as idias principais do autor e da obra. Um resumo precisa explicitar a abordagem implcita, o valor dos achados e a originalidade, se houver. A finalidade de se resumir consiste na difuso das informaes contidas em livros, artigos, teses, etc.,

Pgina

permitindo, a quem o ler, resolver sobre a convenincia ou no de consultar o texto completo. O como fazer um resumo depende muito do objetivo ou demanda que se tenha. Ele pode ser uma apresentao de um sumrio narrativo das partes mais significativas, no dispensando a leitura do texto; uma condensao do contedo, expondo ao mesmo tempo tanto a metodologia e as finalidades quanto os resultados obtidos e as concluses, permitindo a utilizao em trabalhos acadmicos, dispensando, assim, a leitura posterior do texto original; uma anlise interpretativa de um documento criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto. I Como Resumir Levando-se em considerao que quem escreve obedece a um plano lgico atravs do qual desenvolve as idias em uma ordem hierrquica, ou seja, proposio, explicao, discusso e demonstrao, aconselhvel, em uma primeira leitura, fazer um esboo do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento. A seguir, volta-se a ler o trabalho para responder a duas questes principais: de que trata este texto? o que pretende demonstrar? Com isso, identifica-se a idia central e o propsito que nortearam o autor. Em uma terceira leitura, a preocupao com a questo: como disse? Em outras palavras, trata-se de descobrir as partes principais em que se estrutura o texto. Esse passo significa a compreenso das idias, provas, exemplos, etc. que servem como explicao, discusso e demonstrao da proposio original (idia principal). importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente, quando o autor passa de uma idia para outra, inicia novo pargrafo. Uma vez compreendido o texto, selecionadas as palavras-chaves e entendida a relao entre as partes essenciais, pode-se passar elaborao do resumo. II Tipos de Resumo a) Resumo Descritivo ou Indicativo Nesse tipo de resumo descrevem-se os principais tpicos do texto original e indicam-se sucintamente seus contedos. b) Resumo Informativo ou Analtico o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se grficos, citaes, exemplificaes abundantes, mantendo-se, porm, as idias principais. c) Resumo Crtico Consiste na condensao do texto original a 1/3 ou 1/4 de sua extenso, mantendo as idias fundamentais, mas permite opinies e comentrios do autor do resumo sobre o trabalho e no sobre o autor; pode se centrar na forma (com relao aos aspectos metodolgicos), do contedo (anlise do teor em si do trabalho), do desenvolvimento (da lgica utilizada na demonstrao) e da tcnica de apresentao das idias principais. Pgina

III Normas Gerais para Resumir a) evitar comear a resumir antes de levantar o esquema do texto ou de preparar as anotaes da leitura; b) apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; c) no apresentar juzos crticos ou comentrios pessoais; d) respeitar a ordem das idias e fatos apresentados; e) empregar linguagem clara e objetiva; f) evitar a transcrio de frases do original; g) apontar as concluses do autor; h) deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

1.3 A Pesquisa Cientfica e suas Fases


Pode-se definir pesquisa como um processo formal e sistemtico, controlado e crtico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relaes ou leis, em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa requerida quando no se dispe de informaes suficientes para responder ao problema, ou ento quando a informao disponvel se encontra em tal estado de desordem que no possa ser adequadamente relacionada ao problema. A pesquisa, portanto, um procedimento formal, com mtodo de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientfico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. O desenvolvimento de um projeto de pesquisa compreende seis passos: 1. Seleo do tpico ou problema para a investigao; 2. Definio e diferenciao do problema; 3. Levantamento de hipteses de trabalho; 4. Coleta, sistematizao e classificao dos dados; 5. Anlise e interpretao dos dados; 6. Relatrio do resultado da pesquisa. I Tcnicas de Pesquisa As tcnicas de pesquisa podem ser categorizadas em trs grandes grupos: Documentao Indireta: toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os mtodos ou tcnicas empregados. a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informaes prvias sobre o campo de interesse. Esse levantamento de dados, primeiro passo de qualquer pesquisa cientfica, feito de duas maneiras: pesquisa documental (ou de fontes primrias) e pesquisa bibliogrfica (ou de fontes secundrias). a) Pesquisa Documental: a fonte de coleta de dados est restrita a documentos, escritos ou no, constituindo o que se denomina de fontes primrias. Estas podem ser feitas no momento em que o fato ou fenmeno ocorre, ou depois.

Pgina

10

b) Pesquisa Bibliogrfica: a pesquisa bibliogrfica ou de fontes secundrias, abrange toda bibliografia j tornada pblica em relao ao tema de estudo, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, monografias, teses, etc., at meios de comunicao orais: rdio, gravaes em fita magntica e audiovisuais: filme e televiso. Sua finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto. Esses documentos permitem ao cientista o reforo paralelo na anlise de suas pesquisas ou na manipulao de suas informaes Documentao Direta: a documentao direta constitui-se, em geral, no levantamento de dados no prprio local onde os fenmenos ocorrem. Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: atravs da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratrio. a) Pesquisa de Campo: Pesquisa de campo aquela utilizada com o objetivo de conseguir informaes e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hiptese, que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenmenos ou as relaes entre eles. b) Pesquisa de Laboratrio: A pesquisa de laboratrio um procedimento de investigao mais difcil, porm mais exato. Ela descreve e analisa o que ser ou ocorrer em situaes controladas. Exige instrumental especfico, preciso e ambientes adequados. II Nveis de Pesquisa Outro modo de delinear os diferentes tipos de pesquisa considerar o nvel de progresso decorrente da pesquisa, assim como do uso de conhecimentos j a disposio, da utilizao dos mesmos e da constituio desse conhecimento inovador. So eles: Pesquisa Bibliogrfica: A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, h pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propem anlise das diversas posies acerca de um problema, tambm costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas. Pesquisa Documental: A pesquisa documental assemelha-se muito pesquisa bibliogrfica. A diferena essencial entre ambas est na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliogrfica se utiliza fundamentalmente das contribuies dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que no receberam ainda um tratamento analtico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa documental segue os mesmos passos da pesquisa bibliogrfica, cabendo considerar que, enquanto na pesquisa bibliogrfica as fontes so constitudas, sobretudo, por material impresso localizado nas bibliotecas, na pesquisa documental as fontes so muito mais diversificadas e dispersas. Pgina Pesquisa Experimental: De modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa cientfica. Essencialmente, a pesquisa experimental consiste em determinar um

11

objeto de estudo, selecionar as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definir as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto. Estudo de Caso: O estudo de caso caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossvel mediante os outros delineamentos considerados. A maior utilidade do estudo de caso verificada nas pesquisas exploratrias. Por sua flexibilidade, recomendvel nas fases iniciais de uma investigao sobre temas complexos, para a construo de hipteses ou reformulao do problema. Tambm se aplica com pertinncia nas situaes em que o objeto de estudo j suficientemente conhecido a ponto de ser enquadrado em determinado tipo ideal. III Fases da Pesquisa Cientfica Escolha do Tema: tema o assunto que se deseja estudar e pesquisar. O trabalho de definir adequadamente um tema pode, inclusive, perdurar por toda a pesquisa. Nesse caso, dever ser freqentemente revisto. Levantamento de Dados: Para obteno de dados podem ser utilizados trs procedimentos: pesquisa documental, pesquisa bibliogrfica e pesquisa experimental. Formulao do Problema: Problema uma dificuldade, terica ou prtica, no conhecimento de alguma coisa de real importncia, para a qual se deve encontrar uma soluo. Definir um problema significa especific-lo em detalhes precisos e exatos. Na formulao de um problema deve haver clareza, conciso e objetividade. Definio dos Termos: O objetivo principal da definio dos termos torn-los claros, compreensivos e objetivos e adequados. importante definir todos os termos que possam dar margem a interpretaes errneas. O uso de termos apropriados, de definies corretas contribui para a melhor compreenso da realidade observada. Indicao de Variveis: Ao se colocar o problema e a hiptese, deve ser feita tambm a indicao das variveis dependentes e independentes. Elas devem ser definidas com clareza e objetividade e de forma operacional. Delimitao da Pesquisa: Delimitar a pesquisa estabelecer limites para a investigao. A pesquisa pode ser limitada em relao ao assunto selecionando um tpico, a fim de impedir que se torne ou muito extenso ou muito complexo; a extenso porque nem sempre se pode abranger todo o mbito onde o fato se desenrola. Seleo dos Mtodos e Tcnicas: Os mtodos e as tcnicas a serem empregados na pesquisa cientfica podem ser selecionados desde a proposio do problema, da formulao das hipteses e da delimitao do universo ou da amostra. Organizao do Instrumental de Pesquisa: A elaborao ou organizao dos instrumentos de investigao no fcil, necessita de tempo, mas uma etapa importante no planejamento da pesquisa. Em geral, as obras sobre pesquisa cientfica oferecem esboos prticos que servem de orientao na montagem dos formulrios, questionrios,

Pgina

12

roteiros de entrevistas, escalas de opinio ou de atitudes e outros aspectos, alm de dar indicaes sobre o tempo e o material necessrios realizao de uma pesquisa.

1.3.1 Estrutura de um Projeto de Pesquisa ou Pr-Projeto


O projeto uma das etapas componentes do processo de elaborao, execuo e apresentao da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrrio, o investigador em determinada altura, encontrar-se- perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou at desconhecendo seu significado e importncia. A estrutura de um projeto de pesquisa composta dos elementos a seguir: 1. Tema 2. Justificativa do tema 3. Objetivo geral 4. Objetivo especfico 5. Formulao do problema da pesquisa 6. Formulao da hiptese da pesquisa 7. Metodologia da pesquisa 8. Definio dos termos da pesquisa 9. Bibliografia 10. Cronograma 11. Custos 1. Tema O tema nada mais do que o assunto, ou seja, o objeto da pesquisa. Ele pode ser identificado a partir de uma necessidade pessoal ou externa da curiosidade do pesquisador ou do coordenador da pesquisa, dos desafios da prpria teoria ou das propostas de outros trabalhos cientficos. Quanto delimitao do tema, isso ocorre em funo da necessidade de a pesquisa apresentar um aprofundamento em um ponto especfico. 2. Justificativa do Tema O pesquisador deve expor as razes para a elaborao da pesquisa. Esse item contribui para a aceitao da pesquisa por parte do coordenador ou da entidade interessada, que possivelmente financiar a pesquisa. A justificativa do tema envolve motivos de ordem terica e prtica acerca do tema a ser pesquisado. 3. Objetivo Geral Procura dar uma viso geral do assunto da pesquisa. Mostrar o significado desse assunto em relao ao conhecimento do contedo mais abrangente est relacionado apresentao do tema. A redao do objetivo geral deve conter dados que relatem o assunto da pesquisa sem se preocupar em mostrar o que se pretende identificar com o desenvolvimento do trabalho. 4. Objetivo Especfico Est intrnseco ao objetivo geral; porm, nessa fase h necessidade de se expor o motivo especfico da pesquisa, seu ponto central. Em outras palavras, o pesquisador deve Pgina

13

identificar a questo de profunda relevncia da investigao cientfica de maneira que seja o que se deseja mostrar dentro do tema proposto. Nessa fase tambm o texto escrito identifica o contedo da pesquisa, ou seja, o que se pretende responder com o desenvolvimento da pesquisa. Em geral, o primeiro pargrafo da redao contm o elemento-central, muitas vezes com o ttulo da pesquisa nas entrelinhas. 5. Formulao do Problema da Pesquisa Identifica a dificuldade especfica que se pretende resolver por intermdio da pesquisa. Em geral, o problema elaborado em forma de pergunta, sendo possvel uma investigao sistemtica, crtica e operacional. Est diretamente relacionado ao objetivo especfico, ou seja, pode-se valer do contedo do primeiro pargrafo para formular o problema da pesquisa. 6. Formulao da Hiptese da Pesquisa uma possvel soluo antecipada para o problema da pesquisa. Uma afirmativa noverdadeira que somente o resultado final da pesquisa vai aceitar ou no. Podem ser formuladas vrias hipteses para o problema. 7. Metodologia da Pesquisa A metodologia da pesquisa informa os meios empregados na coleta dos dados para posterior apresentao destes na pesquisa. Ou seja, estabelece o procedimento do pesquisador para o levantamento das informaes, que pode ser por meio de questionrio, formulrio, teste, pesquisa de mercado, entrevista, dados estatsticos, livros, jornais, revistas, entre outros. A seguir, um exemplo da redao desse item. Exemplo: A presente pesquisa emprega dados bibliogrficos com base histrica e contempornea, bem como dados estatsticos dispostos em tabelas e grficos, para auxiliar na interpretao das informaes. 8. Definio dos Termos da Pesquisa Nessa fase necessrio fazer um levantamento dos termos que deixam dupla interpretao na pesquisa e discutir seu significado com apoio bibliogrfico. Esse levantamento inclui os termos especficos do assunto pesquisado, que muitas vezes podem ser encontrados nos dicionrios especializados. 9. Bibliografia Relacionar todas as fontes consultadas para a elaborao do projeto de pesquisa, podendo ser livro, jornal, revista, boletim, ensaio, entrevista, questionrio e outros elementos. 10. Cronograma Todo trabalho cientfico pressupe planejamento, que normalmente envolve recursos materiais e humanos e exige prazos estabelecidos, tendo-se em vista o acompanhamento durante sua execuo. importante definir cada fase do trabalho para que provveis atrasos na execuo sejam devidamente corrigidos. Isso permite constatar se a data estabelecida no cronograma est sendo cumprida ou no. Um projeto de pesquisa envolve vrias etapas, e importante estabelecer os perodos necessrios para sua execuo. Deve-se ressaltar que toda pesquisa pode ser executada por uma pessoa ou por um grupo, ocorrendo, no ltimo caso, execuo de etapas simultneas.

Pgina

14

11. Custos Toda pesquisa demanda ou consome custos que devem ser previamente definidos e relatados visando a viabilidade financeira da proposta de estudo.

1.3.2 O Dirio de Bordo


O Dirio de Bordo um meio de os alunos registrarem as suas atividades, reflexes, os seus comentrios sobre o modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. uma forma privilegiada de o seu autor descrever e refletir sobre os problemas que vo surgindo, os obstculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de super-los. O registro escrito permite criar o hbito de pensar as prticas, de se pensar a prpria aprendizagem. O que se registra no dirio de bordo? Sendo o dirio de bordo o relato de uma atividade, de uma sesso de trabalho de pesquisa, pode-se afirmar que um instrumento de registro dirio (da a sua designao!). Deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do incio e fim da tarefa, descrever o que foi feito individualmente ou em grupo. O registro tem de terminar com uma avaliao, uma reflexo sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequncias futuras, etc. Se, por exemplo, for feita uma consulta a uma biblioteca, registrar: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que foi consultado, o resultado da pesquisa e a forma de registro (pode ser um trecho da obra/material). Conclu-se, ento a entrada no dirio de bordo com o balano da tarefa dando uma reflexo crtica pelo relator. Para se fazer um registro no necessrio que a atividade seja bem sucedida: por exemplo, dirigindo-se a uma instituio para recolhimento de material e no conseguindo, deve-se fazer este registro e escrevendo sobre as concluses acerca do sucedido.

Pgina

15

No dirio de bordo pode-se tambm registrar as questes que o grupo deseja colocar ao professor; reflexes sobre a forma como o grupo est desenvolvendo a pesquisa, suas dvidas e suas idias etc. Podem ser dadas indicaes adicionais no contexto do grupo ou do projeto que est sendo desenvolvido. No h um formulrio especfico para ser feito o registro. Deve ser usado, contudo, um expediente simples que ajudar a organizar o dirio de bordo e que constituir parte integrante do teu porteflio de pesquisa: um caderno brochura, capa rgida e com folhas tamanho ofcio, pautadas. I Vantagens do Dirio de Bordo - Documentar o trabalho: o dirio de bordo um dos testemunhos das atividades desenvolvidas; - Organizar as reflexes pessoais sobre as iniciativas, sobre o trabalho; - Ajudar a fazer a auto-avaliao ao longo do desenvolvimento do projeto; - Promover hbitos de reflexo crtica e de escrita; - Oferecer ao professor urna perspectiva do trabalho desenvolvido, da aprendizagem do grupo, servindo como um bom instrumento de avaliao. II Um Bom Registro deve Conter - Descrio rigorosa das atividades; - As referncias requeridas: local, dia, hora, recursos; - Centrar a descrio nos seus aspectos essenciais; - Inclui uma reflexo crtica e comentrios significativos. importante, tambm, a apresentao e a forma como est redigido. O cumprimento de prazos e o nmero de entradas so fatores de valorizao.

1.4. Estrutura e Redao de Trabalhos Cientficos


Toda atividade, como j vimos em Normalizao Tcnica, pressupe o uso de normas que visam auxiliar e uniformizar os procedimentos, melhorando a comunicao de um modo geral, alm de imprimir qualidade e facilitar o intercmbio de informaes. Desta forma, a normalizao da Metodologia Cientfica, ou o conjunto de procedimentos padronizados se aplica elaborao de documentos tcnicos e cientficos, organizando contedo e forma destes documentos de um modo geral. No caso especfico de redao de trabalhos acadmicos, esta deve atender a algumas caractersticas para que a transmisso da informao e a sua compreenso por parte do leitor sejam eficazes. Alguns dos princpios bsicos desta interao que deve existir entre autor e leitor so os seguintes: a) Clareza de Expresso: Todo o texto escrito deve ser perfeitamente compreensvel pelo leitor. Este no deve ter nenhuma dificuldade para entender o texto. As sentenas esto bem construdas? As idias esto bem encadeadas? H uma seqncia adequada na

Pgina

16

apresentao dos seus resultados e de sua argumentao? Leia cuidadosamente o que escreveu, como se voc fosse o seu leitor. b) Objetividade na Apresentao: Convm selecionar os contedos que faro parte do seu texto. Selecione a informao que voc dispe e apresente s o que for relevante. Elabore um relato lgico, objetivo e, se possvel, retilneo, tanto das observaes como do raciocnio. Isto ainda mais importante em um artigo, em que a conciso geralmente desejada pelo peridico e pelo leitor. c) Preciso na Linguagem: A linguagem cientfica deve ser precisa. Cuidado com termos vagos ou que podem ser mal interpretados. As palavras e figuras que entraro no seu texto devem ser escolhidas com cuidado para exprimir o que o voc tem em mente. d) Utilizao Correta das Regras ou Recursos da Lngua: Escrever erradamente pode resultar de ignorncia ou de desleixo. Se for por ignorncia, informe-se melhor, consulte dicionrios e textos de gramtica. Se for por desleixo, o leitor (e membro da Banca Examinadora) ter todo direito de pensar que o trabalho em si tambm foi feito com desleixo. Seja qual for a razo, um desrespeito ao leitor. 1.4.1 Tipos de Trabalhos Cientficos Os trabalhos cientficos devem ser elaborados de acordo com algumas normas estabelecidas e devem apresentar originalidade, ampliando a compreenso sobre determinados campos do conhecimento e sobre questes cientficas. Desta forma, permitem que outro pesquisador julgue as concluses do autor e as utilize como subsdio para seus prprios estudos. Em geral, estes trabalhos apresentam observaes e anlises acerca de fenmenos naturais ou sociais, resultados e etapas de estudos experimentais que submetam fenmenos a experincias controladas. Podem ser elaborados de diversas maneiras, mas obedecendo a metodologias especficas para cada finalidade a que se destina. a) Caractersticas dos Trabalhos Cientficos Obedecer s normas preestabelecidas; Ser inditos ou originais; Contribuir para ampliao de conhecimentos; Oferecer subsdios para trabalhos posteriores; Permitir a reproduo das experincias e a obteno dos resultados descritos; Repetir as observaes; Verificar a exatido das anlises. b) Tipos de Trabalhos Cientficos Dissertao; Tese; Pesquisa Cientfica, Monografia ou TCC; Resenha;

Pgina

17

Artigo cientfico; Paper e Memorial; Estudo de Caso; Pr-Projeto, Projeto Cientfico e Relatrio etc. 1.4.1.1 A Pesquisa Cientfica A estrutura de um texto ou trabalho cientfico seja ele um simples artigo, uma tese ou uma dissertao compreende: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. No caso da Pesquisa Cientfica, a sua estrutura a seguinte: a) Elementos pr-textuais Os elementos pr-textuais so aqueles que antecedem o texto com informaes que contribuem para a identificao e utilizao do trabalho. Capa; olha de rosto; olha de aprovao; edicatria; gradecimentos; esumo em lngua verncula; esumo em lngua estrangeira; umrio. 1. Capa A capa, elemento obrigatrio que identifica o trabalho, deve conter as informaes dos elementos identificadores na seguinte ordem: : localizado na margem superior, alinhado esquerda ou centralizado, letras iniciais maisculas, fonte 14 e em negrito. Nome do curso: logo abaixo do nome da escola, letras iniciais maisculas, alinhado esquerda ou centralizado, fonte 14 e em negrito. : logo abaixo do nome do curso, letras iniciais maisculas, alinhado esquerda ou centralizado, fonte 14 e em negrito. : logo abaixo do nome da disciplina, letras iniciais maisculas, alinhado esquerda ou centralizado, fonte 14 e em negrito. Nome(s) do(s) autor(es): nome e sobrenome do(s) autor(es), em ordem alfabtica, letras iniciais maisculas, alinhado esquerda ou centralizado, fonte 14 e em negrito. Ttulo do trabalho: em letras maisculas, centralizado, fonte 24 ou superior e em negrito. da folha, em letras iniciais maisculas, centralizado, fonte 12 e em negrito.

Pgina

2. Folha de rosto A Folha de Rosto, elemento obrigatrio, a repetio da capa com a descrio da natureza e objetivo do trabalho, logo aps o Ttulo do mesmo.

18

Natureza e objetivo do trabalho: trata-se de uma nota explicativa de referncia ao texto de que trata o trabalho cientfico. Deve ser impresso em espao simples, fonte 12 e com o texto alinhado a partir da margem direita. 3. Folha de aprovao Esta folha deve ser impressa, a partir da metade da pgina. Grafado em letras maisculas, fonte 14, em negrito, BANCA EXAMINADORA. Abaixo desta, imprimir quatro linhas para as assinaturas dos membros da banca examinadora. utilizada como elemento obrigatrio, nos trabalhos que so avaliados por bancas, como por exemplo, nos TCCs Trabalhos de Concluso de Curso , dissertaes de mestrado e/ou doutorado etc. 4. Dedicatria Esta a folha em que o(s) autor(es) dedica(m) o trabalho e/ou faz(em) uma citao ou ainda, presta(m) uma homenagem. um elemento opcional, porm, se utilizada, o texto deve ser impresso em itlico, fonte 10 ou 11, na parte inferior da folha, direita e a folha encabeada pela palavra "Dedicatria", centralizado ou esquerda (sem pargrafo), em letras maisculas, fonte 14, em negrito. 5. Agradecimentos Esta folha tambm opcional. Quando utilizada deve privilegiar, queles que merecem destaque por sua contribuio ao trabalho. Desse modo, agradecimentos e contribuies rotineiras, no so, em geral, destacados. Deve ser encabeada pela palavra AGRADECIMENTO, em letras maisculas, centralizada ou esquerda, fonte tamanho 14 e em negrito. Em geral inclui agradecimentos: ao coordenador e/ou orientador, professores, instituies, empresas e/ou pessoas que colaboraram de forma especial na elaborao do trabalho. O texto composto utilizando-se a fonte tamanho 12. 6. Resumo em lngua verncula a condensao do trabalho, enfatizando-se seus pontos mais relevantes de modo a passar ao leitor uma idia completa do teor do trabalho. Deve ser desenvolvido, apresentando de forma clara, concisa e objetiva, a informao referente aos objetivos, metodologia, resultados e concluses do trabalho. O ttulo RESUMO deve estar centralizado ou esquerda, letras maisculas, fonte 14, em negrito. O texto ser apresentado trs espaos abaixo do ttulo, em espao simples entrelinhas, sem pargrafo. O resumo dever conter entre 200 e 500 palavras. redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa e no deve incluir citaes bibliogrficas. um elemento obrigatrio e dever conter tambm as palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave ou descritores. 7. Resumo em lngua estrangeira O resumo deve, necessariamente, ser apresentado em pelo menos, mais um idioma alm do original utilizado na lngua verncula. Deste modo, temos: em ingls ABSTRACT, em espanhol RESUMEN, em francs RSUM, por exemplo. apresentado em pgina separada. Nos TCC's e dissertaes de mestrado, trata-se de um elemento obrigatrio.

Pgina

19

8. Sumrio um elemento obrigatrio, constitudo pela enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no seu desenvolvimento, ou seja, deve conter exatamente os mesmos ttulos, subttulos que constam no trabalho e as respectivas pginas em que aparecem. O ttulo SUMRIO deve estar em letras maisculas, fonte 14, centralizado ou esquerda e em negrito. Aps trs espaos, sero grafados os captulos, ttulos, itens e/ou subitens, conforme aparecem no corpo do texto, e as respectivas pginas correspondentes. b) Elementos textuais So considerados elementos textuais, a parte do trabalho em que se apresenta o assunto. ntroduo; esenvolvimento do trabalho;

I Introduo O ttulo INTRODUO deve estar escrito esquerda, na margem normal (sem pargrafo), em letras maisculas, fonte 14 e em negrito. A introduo a primeira parte do "corpo do trabalho" e dela devem fazer parte: Antecedentes do problema, tendncias, pontos crticos; caracterizao do tema e da organizao; Formulao do problema que inclui: dados e informaes que dimensionam a problemtica; Objetivos: que traduzem os resultados esperados com a pesquisa; Justificativas: corresponde a defesa da pesquisa quanto a sua importncia, relevncia e contribuies. II Desenvolvimento do trabalho O desenvolvimento corresponde parte principal do trabalho na qual se faz a exposio ordenada e pormenorizada do assunto; pode ser dividida em sees e subsees; compreende a contextualizao do tema e abrange: A reviso da literatura: abordagem de teorias e/ou conceitos que fundamentam o trabalho, podendo constituir um ou vrios captulos; Os mtodos e procedimentos utilizados para coleta de dados: a descrio da metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados nas etapas do trabalho no que se refere ao diagnstico e/ou estudo de caso; A apresentao e anlise dos dados: nesta parte, so apresentados/descritos os dados e a anlise dos mesmos, bem como os resultados alcanados, relacionando-os reviso bibliogrfica, dispondo ao leitor as dedues e concluses pertinentes ao trabalho com o objetivo de reforar ou refutar as idias defendidas. III Concluso A concluso representa a sntese para a qual o trabalho se encaminha. Constitui o fecho do trabalho, reafirmando a idia principal discutida no desenvolvimento. As concluses e/ou consideraes finais referem-se aos dados e resultados encontrados, compreende o fechamento do trabalho com as indicaes e/ou recomendaes.

Pgina

20

Deve apresentar as seguintes caractersticas: Oferecer um resumo sinttico, mas, abrangente, do desenvolvimento; Representar a avaliao do trabalho realizado; Implicar volta introduo, revelando a organicidade e unidade do trabalho; Externar com maior evidncia as opinies do autor, suas crticas, sugestes e contribuies ao assunto abordado. c) Elementos ps-textuais Os elementos ps-textuais so aqueles que complementam o trabalho com informaes de carter adicional ao tema abordado. eferncias ou Bibliografia; pndice; Anexos; lossrio. 1. Referncias ou Bibliografia um elemento obrigatrio, constitudo pela relao de todas as fontes consultadas e apontadas no texto que devero ser relacionadas em ordem alfabtica, aps trs espaos do ttulo REFERNCIAS, que vem grafado em letras maisculas, fonte 14, alinhado esquerda ou centralizado e em negrito. Constitui a relao das fontes efetivamente consultadas durante a montagem da investigao. Consta de documentos impressos e registrados (livros, peridicos, materiais cartogrficos, artigos de revistas, gravaes sonoras, gravao de vdeo, entre outros) e documentos eletrnicos (disquetes, CD-ROM, discos rgidos, e-mail, etc.), acessados e outros. Deve constar obrigatoriamente ao final dos textos cientficos. I Regras gerais de apresentao das Referncias ou Bibliografia Apresentada aps a concluso, em uma listagem organizada alfabeticamente, independente do formato do material; Alinhada margem esquerda do texto (ou centralizada); Digitada em espao simples e separadas entre si por dois espaos simples; Ttulos das obras devero ser grafados em negrito; Quando houver subttulo, esse aparece depois do ttulo, sem ser destacado, sendo precedido de dois pontos. A inicial da primeira palavra em minsculo (exceto nomes prprios); Obra sem indicao de autoria ou de responsabilidade ter o ttulo como elemento de entrada, sendo esse destacado pelo uso de letras maisculas na primeira palavra, com excluso de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilbicas. II Elementos essenciais: so as informaes indispensveis identificao do documento.

Pgina

21

a) Formato convencional: autor, ttulo, subttulo, edio, local, editora, data. Exemplos:

AUTOR. Ttulo (negrito): subttulo. Edio. Local. (cidade) de publicao: Editora, data. Nmero de pginas ou volumes. (Nome e nmero da srie) 1) Apenas um autor: MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006. 323 p. (Coleo temas jurdicos). Lembrete: A primeira edio no aparece nas referncias. Referencia-se a partir da segunda, s com algarismo arbico. Ex: 2. ed.; 5. ed; 12. ed. 2) At trs autores: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de marketing. 9. ed. So Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2005. 593 p. ALVES FILHO, Jos Augusto; RIGOTTO, Hlio; SOUZA, Jos Maria. A psicologia moderna. 4. ed. Belo Horizonte: Educar, 1977. 200 p. 3) Mais de trs autores: ALVES, Maria Jos Lopes et al. A psicologia educacional: fases caractersticas.Traduo de Jamir Martins. 2. ed. Belo Horizonte: Amigo, 1999. 200 p. e

b) Formato eletrnico: autor, ttulo, subttulo, edio, local, editora, data, acrescida das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, on-line). Para obras consultadas on-line, deve-se acrescentar o endereo eletrnico, entre os sinais < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:. Exemplos: AUTOR. Ttulo (negrito): subttulo. Edio. Local. (cidade) de publicao. Descrio fsica do meio eletrnico (disquete, CD-ROM, etc.) ou Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano. (para documentos on-line). ASSIS, Machado. Memrias Pstumas de Brs Cubas. Disponvel em: <http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/memorias_postumas%20de_brascubas.htm>. Acesso em: 5 jun. 2004. 2. Apndice Elemento que consiste em textos, documentos ou materiais elaborados pelo autor, com o intuito de complementar sua argumentao, sem prejuzo do trabalho. So identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Os Apndices devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto. Exemplo: Apndice A Questionrio aplicado aos professores. Pgina 3. Anexos Elemento opcional, no elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idias expressas no texto. Os anexos so identificados por letras maisculas

22

consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos, devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto. Exemplo: Anexo A - Plano de Carreira da Empresa.

4. Glossrio Elemento opcional que dever ser empregado sempre que for necessrio relacionar (em ordem alfabtica) as palavras de uso especfico (termos tcnicos ou jargo da rea), devidamente acompanhado de suas definies de modo a garantir a compreenso exata da sua utilizao no texto. 1.4.1.1.1 Medidas de Formatao de uma Pesquisa Cientfica 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Margem Superior: 3,0 cm; Margem Inferior: 2,0 cm; Margem Esquerda: 3,0 cm; Margem Direita: 2,0 cm; Pargrafo: 3,0 cm; Espaamento Entre Linhas: 1,5 cm (recomendada) ou Simples; Tipo de Fonte: Arial (recomendada) ou Times New Roman; Tamanho da Fonte para o Texto: 12 (geral) ou 14 (para ttulos); Obs.: Para notas de rodap e citaes longas (com mais de trs linhas) usa-se a Fonte tamanho 10. 9) Tipo de Papel: A 4 1.4.2 A Resenha A Resenha uma descrio minuciosa que compreende certo nmero de fatos. Resenha crtica a apresentao do contedo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crtica e na formulao de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista. Pode ser conceituado, tambm, como um resumo crtico, contudo, mais abrangente, alm de reduzir o texto, permite opinies e comentrios, incluindo, ainda, julgamentos de valor, tais como comparaes com outras obras da mesma rea e avaliao da relevncia da obra com relao s outras do mesmo gnero. Sua finalidade informar ao leitor, de maneira objetiva e corts, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuio do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, apresentar uma sntese das idias fundamentais da obra.

I Aspectos Gerais de uma Resenha

Pgina

23

Desenvolve a capacidade de sntese, interpretao e crtica; Utiliza-se a linguagem na terceira pessoa; Conduz o leitor para informaes puras; Resenha diferente de Resumo. Ela admite juzo valorativo, comentrio, crtica, enquanto o resumo pode abolir tais elementos. II Estrutura da Resenha Crtica a) Referncia Bibliogrfica: Autor. Ttulo da obra. Local da edio, Editora, Data. Nmero de pginas. b) Credenciais do Autor: Informaes sobre o autor, nacionalidade, formao universitria, ttulos, cargos exercidos e obras publicadas. c) Resumo da Obra (Digesto): Resumo das principais idias expressas pelo autor; Descrio sintetizada do contedo dos captulos ou partes em que se divide a obra. d) Concluses da Autoria: Podem ser separadas no final da obra ou apresentadas no final dos captulos. Caso no se apresentem separadas do corpo da obra, o resenhista, analisando o trabalho, deve indicar os principais resultados obtidos pelo autor. Indica os resultados obtidos pelo autor; Quais as concluses a que o autor chegou? e) Metodologia do Autor: Mtodo de abordagem; Mtodo de procedimento; Modalidade empregada; Tcnicas utilizadas. f) Crtica do Resenhista (Apreciao da Obra): o momento de posio pessoal do resenhista: Julgamento da obra do ponto de vista metodolgico (coerncia entre a posio central e a explicao, discusso e demonstrao; adequado emprego de mtodos e tcnicas especficas). Qual a contribuio da obra? Como o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista? g) Indicaes do Resenhista: A quem dirigida a resenha (estudantes, especialistas, leitores em geral) Fornece subsdios para o estudo de que disciplina(s)? Pode ser adotada em que tipo de curso?

Pgina

24

1.4.2 O Artigo Cientfico O artigo cientfico consiste na apresentao sinttica dos resultados da pesquisa ou estudo realizados a respeito de uma questo, contendo idias novas ou abordagens que complementam estudos j feitos, observando-se a sua apresentao em tamanho reduzido, o que limita de constituir-se em matria para dissertao, tese ou livro. O objetivo principal de um artigo o de ser uma maneira rpida e sucinta de divulgar, em revistas especializadas, a dvida investigada, o referencial terico utilizado (as teorias que serviram de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcanados e as principais dificuldades encontradas no processo de pesquisa ou anlise de uma questo. O artigo cientfico comunica idias e informaes de maneira clara e concisa. Sua caracterstica principal ser publicado em peridicos cientficos. Quanto anlise de contedo, os artigos esto divididos nos seguintes tipos: Artigo de divulgao: o relato analtico de informaes atualizadas sobre um tema de interesse para determinada especialidade. No requer necessariamente uma reviso de literatura retrospectiva. Artigo de reviso: So conhecidos como reviews. Os artigos de reviso com enfoque histrico devem obedecer a uma ordem cronolgica de pensamento. A estrutura e a apresentao de um artigo cientfico se modificam de uma revista para outra. Considera-se como didtico para a elaborao de um artigo cientfico a estrutura que segue abaixo: Ttulo (Title). Descreve de forma lgica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta a essncia do artigo. Por vezes, opta-se por ttulos com duas partes. Autor e Filiao (Author and Affiliation). Indicao do nome do autor (ou autores) e da instituio a que pertence(m). freqente indicar tambm o endereo de correio eletrnico. Resumo (Abstract). No deve exceder 200 palavras e deve especificar de forma concisa, mas no telegraficamente. O resumo no uma introduo ao artigo, mas sim uma descrio sumria da sua totalidade, na qual se procura realar os aspectos mencionados. No se devem citar referncias bibliogrficas no resumo. Convm lembrar que um resumo pode vir a ser posteriormente reproduzido em publicaes que listam resumos (de grande utilidade para o leitor decidir se est ou no interessado em obter e ler a totalidade do artigo). Palavras-chaves (Keywords). Por vezes pedido que um artigo seja acompanhado por um conjunto de palavras-chaves que caracterizem o domnio ou domnios em que ele se inscreve. Estas palavras so normalmente utilizadas para permitir que o artigo seja posteriormente encontrado em sistemas eletrnicos de pesquisa. Por isso, deve-se escolher palavras-chaves to gerais e comuns quanto possvel. Introduo (Introduction). A introduo fornece ao leitor o enquadramento para a leitura do artigo e deve esclarecer a natureza do problema cuja resoluo se descreve no artigo.

Pgina

25

Corpo do Artigo (Body of the Paper). Constitui a descrio, ao longo de vrios pargrafos, de todos os pontos relevantes do trabalho realizado. Concluses (Conclusions). Devem ser enunciadas claramente e devero cobrir o que que o trabalho descrito no artigo conseguiu e qual a sua relevncia, e as vantagens e limitaes das propostas que o artigo apresenta. Agradecimentos (Acknowledgments). Um artigo cientfico resulta, com freqncia, do empenho de muita gente, para alm dos que o assinam como autores elementos da equipe e amigos que contriburam, de uma forma ou outra, para a sua existncia e qualidade. neste ponto de um artigo cientfico (entre as Concluses e as Referncias) que se colocam os Agradecimentos. Referncias (References). Trata-se de uma listagem dos livros, artigos ou outros elementos bibliogrficos que foram referenciados ao longo do artigo.

Referncias desta Unidade MOURA, Maria das Graas Cardoso. Metodologia do Trabalho Acadmico. Salvador: Faculdade de Tecnologia e Cincias, 2009.

Pgina

26

MOMENTO DESCONTRAO COM EXERCCIOS PROPOSTOS Estudo Dirigido da Unidade I Resumo Direcionado

1) Diferencie, segundo o aspecto morfolgico, Norma, Normalizao e Normatizar: 2) Conceitue Metodologia Cientfica: 3) Qual o objeto de estudo da Metodologia Cientfica? 4) Comente a frase: ... a Metodologia Cientfica no aponta solues, mas indica o caminho para encontr-las. 5) Conceitue Conhecimento: 6) O que Cognoscncia? 7) Cite e comente cada elemento do Processo do Conhecimento: 8) Diferencie Conhecimento Popular do Conhecimento Cientfico: 9) Diferencie Conhecimento Filosfico do Conhecimento Religioso: 10) Defina Cincia: 11) Enumere as caractersticas atribudas Cincia: 12) Cite 05 exemplos de Cincias Formas e de Cincias Empricas: 13) Em que consiste o Papel da Cincia? 14) Descreva o Objetivo e a Funo da Cincia: 15) Distinguir Mtodo de Tcnica: 16) Conceitue Metodologia: 17) Aponte quando um Estudo pode ser considerado Eficaz: 18) Comente as fases de um Estudo Eficiente:

Pgina

27

19) Enumere as condies para uma Boa Leitura: 20) Cite as caractersiticas de um Bom Leitor: 21) Enumere os denominadores Maus Hbitos de Leitura: 22) Defina Fichamento e enumere seus Objetivos: 23) Apresente as vantagens de um Fichamento: 24) Enumere a Estrutura de um Fichamento: 25) Conceitue Resumo: 26) Caracterize as 03 Etapas de Como Resumir: 27) Caracterize todos os Tipos de Resumo: 28) Enumere as denominadas Normas Gerais para resumir: 29) Apresente um conceito para Pesquisa Cientfica: 30) Enumere os Passos para o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa: 31) Defina Documentao Indireta e suas modalidades: 32) Defina Documentao Direta e suas modalidades: 33) Caracterize todos os Nveis de Pesquisa: 34) Enumere as Fases da Pesquisa Cientfica: 35) Apresente os elementos da Estrutura de um Projeto de Pesquisa: 36) Apresente um conceito para Dirio de Bordo: 37) Enumere os elementos constitutivos de um Dirio de Bordo: 38) Alm dos elementos apresentados na questo anterior, o Dirio de Bordo pode conter outros aspectos relevantes de registro? Quais so esses aspectos? 39) Enumere as Vantagens apresentadas para a manuteno de um Dirio de Bordo:

41) Cite as Caractersticas da Linguagem Cientfica, segundo a Metodologia Cientfica:

Pgina

28

40) O que deve conter Um Bom Registro em um Dirio de Bordo?

42) Enumere as Caractersticas dos Trabalhos Cientficos: 43) Cite exemplos de Trabalhos Cientficos: 44) Quais so os elementos constitutivos estruturais de um Trabalho Cientfico? 45) Cite os elementos Pr-textuais de uma Pesquisa Cientfica: 46) Quais elementos devem constar em uma Capa? 47) Quais so os elementos Pr-textuais considerados Opcionais? 48) Cite os elementos Textuais de uma Pesquisa Cientfica: 49) Caracterize a Introduo em uma Pesquisa Cientfica: 50) Caracterize o Desenvolvimento em uma Pesquisa Cientfica: 51) Caracterize a Concluso em uma Pesquisa Cientfica: 52) Cite os elementos Ps-textuais de uma Pesquisa Cientfica: 53) Em que consiste as Referncias ou a Bibliografia? 54) Cite os elementos essenciais para uma Bibliografia em Formato Convencional: 55) Cite os elementos essenciais para uma Bibliografia em Formato Eletrnico: 56) Faa a citao bibliogrfica de um livro de sua escolha conforme a Formatao Convencional: 57) Faa a citao bibliogrfica de um meio eletrnico de sua escolha conforme a Formatao Eletrnica: 58) O que so os Apndices? 59) O que so os Anexos? 60) Em que consiste o Glossrio? 61) Enumere as principais Medidas de Formatao adotadas, segundo a ABNT? 62) Apresente um conceito para Resenha: 63) Qual a finalidade de uma Resenha? 64) Caracterize os tipos existentes de Resenha:

Pgina

29

65) Apresente os Aspectos Gerais de uma Resenha: 66) Apresente os elementos da Estrutura de uma Resenha Crtica: 67) Apresente um conceito para Artigo Cientfico: 68) Qual o objetivo de um Artigo Cientfico? 69) Caracterize os tipos existentes de Artigo Cientfico: 70) Apresente os elementos da Estrutura de um Artigo Cientfico:

Pgina

30

UNIDADE II

2. O Processo de Normalizao Tcnica


Como j havamos visto na Unidade I, Normalizao refere-se ao conjunto de princpios, regras, modelos, padres ou tcnicas a serem observados ou adotados nos processos de elaborao de algo, que pode ser um produto ou material de natureza cientfica, tecnolgica e intelectual ou, ainda, bens e servios. O processo de normalizao data de tempos pr-histricos, desde quando foi preciso sistematizar as atividades humanas com o fim de garantir a sobrevivncia da espcie. A tradio oral, e mais tarde, a escrita permitiram a consolidao dos conhecimentos adquiridos e a sua transferncia s geraes sucessivas. As normas tcnicas propriamente ditas comearam a surgir com a Revoluo Industrial no sculo XVIII, quando a necessidade de padronizao se tornou imprescindvel. Entre os meios de transporte modernos, por exemplo, citemos a ferrovia, que exigia entre outros a padronizao das bitolas a serem utilizadas na construo das linhas frreas ou das composies.

2.1. Conceituaes - Termos e Definies Tcnicas


Visando um breve aprofundamento sobre Normalizao, inicialmente iremos apresentar alguns conceitos e definies utilizadas internacionalmente, para uma melhor compreenso e uma maior uniformidade quanto aos diversos nveis tcnicos do tema. a) Normalizao Segundo a ISO (International Organization for Standardization), o processo de formulao e aplicao de regras para um tratamento ordenado de uma atividade especfica, para o benefcio e com a cooperao de todos os interessados e em particular para a promoo de uma economia global otimizada, levando na devida conta condies funcionais e requisitos de segurana. baseada nos resultados j consolidados da cincia, da tcnica e da experincia. Ela determina no somente as bases para o presente, mas tambm, para o futuro desenvolvimento, e deve acompanhar o progresso. Ou ainda, de acordo com um conceito proposto pela ABNT, e a atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva com vistas obteno do grau timo de ordem em um dado contexto.

Pgina

31

b) Norma o resultado de determinado esforo de normalizao, aprovado por autoridade reconhecida, que pode se apresentar sob a forma de: 1. Um documento, contendo um conjunto de condies a serem preenchidas; 2. Uma unidade fundamental ou constante fsica, por exemplo, ampre, metro, zero absoluto, etc. Uma norma tcnica um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou caractersticas para atividades ou para seus resultados, visando obteno de um grau timo de ordenao em um dado contexto. Esta a definio internacional de norma. As normas tcnicas so aplicveis a produtos, servios, processos, sistemas de gesto, pessoal, enfim, nos mais diversos campos. Usualmente o cliente que estabelece a norma tcnica que ser seguida no fornecimento do bem ou servio que pretende adquirir. Isto pode ser feito explicitamente, quando o cliente define claramente a norma aplicvel, ou simplesmente espera que as normas em vigor no mercado onde atua sejam seguidas. Elas podem estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurana (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinao final), mas tambm podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimenses, tipos, usos, fixar classificaes ou terminologias e glossrios, definir a maneira de medir ou determinar as caractersticas, como os mtodos de ensaio. Segundo prope a ABNT, Norma o documento tcnico que estabelece as regras e caractersticas mnimas que determinado produto, servio ou processo deve cumprir., permitindo uma perfeita ordenao e a globalizao dessas atividades ou produtos. c) Consenso Em normalizao o consenso obtido quando uma aceitao aprecivel alcanada pelos participantes interessados, envolvidos na preparao de uma norma. O consenso implica muito mais que uma maioria simples, mas no necessariamente na unanimidade. Deve ser realado o aspecto de que as normas tcnicas so estabelecidas por consenso entre os interessados e aprovadas por um organismo reconhecido. Acrescente-se ainda que elas so desenvolvidas para o benefcio e com a cooperao de todos os interessados.

Pgina

32

d) Regulamento Tcnico o ato normativo, de carter compulsrio, emanado de autoridade estatal com competncia especfica para edit-lo, o qual contm regras legislativas, regulatrias ou administrativas, e que institui caractersticas tcnicas para um produto ou servio, respeitadas as normas aprovadas pelo CONMETRO (Resoluo n. 11/75 de 29 de abril de 1976 - CONMETRO).

e) Especificao um documento conciso, abrangendo um conjunto de requisitos que um produto, material ou processo deve atender, indicando, sempre que for o caso, o procedimento por meio do qual pode ser verificado se os mencionados requisitos so satisfeitos.

2.2. Nveis de Normalizao


As normas podem ser de diversos nveis. Os quatro mais importantes so relacionados a seguir:

Nvel Internacional Normas como as da ISO, resultantes da cooperao e acordo entre um grande nmero de naes independentes, com interesse comum. Estas normas pressupem uso mundial. Nvel Regional Normas introduzidas por um limitado nmero de naes independentes, ou por uma associao regional, para benefcio mtuo. So exemplos os Comits Europeus de Normas (CEN e CENEL), a Comisso Pan-americana de Normas Tcnicas (COPANT) e o Grupo do Leste Europeu (CMEA). Nvel Nacional Normas editadas aps verificao do consenso de todos os interessados em um pas, por uma organizao nacional de normas, que seja reconhecida como autoridade no respectivo assunto. No Brasil temos a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Nvel Empresarial Normas editadas por uma empresa ou grupo de empresas, preparadas com participao das reas interessadas, para orientar as compras, fabricao, execuo de servios e outras operaes.

Pgina

33

2.3. A Abordagem ISO 9000

Ao adentrar no universo das discusses que permeiam a abordagem do tema Normalizao Tcnica, podem surgir alguns questionamentos bastante interessantes e convenientes: Diante de tantas formas, formatos, tipos, matrias-primas e, principalmente, qualidades de produtos e servios, e dos inmeros meios, maneiras e tcnicas de elabor-los ou produzilos, como estabelecer uma uniformidade ou igualdade de padres que atenda algumas exigncias mnimas de expectativa e necessidade, como por exemplo, de segurana? Diante do cenrio de globalizao no qual todos os povos e pases encontram-se inseridos, como estabelecer esta uniformidade de padres que atendam alguns aspectos de interesse da sociedade, como por exemplo, o cultural, o religioso, o de sade etc.? Para ilustrar este ltimo questionamento, e a titulo de curiosidade, podemos citar dois fatos: I O 1 diz respeito curiosa exigncia feita pelos pases de religio muulmana (ou islmica) a indstria frigorfica brasileira Sadia, para o fechamento de negcios de exportao de carnes para aqueles pases: seguir um importantssimo preceito religioso deles onde os animais ao serem abatidos devem, obrigatoriamente, estar voltados para Meca, a cidade sagrada segundo sua religio. II O 2 refere-se proibio em alguns pases (entre eles o Brasil) da fabricao de produtos como caixas dgua, telhas, pastilhas de freios de automveis etc., utilizando como matria-prima o perigosssimo minrio, o Amianto. Como resposta a estas e outras questes relacionadas a padronizao de normas e tcnicas, se torna necessrio introduzirmos a noo de ISO 9000. A ISO compreende um conjunto de normas internacionais usadas para testar o sistema de produo das empresas. Tome, por exemplo, um fabricante de canetas: o certificado ISO atesta que o fabricante capaz de fazer um milho de canetas iguais. As normas da srie ISO 9000 no tratam diretamente da qualidade de produtos. Asseguram ou atestam, entretanto, a estabilidade do seu processo de produo e sua repetibilidade. Ainda a ttulo de ilustrao, pode-se dizer que o certificado ISO 9000 no garante que o vinho de uma determinada vincola seja mais saboroso que o de outra no certificada. Garantir, porm, a manuteno de suas caractersticas dentro de um processo contnuo de produo em larga escala. No Brasil, a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o frum nacional de normalizao. As normas brasileiras, cujo contedo de responsabilidade dos Comits Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalizao Setorial (ONS), so elaboradas por Comisses de Estudo (ABNT/CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades,

Pgina

34

laboratrios e outros). Em termos de metrologia, cabe tambm ao INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial enquanto instituto oficial, atuar como organismo governamental de normatizao e fiscalizao dentro da sua esfera de atuao tcnica. 2.3.1. A ABNT

Fundada em 1940, a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro. uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Frum Nacional de Normalizao NICO atravs da Resoluo n. 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e da AMN (Associao Mercosul de Normalizao). A ABNT enquanto instncia de certificao um organismo nacional que oferece credibilidade internacional. Todo nosso processo de certificao est estruturado em padres internacionais, de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, e as auditorias so realizadas atendendo s normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. A ABNT conta ainda com um quadro de tcnicos capacitados e treinados para realizar avaliaes uniformes, garantindo maior rapidez e confiana nos certificados. A Certificao, termo j amplamente mencionado nesta unidade, consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relao comercial com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou servio que est em conformidade com os requisitos especificados. Estes requisitos podem ser: nacionais, estrangeiros ou internacionais.

Pgina

35

2.3.2. O INMETRO

a) Histrico do INMETRO Durante o primeiro Imprio, foram feitas diversas tentativas de uniformizao das unidades de medida brasileiras. Mas apenas em 26 de junho de 1862, Dom Pedro II promulgava a Lei Imperial n 1157 e com ela oficializava, em todo o territrio nacional, o sistema mtrico decimal francs. O Brasil foi uma das primeiras naes a adotar o novo sistema, que seria utilizado em todo o mundo. Com o crescimento industrial do sculo seguinte, fazia-se necessrio criar no pas instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores. Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o territrio nacional. Logo, verificou-se que isso no era o bastante. Era necessrio acompanhar o mundo na sua corrida tecnolgica, no aperfeioamento, na exatido e, principalmente, no atendimento s exigncias do consumidor. Era necessria a Qualidade. Em 1973, nascia o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, o INMETRO, que no mbito de sua ampla misso institucional, objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoo de mecanismos destinados melhoria da qualidade de produtos e servios. b) Definio, objetivo e misso do INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - INMETRO - uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que o rgo normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Sinmetro). Objetivando integrar uma estrutura sistmica articulada, o Sinmetro, o Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este ltimo substituir o ento Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) e ampliar significativamente o seu raio de atuao a servio da sociedade brasileira. No mbito de sua ampla misso institucional, o INMETRO objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoo de mecanismos destinados melhoria da qualidade de produtos e servios.

Pgina

36

Sua misso prover confiana sociedade brasileira nas medies e nos produtos, atravs da metrologia e da avaliao da conformidade, promovendo a harmonizao das relaes de consumo, a inovao e a competitividade do Pas.

2.4 A ISO 9000 e o seu Processo de Certificao


A sigla ISO representa a organizao internacional para normalizao. Em ingls, como j havamos mencionado significa International Organization for Standardization, organismo das Naes Unidas, cujo objetivo elaborar normas tcnicas de mbito internacional, obtendo uma mesma linguagem e entendimento das coisas, evitando interpretaes dbias e influenciadas por questes derivadas de presses econmicas e tecnolgicas face aos diferentes estgios de desenvolvimento dos pases. No Brasil traduzida como Organizao Internacional de Normalizao. Ela uma organizao no governamental que est presente hoje em cerca de 120 pases. Esta organizao foi fundada em 1947 em Genebra, e sua funo promover a normalizao de produtos e servios, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil como j vimos, o rgo que representa a ISO chama-se ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A ISO 9000 um modelo de padronizao. O selo que as empresas recebem se iniciam a partir da ISO 9001 em diante. As normas tcnicas ISO abrangem no somente os aspectos da qualidade (a ISO srie 14000 por exemplo, representa a proteo ao meio ambiente); sendo representada especificamente pela srie 9000. No Brasil essa srie foi reconhecida oficialmente e incorporada s normas da ABNT, na srie NB-9000, e no INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, normalizao e Qualidade Industrial), onde figuram sob a srie NBR 19000. Atualmente a certificao isto , o reconhecimento formal por instituto reconhecido e credenciado pela organizao internacional para normalizao tornou-se obrigatria para o fornecimento a empresas j certificadas. Para que uma empresa obtenha a certificao e a segurana da qualidade de fornecimento ela ter de obter materiais de empresas igualmente certificadas. Assim, na atualidade, empresas que atuam no mercado nacional e internacional como fornecedores, tais como a indstria automobilstica, encontram srias dificuldades em manterem o cliente caso no obtenham a sua certificao.

1 So as auditorias internas, efetuadas por equipes do quadro de funcionrios da prpria empresa.

Pgina

37

A certificao evidentemente no permanente. Atualmente o prazo de validade de 03 anos, sendo efetuadas auditorias pelo certificador durante esse perodo. A auditoria do sistema de qualidade ocorre em trs partes:

2 representada pela auditoria efetuada por equipes de auditoria do comprador (cliente) no fornecedor. 3 So as auditorias efetuadas por auditores de rgos independentes, escolhidos pelo cliente e pelo fornecedor. Trata-se de auditoria de certificao ou de revalidao dessa. A Srie ISO 9000 original um conjunto de normas que formam um modelo de gesto da qualidade para organizaes que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gesto atravs de organismos de certificao. Foi elaborada atravs de um consenso internacional sobre as prticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 no fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a prpria empresa quem estabelece as metas a serem atingidas. I Certificadoras Inicialmente o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalizao e Qualidade Industrial) ficou responsvel certificar as empresas. Mas depois, seguindo uma tendncia mundial, ele deixou de ter essa funo e comeou a credenciar instituies para fazer isso. Assim, existem em torno de trs entidades brasileiras que esto credenciadas. A Fundao Vanzolini foi a primeira delas, quando obteve o credenciamento em 1990. Outra importante entidade certificadora neste processo a Unio Certificadora. Mas h tambm vrias empresas internacionais concedendo certificao ISO 9000 no Brasil: 1 - ABS Quality Evaluations RJ 2 - ABS Quality Evaluations SP 3 - BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) RJ 4 - BRTUV (TUV CERT) (Alemanha) SP 5 - BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda. 6 - DNV Det Norske Veritas Soc. Class. de Navios Ltda 7 - DQS do Brasil S/C Ltda. 8 - Fundao Carlos Alberto Vanzolini 9 - Germanischer Lloyd do Brasil Ltda 10 - Lloyd's Register Quality Assurance RJ 11 - Lloyd's Register Quality Assurance SP 12 - SGS ICS Certificadora LTDA. 13 - UCIEE - Unio Certificadora II Custo e Prazo de Implementao O custo de certificao varia conforme cada certificadora, quantidade de unidades, complexidade do processo em questo, abrangncia do certificado, ou seja, por quantos pases ele reconhecido, etc. Em valores estimados (variam de empresa a empresa): Pgina

micro e pequenas empresas com menos de 30 funcionrios: entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00 por um perodo de trs anos;

38

pequenas empresas: de R$ 8.000,00 a R$ 12.000,00 por um perodo de trs anos; mdias empresas: de R$ 12.000,00 a R$ 20.000,00 por um perodo de trs anos;

Os prazos de certificao dependem do grau de implementao do sistema da qualidade. Normalmente tem variado entre 12 e 24 meses. A empresa uma vez certificada deve zelar pela manuteno deste, pois perder um certificado pode ser muito mais danoso para uma empresa do que no t-lo. O processo de implementao depende do tamanho da empresa e, principalmente, da existncia de um sistema da qualidade e do seu grau de desenvolvimento. Alguns das entidades certificadores possuem programas de consultoria para auxiliar as empresas durante o processo de implementao. Caso a empresa opte por um destes programas ela dever, entretanto, escolher uma outra entidade certificadora para avaliar e certificar o seu sistema da qualidade, pois seria antitico uma entidade certificadora avaliar e certificar um sistema da qualidade que ele mesmo ajudou a implementar.

2.5 As Sries da ISO 9000


A Srie ISO 9000 original diz respeito, como j vimos, a Normas de gesto e garantia da qualidade, e basicamente composta por quatro normas: ISO 9001 Sistemas da qualidade: modelo de garantia da qualidade em projetos/desenvolvimento, produo, instalao e assistncia tcnica. A srie ISO 9001 a mais completa de todas, pois garante a qualidade do produto desde o projeto inicial, passando pela fase de desenho industrial, acompanhando a manufatura e o desenvolvimento, at a venda para o consumidor final. Nesta srie, existem 20 testes que os produtos devem ser submetidos, para poderem ser aprovados. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade. ISO 9002 Sistemas da qualidade: modelo para a garantia da qualidade em produo e instalao. A srie ISO 9002 uma srie menos completa, precisando ser aprovada em 18 testes de qualidade. As empresas que buscam este selo so aquelas empresas que comercializam produtos que no necessitam de um desenho tcnico inicial, ou um projeto inicial. o caso por exemplo de uma cerealista, ou uma produtora de alimentos. A ISO 9002 faz uso de 18 destes elementos (no fazem parte desta norma o controle de projeto e a assistncia tcnica). ISO 9003 Sistemas da qualidade: modelo para garantia da qualidade em inspees e ensaios finais. A srie ISO 9003 a mais compacta de todas, necessitando de aprovao em apenas 12 testes de qualidade. Nesta srie da ISO, os produtos comercializados, sero analisados apenas em relao venda aos clientes. Um exemplo de empresa que utilizaria o selo ISO 9003 seria uma banca de revistas, onde o dono no teria a necessidade de se preocupar com o desenho e a diagramao do produto, teria apenas que se preocupar com a qualidade na venda e no ps-venda. A ISO 9003 engloba somente 12 estes elementos.

Pgina

39

ISO 9004 Gesto da qualidade e elementos do sistema da qualidade: diretrizes e, na sua parte 2, como guia para servios. A srie ISO 9004 fornece material e subsdios para as empresas que desejam melhorar a qualidade de seus produtos e servios atraves de uma melhor gesto. O sistema de gesto de qualidade amplamente estudado e considerado nesta srie. As normas ISO 9001, 9002, 9003 e 9004 parte 2, especificam requisitos para que a gesto da empresa possa assegurar a qualidade de seus produtos e servios, enfocando a preveno de problemas nos processos operacionais, quer seja de fabricao, quer seja de apoio, ainda que pr ou ps-venda ou mesmo na prestao de servios, como por exemplo os na rea da informtica. A diferena entre as normas reside apenas na abrangncia de cobertura desejada. Assim, se uma empresa pretende cobrir apenas a garantia da qualidade em produo, ir optar pela ISO 9002; caso queira incluir desde a qualidade do projeto, ter de optar por uma norma mais abrangente, que no caso a ISO 9001 que a mais abrangente de todas, envolvendo todas as fases das atividades tcnicas, desde o projeto, passando pela fabricao e a venda, at chegar assistncia tcnica. Atualmente, A famlia de normas da Srie ISO 9000:1994 original (9001, 9002, 9003 e 9004) foi cancelada e substituda pela srie de normas ABNT NBR ISO 9000, aps uma conveno de signatrios ocorrida em 2000 que, reformulada, ficou com a seguinte configurao: ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gesto da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gesto da Qualidade, onde uma organizao precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicveis, e objetiva aumentar a satisfao do cliente. ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficcia como a eficincia do sistema de gesto da qualidade. O objetivo desta norma melhorar o desempenho da organizao e a satisfao dos clientes e das outras partes interessadas. As normas ISO, como j sabemos, foram elaboradas por meio de um consenso internacional sobre as prticas que uma empresa pode adotar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. Ter um certificado ISO 9000 significa que a organizao tem um sistema gerencial voltado para a qualidade e que busca a melhoria contnua dos produtos e servios. Aspectos como exigncia do cliente, diferencial de marketing ou reduo de custos podem ser os motivadores para a obteno da certificao. importante lembrar que a ISO tambm uma excelente ferramenta gerencial e ajuda no desenvolvimento da companhia, pois toda a equipe passa a conhecer os requisitos do cliente e a pensar em metas e planos de ao para aumentar a satisfao dele. Ao final desse processo de adequao ao sistema ISO, a empresa precisa contratar uma companhia certificadora, que realizar uma auditoria a fim de verificar se a organizao atende aos requisitos da norma. Essa companhia certificadora uma entidade

Pgina

40

independente, que verificar se o sistema de gesto e as polticas de qualidade esto preparados para garantir o atendimento dos requisitos da clientela. A certificao como j vimos tem validade de trs anos. Aps esse perodo dever novamente ser avaliada. O tempo mdio para obter a certificao ISO 9000 varia, como j vimos, de doze a 24 meses, perodo necessrio para adequar toda a sistemtica de trabalho aos requisitos da norma. Esse perodo pode ser alterado em funo de diversos fatores, como tamanho da empresa, capacitao dos colabores e informaes sobre satisfao dos clientes j disponveis. O primeiro passo para qualquer empresa que pretende obter a certificao ISO 9000 entender que somente oferecendo produtos ou servios com qualidade que a organizao conseguir a satisfao dos clientes e, em conseqncia, se manter competitiva no mercado. Conversando com seus funcionrios sobre esses temas e fazendoos participar ativamente do processo, certamente o empresrio iniciar o projeto de certificao com grandes chances de sucesso.

Pgina

41

MOMENTO DESCONTRAO COM EXERCCIOS PROPOSTOS Estudo Dirigido da Unidade II Resumo Direcionado

1) Diferencie, segundo o aspecto morfolgico, Norma, Normalizao e Normatizar: 2) Defina, segundo o aspecto tecnicista, Normalizao: a) Segundo a ISO; b) Segundo a ABNT; 3) Defina, segundo o aspecto tecnicista, Norma: a) Segundo a ISO; b) Segundo a ABNT; 4) Quem estabelece a norma tcnica que ser seguida no fornecimento de um bem ou servio? 5) O que representa o Consenso em Normalizao? 6) Diferencie Regulamento Tcnico de Especificao: 7) Caracterize os 04 nveis de Normalizao: 8) Defina a abordagem ISO: 9) Por que se afirma no texto que a ISO no trata diretamente da qualidade de um produto? 10) Defina ABNT e indique qual o ano de sua fundao? 11) O que Certificao segundo a ABNT? 12) Quando surgiu o INMETRO e qual significao de sua sigla? 13) Apresente a definio institucional do INMETRO: 14) Qual o Objetivo e a Misso do INMETRO? 15) Qual o objetivo da ISO? 16) Qual o ano de fundao da ISO e qual a sua abrangncia? 17) Qual a funo da ISO? 18) Quais so as partes da auditoria em um sistema de qualidade? 19) Conceitue a Srie ISO 9000 original: Pgina

42

20) Qual foi a primeira entidade certificadora do Brasil? Cite outras 5 certificadoras: 21) Enumere os aspectos determinantes no Custo de Certificao: 22) Apresente os valores estimados para a certificao segundo o porte empresarial: 23) Qual prazo de Implementao em um Processo de Certificao? 24) Comente cada uma das normas da Srie ISO 9000: 25) Em que consiste a diferena entre as normas da Srie ISO 9000? Cite um exemplo real: 26) Cite quais foram as alteraes propostas pela conveno que institui a Srie ABNT NBR 9000:2000: 27) O que significa para uma empresa possuir o selo ISO 9000? 28) Cite alguns aspectos motivadores para se obter a certificao ISO: 29) Qual o tempo mdio para se obter a certificao ISO 9000 e o seu perodo de validade? 30) Cite os aspectos que podem alterar o tempo mdio para obteno da certificao ISO:

Pgina

43

UNIDADE III

3. Organizao e Administrao

3.1. Organizao Empresarial


No contexto empresarial qualquer empreendimento estruturado e constitudo para um determinado fim, no importando o seu ramo de atividade, a sua constituio legal ou sua finalidade, se econmica ou no.

3.2. Conceito de Sistema

1. Sistema um conjunto de elementos, materiais ou no, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado. 2. Sistema um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam numa relao direta de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcanados. 3. Sistema o conjunto de rgos, atividades ou informaes (entrada) que se relacionam em funcionamento harmnico e coordenado (processo ou processamento), visando obteno de determinados resultados ou informaes organizacionais (sada). 4. Sistema consiste em um conjunto de elementos, que formam um todo logicamente agrupado, interdependentes entre si para a consecuo de um objetivo.

Pgina

44

Das definies citadas, podemos extrair algumas idias bsicas que permitem que entendamos com mais preciso a noo de Sistema. Todo Sistema um conjunto de partes que devem estar interligadas, dependendo umas das outras. Do processo ou da interligao das partes obtm-se resultados ou produtos. Todos os elementos componentes tm um objetivo comum. Todos so necessrios preservao do conjunto, que por sua vez representa o objetivo do sistema como um todo. Exemplos: manter o perfeito funcionamento do corpo, obter lucro e assim ganhar dinheiro, produzir um bem, elaborar uma pesquisa em grupo etc. Os Sistemas podem ser Fechados ou Abertos. Os Sistemas Fechados podem ser conceituados como sendo uma unidade constituda isoladamente, que subsiste sem necessidade de interagir com outros sistemas. O Sistema Fechado aquele que no se relaciona com o meio externo. Como exemplo de Sistema Fechado classicamente recorre-se chamada mquina perptua que funciona por si s sem receber energia externa. Cumpre notar que este mecanismo no se constitui em uma realidade. Os Sistemas Abertos so aqueles que se comunicam com o meio ambiente retirando e devolvendo a ele energia, informaes, nutrientes, produtos etc. O Sistema Aberto aquele que se relaciona com o meio externo, do qual depende para o seu funcionamento. Todo sistema empresarial um Sistema Aberto: a empresa recebe insumos do meio externo, processa esses insumos e os devolve ao meio externo na forma de produtos ou servios. Alm desses elementos, todo Sistema tem, ainda, um quarto que possibilita o controle e o aperfeioamento do seu funcionamento: a Retroinformao ou Feedback (ou retorno). atravs da Retroinformao ou Feedback, o elemento de controle do Sistema, que podemos corrigir-lhe o funcionamento quando este no for adequado.

3.3. Conceitos de Empresa e Entidade

Pgina

As primeiras empresas eram exclusivamente propriedades individuais, isto , o empresrio usava como tnica comercial o seu capital. O nome empresa vem do latim prehensa, e significa negcio, empreendimento, associao organizada. Empresa um organismo (sistema) econmico destinado produo de mercadorias e/ou servios, com o objetivo de lucro para o empresrio (ou emprendedor). A organizao empresarial pe em funcionamento os trs fatores de produo terra, trabalho e capital a servio da economia na sociedade. Explorando os recursos naturais e alindo os demais fatores de produo, cria novos empregos, abre oportunidades de investimento para

45

as poupanas ociosas de capital, etc. Por isso, as empresas tambm so chamadas de unidades de produo. Entidade um organismo econmico destinado produo de mercadorias e/ou servios, sem objetivo de lucro. Exemplos: clubes esportivos, igrejas, instituies beneficentes ou filantrpicas como creches, orfanatos e asilos etc. 3.3..1 Classificao das Empresas I Quanto Forma a) Privadas ou Particulares: quando explorada por particulares, isto , pessoas jurdicas de direito privado, podendo ser Empresa ou Firma Individual (as responsabilidades, os direitos e os deveres se concentram em uma nica pessoa), ou Sociedade (h duas ou mais pessoas que correm os riscos dos negcios). b) Pblicas: conhecidas como empresas estatais ou governamentais, so as que exercem, geralmente, funes de carter coletivo, cujas funes so mais conhecidas como servios de utilidade pblica. c) De Economia Mista: quando o seu capital de constituio, representado por um documento de propriedade denominado AO, se encontra dividido em partes em poder tanto pblico quanto privado. Nesse tipo de empresa, o poder pblico tem de ter no mnimo cinqenta mais um por cento das aes para que possa prevalecer suas decises de direo da organizao. II Quanto Amplitude a) Pequenas ou Microempresas: geralmente as individuais ou as sociedades com pequeno capital. b) Mdias: dotadas de uma infra-estrutura capaz de propiciar um bom movimento econmico. c) Grandes: organizaes avantajadas e com produo em grande escala, envolvendo grandes capitais. d) Multinacionais: grandes empresas que operam em mbito internacional, isto , com presena em vrios pases. Aspectos Determinantes do Porte Empresarial Localizao geogrfica; Capital investido e movimentado; Capacidade instalada de produo nas suas representaes;

3.3.2 Nome Comercial e Forma Jurdica das Empresas O Nome Comercial de uma empresa poder ser o de Firma ou Razo Social ou o de Denominao Social. J a Forma Jurdica refere-se ao tipo de constituio que esta poder assumir como registro perante as leis comerciais vigentes. 1. Firma ou Razo Social: ocorre quando o nome comercial da empresa formado pelo nome do proprietrio ou pelo nome de um ou mais scios.

Pgina

46

Se for uma empresa individual, o proprietrio usa o seu nome civil, por extenso ou abreviado, podendo ainda, acrescentar uma designao que indique o ramo do seu negcio. Exemplos: Jos Carlos de Sousa J. C. de Sousa J. C. Cosmticos. Se for sociedade dever conter uma das expresses que indique tambm a sua forma jurdica: Jos Carlos & Cia./S.A. (e companhia/sociedade annima) Jos Carlos & Cia. Ltda. (e companhia limitada) Jos Carlos & Lcia Pereira Ltda. (limitada) etc. 2. Denominao: ocorre quando no nome comercial h uma designao que indica, geralmente, o ramo da atividade da empresa, podendo tambm figurar o nome de pessoas que de forma marcante contriburam para o sucesso da organizao. Exemplos: Cia. Taubat Industrial DISBRAS Indstria e Comercio Ltda. Pes Delcia Ltda. Viao Itapemirim S.A. Grupo Orlando Mesquita Ltda. Etc. H ainda o Nome de Fantasia como componente dos nomes comerciais, e que se refere a um nome atravs do qual a empresa se torna conhecida ou popular na praa. Exemplos: MAPPIN o nome de fantasia da empresa que tem por denominao social Casa Anglo Brasileira S.A. CASAS PERNAMBUCANAS nome de fantasia da empresa que tem por razo social Arthur Lundgreen Tecidos S.A.

3.4. Administrao
Etimologicamente a palavra Administrao vem do latim Ad (direo para) e minister (obedincia), ou seja, na origem a temos como uma forma de comandar, fato que, apesar de ter alcanado maior abrangncia, ainda lhe atinente. 1. a arte de se conseguir que as pessoas faam as coisas. (Mary Parker Follet) 2. a conduo racional das atividades de uma organizao, seja ela lucrativa ou no. (Idalberto Chiavenato) 3. Administrar a atividade de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. (Henry Fayol) 4. Adminstrao alcanar objetivos atravs e com pessoas. (Teorias Comportamentais) 5. a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas em grupos formalmente organizados. (Harold Koontz) 6. Consiste em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum. (William H. Newman) 7. Administrao consiste na atividade de dirigir, comandar e coordenar atividades prprias ou alheias, pblicas ou privadas.

Pgina

47

3.4.1. Os Precursores da Administrao Cientfica

As primeiras empresas tinham estruturas simples e eram organizadas de forma rudimentar. No havia, por parte dos empresrios e dos profissionais, interesse em desenvolver novos mtodos e processos de organizao. Somente a partir de 1900 comearam a surgir os primeiros estudos nesse sentido. Entre os precursores da administrao cientfica das empresas, em suas diversas reas, mencionaremos apenas aqueles que mais contriburam para o seu desenvolvimento. I Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Engenheiro norte-americano, desenvolveu novos processos de fabricao de ao e aperfeioou sistemas como o da cronometragem, para medir o tempo de execuo de um trabalho. Foi aprendiz, operrio mecnico e engenheiro-chefe. Em 1911, com base em sua experincia profissional, publicou o livro Princpios de Administrao Cientfica, que enfatizava a necessidade de aumentar a produtividade nas empresas. II Henri Fayol (1841-1925) Engenheiro e administrador francs, atuou tambm como diretor de minas e diretor-geral de empresa. Em 1916, publicou o livro Administrao Industrial e Geral. Enfatizava a administrao como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais. Fayol tambm preocupou-se com aspectos da produo e fez uma abordagem mais ampla que a de Taylor. III Henry Ford (1863-1947) Industrial norte-americano, criou em sua empresa as linhas de montagem, desenvolvendo a produo em srie de automveis. O princpio bsico definido por Ford o do ritmo. Segundo ele, deve-se abreviar o tempo de realizao de um trabalho, atravs da simplificao das operaes e do melhor aproveitamento das mquinas, criando assim, um ritmo de produo contnuo e satisfatrio.

Pgina

48

3.4.2. Funes da Administrao A Administrao de uma empresa compreende diversas funes que, de formas introdutria e resumidamente, podem ser assim elencadas: a) Planejamento determina o que o grupo de pessoas deve fazer. b) Organizao estrutura a empresa, reunindo pessoas e os equipamentos necessrios ao trabalho. c) Direo conduz e coordena o trabalho do pessoal. d) Controle verifica se tudo est sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas. 3.4.2.1. Planejamento e Projeto I Planejamento Planejamento o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O Planejamento pode ser classificado em: a) Especial: aquele que, atingido o seu objetivo, deixa de ser utilizado. No tem mais razo de ser porque o programa foi cumprido e alcanado o objetivo desejado. Exemplo: uma promoo de vendas para o natal. b) Geral: aquele que executado de maneira permanente. Exemplo: a poltica e estratgias de vendas da empresa para o ano inteiro. II Projeto

Projeto consiste no instrumento administrativo que possibilita avaliar as vantagens e desvantagens em investir os fatores de produo, numa determinada atividade empresarial. II.1. Fases de um Projeto: constituem as fases de um Projeto: a) Anteprojeto: fase em que procura-se, em linhas gerais, estabelecer um confronto entre as vantagens e as desvantagens de se levar avante a constituio de uma empresa ou, a realizao de um investimento empresarial. b) Projeto Final: fase onde deve conter todos os dados (econmicos, tcnicos, financeiros, administrativos e legais) para a instalao ou expanso da empresa na regio escolhida ou, para a realizao do investimento.

Pgina

49

c) Implantao: significa construir e instalar a empresa ou executar o investimento de acordo com as especificaes constantes do Projeto Final, devidamente aprovado. d) Funcionamento Operacional: consiste em entrar em pleno desenvolvimento das operaes ou investimentos, ou seja, produzir mercadorias ou servios de consumo para atender ao mercado consumidor ou gerenciar o investimento realizado. 3.4.2.2. Organizao Organizao como funo administrativa o processo administrativo que visa estruturao da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado. A) Tipos de Estrutura de uma Organizao 1. Estrutura de Organizao Formal: deliberada ou decidida pelos administradores, segundo o planejamento efetuado. Significa o estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obedincia a determinada autoridade). A Estrutura de Organizao Formal das empresas pode ser feita de vrias maneiras; porem, quase sempre, obedece aos seguintes tipos tradicionais de organizao: a) Organizao ou Estrutura Linear; b) Organizao ou Estrutura Funcional; c) Organizao ou Estrutura de Linha e Assessoria. 2. Estrutura de Organizao Informal: de iniciativa das pessoas, de acordo com seus interesses ou convenincias, a partir de atitudes de natureza informal. B) Grficos Organizacionais 1. Organograma

o grfico que representa os rgos da empresa e as relaes de autoridade e de responsabilidade existentes entre si. Na sua elaborao, deve se levar em conta: A natureza das atividades; O produto das atividades; O processo de produo ou comercializao; A regio ou a zona em que as atividades so desenvolvidas;

Pgina

50

A classe ou o tipo de clientela da empresa;

Estabelecendo os nveis de subordinao, os organogramas limitam o alcance ou a rea de influncia do controle, evitando assim os chamados choques de autoridade. 2. Fluxograma

um grfico destinado a representar fluxos ou movimentos e rotinas de um servio, atividade ou tarefa, um setor ou um departamento, indicando as diversas operaes realizadas. Ou ainda, a representao grfica de um processo ou de um SISTEMA. Basicamente, trata-se de um sistema constitudo de trs partes distintas, por ns j vistas: Entrada Processamento Sada. Quando h a indicao do tempo efetivamente gasto na execuo das operaes o Fluxograma tambm denominado HARMONOGRAMA. 3. Cronograma um grfico onde so dispostas ou estabelecidas atividades, aes, tarefas, trabalhos ou servios realizados ou executados segundo critrios de um ordenamento lgico em funo de um tempo ou perodo considerado (dias, semanas, meses, anos etc.) O Cronograma confronta Previso X Realizao, segundo o fator tempo. 4. Layout o arranjo funcional de determinada rea fsica por meio de um conjunto de desenhos em duas ou trs dimenses, em vrios ngulos, mostrando toda a construo e a distribuio dos mveis ou das mquinas em um dado ambiente. Basicamente, todo Layout constitudo de duas partes bem distintas. A primeira trata da representao grfica da rea, tecnicamente chamada de Planta Baixa que deve conter todas as especificaes bsicas necessrias (paredes, colunas, portas e esquadrias ou janelas) para facilitar o arranjo fsico das instalaes. Neste sentido, denominaremos Croqui os esboos ou rascunhos efetuados de maneira preliminar de um destes desenhos. A segunda parte do Layout refere-se representao grfica das instalaes comerciais e industriais a serem implementadas pela empresa e deve seguir uma escala compatvel com a das especificaes bsicas adotadas na Planta Baixa.

Pgina

51

3.4.2.3. Direo o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execuo das tarefas antecipadamente planejadas. I Meios de Direo H opes diversas de que se vale o administrador para levar a seus subordinados a orientao, a autoridade, a fixao dos objetivos, a organizao e a diviso do trabalho, enfim, as estratgias organizacionais. Normalmente, elas so transmitidas atravs de: Ordens ou instrues: originadas na hierarquia superior, exigem do subordinado que aja ou deixe de agir de acordo com as circunstncias. Podem exigir cumprimento imediato, rpido ou demorado, dependendo do alcance dos objetivos delas. Motivao para a ao: caracteriza-se pela orientao e pelo esclarecimento das ordens ou instrues. um meio de comunicao, de encorajamento e de recompensa, visando a adaptao e satisfao humana no servio. Instrui-se, ordena-se, pela demanda com que o servio deve ser realizado. Como recompensa, pode-se instituir prmio de produtividade (a ser mais abordado na Unidade 04). Este tipo de comando ocorre em pocas de crise de produo ou crise de mercado. Valida-se o meio porque o objetivo alcanado de imediato e move todas as peas funcionais da empresa. Coordenao: alm de uma importantssima funo administrativa, constitui um meio direcional de superviso que liga, une e harmoniza todos os atos e esforos de um grupo de trabalhadores que busca o alcance das metas idealizadas. Comunicao: transmitir informaes dentro e para fora da empresa. Liderana: conduzir as pessoas para um trabalho eficiente (com qualidade) e eficaz (com agilidade). 3.4.2.4. Controle o processo administrativo que consiste em verificar se tudo est sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repar-los e evitar sua repetio. Em termos prticos, podemos afirmar que os principais objetos de controle nas empresas so os recursos materiais, os financeiros e os humanos.

Pgina

52

Principais Instrumentos/Procedimentos de Controle Recursos Materiais Instrumentos/Procedimentos Ficha de Controle Patrimonial Livro de Controle Patrimonial Etiqueta de Tombamento Mapa ou Memorial Descritivo de Bens Livro de Entrada e Sada de Materiais Ficha de Requisio de Materiais Ficha de Controle de Caixa Livro Caixa Fluxo de Caixa Equipamento de Emisso Fiscal Livro de Controle de Movimentaes Bancrias Livro Dirio Livro Razo Balano Patrimonial Ficha ou Folha de Ponto Ficha ou Livro de Registro de Empregados Controle Mecnico/Eletrnico de Ponto

Financeiros

Humanos

Pgina

53

MOMENTO DESCONTRAO COM EXERCCIOS PROPOSTOS Estudo Dirigido da Unidade III Resumo Direcionado

1) Conceitue ORGANIZAO no sentido empresarial do termo: 2) Escolha um conceito de SISTEMA e o comente com suas prprias palavras: 3) Imagine uma atividade e apresente um Sistema Grfico para represent-la: 4) O que um SISTEMA FECHADO? Cite 01 exemplo: 5) O que um SISTEMA ABERTO? Cite 01 exemplo: 6) Apresente um novo Sistema Grfico, com um FEEDBACK, para a atividade imaginada por voc na questo 03: 7) O que uma EMPRESA? Cite exemplos: 8) O que uma ENTIDADE? Cite exemplos: 9) Comente cada tipo de empresa quanto forma. Cite 20 exemplos de cada um: 10) Comente cada tipo de empresa quanto amplitude. Cite 20 exemplos de cada um: 11) Enumere os aspectos determinantes do Porte Empresarial: 12) Diferencie Nome Comercial de Forma Jurdica: 13) Defina Firma ou Razo Social. Cite 10 exemplos: 14) Defina Denominao Social. Cite 10 exemplos: 15) Defina Nome de Fantasia. Cite 10 exemplos: 16) Escolha um conceito de ADMINISTRAO e o comente, justificando o porque de sua escolha: Pgina 17) Caracterize as primeiras empresas no contexto histrico: 18) Cite os principais precursores da Administrao como cincia:

54

19) Cite as FUNES de Administrao: 20) Conceitue a Funo Administrativa PLANEJAMENTO: 21) Diferencie Planejamento ESPECIAL de Planejamento GERAL: 22) Defina PROJETO: 23) Cite quais so as FASES de um Projeto. Invente um exemplo para ilustrar cada fase: 24) Conceitue a Funo Administrativa ORGANIZAO: 25) Diferencie Estrutura de Organizao FORMAL de Estrutura de Organizao INFORMAL: 26) O que um ORGANOGRAMA? 27) O que um FLUXOGRAMA? 28) O que um HARMANOGRAMA? 29) O que um CRONOGRAMA? 30) O que um LAYOUT? 31) Caracterize as duas partes de um LAYOUT: 32) Conceitue a Funo Administrativa DIREO. 33) Caracterize os Meios de Direo como recurso de comando nas empresas: 34) Conceitue a Funo Administrativa CONTROLE. Quais os recursos que necessitam de Controle nas empresas? 35) Cite 03 exemplos de Instrumentos/Procedimentos de Controle para cada recurso controlado nas empresas:

Pgina

55

UNIDADE IV

4. Administrao de Pessoal

4.1. Conceitos e Divises


Administrao de Pessoal a especializao administrativa que trata do planejamento, organizao, direo e controle do setor ou departamento de pessoal de uma empresa. Toda empresa, de qualquer natureza ou porte, mantm um setor ou departamento, seo ou encarregado destinado a administrar o movimento de empregados e as obrigaes a eles referentes em termos do que dispe a legislao trabalhista e previdenciria. Portanto, recrutar, selecionar, admitir, demitir e efetuar controles relacionados aos empregados de uma empresa ou de uma entidade so tarefas que cabem ao Departamento de Pessoal ou de Recursos Humanos. 4.1.1. reas de Pessoal Constituem as principais reas do Setor de Pessoal: 1. 2. 3. 4. Recrutamento e Seleo; Treinamento de Pessoal; Cargos e Salrios; Assistncia e Benefcios;

1) Recrutamento e Seleo O Recrutamento e a Seleo representam duas fases do mesmo processo, cujo objetivo encontrar a pessoa que preencha o posto adequado a custo tambm adequado.

Pgina

56

Podemos dizer que o Recrutamento uma pr-seleo e que a Seleo propriamente dita constitui uma fase na qual se procura, de vrios candidatos, selecionar o mais apto para cada funo. No setor de Recrutamento e Seleo onde ocorre o preenchimento de cargos previsto pela organizao e pelas necessidades internas da empresa. Os passos dados nessa tarefa podem se resumir assim: Definir os cargos em termos de funes e atribuies, de qualificao profissional e cultural daqueles que os ocuparo; Determinar o mtodo de seleo dos candidatos e os critrios de aprovao, com base em: 1) testes especficos assistidos pelo responsvel do setor requisitante do empregado, quando se tratar de funes tcnicas ou especializadas; 2) testes de formao intelectual (informaes e conhecimentos gerais); 3) testes psicotcnicos ou de nvel mental; 4) entrevistas pessoais com o psiclogo da empresa; 5) entrevistas pessoais com o chefe do rgo onde o aprovado ir trabalhar. 1.1) Principais Recursos adotados pela rea de Recrutamento e Seleo: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Anncios publicados em jornais ou pela internet; Agncias ou empresas de empregos; Escolas profissionalizantes e universidades; Funcionrios da empresa; Cartazes ou tabuletas porta da empresa; Editais de concursos com provas de conhecimentos;

a) Recrutamento de Pessoal Nas empresas pequenas, na maioria dos casos, quando h necessidade de admitir novos empregados, o dono do estabelecimento recorre a pessoas do seu circulo de amizade e at mesmo a conhecidos ou parentes de seus atuais empregados. Empresas de maior porte possuem setores especializados no recrutamento e seleo de pessoal. Desta forma, sempre que a empresa precisar de novos empregados, o Departamento de Recursos Humanos, atravs do recrutamento, procura informar populao em geral sobre as vagas existentes. Para isto, vrios meios podem ser utilizados: anncios no radio, na televiso ou em jornais, fixao de avisos em locais onde seja grande a circulao de pessoas, solicitao a empresas especializadas em recrutamento e seleo de pessoal etc. O Recrutamento consiste na divulgao da vaga/oportunidade de emprego e na coleta de dados dos candidatos. A coleta de dados dos interessados feita pelo preenchimento de uma ficha prpria, denominada Ficha de Solicitao de Emprego.

Pgina

57

b) Seleo de Pessoal A Seleo de Pessoal consiste na aplicao de testes, entrevistas, anlise de currculo, encerrando-se com a escolha da pessoa adequada aos interesses da empresa. evidente que os testes e entrevistas variam de acordo com a natureza do trabalho a ser desenvolvido pelos candidatos. Assim, os testes e entrevistas utilizados para escolha de um engenheiro, por exemplo, no sero os mesmos que devam ser aplicados na seleo de candidatos a vendedor para uma loja. O Currculo, alm de representar o carto de apresentao pessoal de uma pessoa, um documento que permite s empresas conhecer o candidato, pois dele constam dados pessoais como: nome, documentos, endereo, escolaridade, formao profissional, bem como as experincias adquiridas no desenvolvimento de trabalhos em outras empresas. Um modelo simples e bastante atual de apresentao de currculo pode ter a seguinte estrutura: I. II. III. IV. V. VI. Dados pessoais; Objetivo profissional (preferencialmente relacionado a empresa pretendida); Formao escolar e/ou acadmica; Experincia profissional (se j possuir); Informaes complementares (cursos de lngua estrangeira, informtica ou especficos a rea pretendida); Data e assinatura (esta ltima somente se no enviado pela internet); 2) Treinamento de Pessoal Treinamento o processo de ajudar os empregados a adquirir eficincia no trabalho atravs do desenvolvimento de hbitos, habilidades e atitudes adequados. Existem dois tipos de treinamento: o de Ambientao e o Constante. O Treinamento de Ambientao aquele dado ao funcionrio logo aps o ingresso na empresa. O objetivo deste treinamento informar o funcionrio sobre os diferentes aspectos da organizao: objetivos, organogramas, produtos ou servios que vende, fornecedores, clientela, planos de expanso ou projetos etc. O Treinamento Constante aquele que tem em vista aperfeioar ou qualificar constantemente os funcionrios no desempenho de suas funes. 3) Cargos e Salrios O Setor de Cargos e Salrios do Departamento de Pessoal de uma empresa responsvel pela administrao salarial da organizao. Tem como incumbncia orientar a empresa para que pague aos empregados um salrio adequado em troca do servio por eles prestado. Uma poltica salarial justa e eficiente a maior garantia do bom relacionamento entre a empresa e seus funcionrios, influindo tanto na produo ou desempenho como na administrao. So atribuies do Setor de Cargos e Salrios: I - Avaliar todos os cargos da empresa; II - Manter atualizados os registros de classes salariais e a sistemtica de ttulos ou diplomas para promoo, bem como as especificaes de classes;

Pgina

58

III - Sugerir alteraes na poltica salarial e emitir pareceres sobre os pedidos de aumento de salrios; IV - Emitir para a chefia do Departamento de Pessoal relatrios mensais das atividades do setor. 3.1) Poltica Salarial A Poltica Salarial de uma empresa significa o padro ou critrio pelo qual ela remunera direta ou indiretamente seus empregados, segundo mecanismos comuns, imparciais e impessoais. As principais formas de remunerao e benefcios que fazem parte da poltica salarial das empresas so: Remunerao Direta: determinada pela legislao, compreendendo os salrios mensais, frias remuneradas, 13 salrio, depsitos do FGTS e PIS, salrio-famlia; Remunerao Indireta: cobrindo diversas formas de incentivo, oferecida aos empregados como um todo atravs de convnios para fins de assistncia mdico-hospitalar, colnia de frias, gratificaes peridicas, cooperativas de gneros alimentcios, seguros e possibilidades de financiamentos e emprstimos; Incentivos Salariais: atingindo individualmente os empregados e incluindo promoo horizontal e vertical, por mrito e antiguidade, por prmios, por produtividade etc. A remunerao pode ser fixada a partir dos seguintes fatores: Salrios mdios pagos pelo mercado de trabalho da regio; Nvel de qualificao, especializao e escolaridade exigidos pela funo; Capacitao pessoal exigida pelo cargo em termos de liderana, dinamismo, critrio e discernimento; Superviso de servios e de outros funcionrios, exercida pelo ocupante do cargo em questo; Grau de responsabilidade na funo em termos de pessoal, de material e de resultados esperados no desempenho.

I- Promoo Vertical: ocorre quando a empresa preenche vagas surgidas em decorrncia do afastamento de um dos seus empregados, promovendo um funcionrio de seus prprios quadros, usando como critrio a antiguidade no cargo, a capacidade produtiva e o mrito profissional (competncia). II- Promoo Horizontal: o funcionrio recebe aumentos salariais periodicamente, aps uma avaliao junto aos chefes e responsveis, quer por mrito, quer por antiguidade. 4) Assistncia e Benefcios O Setor de Assistncia e Benefcios destina-se a suplementar o amparo dado pela Previdncia Social aos empregados de uma empresa, desenvolvendo atividades que complementem a poltica salarial da organizao (salrio no somente o que o empregado recebe em espcie). atribuio deste setor o esclarecimento dos funcionrios sobre seus direitos e os benefcios que podero usufruir junto s vrias instituies de previdncia social e demais instituies conveniadas empresa. Constituem atribuies do Setor de Assistncia e Benefcios:

Pgina

59

a) Dar assistncia aos empregados, junto Previdncia Social, tais como: Encaminhando laudos mdicos para auxlio-doena; Providenciando os processos de auxlio-natalidade e de despesas mdicas; Solicitando averbaes de contribuies anteriores a 1951; Encaminhando internamentos hospitalares para funcionrios e dependentes; Tomando providncias para o andamento dos processos de penso e auxlio-funeral aos beneficirios dos funcionrios falecidos;

b) Complementar o salrio dos empregados que se encontram em tratamento de sade (complemento previdencirio); c) Prestar assistncia social a funcionrios e dependentes hospitalizados; d) Pagar auxlios hospitalares aos funcionrios, independentemente da complementao salarial; e) Conceder adiantamentos sobre o salrio mensal; f) Conceder pequenos emprstimos, compatveis com o salrio percebido pelos empregados beneficiados, e pagveis, atravs de desconto em Folha de Pagamento, em um nmero prefixado de prestaes; g) Promover o seguro de vida coletivo aos empregados da empresa etc.

4.2. Rotinas do Setor ou Departamento de Pessoal

4.2.1. Admisso de Pessoal Aps a aprovao do candidato segundo os critrios de Seleo da empresa, o Setor de Pessoal proceder ao preenchimento de todos os documentos relativos sua contratao, procedimento este denominado Admisso. A Admisso consiste em registrar o candidato na empresa, tornando-o seu empregado. O registro feito no livro ou na ficha de registro de empregado e pelas anotaes efetuadas na carteira de trabalho do empregado, mediante a apresentao de diversos documentos de carter pessoal, exigidos neste momento pela empresa. Em seguida, a empresa providenciar a elaborao do contrato de trabalho, que geralmente comea com um contrato de experincia, por um perodo que varia de 30 a 90 dias, com registro em carteira, e a empresa, por sua vez, ter como prazo 48 horas para efetuar este registro em carteira e a sua devoluo ao empregado, sob pena de multa aplicada pela Delegacia do Trabalho.

Pgina

60

4.2.2. Demisso de Pessoal A Demisso de empregado est relacionada resciso do contrato de trabalho, que pode ocorrer por vontade prpria do empregado (pedido de demisso) ou por vontade do empregador (ato de mandar embora). A empresa ou o empregado, para comunicar um ao outro a sua deciso pela resciso do contrato de trabalho, utilizam-se de um documento denominado Aviso Prvio, que deve ser dado sempre com um prazo mnimo de 30 dias antes da data pretendida para a sada.

4.3. Conceitos Fundamentais Trabalhistas


a) O Contrato de Trabalho O contrato de trabalho um acordo feito entre patres e empregados no qual fica acertado, principalmente, o seguinte: horrio de trabalho, tipo de trabalho a ser executado, quantidade de horas de trabalho, salrio que o empregado ir receber etc. O contrato deve ser escrito e assinado pelas partes na presena de testemunhas, para evitar dvidas futuras entre o que foi combinado. A empresa e o empregado, alm do que constar do contrato, esto sujeitos ao cumprimento das leis trabalhistas, previdencirias e outras. Existem 03 tipos de contratos de trabalho: I Contrato de Experincia: um acordo feito entre patro e empregado, pelo prazo mximo de 90 dias. II Contrato de Trabalho por Prazo Determinado: utilizado sempre para trabalhos que tenham comeo e fim, sendo comum na contratao de carpinteiros, pedreiros, eletricistas etc., nas reformas e construes de casas, edifcios etc. Seu prazo no poder ultrapassar 2 anos; caso seja prorrogado por mais de uma vez ser considerado por Prazo Indeterminado. III Contrato de Trabalho por Prazo Indeterminado: aquele em que no existe um prazo fixo ou pr-determinado para o seu trmino, sendo o mais comum e utilizado nas relaes trabalhistas no Brasil e tambm no exterior. De acordo com a CLT (Consolidao das Leis Trabalhistas), o contrato de trabalho pode sofrer alteraes e at mesmo ser rescindido. As alteraes s podero ser feitas com a concordncia de patres e empregados, sendo as mais comuns aquelas relacionadas ao horrio, mudana do local de trabalho e de funo exercida etc. b) O Salrio Todo trabalhador que presta servio fsico ou mental para uma empresa tem direito de receber, como retribuio desse servio prestado, uma certa importncia em dinheiro ou em dinheiro (nunca inferior a 30%) e em utilidades, a qual conhecida por Salrio.

Pgina

61

c) O Dcimo Terceiro Salrio Corresponde a um salrio extra pago a todo trabalhador que tenha trabalhado na mesma empresa durante os 12 meses do ano. Ser pago integralmente, se o empregado trabalhou na empresa durante os 12 meses do ano, e proporcional ao tempo trabalhado, caso tenha iniciado o trabalho durante o ano ou se foi demitido antes do seu trmino. Para efeito de clculo do dcimo terceiro salrio, considera-se ms integral 15 dias ou mais trabalhados no ms. d) As Frias Correspondem a um perodo de descanso a que todo empregado tem direito aps ter trabalhado cada perodo de 12 meses na empresa. Os empregados tm direito a frias na seguinte proporo: 30 dias corridos, quando tiver at 5 faltas no servio no ano; 24 dias corridos, quando tiver de 6 a 14 faltas no servio no ano; 18 dias corridos, quando tiver de 15 a 23 faltas no servio no ano; 12 dias corridos, quando tiver de 24 a 32 faltas no servio no ano;

permitido ao empregado converter 1/3 do seu perodo de frias em abono pecunirio. Neste caso, o empregado descansar apenas 2/3 de suas frias, porm receber o valor integral mais o equivalente aos dias trabalhados. Durante o perodo em que estiver gozando suas frias, o trabalhador tem direito a receber da empresa um salrio normal mais 1/3 desse salrio correspondente ao nmero de dias de frias a que tem direito. Esse valor dever ser pago, no mximo, at 2 dias antes do incio do perodo de frias. O clculo das frias feito da mesma maneira que o do dcimo terceiro salrio, ou seja, na proporo de 1/12 por ms ou frao superior a 15 dias. e) O FGTS O Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, uma importncia que os empregadores depositam todo ms em conta bancria em nome de cada empregado. Essa importncia corresponde a 8% (oito por cento) calculado sobre a remunerao paga ou devida no ms anterior ao trabalhador. f) O PIS e o PASEP O Programa de Integrao Social PIS, e o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor pblico PASEP, correspondem a contribuies que mensalmente so depositadas na rede bancria pelos empregadores (entidades pblicas e particulares). As empresas que possuem receitas com vendas, as financeiras e as seguradoras recolhem (pagam) mensalmente uma importncia calculada sobre a receita bruta. As empresas de prestao de servios e as demais entidades sem fins lucrativos, pblicas ou particulares, recolhem mensalmente importncia baseadas nas suas folhas de pagamentos.

Pgina

62

MOMENTO DESCONTRAO COM EXERCCIOS PROPOSTOS Estudo Dirigido da Unidade IV Resumo Direcionado

1) Conceitue Administrao de Pessoal: 2) Cite algumas tarefas tpicas em um Departamento de Pessoal: 3) Quais so as principais reas do Setor de Pessoal? 4) Quais so os 02 passos a serem observados pelo Setor de Recrutamento e Seleo? 5) Cite 03 recursos adotados pela rea de Recrutamento e Seleo: 6) Defina Recrutamento de Pessoal: 7) Conceitue Seleo de Pessoal: 8) Que tipo de dados deve conter um Currculo? 9) Defina Treinamento:

Pgina

63

10) Diferencie Treinamento de Ambientao de Treinamento Constante: 11) Qual a principal incumbncia do Setor de Cargos e Salrios? 12) Cite as atribuies do Setor de Cargos e Salrios: 13) Conceitue Poltica Salarial: 14) Cite exemplos de formas de Remunerao Direta: 15) Cite exemplos de formas de Remunerao Indireta: 16) Cite exemplos de formas de Incentivos Salariais: 17) Diferencie Promoo Vertical de Promoo Horizontal: 18) Cite a principal atribuio do Setor de Assistncia e Benefcios: 19) Em que consiste a Admisso de Pessoal? 20) Qual o perodo de validade do Contrato de Experincia? 21) Em que consiste a Demisso de Pessoal? 22) Conceitue Contrato de Trabalho: 23) Diferencie Contrato por Prazo Determinado de Contrato por Prazo Indeterminado: 24) Defina Salrio: 25) Conceitue Dcimo Terceiro Salrio: 26) Descreva a frmula de clculo do Dcimo Terceiro Salrio: 27) Defina Frias: 28) Descreva a frmula de clculo das Frias: 29) Conceitue F.G.T.S. e descreva sua base de clculo: 30) Diferencie P.I.S. de P.A.S.E.P., apresentando suas principais caractersticas:

Pgina

64

You might also like