UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS DISCIPLINA: ATIVIDADE FISICA, SAUDE

E QUALIDADE DE VIDA ALUNO: HUGO MOZER BARROS EUSTÁQUIO

HISTÓRIA DO JUDÔ

Natal 2011

representando um nicho de mercado fiel e bem definido. com o objetivo de aprimorar a cultura física. inclusive no Japão. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico. o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.br/ . ainda segundo seu mestre fundador. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô. por volta de 1922. o Judô surge no Brasil. A vitória. do contato físico. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. crianças e idosos. onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. http://www. antes de tudo. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan. Através de Eisei Maeda. transferindose depois para o Pará. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. tem "sua marca" associada ao sucesso. que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial. moral e espiritual. Para tornar-se um bom lutador. Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo. com Jigoro Kano O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882.org. Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. procura-se passar algo mais além da luta. fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência. O Conde de Koma. representa um fortalecimento espiritual. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa.lnj. o Judô se tornou um dos esportes mais praticados. Por ser um esporte de triunfos nacionais. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". como também era conhecido.HISTÓRIA DO JUDÔ Conheça o Judô Tudo começou em 1882. sendo reconhecida por decreto em 1972. tem no Brasil um "celeiro" de bons lutadores. e estendendo seus ensinamentos para mulheres. O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Nas academias. Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido. é preciso ser um grande ser humano. através do esporte do quimono. fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre.

o judo também é praticado como esporte. o aspecto esportivo do judo é provavelmente o mais difundido. Numa competição de Judô. Se a falta for grave. O Judô é praticado sobre esteiras especiais chamadas tatames que podem ser de palha de arroz cobertas por lona de algodão ou podem ser sintéticas fabricadas a partir de polímeros de borracha. sendo os pontos e as penalidades dos atletas registradas em um placar. “Não imagine ataque e defesa como duas coisas distintas. Qualquer falta (shido) cometida por um dos judocas durante um combate (shiai) acrescenta pontos progressivamente no placar do seu adversário. e os atletas são divididos por classes de idade e categoria de peso. 9°.Judô (柔道) é uma arte marcial. Dois desses garantem uma vitória. incluindo uma classe livre em que todos os pesos podem participar. No ocidente. mas menos perfeito. chama-se wazari e vale meio ponto. dois judocas enfrentam-se sobre o tatame. composto por casaco. um desporto e uma filosofia com origem no Japão. tendo entrado para o programa dos Jogos Olímpicos em 1964 na competição masculina e em 1992 na feminina. calça e uma faixa. Os praticantes (judocas) usam uma vestimenta de algodão branco ou azul (kimono ou judogi). como o yuko ou o koka. dá a vitória imediata ao oponente. O ippon é o golpe perfeito. Apesar de ser uma arte marcial completa. Um ataque deve ser uma defesa e uma defesa deve ser um ataque. A côr da faixa indica a graduação do judoca. enquanto três árbitros (um central e dois laterais) avaliam o combate. como o hansoku-make.” Kazuzo Kudo. dan Princípios Filosóficos do Judô O Judô tem como alicerce os três princípios filosóficos definidos por Jigoro kano que. o nocaute do Judô. A luta pode ser decidida pela acumulação de pontos menores. Um golpe bom. que evidenciam a principal diferença entre o Judô Kodokan ( 講 道 館 ) e o antigo Jujutsu : ” o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um principio de viver” . O judô evoluiu a partir do Jujutsu (柔術) e foi fundado por Jigoro Kano em 1882. Homens e mulheres combatem separadamente (apesar de muitas vezes treinarem juntos).

(Jutsu = técnica. Esses princípios. estão presentes em todos os atos e atividades do praticante de judô. O professor Kano afirma o seguinte: “Ainda que eu considere o Judô dualisticamente. quando o praticante tiver fixado e tomar consciência dos princípios que norteiam o judô. Por outro lado. pode-se verificar que não são restritos ao Dojô. flexibilidade SEIRYOKU-ZENYO = máxima eficiência com mínimo esforço JITA-KYOEI = bem estar e benefícios mútuos O princípio da máxima eficiência é aplicado à elevação ou à perfeição do espírito e do corpo na ciência do ataque e da defesa. Os três princípios do judô são : JU = suavidade. individualmente e coletivamente seus estados mais elevados e ao mesmo tempo mais desenvolvidos na arte de ataque e defesa. mesmo não sendo conscientemente esclarecidos e compreendidos. O espírito final do judô. da prosperidade e benefícios mútuos e da suavidade. mas são igualmente válidos em qualquer atividade da vida diária. “Tender a perfeição é o princípio do treinamento de judô. para poder atingir. a prosperidade e benefícios mútuos podem ser vistos como sua finalidade última e a máxima eficiência como meio para atingir esse fim. Essas doutrinas são aplicáveis a todas as condutas do ser humano”. exige primeiramente ordem e harmonia de todos os membros de uma coletividade e isto pode ser atingido com o auxílio e as concessões entre si para atingir a prosperidade e os benefícios mútuos.” Jigoro Kano . por conseguinte. é de incutir no íntimo do homem o respeito pelos princípios da máxima eficiência. Do = princípio). quando se pretende atingir um determinado objetivo. Para aproximar-se da perfeição é preciso treinar com dedicação.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful