You are on page 1of 18

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - CPS Curso de Graduao em Medicina

DURAO

Nome do Candidato: ___________________________________________________________

PROVA 2
1. ABRA ESTE CADERNO SOMENTE QUANDO AUTORIZADO. 2. Marque no carto resposta a letra correspondente ao seu gabarito colocada na parte inferior desta folha. 3. Assine a capa e a primeira folha deste caderno. 4. Veja se este caderno contm 50 questes; em caso contrrio, solicite outro ao fiscal. 5. Ao receber seu carto-resposta, verifique se o seu nmero de inscrio coincide com o nmero registrado no carto-resposta; em caso contrrio chame um dos fiscais. 6. obrigatria a assinatura do candidato no carto resposta. 7. Ao receber o carto resposta assine-o imediatamente, no deixe para depois. de responsabilidade do candidato esta assinatura. A EMESCAM no se responsabilizar pelos cartes respostas no assinados. 8. No amasse, no dobre, nem rasure o cartoresposta.

DA PROVA:

9. Terminada a resoluo da prova, preencha o carto-resposta conforme instrues abaixo. 10. A marcao de mais de uma opo para uma mesma questo, implica na perda desta questo.

MODELO DE PREENCHIMENTO DO CARTO-RESPOSTA


Nesta rea do seu carto resposta marque a letra do seu gabarito que consta na parte inferior desta folha No rasure ou escreva nesta rea do seu carto-resposta ela de uso exclusiva do Centro de Processamento de Dados.

GABARITO

03

No modelo
Questo 01 - C Questo 02 - A Questo 03 - C
O carto-resposta do Processo Seletivo semelhante ao carto da loto e ter leitura ptica. No modelo acima, onde aparecem algumas questes, exemplificamos como marcar as respostas nos quadrculos. A marcao das respostas deve OBRIGATORIAMENTE ser feita, com caneta esferogrfica azul ou preta. O quadrculo correspondente questo escolhida deve ser totalmente preenchido, evitando-se ultrapassar a linha que margeia a letra. A Comisso Coordenadora do Processo Seletivo da EMESCAM no se responsabilizar por problemas na leitura que advierem da marcao inadequada do carto ou da utilizao de material no especificado para tal.

HORAS

AO ASSINALAR SUAS RESPOSTAS, PREENCHA TOTALMENTE O QUADRCULO. NO FAA UM X OU QUALQUER OUTRA MARCA.
ESTE CADERNO CONTM A PROVA DE INGLS E ESPANHOL (QUESTES DE 41 A 50). ESCOLHA CONFORME SUA OPO NO ATO DA INSCRIO.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

CANDIDATO
1) ASSINE O SEU CARTO RESPOSTA. 2) O candidato s poder levar est folha 2h30min aps o incio da prova. 3) Voc poder usar todos os espaos vazios, deste Caderno de Provas, para rascunho.
RASCUNHO DO CARTO RESPOSTA (S USE SE JULGAR NECESSRIO)

O CARTO RESPOSTA s ser distribudo 1h30min aps o incio da prova A responsabilidade sobre o CARTO-RESPOSTA inteiramente sua. NO HAVER, em hiptese alguma, substituio do carto resposta.

N
1) 2)

S
estaro disponveis na internet

As provas objetivas devidamente gabaritadas, (www.emescam.br) hoje a partir das 19h.

Dvidas e/ou reclamaes referentes s questes das provas devero ser submetidas, por escrito, CPS/EMESCAM no dia 05/11/2007 de 8 s 17h em pedido protocolado na Secretaria da EMESCAM. O resultado desta etapa ser divulgado em 07/11/2007 s 12h no quadro de avisos na EMESCAM e na Internet (www.emescam.br).

3)

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

Nome do Candidato: _______________________________________________________________

QUMICA
(Questes de 01 a 25) 01 A embalagem conhecida como longa vida composta por camadas de papel, polietileno de baixa densidade e alumnio. Essas camadas criam uma barreira que impede a entrada de luz, ar, gua e microorganismos. Considerando-se os materiais citados, CORRETO afirmar que: A) O polietileno um polmero de condensao. B) O termo polietileno de baixa densidade relaciona-se com a existncia de ramificaes na cadeia do polmero. C) A embalagem impede a reduo, causada pelo ar, de vitaminas que constituem os alimentos. D) A propriedade do alumnio que permite obter finas pelculas desse material a sua grande ductibilidade. E) O papel, devido a sua constituio por macromolculas de celulose, de elevado peso molecular, no biodegradvel.

02 -

Um professor de qumica props aos seus alunos que construssem modelos de molculas onde cada tomo seria representado por bolinhas de isopor de cores e tamanhos diferentes. Para modelar o butano, o cido actico, o propanotriol e o etileno, independente de cores e tamanhos, considerando um modelo de cada molcula, foi necessrio o seguinte nmero total de bolinhas: A) B) C) D) E) 21 18 47 42 62

03 -

O tratamento para obteno de gua potvel a partir de mananciais pode envolver, normalmente, os oito processos abaixo: . gradeamento . correo de pH com xido de clcio, CaO; . coagulao; . floculao; . decantao; . filtrao; . desinfeco com cloro gasoso, Cl2; e . fluoretao. Considerando-se esses processos, CORRETO afirmar que A) todos processos citados acima so processos qumicos. B) a adio de xido de clcio reduz o pH da gua. C) a adio de xido de clcio aumenta o pH da gua. D) a desinfeco, a decantao e a filtrao so processos fsicos E) a gua potvel uma substncia pura

04 -

Comparando-se as caractersticas de metais e de no-metais situados no terceiro perodo da tabela peridica, CORRETO afirmar que os tomos de metais tm A) B) C) D) E) menor raio atmico. maior eletronegatividades. menor nmero de eltrons de valncia. maior valor para o primeiro potencial de ionizao. maior nmero de camadas eletrnicas.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

05 -

Assinale abaixo o grfico que melhor ilustra a relao entre temperatura e tempo durante a ebulio de uma amostra I (soluo aquosa de cloreto de sdio 0,1 mol/L), uma amostra II (soluo aquosa de glicose 0,1 mol/L) e uma amostra III (constituda por gua pura).
I Temperatura II III

A)

B)
Temperatura

II III

Tempo

Tempo

C)
Temperatura I e II III

D)
Temperatura

I II III

Tempo Tempo

E)
Temperatura I II III

Tempo

06 -

Nas clulas humanas, a liberao de energia ocorre por um processo em que o oxignio recebe eltrons de substncias nelas presentes. Uma dessas substncias a nicotinamida adenina dinucleotdeo, representada pela sigla NAD, que pode existir em duas formas: uma, com todos os tomos de hidrognio, NADH; e, outra, com carga positiva e um tomo de hidrognio a menos, representada pela sigla NAD+. Estas equaes representam, de modo simplificado, o processo descrito:

NADH NAD + H + 2 e + O2 + 2 H + 2 e H2O NADH + O2 + H NAD + H2O


Considerando-se essas equaes, CORRETO afirmar que, nesse caso, A) B) C) D) E) o on H catalisa a reao. o processo global se d com diminuio do pH do meio. o oxignio oxidado. a reao envolve a reduo do NADH. o NADH o agente redutor.
+ + +

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

07 -

O biocombustvel etanol uma fonte de energia considerada muito mais limpa que o petrleo porque: I) II) sua queima (oxidao) no produz CO2 A molcula de etanol mais reduzida que a de octano (principal componente da gasolina) III) Comparada ao lcool, a gasolina, por ser mais oxidada, produz cerca de duas vezes mais energia para quantidades iguais em massa. Das afirmativas acima: A) B) C) D) E) somente I est correta somente II est correta somente III est correta todas esto corretas todas esto erradas

08 -

Uma das possveis reaes em cadeia que ocorreu na fisso nuclear do urnio-235, utilizado na Bomba de Hiroshima foi: corresponde a: A) B) C) D) E) um tomo de Trtio. trs nutrons. uma partcula beta. um tomo de Deutrio. uma partcula alfa.
235 92

U + 01n139 Ba + 94 Kr + X + Energia . Nessa equao, X 56 36

09 -

A hidrlise cida de uma lactona produz: A) B) C) D) E) lcool e cido carboxlico. Somente lcool. Aldedo e cetona. cido carboxlico e amina. ster.

10 -

Faa a correlao correta entre nions, seus cidos e suas frmulas. Frmula I) CO32 II) ClO3

nion (on) 1) clorato 2) sulfito 3) sulfato 4) perclorato 5) carbonato

cidos a) sulfuroso b) sulfrico c) carbnico d) clrico e) perclrico

III) SO32 IV) ClO4 V) SO42

A correlao correta : A) B) C) D) E) I-5-c / II-1-d / III-2-a / IV-4-e / V-3-b I-5-c / II-4-d / III-3-b / IV-1-e / V-2-a I-4-c / II-1-e / III-3-a / IV-5-d / V-2-b I-1-a / II-2-b / III-5-e / IV-3-c / V-4-d I-5-d / II-1-b / III-3-e / IV-4-c / V-2-a

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

11 -

A produo de anilina, importante matria-prima para a obteno de frmacos e corantes, pode ser realizada pela seqncia de reaes a seguir.

HNO3 + H2SO4 I)

Intermedirio

Fe + HCl II) Intermedirio


Nesse processo as reaes envolvidas so: A) B) C) D) E) Adio e oxidao. Substituio e reduo. Adio e oxidao. Eliminao e reduo. Substituio e oxidao.

anilina

12 -

No rtulo de um verniz h a informao de que este contm apenas solventes alifticos. A partir dessa informao, pode-se inferir que o verniz no deve conter: A) B) C) D) E) Tolueno. Hexano. glicerina. Pentan-1-ol. Acetato de etila.

13 -

Assinale a opo que corresponde a um hidrocarboneto que apresenta as seguintes caractersticas: No descora a soluo de bromo em tetracloreto de carbono; apresenta cadeia ramificada e tem frmula emprica CH2. A)

B)

C)

D)

E)

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

14 -

Para se determinar se trs hidrocarbonetos eram ou no ismeros entres si, determinou-se as massas de hidrognio e carbono em diferentes massas desses compostos, obtendo-se os resultados expressos na tabela abaixo: Composto I II III Massa de Amostra(g) 0,500 0,750 1,50 Massa de hidrognio (g) 0,420 0,630 1,26 Massa de carbono(g) 0,0800 0,120 0,270

Com base nos resultados apresentados acima, pode-se afirmar que: A) B) C) D) E) Os compostos I, II e III no so ismeros entre si. Os compostos I, II e III so ismeros entre si. Apenas os compostos I e III so ismeros entre si. Apenas os compostos II e III so ismeros entre si. Apenas os compostos I e II so ismeros entre si.

15 -

Considere o calor de combusto do propano, componente do GLP, igual a 2220 kJ/mol. Para se obter 1000kJ a partir da combusto do propano, a massa que deve ser queimada : A) B) C) D) E) 44,0g 440g 2,22g 19,8g 97,7g

16 -

Exemplifica um colide: A) B) C) D) E) A soluo fisiolgica. O suco de laranja. A gua mineral fluoretada. Uma soluo de hidrxido de sdio. O ao.

17 -

Para preparar 250 ml de uma soluo aquosa 0,15 molar de ons cloreto necessrio pesar a massa de _______ gramas de cloreto de magnsio hexahidratato. A lacuna est corretamente preenchida em: A) B) C) D) E) 1,33 g 2,07 g 3,81 g 4,14 g 7,32 g

18 -

Considerando-se uma mesma concentrao em mol/L, qual a soluo de menor pH? A) B) C) D) E) Al2(SO4)3 (aq) NaCl (aq) NaOH (aq) CH3COONa (aq) Na2SO4 (aq)

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

19 -

No anodo de uma pilha seca comum ocorre a seguinte reao: Zn0 Zn2+ + 2eUma pilha gerando corrente de 0,1A por 100 minutos deve consumir uma massa (g) de zinco aproximadamente igual a: A) B) C) D) E) 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5

20 -

A reao entre duas espcies qumicas A e B globalmente de terceira ordem. A nica expresso que NO pode corresponder lei de velocidade para essa reao : A) B) C) D) E) v = k [A]3 v = k [B]3 v = k [A]3[B]3 v = k [A]1[B]2 v = k [A]2[B]1

21 -

A que famlia pertence um elemento qumico sabendo-se que 3,48x10-3 mols de tomos desse elemento correspondem a 7,03x10-2 gramas? A) B) C) D) E) calcognio metal alcalino metal alcalino-terroso halognio gs nobre

22 -

A destilao NO o mtodo adequado para se separar uma mistura de: A) B) C) D) E) Um ter e um lcool, ismeros entre si. Hidrocarbonetos com diferentes massas moleculares. gua e acetona. Dois enantimeros. gua e cloreto de sdio.

23 -

A equao abaixo, no balanceada, representa o ataque do fluoreto de hidrognio ao vidro. SiO2 + HF H2SiF6 + H2O A soma dos menores coeficientes estequiomtricos que tornam essa equao balanceada : A) B) C) D) E) 15 12 10 7 5

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

24 -

Qual dos metais abaixo NO deve ser utilizado em ligas metlicas para uso em contato com ar? A) B) C) D) E) Au Cu Hg Na Zn

25 -

Devido a inmeras fontes poluentes, as guas de alguns lagos ou mares esto se tornando, lentamente, cada vez mais cidas. Uma diminuio drstica de uma unidade na escala de pH, levaria a uma mudana na concentrao de prtons de: A) B) C) D) E) duas vezes para mais duas vezes para menos dez vezes para mais dez vezes para menos cem vezes para mais

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

Prova de Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira


(Questes de 26 a 40) 26 Texto

O destino no s dramaturgo, tambm o seu prprio contra-regra, isto , designa a entrada dos personagens em cena, d-lhes as cartas e outros objetos, e executa dentro os sinais correspondentes ao dilogo, uma trovoada, um carro, um tiro. Quando eu era moo, representou-se a, em no sei que teatro, um drama que acabava pelo juzo final. O principal personagem era Asaverus, que no ltimo quadro conclua um monlogo por esta exclamao: Ouo a trombeta do arcanjo! No se ouviu trombeta nenhuma. Asaverus, envergonhado, repetiu a palavra, agora mais alto, para advertir o contra-regra, mas ainda nada. Ento caminhou para o fundo, disfaradamente trgico, mas efetivamente com o fim de falar ao bastidor, e dizer em voz surda: O pisto! o pisto! o pisto! O pblico ouviu esta palavra e desatou a rir, at que, quando a trombeta soou deveras, e Asaverus bradou pela terceira vez que era a do arcanjo, um gaiato de platia corrigiu c de baixo: No, senhor, o pisto do arcanjo! [Machado de Assis. In Dom Casmurro.]

Assinale a opo que justifica a narrativa do episdio acima. A) B) C) D) E) completar a afirmao inicial; comprovar a afirmao inicial; contradizer a afirmao inicia; negar a afirmao final; comprovar a afirmao final.

27 -

As palavras-chave da situao humorstica, no episdio narrado, so: A) B) C) D) E) trombeta e pisto; gaiato e pisto; Asaverus e gaiato; pisto e Asaverus; trombeta e arcanjo.

28 Dei o nome de Primeiros cantos s poesias que agora publico(...). Muitas delas no tm uniformidade nas estrofes, porque menosprezo regras de mera conveno; adotei todos os ritmos de metrificao portuguesa, e usei deles como me pareceram quadrar melhor com o que eu pretendia exprimir. [Gonalves Dias. Primeiros cantos. ] Esse texto revela uma caracterstica muito importante do romantismo, que est devidamente explicitada em: A) a aceitao do gnio potico, resultante da ddiva divina, como o verdadeiro caminho para as solues poticas; B) o nacionalismo: a linguagem s pode exprimir a nacionalidade quando reelaborada segundo um meio tnico especfico; C) o individualismo como viso deformadora do mundo; D) a necessidade de libertao dos pressupostos formais do classicismo; E) o subjetivismo: a poesia sempre a revelao de um mundo conformado pela desintegrao emocional do poeta.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

29 -

Texto: O aroma das flores, que se fanavam [ = murchavam ] em grandes vasos japoneses, misturava-se ao cheiro das mulheres, e penetrava a carne com a sutilidade [ = sutileza ] de um veneno lento e delicioso como o fumo do charuto. Os membros lcteos das senhoras expunhamse nus grande claridade artificial do gs; as jias faiscavam; os olhos desfaleciam, e um calor gostoso ia infirmando [ = enfraquecendo ] os sentidos e entontecendo a alma. De acordo com suas caractersticas estilsticas, esse texto deve ser atribudo a autor: A) B) C) D) E) naturalista; simbolista; clssico; romntico; moderno.

30 -

Em Que vo fazer tais Gigantes, cheios de estranho destino, tendo o horizonte nos olhos e to engraados de nome? [ C. Ricardo ] Assinale a opo em que se d a correta classe das palavras sublinhadas: tais e to, respectivamente: A) B) C) D) E) pronome e advrbio; palavra denotativa e adjetivo; pronome e pronome; advrbio e adjetivo; advrbio e advrbio.

31 -

A norma culta da nossa lngua no acata a concordncia que ocorre na opo: A) Embora no houvesse mais dvidas para ns e eu percebera isso fazia meses -, ainda assim tentamos uma soluo. B) Dentre ns, h de haver poucos que no enfraqueam diante dos perigos que possam existir em to longa travessia. C) J havia dado quatro horas da madrugada, mas nem um nem outro manifestava o desejo de deixar a festa. D) Tudo isto so mentiras; e no faltam pessoas que o conhecem faz muitos anos e que podem dizer a verdade. E) Eu soube que mais de dez pseudo-atletas se negaram a participar dos jogos que tu e Andr organizastes.

32 -

Assinale a opo que preenche adequadamente as lacunas destes textos: 1. 2. 3. 4. 5. A) B) C) D) E) Minha filha deixou toda a loua para .... enxugar. muito difcil para .... acreditar na tua histria. O amigo no tinha alugado o apartamento para ...? Entregou as fotos para .... selecionar as melhores. muito incmodo para .... ler durante a madrugada. eu, eu, mim, eu, eu; mim, mim, mim, mim, eu; eu, eu, mim, mim, mim eu, mim, mim, eu, mim; mim, eu, mim, eu, mim.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

33 -

Identifique os recursos de estilo empregados por Machado de Assis nesta frase: Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos. A) B) C) D) E) anstrofe comparao parbola; metfora anttese elipse; anfora anttese silepse; anstrofe anttese zeugma; pleonasmo anttese silepse.

34 -

H muitos vocbulos que tm dupla grafia oficial. Assinale a opo em que isso no ocorre: A) B) C) D) E) xixi ou chichi; cota ou quota; xcara ou chcara cinqenta ou cincoenta; cibra ou cimbra.

35 -

Assinale a opo que apresenta pontuao incorreta: A) B) C) D) E) O prdio, em que predominava a pesada alvenaria daquele tempo, estremeceu. Acabei, por uma idia; o tom da exclamao porm, foi to alto, que espantou a vizinha. Eu, posto que creia no bem, no sou daqueles que negam o mal. Em suma, eu poderia dever algumas atenes, mas no devia um real a ningum. Quanto mais os traos de uma obra se salientarem, tanto menos se constituir um mundo objetivo independente das intensas emoes da subjetividade que se exprime.

36 -

Assinale a opo que preenche adequadamente as lacunas destes textos: 1. 2. A) B) C) D) E) As coisas .... voc vive se preocupando no deveriam ... tanto. A moa, .... filho vim a ser padrinho, foi a pessoa .... mais amei. com as quais assust-lo cujo a quem; de que - assustar-lhe de cujo quem; com que assust-lo de cujo a quem; com as quais assust-lo cujo que; das quais assust-lo cujo a quem.

37 -

As lacunas destes textos so devidamente preenchidas pela opo: 1. 2. 3. 4. 5. Se eles ... na questo, ... de participar. Voc no se ... , agora no se ...... . Todos os bens com que .... a famlia .... de muito esforo e trabalho. Logo que ... prova de teu afeto, ela certamente .... os gestos.... de teus nobres sentimentos. As autoridades .... as diligncias para que se ... , primeiro, certas exigncias processuais.

A) intervirem abstenha-se precaveu queixa proveu proviram deres premear providos sustaram satisfizessem; B) intervierem abstenha-se precaveu queixe proveu provieram deres premiar provindos sustaram satisfizessem; C) tivessem intervindo teriam se abstido precaviu queixe proviu provieram ds premiar providos sustiveram satisfizesse; D) interviessem teriam se abstido precaveu queixe proviu proviram der premiar provindos susteram satisfizesse; E) intervirem abstenha-se precaviu queixe proviu provieram ds premiar providos sustaram satisfaam.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

38 -

Se ns dizemos: Fecha os olhos e esquece, estamos usando o tratamento de segunda pessoa do singular. A seguir, damos algumas variaes dessa mesma frase. Uma dessas variaes incorreta. Assinale-a: A) B) C) D) E) No feches os olhos, nem esqueas. Fechai os olhos e esquecei. Feche Vossa Senhoria os olhos e esquea. No fecheis os olhos, nem esqueais. No fechai os olhos, nem esquecei.

39 -

As lacunas destes textos so devidamente preenchidas pela opo: 1. 2. 3. Diga ...... ela que esto ...... venda, ..... pequena distncia do centro, alguns bons pontos para comrcio. Submetendo o lazer ..... obrigao, retornei imediatamente ..... casa, decidido a lanarme ..... obra a fim de concluir o servio. Aquela candidata ..... rainha de beleza, quando foi ..... televiso, ps-se .... roer as unhas. a a a a a; a a a a a a; -aaa a a a a; aaa.

A) B) C) D) E)

40 -

Apenas uma das opes abaixo apresenta adequao na colocao do termo sublinhado. Assinale-a: A) B) C) D) E) Este um restaurante onde come-se bem. Ningum tirar-lhe-ia o que havia conseguido com tanto sacrifcio. Convid-lo-amos para o jantar comemorativo, se o conhecssemos melhor. Quantos despediram-se hoje? Te ver desta maneira me d uma dor no corao.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

Lngua Estrangeira - Opo Ingls


(Questes de 41 a 50)

Reaching the poor with eye services. Experiences from the family practice unit, Manaus County, Brazil
Paulo Roberto de Magalhes Silva Blindness is often concentrated in poor areas and socially deprived communities, making blindness prevention a social and political challenge. The blindness prevention program at the Family Practice Unit in Manaus County, Brazil, has developed a model to reach patients through the public health system. The approach aims to detect patients in the community and refer them to ophthalmologists based at the clinic. Two ophthalmologists work with family practitioners and community health workers to whom they provide training on how to screen and refer patients. Barriers such as distance, culture, costs, and lack of information are broken down with this approach. Between the years 2000 and 2003, 15.129 patients were seen at the ophthalmology service of the Family Practice Programme in the city of Manaus. The projection for the year 2004 is 8.640 consultations among the four centers distributed at the north, south, east and west areas of the city. In 2003, 110 diabetic patients sent by family practitioners and community health workers were evaluated, demonstrating the need to improve the screening of diabetic patients in the city. Refractive errors were the reason for consultation in 80 per cent of the patients during 2000-2003. Conjunctivitis, eyelid problems, cataract, and glaucoma were other frequent causes of consultation. Only 6.8 per cent of the patients seen at the unit were referred to the general hospital for further diagnosis and treatment. Demand for eye care services in this area has increased continuously since the start of this programme. The location of the unit in the community, the focus of the clinic on the poor, and the emphasis on information, seem to have created an efficient and popular service. Brazil has about 50 million people assigned to these Family Practice Units by the Public Health System. If each unit had an ophthalmology service like Manaus, Brazil could make a great impact on prevention of blindness at the community level. The model might also be applicable to other countries.

De acordo com o texto acima... 41 No Brasil, a cegueira um problema que pode ser associado __________. A) B) C) D) E) comunidade instruo pobreza poltica preveno

42 -

Em Manaus, foi desenvolvida uma estratgia para __________. A) B) C) D) E) acolher o mdico de famlia encontrar os doentes incentivar o tratamento melhorar a sade suportar a demanda

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

43 -

O programa se baseia tambm no treinamento de __________. A) B) C) D) E) acadmicos de medicina jovens com pouca prtica mdicos oftalmologistas pessoas da comunidade profissionais experientes

44 -

A principal funo dos funcionrios da sade __________. A) B) C) D) E) encaminhar o paciente ao especialista estabelecer metas para a preveno identificar a origem do problema orientar toda a comunidade tratar os sintomas menores

45 -

Com este programa, so vencidos muitos __________. A) B) C) D) E) desafios inimigos medos obstculos preconceitos

46 -

As estatsticas mostram que o programa __________. A) B) C) D) E) age com lentido busca a auto-suficincia est atrasado foi uma decepo obteve sucesso

47 -

Em 2003, os organizadores descobriram que precisavam detectar melhor os casos de __________. A) B) C) D) E) catarata demncia diabetes glaucoma pneumonia

48 -

De todos os pacientes examinados na clnica, __________. A) B) C) D) E) cerca de metade sobreviveu grande nmero sofria de conjuntivite muitos no tinham nada demais pouqussimos precisaram de tratamento s 6% tiveram um diagnstico correto

49 -

Aps a implantao do programa na regio, __________. A) B) C) D) E) cresceu a procura por consultas ao oftalmologista desapareceram os problemas de cegueira ficou mais fcil localizar a unidade mais pessoas se apresentaram como voluntrias mudou o local de atendimento ao pblico

50 -

O servio voltado principalmente para o atendimento do(s)/ da(s) __________. A) B) C) D) E) comunidade escolhida pessoas cadastradas populao carente povo do interior trabalhadores rurais

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

Lngua Estrangeira - Opo Espanhol


(Questes de 41 a 50) Texto:

vulos
Puede que sea falso que las mujeres nazcan con todos los vulos de que en adelante dispondrn. Se ha descubierto que las hembras de ratn conservan en su madurez la capacidad de producir clulas generadoras de oocitos. En las hembras jvenes, los folculos (oocitos encapsulados en clulas de sostn) moran con suficiente rapidez como para que la disponibilidad de vulos se hubiera agotado en das o semanas. Aun as, persistan frtiles hasta ms all del ao de edad; adems, la cantidad de folculos permaneca casi inalterada. Sugiere esta observacin que las hembras poseen algn tipo no descubierto de clula madre que genera continuamente clulas reproductoras, al igual que los machos. Unas 60 clulas cercanas a cada ovario posean sustancias qumicas caractersticas de esas clulas madre. Si estos hallazgos valiesen para los humanos, habr que volver a examinar las teoras sobre el envejecimiento del sistema reproductor de las mujeres y el modo en que el tabaco, la quimioterapia y la radiacin afectan a la fertilidad. Charles Choi. Investigacin y Ciencia. Barcelona, mayo 2004. p.6

41 -

O texto pe em dvida uma assertiva cientfica: a de que as mulheres A) no final do seu desenvolvimento embrionrio, j tm todas as clulas que iro se transformar em vulos. B) a partir da adolescncia, sofrem uma ao hormonal que fora o desenvolvimento do folculo. C) possuem hormnios resultantes da transformao da massa celular originada pelo rompimento do ovcito. D) apresentam pequenas cicatrizes fibrosas nos ovrios, correspondentes aos folculos liberados. E) possuem hormnios sexuais produzidos pelas suas gnadas.

42 -

O texto define os folculos como A) B) C) D) E) cavidades que cobrem a superfcie dos ovrios. glndulas simples, em forma de pequenos sacos. uma espcie de apndice que une o vulo placenta. hormnios sexuais femininos. um tipo de oocito.

43 -

O texto explica que os oocitos so clulas A) B) C) D) E) que se transformam em ovos maduros, depois de duas biparties. cujo nome vem do grego: on + kutos. esfricas ou ovides que se transformam em embrio. geradas, envolvidas e sustentadas por outras clulas. constituintes dos folculos primordiais.

44 -

O autor do texto A) afirma que o estoque de folculos dos roedores est completo, quando eles nascem. B) demonstra que fmeas e machos dos camundongos nada tm de parecido nos seus sistemas reprodutivos. C) comenta um estudo cientfico sobre a fertilidade das mulheres. D) acredita que possa haver semelhana entre o sistema reprodutor das mulheres e o das fmeas de camundongo. E) indica os realizadores da pesquisa comentada e o local onde eles trabalham.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2008/1 - MEDICINA

45 -

Um ttulo que indicaria o tema central do texto seria A) B) C) D) E) vulos Frteis, sem limite de idade. Problemas de fertilidade em homens e mulheres. Uma pesquisa sobre a fertilidade feminina. Pesquisa indita sobre os ovrios da mulher.

46 -

As clulas-me, das fmeas de camundongo, A) B) C) D) E) se localizam no interior dos ovrios. tm capacidade de auto-regenerao. podem ser classificadas como clulas-me adultas. se do a reconhecer pela presena de substncias qumicas. possuem ilimitado poder de proliferao.

47 -

Entre as diversas regies do organismo humano que possuem estoques de clulas-me, o autor do texto cr que estar (o) A) B) C) D) E) a pele. o sangue. os ovrios. as paredes intestinais. a medula ssea.

48 -

Entre as causas da infertilidade feminina citadas pelo autor do texto, NO est(o) includa(o) a(o) A) B) C) D) E) idade. tratamento de doenas infecciosas com produtos qumicos. vcio de fumar. deformao das trompas de Falpio. exposio a raios X.

49 -

O autor do texto A) B) C) D) E) diz que as mulheres tm um tipo de clula-me geradora de clulas reprodutoras. afirma serem falsas as teorias sobre o envelhecimento do sistema reprodutor feminino. acredita que possvel que a mulher continue frtil, passada a maturidade. fala que as mulheres tm cerca de 60 clulas-me, prximas aos ovrios. assegura que as mulheres e os homens se igualam em tempo de fertilidade.

50 -

Assinalar a afirmao que se encontra no texto: A) Em muitas espcies animais, as fmeas permanecem produzindo gametas durante toda a vida. B) Pode-se comprovar que o papel das clulas-tronco germinativas na funo ovariana conservado ao longo da evoluo, das moscas aos camundongos. C) Do ponto de vista gentico, os camundongos e os seres humanos so 99% semelhantes. D) Est comprovado que a funo das clulas-tronco germinativas se mantm, ao longo da vida, nos seres humanos. E) Se o achado cientfico comentado vier a valer para o ser humano, haver um reexame do tratamento da infertilidade das mulheres.

Gabarito:

You might also like