You are on page 1of 16

Secretaria Municipal de Sade Processo Seletivo (Edital 002/2006)

Caderno de Prova
Nvel Mdio

Assistente Administrativo

(37)

Secretaria Municipal de Sade

Assistente Administrativo
Dia: 3 de dezembro de 2006 Horrio: das 9 s 11 h Durao: 2 (duas) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

(37)

Instrues
Para fazer a prova voc usar: um caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verique, no caderno de prova: a) se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 20 (vinte), est correta; b) se h imperfeies grcas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao scal qualquer irregularidade. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos scais. No destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao scal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado no site http://smspmf.fepese.ufsc.br Conra o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.

Pgina 3

Assistente Administrativo

Conhecimentos Gerais
Lei 8.080/1990
As questes de 1 a 3 devem ser respondidas de acordo com a lei 8.080/1990 1. Assinale a alternativa incorreta: a. ( ) A universalidade de acesso e a integralidade de assistncia so princpios do SUS. b. ( ) A assistncia sade deve ser prestada, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie. c. ( ) A organizao dos servios pblicos dar-se- de modo a evitar duplicidade de meios para ns idnticos. d. ( X ) Ao municpio vedado normatizar complementarmente as aes e servios pblicos de sade no seu mbito de atuao, por ser esta uma competncia federal. e. ( ) A nfase deve ser dada para a descentralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo e na descentralizao dos servios para os municpios. ( (

(10 questes)
3. Assine Falso ( F ) ou Verdadeiro ( V ): ) Quando as suas disponibilidades forem insucientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea, o Sistema nico de Sade-SUS poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada. ) Os cargos e funes de chea, direo e assessoramento, no mbito do Sistema nico de Sade-SUS, podero ser exercidos em regime de tempo parcial. ) So considerados de outras fontes os recursos provenientes de taxas, multas, emolumentos e preos pblicos arrecadados no mbito do Sistema nico de Sade-SUS. ) O processo de planejamento e oramento do Sistema nico de Sade-SUS ser descendente, do nvel federal at o local, ouvidos seus rgos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da poltica de sade com a disponibilidade de recursos em planos de sade dos Municpios, dos Estados, do Distrito Federal e da Unio. ) Os servios de sade dos hospitais universitrios e de ensino integram-se ao Sistema nico de Sade-SUS, mediante convnio, preservada a sua autonomia administrativa.

( 2. Nas competncias da direo municipal do Sistema nico de Sade (SUS), no se inclui: a. ( ) formar consrcios administrativos intermunicipais. b. ( ) planejar, organizar, controlar e avaliar as aes e os servios de sade e gerir e executar os servios pblicos de sade. c. ( X ) identicar estabelecimentos hospitalares de referncia e gerir sistemas pblicos de alta complexidade, de referncia estadual e regional. d. ( ) participar do planejamento, programao e organizao da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema nico de Sade-SUS, em articulao com sua direo estadual. e. ( ) participar da execuo, controle e avaliao das aes referentes s condies e aos ambientes de trabalho.

Assinale a alternativa correta: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) V V V F F V F F V F V V V V V F F F F F V V F V V

Pgina 4

Secretaria Municipal de Sade

Portaria 399/GM/2006
As questes de 4 a 7 devem ser respondidas de acordo com a Portaria 399/GM/2006. 4. Assinale a alternativa que no integra os blocos de nanciamento para o custeio do SUS. a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Ateno bsica. Vigilncia em Sade. Construo de unidades hospitalares. Ateno de mdia e alta complexidade. Assistncia Farmacutica e Gesto do SUS.

7. Assinale a alternativa verdadeira: a. ( X ) As Diretrizes a serem pactuadas na CIT, nortear-se-o por critrios com base nos protocolos clnicos e nas diretrizes teraputicas. b. ( ) A responsabilidade pelo nanciamento e aquisio dos medicamentos excepcionais do Ministrio da Sade, dos Estados e dos Municpios. c. ( ) O Componente de Medicamento Excepcional ser readequado atravs de pactuao entre os gestores do SUS, em perodo no inferior a 180 dias. d. ( ) O Componente Medicamento Excepcional consiste em nanciamento para aquisio e distribuio de medicamento excepcionais, para tratamento de patologias com base nas emisses das Autorizaes para Pagamento de Alto Custo APAC. e. ( ) O Ministrio da Sade repassar aos Estados, mensalmente, valores nanceiros apurados em encontro de contas trimestrais, de acordo com as informaes encaminhadas pelos Estados, que compem o Grupo 36 Medicamentos da Tabela Descritiva do SIA/SUS.

5. Assinale a alternativa verdadeira. Os trs componentes das Diretrizes Operacionais do Pacto pela Sade, em 2006, so: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) Trs esferas de gesto do SUS. Prioridades estaduais, regionais e municipais. Governos federal, estaduais e municipais. Pactos Pela Vida, em Defesa do SUS e de Gesto. Qualicao, aperfeioamento, denio das responsabilidades.

Informtica
8. Editores de texto, como o Microsoft Word e o OpenOce Writer, possuem mecanismos para: I. II. III. IV. V. Gerar o ndice de um documento. Gerenciar bases de dados. Vericar a ortograa de um documento. Denir modelos de documentos. Enviar e receber e-mails.

6. Assinale a alternativa falsa. a. ( b. c. d. ) As Comisses Intergestores Bipartite deliberam sobre os pactos intraestaduais. ( ) A Comisso Intergestores Tripartite dene as diretrizes e normas nacionais. ( ) As deliberaes das Comisses Intergestores Bipartite e Tripartite devem ser por consenso. ( ) A repolitizao da sade um movimento que visa a retomar a Reforma Sanitria Brasileira. ( X ) A regulamentao da EC n 29 pelo Congresso Nacional, com aprovao do PL n 01/03, j aprovado e aprimorado em trs comisses da Cmara dos Deputados, integra as diretrizes do pacto de gesto pelo SUS.

Dentre as armativas acima, esto corretas somente: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) as armativas I, II e III. as armativas I, III e IV. as armativas I, IV e V. as armativas II, III e IV. as armativas III, IV e V.

e.

Pgina 5

Assistente Administrativo

9. Associe as colunas abaixo. 1. 2. 3. ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Hardware computacional Software bsico Software aplicativo Disco rgido Processador de texto Mouse Sistema operacional Planilha eletrnica Placa de rede

10. Suponha que a formatao condicional, apresentada na gura abaixo, foi aplicada a uma clula no Microsoft Excel. Assinale a alternativa que descreve de maneira correta o que ocorrer na clula na qual a formatao condicional foi aplicada. a. ( ) Seu contedo permanecer inalterado se seu valor for menor ou igual a 1; caso contrrio, seu contedo ser sublinhado. ( X ) Seu contedo ser exibido em negrito, caso seu valor seja inferior ao valor da clula A1; caso contrrio, seu contedo ser sublinhado. ( ) Seu contedo ser exibido em negrito e sublinhado, se seu valor for igual ao contedo da clula A1. ( ) Seu contedo ser exibido em negrito, caso seu valor seja menor que 1; caso contrrio, seu contedo ser sublinhado. ( ) Seu contedo ser substitudo por AaBbCcYyZz, caso seu valor seja menor que o valor da clula A1, e ser substitudo por AaBbCcYyZz, AaBbCcYyZz se for menor ou igual ao contedo da clula A1.

b.

Assinale a alternativa que lista a numerao correta, lida de cima para baixo. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) 3; 1; 3; 2; 3; 2. 3; 1; 3; 2; 1; 3. 2; 3; 2; 1; 3; 2. 1; 3; 1; 2; 3; 1. 1; 2; 1; 3; 2; 1.

c.

d.

e.

Figura (questo 10)

Pgina 6

Secretaria Municipal de Sade

Conhecimentos Especcos
11. Redao Ocial caracteriza-se por: a. ( b. c. d. e. ) impessoalidade, conciso, informalidade e uniformidade. ( ) impessoalidade, clareza, conciso, informalidade e uso do padro culto. ( X ) impessoalidade, clareza, conciso e uso de linguagem formal. ( ) impessoalidade, clareza, informalidade e uniformidade. ( ) impessoalidade, clareza, conciso e uso de informalidade e do padro culto.

(10 questes)

13. Pode-se armar que Relatrio um documento que contm: a. ( X ) Concluses s quais chegaram os membros de uma comisso ou a que chegou uma pessoa. b. ( ) Documento destinado a divulgar as normas internas de uma organizao. c. ( ) Documento pelo qual o prossional relata suas frustraes no trabalho. d. ( ) Documento pelo qual o prossional relata a vida particular de seus colegas. e. ( ) Exposio pela qual uma pessoa apresenta toda a sua vida prossional e particular.

12. Assinale a alternativa que corresponde ao signicado de memorando: a. ( b. c. d. e. ) Documento em que se registra a memria da organizao. ( ) Documento em que se faz relatrio das reunies de trabalho. ( ) Documento destinado a comunicar clientes e acionistas de decises tomadas pela diretoria. ( ) Mensagem escrita, com o objetivo de informar sobre uma situao externa empresa. ( X ) Mensagem escrita breve, usada como instrumento administrativo de comunicao, em impresso apropriado para correspondncia interna.

14. So eventos do Sistema de Marcao de Consulta: Setor de infra-estrutura organiza o espao fsico. II. Atendente recebe agenda de atendimento diria. III. Atendente consulta horrios de atendimento disponveis por especialidade. IV. Setor de informtica efetua a manuteno dos computadores Esto corretas apenas as alternativas: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) II e III. II e IV. III e IV. I, II e III. II, III e IV. I.

Pgina 7

Assistente Administrativo

15. Em relao aos controles de estoque de medicamentos, considere as armaes: I. Controle de estoque de medicamentos organiza o setor e facilita o trabalho. II. Estoque organizado evita perda de medicamentos e facilita o trabalho. III. Estoque organizado atrapalha o andamento do servio, pois necessrio preencher solicitaes, arrumar estantes e etiquetar medicamentos. IV. Estoque organizado diculta o trabalho e contribui muito pouco para o bom andamento das atividades.

17. Ao contratar uma empresa para fornecimento de copiadoras, essa dever garantir perfeitas condies de funcionamento dos equipamentos, cujo controle das garantias dever ser acompanhado pelo rgo contratante. Entretanto, algumas tarefas relacionadas manuteno e ao correto uso dos equipamentos so de responsabilidade do operador, tais como: a. ( ) troca do kit de fusor. b. ( X ) substituio do cartucho de impresso. c. ( ) canibalizao de peas para uso em outro equipamento. d. ( ) alinhamento das guias de papel internas. e. ( ) limpeza e substituio do corotron.

Esto corretas apenas as alternativas: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) I, II e III. II, III e IV. I e II. II e IV. III e IV. 18. A Internet permite acesso a uma quantidade enorme de informao. Devido a esse grande volume de informao disponvel, tornou-se necessria a utilizao de um tipo de sistema que explora a Internet e mantm registros pesquisveis, com informaes sobre sites e pginas Web. Esse tipo de sistema, cujo exemplo mais conhecido o Google, denominado: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) rob. hyperlink. navegador. mecanismo de busca. linguagem de marcao.

16. Ao atender o telefone, o prossional tem que ter em mente a norma bsica de introduo conversa telefnica. Assinale a alternativa que relata corretamente essa norma. a. ( ) Saudao, seu nome, o nome da empresa e a que se prope a ligao. b. ( ) Seu nome, nome da empresa, saudao e a que se prope a ligao. c. ( ) Saudao, nome da empresa, seu nome e a que se prope a ligao. d. ( ) Seu nome, saudao, nome da empresa e a que se prope a ligao. e. ( X ) Nome da empresa, seu nome, saudao e a que se prope a ligao.

19. Para manter o nvel de relaes interpessoais no trabalho de modo satisfatrio, correto: a. ( ) Ser agradvel com as pessoas em determinadas ocasies e cooperar com os colegas, apenas quando for sua funo. ( ) Ser sempre agradvel para que as outras pessoas desenvolvam as suas atividades. ( ) Ter sentimentos positivos e fazer fofocas, desde que no seja com seus superiores. ( ) Cumprir elmente as determinaes dos superiores hierrquicos. ( X ) Ter sentimentos positivos, simpatia, interao e cooperao nas atividades, educao, cortesia, respeito e considerao por todos.

b. c. d. e.

Pgina 8

Secretaria Municipal de Sade

20. Ocorrendo um conito no atendimento ao pblico, o comportamento esperado do funcionrio : a. ( X ) Ouvir atentamente o cliente, mostrar compreenso e indicar possibilidades de minimizar ou resolver o problema. b. ( ) Manter a educao, mas limitar a fala do cliente e, se for o caso, chamar o prximo cliente para atender. c. ( ) No car ouvindo tudo o que o cliente quiser falar, at porque ele, funcionrio, no responsvel pelos problemas ocorridos. d. ( ) Queixar-se ao seu superior sobre a impacincia dos clientes. e. ( ) Encaminhar todo cliente alterado para seu chefe imediato.

Pgina 9

Ra sc un ho

Ra sc un ho

Ra sc un ho

Ra sc un ho

Ra sc un ho

Secretaria Municipal de Sade Av. Professor Henrique da Silva Fontes, 6100 88036-700 Florianpolis SC http://www.pmf.sc.gov.br/saude

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio 88040-900 UFSC Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

You might also like