You are on page 1of 3

Um poema uma obra literria apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa potica, assim

m designada pelo uso de temas especficos e de figuras de estilo prprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferena entre poesia e poema. Este ltimo, segundo vrios autores, uma obra em verso com caractersticas poticas. Ou seja, enquanto o poema um objeto literrio com existncia material concreta, a poesia tem um carcter imaterial e transcendente. Fortemente relacionado com a msica,beleza e arte a poesia tem as suas razes histricas nas letras de acompanhamento de peas musicais. At a Idade Mdia, a poesia era cantada. S depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na msica, o ritmo tem uma importncia fulcral. Um poema tambm faz parte de um sarau (reunies em casas particulares para expressar artes, canes, poemas, poesias etc).

[editar] Histria
Na Grcia antiga o poema foi a forma predominante de literatura. Os trs gneros (lrico, dramtico e pico) eram escritos em forma de poesia. A narrativa, entretanto, foi tomando importncia, ficando a poesia mais relacionada com o gnero lrico. A poesia tinha uma forma fixa: seus versos eram metrificados, isto , observavam os acentos, a contagem silbica, o ritmo e as rimas. A contagem silbica dos versos foi sempre muito valorizada at o incio do sculo XX quando a obra que no se encaixasse nas normas de metrificao no era considerada poesia. Isto mudou com a influncia do Modernismo- movimento cultural, surgido na Europa que buscava ruptura com o classicismo. Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e temos os chamados "versos livres" que no seguem nenhuma mtrica.
conto O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que d o seu recado em reduzido nmero de pginas ou linhas. Apresenta como sua maior qualidade os fatores conciso e brevidade. Deve produzir, em quem o l, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza inslita do que foi contado, da feio surpreendente do episdio ou do modo como foi contado. Esta brevidade, porm, no pode comprometer a qualidade do texto, que deve cumprir o seu papel junto ao leitor com a mesma competncia dos contos mais longos. O conto , do prisma de sua histria e de sua essncia, a matriz da novela e do romance, mas isto no significa que deva, necessariamente, transformar-se neles. Como a novela e o romance, irreversvel: jamais deixa de ser conto a narrativa que como tal se engendra, e a ele no pode ser reduzido nenhum romance ou novela. Trata-se, pois, de uma narrativa unvoca, univalente. Constitui uma unidade dramtica, uma clula dramtica. Portanto, contm um s conflito, um s drama, uma s ao; unidade de ao. Todos os ingredientes do conto levam a um mesmo objetivo, convergem para o mesmo ponto. Assim, a existncia dum nico conflito, duma nica histria est intimamente relacionada com essa concentrao de efeitos e de pormenores; o conto aborrece as digresses, as divagaes, os excessos. Ao contrrio, exige que todos os seus componentes estejam galvanizados numa nica direo e ao redor dum s drama. Quanto a esse objetivo exclusivo para o qual deve tender a fabulao, podemos compreend-lo considerando o seguinte: a soma dos objetivos, parciais e absolutos, que vamos tendo pela vida a fora, poderia dar uma srie de pequenos

dramas. A unidade de ao condiciona as demais caractersticas do conto. Assim, a noo de espao a primeira que cabe examinar. O lugar geogrfico, por onde as personagens circulam , sempre de mbito restrito. noo de espao segue-se imediatamente a de tempo. E aqui tambm se observa igual unidade. Com efeito os acontecimentos narrados no conto podem dar-se em curto lapso de tempo: j que no interessam o passado e o futuro, as coisas se passam em horas, ou dias. Se levam anos, de duas uma: 1) ou se trata de um embrio de romance ou novela, 2) ou o longo tempo referido aparece na forma de sntese dramtica, pois esta envolve, habitualmente, o passado da personagem. O conto caracterizase por ser objetivo, atual: vai diretamente ao ponto, sem deter-se em pormenores secundrios. Essa objetividade salta aos olhos com as trs unidades: de ao, lugar e tempo. Tratando-se das personagens, poucas so as que intervm no conto, como decorrncia natural das caractersticas apontadas: as unidades de ao, tempo e espao. S no parece possvel o conto com uma nica personagem: ainda que uma s aparea, outra figura deve estar atuando direta ou indiretamente, ou vir a atuar na formulao do conflito de que nasce a histria. A linguagem em que o conto vazado tambm deve ser objetiva, plstica e utilizar metforas de curto espectro, de imediata compreenso para o leitor; despede-se de abstrao e de toda preocupao pelo rendilhado ou pelos esoterismos. O conto quer-se narrado em linguagem direta, concreta, objetiva. Dentre os componentes da linguagem do conto, o dilogo, sendo o mais importante de todos, merece ser referido em primeiro lugar. O conto por seu estofo eminentemente dramtico, deve ser, tanto quanto possvel dialogado. De acordo com as diferentes formas que se apresentam os contos, ou seja, a proporo interna em que sero trabalhadas as unidades, podemos definir cinco tipos de contos: o conto de ao, um conto onde predomina basicamente a aventura, o que no significa a ausncia total dos demais componentes. um tipo de conto linear e menos importante do que os outros, embora seja quantitativamente mais freqente; o conto de personagem, menos comum e totalmente centrado no exame da personagem, mas nunca deixando de obedecer a conjuntura prpria doconto, visando sua unidade; o conto de cenrio raro. A tnica dramtica transfere-se para o espao, o ambiente. Este torna-se praticamente o heri do conto; o conto de idia, embora o escritor se utilize de personagens, conflito, etc., serve para mostrar uma viso de mundo, ou seja, um instrumento da idia que pretende transmitir; o conto de emoo tem o objetivo de transmitir uma emoo ao leitor e geralmente vem mesclado ao da idia.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/1631545-que-%C3%A9-conto/#ixzz1TwxYGfJq

As fbulas (do L. fabula, significando "histria, jogo, narrativa, conta, conto", literalmente "o que dito")[1] so composies literrias em que as personagens so geralmente animais, foras da natureza ou objetos, que apresentam caractersticas humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histrias geralmente terminam com um ensinamento moral de carter instrutivo.[2][3] um gnero muito verstil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Fbula um gnero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por Esopo, autor que viveu no sculo VI a.C., na Grcia antiga. Esopo foram atribudas um conjunto de pequenas histrias, de carcter moral e alegrico, cujos papis principais eram desenvolvidos por animais. Por meio dos dilogos entre os bichos e das situaes que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de carcter moral ao homem. Assim, os animais, nas fbulas, tornam-se exemplos para o ser

humano. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leo representa a fora; a raposa, a astcia; a formiga, o trabalho etc. uma narrativa inverossmil, com fundo didtico. Quando os personagens so seres inanimados, objetos, a fbula recebe o nome de aplogo. A temtica variada e contempla tpicos como a vitria da fraqueza sobre a fora, da bondade sobre a astcia e a derrota de preguiosos.
Assim como a fbula e o enigma, a crnica um gnero narrativo. Como diz a origem da palavra (Cronos o deus grego do tempo), narra fatos histricos em ordem cronolgica, ou trata de temas da atualidade. Mas no s isso. Lendo esse texto, voc conhecer as principais caractersticas da crnica, tcnicas de sua redao e ter exemplos. Uma das mais famosas crnicas da histria da literatura luso -brasileira corresponde definio de crnica como "narrao histrica". a "Carta de Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha", na qual so narrados ao rei portugus, D. Manuel, o descobrimento do Brasil e como foram os primeiros dias que os marinheiros portugueses passaram aqui. Mas trataremos, sobretudo, da crnica como gnero que comenta assuntos do dia a dia. Para comear, uma crnica sobre a cr nica, de Machado de Assis:

O nascimento da crnica H um meio certo de comear a crnica por uma trivialidade. dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do leno, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca. Resvala-se do calor aos fenmenos atmosfricos, fazem-se algumas conjeturas acerca do sol e da lua, outras sobre a febre amarela, manda-se um suspiro a Petrpolis, e la glace est rompue est comeada a crnica. (...)

(Machado de Assis. "Crnicas Escolhidas". So Paulo: Editora tica, 1994) Publicada em jornal ou revista onde publicada, destina -se leitura diria ou semanal e trata de acontecimentos cotidianos. A crnica se diferencia no jornal por no buscar exatido da informao. Diferente da notcia, que procura relatar os fatos que acontecem, a crnica os anal isa, d-lhes um colorido emocional, mostrando aos olhos do leitor uma situao comum, vista por outro ngulo, singular. O leitor pressuposto da crnica urbano e, em princpio, um leitor de jornal ou de revista. A preocupao com esse leitor que faz com que, dentre os assuntos tratados, o cronista d maior ateno aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporneo, dos pequenos acontecimentos do dia a dia comuns nas grandes cidades

Propriedades especificas
Existem propriedades que so caractersticas de algumas matrias. Por exemplo, o ouro apresenta propriedades que o ferro no possui. Ele e o ferro apresentam propriedades que a gua no tem. J a gua apresenta propriedades no encontradas no oxignio, e assim por diante. Isso ocorre porque as substncias ouro, ferro, gua, oxignio etc. so diferentes entre si. As propriedades especficas nos permite distinguir uma substncia de outra. Dentre as propriedades especficas, podemos citar:

You might also like