You are on page 1of 19

Crise de Identidade(s): analisando Dorian Gray e Jacobina.

Roberto Rodrigues Campos. Universidade do Estado da Bahia UNEB/ BA.

Resumo

O presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre o(s) conceito(s) de Identidade(s) e sua importncia para o processo de autoconhecimento, bem como analisar as obras O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde e O Espelho, de Machado de Assis, e o longa-metragem Alice no Pas das Maravilhas, de Tim Burton, a fim de salientar a existncia desse tema to polmico e duvidoso tal como sua coexistncia fico-realidade obra/mundo, atravs dos mecanismos de anlise textual e comparativa, contendo fundamentos baseados, principalmente, no terico Stuart Hall. Palavras-chave Identidade; Juventude; Dorian Gray; Jacobina; Alice.

INTRODUO

O Retrato de Dorian Gray e O Espelho mostram os perigos de perseguir um ideal de auto-excluso de todas as complexidades alm das divises de uma psique viva. Jung defende a idia de que a psique pode ser dividia em o consciente e o inconsciente, sendo que, no caso do inconsciente, ainda h uma subdiviso em inconsciente pessoal e coletivo. Psique, ento, conceito dado ao self, ou seja, simesmo", que se relaciona a mente, a alma e o ego. Ou seja, so tipos de texto literrio diferentes abordando a mesma coisa: crise na alma e na identidade humana.

Artigo apresentado ao componente curricular Anlise Literria, Colegiado de Letras, Departamento de Educao, UNEB - Campus II, para a aprovao parcial no 7 semestre(2010.1), sob a orientao do professor Carlos Vagner. Graduando do curso de Letras com Habilitao em Lngua Estrangeira UNEB Campus II;

O irlands Oscar Wilde foi um poeta, romancista e dramaturgo fabuloso, nascido na Inglaterra em 1854, vivendo apenas 46 anos. Considerado excntrico, ele era o lder do movimento esttico que defendia a "arte pela arte" e fora preso por dois anos com trabalhos forados por prticas homossexuais. Dentre vrios trabalhos e vrias peas que escrevera, como por exemplo, A Importncia de Ser Honesto (The Importance of Being Ernest), Wilde destaca-se em seu nico romance, hoje mundialmente conhecido O Retrato de Dorian Gray (The Picture of Dorian Gray). No romance O Retrato de Dorian Gray, Wilde complica a sua prpria noo de identidade atravs da arte, mostrando o seu perigoso e irresponsvel lado. Ele o cria baseando-se numa espcie de trade. Ao invs de simplesmente concentrar-se na dicotomia entre o autor / escritor, ele parte para as trs diferentes posies de sujeito: o artista (ou o escritor), o modelo (ou personagem), e as audincias (ou o leitor). E Wilde simbolicamente representa essas trs posies atravs de seus personagens principais: Basil Hallward, Dorian Gray e Lord Henry Wotton. O retrato pintado por Basil Hallward, inspirado por Dorian Gray, e observados por Lord Henry Wotton, cujas opinies permitem Basil completar o quadro: o pintor, que produz a tela, o modelo, que empresta sua beleza, e o perito, que interpreta e, portanto, conclui o que deve ser visto. sobre esse triangulo artstico que a estria se desenrola. Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), um dos at ento mais admirados escritores brasileiros, autor de romances famosos no mundo inteiro como Dom Casmurro, por exemplo. , no entanto, atravs de seus contos que ele sintetiza suas principais qualidades de escritor, como o artifcio da ironia, que no s o revelava como algum descrente da realidade, como algum de postura literria invejvel. Em seu conto O Espelho, Machado conta sobre um homem, Jacobina, que interrompe a conversa de quatro amigos para dar sua opinio a respeito da alma humana. Essa opinio desenrola-se numa estria que acontecera com o prprio Jacobina quando jovem onde, aps ter conquistado o posto de alferes, percebe-se sozinho, at que um dia ele veste seu uniforme de alferes e olha-se no espelho, encontrando assim o outro lado de sua alma, retirando-o, por conseguinte, da solido. Aps planar sobre essa duas obras renomadas, este trabalho busca entender o(s) conceito(s) de identidade(s), baseando-se, primordialmente, nas idias

defendidas por Stuart Hall, e, a partir da, discutir a questo da identidade nas obras de Machado de Assis e Oscar Wilde, bem como no filme Alice no Pas das Maravilhas, de Tim Burton.

O ESPELHO

Um grupo de amigos rene-se para discutir sobre coisas metafsicas. Junto a este grupo, encontra-se um homem calado, at que o assunto alma humana vem tona, fazendo o at ento silencioso homem afirmar que no existe uma alma humana, mas duas. Causando espanto nos demais homens, ele continua sua linha de raciocnio contando-lhes uma estria na qual ele mesmo o protagonista. Seu nome: Jacobina. Jacobina conta ao grupo que, aos 25 anos, fora nomeado alferes da Guarda Nacional. Tornou-se o centro das atenes, por pertencer a uma famlia pobre. A ateno foi tamanha que ele passou a ser conhecido como Senhor Alferes. Um belo dia, sua tia Marcolina convidou-o para passar alguns dias em sua casa. Como a tia tambm no era rica, pediu-lhe que fosse usando a farda de alferes. Toda orgulhosa, presenteou-o com um grande espelho. Ao se olhar no espelho, Jacobina no conseguia mais se enxergar; enxergava, somente, um homem trajado de alferes da Guarda Nacional. Sentira que ele, Jacobina, se fora, deixando a maquiagem de alferes em seu lugar. Por mais que pedisse tia Marcolina que lhe chamasse de Joozinho, como fazia antes da promoo, a tia s o chamava de Senhor Alferes. Por fim, ele encontrou-se sozinho numa manh. Aps, ento, alguns dias, durante todo aquele silncio no qual ele se encontrava, ele resolveu olhar-se, de novo, no espelho fazia dias que ele evitava isso - a fim de encontrar-se. Jacobina se v como costumava se ver, e, como teste, resolveu por a farda de alferes e olharse no espelho. E o conto termina com os quatro amigos dando-se conta de que o narrador, Jacobina, j no mais estava l na sala, entre eles.

O RETRATO DE DORIAN GRAY

Um pintor, Basil Hallward, pinta um retrato de um belo jovem chamado Dorian Gray. Durante a ltima sesso de pintura, Dorian, que tem at ento fora completamente inocente, tanto em relao a sua beleza e quanto ao mundo, encontra-se amigo de Lord Henry Wotton, que abre seus olhos para a natureza passageira da sua beleza e diz que ele deve experimentar a vida ao mximo, pois um dia ir envelhecer. Dada a concluso do retrato, Dorian, aps reconhecer-se belo demais e amedrontado por um dia perder sua beleza, deseja em voz alta que a pintura envelhecesse em seu lugar. Devido influncia de Lord Henry, Dorian sai procura de paixes, ou melhor, de luxria, e se apaixona por uma atriz talentosa, Sibyl Vane. Quando ela se apaixona por ele, porm, ela percebe a falsidade de sua vida, que tudo o que importava para ela e sua famlia, antes de conhecer Dorian, era apenas dinheiro. No meio desta crise, surge uma oportunidade de Dorian, Lord Henry e Basil a assistirem numa de suas apresentaes, a qual fracassa. Dorian, ento completamente decepcionado, perde todo o respeito e amor por ela, e rompe o noivado. Ele vai para casa para descobrir que a pintura se tornou um pouco mais cruel para o futuro, e no dia seguinte, s depois de resolver voltar e se casar com ela, independentemente, descobre que Sibyl se matou. Como o quadro comea a preench-lo com medo, Dorian o tranca em uma sala antiga de casa. Dorian encontra certa alegria, ao longo dos anos seguintes, em cometer atos pecaminosos e prazerosos, e observando a mudana do retrato, ele v que no perde nada de sua beleza ou juventude, mas a sua imagem pintada sim fica velha e feia. Ele entra constantemente em contato com Lord Henry, que alimenta sua opinio sobre um novo hedonismo, a busca de prazer, no da moralidade que deve assumir para o mundo. Anos se passam e Basil procura Dorian em sua casa. Ao ser recebido, percebe que o quadro no se encontra mais a mostra como antes e comea a questionar Dorian, que, por no t-lo visto por um longo tempo, finalmente, lhe mostra o que aconteceu com seu retrato. Basil fica horrorizado e tenta faz-lo arrepender-se, mas Dorian acaba por mat-lo. Dorian se torna cada vez mais ansioso e temeroso que algum possa descobrir seu segredo. James, o irmo da falecida Sibyl, foi procura dele dezoito anos depois da morte de sua irm. Ele encontra Dorian, joga na sua cara que Sibyl o considerava seu Prncipe Encantado e que ele a largou e a fez se matar, o que significava Dorian ser o culpado de sua morte. Assim sendo, James ataca Dorian,

mas no obtm sucesso. Dorian deixa-o ir, mas antes lhe mostra que no mudara nada em tanto tempo. Dias depois, um homem acidentalmente baleado e morto, e Dorian descobre que este homem era James. Ele decide que a partir deste momento em diante, ele vai ser bom, e fazer isso, ele deve se livrar da ansiedade e do medo constante de que ele est sentindo, ou seja, ele deve destruir o retrato. Ento ele apunhala o retrato. Quando a polcia chega, v o retrato de como era quando era novo, e um homem horrvel, velho e desfigurado estirado ao cho, morto.

IDENTIDADE(S)

O que que torna algum bonito? tudo apenas aparncia, como se devesse existir uma imagem perfeita em tudo? E ainda porque que as pessoas quando encontram outra pessoa bonita, passam a admir-la e no prestam mais ateno aos outros? Deve-se realmente ter que ser bonito para ser notado, para ter sucesso? Perguntas comuns para aqueles que se olham no espelho e se acham feios. Reposta simples? Sim! Porque ser bonito tudo! Para Oscar Wilde:
[...] a Beleza uma forma de Inspirao maior, sem dvida, que a inspirao, pois no necessita explicar-se. um dos grandes fatos do mundo, como a luz do sol ou a primavera, ou o reflexo nas guas escuras daquele escudo prateado a que chamamos lua. No pode ser questionada. Tem seu direito divino de soberania. Torna prncipes todos aqueles a tm. [...] As pessoas dizem s vezes que a Beleza apenas superficial. Pode ser que seja. Mas, pelo menos, no to superficial quanto o Pensamento. [...] a Beleza a maravilha das maravilhas. So apenas as pessoas superficiais que no julgam pelas aparncias. O verdadeiro mistrio do mundo o visvel, no o invisvel. (WILDE, 2009, p.44-45).

Wilde acredita que a Beleza capaz de tornar algum maior que tudo e todos, como se ela fosse o regimento do que e/ou est certo ser ou no. Pois bem, a Beleza ento pode ser dita como prazerosa, sentimental, a maravilha das maravilhas (WILDE, 2009, p.52). Para enfatizar mais a idia de Wilde, observe o que se encontra no Dicionrio Escolar de Filosofia:
Harmonia, proporo, equilbrio, graciosidade, e elegncia so alguns exemplos de propriedades estticas [...], mas a beleza a propriedade esttica mais central, para a qual contribuem propriedades como as anteriores. Ao contrrio do que por vezes se pensa, no foram muitos os

filsofos que procuraram identificar as caractersticas que algo deve ter para se poder chamar "belo". [...]. Apesar de cada um deles enfatizar mais uma ou outra caracterstica, todos acabam por convergir na idia de que a beleza algo 1) que tem um valor positivo; 2) que nos agrada ou proporciona prazer; 3) que inspirador e motivador; 4) cuja apreciao depende da percepo ou de alguma forma de contacto com o que objecto apreciao e 5) cuja apreciao independente de qualquer interesse terico ou prtico, exprimindo-se atravs de um de juzo prprio, o juzo esttico. (ALMEIDA e MURCHO, 2009).

As prioridades para a beleza esto mudando com o tempo para as meninas muito mais importante do que para os meninos (no realmente uma surpresa). O sexo feminino machismo a parte gosta de embelezar a aparncia externa, gosta de colocar coisas no rosto, cabelos e unhas, ama jias e cores brilhantes. Olhe Clepatra, que para mostrar que era uma grande rainha e uma bela mulher, andava enfeitada como se fosse uma rvore de Natal ambulante. E um homem, apenas um homem fez com que essa singularidade feminina fosse compartilhada, usufruda e levada a srio pela classe masculina: Narciso e olhe que ele no nem real. Segundo Vasconcellos(1998):
Os mitos gregos esto por toda parte ainda hoje. Estas narrativas, que um dia povoaram no s a imaginao como tambm a vida cotidiana de todo um povo, perduraram no tempo e ainda hoje fascinam escritores, cineastas, escultores, psiclogos, antroplogos, etc. etc. Pode-se fazer delas o uso mais variado [...]. (VASCONCELOS, 1998, p.8)

Existem diversas verses sobre o mito de Narciso, mas todas elas referindo-o com o auto-admirador que, na Mitologia Grega, famoso pela sua inigualvel e entorpecente beleza. O psicanalista e pesquisador Mrio Quilici (1999) sugere que o nome Narciso, etimologicamente falando, significa entorpecimento, torpor. No narcisismo busca-se satisfao pessoal sobre a realizao dos objetivos sociais, e conformidade aos valores sociais. Certo grau de narcisismo comum em muitas pessoas, mas ele se torna patolgico quando o narcisista no tem empatia normal e ele acaba utilizando-se outros impiedosamente para seus prprios fins; derivam sua auto-adorao de suas capacidades intelectuais e realizaes, focando no corpo, buscando a beleza, o fsico perfeito e a conquista sexual. Teoricamente falando, de acordo com Quilici(1999):
O que o jovem Narciso amou foi a sua alma. isso que se deseja dizer quando se fala no reflexo. Ele jamais pde abandonar as guas paradas da fonte. Narciso cometeu o suicdio porque ao recusar-se a abandonar a

fonte, deixou de comer (receber). O suicdio explicito. O suicdio foi motivado pela desiluso: a imagem querida e amada que surge no reflexo no possua equivalncia no mundo real e objetivo. Assim so os narcisistas: pessoas perdidas em si mesmas. No se trata de se acharem lindos apenas. Ser lindo e bonito apenas uma parte do processo patolgico desses indivduos. [...] Seu estado narcsico uma defesa contra sua dor primeira. por isso que o narcisista no suporta ser contrariado e nem aceita que lhe digam que tem defeitos. [...] Como todo ditador que se preze, o narcisista algum que precisa de pblico, daqueles que o admirem de forma incondicional e irrestrita. um dependente. (QUILICI, 1999).

O credo ao esteticismo literrio estava muito em moda nos tempos de Oscar Wilde Era Vitoriana e ele abraou sua filosofia sobre a importncia central da arte na vida. O movimento esttico englobou as artes visuais da literatura. Assim, o narcisismo paira majestosamente por essa poca to revolucionria e retrograda ao mesmo tempo, mas no pra nela simplesmente, pelo contrrio, segue pelos dias de hoje rumo ao amanh. Observe e tente, ento, seguir esta linha de raciocnio: Casal A considerado esteticamente belo, enquanto o casal B no. Estes sujeitos se separam pela concepo de beleza. O Casal A concebe um sujeito C e o casal B concebe um sujeito D, e assim, produzem estes sujeitos com base nas suas concepes. Supondo que os sujeitos C e D no se sintam adequados s concepes de seus pais, eles ento produzem uma nova concepo de beleza, uma nova idia de um sujeito belo, e assim segue uma produo infinita e ecltica de sujeitos atravs do tempo. A fim de entender melhor tal processo de produo de sujeitos, que lhes permitem apresentar-se ao tempo em que vivem e reconhecer-se como algum nico, a Psicologia estabeleceu o conceito de identidade. Segundo Almeida e Murcho (2009), quanto se faz referncia identidade como formao e definio de um sujeito ao longo do tempo, d-se o nome de identidade pessoal:
As pessoas persistem no tempo: existem em muitos momentos diferentes. Por exemplo, comum considerar-se que eu sou hoje a mesma pessoa que era quando tinha apenas dois anos de idade. Esta identidade aparente levanta, contudo, problemas filosficos bvios, pois no tenho hoje quase nenhuma das propriedades mais salientes que tinha aos dois meses. O que faz cada um de ns ser a mesma pessoa ao longo do tempo, apesar das mudanas fsicas e psicolgicas que se vo acumulando? Uma possibilidade que a nossa identidade ao longo do tempo se deva essencialmente continuidade corporal: ao facto de termos o mesmo corpo ao longo de toda a vida. Outra possibilidade a identidade pessoal consistir

apenas na continuidade psicolgica: no facto de termos estados mentais (como memrias, intenes, crenas e planos) que se mantm ao longo do tempo ou que se relacionam causalmente entre si. (ALMEIDA e MURCHO,
2009).

De acordo com Brando (1986), o termo identidade esclarece a conscincia da posse de um eu, de uma realidade pessoal que torna cada sujeito nico diante de seu prprio eu e dos outros eus. Para Erikson (1987), o termo identidade abrange muito do que Brando entende por eu, e acrescenta que esse termo se refere, na maioria das vezes, a algo ruidosamente demonstrativo, a uma busca mais ou menos desesperada (1987, p.17) por uma soluo para algo que esteja errado conosco ou algo que est faltando para nos completar, ou, neste caso, para completar nossa identidade,quando ficamos cnscios do fato de que, sem dvida, temos uma (1987, p.17). Stuart Hall, uma das figuras mais importantes da rea de estudos sociais, afirma que a questo da identidade est sendo extensamente discutida na teoria social (HALL, 2006). Ele ainda argumenta:
Em essncia [...] as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivduo moderno, at aqui visto como um sujeito unificado. (HALL, 2006, p.1).

Hall atribui trs diferentes concepes para a idia de identidade, analisando trs tipos de sujeitos distintos: o sujeito do Iluminismo, o sociolgico e o psmoderno:
O sujeito do Iluminismo estava baseado numa concepo da pessoa humana como um indivduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razo, de conscincia e de ao, cujo centro consistia num ncleo interior, que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo contnuo ou idntico a ele ao longo da existncia do indivduo. [...] A noo de sujeito sociolgico refletia a crescente complexidade do mundo moderno e a conscincia de que este ncleo interior do sujeito no era autnomo e auto-suficiente, mas era formado na relao com outras pessoas importantes para ele, que mediavam para os sujeitos os valores, sentidos e smbolos a cultura dos mundos que ele/ela habitava. [...] O sujeito ainda tem um ncleo ou essncia interior que o eu real, mas este formado e modificado num dilogo contnuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. [...] O prprio processo de identificao, atravs do qual nos projetamos em nossas identidades culturais, tornou-se mais provisrio, varivel e problemtico. Esse processo produz o sujeito ps-moderno, conceptualizado como no tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se

uma celebrao mvel: formada e transformada continuamente em relao s formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. (HALL, 2006, p.10-13).

Pendendo mais para a idia do sujeito social, Hall argumenta que as identidades esto se alterando de forma que sempre estaro em fixa mutao em relao s transformaes do mundo contemporneo:
Um tipo diferente de mudana estrutural est transformando as sociedades modernas no final do sculo XX. Isso est fragmentando as paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa e nacionalidade, que, no passado, nos tinham fornecido slidas localizaes como indivduos sociais. Estas transformaes esto tambm mudando nossas identidades pessoais, abalando a idia que temos de ns prprios como sujeitos integrados. (HALL, 2006, p. 9)

A partir disso, Hall evoca a idia de que os sujeitos do incio a uma crise de identidade, uma vez o que se considera padro, no mais se encontra solidificado.

CRISE DE IDENTIDADE(S)

Jung diz:
O inconsciente [...] tudo, [...] objetividade ampla como o mundo e aberta ao mundo. Eu sou o objeto de todos os sujeitos, numa total inverso de minha conscincia habitual, em que sempre sou o sujeito que tem objetos. L eu estou na mais direta ligao com o mundo, de forma que facilmente esqueo quem sou na realidade. Perdido em si mesmo uma boa expresso para caracterizar este estado. Este si-mesmo, porm, o mundo, ou melhor, um mundo, se uma conscincia pudesse v-lo. Por isso, devemos saber quem somos. (JUNG, 1999, p.32).

O impacto de um conflito sobre uma identidade e/ou uma cultura d-se pela forma de crise(s) de identidade(s). O termo crise de identidade" hoje aplicado aleatoriamente para quase qualquer perda de identidade ou auto-imagem, independentemente do fato de a imagem se aplicar a um adolescente ou um profissional de meia-idade. Erik Erikson, pioneiro dessa rea de estudo, aplicou esse termo a uma ampla gama de fenmenos psicossociais, principalmente aflorados na adolescncia.

A menos que seja prematura e desastrosamente provocada [...], a crise de identidade no vivel antes do comeo, tanto quanto no dispensvel aps o final da adolescncia, quando o corpo, agora completamente desenvolvido, cresce harmoniosamente numa aparncia individual. [...] A crise da juventude tambm a crise de uma gerao e da solidez ideolgica da sua sociedade; tambm existe uma complementaridade de identidade e ideologia. (ERIKSON, 1987, p.310-311).

Para Erikson, a(s) "crise(s) de identidade(s)", no /so s uma perda de identidade(s), mas mais corretamente uma perda de identidade do ego que surge como uma fase normativa no ciclo da vida humana. E, assim sendo, uma ocorrncia clssica de crise de identidade, em funo inclusive de seu carter implacvel, e que pode ser vivida com mais ou menos sofrimento, a adolescncia. As pessoas citam, por exemplo, Scrates e Shakespeare, muitas vezes, sem saber ao menos que foram eles os autores das frases. Quando algum diz S sei que nada sei!, ao contrrio de Scrates, quer simplesmente afirmar que no tem conhecimento sobre um determinado assunto, ou muitas vezes quer apenas absterse de um interrogatrio. O sbio Scrates posicionou-se no lugar de um aprendiz. Ficando claro que a identidade no se limita em sua construo, estando sempre em processo de transformao contnua, pode-se entender por crise de identidade, ento, um conflito tambm constante da mesma e/ou de outras identidades de um ou mais indivduos, em qualquer tempo, a qualquer momento.

ALFERES ATRAVS DO ESPELHO

Quando algum constri uma afirmao, esse algum no a constri do nada; h um longo tempo de observao, anlise, formulao de idias, e, por fim, a construo da afirmao. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro(ASSIS, 2009, p.20). essa afirmao que quebra o silncio de Jacobina. Por muito tempo ele manteve-se em silncio, por muito tempo ele refletiu sobre si, mas s ali, naquela sala, para aqueles quatro amigos que conversavam sem parar, que Jacobina pode expressar suas concluses. Aos 25 anos, o jovem Jacobina fora nomeado alferes da Guarda Nacional. Vindo de famlia muito pobre, tal fato tornou-se motivo de orgulho. At ento, o personagem principal possui domnio total de si. Encontra-se recheado de

sentimentos como orgulho, alegria, contentamento, mas tambm encontra-se coberto de inveja e despeito; afinal, ele adquirira um status para o qual estaria muito aqum. Assim sendo, passou a ser conhecido como o seu alferes (ASSIS, 2009, p.22). Sua primeira crise de identidade comeou a aparecer quando ele percebeu que nunca mais deixou de ser o alferes. Esse tipo de crise bem comum, nos dias de hoje. Por exemplo, quando Ana Simes (nome fictcio) exerce a funo de docente, passa a ser conhecida em qualquer lugar como a Pr Ana, e se for professora primria, Tia Ana. Perdera o sobrenome e ganhara um ttulo. Entretanto, essa perda de identidade no se resume to somente a ela: seu cnjuge, Marcos Simes (nome tambm fictcio), por conseqncia, deixa de ser Marcos Simes e passa a ser o marido de Pr Ana. E assim acontece com Jacobina. Ele vai passar um tempo com sua tia, e sua profisso de alferes evocada constantemente como sua nova identidade. O personagem at insiste em ser chamado de Joozinho, como era conhecido antes, mas s de alferes tratado. A segunda crise d-se no momento em que Jacobina descobre-se s. Por mais que ele se olhasse no grande espelho que ganhara de sua tia, s enxergava o esboo de um homem trajando a farda de alferes. Numa manh, ele percebe que no h ningum em casa. Nessa solido, ele comea a analisar sua vida, sua alma, sua concepo de ser. Quando ele resolve olhar-se no espelho, depois de tanto tempo sem faz-lo, ele comea a ver o esboo de um homem, o esboo do antigo Joozinho, e ento resolve pr novamente a farda de alferes e se olhar no espelho. Finalmente, ele percebe que se encontrou, percebe que juntara as duas almas: era Jacobina vestido de Alferes.

DORIAN NO PAS DA JUVENTUDE

No incio do romance, Dorian Gray existe como algo de um ideal: ele o padro da juventude e da beleza masculina. Como tal, ele cativa a imaginao de Basil Hallward, um pintor, e Lord Henry Wotton, um nobre que imagina transformar Dorian em um buscador incessante de prazer. Dorian extremamente vaidoso e se convence de que, no decurso de uma breve conversa com Lord Henry, que o sua

mais saliente caractersticas, sua juventude e atratividade fsica esto sempre a diminuir. O pensamento de acordar um dia sem esses atributos envia Dorian a pirar: ele amaldioa a sua sorte e promete a sua alma, se pudesse viver sem ter de suportar a carga fsica do envelhecimento, o pecado. Ele deseja ser to jovem e lindo como o retrato que tem pintado dele por Basil, e ele deseja que o retrato envelhea em seu lugar. Dos trs, Dorian aquele cujo investimento na imagem absoluto, em reconhecer limite algum entre imaginao e realidade, desejo e identidade, o eu e o outro. Ambos, Basil e Lord Henry, querem ter o quadro. Dorian quer ser a imagem a imagem do quadro. A razo para esse desejo forte o suficiente para dobrar a realidade que Dorian v na pintura o seu prprio eu ideal: uma imagem do prncipe encantado, um personagem de conto de fadas impermevel mudana, mutabilidade, envelhecimento e morte. Dorian no consegue ser sofisticado o bastante entender a mensagem esttica que um quadro oferece ao seu pintor e ao seu admirador; Dorian "l" apenas a imagem como uma representao do homem que ele quer ser. E assim, ele se esfora para se tornar esse homem, no percebendo que no processo ele deixa de ser um homem em tudo. H um consenso de que existe uma troca entre Dorian e seu retrato: a alma. A alma acaba sendo perdida por Dorian quando ele se torna sua prpria pintura, enquanto que seu o retrato assume a carga de seu corpo:
Tenho cimes de tudo cuja beleza no morre. Tenho cimes do retrato que voc pintou de mim. Por que eu deveria guardar o que seguramente perderei? Cada momento que passa leva algo de mim, e d algo a ele. Oh, se pudesse ser o inverso! Se o retrato pudesse mudar, e eu puder sempre ser o que sou agora! Por que voc o pintou? Ele zombar de mim, em algum dia zombar terrivelmente! (WILDE, 2009, p.51-52).

Nesta cena, na qual ele faz o seu desejo, se o retrato pudesse mudar, e eu puder sempre ser o que sou agora!" (WILDE, 2009, p.52), Dorian no repudia a moralidade, mas a mortalidade. Por ter seu desejo atendido, Dorian conserva-se tanto das destruies advindas da idade e das conseqncias advindas da experincia: rugas, cabelos brancos, flacidez da carne, etc. so transferidos para o retrato como as mais fieis expresses de crueldade, insensibilidade e corrupo moral. O retrato torna-se real, torna-se Dorian, fisicamente falando, enquanto o Prncipe Encantado torna-se a imagem passada para a sociedade.

O fato de matar Basil bem interessante. Ele no mata Basil, apenas por matar, mas com o intuito de matar uma pessoa que se atreve a querer-lhe como um homem ao invs de uma imagem. Ambas so tentativas de romper o vnculo entre o eu ideal e o seu eu real. Ele rejeita Sybil quando ela prefere o Dorian real ao Prncipe Encantado, e ele mata Basil quando o pintor fala o seu desejo de t-lo no como uma pintura do quadro. E por no suportar ser visto como algo diferente de "um retrato gracioso", eis que surge a cena final de homicdio-suicdio: Dorian esfaqueia o retrato com a mesma faca que matara Basil, na tentativa de expurgar todas as lembranas de si mesmo como um ser fsico e pintado, amarrado a uma srdida histria de violncia.

QUEM VOC? EU SOU ALICE!

Alice no Pas das Maravilhas, de Lewis Carroll, um conto de fadas sobre uma menina que tenta encontrar seu caminho em um mundo povoado por adultos grotesco, ilgico, infantil. O filme homnimo de Tim Burton impe no uma, mas vrias crises de identidade. O longa-metragem comea com Alice, os seis anos a mesma idade da Alice de Carroll , incomodada por pesadelos de um estranho reino subterrneo, e precisando da confiana paterna antes de dormir.
Pai: Novamente o pesadelo? (Alice confirma com a cabea.) Alice: Eu ca em um buraco negro. Ento vi criaturas estranhas. Pai: Que espcie de criaturas? Alice: um pssaro Dod, um coelho vestindo um colete e um gato soridente. Pai: Eu no sabia que os gatos podiam sorrir. Alice: Nem eu achava. E tambm uma lagarta azul. Pai: Uma lagarta azul? Alice: Voc acha que estou ficando louca? (O pai de Alice pe sua mo sobre a testa da filha, averiguando se a mesma est febril.) Pai: Receio que sim. Voc est louca. Maluca da cabea. Mas vou contar-lhe um segredo: as melhores pessoas so assim.

At este ponto, Alice no parece ter a idade que tem. Sonha com coisas consideradas absurdas, e ao pai questiona sua prpria sanidade mental. Treze anos mais tarde, Alice est sendo empurrada para um noivado arranjado por sua me viva. Na recepo no jardim do noivo, ela fica sabendo que vai ser pedida em

casamento. Em uma conversa com sua irm, Alice entra em uma nova crise de identidade.
Alice: Todos sabem? Irm: por isso que vieram. Esta sua festa de noivado. Hamish vai pedir sua mo, no momento certo. E quando voc disser sim... Alice: No sei se eu quero me casar com ele. Irm: Ento com quem queres? Voc no vai encontrar um marido melhor do que um Lorde. Voc tem quase vinte anos, Alice. No vai ter essa cara bonita para sempre.

Aqui Alice depara-se no seu momento Dorian Gray. A identidade momentnea de uma moa na idade de se casar. assim que a sociedade vitoriana regia. Alice no se d conta desse momento, ainda no assumira essa identidade imposta por aquela sociedade, e sua irm a alerta que sua idade j chegara, e que no teria aquela beleza juvenil pela eternidade. A irm de Alice lorde Henry de Dorian Gray: ambos acreditam que o tempo no o melhor aliado da beleza e juventude.
Hamish: Alice Kingsley... Quer ser minha esposa? Alice: Bem... Todos esperam que eu aceite... E voc um lorde. Minha beleza no eterna... E eu no quero acabar como... Mas est acontecendo tudo to rpido! Eu acho que... Me dem licena!

O jovem aristocrata pede a mo de Alice, e, como dito anteriormente, ela no estava preparada. No seu discurso, Alice mostra-se ciente da identidade que todos esperam que incorpore e de que sua beleza no ser sempre a mesma. Ela protesta e foge deixando todos na expectativa de sua resposta. Alice segue o coelho, cai no buraco e chega ao Pas das Maravilhas. Dentro de um mundo cheio de seres bizarros drages como insetos, vegetao extica, grgulas, etc. a doce Alice se depara com um grupo, tambm extico, de criaturas falantes reunidas: As Rosas falantes, o Coelho Branco, a ratinha Melly, o pssaro Dod e os gmeos de cabeas e corpos arredondados Tweedledee e Tweedledum.
Coelho: Eu disse que ela era a Alice certa. Rata: Eu no estou convencida. [...] Rosa: Esta no parece nada com a que eu vi. Rata: Isso porque esta a Alice errada. Tweedledee: Se fosse, poderia ser. Tweedledum: Mas no , ? [...] Alice:Como posso ser a Alice errada quando este o meu sonho?

[...] Dod: Devemos consultar Absolum. Rosa: Exatamente, Absolum saber quem ela . Todos partem em direo a Absolum, a lagarta azul. Absolum, como do prprio nome deduz-se e segundo o Coelho Branco, sbio, absoluto. Ele sabe de tudo e de todos, ele deveria ento saber que Alice. E no encontro: Absolum: Quem voc? Alice: Absolum? Absolum: Voc no Absolum, eu sou Absolum. A pergunta : Quem voc? Alice: Alice. Absolum: Vamos ver. Alice: O que voc quer dizer com isso? Eu teria que saber quem eu sou. Absolum: Claro que voc deveria, sua menina burra! Desenrole o Orculo. Coelho: O Orculo um calendrio dos tempos do nosso pas. Absolum: [...] Trata-se nele de cada dia desde o incio. [...] Absolum: Mostre-a o dia Frabjous. Tweedledee: Sim, o dia Frabjous o dia em que voc tem que matar o monstro Jabberwocky. Alice: Como ? Matar o qu? Tweedledum: Oh, ! Olhe voc a com a Espada Vorpal! Tweedledee: E no h como matar o Jabberwocky sem a Espada! Alice: Essa no sou eu! Rata: Eu sei! Coelho: Resolva o nosso problema, Absolum. Ela a Alice certa? Absolum: Dificilmente no. Rata: Eu disse! [...] Rosa: Impostora! Fingindo ser a Alice. Deveria se envergonhar! Coelho: Eu estava to seguro de que era voc. Alice: Desculpe. Eu no pretendia ser a Alice errada. [...] Gato: Como voc se chama? Alice: Alice. Gato: A Alice?! Alice: J houve discusses sobre isso.

Alice posto em dvida sua veracidade existencial. Dizem toda vez que ela no "a Alice certa". Alice tem uma acentuada falta de personalidade em primeiro lugar. Ela fica atribuindo suas experincias a um sonho ruim. Um pergaminho prevendo o futuro com seu nome como o campeo que vai derrotar o drago da Rainha Vermelha, Jabberwocky, a faz pirar, pois a mesma no se enxerga nessa identidade imposta pelo Orculo. O encontro posterior com o Chapeleiro Maluco e com a Lebre de Maro no e diferente. O chapeleiro nota a diferena da Alice de antes com a de agora, e assim afirma: "Voc perdeu sua muitisse". Alice finalmente acha sua identidade, ou pelo menos encontra uma e se apodera dela. Ela deixa de ser guiada, influenciada e decidida pelos outros e passa a tomar suas prprias decises. E no filme isso fica claro em dois momentos distintos: Primeiro, na conversa que tem com o co de caa Bayard, Alice deixa de

ser menina e passa a ser mulher: toma suas prprias decises no mais sendo guiada por influncias externas, como as crianas geralmente so:
Alice: Qual seu nome? Co: Bayard. Alice: Sente. Co: De alguma forma seu nome seria Alice? Alice: Sim, mas no aquela de quem todos falam. Co: O chapeleiro no se entregaria por qualquer Alice. Alice: Para onde o levaram? Co: Para o Castelo da Rainha Vermelha, em Alice: Vou resgat-lo. Co: Nem mais um passo. Alice: No importa! No ficarei parada aqui. Co: O Dia Frabjous est prximo. Temos que prepar-la para seu encontro com o Jabberwocky. Alice: Desde que eu ca no buraco do coelho, foi-me dito o que fazer e o que ser. Eu fui encolhida, esticada, machucada e ainda fui posta dentro de um bule. Fui acusada de ser a Alice e de no ser tambm, mas este o meu sonho! Eu vou decidir para onde devo ir!

E depois, no seu ltimo encontro com Absolum:


Absolum: Ningum faz nada chorando. Alice: Absolum? Por que est de cabea para baixo? Absolum: Chega ao fim esta vida. Alice: Voc vai morrer? Absolum: Transformar Alice No v. Preciso de sua ajuda. No sei o que fazer. Absolum: Eu no posso te ajudar se voc no sabe quem voc , menina burra. Alice: Eu no sou burra! Meu nome Alice! Eu vivo em Londres, tenho uma me chamada Helen e uma irm chamada Margareth. Meu pai foi Charles Kingsley. Ele teve a idia de uma viagem em volta do mundo e nunca nada o deteve. E eu sou sua filha. Eu sou Alice Kingsley! Absolum: Alice... Finalmente. Voc era bem burra quando esteve aqui na primeira vez. Lembro-me que chamava esse mundo de Pas das Maravilhas. Alice: Ento no era um sonho. Era uma memria. Este lugar real. E voc , e o Chapeleiro tambm. Absolum: E o Jabberwocky. Lembre-se, a Espada Vorpal voc sabe o que quer. Tudo o que tem que fazer segur-la firme. Adeus Alice. Espero poder v-la em uma outra vida.

Nesse momento, Alice encontra-se triste por todos estarem pressionando-a com seu destino. Neste encontro, Absolum est terminando seu casulo. neste momento Alice se auto-afirma, nesse momento que ela se identifica como Alice, no a certa nem a erra, apenas a Alice, sua verdadeira identidade. E ainda nesse momento que Absolum explica a Alice que ela j estivera no Pas das Maravilhas antes, e de repente a faz chegar a concuso de que o que ela sonhara todo esse tempo era simplesmente memorial de algo que realmente acontecera. Aps essa revelao, Alice sente-se preparada para encarar a Rainha Vermelha e o

Jabberwocky, e dominando a Espada Vorpal, cumpre o destino traado pelo Orculo, cumpre assim o seu destino. Enfim, o filme Alice no Pas das Maravilhas, de Tim Burton, no passa de um milkshake cujos ingredientes so as estrias de Lewis Carroll (Alice no Pas das Maravilhas e Alice Atravs do Espelho) com um toque de criatividade de Burton. No filme, Alice se depara com a importncia e a instabilidade da identidade pessoal. Ela constantemente requisitada para identificar-se pelas criaturas que ela conhece, mas ela mesma acaba tendo dvidas sobre sua identidade. Depois de cair pelo buraco do coelho, Alice testa seus conhecimentos para determinar se ela se tornou outra menina. Entre outras coisas, a dvida sobre sua identidade alimentada pela sua aparncia fsica. Alice cresce e encolhe vrias vezes, que ela considera "muito confuso. O Gato Chershire indaga outro aspecto da identidade de Alice. Ele no est questionando o seu nome, est questionando a sua sanidade. Uma vez que entra no Pas das Maravilhas, belisca-se e percebe que no est sonhando, Alice comea a acreditar que est louca. Apesar de Alice chegar ao Pas das Maravilhas segura de si mesma, sua identidade sempre questionada. Mas no final de tudo, ela se encontra, assume ento uma identidade que ela mesma quer.

METODOLOGIA

A principal motivao para a realizao do trabalho cujas concluses deram origem a este artigo surgiu da constatao de que h um processo de produo de multi-identidades, ocasionando multi-crises intra/interpessoal, e que podem ser observados no s mundo real, mas tambm no mundo literrio. Antes de concluir o texto, este trabalho foi desenvolvido pela leitura atenta dos textos tericos, atravs dos quais anlises posteriores foram fundadas. Este trabalho teve, portanto, um estilo analtico, j que se debruou sobre diferentes estruturas literrias (romance, conto, filme), confrontando-as com a produo macia do esteretipo da formao de identidade(s) e sua(s) crise(s). Seguindo os pressupostos de Identidade, crise e formao do sujeito de Stuart Hall, Erik Erikson e Carlos Rodrigues Brando que este trabalho avalia o entendimento do(s) conceito(s) de identidade(s), nas obras de Machado de Assis e Oscar Wilde, bem como no filme Alice no Pas das Maravilhas, de Tim Burton.

CONSIDERAES FINAIS

O Conflito Cultural, ou seja, o choque entre culturas e/ou de uma mesma cultura de maneira intertemporal, deve ter algum tipo de efeito sobre o indivduo que est enfrentando tal conflito. Estes efeitos podem ser variados, alguns dos quais no podem ser medidos ou observados. Um dos efeitos desse tipo de conflito poderia ser sobre a identidade do indivduo. Nos ltimos estgios de sua existncia, Dorian odeia tanto o que ele era quanto o que se tornara. Ao mesmo tempo, ele abomina seu retrato decadente, que impiedosamente lhe mostra o caminho de toda a carne. Jacobina, por sua vez, odeia o que ele , o alferes da Guarda Nacional, e busca ser e mostrar-se imutvel, aquele Joozinho de famlia humilde, como era chamado quando mais jovem. J Alice, a nica das trs personagens que, sofre grande impacto com sua crise de identidade, quando duvida ser e no ser as duas metades da laranja, como sugere Jung. a nica que escolhe ser quem acredita que e quem acreditam que seja, sendo a prova viva do equilbrio dos eus. A identidade baseada em vrias sries de identificaes em que a cultura e o patrimnio cultural desempenham um papel muito importante. Se um indivduo nega a sua cultura ou a certeza de seu compromisso com a sua cultura, se ele nega quem , quem foi e quem ser, ento ele provavelmente tambm questiona a sua identidade pessoal. A alternativa desenvolver uma pseudo-identidade! , portanto, seguro concluir que o conflito de cultura afeta a identidade bsica de um indivduo, deixando-o em crise de identidade, mas seguro assegurar tambm que a crise de identidade de fundamental importncia para a formao de um sujeito, seja ele sociolgico e/ou ps-moderno.

REFERNCIAS

ALMEIDA, A. e MURCHO, D (org.). Dicionrio Escolar de Filosofia. ed. online. Lisboa: Pltano Editora, 2009. Disponvel em:< http://www.defnarede.com/ > Acesso em: 23 ago. 2010. ASSIS, Joaquim Maria Machado de. O Espelho. In: ______. Contos Machado de Assis. 5ed. So Paulo: Paz e Terra, 2009, pp. 19-30. BRANDO, Carlos Rodrigues. Identidade e etnia. So Paulo: Brasiliense, 1986. ERIKSON, Erik H. Identidade, Juventude e Crise. Traduo de lvaro Cabral 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro 11ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. JUNG, C. G. Psicologia e Religio. 6ed Petrpolis: Vozes, 1999. QUILICI, Mrio. Narcisismo. Disponvel em:

http://br.geocities.com/psipoint/arquivo_narcisismonarcisismo.htm. Acessado em 23 ago. 2010. VASCONCELLOS, Paulo Srgio de. Mitos Gregos. So Paulo: Objetivo, 1998. WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. Traduo de Marcella Furtado 5ed So Paulo: Landmark, 2009.

You might also like