You are on page 1of 31

DISPOSIES APLICVEIS AOS CONTRATOS DO BNDES DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art.

1 Estas Disposies aplicam-se a todos os contratos de Colaborao Financeira do BNDES, celebrados durante sua vigncia, por simples referncia genrica, salvo: a) havendo incompatibilidade com as clusulas do prprio Contrato; b) descabendo sua aplicao matria por falta de pertinncia. Art. 2 Aplicam-se igualmente ao Contrato, integrando-o, as Normas e Instrues de Acompanhamento, aprovadas pelo BNDES, vigentes na data de sua celebrao, bem como o convnio, contrato, acordo, regulamento ou programa de que se origina a Operao, inclusive quando o BNDES atue como agente financeiro, comitente, comissrio ou mandatrio. Art. 3 Na hiptese de conflito com estas Disposies, prevalecero as regras do contrato especfico ou as mencionadas no artigo 2, nesta ordem.

DAS DEFINIES DE TERMOS Art. 4 As expresses utilizadas nestas Disposies, a seguir enumeradas, tm a seguinte significao contratual, quando no empregadas na acepo geral: I BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social; II Beneficiria creditada, financiada, muturia, avalizada, afianada e, de modo geral, a entidade contratante da Colaborao Financeira do BNDES; III Colaborao Financeira gnero que compreende as operaes ativas do BNDES, dentro de suas atividades-fins ou substantivas, em qualquer de suas espcies, como prestao de garantia, crdito, participao societria, e outras; IV Condio Suspensiva requisito contratual, imposto Beneficiria da Colaborao Financeira do BNDES, para a utilizao do crdito, efetivao da garantia, ou utilizao de outra colaborao;

V Contrato instrumento especfico que formaliza a Operao celebrada com o BNDES, compreendidos, no conceito, os ttulos de crdito, ao qual aderem os demais documentos a ele vinculados e as presentes Disposies; VI Disponibilidade faculdade de utilizar o crdito segundo a forma estabelecida e as efetivas condies de execuo oramentria do BNDES; VII Disposies estas Disposies Aplicveis aos Contratos do BNDES; VIII Embarcao Financiada embarcao objeto de apoio financeiro do FMM; IX Estaleiro construtor da Embarcao Financiada; X FMM Fundo da Marinha Mercante; XI Fundo de Liquidez conjunto de valores, em moeda ou ttulos, sob a administrao de uma sociedade corretora, destinado negociao contnua de aes ou debntures de empresas nacionais, mediante operaes de compra e venda, a preos de mercado, em bolsa ou mercado de balco; XII Grupo Econmico: a) o grupo de empresas privadas que estejam, direta ou indiretamente, sob o mesmo controle acionrio; b) o grupo de empresas e entidades estatais, de mbito estadual ou municipal, que estejam, respectivamente, vinculadas, direta ou indiretamente, a um mesmo Estado ou a um mesmo Municpio; ou c) o grupo de empresas estatais de mbito federal que esteja, direta ou indiretamente, sob o controle de uma mesma empresa estatal federal; XIII Interveniente pessoa fsica ou jurdica distinta da Beneficiria e que, a qualquer ttulo, participa da Operao; XIV Operao a Colaborao Financeira do BNDES, sob qualquer de suas modalidades; XV OTN Obrigao do Tesouro Nacional; XVI Prazo de Carncia perodo que precede o incio do prazo de amortizao do principal, comeando com a eficcia do negcio jurdico; XVII Prazo de Utilizao perodo preclusivo, situado dentro do Prazo de Carncia, no qual a Beneficiria tem a Disponibilidade do crdito concedido ou da garantia a ser prestada, satisfeitas as Condies Suspensivas; XVIII Sistema BNDES o conjunto de entidades constitudo pelo BNDES e suas subsidirias Agncia Especial de Financiamento IndustrialFINAME e BNDES Participaes S.A. BNDESPAR; XIX Sunamam Superintendncia Nacional da Marinha Mercante; XX Taxa de Mercado Taxa modal diria, praticada nas operaes de Depsitos Interfinanceiros, divulgada pelo Sistema de Registro e de Liquidao Financeira de Ttulos (Cetip).

________________

TTULO I DAS DISPOSIES APLICVEIS AOS CONTRATOS EM GERAL Captulo I DAS CONDIES DE UTILIZAO DA COLABORAO FINANCEIRA Art. 5 Constitui Condio Suspensiva da utilizao da Colaborao Financeira ou efetivao da garantia a comprovao de: I terem sido efetuados os registros ou arquivamentos do Contrato e/ou garantia adjeta, bem como qualquer outro ato necessrio validade e eficcia do negcio jurdico; II ter o projeto recebido aprovao dos rgos governamentais que lhe confira grau de prioridade para obteno de incentivos fiscais; III terem sido cumpridas as Condies Suspensivas constantes de convnio, acordo, contrato, regulamento ou programa de que se originou a operao; IV ter sido efetivado o seguro dos bens dados em garantia; V terem sido registradas as emisses dos ttulos de crdito ou societrios, se revestida a colaborao do BNDES da forma de subscrio ou participao societria; VI estarem a Beneficiria e as demais empresas integrantes do Grupo Econmico em dia com todas as obrigaes contratuais perante o Sistema BNDES; VII na hiptese de prestao de garantia, haver concordado o credor, ocorrendo inadimplemento ou insolvncia da Beneficiria, em: a) s promover o vencimento antecipado da dvida aps 10 (dez) dias do recebimento da notificao que dever ser feita ao BNDES; b) reconhecer que o garantidor poder assumir os direitos e obrigaes da Beneficiria, a qualquer tempo, desde que comunique aos contratantes; e c) cumprir integralmente o Contrato celebrado com a Beneficiria, enquanto o garantidor honrar os compromissos por ela assumidos; e VIII na hiptese de prestao de garantia, haver concordado o credor em que o garantidor seja exonerado da garantia prestada, independentemente de aviso ou notificao judicial ou extrajudicial, se: a) sem seu prvio consentimento, for celebrado qualquer aditivo ao contrato garantido; b) tiver sido ou vier a ser pactuada, sob qualquer forma, a concesso de outra garantia real ou pessoal no prevista no contrato garantido; c) tiver sido ou vier a ser estabelecida qualquer outra obrigao financeira no prevista no contrato garantido. Pargrafo nico O inciso VIII no se aplica aos contratos de emprstimo ou financiamento externo, celebrados com agncias oficiais de crdito, de seguro de crdito exportao e organismos financeiros internacionais de que o Brasil participe. Art. 6 Constitui Condio Suspensiva, relativamente utilizao de cada parcela da Colaborao Financeira, ou a cada efetivao parcial da garantia:

I ter sido aplicada no projeto a parcela do crdito anteriormente utilizada; II ser a garantia considerada suficiente, a juzo do BNDES; III ter sido integralizado o aumento de capital da Beneficiria, segundo esquema previsto no cronograma de aplicaes relativo ao projeto; IV terem sido obtidas as guias de importao relativas ao equipamento a ser adquirido no exterior com a Colaborao Financeira do BNDES; e V estar a Beneficiria e as demais empresas integrantes do Grupo Econmico em dia com todas as obrigaes contratuais perante o Sistema BNDES; Pargrafo Primeiro A eficcia da fiana prestada pelo garantidor em contrato de financiamento, proporcionalmente ao valor de cada bem financiado, ficar condicionada comprovao, pela Beneficiria, da entrega dos bens adquiridos conforme previsto no contrato de compra e venda que originou o financiamento. Pargrafo Segundo A aposio de aval pelo garantidor, em ttulos de crdito decorrentes de contrato de financiamento, nos limites do valor de cada bem financiado, ficar condicionada comprovao, pela Beneficiria, da entrega dos bens adquiridos conforme previsto no contrato de compra e venda que originou o financiamento. Pargrafo Terceiro Os ttulos de crdito decorrentes de contrato de emprstimo ou financiamento, avalizados pelo garantidor, devem estar expressamente vinculados ao contrato que lhes deu origem ou mencionar que no so endossveis. Captulo II DA UTILIZAO Art. 7 A utilizao do crdito em moeda nacional, pela Beneficiria, efetiva-se por meio de crdito em conta, ou de outro que o BNDES vier a determinar. Pargrafo nico A movimentao de conta pode ser feita por mandatrios constitudos por instrumento nos termos padronizados pelo BNDES. Art. 8 O crdito aberto em moeda estrangeira para fins de importao efetiva-se mediante abertura, pelo BNDES, de carta de crdito ou ordem de pagamento, no exterior. Pargrafo nico O pagamento ao fornecedor estrangeiro condicionado comprovao da entrega dos bens adquiridos no exterior, conforme prevista no contrato de compra e venda e de acordo com as especificaes constantes do projeto financiado, observadas, ainda, as disposies legais pertinentes. Art. 9 A utilizao da Colaborao Financeira poder ser suspensa pelo BNDES se ocorrer, perante o Sistema BNDES, inadimplemento de qualquer natureza por parte da Beneficiria ou de integrante de seu Grupo Econmico. Art. 10 Na hiptese de concesso de crdito em que o Banco atue como agente, sua utilizao ficar condicionada existncia dos recursos correspondentes e sua liberao pelo rgo financiador. Art. 11 Se houver adiantamento de parte do crdito deferido, este ser compensado com o crdito do respectivo Contrato.

Captulo III DA REALIZAO DO PROJETO Art. 12 A Colaborao Financeira concedida pelo BNDES deve ser utilizada exclusivamente para os fins determinados no Contrato. Pargrafo Primeiro O pagamento da dvida no extingue a obrigao de realizar o projeto relativo Colaborao Financeira concedida pelo BNDES, no prazo que este estabelecer. Pargrafo Segundo O projeto amparado pelo BNDES no pode ser alterado sem prvia e expressa autorizao deste. Captulo IV DAS CONDIES FINANCEIRAS Seo I Da Dvida Art. 13 A dvida decorrente da Colaborao Financeira do BNDES compreende os seguintes valores representativos do saldo devedor: I recursos liberados Beneficiria; II valores desembolsados pelo BNDES por conta de garantia honrada; III juros compensatrios e moratrios, inclusive quando capitalizados; IV despesas, comisses e demais encargos pactuados; V multas impostas. Art. 14 A dvida em moeda nacional reajustvel de acordo com a variao do valor nominal das OTN ou de acordo com a variao cambial de moeda ou moedas que correspondam aos recursos captados pelo BNDES em moeda estrangeira. Pargrafo nico Na hiptese de extino das OTN, sem a indicao de sucedneo, ela ser substituda por ndice similar, indicado pelo BNDES, que preserve o valor real da moeda. Art. 15 A dvida proveniente de crdito em moeda estrangeira deve ser expressa na moeda que represente a responsabilidade do BNDES perante o terceiro de que provenham os recursos. Seo II Da Certeza e Liquidez da Dvida Art. 16 Para fins de execuo judicial, a Beneficiria reconhece a certeza e liquidez da dvida constante do demonstrativo sinttico expedido pelo BNDES. Pargrafo Primeiro Como prova da certeza e liquidez da dvida, o BNDES obriga-se a apresentar em Juzo, apenas, o Contrato em que a dvida se fundar e o demonstrativo sinttico desta. Pargrafo Segundo A Beneficiria no poder exigir processo especial de verificao nem, sob qualquer pretexto, retardar o pagamento da dvida.

Pargrafo Terceiro Fica ressalvado Beneficiria o direito de repetio do indbito, na hiptese de erro no demonstrativo sinttico da dvida apresentado pelo BNDES. Seo III Do Local e Forma de Pagamento Art. 17 Todos os pagamentos ao BNDES devem ser efetuados em moeda nacional, nos seus escritrios ou atravs da rede bancria, por meio de documentos de compensao. Pargrafo nico A dvida em moeda estrangeira deve ser convertida taxa oficial de cmbio de abertura, para venda, do dia do vencimento, fornecida pela instituio governamental competente, observado o seguinte: a) no havendo cotao no dia do vencimento, prevalecer a imediatamente anterior; b) na hiptese de mora, o BNDES poder optar pela cotao do dia do vencimento ou do pagamento. Art. 18 Salvo excees legais de recebimento obrigatrio, o BNDES se reserva o direito de recusar pagamentos em antecipao da dvida. Pargrafo Primeiro Se o BNDES aceitar o pagamento parcial antecipado, este ser imputado proporcionalmente s prestaes vincendas de principal, mantidas as respectivas datas de vencimento. Pargrafo Segundo Se o BNDES aceitar a liquidao antecipada da dvida, sero mantidas, at a data final prevista contratualmente para a liquidao normal do dbito, as obrigaes contratuais de fazer ou no fazer assumidas pela Beneficiria e pelos Intervenientes, especialmente as seguintes: a) realizar o projeto objeto da colaborao financeira concedida; b) facultar ao BNDES a fiscalizao da execuo do projeto; e c) cumprir o disposto nos artigos 34 e 36 destas Disposies. Pargrafo Terceiro A Beneficiria e os Intervenientes sero exonerados das obrigaes referidas no pargrafo segundo, se a Beneficiria pagar ao BNDES taxas e encargos compensatrios complementares, correspondentes diferena entre os encargos previstos no Contrato com o BNDES e a Taxa de Mercado durante o perodo do Contrato. Captulo V DAS GARANTIAS DA COLABORAO FINANCEIRA Seo I Disposies Gerais Art. 19 A garantia prestada Colaborao Financeira, inclusive por Interveniente, assim se entende: I Pessoal aval e fiana, devendo esta ser prestada por terceiro na qualidade de devedor solidrio e principal pagador de todas as obrigaes decorrentes do Contrato, at

__________________

sua final liquidao, com renncia expressa aos benefcios dos artigos 1.491, 1.493, 1.499 e 1.503 do Cdigo Civil e 261 e 262 do Cdigo Comercial; II Real fundada em direito desta natureza, autoriza a execuo da garantia, extrajudicial ou judicialmente, pelo BNDES, do bem ou direito hipotecado, fiduciariamente alienado ou empenhado. Pargrafo nico Na hiptese de alienao fiduciria, se, na data da contratao, a Beneficiria ainda no for proprietria do bem, ter o prazo de 30 (trinta) dias para comunicar ao BNDES o seu recebimento, mediante carta registrada em Ofcio de Ttulos e Documentos, descrevendo o bem e o local onde se encontra. Art. 20 A promessa de garantia obrigar a sua efetivao dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data em que, em relao ao promitente, ou a seu favor, ocorrer qualquer dos seguintes eventos: I obteno do ttulo aquisitivo do bem ou do direito; II tradio, posse ou transferncia do bem ou direito; III cessao da causa impeditiva da constituio da garantia. Pargrafo nico Caber ao promitente da garantia fornecer ao BNDES os elementos necessrios sua efetivao, dentro do prazo previsto. Art. 21 O registro das garantias, nos cartrios competentes, deve ser feito pela Beneficiria. Pargrafo nico O registro a que se refere o caput deste artigo deve ser comprovado dentro de 30 (trinta) dias da efetivao da garantia. Art. 22 As acesses, benfeitorias, construes e instalaes de mquinas e equipamentos, feitas no imvel hipotecado ao BNDES, devem ser averbadas pela Beneficiria no Registro Imobilirio competente, dentro de 60 (sessenta) dias, contados do trmino da respectiva realizao ou instalao no imvel gravado, salvo os bens objeto de alienao fiduciria em garantia. Art. 23 Os registros, averbaes e arquivamentos relacionados com a garantia da Colaborao Financeira podem ser promovidos pelo BNDES, que debitar Beneficiria as respectivas despesas. Art. 24 A garantia hipotecria, alm da execuo extrajudicial, faculta ao BNDES emitir cdulas hipotecrias, subscrever os respectivos instrumentos, designar agentes fiducirios para efetuar a venda particular do bem e fixar a correspondente comisso. Art. 25 A garantia pignoratcia, alm da execuo extrajudicial, obedecer s seguintes regras, com que concordam a Beneficiria e o terceiro prestante da garantia: I os certificados ou cautelas dos ttulos ao portador devem ser guardados no BNDES ou confiados guarda de instituio financeira por ele indicada, em nome do seu proprietrio e ordem do BNDES, correndo as despesas da custdia por conta da Beneficiria; II o vnculo pignoratcio abrange os frutos e acesses do bem empenhado, inclusive, na hiptese de cauo de aes, as que venham a ser distribudas como bonificao;

III o BNDES poder vender, ceder ou transferir, extrajudicialmente, os bens ou direitos, na hiptese de inadimplemento, pagando-se com o produto da alienao, ficando a ele outorgados poderes irrevogveis e irretratveis para, em nome do prestante da garantia, praticar todos os atos necessrios a esse fim. Art. 26 Os bens constitutivos da garantia no podem ser alienados, onerados, arrendados, cedidos nem removidos, sem prvio consentimento, por escrito, do BNDES, e devem ser mantidos em perfeito estado de conservao, quites de tributos e demais encargos fiscais. Art. 27 O valor da garantia real deve corresponder, no mnimo, a 130% (cento e trinta por cento) do valor da dvida, exceto se regulamento especfico estabelecer ndice diverso para as operaes por ele regidas. Pargrafo Primeiro A Beneficiria deve comunicar imediatamente ao BNDES qualquer ocorrncia que determine a diminuio ou depreciao da garantia e providenciar o respectivo reforo ou substituio, dentro de 30 (trinta) dias da solicitao, por escrito, que lhe for feita nesse sentido. Pargrafo Segundo O terceiro prestante da garantia real ficar obrigado a substitu-la ou refor-la, se, embora sem culpa dele, se perder, deteriorar ou desvalorizar o objeto do nus. Pargrafo Terceiro Para determinao do valor das garantias reais, o BNDES avaliar os bens dados em garantia de acordo com seus critrios, podendo efetuar reavaliaes sempre que julgar necessrio. Art. 28 O valor da garantia constante do Contrato deve ser expresso como a dvida, indicada a sua equivalncia em OTN. Pargrafo Primeiro O valor da garantia, para fins de excusso, ser o do montante da dvida e despesas judiciais, ressalvado o direito de o Banco efetuar ou solicitar nova avaliao, havendo ocorrido, a seu juzo, depreciao da garantia. Pargrafo Segundo As garantias reais constitudas em favor do BNDES so consideradas como um todo indivisvel em relao ao valor da dvida. Seo II Do Seguro dos Bens Art. 29 A Beneficiria deve segurar o bem constitutivo da garantia, em favor e no interesse do BNDES, at final liquidao das obrigaes da mesma, em importncia correspondente, no mnimo, ao valor atualizado da avaliao do respectivo bem, efetuada pelo BNDES. Pargrafo Primeiro O seguro deve ser contratado com seguradora brasileira, sendo relevada tal exigncia mediante a apresentao do certificado, expedido por rgo competente, que comprove no haver interesse do mercado segurador nacional na contratao do seguro. Pargrafo Segundo Na hiptese de um bem ser dado em garantia com o mesmo grau de prioridade ao BNDES e a terceiros, o seguro poder, com prvia anuncia do BNDES,

__________________

ser contratado em benefcio comum do BNDES e desses terceiros, em conformidade com os correspondentes direitos e interesses. Pargrafo Terceiro A Beneficiria deve comprovar o seguro mediante a apresentao de cpia da aplice, de quaisquer endossos que alterem seu contedo e dos respectivos recibos de pagamento do prmio. Pargrafo Quarto A Beneficiria deve apresentar ao BNDES: I at 30 (trinta) dias antes da data de vencimento da aplice a proposta de renovao por ela encaminhada Seguradora; II at 5 (cinco) dias antes da data de vencimento da aplice a de renovao do seguro. Pargrafo Quinto Se o pagamento do prmio for parcelado, a Beneficiria dever apresentar ao BNDES o recibo de quitao, at 5 (cinco) dias antes do vencimento de cada prestao. Pargrafo Sexto Somente ser admitida a clusula de rateio se a sua incluso for obrigatria. Art. 30 Devem ser obrigatoriamente includas na aplice de seguro do bem constitutivo da garantia clusulas que: I determinem o pagamento da indenizao ao BNDES; II estabeleam a atualizao da importncia pela qual o bem esteja segurado; III no permitam a alterao do contedo da aplice ou o seu cancelamento por acordo entre a Beneficiria e a Seguradora, sem prvia e expressa anuncia do BNDES. Pargrafo nico O BNDES pode exigir a incluso de outras clusulas especiais na aplice de seguro, as quais no podem ser alteradas sem a sua autorizao por escrito. Art. 31 O BNDES poder estipular o seguro e pagar o prmio devido, na hiptese de os bens no serem segurados ou os comprovantes no serem apresentados na forma e poca estabelecidas nestas Disposies. Pargrafo nico Obriga-se a Beneficiria a reembolsar ao BNDES as despesas correspondentes no prazo de 5 (cinco) dias, contados da emisso do aviso de dbito que este lhe fizer, sem prejuzo da aplicao do estabelecido nos artigos 39 a 49. Art. 32 Na hiptese de sinistro, o BNDES poder aplicar a indenizao recebida para liquidar parcial ou integralmente a dvida garantida pelo bem sinistrado e quaisquer outros dbitos vencidos da Beneficiria, ou autorizar o seu emprego na reparao, reconstruo ou reposio do referido bem. Pargrafo nico Na hiptese prevista na parte final deste artigo, a Beneficiria obriga-se a comprovar o emprego da indenizao no prazo de 60 (sessenta) dias contados do recebimento. Seo III Do Seguro-Garantia Art. 33 O BNDES exigir, a critrio da Diretoria, a contratao de SeguroGarantia, quando a colaborao financeira se destinar, entre outros, a projetos de infra-estrutura,

implantao, ampliao de projetos industriais, bem como construo e/ou expanso de Shopping Centers. Pargrafo Primeiro As aplices devero consignar clusula especial em favor do BNDES, nos seguintes termos: Fica entendido e concordado que a presente aplice no poder ser cancelada, ou sofrer qualquer alterao, inclusive no tocante a presente clusula de Beneficirio, sem prvia e expressa anuncia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, na qualidade de credor, ao qual ser paga indenizao devida pelo presente contrato de seguro. Pargrafo Segundo Os contratos de colaborao financeira a que alude o caput deste Artigo devero conter clusula em que a Beneficiria, na qualidade de Segurado-Contra-tante, outorgue poderes ao BNDES, em carter irretratvel e irrevogvel, at a final concluso do projeto, decorrente dos contratos acima citados, para acionar a Seguradora a fim de resguardar os direitos estabelecidos na aplice. Pargrafo Terceiro Dever, igualmente, a Beneficiria comprovar a renovao do seguro, de acordo com a respectativa periodicidade, reservando-se o BNDES o direito de exigir, a qualquer tempo, a apresentao de todo e qualquer comprovante do cumprimento das obrigaes contratuais relativas a seguros. Captulo VI DAS OBRIGAES GERAIS DA BENEFICIRIA Art. 34 A Beneficiria da Colaborao Financeira obriga-se a: I comprovar a aplicao dos recursos prprios previstos no projeto; II suprir, mediante aumentos de capital em dinheiro, as insuficincias que ocorrerem na realizao de recursos necessrios execuo do projeto; III remeter ao BNDES, dentro de 30 (trinta) dias do seu arquivamento: a) as alteraes de seu contrato ou estatuto social; b) as atas de suas assemblias gerais ordinrias e extraordinrias e das reunies do Conselho de Administrao; IV remeter ao BNDES juntamente com os documentos referidos no inciso anterior: a) a relao autenticada dos acionistas presentes s assemblias e o nmero de aes com que cada qual compareceu; b) a lista de subscritores com o respectivo nmero de aes subscritas na hiptese de aumento de capital por subscrio; V contabilizar a aplicao da Colaborao Financeira, distribuda em rubricas, contas ou subcontas correspondentes aos itens do projeto, obedecendo discriminao estabelecida pelo BNDES; VI facultar ampla fiscalizao da aplicao dos recursos previstos para a execuo do projeto, franqueando ao BNDES por seus representantes ou prepostos: a) a sua contabilidade, com todos os documentos e registros; b) todas as dependncias de seus estabelecimentos;

10

VII manter o BNDES informado sobre: a) quaisquer decises internas que possam afetar o rendimento ou cotao dos ttulos de sua emisso, ou a rentabilidade e produtividade da empresa; b) quaisquer atos ou fatos que impliquem reduo, corte ou extino de receita, verba, auxlio ou subveno, quando se tratar de rgo da Administrao Pblica direta ou indireta; VIII contratar, quando o BNDES assim determinar, submetendo a este, previamente, o nome da empresa ou tcnico escolhido: a) servios de auditoria externa, compreendendo basicamente: 1 emisso de parecer sobre os sistemas de informaes, de controle interno e de operaes, destacando o desempenho operacional da Beneficiria em relao s previses do projeto, justificando os desvios superiores a 10% (dez por cento) e apresentando reajustes das previses feitas; 2 fornecimento de certificado sobre todas as demonstraes financeiras da Beneficiria; 3 remessa, ao BNDES, de cpia de relatrios e pareceres concernentes ao desempenho da empresa e respectivo projeto; b) servios de assessoria tcnica para a execuo do empreendimento objeto da Colaborao Financeira; c) servios de consultoria tcnica para aperfeioamento administrativoorganizacional; IX sem prvia autorizao do BNDES, no conceder preferncia a outros crditos, no fazer amortizao de aes, no emitir debntures e partes beneficirias nem assumir novas dvidas, ressalvado o estabelecido no Pargrafo Segundo deste artigo; X cumprir as exigncias do BNDES e de autoridades federais, estaduais e municipais, relativas preservao do meio ambiente; XI no contratar servios de pessoas fsicas ou jurdicas situadas fora do Pas, salvo para funes ou atividades altamente tcnicas e especializadas, inexistentes ou carentes no Pas, ou que constituam know how introduzido pelo projeto apoiado pelo BNDES; XII sem prvia autorizao do BNDES, no alienar nem onerar bens de seu ativo permanente, salvo quando se tratar: a) de bens inservveis ou obsoletos; ou b) de bens que sejam substitudos por novos de idntica finalidade; XIII mencionar, sempre com destaque, em qualquer divulgao que fizer sobre suas atividades relacionadas com o projeto ou sobre o bem financiado, a colaborao do BNDES; XIV manter em dia o pagamento de todas as obrigaes de natureza tributria, trabalhista, previdenciria, e outras, de carter social, inclusive o recolhimento das contribuies devidas ao Fundo de Participao PIS/Pasep e ao Fundo de Investimento Social Finsocial, exibindo ao BNDES os respectivos comprovantes, sempre que exigidos, bem como apresentar, se assim exigida, prova idnea do cumprimento de obrigao de qualquer outra natureza a que esteja submetida por fora de disposio legal ou regulamentar;
__________________

11

XV manter o BNDES informado de sua situao tcnica, econmica e financeira e, quando exigido, fornecer relatrios, informaes e demonstrativos; XVI cumprir, no transporte dos bens adquiridos com a colaborao financeira do BNDES, a legislao aplicvel ao transporte dos bens adquiridos atravs de financiamento com recursos pblicos, inclusive sob a forma de importao; XVII reembolsar ao BNDES as despesas efetuadas na fiscalizao, regularizao, segurana, conservao ou realizao de seus direitos creditrios ou no cumprimento de suas obrigaes de garante; XVIII colocar, na hiptese de Colaborao Financeira no reembolsvel, seu corpo de pesquisadores disposio do BNDES para responder a consultas sobre o programa e projetos, sem que essa assistncia tcnica resulte em nus para o BNDES; XIX obedecer s normas e critrios da FINAME na aquisio de equipamentos objeto da Colaborao Financeira do BNDES, submetendo sua prvia aprovao relao especificada dos equipamentos, componentes e materiais a serem adquiridos a partir da data do deferimento da Operao, discriminando fornecedores, subfornecedores e o ndice de nacionalizao de cada item, acompanhada do respectivo cronograma de desembolsos; XX comprovar, sempre que exigido pelo BNDES, estar quite com as obrigaes legais, no mbito federal, estadual e municipal, relativas manuteno de creches; XXI enviar trimestralmente ao BNDES as informaes periodicamente prestadas Comisso de Valores Mobilirios, nos termos das normas vigentes, se a Beneficiria for companhia aberta. Pargrafo Primeiro O BNDES pode contratar diretamente os servios referidos no inciso VIII, ficando autorizado a faz-lo em nome e por conta da Beneficiria, debitando a esta as despesas correspondentes. Pargrafo Segundo No se incluem nas dvidas referidas no inciso IX: a) os emprstimos para atender aos negcios de gesto ordinria da Beneficiria ou com a finalidade de mera reposio ou substituio de material; b) os descontos de efeitos comerciais de que a Beneficiria seja titular, resultantes de venda ou prestao de servios. Pargrafo Terceiro Na hiptese do inciso XIII, independentemente de qualquer publicidade adicional, obriga-se a Beneficiria a inserir banner virtual do BNDES na sua pgina de Internet, se houver, e a fixar em lugar visvel do local de realizao do projeto e nos bens financiados, desde que listados na pgina do BNDES na Internet, sinalizao de acordo com modelo, dimenses e inscries indicados no Portal do BNDES na Internet (www.bndes.gov.br). Captulo VII DAS OBRIGAES DOS INTERVENIENTES Art. 35*
__________________ * Revogado

12

Art. 36 Os terceiros prestantes de garantia real assumem as obrigaes da Beneficiria estipuladas nestas Disposies, em relao aos bens por eles dados em garantia. Captulo VIII DO CRDITO-RESERVA Art. 37 O crdito-reserva, previsto margem do principal, entende-se como o crdito sob Condio Suspensiva, destinado a suplementar eventuais deficincias de recursos da Beneficiria, dependendo da disponibilidade financeira do BNDES. Pargrafo Primeiro A Condio Suspensiva do crdito-reserva, a que alude este artigo, a ocorrncia de evento que justifique a necessidade de sua utilizao, aferida atravs de estudo tcnico do BNDES. Pargrafo Segundo O estudo tcnico referido no pargrafo anterior est sujeito ao recolhimento dos encargos exigveis, como se se tratasse de novo pedido de Colaborao Financeira. Art. 38 Autorizada pelo BNDES a utilizao do crdito-reserva, sujeitar-se o mesmo s condies e encargos do crdito principal, no que couber, alm das seguintes: I a Beneficiria, para poder utiliz-lo, dever averbar no registro da garantia real, se houver, o ato do BNDES autorizativo da utilizao do crditoreserva; II a utilizao do crdito-reserva ser efetivada dentro das foras da garantia do crdito principal, se houver e for suficiente; III a dvida resultante do crdito-reserva ser incorporada dvida principal, e exigvel juntamente com as amortizaes remanescentes desta; IV o Prazo de Carncia do crdito-reserva ser contado da data do ato que autorizar a sua utilizao. Captulo IX DO INADIMPLEMENTO E DAS PENALIDADES Seo I Normas Gerais Art. 39 Alm das hipteses de vencimento legal, o BNDES poder decretar o vencimento antecipado do contrato, e exigir imediatamente a dvida, nas seguintes hipteses: I inadimplemento de qualquer obrigao da Beneficiria ou do Interveniente; II inadimplemento de qualquer obrigao assumida perante o BNDES e suas subsidirias, por parte de empresa ou entidade integrante do Grupo Econmico a que a Beneficiria pertena; III o controle efetivo, direto ou indireto, da Beneficiria sofrer modificao aps a contratao da operao, sem prvia e expressa autorizao do BNDES; ou

______________

13

IV ocorrncia de procedimento judicial ou de qualquer evento que possa afetar as garantias constitudas em favor do BNDES. Art. 40 Verificado o inadimplemento, poder o BNDES considerar vencidos antecipadamente todos os contratos celebrados com a Beneficiria, independentemente da aplicao das sanes estabelecidas. Seo II Do Inadimplemento Financeiro Art. 41 Na ocorrncia de inadimplemento de qualquer obrigao financeira, ou se o valor oferecido em pagamento for insuficiente para a liquidao de, no mnimo, 1 (uma) prestao da dvida, ser aberta, no BNDES, conta especial em nome da Beneficiria, na qual sero registrados, a dbito, os valores das prestaes inadimplidas, acrescidos dos encargos previstos nos artigos seguintes. Pargrafo nico Os depsitos efetuados pela Beneficiria inadimplente na conta referida no caput sero admitidos como pagamento parcial da dvida. Esse procedimento, contudo, no importar em novao da dvida, nem poder ser invocado como causa suficiente para interromper ou elidir a mora ou a exigibilidade imediata da obrigao. Art. 42 Sobre o valor das obrigaes inadimplidas ser aplicada, de imediato, a pena convencional de 10% (dez por cento), escalonada de acordo com o perodo de inadimplemento, conforme especificado abaixo: N de Dias teis de Atraso 1 (hum) 2 (dois) 3 (trs) 4 (quatro) 5 (cinco) 6 (seis) 7 (sete) 8 (oito) 9 (nove) 10 (dez) ou mais Pena Convencional 1% (hum por cento) 2% (dois por cento) 3% (trs por cento) 4% (quatro por cento) 5% (cinco por cento) 6% (seis por cento) 7% (sete por cento) 8% (oito por cento) 9% (nove por cento) 10% (dez por cento)

Art. 43 O saldo devedor vencido, j incorporada a pena convencional de at 10% (dez por cento), ser remunerado pelos encargos financeiros contratuais, acrescidos de 7,5% (sete e meio por cento) ao ano, e atualizado, quando for o caso, de acordo com o ndice constante do contrato. Pargrafo nico No caso de obrigao financeira com previso de capitalizao de encargos, a forma de clculo descrita no caput ser aplicada, somente, para a parcela dos encargos de inadimplemento que vier a exceder a parte capitalizvel. Art. 44 A Beneficiria inadimplente ficar, ainda, sujeita ao pagamento de juros moratrios de 1% (hum por cento) ao ano, incidentes sobre o saldo devedor vencido acrescido da pena convencional a que se refere o artigo 42, que sero calculados, dia a dia, de acordo com o sistema proporcional.
______________

14

Art. 45 Sobre as parcelas vincendas da dvida continuaro a ser aplicados os juros contratuais. Art. 46 Na hiptese de ocorrer a imediata exigibilidade da dvida, ser aplicado a todo o saldo devedor o disposto nos artigos 42 a 44. Seo III Do Inadimplemento No-Financeiro Art. 47 Na hiptese de atraso no cumprimento de obrigao nofinanceira, a Beneficiria ficar sujeita a multa de 1% (um por cento) ao ano, incidente sobre o saldo devedor corrigido de principal e encargos, a partir do dia seguinte ao fixado pelo BNDES no contrato ou atravs de notificao judicial ou extrajudicial, para cumprimento da obrigao inadimplida. Pargrafo Primeiro Se ocorrer descumprimento de obrigao nofinanceira, na hiptese prevista no artigo 18, pargrafo segundo, a multa ser calculada sobre o valor recebido antecipadamente pelo BNDES, corrigido de acordo com o artigo 14. Pargrafo Segundo Se o descumprimento de obrigao no-financeira ocorrer em operao de prestao de garantia, o saldo devedor a que se refere o caput ser o da obrigao garantida. Pargrafo Terceiro Na hiptese de inadimplemento de obrigao de Interveniente, ficar este sujeito a multa de valor igual ao estabelecido no caput, tambm incidente a partir do dia seguinte ao fixado pelo BNDES no contrato ou atravs de notificao judicial ou extrajudicial, para cumprimento da obrigao inadimplida. Art. 47-A Nas hipteses de no-comprovao fsica e/ou financeira da realizao do projeto objeto da colaborao financeira, assim como de aplicao dos recursos concedidos em finalidade diversa daquela prevista no instrumento formalizador da operao, ocorrer o vencimento antecipado do contrato, ficando a Beneficiria sujeita, a partir do dia seguinte ao fixado atravs de notificaojudicial ou extrajudicial, multa de 50% (cinqenta por cento) incidente sobre o valor liberado e no comprovado, acrescido dos encargos devidos na forma contratualmente ajustada at a data da efetiva liquidao do dbito. Seo IV Do Inadimplemento Financeiro em Operaes de Prestao de Garantia Art. 48 O BNDES dever honrar as garantias prestadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT e do Fundo de Participao PIS/PASEP, hiptese em que, sobre as quantias efetivamente desembolsadas, expressas em moeda nacional, incidir, enquanto perdurar o inadimplemento, a pena convencional prevista no art. 42, alm dos juros moratrios previstos no art. 44.

_________________

15

Art. 49 A dvida vencida, j incorporados os encargos descritos no art. 48, ser remunerada, enquanto perdurar o inadimplemento, taxa de 12% (doze por cento) ao ano, acima do critrio legal de remunerao dos recursos repassados ao BNDES, originrios do Fundo de Amparo ao Trabalhador FAT e do Fundo de Participao PIS/PASEP. TTULO II DAS DISPOSIES APLICVEIS AOS CONTRATOS EM PARTICULAR Captulo I DOS CONTRATOS DE PROMESSA DE PRESTAO DE GARANTIA Seo I Da Garantia em Moeda Estrangeira Art. 50 No contrato de promessa de prestao de garantia a obrigaes em moeda estrangeira, a Beneficiria obriga-se, ainda, a: a) apresentar ao BNDES, no prazo de 90 (noventa) dias, contado da data em que for celebrado o contrato objeto da garantia, o original do Certificado de Autorizao ou de Registro, emitido pelo Banco Central do Brasil; b) recolher ao BNDES, na data de fechamento de cmbio, fixada de conformidade com a legislao pertinente, os valores necessrios ao pagamento das obrigaes garantidas, impostos, taxas e despesas de remessa; c) informar ao BNDES, imediatamente aps o incio de cada novo perodo de juros, na hiptese de obrigaes financeiras com taxas variveis, os dados necessrios liquidao das obrigaes vincendas, na forma que lhe for determinada pelo BNDES; d) entregar ao BNDES os documentos necessrios efetivao das medidas referidas neste artigo, inclusive quanto a qualquer benefcio de natureza tributria, bem como os documentos necessrios liquidao de quaisquer obrigaes garantidas, at 5 (cinco) dias teis antes da data estabelecida para cada pagamento no exterior. Pargrafo Primeiro O BNDES deve providenciar, por ordem e conta da Beneficiria, a contratao, o fechamento do cmbio, o pagamento de impostos ou taxas devidos e a remessa dos recursos destinados ao pagamento das obrigaes garantidas. Pargrafo Segundo Se ocorrer variao para mais no montante dos recursos necessrios remessa, a Beneficiria dever recolher ao BNDES, no prazo fixado no aviso de dbito que este lhe enviar, o valor da complementao. Pargrafo Terceiro O BNDES pode, a exclusivo critrio, e enquanto julgar conveniente, autorizar a Beneficiria a efetuar diretamente os pagamentos por ele garantidos, obrigando-se a Beneficiria a informar imediatamente a sua efetivao, na forma determinada pelo BNDES. Pargrafo Quarto A liquidao antecipada, parcial ou total do contrato garantido somente pode ser negociada e efetuada mediante prvia autorizao do BNDES.

16

Seo II Da Garantia em Moeda Nacional Art. 51 No contrato de promessa de prestao de garantia a obrigaes em moeda nacional, a Beneficiria obriga-se, ainda, a: a) pagar, diretamente ao credor do financiamento garantido pelo BNDES, as prestaes de principal e encargos, impostos, taxas e demais despesas estabelecidas no contrato garantido, na data dos vencimentos, informando imediatamente ao BNDES esses pagamentos, na forma que lhe for determinada; b) passar a recolher ao BNDES, quando este o determinar, ou se vier a tornar-se inadimplente, os valores necessrios ao pagamento das prestaes de principal e encargos, impostos, taxas e demais despesas, na data estabelecida no contrato garantido ou nos prazos determinados nas normas pertinentes, quando prevalecerem sobre as disposies contratuais; nesse caso, o BNDES dever passar a providenciar, por ordem e conta da Beneficiria, o pagamento das obrigaes garantidas; e c) informar, imediatamente aps o incio de cada novo perodo de juros, na hiptese de obrigaes financeiras com taxas variveis, os dados necessrios liquidao das obrigaes vincendas, na forma determinada pelo BNDES. Pargrafo nico A liquidao antecipada, parcial ou total do contrato garantido somente pode ser negociada e efetuada mediante prvia autorizao do BNDES. Captulo II DOS CONTRATOS DE REPASSE Art. 52 No contrato de repasse, o agente financeiro do BNDES obriga-se, ainda, a: I garantir ao BNDES, como del credere, a solvncia das Beneficirias finais com quem contratar; II liquidar antecipadamente, a exclusivo critrio do BNDES, as Operaes que, em conseqncia de inadimplemento da Beneficiria final ou de qualquer Interveniente, deixem de atender s exigncias fixadas para a concesso do crdito; III incluir, nos contratos que assinar com as Beneficirias finais, clusulas em que estas se obriguem a: a) cumprir, perante o agente financeiro, no que for aplicvel, as normas destas Disposies, aceitando-as como parte integrante dos respectivos contratos; b) permitir ao BNDES, por seus representantes ou prepostos, o livre acesso s suas dependncias e aos seus registros contbeis, para efeito de controle da Colaborao Financeira, prestando toda e qualquer informao solicitada; c) cumprir as demais obrigaes estabelecidas pelo BNDES para a concesso da Colaborao Financeira; IV exigir das Beneficirias finais a constituio de garantia real em seu favor, no valor mnimo correspondente a 130% (cento e trinta por cento) da Colaborao Financeira, ressalvadas as operaes ou programas em que o BNDES, expressamente, dispense a constituio da referida garantia ou estabelea ndices diferentes para sua constituio; V ceder ou caucionar ao BNDES, se este o exigir, os crditos referentes s operaes especficas;

17

VI aplicar, nas operaes especficas a serem contratadas, as modificaes introduzidas pelo BNDES no regulamento ou programa de que se originem; VII fiscalizar a aplicao dos recursos necessrios realizao do empreendimento, para os fins a que se destinem; VIII exigir dos auditores externos parecer especfico sobre os registros das operaes de repasse e sobre o cumprimento das normas do regulamento ou programa de que se tenha originado a Operao; IX no conceder Colaborao Financeira a empresa que, direta ou indiretamente, seja Beneficiria de Colaborao Financeira do BNDES, salvo expressa autorizao deste; X liberar s Beneficirias finais os recursos fornecidos pelo BNDES, no prazo mximo de 3 (trs) dias teis; XI* XII no cobrar encargos adicionais queles estabelecidos no Contrato, nem estabelecer obrigaes para a Beneficiria final que, a ttulo de reciprocidade, constituam, direta ou indiretamente, elevao da remunerao estabelecida pelo BNDES; XIII abrir e reajustar os crditos destinados s operaes especficas, assim como os respectivos saldos devedores, de acordo com os critrios estabelecidos pelo BNDES. Pargrafo Primeiro O BNDES poder suspender a utilizao do crdito, ou estabelecer vnculo jurdico diretamente com as Beneficirias finais, inclusive exigindo destas o pagamento do saldo da dvida das operaes repassadas atravs do agente financeiro, se este deixar de atender aos padres de desempenho estabelecidos pelas autoridades monetrias ou pelo BNDES. Pargrafo Segundo Na hiptese de a Operao de repasse destinar-se a financiamento a acionista ou quotista controladores, o agente financeiro obriga-se, ainda, a: a) incluir, nos contratos com as Beneficirias finais, clusulas em que estas se obriguem a cumprir o estabelecido no artigo 53; b) exigir a intervenincia da empresa emitente de aes ou quotas no contrato com a Beneficiria final, para que assuma as obrigaes estabelecidas no artigo 54; e c) no exigir ou aceitar a outorga de garantia de qualquer natureza da empresa emitente das aes ou suas subsidirias. Captulo III DOS CONTRATOS DE FINANCIAMENTO A ACIONISTAS Art. 53 No contrato de financiamento a acionistas ou quotistas controladores para a integralizao de aes ou quotas subscritas, obriga-se, ainda, a Beneficiria a: I no alienar ou onerar as aes ou quotas subscritas com a Colaborao Financeira do BNDES, inclusive direitos de subscrio e os incrementos de participao distribudos,
_______________ * Revogado

18

obrigando-se, na hiptese de aes, a mant-las sob a forma nominativa ou escritural durante a vigncia do Contrato; II* III suprir o projeto da empresa emitente das aes ou quotas com os recursos da contrapartida prevista no cronograma, mediante integralizao de capital em dinheiro; IV autorizar a empresa emitente das aes ou quotas a receber diretamente os recursos, lanando-os em conta especial do passivo a crdito da Beneficiria; V comprovar ao BNDES, at 30 (trinta) dias aps a utilizao de cada parcela do crdito, a subscrio e integralizao das aes ou quotas; VI arquivar o Contrato na sede da empresa interveniente, bem como fazer averbao do seguinte teor no respectivo Livro de Registro de Aes Nominativas e nas cautelas das aes existentes e das que vierem a ser emitidas: As aes e respectivos direitos de subscrio, a que se refere esta averbao/certificado, esto sujeitas ao nus, condies e obrigaes assumidas por seu titular no Contrato celebrado com o BNDES, em... (data)..., e arquivado na sede desta Sociedade para produzir eficcia contra terceiros, ou informar instituio financeira responsvel pelas contas de depsito, na hiptese de aes escriturais, os nus, condies e obrigaes assumidas no Contrato. Art. 54 No Contrato mencionado no artigo anterior, a empresa interveniente, emitente das aes ou quotas, alm do cumprimento destas Disposies, obriga-se a: I aceitar a estipulao estabelecida no item IV do artigo anterior, comprometendo-se a aplicar os recursos recebidos na integralizao das aes subscritas pela Beneficiria, utilizando-os, exclusivamente, no projeto aprovado pelo BNDES; II emitir, no prazo de 90 (noventa) dias aps a integralizao, cautelas ou certificados das aes representativas do seu capital social; III velar pelo cumprimento das obrigaes das Beneficirias, abstendo-se de registrar em seus livros quaisquer atos que importem em violao dessas obrigaes, dando imediato conhecimento do fato ao Banco. Art. 55 O BNDES pode considerar vencido antecipadamente o Contrato, se: I a empresa emitente das aes ou quotas deixar de ter seu controle efetivo exercido, direta ou indiretamente, por pessoa fsica ou grupo de pessoas fsicas domiciliadas e residentes no Pas; e II o poder de deciso na empresa emitente das aes ou quotas deixar de ser assegurado em instncia final maioria do capital votante representado pela participao societria nacional. Captulo IV DOS CONTRATOS COM INSTITUIES DO PODER PBLICO Art. 56 Nos contratos com instituies do poder pblico, a Beneficiria obriga-se, ainda, a:
______________ * Revogado

19

I publicar o teor do Contrato ou resumo no Dirio Oficial da Unio, se a Operao envolver a participao da Unio Federal ou de entidade autrquica federal, na qualidade de Beneficiria ou Interveniente; na hiptese de participao de Estado ou Municpio, ou de entidade da Administrao Indireta estadual ou municipal, a publicao no respectivo rgo oficial ser obrigatria, se assim dispuser a legislao estadual ou municipal aplicvel; II incluir, em suas propostas de Oramento Anual e Plurianual de Investimento, dotaes em montante capaz de assegurar o aporte de recursos de contrapartida, necessrios realizao do programa ou projeto financiado; III na hiptese de cesso, sob a forma de reserva de meios de pagamento ou vinculao em garantia, de transferncias federais, produto da cobrana de impostos, taxas e sobretaxas, de incentivos fiscais ou de rendas e contribuies de qualquer espcie: a) incluir, a partir da data de celebrao do Contrato e at final liquidao da dvida, em cada exerccio financeiro, em suas propostas de Oramento Anual e Plurianual de Investimento, dotaes ou parcelas oriundas da receita vinculada, em montante capaz de satisfazer o pagamento do principal e encargos decorrentes da Operao; b) providenciar o envio, antes da utilizao do crdito, de autorizao especfica dirigida a instituio financeira, ou a qualquer outra entidade ou rgo da Administrao Pblica, que detenha a condio de depositrio ou gestor daquelas receitas para reter ordem do BNDES os recursos necessrios satisfao da dvida; c) remeter, se assim o dispuser a legislao aplicvel, cpia do Contrato celebrado ao Tribunal de Contas competente. Captulo V DOS CONTRATOS RELATIVOS A OPERAES EM MERCADO DE

CAPITAIS
Seo I Dos Contratos de Garantia de Subscrio e Colocao Pblica de

Valores Mobilirios
Art. 57 As instituies consorciadas outorgam ao BNDES, sendo este o consorciadolder do lanamento, poderes de representao, para os fins estabelecidos no pargrafo segundo, artigo 15, da Lei n 4.728/65. Art. 58 Na hiptese de lanamento por consrcios de instituies, no haver a responsabilidade solidria entre os consorciados, respondendo cada qual, isoladamente, pelos compromissos assumidos. Art. 59 O Contrato ser resolvido, de pleno direito, sem nus para os contratantes, se a Comisso de Valores MobiliriosCVM no conceder os registros necessrios realizao de seu objeto. Art. 60 No contrato de garantia de subscrio e colocao pblica de valores mobilirios, a Beneficiria obriga-se, ainda, a: I promover, se cabvel, as alteraes no estatuto social e em acordos de acionistas, no sentido de adapt-los s exigncias de companhia aberta;

20

II promover, se cabvel, seu registro de companhia aberta na Comisso de Valores Mobilirios CVM; III fornecer ao BNDES os documentos e informaes necessrios anlise da proposta de emisso para registro da oferta pblica na Comisso de Valores Mobilirios CVM, cumprindo as formalidades necessrias; IV remeter ao BNDES, imediatamente aps a completa subscrio das aes, cpia da ata da assemblia geral ou da reunio do Conselho de Administrao, conforme o caso, que tiver homologado o aumento de capital, revestida das formalidades legais; V remeter ao BNDES balancete comprobatrio de contabilizao do gio do preo das aes; VI promover, a suas expensas, a publicao dos anncios sobre a oferta pblica e o encerramento de colocao dos valores mobilirios; VII manter permanentemente atualizados seus registros perante a Comisso de Valores Mobilirios CVM; VIII efetuar, sem nus para o BNDES ou para os adquirentes dos ttulos, quanto do lanamento pblico, desdobramentos ou grupamentos dos certificados de mltiplos de aes ou debntures; IX manter auditoria externa, a partir da oferta pblica dos ttulos e, na hiptese de debntures, enquanto toda a emisso no houver sido resgatada; X suportar, nas pocas prprias, as suas expensas, todos os custos financeiros relativos oferta pblica dos valores mobilirios, inclusive despesas de promoo, material de propaganda, impresso de prospectos e tudo o mais que for afinal necessrio efetivao da referida oferta; XI manter em funcionamento departamento de acionistas, de modo a assegurar atendimento adequado aos investidores, ou contratar servios de instituio financeira autorizada a operar como agente emissor de certificados, aprovada pelo BNDES; XII aplicar integralmente os recursos, na forma do plano de aplicao de recursos que houver encaminhado ao BNDES, exibindo-lhe os comprovantes, sempre que este o determinar; XIII remeter ao BNDES, at o dia 31 de dezembro de cada exerccio, relatrio sinttico de sua poltica operacional para o exerccio subseqente e o respectivo oramento com previses mensais de receita e despesa; XIV para a efetivao da oferta pblica: a) comprovar o decurso do prazo legal para o exerccio do direito de preferncia, ou a renncia a este por parte de seus acionistas, bem como comunicar por escrito ao BNDES o montante dos valores mobilirios no subscritos durante o referido prazo; b) comprovar, se cabvel, o registro no Cartrio do Registro de Imveis competente ou de Ttulos e Documentos, conforme a natureza dos bens, da garantia real constituda em favor do BNDES, na hiptese de lanamento pblico de debntures afianadas pelo BNDES; e c) comprovar o registro da oferta na Comisso de Valores Mobilirios CVM;

21

XV para a efetivao da subscrio das sobras, colocar os valores mobilirios disposio do BNDES, em tantos certificados de mltiplos quantos forem exigidos; e XVI tratando-se de emisso de debntures: a) contratar com banco comercial, aceito pelo BNDES, servios de pagamento do principal e encargos das debntures, obrigando-se o referido banco a comunicar por escrito ao BNDES, at 3 (trs) dias teis antes do vencimento de cada obrigao financeira, o depsito, pela Beneficiria, dos recursos correspondentes; e b) comunicar imediatamente ao BNDES o montante das debntures convertidas em aes e das resgatadas antecipadamente. Seo II Dos Contratos de Financiamento a Fundos de Liquidez Art. 61 A sociedade corretora, administradora de Fundos de Liquidez, financiada pelo BNDES, obriga-se, ainda, a: I utilizar os recursos do Fundo de Liquidez em sua estrita finalidade de conferir liquidez s aes a que se refira, a preos de mercado, sem realizar atos contrrios s prticas de sustentao de preos dos ttulos; II assumir as responsabilidades legais de depositria dos recursos que constituam o patrimnio do Fundo de Liquidez, em qualquer poca de sua vigncia; III aplicar os recursos do Fundo de Liquidez exclusivamente nos valores mobilirios que constituam seu objeto ou em ttulos da dvida pblica; IV zelar pelo comportamento ordenado do mercado objeto do Fundo de Liquidez, atuando de forma a evitar flutuaes indesejveis nas cotaes dos respectivos valores mobilirios; V manter contabilidade separada para as operaes efetuadas por seu intermdio, enviando ao BNDES, mensalmente ou quando determinado, o balano do Fundo de Liquidez; VI envidar esforos para induzir novos investidores a participar das negociaes com os valores mobilirios sob sua responsabilidade, por meio de promoo e divulgao dos citados valores mobilirios perante o mercado; VII esclarecer-se com os rgos de administrao da empresa para divulgao, ao pblico, dos fatos relevantes que possam alterar o comportamento normal dos ttulos no mercado; VIII atuar, em colaborao com as bolsas de valores e a Comisso de Valores Mobilirios CVM, no sentido de evitar a ocorrncia de manipulao de preos, utilizao de informaes privilegiadas ou quaisquer fatos que influenciem o conceito dos valores mobilirios perante o mercado de capitais; IX solicitar bolsa de valores a interrupo ou o cancelamento de operaes com os valores mobilirios objeto do Fundo de Liquidez, sempre que verifique a existncia de negociao que vise a provocar situao artificial de preos.

22

Captulo VI DOS CONTRATOS COM RECURSOS DO FUNDO DA MARINHA

MERCANTE
Seo I Das Disposies Gerais Art. 62 Ao Contrato de Colaborao Financeira conta do FMM aplicamse, tambm, as disposies deste Captulo. Art. 63 O crdito ser posto disposio da Beneficiria, de acordo com esquema a ser estabelecido por via epistolar, o qual poder ser alterado pela mesma forma, em funo das necessidades de realizao do projeto, respeitadas, em qualquer hiptese, a disponibilidade oramentria e a programao financeira do FMM. Pargrafo nico A qualquer momento, a utilizao do crdito poder ser suspensa, se a execuo do projeto, sob o aspecto financeiro, no estiver de acordo com o Cronograma de Construo e Quadro de Usos e Fontes aprovado para a Embarcao Financiada. Art. 64 Integram o Contrato de Colaborao Financeira com recursos do FMM para todos os fins e efeitos jurdicos, sem que resultem obrigao, responsabilidade ou nus de qualquer natureza para o BNDES perante o Estaleiro ou a Beneficiria: I o contrato de aquisio mediante construo de Embarcao Financiada, celebrado entre o Estaleiro e a Beneficiria; II as Especificaes Contratuais; III os Planos de Construo que dele fazem parte. Pargrafo Primeiro A elaborao e a execuo do projeto devem ter por base as Especificaes Contratuais, os Planos de Construo e as regras das sociedades classificadoras. Pargrafo Segundo Quaisquer alteraes nas Especificaes Contratuais e nos Planos de Construo dependem da prvia autorizao do BNDES. Pargrafo Terceiro A substituio das folhas pertinentes, rubricadas pelas partes, suficiente para tornar efetivas as alteraes propostas, sem que importe em novao dos contratos. Seo II Da Execuo Judicial e do Foro Art. 65 Para fins de execuo judicial, a Beneficiria reconhece a certeza e liquidez da dvida constante de Certido da Dvida Ativa expedida pela Unio Federal. Pargrafo Primeiro Como prova da certeza e liquidez da dvida, a Unio Federal apresentar em Juzo, apenas, a Certido da Dvida Ativa e, se necessrio, o Contrato em que a dvida se fundar. Pargrafo Segundo A Beneficiria no poder exigir processo especial de verificao nem, sob qualquer pretexto, retardar o pagamento da dvida.

23

Pargrafo Terceiro Fica ressalvado Beneficiria o uso posterior da repetio do indbito, na hiptese de erro na Certido da Dvida Ativa apresentada pela Unio Federal. Art. 66 O foro do Contrato ser o da Unio Federal, ressalvado a esta o direito de optar pelo da situao dos bens dados em garantia. Seo III Das Obrigaes Especiais da Beneficiria Art. 67 No Contrato de Colaborao Financeira conta do FMM, a Beneficiria obriga-se, ainda, a: I manter em dia todas as obrigaes contratuais perante o FMM; II comprovar o registro, no Tribunal Martimo, da garantia constituda sobre a embarcao em favor da Unio Federal, no prazo de 90 (noventa) dias, contado a partir da eficcia do negcio jurdico; III manter, at final liquidao da dvida, a embarcao dada em garantia na classificao em que foi construda, apresentando ao BNDES, na poca da entrega da embarcao e anualmente, atestado comprobatrio expedido pela sociedade classificadora contratada, bem como autorizar o BNDES a ter acesso ao registro daquele bem, promovido pela sociedade classificadora; IV cumprir, nos prazos estabelecidos, todas as obrigaes decorrentes do contrato de construo relativo Embarcao Financiada; V contratar, se o BNDES determinar, servios de auditoria externa especfica para os gastos realizados pelo Estaleiro na construo da Embarcao Financiada; VI apresentar ao BNDES relatrios de acompanhamento fsico e financeiro da construo da Embarcao Financiada, de acordo com as diretrizes e a periodicidade definidas pelo BNDES em manual especfico, informando sobre as atividades realizadas e aquelas cuja execuo for prevista para o perodo seguinte; VII contratar, se o BNDES determinar, empresa especializada para elaborar os relatrios mencionados no inciso anterior; VIII obter autorizao do Estaleiro, para que os representantes e prepostos do BNDES tenham livre acesso s suas instalaes, e s informaes pertinentes ao projeto, para fins de verificao e acompanhamento fsico e financeiro da construo da Embarcao Financiada; IX apresentar ao BNDES, nas pocas prprias, o Relatrio de Fim de Garantia, o Termo de Cessao de Garantia e o Termo de Entrega e Aceitao, pertinentes Embarcao Financiada; X apresentar Ttulo de Inscrio e a Proviso de Registro, expedidos pela Capitania dos Portos e pelo Tribunal Martimo, respectivamente, no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da assinatura do Termo de Entrega e Aceitao da Embarcao Financiada; XI no operar a embarcao dada em garantia contrariamente s normas legais e administrativas brasileiras ou de qualquer outro pas em cujas guas se encontrar, obedecendo aos limites de navegao autorizados pela Sunamam;

24

XII comprovar a realizao das vistorias peridicas na embarcao dada em garantia, nas pocas estabelecidas na legislao pertinente, apresentando ao BNDES o Termo de Vistoria; XIII assegurar ao BNDES o direito de colocar um representante a bordo da embarcao dada em garantia, a fim de inspecion-la, e averiguar o cumprimento das exigncias contratuais e legais; XIV submeter prvia aprovao do BNDES eventual substituio da sociedade classificadora contratada. Seo IV Dos Seguros das Embarcaes Subseo I Normal Geral Art. 68 O seguro da Embarcao Financiada e de outras embarcaes, objeto de garantias constitudas nos contratos do FMM, reger-se- pelas disposies da presente Seo, alm das estabelecidas nos artigos 29 a 33, no que couber. Pargrafo nico A Beneficiria no pode praticar nem tolerar ou permitir que seja praticado qualquer ato que possa prejudicar os direitos decorrentes do seguro. Subseo II Do Seguro da Embarcao em Construo Art. 69 A Beneficiria deve segurar a embarcao em construo, dada em garantia, bem como os equipamentos, materiais e componentes a ela destinados, desde o incio da sua construo at a data da assinatura do Termo de Entrega e Aceitao. Pargrafo Primeiro O seguro referido neste artigo deve ser contratado de acordo com a cobertura especial n 7 das Condies Particulares da Aplice de Seguro Cascos-Martimos. Pargrafo Segundo O seguro deve ser mantido em valor equivalente ao preo total de construo da embarcao, nele includos quaisquer acrscimos ocorridos durante a fase de construo, atualizado pelo ndice de reajuste aplicvel ao financiamento. Subseo III Dos Seguros de Embarcaes Construdas

Art. 70 A Beneficiria deve segurar as embarcaes dadas em garantia,


at a liquidao final das obrigaes, sendo o termo inicial: I a assinatura do Termo de Entrega e Aceitao, na hiptese de Embarcao Financiada; II a constituio de garantia, nas demais hipteses. Pargrafo nico O seguro referido neste artigo deve ser contratado de acordo com a cobertura bsica n 3 das Condies Particulares da Aplice de Seguro Cascos-Martimos.

25

DISPOSIES FINAIS
Art. 71 O no exerccio imediato, pelo BNDES, de qualquer direito ou faculdade assegurado nestas Disposies e no Contrato, ou tolerncia de atraso no cumprimento de obrigaes, no importa em novao ou renncia aplicao desse direito ou faculdade, podendo ser exercido a qualquer tempo. Art. 72 O cumprimento dos prazos e obrigaes e sanes estabelecidas nestas Disposies e no Contrato independem de qualquer aviso ou notificao. Art. 73 O foro do Contrato : I para os processos em geral: a) o da sede do BNDES; ou b) o da Cidade do Rio de Janeiro; II para os processos de execuo judicial: a) os do inciso I; b) o da sede da Beneficiria; ou c) o da situao dos bens dados em garantia. Art. 74 Todas as despesas decorrentes da formalizao do Contrato, inclusive sobre ele incidentes, so de responsabilidade da Beneficiria. Estas Disposies foram aprovadas pela Resoluo n 665/87, de 11.12.87, da Diretoria do BNDES, publicada no Dirio Oficial da Unio, de 29.12.87, Seo I, pgina 20.776/782.

26

NORMAS E INSTRUES DE ACOMPANHAMENTO Anexo Resoluo n 660/87 1 APLICABILIDADE As presentes Normas aplicam-se ao acompanhamento de beneficirio de colaborao financeira, objetivando manter o Sistema BNDES informado sobre a execuo do projeto aprovado e do desempenho do beneficirio, respeitadas as peculiaridades de cada modalidade operacional do Sistema. 2 UTILIZAO DO CRDITO 2.1 Para utilizao da 1parcela dever o beneficirio: a) apresentar aplice de seguro dos bens dados em garantia, acompanhada do(s) recibo(s) de pagamento de prmio(s), observado o disposto no item 4 destas Normas; b) comprovar, no caso de empresas industriais, a abertura, na sua Contabilidade, das contas para registrar o investimento relativo ao projeto, conforme item 5.1 das presentes Normas; e c) comprovar o cumprimento das condies especiais constantes do Contrato. 2.2 Para utilizao de cada parcela do crdito ser, a critrio do BNDES, realizada visita de acompanhamento, devendo o beneficirio: a) estar em dia com as obrigaes contratuais e com as disposies destas Normas; b) estar em dia com a execuo fsica e financeira do projeto; e c) estar em dia com o envio do Relatrio de Desempenho mencionado no item 3.1 destas Normas. 2.3 A qualquer momento, a juzo do BNDES, a utilizao do crdito poder ser suspensa, desde que: a) deixe de ser cumprida qualquer clusula contratual; b) seja aplicada irregular, inadequada ou indevidamente qualquer importncia recebida por conta do crdito;

27

c) as obras, equipamentos ou materiais no correspondam s especificaes tcnicas do projeto; d) deixe de ser cumprido o cronograma de execuo do projeto; e) no sejam aportados recursos prprios e de terceiros previstos para a execuo do projeto, de modo a garantir sua adequada execuo; f) deixe de ser comprovada a devida aplicao de qualquer parcela, podendo ser exigida pelo BNDES sua devoluo imediata; e g) deixe de ser cumprida qualquer exigncia expressa nas Disposies Aplicveis aos Contratos do BNDES ou nestas Normas. 2.4 O BNDES poder, nos casos em que julgar conveniente: a) fracionar a utilizao de cada parcela do crdito, de acordo com a natureza do empreendimento e a execuo do projeto; b) exigir a realizao de tomadas de preos ou concorrncias, bem como a apresentao de contratos com empreiteiros, fornecedores, consultores e auditores externos; c) exigir, sempre que for realizada concorrncia, que o laudo da respectiva comisso julgadora seja levado ao conhecimento do BNDES, antes da homologao do resultado; e d) efetuar, por conta do crdito, o pagamento direto de despesas relativas execuo do projeto, devendo o beneficirio enviar para este fim, devidamente visada, a fatura ou nota de dbito correspondente. 3 DOCUMENTAO DO ACOMPANHAMENTO 3.1 O beneficirio, a partir da contratao da colaborao financeira ou dos adiantamentos, apresentar Relatrio de Desempenho contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) resumo das principais ocorrncias no perodo referido no subitem 3.1.2; b) demonstraes financeiras do beneficirio e, a juzo do BNDES, das demais empresas do grupo, ou demonstraes financeiras consolidadas; c) quadro de usos e fontes do projeto, indicando o total realizado no perodo e o acumulado; d) quadro de execuo fsica do projeto; e) oramento para o novo exerccio social, explicitando os principais objetivos e metas; f) atas das assemblias gerais ordinrias e extraordinrias, conforme artigo 34, item III, das Disposies Aplicveis aos Contratos do BNDES; g) quadro de composio do capital social e quadro de controle do capital social sempre que houver alterao; e h) comprovao, por documentos hbeis, de que a empresa est em dia com suas obrigaes fiscais e trabalhistas.

28

3.1.1 As demonstraes financeiras referentes a final de exerccio contbil devero ser acompanhadas de parecer e/ou relatrio de auditores independentes. 3.1.2 O perodo e o prazo para apresentao do relatrio de desempenho sero fixados pelo BNDES atravs de carta. 3.2 Alm de fornecer os documentos referidos no item 3.1, o beneficirio se obriga a remeter ao BNDES, nos prazos por este fixados, qualquer outra informao que seja solicitada, bem como enviar nas pocas oportunas os documentos de natureza jurdica sobre o cumprimento de condies especiais constantes do contrato, sobre a constituio das garantias e atendimento das obrigaes mencionadas nas Disposies Aplicveis aos Contratos do BNDES. 3.3 Os beneficirios de cujo capital o Sistema BNDES participe societariamente, ou junto aos quais deva manter representante eleito, devem enviar, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, a ordem do dia referente a qualquer assemblia geral ou reunio de Conselho programada. 3.4 Ao final do prazo de utilizao, o relatrio de desempenho enviado pelo beneficirio dever conter, necessariamente, alm dos dados normalmente fornecidos, as seguintes informaes especficas: quadro de encerramento da execuo fsica do projeto; quadro de encerramento da execuo financeira do projeto; quadro final de usos e fontes do projeto; e avaliao do projeto pela empresa. 4 SEGURO 4.1 A contratao do seguro obrigatrio dos bens dados em garantia de emprstimos ou financiamentos do BNDES deve atender aos seguintes requisitos bsicos: a) o montante do seguro deve corresponder ao valor de reposio dos bens segurados, de acordo com avaliao efetuada pelo BNDES; e b) o seguro dever cobrir os tipos de riscos ou sinistros a que esto comumente sujeitos os bens a serem segurados, a juzo do BNDES. 4.2 A comprovao do seguro ser feita pelo beneficirio mediante a apresentao de cpias da respectiva aplice dos comprovantes de pagamento do prmio devido. 4.3 Dever, igualmente, o beneficirio comprovar a renovao do seguro, de acordo com a respectiva periodicidade, reservando-se o BNDES o direito de exigir, a qualquer tempo, a apresentao de todo e qualquer comprovante do cumprimento das obrigaes contratuais relativas a seguros. 4.4 A falta de reembolso ao BNDES, no prazo devido, das despesas por este efetuadas na estipulao do seguro dos bens dados em garantia de emprstimos de financiamento, por conta do beneficirio ou de terceiro, ser considerada inadimplemento financeiro,

29

aplicando-se ao contrato em questo as penalidades previstas para o inadimplemento nas Disposies Aplicveis aos Contratos do BNDES. 4.5 As aplices de seguros de todos os bens dados em garantia devero consignar clusula especial em favor do BNDES, de acordo com o seguinte modelo: Fica entendido e concordado que a presente aplice no poder ser cancelada, ou sofrer qualquer alterao, sem prvia e expressa anuncia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, na qualidade de credor hipotecrio, pignoratcio ou alienatrio, ao qual ser paga indenizao devida pelo presente contrato de seguro. 5 PROCEDIMENTOS CONTBEIS 5.1 No caso de empresas industriais, devero ser abertas na contabilidade do beneficirio contas para registrar o investimento relativo ao projeto. 5.1.1 No Ativo existir conta especial, desdobrada em tantas subcontas quantos forem os itens principais do projeto; no Passivo, Contas a Pagar, desdobradas igualmente pelos itens principais do projeto e destinadas a consignar os saldos no pagos, relativos aos investimentos efetuados, registrados na conta do Ativo. 5.1.2 Sempre que um item qualquer do investimento for movimentado, a mecnica do registro ser a seguinte: a) caso integralmente pago, seu valor total ser registrado na subconta especfica; b) caso no esteja pago, dever seu valor ser registrado na subconta especfica e a contrapartida ser lanada em Contas a Pagar, subconta especfica; no caso de pagamento parcial, somente a parte no paga movimentar Contas a Pagar; e c) as Contas a Pagar sero debitadas medida que se efetivem os pagamentos dos valores lanados. 5.2 Os documentos comprobatrios dos lanamentos efetuados sero separados e ordenados convenientemente de forma a facilitar sua verificao, devendo ser grupados em pastas correspondentes s contas abertas na contabilidade do beneficirio. 5.2.1 A comprovao ser feita pela verificao das notas fiscais, faturas, folhas de pagamento, contratos, etc., observada ainda a mecnica de lanamento acima estabelecida. 5.2.2 Mesmo que os tcnicos do BNDES verifiquem a documentao por amostragem, o beneficirio dever estar sempre com a documentao completa, arquivada na forma acima indicada. 5.3 A juzo do BNDES, nos contratos anuais de reviso de contas por auditores independentes, a empresa beneficiria dever incluir a exigncia de comentrio especfico sobre a movimentao e os saldos das contas que registrem o investimento relativo ao projeto.

30

5.4 A juzo do BNDES, contratos de auditoria externa firmados por empresa beneficiria pertencente a grupo econmico devero prever captulo sobre as relaes financeiras e comerciais da beneficiria com as demais empresas do grupo. 5.5 Dos beneficirios aos quais no se aplique o disposto nos itens 5.1 e 5.2, dever ser exigida uma listagem mensal de desembolsos por item do quadro de usos e fontes, indicando para cada equipamento, obra ou servio as seguintes informaes: fornecedor; natureza do comprovante; data do pagamento; valor do comprovante; valor da cauo, se houver; valor lquido do pagamento; e nmero de arquivamento. 6 DISPOSIO FINAL As presentes Normas e Instrues de Acompanhamento so parte integrante das obrigaes contratuais assumidas pelo beneficirio para com o Sistema BNDES. Estas Normas e Instrues de Acompanhamento foram aprovadas pela Resoluo n660/87, de 30.9.87, da Diretoria do BNDES.

31

You might also like