You are on page 1of 3

Unio Metropolitana de Educao e Cultura Curso: Farmcia Disciplina: C.M.F II.

Professora: Ruy Castro

ATIVIDADE PARCIAL DA DISCIPLINA MORFO II

AMANDA SOUZA SANTOS VANUSSA DA GLORIA

Itabuna-BA, Agosto 2010

1) Dendritos: cuja funo conduzir impulsos at o corpo celular (aferentes). So numerosas, curtas e ramificadas. medida que se ramificam vo diminuindo seu calibre. O corpo celular: o centro metablico do neurnio, responsvel pela sntese de todas as protenas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular so extremamente variveis, conforme o tipo de neurnio. O corpo celular tambm, junto com os dendritos, local de recepo de estmulos, atravs de contatos sinpticos. Axnio: sua funo a conduo de impulsos do corpo neuronal (eferentes), uma s prolongao longa de calibre uniforme em todo seu comprimento e se ramifica apenas na proximidade de sua terminao. 2) a. Nervos sensitivos Predominantemente aferentes. Transmitem os estmulos da periferia at o sistema nervoso central. Os nervos sensitivos captam informaes do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC; b) Nervos motores Predominantemente eferentes, conduzem os estmulos do sistema nervoso central periferia onde alcanam os msculos. Os nervos motores conduzem a informao do SNC em direo aos msculos e s glndulas do corpo, levando as informaes do SNC. 3) A transmisso dos impulsos nervosos ocorre nos neurnios e se d por uma diferena de potencial que ocorre com a despolarizao e repolarizao dos ons sdio e potssio. Uma carga mnima excita os ons e o processo ocorre. 4) Neurotransmissores so substncias qumicas produzidas pelos neurnios, as clulas nervosas. Por meio delas, podem enviar informaes a outras clulas. Podem tambm estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reao final no rgo ou msculo alvo. 5) Sinapse um tipo de juno especializada em que um terminal axonal faz contato com outro neurnio ou tipo celular. As sinapses podem ser eltricas ou qumicas (maioria). Sinapses eltricas, mais simples e evolutivamente antigas, permitem a transferncia direta da corrente inica de uma clula para outra. Ocorrem em stios especializados denominados junes gap ou junes comunicantes. Sinapses qumicas, o sinal de entrada transmitido quando um neurnio libera um neurotransmissor na fenda sinptica, o qual detectado pelo segundo neurnio atravs da ativao de receptores situados do lado oposto ao stio de liberao. Os neurotransmissores so substncias qumicas produzidas pelos neurnios e utilizadas por eles para transmitir sinais para outros neurnios ou para clulas no-

neuronais (por exemplo, clulas do msculo esqueltico, miocrdio, clulas da glndula pineal) que eles inervam. A ligao qumica do neurotransmissor aos receptores causa uma srie de mudanas fisiolgicas no segundo neurnio que constituem o sinal. Normalmente a liberao do primeiro neurnio (chamado prsinptico) causado por uma srie de eventos intracelulares evocados por uma despolarizao de sua membrana, e quase que invariavelmente quando um potencial de ao gerado. 6) O potencial de ao estimula a entrada de Ca2+, que causa a adeso das vesculas sinpticas aos locais de liberao, sua fuso com a membrana plasmtica e a descarga de seu suprimento de transmissor. O transmissor se difunde para a clula alvo, onde se liga uma protena receptora na superfcie externa da membrana celular. Aps um breve perodo o transmissor se dissocia do receptor e a resposta terminada. Para impedir que o transmissor associe-se novamente a um receptor e recomece o ciclo, o transmissor, ou destrudo pela ao catablica de uma enzima, ou absorvido, normalmente na terminao pr-sinptica. Cada neurnio pode produzir somente um tipo de transmissor.

8)Principais neurotransmissores: Serotonina, um Neurotransmissor que exerce mltiplas funes em nosso organismo cito algumas: regulao do humor, trnsito intestinal, ansiedade, ritmo sono/viglia,. Dopamina, controla nveis de estimulao e controle motor em muitas partes do crebro. Quando os nveis esto extremamente baixos na doena de Parkinson, os pacientes so incapazes de se mover voluntariamente. Presume-se que o LSD e outras drogas alucingenas ajam no sistema da dopamina. Glutamato, O principal neurotransmissor excitante do crebro, vital para estabelecer os vnculos entre os neurnios que so a base da aprendizagem e da memria a longo prazo.

You might also like