You are on page 1of 12

1 João 3: 1-24 No cenário da verdade e da mentira precisamos nos localizar. Onde estamos?

João usa diversas vezes o verbo "estar". Em algumas delas, ele se preocupa em "localizar" espiritualmente as pessoas. Se guardamos a palavra e amamos os irmãos, isso indica que "estamos" em Cristo. Quem não ama seu irmão, "está" nas trevas. Finalizando, o autor diz que "estamos" em Cristo, que é o verdadeiro Deus. (I Jo.2.5,6,9; 5.20). Podemos ter nossa posição muito bem definida. Entretanto, vamos mantê-la? Um outro verbo muito importante para João é "permanecer". Lembre-se do capítulo 15 do evangelho de João: "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós". "Se alguém permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto." "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora." "Se vós permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós pedireis o que quiserdes e vos será feito." "Permanecei no meu amor...", etc. Em muitos versículos desta epistola aparece o verbo

Por essa razão. O versículos 1 fala da maior bênção do amor de Deus. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai. Muita gente pensa que é filho de Deus. 1Jo."permanecer". de fato. Isso demonstra a preocupação do autor com a perseverança dos irmãos no caminho da verdade. 3:1: 1. porquanto não o conheceu a ele mesmo. A Bíblia nos dizer que somos filhos graças ao Seu Grande Amor – Jr 31:3. . Gl 2:20. somos filhos de Deus. o mundo não nos conhece. E qual benção é essa? A nossa afiliação. e. a ponto de sermos chamados filhos de Deus. veja o que ela diz: Segundo este versículo para ser filho de Deus é necessário crer em Jesus e recebê-lo como único e suficiente salvador. contudo não é isso o que a bíblia nos ensina em João 1:12.

Amados. assim como ele é puro.. nós seremos ressuscitados.. limitado pelas enfermidades.1Jo.pelas dores.. “Ainda não é manifestado o que havemos de ser. agora. 3. somos filhos de Deus.” a) Porque ainda estamos neste corpo. quando ele se manifestar.. 1 Ts 4:16-18 . quando Ele se manifestar.. Sabemos que. seremos semelhantes a Ele.. ou seja.” Esta é uma das Verdades mais confortadoras da Bíblia • Nosso corpo abatido será transformado. pelo cansaço e fadiga. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança. seremos semelhantes a ele. 1º Por que o Corpo que se corrompe – 2 Co 4:16 2º Corpo que está destinado a morte – Hb 9:27 Parte B do texto: “Mas sabemos que. 3:2-3: 2. e ainda não se manifestou o que haveremos de ser.. porque haveremos de vê-lo como ele é.

porque o diabo vive pecando desde o princípio. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado. assim como ele é justo. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 1Jo. 9. não vos deixeis enganar por ninguém. pois o que permanece nele é a divina semente. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados. 5. 8. no arrebatamento da igreja nós haveremos de ser transformados a Sua semelhança. quando Jesus Cristo se manifestar. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei. Filhinhos. e nele não existe pecado.João nos ensina aqui um fato muito interessante: ele nos revela que um dia. todo aquele que vive pecando não o viu. 6. Aquele que pratica o pecado procede do diabo. 3:4-10: 4. aquele que pratica a justiça é justo. Todo aquele que permanece nele não vive pecando. 7. . nem o conheceu. porque o pecado é a transgressão da lei. Receberemos um corpo glorificado igual ao que Ele recebeu quando ressuscitou.

Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus. A Bíblia Sagrada é a nossa constituição. a nossa lei maior e por isso deve ser acatada. esse não pode viver pecando. sempre o do outro será melhor –E NOVAMENTE DEUS FALA: NÃO COBIÇARÁS E o resultado da cobiça muitas vezes gera o furto NÃO ROUBARAS . Não estamos satisfeitos com aquilo que temos. DEUS FALA: GUARDA O DIA DE SABADO. para controlar os impulsos humanos. nem aquele que não ama a seu irmão. Agora João nos dá a definição do que é pecado. Significa que todo aquele que desobedece aos ensinamentos bíblicos está pecando. Queremos trabalhar demais – AÍ. ou seja o descontrole do homem. porque é nascido de Deus. 10. A lei foi feita somente. Verso 4. nós por natureza somos auto-destrutivos.ora. Segundo ele o pecado é a transgressão da Lei de Deus.

João ainda explica que aquele que permanece em Cristo não pode viver cometendo pecado. como pode ainda viver sob o domínio do pecado? Como pode viver pecando habitualmente como se o pecado fosse uma coisa normal? Na verdade o que diferencia o filho de Deus do filho do diabo é justamente o modo de viver da pessoa. se pisam no nosso calo já estamos com ódio mortal por alguém .E. Se a pessoa se tornou uma nova criatura. SEM LEI É UM HOMEM MORTO. . O que João quer dizer na verdade é que como pode viver pecando aquele que nasceu de novo? Isto é inaceitável diante de Deus.NÃO MATARÁS DEVEMOS LEMBRAR E OLHAR O RETROVISOS DA NOSSA VIDA E PERCEBER QUE O HOMEM. João ainda fala que a falta de amor ao irmão é pecado e quem não ama seu irmão não procede de Deus.

nem de língua. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. Filhinhos. tranqüilizaremos o nosso coração. mas de fato e de verdade. justas. 11-19: 11. 12. não amemos de palavra. como pode permanecer nele o amor de Deus? 18. 15. não vos maravilheis se o mundo vos odeia. que era do Maligno e assassinou a seu irmão. aquele que possuir recursos deste mundo. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida. e fechar-lhe o seu coração. aquele que não ama permanece na morte. e vir a seu irmão padecer necessidade. 13. 17.1Jo. perante ele. 19. 14. e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros. vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 16. Ora. ora. porque amamos os irmãos. bem como. e as de seu irmão. . Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino. e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Irmãos. E nisto conheceremos que somos da verdade. não segundo Caim.

Rm 13. A falta de amor ao irmão às vezes é tão forte que mesmo quando o irmão passa por necessidade a pessoa não o ajuda. João chama de assassino aquele que odeia seu irmão. onde vemos que o motivo de Caim assassinar Abel foi o contraste entre a sua vida má e a vida exemplar do seu irmão. mas fica somente nas palavras. Há uma percepção psicológica aguda no vers. isto é reforçado na seção que segue. onde todo o dever cristão está resumido na obrigação do exercício do amor (11. Muita gente diz que ama. . É muito fácil cantarmos hinos que falam do amor ao irmão. cfr. Se nas igrejas de Cristo o amor fosse mais praticado muita coisa ruim como brigas. divisões e falta de comunhão não aconteceriam. 10 sugerem uma conexão íntima entre a justiça e o amor fraternal.O amor ao próximo é fundamental em nossa relação com as pessoas. 12. Tudo pode ser resolvido quando se pratica amor. contudo praticar esse amor é mais difícil. Dizer que ama e não praticar o amor não vale de nada.11-24 As últimas palavras do vers. I Jo 3. O amor não é verdadeiro quando não é praticado.8).

De fato.21 e segs. que a corrigem.). Mas até mesmo essa perversidade não escapa da inacreditável graça de Deus. cfr. é por amarmos os irmãos (14) que sabemos que somos realmente de Cristo. Mt 5. O apóstolo Paulo é um exemplo perfeito disso! O que João diz é que quem cometia assassinatos. é igualmente característico do cristão amar e.Verso 13: A maldade sempre odeia a bondade. Mas se é característico do mundo odiar. é a atitude íntima da qual os atos externos são apenas a expressão (15. o assassinato é um dos pecados mais abomináveis. sendo de fato um homicida. pelo menos do ponto de vista divino. e conseqüente mente os crentes não se devem surpreender quando virem que o mundo os odeia. porque o essencial para alguém ser assassino. O homem em que falte este amor ainda está na morte do pecado. dizendo que é impossível o perdão a um assassino. com efeito. e . no verso 15b. Nota: Devemos evitar a tentação de interpretar a declaração de João.

E como é que podemos dar a nossa vida pelos irmãos? João. contudo haverá muitas vezes necessidade de pronto auxílio.18 . que existem obrigações e devemos estar prontos a dar nossa vida pelos outros. aprendemos também. 16: O sentido do versículo é bem claro: "Nisto conhecemos o amor: Em que Cristo deu a sua vida por nós. e devemos dar nossas vidas pelos irmãos”-. No vers. ocasiões estas em que não as palavras.arrependeu-se. Morrer pelos demais pode realmente nunca ser exigido. Resposta verso 17. é prático. dá evidências de ter se transformado num filho de Deus. entretanto. Uma coisa que a gente aprende aqui é que quando o amor de Deus nos alcança através do resgate de Jesus Cristo por nós na Cruz. mas as obras irão revelar a existência do amor fraternal.

porquanto alguns.. que. Acusar ” quer dizer que você sente culpa.Nós. tendo rejeitado a boa consciência.20 . para . mas e se nossa consciência ainda nos perturba? É Deus ou Satanás falando conosco? 1 Timóteo 1-19 "mantendo a fé e boa consciência. purificará a nossa consciência de obras mortas.. pelo Espírito eterno. Aprendemos que o perdão do pecado nos liberta da acusação. vieram a naufragar na fé". a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus. precisamos deixar que Deus nos use para sermos um canal de benção na vida dos que precisam da ajuda de Deus e da sua família. A consciência orienta ou põe a deriva à alma: A consciência de Cristo purifica os pecados : " muito mais o sangue de Cristo. ou que o nosso coração nos acusa Conforme o verso 20? . “E o nosso coração nos acusa. “Tranqüilizar” quer dizer sem culpa e. O que quer dizer “tranqüilizar o nosso coração”. 1 Joao 19.

O que você acha que o verso 20 quer dizer quando fala que “Deus é maior do que o nosso coração”? (Este texto sugere que podemos ter uma consciência mal formada – uma consciência que não reflete a vontade de Deus.) Ler: I João 3:21-24. Como conseguimos uma consciência formada adequadamente? PERMANECENDO EM DEUS. .servirmos ao Deus vivo!" Hebreus 9-14.