Roteiro prático para plotar pontos no AutoCad via Excel

O roteiro descrito tem por objetivo plotar os pontos gerados pelo software Excel para o software AutoCad, de forma que não seja nescessário o emprego de sub-programas auxiliares exeto o aplicativo Bloco de notas, composto pela plataforma windos.

Passo 1: criar os pontos no Excel
Os pontos são criados normalmente e separados pelos eixos através de duas colunas distintas, uma observação a ser feita será a repetição do primeiro ponto na ultima posição de inserção dos dados, pois assim a figura final deverá ter um Fechamento de poligonais completo.

Passo 2: conectar os pontos inseridos
Os pontos inseridos deveram ser unidos para criar uma facilidade de execução do passo seguinte que compreende a transposição destes pontos para o bloco de notas, a função utilizada para arquitetar o passo chama-se Conectiv e possui como tecla de atalho o símbolo & . Desta forma criaremos uma formula na coluna C de seguintes características:  



O ponto contido na formula declara um string de separação que terá uma explanação mais objetiva cogitada nos passos seguintes.

Passo 3: colar os pontos conectados no bloco de notas A coluna C será colada no bloco de notas. . Ao colarmos a coluna no bloco de notas. Por Virgula . utilizaremos o comando substituir encontrado sob a tag editar > substituir ou simplesmente com o comando Ctrl+H . pois o CAD trabalha com uma notação diferenciada para entrada de dados. onde alteraremos os identificadores ponto . . neste passo localizaremos todos os pontos e substituiremos por virgulas. as virgulas têm função de separação de coordenadas e os pontos de separação decimais.

Seguir ao prompt de comando e colar os pontos copiados OBS: Caso não se deseje um bloco. faremos os seguintes passos para a plotagem final: 1. . é possível realizar o mesmo procesimento com o comando line que no caso irá gerar a mesma estrutura porem constituída por linhas segmentadas.Localizar e selecionar o comando poli line no CAD 3. como o fornecido pelo comando poli line.Selecionar e copiar os pontos do bloco de notas 2.Passo 4: Plotagem definitiva Nesta etapa os pontos já se encontram com a correta formatação de plotagem para serem inseridos no CAD.

Extras: tabela de comunicação dinâmica com o CAD A tabela dinâmica nos permite alterar números e formatações no Excel e serem prontamente modificadas no CAD (infelizmente não funciona como função de replotagem de pontos ). ara P criar uma tabela dinâmica com vinculo ao CAD seguiremos os seguintes passos: Passo 1: selecionar e copiar com o comando CTRL+C a tabela de interesse Passo 2: inserir ao CAD Para inserir esta tabela procederemos da seguinte forma: 12345selecionar a Tag Edit selecionar a sub tag Paste Especial selecionar o botão Colar com vinculo decidir com o comando OK escolher o posicionamento final da tabela .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful