Índice

Introdução ............................................................................................................................................... 2 Transmissão de Modulação em Frequência.............................................................................................. 3 Análise Espectral .................................................................................................................................. 3 Representação gráfica de uma unda modulada em FM: ................................................................... 4 Espectro de Frequência da Onda Modulada em Frequência ............................................................. 5 Exemplo: .......................................................................................................................................... 6 Largura de banda de um sinal modulado em frequência (FM) .......................................................... 8 FM de Banda Estreita ....................................................................................................................... 8 FM Banda Larga ............................................................................................................................... 9 Potência de um sinal modulado em frequência .............................................................................. 10 Ruído na Modulação em Frequência .............................................................................................. 10 Conclusão .............................................................................................................................................. 11 Bibliografia ............................................................................................................................................ 12

grafico 1-representação grafica: onda modulada em FM ...................................................................... 4 grafico 2-representação gráfica: onda modulada em PM ......................................................................... 4 grafico 3-coeficientes da função de Bessel ............................................................................................ 6 grafico 4-especto do sinal modulado em FM ......................................................................................... 7 grafico 5- espectros do sinal FM faixa estreita e AM DSB-FC ................................................................ 9

Table 1-Tabela dos coenficientes da função de Bessel versus indice de modulação ............................ 6

1

eis as partes mais importantes da FM que iremos retratar: aspectos gerais. depois de terminada a leitura de todo este palavreado. Desta forma. a modulação em Frequência (FM) é uma das formas de transladar um sinal para frequências apropriadas para transmissão. requer-se que o leitor tenha alguma base sólida de pré-conceitos na área de Sistemas de Comunicação. por que não também. os quais achamos serem importantes para que se possa perceber o conteúdo deste trabalho. o leitor se sinta abrangido em todas as carências que tivera no que retrata a Modulação em Frequência. iremos tentar com este trabalho limar todas essas divergências e criar um ponto de união principalmente nas literaturas que usamos para elaborar este trabalho. e para cumprir com esse objectivo. espectro de frequência do sinal FM. Apesar de termos usado uma linguagem o mais simples possível. bem como a função de Bessel. sendo alguns desses a largura de banda e a potência dos sinais. pretende-se cobrir de uma forma breve e objectiva os aspectos mais importantes da modulação em frequência. potência. E sendo nós o puro exemplo e caso de discentes que ambicionam dar grandes contribuições num futuro próximo através de um bom domínio dos conhecimentos nesta área das ciências. Estes são os parâmetros que mais se devem ter em conta para a transmissão do sinal. alem de que o estudo e aprofundamento deste tema é muito importante para todos aqueles que se queiram aventurar na área das telecomunicações. 2 . Assim esperamos que.Introdução Neste trabalho iremos abordar o temática de Molulação em Frequência. que possa igualmente matar as curiosidades de todos aqueles que desejam mergulhar nesta aventura. mas de alguma forma as vezes se parece que os mesmos possuem alguma discordância. Com a elaboração deste trabalho. largura de banda. esperamos de forma igual que este trabalho possa contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos do leitor e. e que se assemelha a modulação de fase (PM) por serem ambas modulações do tipo angular. Partindo do princípio que já existem várias obras que cobrem este tema. Uma das coisas que nos motivou na investigação e elaboração deste trabalho foi a curiosidade que possuíamos em saber o que existe por detrás das estações de rádio que funcionam em nossas localidades. Como se sabe.

Por outra pode-se definir Modulação em Frequência (FM) como sendo um ³sistema na qual a amplitude da portadora é constante. o tem a unidade Hz/volt. http://www. porisso ao invés de variar-se a frequência em torno da origem. Para uma transmissão eficiente e a habilidade de separar estações.radiopoint. Onde: . esta é variada em torno de valores positivos de uma frequência portadora . Por esas razões define-se Modulação em Frequência (FM) como sendo uma forma de onda com frequência instantânea.é a frequência da portadora (de valor constante).´1 Análise Espectral A forma de onda modulada em FM é dada pela seguinte expressão: Nota-se que se o sinal da mensagem A frequência do sinal modulado varia de retorna-se a onda portadora pura.Transmissão de Modulação em Frequência Em modulação em frequência.é a constante de proporcionalidade referente as variações da frequência em relação aos valores da amplitude do sinal da mensagem . contudo sua frequência é variada de acordo com as variações do sinal modulante.com. modula-se a frequência instantânea de acordo com o sinal da mensagem . . 1 Modulação Angular. assim como na modulação AM modula-se a amplitude A de acordo com o sinal da mensagem.pdf 3 . tem que transladar a frequência da mensagem até uma frequência portadora. Se o sinal da mensagem for em volts.br/modulacao%20fm. até .

a frequência da onda FM também é máxima.pt/vteles/FundTele/14-ModulacaoEmFrequencia. quando o valor instantáneo do sinal modulante é máximo negativo. Modulação Angular.ips. http://ltodi. sinal da mensagem e onda FM: quando o valor instantâneo do sinal modulante é máximo positivo.pdf 4 . 1. A amplitude da onda modulada em frequência permanece constante a todo o tempo. a derivada do sinal modulante é máxima positiva na passagem por zero.est. indo do negativo para o positivo.Representação gráfica de uma unda modulada em FM e PM: grafico 1-representação grafica: onda modulada em FM2 O gráfico-1 acima mostra a relação entre portadora pura (não modulada). 2 Py4zbz. e é nesse instante que a frequência da onda PM é máxima. grafico 2-representação gráfica: onda modulada em PM Analisando o gráfico-2. a frequência da onda FM é mínima.

e a onda PM tem frequência mínima. isto porque a frequência é proporcional a derivada da fase: . nesta aplicação. Espectro de Frequência da Onda Modulada em Frequência No espectro FM há infinitas raias laterais distânciadas entre sí de uma frequência . Através da utilização de conceitos matemáticos pode-se representar a expressão da onda modulada em frequência em um novo formato: O termo corresponde a função de Bessel. a função de Bessel toma a seguinte notação:        À  As funções de Bessel permitem obter o valor de cada raia (faixa lateral) em função de índice de modulação .representa o desvio máximo de fase em relação a portadora. sendo que as componentes equidistantes de têm o mesmo valor absoluto. Abaixo estão representadas varias funções de Bessel versus índice de modulação para 5 .porção na qual a frequência da portadora é variada de seu valor não modulado. Onde : (desvio de frequência). A partir da regra de Carson pode-se extrapolar que o número de faixas laterais de um sinal FM será fornecido por . Onde . A partir dos ambos gráficos é possivel demonstrar que uma onda modulada em frequência sofre variações em sua fase. indo do positivo para o negativo. assim como uma onda modulada em fase sofre variações de frequência.Quando o sinal modulante passa por zero. sendo habitualmente designado por índice de modulação em frequência. a função de Bessel é dependente do índice de modulação FM. a sua derivada é máxima negativa. a partir da portadora. Na expansão da expressão da onda modulada em frequência.

podem ser calculados pela expressão: Table 1-Tabela dos coenficientes da função de Bessel versus indice de modulação4 Exemplo: Para um sinal FM. 6 .pdf 4 Idem.unisanta. http://professores.grafico 3-coeficientes da função de Bessel3 Os valores dos coenficiêntes da função de Bessel versus o índice de modulação são tabelados ou .br/isfarias/Materia/Principios%20de%20Comunicacao%20II/FM. no qual 3   ³Principios de comunicação II: Modulação em frequência e em fase´ .

Índice de modulação será: O número de pares de faixas laterais será: A largura de faixa será: Assim: …‘•      …‘• …‘• …‘• …‘• …‘• …‘•    …‘•  A partir de valore tabelados encontraremos os coeficientes de Bessel:     Substituindo na equação da onda modulada em frequência e multiplicando ao valor de teremos: …‘• …‘• …‘• …‘• …‘•  …‘• …‘• O espectro deste sinal será: grafico 4-especto do sinal modulado em FM5 5 Fundamentos em comunicação de dados´ .utfpr.ct.br/arquivos/objetivo_05_-_modulacao_fm.edu.pdf 7 . http://daeln.

Largura de banda de um sinal modulado em frequência (FM) Em modulação AM é gerado apenas um par de faixas laterais em torno da frequência portadora. Uma outra forma para calcular a largura de banda exigida é com base na tabela dos coeficientes da função de Bessel :        FM de Banda Estreita 8 . na modulação angular um número infinito de faixas laterais é gerado em função do índice de modulação em frequência ( . mas o aumento da profundidade de modulação requer um aumento da largura de banda exigida pelo sinal.frequência máxima do sinal da mensagem . para esses casos o índice de modulação é denominado de Eigtvalues. A largura de banda na prática para a onda modulada em frequência é aquela calculada para permitir que todas as componentes de faixa lateral de amplitude significante seja considerada sob a mais precisa condição. valor de nulo. necessitando portando de uma largura de banda infinita. É possivel que a componenete portadora da onda modulada em frequência desapareça completamente. Cada raia tem uma repetição de frequência de .y y y y y y sinal FM apresenta uma portadora e um número infinito de faixas laterais (ou raias laterais). Na onda de FM a potencia total transmitida sempre permanece constante. Assim a largura de banda de um sinal FM será expressa pela regra de Carson: Onde: . o mesmo não acontece na modulação angular. índice de modulação em frequência determina quantas componentes de faixas laterais têm amplitude significativa na onda modulada em frequência. A distorção introduzida pela limitação da largura de banda de um sinal FM é tolerável para valores de banda passante que garantam a passagem de pelo menos 98% da potencia total.

edu.pdf 9 . Como mostra a figura: grafico 5.espectros do sinal FM faixa estreita e AM DSB-FC 6 O sistema FM faixa estreita é aplicado nos serviços de comunicação móvel em FM. tem-se: Assim o sinal FM faixa estreita tem a seguinte expressão: Os sinais FM faixa estreita e AM-DSB no dominio da frequência são muito similares.Para valores de índice de modulação pequenos comparados a 1 radiano. rádio táxi. grandes comparado a 1 radiano.utfpr.ct.br/arquivos/objetivo_05_-_modulacao_fm. Notar que a ampitude da componente portadora na onda FM Banda Larga varia com o índice de modulação de acordo com . FM Banda Larga Para valores de índice de modulação . ao menos de uma inversão de fase na componente da banda lateral inferior. A expressão da onda FM banda larga mantêm-se sem nenhuma aproximação: 6 ³Fundamentos em comunicação de dados´ . http://daeln. tais como: a policía. consistindo somente em uma portadora. o sinal FM contém a portadora e um número infinito de componentes de frequência localizados simétricamente em torno da portadora. uma componente de banda lateral superior e uma componente de banda lateral inferior. o sinal FM asume a forma de faixa estreita. Observando os coeficientes da função de Bessel para valores de     . ambulancia.

Ruído na Modulação em Frequência A modulação em frequência é mais ímune ao ruído do que a modulação em fase. o Os receptores de FM são dotados de limitadores de amplitude para remover as variações provocadas pelo ruído. Potência de um sinal modulado em frequência A potência de um sinal de FM é constante e igual a potencia da portadora. enquanto que na modulação AM. y y y 10 . independente do índice de modulação . Comparação entre modulação FM e modulação AM y Em modulação Fm os amplificadores manuseiam uma potencia constante e toda a potencia do sinal FM é útil. tanto que existe menor interferencia do que no AM. de 7 a 15 vezes maior que o necessário para o sinal de AM. Existe uma faixa de seguraça entre estações de FM. a maior parte da potencia é disperdiçada na portadora. O sinal de FM exige um canal mais largo.O sinal FM faixa larga ocupa 15 vezes a largura de banda do sinal faixa estreita. enquanto que o faixa estreita é empregado para as comunicações. sendo utilizado na radiodifusão para entretenimento. isso ocorre devido ao facto do sinal FM possuir amplitude constante. Em modulação FM existe um grande decréscimo no ruído por duas razões: o Menor nível de ruído quando o FM é empregado.

A potência media de transmissão é independente do sinal da mensagem. chamada síntese FM.mas sim da amplitude da portadora. Neste tipo de modulação o sinal a saída do modulador tem uma amplitude constante. facto de que com apenas duas ondas senoidais (portadora e sinal da mensagem) é possivel gerar uma quantidade enorme de sinais (as raias) foi aproveitado na geração sintética de sons complexos. Este tipo de modulacão necessita de uma maior largura de banda para a transmissão do sinal modulado. 11 . imitando os mais diversos instrumendos musicais ou vozes. e usada em placas de som para Pc¶s e instrumentos musicais electrônicos. O índice de modulacao define a potência entre a portadora e as faixas laterais das raias.Conclusão y y y y y y y y y y Uma onda modulada em frequência (FM) tem frequência instantânea linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante. A largura de faixa ocupada por um sinal FM é em funcão do indice de modulacão e da frequência da mensagem. Necessita de transmissores e receptores complexos. O espectro do sinal modulado depende da frequência da portadora e das frequências do sinal. Os sinais modulados em Fm apresentam menor alcanse devido as frequências que operam.

unisanta. P. Donald L.Bibliografia 1.. 2 edição.ct. ³Analog and digital communication systems´. 2. McGraw-Hill.br/~lamar/te060/Apostila/vant/cap3i.br/arquivos/objetivo_05_-_modulacao_fm.unb.utfpr. 1968.ips. Lathi. Martin S.pdf 8.A.htm. ³Sistemas de comunicação´. 4. ³Modulação em frequência´.net/py4zbz/teoria/fmpm.pdf 7. Py4zbz. http://professores. Rio de Janeiro-RJ.est. http://www. Lamar. Prof.edu. Guanabara Dois S. http://ltodi.pt/vteles/FundTele/14ModulacaoEmFrequencia. Prentice-hall.pdf 12 . 3.br/isfarias/Materia/Principios%20de%20Comunicacao%20II/F M. ³Principles of communication systems´. http://www.pdf 5.com.br/wjrteleco/sintese%20unit%2004.jdbte.pdf 6. ³Modulação Angular´. Herbert Taub. ³Modulação Angular´. ³Fundamentos em comunicação de dados´. http://daeln. 4 edição. ³Modulação Angular: FM e PM´. USD. Marcus V. 9. http://www.cic. Roden. ³Principios de comunicação II: modulação em frequência e em fase´. Schilling.qsl. B.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful