You are on page 1of 2

PAIXO E PSICANLISE

Consideraes a cerca da crtica ao inatismo das ideias, ao dualismo substancial que a concepo empirista/sensualista empreendeu em seu percurso de constituio, entre Hobbes, Locke e Condillac.

Por Wslley Mageski* Condillac, Hobbes e Locke, compartilhavam das mesmas ideias na medida em que ambos visualizam uma concepo empirista/sensualista na constituio das ideias. Por exemplo: Condillac, foi responsvel pela reorganizao definitiva da hierarquia das paixes, reconhecendo no prazer o motor primrio da mquina humana, alm enfrentava o desafio de postular a anterioridade do par prazer/desprazer, reconhecendo-o como dado primrio e no como conseqncia do desejo/averso, vai fundamentar sua tese nas sensaes. Enquanto Hobbes deslocava o amor para a condio de uma paixo positiva derivada de um desejo bem sucedido por um objeto causador de deleite. O par prazer/desprazer foi considerado por Locke a questo funcional dos pensamentos e aes, levando em considerao de que o desprazer/dor/inquietao ocupa um lugar predominante em relao ao prazer/deleite, enquanto que para Condillac, as faculdades mentais, como imaginao, juzo, so por ele consideradas inatas, porm para ele "a capacidade inata, mas o conhecimento adquirido" (Locke, 1978). No Tratado das sensaes, o mtodo de investigao de Condillac aplica-se at certo ponto com o de Locke, atingindo resultados divergentes. Condillac mostra que no h nenhum contedo ou faculdade do esprito que no seja constitudo a partir de uma sensao, que no tenha sua origem nela. A posio de Condillac bem divergente de Locke quando ele afirma que todas as nossas faculdades vm dos sentidos, isto , das sensaes. Faz um crtica pontual as posies de Locke que no reconhecia que todas as faculdades da alma lhe eram apenas qualidades inatas, no suspeitando que elas poderiam ter sua origem na prpria sensao (Condillac, 1993). Com isso Condillac sustenta sua tese de que no apenas os contedos do pensamento, mas igualmente suas faculdades e suas formas operatrias, derivam das transformaes das sensaes percebidas inicialmente de maneira passiva. Enquanto Locke distinguia duas fontes de nossas ideias, os sentidos e a reflexo, Condillac vai dizer que a reflexo, em seu princpio, no seno a prpria sensao. A principal oposio de Condillac a obra de Locke encontra-se na gnese sensorial do pensamento e do conhecimento, distinguindo-se radicalmente de
1

Locke entre o inatismo e a sensao. Condillac associou a sensao s ideias e s faculdades, por meio desse princpio, ele conclui que da sensao deduz o entendimento. No Ensaio acerca do entendimento humano (1690), Locke e Hobbes, sustentavam a origem sensorial do conhecimento, definiram como simples as ideias de prazer e dor "misturadas com quase todas as ideias", em funo disso seriam "causas de nossas aes", visando promover a fuga da dor. Ambos fazem critica ao inatismo das ideias e ao dualismo substancial, pois sustentam a origem sensorial do conhecimento e negam a separao entre corpo e alma, que era um legado da influncia cartesiana do sculo XVII, marcando dessa forma o carter materialista destas filosofias, em especial a de Condillac que enfrentou o desafio de postular a anterioridade do par prazer/desprazer, reconhecendo-o como dado primrio e no como conseqncia do desejo/averso encontrado em Hobbes. Ao longo da historia da filosofia a questo da sensao foi se completando no pensamento de Hobbes, Locke e Condillac, inclusive, baseado nas ideias de Locke que Condillac avana em seus escritos. Assim a importncia atribuda ao par prazer/desprazer, essencial nesta discusso, j que o fato de este ser considerado concomitante s demais idias imprime nelas marcas diferenciadas que possibilitam, pela memria e pela imaginao, evitar experincias e objetos causadores de desprazer, proporcionando de maneira derivada e adicional conservao do organismo.

Wslley Mageski Cursista da ps-graduao em filosofia e psicanlise UAB/UFES

You might also like