You are on page 1of 2

O Vale de Ossos Secos

Veio sobre mim a mo do SENHOR; ele me levou pelo Esprito e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfcie do vale e estavam sequssimos. Ento, me perguntou: "Filho do homem, acaso, podero reviver estes ossos?". Respondi: "Senhor Deus, tu o sabes". Disse-me ele: "Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o esprito em vs, e vivereis. Porei tendes sobre vs, farei crescer carne sobre vs, sobre vs estenderei pele e porei em vs o esprito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor". Ento, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um rudo, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendes sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas no havia neles o esprito. E ele me disse: "Profetiza ao esprito, profetiza, filho do homem, e dize ao esprito: Assim diz o Senhor Jeov: Vem dos quatro ventos, esprito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam". E profetizei como ele me deu ordem; ento, o esprito entrou neles, e viveram e se puseram em p, um exrcito grande em extremo (Ezequiel 37:1-10).

Todos ns estamos espera de um milagre. Que resolva nosso problema emocional, financeiro ou de sade. Que nos mostre um caminho prtico e bom para os nossos passos e nossos planos. Vemos no trecho de Ezequiel aqui estampado um dilogo de Deus com o profeta, em que lhe d instrues sobre o que fazer em situao semelhante, eis que sua frente estende-se um grande vale, onde esto muitos ossos secos. a imagem da desolao, da secura, da misria, da tristeza e da morte. Leia no texto bblico o que que ocorre em obedincia ordem divina. Um milagre exatamente como gostaramos que fosse: ao som da profecia pronunciada por Ezequiel aos poucos os ossos vo-se aproximando uns dos outros, colam-se, criam nervos, tendes, articulaes, carne, pele e se transformam em homens. Mas a coisa ainda no est completa: aqueles homens no se movem, esto mortos, sem o sopro da vida. Uma segunda vez o profeta brada e desta vez, sua voz, os homens se levantam e comeam a andar esto vivos! Aqui se destaca dois pontos: o primeiro que profecia no apenas adivinhao ou previso do futuro - e nisso falham at os grandes cultores das lnguas. Profetizar como bem entendem os intrpretes bblicos tambm anunciar, interpretar e, sob este aspecto, todos devem ser profetas nas mos do Senhor. O segundo ponto aquilo que a profecia proporciona. Voc quer pior situao do que aquela do vale de ossos secos descrita no livro de Ezequiel?

A grande profecia a Palavra de Deus, e para acion-la preciso estar conectado, ligado quele que o nosso criador e Senhor. No precisa necessariamente pertencer a uma igreja, mas estar em comunho com Deus. E o que o Senhor nos diz : "Voc est enfrentando problemas, sejam de que tipos forem? Sente-se como que abandonado num lugar ermo num vale de ossos secos e brancos, onde impera a desolao e a morte? Profetize, ento. Ore com f, lembre-se das minhas promessas aos meus filhos atravs dos sculos, creia e aproprie-se dessa verdade: Eu o posso libertar, qualquer que seja o tipo de grilho que o prende". E voc ver o milagre sim, o milagre da vida e da bno.

You might also like