You are on page 1of 10

ARTIGOS

SOBRE A ATUALIDADE DO CONCEITO DE INDSTRIA CULTURAL


ANTNIO LVARO SOARES ZUIN*
A verdade que, evidentemente, aps a reincidncia da barbrie no mais pode ser identificada com o belo e o bom, vive nos exageros da Teoria Crtica da sociedade. (Detlev Claussen)

RESUMO: Este texto objetiva argumentar que a essncia do conceito de Indstria Cultural no s permanece atual, como tambm relevante para a crtica das condies sociais que fundamentam a universalizao da semiformao (Halbbildung). Conclui-se que uma concepo educacional crtica, balizada nos escritos de Theodor W. Adorno, poderia oferecer subsdios iniciais para uma prxis de resistncia a esse processo de debilitao da individualidade. Palavras-chave: Indstria Cultural, Formao, Semiformao, Theodor W. Adorno, Teoria Crtica.

O atual desenvolvimento dos meios de comunicao de massa recrudesce a sensao da inexistncia de qualquer tipo de obstculo que poderia impedir as trocas de diferentes produes e valores culturais dos mais variados pases do globo. Diante da possibilidade da realizao dos contatos via on line, os mesmos olhares embasbacados frente tela do computador revelam, de soslaio, o brilho da desconfiana ou mesmo da indiferena quando se deparam com um conceito tal como o de Indstria Cultural. Em uma sociedade tecnificada, nada mais inconveniente do que a insistncia, para muitos anacrnica, da reflexo crtica de que a massificao e consumo da produo cultural no implicam a concretizao de uma sociedade mais justa e democrtica. Mas a fetichizao da tcnica e a reificao das conscincias teimam em nos lembrar que as reconciliaes entre o indivduo e a sociedade, entre
* Professor Adjunto do Departamento de Educao da UFSCar e um dos coordenadores do grupo de estudos e pesquisa: Teoria Crtica e Educao (UFSCar, Unimep e Unesp/Araraquara). E-mail: dazu@power.ufscar.br

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

o desejo e a cultura no foram ainda efetivadas. O que atualmente se realiza, no dizer de Adorno, a reconciliao forada. Engana-se o discurso oficial que se aferra exclusivamente na evidente deficincia da escolarizao formal como a causa dos problemas sociais que so vivenciados cotidianamente. Por outro lado, tambm falso o arrazoado que defende a idia de que esses mesmos problemas seriam resolvidos atravs do progressivo desenvolvimento linear de uma educao elementar para uma educao que produzisse pessoas consideradas cultas. Infelizmente, essas veleidades so corriqueiramente desmentidas por acontecimentos inconcebveis, tal como o assassinato do ndio Galdino, da tribo patax, que foi queimado vivo por adolescentes bem nutridos e com um alto nvel de escolarizao formal. Quando um ato de vandalismo como esse justificado pelos assassinos como uma brincadeira infeliz, a ponto de ser inocentado pela justia que se compraz com essa racionalizao, ento justifica-se cada vez mais a necessidade de se depreender os elementos objetivos e, principalmente, subjetivos atrelados s causas da barbrie. Tais atos so indicativos de que h uma ntida fissura entre os contedos ideolgicos da promessa de uma vida mais justa por causa da democratizao da cultura e o real cumprimento dessa inteno. De fato, a produo cultural que se submete quase que por completo ao seu carter de valor afasta-se de si prpria, ou seja, termina por negar toda possibilidade de felicidade ao dissimular um verdadeiro estado de liberdade. Desta forma, este texto objetiva argumentar que a essncia do conceito de Indstria Cultural no s permanece atual, como tambm relevante para a crtica das condies sociais que fundamentam a universalizao da semiformao (Halbbildung). Procura-se tambm asseverar que uma concepo educacional crtica, balizada nos escritos de Theodor W. Adorno, poderia oferecer subsdios iniciais para uma prxis de resistncia a esse processo de debilitao da individualidade. Compreende-se o conceito semiformao justamente pela tentativa de oferecimento de uma formao educacional que se faz passar pela verdadeira condio de emancipao dos indivduos quando, na realidade, contribui decisivamente tanto para a reproduo da misria espiritual como para a manuteno da barbrie social. E o contexto social no qual a barbrie continuamente reiterada o da indstria cultural hegemnica.1 O conceito de Indstria Cultural foi exposto por Adorno e Horkheimer no livro Dialtica do esclarecimento: Fragmentos filosficos. A sua profundidade pode ser identificada justamente naquilo que possui de mais ambguo, pois se ambos os termos indstria e cultura so interCadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

10

dependentes, contudo no se realizam completamente. De acordo com ARTIGOS Adorno, a Indstria Cultural se assemelha a uma indstria quando destaca a estandardizao de determinado objeto os filmes de gnero western, por exemplo e quando diz respeito racionalizao das tcnicas de distribuio. Entretanto, ela no se reduz ao termo indstria pois no se refere apenas ao processo de produo. Se podemos observar um ntido processo de diviso de trabalho, de introduo de mquinas e de separao dos trabalhadores em relao aos meios de produo quando investigamos um filme (o setor central da Indstria Cultural), por outro lado, cada objeto carrega em si a marca de sua individualidade (Adorno, 1986, p. 94). E se tal objeto, ao portar algum trao caracterstico que o faz distinguir-se do demais, permite ao sujeito alguma forma de interveno na sociedade, fazendo crer que a hegemonia da indstria sobre a cultura no seja to determinante, a iluso se esfacela quando as particularidades engendradas nada mais so do que mercadorias padronizadas que podem ser trocadas e que cobram seus dividendos na consolidao da sua individualidade danificada. Tal debilitao da individualidade o resultado de um processo social que tem como principal caracterstica a universalizao do princpio da lgica da mercadoria, tanto na dimenso objetiva como na subjetiva. A lgica do equivalente acaba por fundamentar os alicerces do raciocnio dicotmico que consagra os rtulos daqueles que so considerados perdedores ou vencedores, por exemplo. Dificulta-se a sobrevivncia do pensamento crtico numa sociedade em que os indivduos se transformam em caixas de ressonncia de mensagens que seduzem pelo incentivo integrao, muitas vezes cega, a um coletivo regido por uma palavra de ordem autoritria. Quando as pessoas se dessensibilizam em relao aos outros e em relao a si prprias, ou quando os objetos so construdos sem o objetivo de auxiliar a composio de uma vida melhor para todos, estamos diante de um sistema social cujas relaes favorecem um clima cultural simptico reincidncia de fatos tais como o assassinato do ndio patax. importante destacar que quando Adorno alude para as conseqncias da fetichizao da tcnica no plano subjetivo no significa que ocorra qualquer tipo de defesa do desejo de mudana alicerado numa conotao sentimental. As conseqncias provenientes do fato das pessoas se sensibilizarem em relao aos objetos, a ponto da afetividade ser trocada como qualquer outro tipo de mercadoria, no podem ser neutralizadas mediante o sorriso de contentamento do indivduo que pensa que vale tanto quanto o dinheiro gasto na compra de seu presente.

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

11

Antes de ser um comportamento engendrado por uma patologia idiossincrtica, o apogeu do fenmeno da dessensibilizao revela uma incapacidade de transferncia da libido para as representaes de outras pessoas numa sociedade especfica, ou seja, a sociedade do capitalismo transnacional. Desse modo, at mesmo a existncia do esclarecimento (Aufklrung) encontra-se hoje determinada pela vontade de transform-lo numa forma de show. Ao comentar a discusso atual sobre a chamada noite dos cristais,2 Detlev Claussen assevera que:
O movimento hegemnico da indstria cultural, que culminou na solenidade de aniversrio de cinqenta anos da noite dos cristais, mesclou a inteno do esclarecimento e a tcnica da indstria cultural com a inteno de se conquistar o pblico. Por meio dessa mescla consolidada a atitude ambivalente da maioria dos homens aps Auschwitz, preservando neles prprios o anti-semitismo. (1990, p. 140)

Diante desse conturbado contexto, a mercantilizao da produo simblica possui duas tarefas fundamentais: a integrao e a reconciliao forada entre os grupos sociais desiguais entre si. Esse o objetivo central do sistema de produo calcado na falsidade de que a massificao da cultura realmente possibilita a emancipao coletiva. Nesse reinado de clichs, tudo que possa vir a pblico j se encontra to profundamente demarcado que nada pode surgir sem exibir de antemo os traos e os comportamentos demarcados pelo gosto popular. Na verdade, a ideologia encontra-se to colada realidade que qualquer comportamento que no se atrele ao atendimento das necessidades do consumo rotulado como desviante. No obstante, tem-se a impresso de que no h qualquer tipo de padronizao ou uniformizao do produto. Parece que vivenciamos uma identidade nica, j que nos diferenciamos de todos os outros que no usam nossas marcas sociabilizadoras, tais como as marcas dos tnis e grifes de roupas famosas. Esta talvez seja a principal caracterstica psicossocial do processo dissimulador da semiformao. O auspcio inicial da formao burguesa de que a sociedade democrtica seria principalmente constituda por um indivduo consciente das contradies entre os seus desejos e o desenvolvimento da cultura e, portanto, do limite de suas aes e de sua interveno social, a ponto de poder confirmar a concretizao de sua atividade racional livre na universalizao dos seus direitos e deveres de cidado foi transformado no principal componente ideolgico da formao que aparenta ser o que de fato no .

12

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

O princpio burgus de individuao, cujas bases foram dolorosamente edificadas, se metamorfoseia em seu contrrio, pois oARTIGOS engodo da personalidade bem estruturada no pode se eximir da necessidade de ser associado ao consumo de algum tipo de produto da Indstria Cultural, cuja elaborao pautou-se na mentira da primazia das necessidades bsicas sobre as necessidades de consumo. Mas o indivduo tambm sente que a possibilidade de usufruir da falsa experincia de ser reconhecido como sujeito pelos outros depende sobretudo dos signos dos bens de consumo que porta. Portanto, ele precisa se esforar para continuar acreditando tanto na aparncia da prioridade de suas necessidades bsicas, no ato de consumo desses produtos, como no poder da sua vontade de se libertar completamente das amarras do trabalho entediante, a partir do momento em que, por exemplo, o riso sadomasoquista encontra seu espao de legitimao na divertida comdia preconceituosa, servindo como um consolo que compensa a sua prpria humilhao. Desta feita, equivocado o pensamento de que, quando abandonamos os locais de trabalho, podemos finalmente desfrutar momentos que permitam fazer com que nos identifiquemos como sujeitos de nossas aes. Cotidianamente repreendemos aqueles que, nessas ocasies, nos lembram das enfadonhas situaes de trabalho que so dominadas por seqncias de operaes padronizadas. Todavia, esse devaneio se esvaece quando, diante de um olhar mais atento, percebemos que essas mesmas seqncias padronizadas esto tambm nas atividades de lazer, sem que tenhamos conscincia disso. Os ritmos binrios dos ltimos hits so facilmente memorizados e fornecem a sensao do retorno a uma eterna banalidade. J os detalhes fungveis que predominam nos mais variados filmes de ao, tais como a introduo musical numa seqncia da fita, fazem bem mais que nos tranqilizar com a promessa de que o vilo ter um castigo merecido. Ambas as circunstncias parecem estar dizendo que a vida possui sempre as mesmas tonalidades e que devemos nos habituar a seguir os compassos previamente demarcados. A provvel sensao de monotonia facilmente compensada pela felicidade de se sentir integrado. Adorno e Horkheimer (1996, p. 28) j diziam que a diverso o prolongamento do trabalho no capitalismo tardio. Ela procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado, para se por de novo em condies de enfrent-lo. interessante observar at que ponto o processo de mecanizao atinge o cerne da nossa estrutura de personalidade, quando inocentemente dizemos a ns mesmos e aos outros que precisamos nos desligar do trabalho, assistindo ao filme que no exige muito esforo do pensamento, que promove o to esperado relaxamento. Adorno desenCadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001
13

volve uma argumentao semelhante no texto Tempo livre, ao comentar que a prpria luta pela liberdade, bastante presente nos movimentos estudantis, foi muito bem capitalizada e funcionalizada pelas famosas indstrias do camping. As pessoas so diariamente coagidas a exercerem algum tipo de atividade livre. Mas a funcionalizao do desejo encontra um exemplo ainda mais estarrecedor: Adorno identifica o absurdo, que no deixa de ter sua lgica na sociedade atual, de que o prprio bronzeamento da pele se transforma num fetiche. Mais do que servir para auxlio de um determinado flerte, a obrigatoriedade da tez bronzeada concerne ao necessrio reconhecimento dos outros de que o indivduo conseguiu se desvencilhar por algum tempo do trabalho, afirmando a sua pretensa liberdade. O reconhecimento da aparncia de humanizao denota a perpetuao da desumanizao do indivduo transformado em propaganda de si mesmo (Adorno, 1995, p. 74-75). E so essas pessoas que confundem de tal forma a personalidade com os cones de consumo que tm mais chances de vivenciar o gosto do sucesso. Em 1990, no congresso realizado em Berlim sobre atualidade do pensamento adorniano, Claussen j alertava para a possibilidade da prpria teoria crtica ser engolfada pela Indstria Cultural nos chamados programas de auditrio, bastante comuns tambm na televiso alem e que pretendiam auferir o nvel de conhecimento dos participantes que respondiam as questes feitas com banalizados conceitos de filosofia. Adorno j dizia que o processo semiformativo, no qual o conceito foi apreendido de forma medocre, no significa o cumprimento de um primeiro estgio que dever ser ultrapassado. Na verdade, a absoro do banalizado continua sendo cada vez mais a inimiga mortal da formao (Adorno, 1996, p. 402). Diante desse quadro, poder-se-ia concluir que a produo e reproduo da Indstria Cultural precisariam de consumidores passivos. Mas talvez fosse correto o raciocnio contrrio: os indivduos necessitam combater, principalmente em si prprios, de forma enrgica, qualquer tipo de prxis contrria integrao pelo consumo. Para poder ser passivo, o indivduo deve antes vivenciar ativamente a negao de si mesmo. No deixa de ser doloroso constatar que o progresso da universalizao da lgica do equivalente cada vez mais faz com que as possibilidades emancipatrias da cultura s se conservem na dimenso ideolgica. Todavia, um procedimento crtico torna-se relevante, sobretudo quando a difuso da tecnologia fornece a sensao da efetiva democratizao da produo cultural. Como pudemos observar anteriormente, o desejo de que as informaes

14

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

veiculadas no plano global contribuam para a realizao da emancipao ARTIGOS ainda no se realizou. A Indstria Cultural afirma-se como princpio deseducativo cada vez mais. Faz-se necessria uma atitude de resistncia frente a esse processo. Trata-se de identificar na aparente democratizao da produo simblica o seu inerente potencial fascista. O preo pago pela iluso da inevitvel emancipao da condio de menoridade atravs do consumo dos produtos da Indstria Cultural precisa ser sentido, no ntimo, como sendo alto demais. Confirma-se, portanto, uma das principais hipteses de Adorno e Horkheimer contidas na Dialtica do esclarecimento: a exacerbao da Indstria Cultural incrivelmente potencializada pelo avano das foras produtivas do capitalismo transnacional legitima a reincidncia da barbrie. A fissura entre a promessa da democratizao da cultura e a conseqente universalizao da formao fator indicativo da cumplicidade entre o discurso oficial emancipatrio e as relaes materiais que se aferram na dominao e na explorao das naturezas interna e externa. A sociedade tecnificada, a qual se afasta cada vez mais da sua funo original de contribuir para o fim das necessidades, exige a manuteno do sofrimento humano para a consagrao de sua existncia. A reincidncia da barbrie no apenas observada nos atos mais explcitos, tais como o assassinato do ndio patax, citado na introduo desse texto. Ela tambm notada no sorriso conivente daquele indivduo que acha graa na anedota preconceituosa, pois teme no ser considerado membro do grupo ao qual pertence caso no proceda dessa forma, ou mesmo no consumo de produtos simblicos que incentivam a sexualidade precoce das crianas, que ainda no possuem as capacidades afetivas e cognitivas necessrias para poderem refletir que o modelo de sexualidade imposto pelo consumo desses produtos no pode ser considerado a nica alternativa para a concretizao do processo de individuao. A opulncia de um ego doentio estimulada numa sociedade cujas bases da formao sofrem diariamente abalos talvez irreparveis. Dessa forma, o entorpecimento que tantas vezes Adorno denunciou em seus textos combatido no atravs daquele pedido de ajuda, o qual permitia ouvir o sussurro de um ego combalido que clamava pelo fim de sua prpria debilidade. Ele contestado por meio de mecanismos de defesa que comprazem aos ditames do consumo dos produtos culturais, tais como os produtos que prometem o rpido e milagroso emagrecimento s custas da anorexia ou dos brincos e tatuagens colocados nos lbios e narinas dos jovens.

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

15

O anseio de que essa sensao de insatisfao pode ser amainada pelas prticas sadomasoquistas, que j so verificadas com uma freqncia que no deve ser subestimada, precisa ser cada vez mais investigado por aqueles que no se conformam com a mentira que afirma a concretizao da felicidade aqui e agora. nesse sentido que a possibilidade da reapropriao das potencialidades emancipatrias da formao no se faz apenas desejada. Ela uma das principais condies de resistncia reproduo da dessensibilizao e da barbrie. Ora, a reapropriao da capacidade de autocrtica da formao passa tambm por uma concepo educacional pautada nos escritos dos pensadores da chamada Teoria Crtica, sobretudo Theodor W. Adorno. A busca pela efetiva aproximao entre os desejos individuais e as regras e leis sociais deve ser baseada na constatao de que, na atual sociedade, observa-se um hiato muito grande entre os contedos das promessas de igualdade e suas respectivas realizaes. Essa crtica da ideologia tambm necessita estar presente durante a realizao do educativo dentro ou fora das escolas. No h mais como se aquietar diante da dissimulao do processo formativo atual que, desde o incio, compraz sim semiformao no ao sentido emancipatrio da Bildung. Assim, fazse justia queles que so cotidianamente injustiados, exatamente porque suas existncias desiguais so verdadeiramente afirmadas como tais, sem eufemismo. A luta pela verdadeira felicidade deve estar atrelada ao reconhecimento do estado atual de infelicidade. nesse sentido que uma concepo educacional que se julga crtica poderia contribuir para o processo de auto-reflexo da formao que se converteu em semiformao. Se essa concepo educacional tambm assume como sua a tarefa de auxiliar o exerccio da crtica da ideologia, ento talvez no fosse equivocado aludir observao de Adorno de que tambm tem algo de prtico a denncia de que a exigncia, cotidianamente reiterada, de submisso da teoria em relao prtica significa anular o contedo da verdade e condenar a prtica loucura (Adorno, 1992, p. 79). Nos dias atuais, torna-se cada vez mais relevante incentivar a autocrtica daqueles que se julgam educados, mas que colaboram decisivamente tanto para sua prpria debilidade quanto para a dos outros. Esta forma de conceber a educao poderia colaborar para a reproduo de um clima cultural que favorecesse aquela disposio de estimular a continuidade do contedo apreendido com a prpria formao do indivduo. O educador que faz sua autocrtica, ao se preocupar com a compreenso dos motivos que incentivam a distncia entre as teorias sobre o preconceito e a prxis preconceituosa dos mesmos alunos, os quais memorizam os contedos mas no deixam de fazer anedotas racistas, por
16

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

exemplo, trabalha para que o fosso entre o conceito e a prxis emancipadora ARTIGOS no seja to grande, apesar da sociedade atual incentivar exatamente a permanncia desta distncia. A concepo educacional que se pauta na denncia da falsa reconciliao atual a qual dissimula uma vida plena de liberdade, mas que prima pela sua ausncia fala tambm em nome da possvel reconciliao entre aqueles contedos emancipatrios da formao e uma vida menos injusta. Uma vida cujo desejo verdadeiro de uma utilizao mais humana da tcnica no sirva como justificativa para a perpetuao do processo de industrializao da cultura, que prima pela regresso das capacidades humanas e, portanto, pela reincidncia da barbrie.

Notas
1. Seria importante distinguir a opo de traduo de Habbildung por semiformao e no por pseudoformao. De acordo com Wolfgang Leo Maar: Halbbildung traduzida por semiformao justamente para tentar respeitar o sentido global que Adorno procuraria imprimir ao termo: ao mesmo tempo registra a limitao da finalizao do processo incompletude, pela metade e a plena validade do processo formador como tal, ainda que travado. Essa ltima componente ficaria prejudicada na opo por pseudoformao, como a traduo castelhana, em que se indicaria um faz de conta formativo, como se se tratasse de pretender algo que no . A semiformao ocorre realmente, mas travada. (Maar, 1992, p. 186). De fato, alm da escolha pela utilizao do termo semiformao conservar o sentido da falsidade do processo formador, h que se destacar a permanncia da sutileza nessa escolha de traduo do conceito, pois a semiformao apresenta-se, de forma dissimulada, como a redentora do embrutecimento subjetivo do indivduo, mas, na verdade, como j disse Adorno, a inimiga mortal da formao (Bildung). O termo semiformao resguarda, no plano subjetivo, o sentido emancipatrio da formao que se converteu em ideologia, em decorrncia do crescente processo de hegemonia da Indstria Cultural, cujo conceito tambm apresenta, fato este que no casual, uma certa ambigidade por no ser apenas cultura ou indstria, ao mesmo tempo em que possui caractersticas de ambas. 2. Durante a ascenso nazista, mais especificamente na noite de 10 de novembro de 1938, houve uma destruio de lojas, moradias e sinagogas judaicas. Tal episdio ficou conhecido como a noite dos cristais (Wermke, 1996, p. 902).

ON THE ACTUALITY OF THE CONCEPT OF CULTURE INDUSTRY


ABSTRACT: This text holds that the concept of culture industry is actual and important to criticising the social conditions which universalizes a process of half culture. And it concludes that some Theodor W. Adornos concepts could give elements to resist against this process which forms debilitated individualities. Key words: Culture Industry; Culture; Half-Culture; Theodor W. Adorno; Critical Theory.

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

17

Referncias bibliogrficas
ADORNO, Theodor W. A Indstria Cultural. In: COHN (Org.), Theodor W. Adorno, Trad. de Amlia Cohn. Coleo Grandes Cientistas Sociais. So Paulo: tica, 1986. ________. Anotaes sobre teoria e prtica. In: RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Quatro textos clssicos. Trad. de Newton Ramos-de-Oliveira. So Carlos: UFSCar (publicao interna), 1992. ________. Tempo livre. In: Palavras e sinais. Trad. de Maria Helena Ruschel, Petrpolis: Vozes, 1995. ________. Teoria da semicultura. Trad. de Newton Ramos de Oliveira com a colaborao de Bruno Pucci e Cludia de Moura Abreu. Educao & Sociedade, Campinas: Papirus, ano XVII, dez. 1996. ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. CLAUSSEN, Detlev. Fortzusetzen: Die Aktualitt der Kulturindustriekritik Adornos. In: HAGER, F.& PFTZE, H. (Hrsg.). Das unerhrt Moderne/ Berliner Adorno-Tagung: Lneburg zu Klampen, 1990. MAAR, Wolfgang L. Lukcs, Adorno e o problema da formao. Lua Nova Revista de Cultura e Poltica n 27, So Paulo: Marco Zero, 1992. WERMKE, Matthias. Duden Deutsches Universalwrterbuch. Mannheim und Leipzig, Deutschland: Dudenverlag, 1996.

18

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

You might also like