You are on page 1of 9

Artigo por Andr Fontolan Scaramuzza: Advogado, Diretor Jurdico da EMPRES, Professor de Processo Civil na UNIPALMARES, Ps-Graduado em Direito

Civil e Processo Civil pela EPD Escola Paulista de Direito, membro da Coordenadoria de Processo Civil da CJA OAB SP, Autor de artigos jurdicos.

AO MONITRIA: DA INTIMAO E DA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENA. Toda e qualquer intimao no decorrer da ao monitria, bem como no trmite de eventuais embargos, correro em conformidade com o artigo 234 e seguintes do Cdigo de Processo Civil. O objetivo deste artigo no o de tratarmos das intimaes em geral no trmite da ao monitria ou de seus embargos e sim, debatermos sobre do que se trata a palavra intimao existente no pargrafo terceiro do artigo 1.102-c do Cdigo de Processo Civil, sendo:
3 - rejeitados os embargos, constituir-se- de pleno direito, o ttulo executivo judicial, intimando-se o devedor e prosseguindo-se na forma prevista no Livro I, Ttulo VIII, Captulo X, desta lei. (negrito e sublinhado pelo autor)

Indispensvel esclarecer que quando a lei aqui informa sobre a intimao do devedor, neste artigo, nada tem a ver sobre a eventual obrigatoriedade de se intimar o devedor de que a ao ir prosseguir na forma do cumprimento de sentena e muito menos no sentido de se citar o devedor a cumprir com a sentena j transitada em julgado, por bvio, temos que este artigo informa nica e exclusivamente sobre a necessidade de se intimar o devedor de que os embargos foram rejeitados. Neste sentido acompanho o posicionamento do brilhante Dr. Antnio Cludio da Costa Machado1, sendo:
Ora, porque se trata de sentena, nada mais natural do que a lei exigir expressamente a intimao do embargante antes que se instaure o processo de execuo. Mas, na verdade, a intimao do devedor, prevista
1

Cdigo de Processo Civil Interpretado, Antonio Cludio da Costa Machado, Editora Manoele, 7 edio, 2008.

no texto, nada tem a ver com a execuo, significando apenas a exigncia de dar atendimento ao princpio do contraditrio, posto que a instaurao da fase executiva depende nica e to somente da constituio, de pleno direito, do ttulo executivo judicial que se atrela, por sua vez, rejeio dos embargos e no cincia do devedor.

Concludo portanto que a intimao de que se trata a lei acima transcrita refere-se nica e exclusivamente ao ato de se intimar o devedor/ embargante de que os embargos foram rejeitados, inclusive, aps esta intimao que se abre prazo para o mesmo apelar da deciso, respeitando mais uma vez o princpio do contraditrio e da ampla defesa.

Entraremos agora em uma seara das mais conflituosas na atualidade sobre o tema que abrange tanto o ttulo judicial oriundo de ao monitria que, como manda a lei, seguir nos termos do cumprimento de sentena nos termos do art. 1.102, caput e 3 do Cdigo de Processo Civil, como qualquer outra sentena que venha a seguir tambm para a fase de cumprimento de sentena. Afinal de contas h a necessidade de se citar o agora executado pessoalmente ou intim-lo por intermdio de seu procurador, de que a sentena transitou em julgado, a fim de que possa pagar o seu dbito espontaneamente no prazo de 15 (quinze) dias sob pena de multa de 10% (dez por cento)? Como deve ser contada a data de incidncia desta multa para o caso de no cumprimento de sentena oriunda de ao monitria ou outra sentena tambm no cumprida e que seja necessria a sua migrao para a fase de cumprimento de sentena? O doutrinador Luis Guilherme da Costa Wagner Jnior2, entende:
A inteno da alterao legislativa foi adequar a ao monitria, por meio dos dispositivos legais em comento, nova realidade da execuo de ttulos judiciais em que, falar-se- em cumprimento de sentena, dispensada a
2

Curso Completo de Processo Civil, Wagner Jnior, Luiz Guilherme da Costa, 2007, Editora Del Rey, fls. 521 a 522.

citao do executado, posto que referido ato foi substitudo pela intimao de advogado para cumprimento da deciso em 15 (quinze) dias sob pena de incidncia de multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do dbito.

Acompanho o doutrinador sobre a possibilidade da incidncia da multa estipulada pelo artigo 475 J do Cdigo de Processo Civil para os casos de ao monitria, como tambm concordo na dispensabilidade de citao do ru para cumprimento voluntrio da sentena, porm, ouso divergir quanto necessidade de intimao na pessoa do advogado para cumprimento da deciso e em breve esclarecerei os motivos de minha discordncia. O doutrinador Professor Antonio Cludio da Costa Machado3, assim entende:
...-na nova sistemtica executiva, a intimao para pagar mera e simples conseqncia da condenao e seu no-atendimento no gera, por si s, ato constritivo algum, visto que este depender de posterior mandado de penhora - , tal intimao na pessoa do advogado est perfeitamente justificada e legitimada, servindo de termo a quo o prazo de quinze dias.

Temos portanto at o momento duas opinies que tutelam ser dispensvel a citao do ru, porm, se faz necessria a intimao na pessoa de seu procurador. Entende o doutrinador Cssio Scarpinella Bueno 4 , que necessria a intimao para cumprimento da sentena na pessoa de seu advogado e, caso a r no possua procurador constitudo, dever esta intimao ser realizada pessoalmente ao devedor. J o doutrinador Misael Montenegro Filho 5 , entende tambm que h a necessidade de intimao do agora executado para cumprir voluntariamente a sentena, a fim de que este agora possa saber que findou a ao de conhecimento e iniciar-se- a fase de execuo, porm, diferentemente dos demais, este entende
Cdigo de Processo Civil Interpretado, Antonio Cludio da Costa Machado, Editora Manoele, 7 edio, 2008. A nova etapa da reforma do Cdigo de Processo Civil volume 1 Cssio Scarpinella Bueno, Editora Saraiva, 2 edio, 2006, pginas 88 a 97. 5 Cumprimento de sentena e outras reformas processuais Misael Montenegro Filho, Editora Atlas, 2006, pginas 57 a 61.
4

que possuindo ou no procurador nos autos, que esta intimao deve sempre ser pessoal parte. Analisando estes posicionamentos, me questiono, por qual razo houve a promulgao da lei 11.232/2005 se as coisas continuariam as mesmas? Por que deveramos reformar toda a antiga execuo de sentena ou de ttulo judicial apenas para incluir uma multa de 10% (dez por cento)? Indubitvel o extraordinrio grau de conhecimento dos doutrinadores citados acima, porm, este entendimento sem sombra de dvidas est equivocado, simplesmente, porque fere o princpio da finalidade desta lei 11.232/2005, bem como o princpio da literalidade e da celeridade processual. Os operadores do contencioso cvel e seus respectivos clientes, que nas aes visando cumprimento de obrigaes, sempre suportaram o rduo fardo de passar anos e mais anos aguardando uma sentena transitada em julgada e quando a conseguiam e foram citar o executado, na poca, a execuo de sentena e se deparavam com o fato do mesmo ter se evadido do local, bem como no ter deixado qualquer rastro, muito menos financeiro ou patrimonial que pudesse garantir a sua dvida, alm do fato de ter que despender mais longos anos e mais investimento na localizao do executado, para esses operadores a promulgao desta lei foi considerada como uma esperana de que as coisas um dia podiam melhorar para o credor. Foi um sinal de esperana de que chegou a hora do credor de boa f e cumpridor de suas obrigaes ter a lei tambm ao seu lado, lei esta que sempre favoreceu e protegeu os devedores e aqueles que descumprem com suas obrigaes. Em um Pas como o Brasil que necessita de investimento estrangeiro nas indstrias, prestaes de servios e tudo o mais, no entanto, tem um Poder Judicirio que alm de moroso protecionista aos devedores, notrio que alm de deixar toda a populao com a certeza de que a justia no existe, deixando o Poder Judicirio completamente desacreditado, temos tambm que as indstrias nacionais e estrangeiras sero temerosas de qualquer investimento no Brasil.

Em reunies com uma diretora de empresa de capital Italiano, sempre tive muitas dificuldades em explicar que no Brasil, infelizmente, os recursos so quase que infinitos, muita dificuldade em explicar que infelizmente os processos de recuperao de crdito so morosos, principalmente dificuldade em explicar a grande epopia que conseguir a desconsiderao da personalidade jurdica para empresas devedoras e que encerraram suas atividades irregularmente, haja vista que na Itlia praxe os scios se responsabilizarem pelos prejuzos que suas empresas causam. Resultado, esta empresa parou completamente de investir no Brasil ante o alto ndice de inadimplncia e morosidade na recuperao judicial, sendo que hoje apenas importam seus produtos e ante pagamento antecipado ou no ato da entrega. Com estes comentrios, indagaes e estria apresentada quero chegar ao ponto de que os prprios legisladores entenderam que toda esta morosidade e protecionismo aos devedores prejudica no s os credores mas todo o Brasil, razo pela qual promulgaram a lei 11.232/2005. Os doutrinadores indicados e tantos outros ressaltaram a importncia de se intimar o devedor na pessoa de seu procurador de que agora sim a sentena est transitada em julgado, portanto, lhe abrindo prazo de 15 (quinze) para o cumprimento espontneo da obrigao sob pena de multa nos termos do art. 475, J do Cdigo de Processo Civil, porm, questiono qual o verdadeiro objetivo? No h qualquer alegao que justifique esta interpretao. Primeiro, vamos ao que dispe o art. 475, J do Cdigo de Processo Civil:
Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou j fixada em liquidao, no o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenao ser acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o dispositivo no art. 614, inciso II, desta lei, expedir-se- mandado de penhora e avaliao.

Temos portanto que em nenhum momento a lei estipula que da sentena transitada em julgado far-se- a intimao do condenado ao cumprimento da sentena no prazo de quinze dias sob pena de multa, portanto, temos que o

legislador no quis que o condenado fosse novamente intimado por ser este ato completamente desnecessrio e moroso. Se o legislador realmente quisesse que nesta fase houvesse mais uma intimao ao condenado, este assim o diria no dispositivo legal, ou ento, este se manifestaria ...observado o dispositivo no art. 614, inciso I E II, ou ainda, expedirse- mandado de citao, penhora e avaliao, mas no, o legislador nada disse neste sentido. Se a lei assim no o diz, por que pensar nesta possibilidade de se intimar a parte na pessoa de seu procurador? Por que esta criao doutrinria quando a prpria lei explicitamente no quis estipular nova intimao? A opinies elencadas informam apenas da necessidade de se intimar o devedor na pessoa de seu procurador para cumprir espontaneamente com a sentena transitada em julgado, porm, seguindo esta lgica, o que fazer na ausncia de procurador ou se este tiver o mandato revogado logo aps a sentena? Temos que nesta situao nos depararamos com o absurdo de que a nica soluo possvel seria a intimao pessoal do devedor. Se a questo preservar o princpio do contraditrio ou ento o princpio da publicidade, temos que em nenhum momento estes princpios so desrespeitados. Se a parte possui procurador nos autos e este intimado da sentena em primeira instncia, no notrio que seu procurador saiba quando se transformar a sentena em deciso transitada em julgado? Se a parte possui procurador nos autos e este recorreu da sentena e intimado do acrdo em segunda instncia, no bvio que este advogado saiba o dia em que se dar o trnsito em julgado desta deciso? Se a parte possui procurador nos autos e este recorreu at o Supremo Tribunal Federal ou at o Superior Tribunal de Justia ou ambos e este procurador intimado das decises de ltima instncia, no bvio que este advogado saiba o dia em que se dar o trnsito em julgado?

Se a parte no possui advogado e se mantm inerte aps o recebimento do mandado na ao monitria ou na citao na ao de conhecimento, ficando claro no mandado citatrio das conseqncias da revelia, ser que aps ter o mandado convolado em ttulo judicial ou aps sentena contra a sua pessoa transitada em julgado que a ento esta parte, intimada pessoalmente desta situao, vai resolver cumprir com suas obrigaes neste instante? No devemos nos esquecer de que na melhor das hipteses apresentadas pelos doutrinadores acima, a de que a parte possui um procurador e que aps o pedido de cumprimento da sentena este ser intimado via Dirio Oficial, que neste caso temos o enorme lapso temporal para que os cartrios juntem as referidas peties nos processos, outro longo prazo para o mesmo ir a concluso, outro enorme prazo para lanarem nas publicaes, outro enorme prazo para publicar, outro enorme prazo para certificarem em cartrio que no houve o cumprimento da sentena para s ento ser expedido o mandado de penhora e avaliao, ou seja, na melhor das hipteses, o credor perdeu de trs a doze meses e o devedor conseguiu procrastinar o cumprimento de sua obrigao pelo mesmo perodo. No podemos nos esquecer de que a grande maioria das pessoas fsicas e jurdicas que tem aes monitrias ou de conhecimento de obrigaes contra si tentam ao mximo procrastinar os feitos por completa m-f, aproveitando-se da morosidade do Poder Judicirio para tal fim e para esta grande maioria, nada impede de renunciarem aos mandatos concedidos aos seus at ento procuradores logo na seqncia do trnsito em julgado, ou, em no havendo procuradores, a continuarem a fazer o que sempre fazem, ou seja, se esquivarem das intimaes e citaes. Notrio que um bom advogado e uma empresa diligente e responsvel, iro acompanhar o processo de perto e, quando seu procurador for intimado da sentena ou acrdo, com uma simples contagem de prazo que se aprende nos bancos das faculdades no primeiro ou segundo ano do curso para bacharel em direito, este facilmente saber a data do trnsito em julgado e conseqentemente saber o incio e fim de seu prazo para cumprimento espontneo de suas obrigaes.

Ficou claro tambm que a parte devidamente intimada na pessoa de seu procurador das publicaes das sentenas e acrdos, portanto, a parte est ciente de que iniciou-se o prazo para apresentao de recurso ou para o cumprimento da obrigao e em contrapartida a parte que no se manifestou nos autos aps o recebimento do mandado monitrio ou citatrio, que esta parte j est devidamente cientificada de que ante uma ao contra ela e no se defendendo, por bvio e por estar expresso no mandado, ter uma ao de execuo a seu desfavor. O doutrinador Humberto Theodoro Jnior6 disserta:
Convertido o mandado inicial em mandado executivo, e transcorrido o prazo inicial de cumprimento voluntrio, segue-se a expedio do mandado de penhora ou de busca e apreenso, conforme se trate de obrigao de quantia certa ou de entrega de coisa, dentro da sistemtica de cumprimento de sentena, segundo a Lei n 11.232, de 22.12.2005 (CPC, Livro I, Ttulo VIII, Captulo X).

Entendo que quando o doutrinador supra escreve prazo inicial de cumprimento voluntrio, o mesmo que dispe a lei em seu artigo 475 J do Cdigo de Processo Civil, ou seja, aps o trnsito em julgado da deciso que constitui o ttulo judicial, a parte que deve cumprir com a obrigao tem o prazo de 15 (quinze) dias para o cumprimento da obrigao de forma voluntria, ou seja, sendo dispensada qualquer outra intimao na pessoa de quem quer que seja, sob pena de, em no sendo cumprida a obrigao neste prazo, incidir a multa de 10% (dez por cento). Tambm neste sentido o doutrinador Lus Otvio Sequeira de Cerqueira7:
Mesmo tendo a execuo do ttulo judicial passado condio de fase do processo de conhecimento, ainda necessria a apresentao de requerimento executivo ao juzo competente para o seu incio. Alm disso, no h mais necessidade de citao do executado, o que com certeza trar muito mais celeridade ao processo. Uma das principais condutas utilizadas
Curso de Direito Processual Civil, volume III, 39 edio, Theodoro Jnior, Humberto, 2008, Editora Forense, fls. 373. 7 Processo de Execuo Civil e modificaes da lei 11.232/05, coordenao de Paulo Hoffman e Leonardo Ferres da Silva Ribeiro, autor do captulo Lus Otvio Sequeira de Cerqueira, Editora Quarter Latin do Brasil, 2006, fls. 173.
6

pelos executados para protelar o incio da execuo no sistema anterior era a de se furtar de todas as formas citao, um bice que muitas vezes foi facilmente superado com a citao do executado por hora certa.

No bastasse as alegaes e doutrinas apresentadas no sentido de que se faz desnecessria a intimao da parte para que cumpra espontaneamente a sentena transitada em julgada ou no caso da ao monitria, do mandado j convolado em ttulo judicial e pronto para ter iniciada a sua fase como cumprimento de sentena, temos o Superior Tribunal de Justia arrematando neste sentido:
LEI 11.232/2005. ARTIGO 475-J, CPC. CUMPRIMENTO DA SENTENA. MULTA. TERMO INICIAL. INTIMAO DA PARTE VENCIDA. DESNECESSIDADE. 1. A intimao da sentena que condena ao pagamento de quantia certa consuma-se mediante publicao, pelos meios ordinrios, a fim de que tenha incio o prazo recursal. Desnecessria a intimao pessoal do devedor. 2. Transitada em julgado a sentena condenatria, no necessrio que a parte vencida, pessoalmente ou por seu advogado, seja intimada para cumpri-la. 3. Cabe ao vencido cumprir espontaneamente a obrigao, em quinze dias, sob pena de ver sua dvida automaticamente acrescida de 10%. (STJ - REsp 954859 / RS, RECURSO ESPECIAL, 2007/0119225-2 Min. Humberto Gomes de Barros Terceira Turma julgado em 18/08/2007 publicado DJ 27/08/2007 p. 252 REVJUR vol. 359 p. 117)

Artigo por Andr Fontolan Scaramuzza: Advogado, Diretor Jurdico da EMPRES, Professor de Processo Civil na UNIPALMARES, Ps-Graduado em Direito Civil e Processo Civil pela EPD Escola Paulista de Direito, membro da Coordenadoria de Processo Civil da CJA OAB SP, Autor de artigos jurdicos.
http://www.conjur.com.br/2009-jul-02/promulgacao-lei-112322005-nao-mudou-execucao-sentenca

You might also like