Estudar Sozinho

COMO!? DE QUE JEITO!?

DENILSO DE LIMA
http://denilsodelima.blogspot.com

Estudar Sozinho
COMO!? DE QUE JEITO!?

DENILSO DE LIMA
http://denilsodelima.blogspot.com

Estudar Sozinho: um desafio

Uma das dificuldades de quem estuda só é a falta de orientação para saber se tudo está indo bem. Tem ainda o fato de se perder nos estudos. Ou talvez o de não saber se está progredindo. Quem estuda só na maioria das vezes tem um livro [geralmente uma gramática], um dicionário [simples e o mais baratinho do mercado], internet [um emaranhado de informações que começa em um lugar e não se sabe onde termina]. Estas coisas são válidas! Porém, pode estar faltando algo para que o resultado apareça. Afinal, quem estuda só não faz provas, não é avaliado por um professor, e por causa disto, muitos acabam se desmotivando no aprendizado. Como consequência, muitos passam a pensar que inglês é difícil, complicado e impossível de aprender. O principal objetivo deste e-book é oferecer a você uma série de ideias que o ajudarão a se organizar melhor. Aqui você encontrará testes que ajudarão a identificar seu estilo de aprendizado, dicas sobre os resultados dos testes, dicas voltadas para o seu aprendizado de inglês, técnicas de memorização e muito mais. Pretendo ser o mais prático possível. Nada complicado! Apresento sugestões que darão certo se você estiver motivado e determinado a aprender. Além disto, você encontrará também exemplos de atividades e de muita coisa em inglês para ajudar a notar o seu desempenho. Conto com seu feedback! Assim poderei melhorar cada vez mais e mais este e-book. Denilso de Lima
ELT Professional denilsolima@gmail.com

Denilso de Lima
ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

inFlux English School
As segunda versão deste eBook é em parte patrocinado pela inFlux English School, a única escola do Brasil que possui um Compromisso de Aprendizado com seus alunos. Através deste Compromisso de Aprendizado a inFlux garante que em apenas dois anos e meio você aprenderá inglês de forma a alcançar um excelente resultado no exame de proficiência internacional TOEIC [Test of English for International Communication]. Isto é possível porque a inFlux baseia o seu método exclusivo de ensino em duas das mais eficientes abordagens de ensino de idiomas: Abordagem Comunicativa [Communicative Approach] e Abordagem Lexical [Lexical Approach]. De forma bem simples, posso dizer que na Abordagem Comunicativa você aprende a comunicação real, ou seja, você aprende aquilo que é usado no dia a dia de quem fala inglês de verdade. Nada de aprender coisas esquisitas e que raramente serão usadas. Como o próprio nome diz ‘comunicativo’ quer dizer comunicação como ela realmente acontece entre os falantes nativos da língua inglesa. Com isto em mente, entra em cena a Abordagem Lexical, na qual você aprenderá as expressões, collocations, sentenças, frases feitas e palavras que são usadas naturalmente por toda e qualquer pessoa que se comunica em inglês. Com a Abordagem Lexical a gramática é adquirida de forma implícita. Na inFlux English School você não aprenderá gramática através de regras e termos técnicos. Você adquirirá a gramática de uso de modo natural e não de modo mecânico. E por conta deste conjunto de práticas pedagógicas e voltadas, em primeiro lugar, aos alunos que a inFlux English School oferece um curso de inglês em tempo curto [dois anos e meio] e com resultados fantásticos.

Denilso de Lima
ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

RS Colombo. PR Ponta Grossa. SP Ibirama. SP SALVADOR. PR FLORIANÓPOLIS. PR São Leopoldo. AM Maringá. SC BELO HORIZONTE. SP São José do Rio Preto. PR MANAUS. BA Santo André. SC Jaraguá do Sul. SC Indaiatuba. PR Fazenda Rio Grande.com www. RS Guarulhos. até este momento. RS Blumenau. MG Bento Gonçalves. PR Caxias do Sul.inFlux English School Entre no site da inFlux English School [http://www. RS SÃO PAULO. SC Nova Aurora. PR Paranavaí. MG Vila Velha.twitter.influx.blogspot. RN Navegantes. SC Frederico Westphalen. DF Campo Largo. SC BRASÍLIA. SP Irati. PR NATAL. ES Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.br/Escolas. a inFlux está presente: Araucária. SC Joinville. SP São Bernardo. SP São José dos Pinhais. SP Uberlândia. PR RECIFE. PE Rio Claro. Abaixo segue a lista das cidades onde. SC Londrina. PR CURITIBA. PR Balneário Camboriú.com/DenilsodeLima . PR Itajaí. SP São Caetano do Sul.aspx] e saiba como entrar em contato com a unidade mais perto de você.com.

08. 18.Conteúdo 01. 23. 11. 22. 09.blogspot. 12. 03. 04. 21. 14. pratique.twitter. 06.com/DenilsodeLima . 07. pratique! Técnicas de Memorização Entendendo histórias em jornais Use os falantes nativos como modelo Pense em inglês Só um minuto! Enriqueça seu vocabulário Use o dicionário Tenha um caderno de vocabulário Aprenda mais com textos Ensine alguém Reconheça o seu progresso Roteiro de estudos Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com www. Orientações sobre o e-Book Qual o seu estilo? Tire proveito do seu aprendizado Planeje o seu aprendizado Avalie as suas necessidades Dê prioridade às suas necessidades Mantenha o foco nas suas necessidades Contrato de Aprendizado Encontre atividades específicas para suas necessidades Assista TV Pratique. 17. 20. 10. 16. 02. 15. 05. 13. 19.

com. Desta forma você irá lê-lo e relê-lo sempre que quiser. sublinhar. encadernar e deixá-lo sempre por perto. no blog você encontrará muitas outras sugestões que certamente não estão presentes neste ebook. lembre-se que isto dependerá muito mais de você do que de mim ou do e-book em si. Caso o considere colorido demais e não queira gastar tinta da impressora. Caso eu me lembre de mais alguma orientação escreverei em meu blog – http://denilsodelima.blogspot. fique sempre de olho lá! Sucessos e a você e muito aprendizado! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. eu ache que colorido fique muito mais estimulante.com/DenilsodeLima . circular.blogspot. Aliás. Minha intenção é que você tire o máximo proveito das dicas dadas aqui. somente você e mais ninguém será o responsável pelo progresso e pelo sucesso nesta atividade.twitter. recomendo que o imprima em preto e branco. Portanto. As cores ajudam e muito o cérebro a ler algo e a reter as informações. Porém. Embora.com www. As dicas dadas aqui são dicas para ajudar você a aprender inglês por conta própria. Além disto. lápis ou marca-texto. tenha em mãos uma caneta.Orientações sobre o ebook Este eBook será melhor utilizado se você o imprimir. Portanto. você poderá grifar. O que achar melhor! Assim. etc as dicas de estudo e aprendizado que considerar mais interessantes para você.

Pense sobre como você estuda inglês usando a internet.twitter. Portanto.Qual o seu estilo? Todo mundo tem um estilo. saiba que é de suma importância manter em mente as experiências e oportunidade de aprendizado da língua inglesa que você teve até agora. Abaixo há um questionário que ajudará você a identificar o seu estilo de aprendizado. Você pode não ter consciência disto. O que a maioria das pessoas esquece é que elas também têm um estilo de aprendizado. como aprende [ou não] na sala de aula [caso esteja estudando em alguma escola]. Descobrir o seu estilo é o primeiro passo para saber como você aprende e como gosta de aprender. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima .blogspot. modos de aprendizado.com www. e alguns outros aspectos que você mais gosta na hora de aprender algo. um estilo de agir. Este é o problema! Talvez você nem tenha pensado sobre isto até hoje! Pois saiba que conhecer o seu estilo de aprendizado ajuda você a desenvolver estratégias para compensar os seus pontos fracos e melhorar os seus pontos fortes. responda. as perguntas da página a seguir. Com ele você identificará as atividades. Não há exceção a esta regra. Pense bem: você certamente tem o seu estilo de roupas. do modo mais honesto possível. um estilo de trabalho. usando livros que você eventualmente tenha comprado etc. Antes de começar. um estilo de vida e muitos outros estilos.

twitter. ou 3 para você mesmo. O que parece não surtir efeito? Seja honesto! Fale sobre aquilo que você não gosta ou que não te traz resultado algum no que diz respeito a aprender algo. quais os métodos de aprendizado que parecem funcionar bem com você? Escrever um diário. falar sozinho. conversar com alguém. Lembre-se que: 0 1 2 3 = = = = Não Às vezes Geralmente Sim Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima .blogspot. o que surte efeito? Pense em tudo o que você puder! 2. assistir a filmes. ouvir músicas. 1.. Enfim. e dê notas de 0. escrever sentenças curtas em inglês. A ideia agora é descobrir como você aprende melhor. dê uma olhada no questionário abaixo. 2.com www. Agora que você respondeu as questões acima. ler em voz alta. Em sua opinião.. seguir uma gramática.Qual o seu estilo? 1. folhear um dicionário.

Eu gosto de estudar inglês sozinho.com www. Eu gosto de ouvir filmes e prestar atenção em tudo o que é dito. seriados e DVDs. Eu gosto de ter um professor para ajudar a encontrar meus erros. Eu gosto de sair com os amigos e praticar o inglês que aprendo. Eu gosto de aprender vendo filmes. Em casa. jornais e revistas. Eu gosto de aprender ouvindo as palavras em inglês. Eu gosto de aprender usando o inglês que sei sempre que possível. Eu gosto de estudar a gramática sistematicamente. Leia as definições abaixo e diga se você concorda ou não com o Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. TOTAL ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) Some seus pontos em cada seção e coloque o resultado da soma na área “TOTAL”. Eu gosto de anotar tudo no meu caderno. eu gosto de aprender assistindo TV e/ou DVDs em inglês. Eu gosto de aprender estudando livros de inglês.twitter. TOTAL Tipo 2 Eu gosto que alguém explique tudo para mim. Eu gosto de aprender lendo livro em inglês. Eu gosto de ter um professor para me dar atividades e coisas para resolver.Qual o seu estilo? Tipo 1 Eu gosto de aprender conversando com meus amigos em inglês. Eu gosto de ter um livro e fazer todas as atividades na sequência sugerida. jornais e websites em inglês. Eu gosto de aprender as palavras vendo-as escritas. Eu gosto de aprender conversando com alguém. Eu gosto de aprender usando arquivos de áudio. Eu gosto de aprender lendo tudo o que encontro pela frente. TOTAL Tipo 3 Eu gosto de aprender através de jogos com outras pessoas. Eu gosto de aprender lendo artigos em revistas.blogspot. TOTAL Tipo 4 Eu gosto de estudar gramática. Eu gosto de aprender batendo papo.com/DenilsodeLima .

Tipo 4 – se você teve mais pontos nesta seção.com www. repetitivas e cheias de regra não são muito do seu gosto. Talvez seja por isto que se frustra com cursos e livros. Atividades monótonas. Você gosta de aprender com outras pessoas e vê o aprendizado como algo divertido. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Você gosta de interagir com outras pessoas e fazer uso do inglês que aprende de modo bem natural. pois isto dá segurança e certeza do que está acontecendo no seu aprendizado. Você também gosta de ter um professor. orientando seus estudos.Qual o seu estilo? resultado.blogspot. você provavelmente gosta de aprender inglês em sala de aula. você provavelmente gosta de aprender inglês estudando tudo em detalhes. o seu estilo de aprendizado. Gosta de estudar sozinho e descobrir como usar o que aprende com você mesmo. O professor serve mais como um tira-dúvidas a quem você recorre quando realmente precisa. você provavelmente é um bom comunicador.com/DenilsodeLima . Elas podem até mesmo atrapalhar o seu rendimento. Tipo 1 – se você teve mais pontos nesta seção. você gosta de aprender inglês através de exemplos. Tipo 3 – Se você teve mais pontos nesta seção. A ideia é identificar o que você gosta ou não gosta. Assim será possível traçar o seu perfil. pois assim sabe onde começou e para onde está indo. Gosta de seguir uma ordem sistemática.twitter. ou alguém. Você prefere fontes confiáveis e ir confirmando o que aprende em fontes seguras. Gosta de por em prática o que aprende e não tem medo disto! Tipo 2 – se você teve mais pontos nesta seção. Anota todas as informações possíveis no seu caderno.

Qual o seu estilo? Você talvez não concorde com a descrição dada acima. Fazer isto ajuda você a definir mais precisamente o seu perfil.com/DenilsodeLima .twitter. responda as questões abaixo:  Dê uma olhada nos itens que você deu nota 0 (zero).com www.blogspot. Para ajudar ainda mais.  O que você costuma fazer para substituir estas atividades?  O que mais você gosta de fazer que não foi mencionado no questionário acima. Isto é normal! Faça o seguinte neste caso: anote em uma folha de papel as afirmações que sejam verdadeiras para você e então faça uma autodescrição. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Explique porque você não gosta de fazer estas atividades. identificar atividades e demais coisas que sejam significativas no seu aprendizado. o seu estilo! Tenha em mente que esta é uma espécie de autoconhecimento necessária para você poder estabelecer metas.

etc].com/DenilsodeLima .. É o seguinte: se você parar de estudar [deixar de melhorar o que você já sabe] você simplesmente não vai chegar a lugar nenhum. você terá de fazer mesmo um curso de capacitação. Ufa! Cansei! Com certeza você também deve ter um monte de coisas para fazer. vendo sites sem conteúdo algum. cozinham.Tire proveito de tudo! Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam ao aprender uma língua é o fato de elas serem pessoas muito ocupadas. conversando via Messenger. divertem-se. andam de um lado para o outro sem saber para onde vão. É praticamente improvável que você terá novamente muitas facilidades para aprender uma língua. o que provavelmente será à distância e auto-orientado.com www. visitam os amigos. praticam esportes. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. assistem TV. Elas cuidam dos filhos. e ainda assim você terá de fazer malabarismos com o curso e os compromissos de trabalho e família. então aproveite o máximo que puder. passam horas na internet [vendo Orkut.blogspot. cuidam do cachorro ou do gato de estimação.twitter. lembre-se que você deve ter alguns pontos que são descritos abaixo. Durante a sua vida de trabalhador. Levando em conta que você está realmente disposto a aprender inglês. não é mesmo? Mas pense bem: A vida vai ficar mais agitada e mais complicada no minuto em que você parar de estudar e começar a trabalhar. Tire vantagem de tudo que está à sua disposição! Otimize o tempo para aprender sempre e em qualquer lugar. cumprem prazos no trabalho..

com www.blogspot. 3. É mais um sucesso a alcançar! Faça uma lista de algumas coisas nas quais você já se deu bem.Tire proveito de tudo! FÉ É possível sim aprender outra língua se você se esforçar para isto. Você certamente já obteve muitos sucessos na vida. coisa nas quais foi bem-sucedido e descreva como você conseguiu alcançar este êxito: 1. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. então aprender uma língua é algo que você é capaz de conseguir. 4.twitter. 2.com/DenilsodeLima .

com/DenilsodeLima . Pense a respeito das coisas que você será capaz de fazer.com www. ler. comece a se imaginar realizando as tarefas que você quer fazer quando estiver com o inglês na ponta da língua. 3.Tire proveito de tudo! MOTIVAÇÃO Você precisa ou quer aprender esta língua. 2.blogspot. dizer. Portanto. 4. Motive-se! Faça uma lista de coisas que pretende ser capaz de fazer quando estiver com o inglês afiado: 1. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. escrever e assim por diante.twitter.

Quais são os melhores momentos para você estudar? (Marque a opção abaixo) ( ( ( ) ) ) De manhã bem cedo Durante uma folga no meio do dia No final da noite TEMPO Seja realista e separe um tempo para seus estudos. Dia após dia. você lembrará com mais facilidade o que aprendeu recentemente. com certeza usará para outras coisas]. Assim você não se cansará tanto! Nos finais de semana você pode estender um pouco mais: uma hora é o suficiente para revisar o que você viu durante a semana.com/DenilsodeLima . do que estudar durante um longo período uma vez por semana. É bem mais provável que você tenha 05 espaços de meia hora do que 01 espaço de 2½ horas seguidas [se você tiver 2½ horas livres.blogspot. E lembrar o que aprende pode te proporcionar uma excelente sensação de realização e conquista.com www. É muito mais vantajoso estudar curtos períodos todos os dias.twitter.Tire proveito de tudo! CONSCIENTIZAÇÃO Preste atenção no seu padrão de trabalho. Reserve um período de tempo ideal e uma quantidade razoável durante a semana. O que Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Que tal começar com 30 minutos por dia.

pois não exigi vocabulário especializado. caso você queira aprender inglês para passar uma temporada curta de férias em um país de língua inglesa. você precisa ser realista e estabelecer um prazo de tempo maior para atingir este objetivo. se você quer aprender inglês para administrar uma multinacional.com/DenilsodeLima .Tire proveito de tudo! importa não é a quantidade do tempo dedicado para o estudo.com www. O que realmente importa é a qualidade de como você usará o tempo. O tempo para isto é bem menor. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.blogspot. Por exemplo. Tenha em mente seus compromissos atuais e o tempo disponível. quando você estuda? De manhã? De tarde? À noite? Que horários? Quanto tempo você vai investir semanalmente nos seus estudos de inglês? 2½ horas? 3 horas? 5 horas? Quantidade de tempo ideal: Quantidade mínima de tempo: __________________ __________________ OBJETIVOS Estabeleça objetivos realistas para você.twitter.. então pode se dedicar a aprender algumas situações típicas que vai encarar. nem muitas complexidades linguísticas e de tópicos específicos para uma determinada profissão. Pensando nisto. Por outro lado. participar de convenções internacionais etc. mas leve em conta também o nível de proficiência necessário para a tarefa que você quer realizar.

A ideia de estabelecer objetivos pequenos para atingir um maior ajuda você a ver o seu progresso. Quero revisar um a um os diálogo e procurar falá-los em voz alta. Ajuda você também a se organizar e saber o rumo que está seguindo. com objetivos claros e determinados você consegue sentir prazer no que está fazendo. Quero rever todas as situações que aprendi durantes este mês e ser capaz de usar pelo menos 80% do que estudei. Caso tenha dificuldades. Veja um modelo de como você pode fazer: Tempo Hoje Objetivos Durante esta semana quero aprender diariamente duas ou três expressões a serem usadas em situação de compras. Quero também rever as expressões sem precisar vê-las escritas. Quero aprender também algumas palavras (não mais que cinco) para esta situação.blogspot. Quero montar uma pequena história na qual os diálogos vão ocorrer. Quero também praticar o diálogo em voz alta. Estes objetivos diários devem levar você a atingir um objetivo maior no final da semana. você deve estabelecer um objetivo pequeno para hoje ou para amanhã. Este objetivo semanal deve estar ligado a um objetivo para o final do mês. Final da Semana Final do Mês Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. No final do dia vou escrevê-las em meu caderno e pronunciá-las em voz alta.twitter.com/DenilsodeLima .Tire proveito de tudo! Seja como for. Quero praticá-las na forma de um diálogo que eu mesmo vou montar. Quero revisar todas as expressões que aprendi durante a semana. vou rever as expressões e me dedicar a elas por mais uma semana. Lembre-se que você estuda sozinho e precisa saber o que está acontecendo! Assim.com www.

com/DenilsodeLima . Que tal colar este juramento na primeira página do seu cadernos de estudos? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. DETERMINAÇÃO Depois de decidir um horário.com www.twitter. Mais adiante falaremos sobre algumas situações que você poderá se dedicar para atingir seus objetivos. Você só terá mais tempo sobrando quando se aposentar. pois estará aprendendo algo relacionado e não vários assuntos sem nexo. Depois de algumas semanas. o seu cérebro se organiza. Assim. e certamente você vai precisa do inglês antes de se aposentar. você vai ver que não conseguirá deixar os estudos quando tiver tempo sobrando.Tire proveito de tudo! Estabelecer as situações ajuda você a encontrar as expressões e vocabulário daquela situação em específico. Que tal escrever um juramento solene no qual você se compromete a manter-se firme nos estudos? Escreva este juramento e leia-o todos os dias! Ele servirá como guia para você seguir firme e forte no seu compromisso.blogspot. mantenha se firme no tempo reservado para seus estudos.

Se você achar difícil continuar. avaliar o progresso e rendimento. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Isto faz com que você continue no caminho para atingir seus objetivos. comparar as estratégias de aprendizado de cada um.twitter. praticar a fala por meio da internet ou em encontros regulares. Você pode encontrar uma nova perspectiva para o seu aprendizado. trocar e-mails.com www. complemente o seu trabalho. mude as estratégias. simples varie o que você anda fazendo. especialmente quando a caminhada se torna mais difícil devido à pressão do trabalho e demais afazeres. Vocês podem estudar juntos. Você conhece alguém que pode estudar com você? Quem? Já pensou em um amigo virtual? Alguém com o qual você pode trocar e-mails? Compartilhar ideias? Caso não tenha alguém em mente. trocar ideias. dividir o que cada um aprendeu recentemente e muito mais. dar apoio um ao outro. tente outro tipo de material para fazer revisões.com/DenilsodeLima .blogspot.Tire proveito de tudo! APOIO Pode ajudar bastante se você compartilhar sua experiência com outro aprendiz. sabe onde encontrar uma pessoa? PRAZER Você deve acima de tudo gostar do que está fazendo. discutir os problemas encontrados.

com/DenilsodeLima . Sempre que necessário você poderá rever suas anotações para ter certeza do que já foi feito e em que área precisa se dedicar mais. Você tem um caderno no qual costuma fazer as suas anotações? Você anota tudo o que pode? Você faz alguma ideia do que você tem estudado ultimamente e como você está se saindo com o que tem aprendido? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.twitter.com www. É sempre maravilhoso e válido ver o que você já conseguiu fazer ao longo da sua caminhada.Tire proveito de tudo! O que você realmente gosta de aprender na língua inglesa? O que te dá prazer em aprender? ANOTAÇÕES Faça anotações do trabalho que você está fazendo. inclua a maior quantidade possível de detalhes que puder.blogspot.

dias. Qual é o seu objetivo com relação ao inglês? O que tem em mente? O que pretender estudar neste momento? Sua dedicação está voltada para gramática? Vocabulário? Expressões? Memorização de um diálogo? Enfim. o que você quer neste exato momento? 2.Planeje Muitos estudantes encontram problemas porque não conseguem perceber as limitações das suas habilidades de gerenciamento do tempo e do estilo de aprendizado que possuem. Antes de desenvolver um plano de estudos que ajude você atingir seus objetivos pessoais.twitter. você não fará planejamentos impossíveis e inatingíveis. Quanto tempo o seu plano de estudos vai durar? Três meses? Um semestre? Um ano? Um ano e meio? Quanto tempo você tem até atingir a sua meta? Estabeleceu um prazo realista para você? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Assim. Com que frequência você se dedicará para atingir seu objetivo e quanto tempo vai dedicar a isto? 30 minutos por dia? 1 hora por dia? Quantas vezes na semana? Com que frequência vai revisar o que está fazendo? 4.com/DenilsodeLima . Pense no seguinte: 1.blogspot. A tarefa a seguir ajudará você a tomar consciência destas limitações. você precisa refletir sobre quando tempo vai ter e qual o seu estilo de aprendizado.com www. semanas] você imagina que este objetivo será alcançado? Já definiu os seus objetivos diários? Semanais? Mensais? Já está fazendo algum progresso rumo ao que você deseja? 3. Em quanto tempo [horas.

Planeje 5.twitter.blogspot. Você tem familiaridade com as tecnologias à sua disposição? Sabe tirar proveito da internet para poder atingir o seu objetivo? Tem facilidade em usar DVDs? Faz download de podcasts e os escuta? Aluga filmes/seriados que já viu várias vezes para poder perceber como os atores atuam e falam? Enfim.com www. Quem pode ajudar você na indicação de livros e demais materiais quando precisar de algo mais desafiador e voltado para aquilo que você quer? 10. Você explora novos meios para poder tornar o seu aprendizado mais interessante e eficiente? 8. Com quem você pode conversar. Quais dos estilos de aprendizado abaixo você prefere: Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima . revistas e livros? Enfim. que tecnologias você coloca a seu favor? 7. tirar dúvidas ou pedir ajudar quando estiver com problemas em determinado assunto? Com quem pode conversar para rever as suas estratégias de aprendizado? 9. que atividades você julga necessário para o seu caso? 6. Que tipo de atividades você vai fazer para atingir o seu objetivo? Vai ler? Escrever? Ouvir? Falar? Decorar determinado números de expressões de um tema específico? Vai fazer duas páginas de uma gramática que tem? Fazer cópia de sentenças de dicionários.

onde estão suas franquezas e virtudes? Pontos Fortes Pontos Fracos Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Faça uma lista dos seus pontos fracos e fortes no uso do inglês.Planeje     Estudar por conta própria e fazendo uso dos materiais que você mesmo escolheu? Estudar por conta própria com a orientação regular de um consultor? Estudar com outras pessoas em grupos pequenos? Estudar apenas com um parceiro de estudos e ninguém mais? 11.com/DenilsodeLima .com www. Em que você é bom? EM que você é ruim? Com o que tem facilidades? Com o que tem dificuldades? Pronúncia? Memorização de palavras novas? Memorização de sentenças completas? Escrita? Falar? Saber como se escreve as palavras? Gramática? Construção de sentenças? Enfim.twitter.blogspot.

das suas atitudes com relação ao seu aprendizado e muito mais.com www.com/real-life-english/] e livros [‘Como dizer tudo em Inglês’.02.” Feito isto você pode colher algumas expressões na internet [http://www. ‘Como dizer tudo em Inglês – Livro de Atividades’.blogspot.  O seu plano de estudos pode ser algo assim: Primeiro faça uma declaração de objetivos.english-at-home. Vou ouvir as expressões e repeti-las em voz alta. Escreva também as atividades que fará para que seu aprendizado ocorra.02. revisarei todas as expressões que. Ao longo de cada dia vou rever estas expressões quantas vezes forem necessárias. Para isto usarei algumas técnicas de memorização. Nela inclua o período de tempo [início e fim] no qual este plano será colocado em prática. Vou reescrever todas para praticar a escrita. anotei em meu caderno. Mantenha isto tudo como seu foco. dedicarei diariamente de 15 a 30 minutos para aprender três expressões da situação ‘Restaurante’. Deixe bem claro o que você pretende aprender neste período.com/DenilsodeLima . Nesta hora. objetivo a ser atingido! Veja o modelo abaixo: “Durante a semana de 01. Agora crie o seu plano de estudo e mostre-o para alguém e peça sugestões para torná-lo ainda melhor.2010 a 06. No domingo à tarde. dedicarei uma hora de estudos. ‘Fale tudo em Inglês’]. ao longo da semana.Planeje Como você pode tirar vantagem dos seus pontos fortes? Como você acha que pode superar as suas fraquezas? Respondendo as questões tornará você bem mais consciente do seu plano de estudo. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. ou.2010. Vou imaginá-las sendo usadas em um contexto real para assim fixálas melhor em minha mente.twitter.

. regular coke/a beer/a bottle of red wine/a passion fruit juice/ etc I can’t eat anything else.. Phillips Seafood. a hamburger/steak with French fries/chicken fillet with potatoes/etc I’d like .blogspot.com www. Porém.. Visite por exemplo os seguintes: Outback. please? Are you ready to order? Can I get your order? I’ll be right back.com/DenilsodeLima .. Can I have the menu. organize-se de forma a deixar tudo mais claro para você. Desta forma poderá aprender ainda mais coisas. I’m stuffed.) (Estou satisfeito) (Acho que vou pular a sobremesa) Day 04 Day 05 Day 06 No quarto e quinto dias você pode ampliar ainda mais o seu vocabulário pesquisando por tipo de comida e bebida. Black Angus.) . (Eu não consigo comer mais nada.. você deverá rever todas as expressões.Planeje I’d like a table for two. No domingo (o sétimo dia)... Tente lembrar-se do significado delas apenas olhando Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Minha sugestão é que você divida seu tempo assim: 15 minutos – Reveja todas as expressões. por favor.. Use uma folha de papel para cobrir as traduções...twitter. (O que gostariam de beber?) (gostariam de mais alguma coisa?) (e de sobremesa?) (Eu vou querer. por favor?) (Posso ver o cardápio.... (Quero uma mesa para duas pessoas. por favor?) (Desejam fazer o pedido?) (Posso anotar o pedido de vocês?) (Volto em um minuto. I think I’ll pass dessert.) (Você pode trazer o cardápio. uma coca normal/uma cerveja/uma garrafa de vinho tinto/um suco de maracujá/etc. Para isto basta visitar sites de restaurantes em inglês e visualizar o cardápio. um hambúrguer/bife com batatas fritas/filé de frango com batatas/etc.) Day 01 Day 02 Day 03 What would you like to drink? Would you like anything else? What about dessert? I’ll have… .) . etc. (Eu gostaria de. please? May I see the menu. . please..

Depois inverta! Ou seja.blogspot. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com www. escute-o! Sempre que ouvir as expressões escolhidas. Brinque com as expressões e explore suas várias possibilidades de uso. mas repita junto com o CD. Recorra a um dicionário quando não souber uma palavra ou outra. pause o CD e repita em voz alta. Quando possível procure falar ao mesmo tempo em que a voz no CD. 15 minutos – Revise tudo o que você fez! Escute o CD sem ler absolutamente nada [CD do livro que usou para juntar as expressões]! Apenas escute! Depois escute novamente. Crie quantos diálogos for capaz. cubra as expressões em inglês e tente lembrar-se delas apenas olhando para as equivalências em inglês. Caso você tenha o CD no qual as expressões estão. Estabeleça o seu plano de estudos para a semana seguinte. Você pode ainda refazer tudo para poder fixar melhor o que pareceu ser difícil. Procure repetir as expressões em voz alta para você mesmo sem ler no caderno.Planeje para as expressões em inglês. Visualize uma cena na qual uma determinada expressão possa ser usada.com/DenilsodeLima . 15 minutos – Repita o(s) diálogo(s) em voz alta para você mesmo. 15 minutos – Crie um diálogo (ou diálogos pequenos) usando todas as expressões! Consulte suas anotações quando necessário.twitter. Tente memorizar um diálogo e encene-o sem ler. Você pode continuar no mesmo tema ou passar para outro.

Você terá uma visão mais clara e precisa do motivo para aprender inglês. ler. as questões abaixo poderão ajudar você a estabelecer alguns critérios. 1. viagem. Por que você precisa/precisará do Inglês? (por exemplo. diversão. fazer uma apresentação oral. ouvir palestras. escrever um relatório. participar de reuniões. etc. O questionário a seguir ajudará você a identificar as suas necessidades. Que tipo de habilidade você precisa/precisará mais? (por exemplo. em dois anos. mestrado. Pense em cada pergunta com relação ao agora e ao futuro (em um mês.com/DenilsodeLima . etc) Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.Avalie as Necessidades Se você estuda em casa durante o período que estabeleceu para estudar apenas e não sabe bem o que fazer ou por onde começar. Com que frequência você precisa/precisará do Inglês? 3.).blogspot.twitter.com www. etc) 2. negócios. em um ano.

você terá uma ideia mais clara do porquê e quando você vai precisar do inglês. australiano. revistas. etc. é bom deixar isto sempre bem claro e bem estabelecido. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Além de identificar as suas reais necessidades. certamente eu teria de me dedicar ao máximo para aprender inglês e ser capaz de me expressar perfeitamente bem neste nível.blogspot.com/DenilsodeLima . negócios. Vai até mesmo ter uma ideia do tipo de inglês que mais precisa: americano. viagens. etc. Por exemplo. websites. familiares.Avalie as Necessidades 4. quando eu fiz isto pela primeira vez identifiquei que minha necessidade por aprender inglês tinha a ver com meu futuro profissional. colegas de trabalho. britânico. professores.twitter. acadêmico. Ou seja. amigos. neutro. etc. subordinados. Será também possível saber sobre o tipo de material que você precisa: livros. Com quem você usa/usará o Inglês? (por exemplo. informal. canadense. se meu desejo era me tornar um Teacher Trainer.) Ao analisar as suas respostas.com www. Além de tudo isto será possível identificar os tipos de atividades que você precisa para poder alcançar os seus objetivos. superiores. formal.

Muitas vezes você deverá recorrer à ajuda de terceiros para solicitar ajuda e conselhos para definir e reconhecer as suas habilidades.twitter. Segue abaixo algumas habilidades consideradas comuns. tome o máximo cuidado para não escolher coisas demais para você. Coloque um número (1 = muito fraco a 5 = muito bom) na última coluna para indicar a sua proficiência nos itens que escolher. pôr em palavras – o que realmente desejam aprender. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Ao completar o questionário abaixo. Lembre-se que jamais haverá uma lista completa ou mesmo perfeita. Ajudará também a afunilar o que deve fazer para alcançar o seu objetivo de modo mais seguro e rápido. se sentem à vontade quando recebem um monte de palavras em forma de uma lista ou com uma série de regras gramaticais para decorar. Como você estuda por conta própria. Isto ajudará você a definir estratégias e estabelecer metas. Saiba que é muito mais eficaz trabalhar em algumas habilidades com certa consistência do que se dedicar a várias ao mesmo tempo e assim se sentir empanturrado de coisas a fazer ou aprender.blogspot. Marcando as opções abaixo de forma consciente. você será capaz de descobrir a que você deve dar real prioridade no momento.com/DenilsodeLima .Priorize as Necessidades Muitos estudantes têm dificuldade em verbalizar – ou seja. então é provável que você não tenha alguém para orientá-lo.com www. Geralmente.

blogspot.) Entrevistas Palestras e seminários Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.Priorize as Necessidades NECESSIDADE IMEDIATA FUTURA PROFICIÊNCIA (1 = muito fraco a 5 = muito bom) Foco Linguístico Leitura Textos e artigos acadêmicos Textos literários Jornais e Revistas Anúncios e informações públicas Outros: Escrita Artigos ou papers acadêmicos Escrita criativa Curriculum Vitae Descrições Um diário Ensaios Cartas formais e de negócios Formulários Cartas Informais E-mails pessoais E-mails corporativos Instruções/panfletos/brochuras Memorandos e mensagens Minutas Artigos de jornal Relatórios e propostas Discursos e apresentações Outros: Compreensão Auditiva Reuniões de negócio Diálogos informais Ditados Troca de ideias Dramas Entretenimento (filmes.com/DenilsodeLima . seriados..com www..twitter.

Procure por livros e sites que tenham o tipo de prioridades que você precisa.com www. Use-as como um guia na sua caminhada. Espelhe-se nestes autores para poder ganhar confiança no inglês que você precisa utilizar.Priorize as Necessidades TV/Rádio/Noticiários Músicas Histórias Discursos e apresentações Conversas ao telefone Outros: Fala Reuniões de negócios Conversas sociais Grupos de discussão Entrevistas Atividades interativas Role-plays e simulações Discursos e apresentações Conversas ao telefone Contar histórias Dar informações Outros: Gramática Pronúncia Vocabulário Outros Faça um pequeno resumo das necessidades identificadas acima.twitter. Escrevaas no seu caderno e mantenha o foco nelas sempre.blogspot. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima . Assista a filmes nos quais elas são utilizadas e veja como os atores as interpretam.

estipular uma Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. ATIVIDADE Pense em uma das necessidades linguísticas que você decidiu desenvolver. ajudará você a manter o foco nos pequenos objetivos que fazem parte dos objetivos maiores da sua determinação. desejam tanto e no final acham que é demais para eles ou que nada está dando certo ou resultado. é extremamente importante que você priorize assuas necessidades. Você pode por exemplo.twitter. O problema é que empolgação demais acaba desanimando as pessoas no meio do caminho. pequenos objetivos para ler artigos acadêmicos podem ser localizar as ideias principais no texto.Mantenha o Foco Na grande maioria das vezes quem estuda sozinho acaba se empolgando demais com todas as coisas que quer fazer. Para identificar estas necessidades. querem tantas coisas. basta responder ao questionário do capítulo anterior. A tarefa que segue é bem curta. sugiro que você a reduza em pequenos objetivos a serem atingidos.blogspot. Identificada a necessidade primária. identificar os detalhes mais e menos importantes e fazer anotações e resumos dos textos que ler. Não há nada de errado e ficar empolgado com o aprendizado. Afinal. Ou seja.com/DenilsodeLima . PREPARAÇÃO Antes de fazer esta tarefa é extremamente recomendável que você faça a tarefa anterior. Por exemplo. Porém.com www.

com www......... Com isto em mente............................. SUGESTÃO ADICIONAL Use esta atividade para cada nova necessidade que você identificar e à qual se dedicar.............. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima............................ ..................................................................................... ................. Para atingir este alvo eu terei os seguintes objetivos a curto prazo: 1..............................................com/DenilsodeLima ....................................................................................................................... .. ........................................... _____________________________________________ 3................ você poderá ter um formulário assim: Minha necessidade alvo é: ............................................................ _____________________________________________ Assim que você identificar seus pequenos objetivos........................................... ..............................................................................twitter............................. ficará bem mais fácil ver o que você realmente deve fazer para atingir o objetivo maior..............................................Mantenha o Foco quantidade mínima de palavras que deverá ler para compreender o texto aos poucos.................... _____________________________________________ 2............... _____________________________________________ 4............blogspot..............

Imprima-o e deixe sempre visível! Cole-o em seu caderno. Você deve ter autocontrole. a ideia aqui é bem similar.. etc envolvidos. Lembre-se também de fazer estimativas realista com relação ao tempo que será necessário para atingir este objetivo. boletos. onde quiser! Assim você se sentirá sempre cobrado! Você pode ainda usar um contrato para cada objetivo maior que estabelecer. Não pode se distrair e nem perder tempo. A diferença é que não há valores. manter o foco e a motivação. Porém. atitude. Portanto. Mostra que você tem objetivos e está determinado a alcançá-los. Enfim. que tal assinar um contrato de compromisso com você mesmo? Quando você vai a uma escola de idiomas é comum assinar um contrato com eles.twitter. determinação. Se você menosprezar o que você mesmo pode fazer. perspicácia. livro. A ideia de ter um contrato é para ajudar você a se manter firme no seu objetivo. O contrato abaixo serve para orientá-lo. A sugestão abaixo ajudará você a se comprometer com um objetivo realista. você não obterá muitos Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Neste contrato ficam estabelecidos os direitos e deveres de cada um.blogspot.com www. Você é a pessoa que terá de cobrar de você mesmo os resultados do acordo que fez com você mesmo. Nem mesmo um minuto sequer! Maximize todo o tempo livre para se envolver com a Língua Inglesa sempre que puder.Contrato de Aprendizado Tudo bem que você estude sozinho! Isto é realmente satisfatório. Preencha o contrato e mostre-o a alguém. cheques. vontade de progredir e obter resultados sempre. agenda. dinheiro.com/DenilsodeLima . juros. Você pode mudar se quiser! Mas lembre-se que a ideia do contrato é apenas para fazer você sentir que a responsabilidade é toda sua..

... pois estudarei da seguinte forma (descreva aqui seu método de aprendizado). isto resultará em ___________ horas mensais.....com/DenilsodeLima .........com www. Comprometo-me a fazer isto no período de ___________ meses.... Vou atingir meu objetivo. Você provavelmente terá muitas vitórias e sucessos na sua jornada como aprendiz da língua inglesa... Objetivos: No final deste período.... Sempre que possível vou conversar com alguém sobre o meu aprendizado: (escreva aqui o nome de um ajudante).... CONTRATO Eu..... Data . Mas se você se considerar extremamente capaz. eu quero ser capaz de (descreva aqui a necessidade identificada)..... Plano de Estudo: Segue abaixo o Plano de Estudo estabelecido para o período de vigência deste contrato: Data e Horário Pequenos objetivos Nº de horas Atividades/Materiais Observações Assinatura .....twitter............ Avaliação: Vou avaliar o meu próprio progresso fazendo (descreva aqui como você se avaliará). por meio deste contrato simbólico me comprometo a dedicar ___________ horas de estudo da língua inglesa por semana. Testemunha ...Contrato de Aprendizado resultados satisfatórios..... __________________________________________. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.....blogspot.

asp http://www. saiba que atividades você mesmo é quem dá um jeito de encontrar.com/ O ideal é que você faça atividades. As tarefas a seguir encorajarão você a ir atrás de suas atividades.uk/ http://a4esl.blogspot.manythings. Porém.world-english. e não fazer algo para fixar o que você aprende. você precisa praticar o que aprende.power/games. No começo eram livros com resposta [Essential Grammar in Use – with answers].co.vocabulary.vocabulary. eu me ‘avaliava’ através de atividades. etc.org/ http://www.btinternet. Opa! Será que você procura fazer atividades? Não se preocupa com isto? Estas atividades não podem ser vistas como uma obrigação. escrever. estas atividades devem ser divertidas e não chatas. Fazendo atividades você terá como saber se está indo bem ou não! Não adianta nada ler. Depois vieram os sites:         http://www.theproblemsite. Além disto.com/~ted.com/DenilsodeLima . Você deve se sentir bem ao fazê-las. estudar.Encontre Atividades Você estuda por conta.org.com www. estas atividades devem ser desafiadoras.htm http://www.il/ http://www.twitter.english-online.org/ http://www. Portanto.com/word_games.org/ http://www. A ideia principal é ajudar você aprender a explorar todos os recursos disponíveis Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Na verdade. Lembro-me que quando eu começava a dar meus primeiros passos no aprendizado de inglês.

etc? Assisto a filmes em inglês com as legendas em inglês? Revejo os trechos que identifico com minhas necessidades e vejo pausadamente para compreender o que os atores estão falando? Copio as legendas em meu caderno e procuro aprender os curtos diálogos? Escuto músicas em inglês e procuro compreender a letra? Preparo uma atividade baseada nela para poder aprender a letra e ser capaz de cantá-la sempre que ouvir? Leio livros em inglês.Encontre Atividades que tem.com www. ou na versão original ou simplificada? Invisto na aquisição de livros que vêm com CD de áudio e CDROM? Leio jornais e revistas em inglês? Converso com nativos sempre que possível? Bato papo em inglês com as pessoas pela internet? Assisto a programas de TV em inglês? MARQUE Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. ATIVIDADES Faço uma revisão do que tenho estudado ultimamente? Faço isto regularmente para ver o que ainda me lembro? Mantenho um registro de tudo o que costumo fazer e corrijo sempre que identifico algum erro? Mantenho também um relatório dos meus erros mais comuns? Leio os textos referentes ao que aprendo e refaço os exercícios várias vezes? Invisto em materiais de Inglês: livros. revistas. O segundo questionário ajudará você a manter um registro dos seus estudos e servirá para encorajar você a cada dia.blogspot. DVDs. CDs. livros de atividades com chave de respostas.com/DenilsodeLima . comunidades de inglês em sites de relacionamento. QUESTIONÁRIO 01 Leia a lista de coisas que você pode fazer para melhorar o seu Inglês sem a ajuda de um professor. jornais? Participo de fóruns de discussão.twitter. Conforme for lendo. marque com um “X” as opções que você já faz e com um “*”aquelas que você deseja fazer.

Primeiro eu revisei o vocabulário de uma situação... tenho lido. Organização não é tudo. Como eu aprendi Primeiro eu.Encontre Atividades Faço exercícios e atividades com a chave de respostas? Procuro na internet por atividades assim? Compartilho o que aprendo com meus amigos que também estudam inglês? Troco experiência de aprendizado com eles? Reúno-me com eles para poder trocar ideias e informações? QUESTIONÁRIO 02    Mantenha um relatório como o que segue abaixo... Revisei alguns pontos gramaticais como . mas sem lê-la no papel....twitter.. O que aprendi Aprendi novas palavras relacionadas a. Li a história algumas vezes para ter certeza de que era coerente. O que ando fazendo Tenho escutado. Use-o para registrar o que você anda fazendo.. Então escrevi uma pequena história com as palavras e expressões que revisei. Fiz esta revisão lendo e repetindo em voz altas as expressões e palavras..... tenho conversado com. Data e período de tempo investido 25 de outubro – 1 hora e 15 minutos Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Também aprendi expressões úteis em situação de .blogspot.. No fim.... Ampliei meu conhecimento cultural sobre ..com www. tenho escrito. Guarde tudo o que você faz em uma pasta........com/DenilsodeLima . mas cada um deverá manter o seu próprio material em uma pasta. mas sem ela tudo se transforma em nada! Você pode fazer as coisas em grupos... Então. No fim eu tentei contar a história para mim mesmo.

yappr.com ESL Video – http://www. defina a razão pela qual você está assistindo a este vídeo. desenhos animados.com YAPPR – www.twitter.com www. filme.com/ Fox News – http://www.co. A internet tem tudo para você.com/ Youtube – www. Você nem precisa mais ter assinatura de TV a cabo.foxnews.youtube. seriados.com BBC News – www.com TED – www.ted.blogspot. etc].eslvideo.com/ Ao escolher algo que goste [noticiário.bbc. Escolha um vídeo que seja interessante para você. Você pode usar a atividade com qualquer vídeo que quiser.Assista a Vídeos Não tem como negar! Hoje assistir a um programa de TV em inglês é mais fácil do que se possa imaginar. use a atividade abaixo para tirar melhor proveito dos vídeos.cnn. Caso esteja duvidando visite um dos sites abaixo e confira quantos vídeos estão gratuitamente disponíveis para você:          CNN – www.uk/news CBS News – http://www.go. Estabeleça os seus objetivos auditivos (ou seja.com/DenilsodeLima . O objetivo aqui é conscientizar você do modo como você aprende.cbsnews. PREPARAÇÃO 1. 2. o que você pretende aprender com ele) Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/ ABC News – http://abcnews.

Ilustre-as com exemplos tirados do vídeo. Escreva as suas reações com relação ao programa: você gostou? Você o recomendaria? Foi bom como atividade de compreensão auditiva? Foi difícil para você entender? Por quê? Por que não? 4. O que você acha que está faltando para melhorar as suas habilidades de compreensão auditiva? Que sugestões você daria a alguém com dificuldades nesta área? Você segue estas suas sugestões? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.blogspot. 1.twitter. O que você faz pra atingir os seus objetivos auditivos? 2. Descreva as maiores dificuldades que você tem e as respectivas estratégias e habilidades de compreensão auditiva que você faz uso para entender o vídeo.com/DenilsodeLima .Assista a Vídeos ATIVIDADE Faça anotações a respeito dos seguintes pontos enquanto estiver assistindo ao vídeo. 3.com www.

Tudo isto é praticar! Quanto melhor você ficar. você deve pôr a mão na massa. Mas lembre-se de praticar até mesmo as coisas que você já sabe bem. Isto significa que você deverá praticar. organizar o seu tempo para estudar. pois pensam que vão errar demais. Logo. Repasse as anotações no seu caderno. para obter sucesso com a língua inglesa deve praticar todos os dias. praticar e praticar sempre! Você é um atleta se preparando para enfrentar a maratona olímpica. Quanto mais praticar. Deve treinar diariamente. elas devem pensar o contrário.Pratique! Pratique! Depois que você estabelecer seus objetivos.com www. definir suas prioridades. Procure por um clube conversação Arrisque-se! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima . Na verdade. menos erros vai cometer! Muitas pessoas têm medo de praticar. Você certamente já deve ter visto o ditado “prática leva à perfeição!”. Refaça atividades que fez semana passada! Releia textos que leu duas semanas atrás. menos erros vai cometer! Há outras maneiras de você praticar o que está aprendendo e o que já sabe:      Converse com as pessoas pela internet o máximo que puder Troque e-mails em inglês com alguém que também está estudando Reúna-se vez ou outra com seus amigos para conversarem em inglês Procure saber se na sua cidade alguma escola de idiomas oferece gratuitamente um programa de conversação uma vez por semana.blogspot.twitter.

Esta dificuldade se deve porque as pessoas costumam usar técnicas consideradas não muito produtivas pelos estudiosos. então de acordo com seu estilo de aprendizado identifique aquelas que são mais interessantes para você. Já perdi as contas dos inúmeros emails que recebi com esta pergunta. Um exemplo clássico é o das listas de palavras! Dizem os experts na área que se você quiser esquecer algo é só colocar em uma lista.Técnicas de Memorização Memorizar palavras em inglês é uma das pesquisas mais frequentes na internet. De temas diferentes.com/DenilsodeLima . Portanto. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. As dicas podem não ser úteis para todos. Duas técnicas improdutivas de acordo com os profissionais da área.com www. As demais serão rapidamente esquecidas! Ou seja.blogspot. Portanto. ao decorar palavras em uma lista você certamente lembrará as primeiras e últimas palavras.twitter. seguem abaixo algumas dicas de como fixar as palavras e expressões em sua mente. E pior ainda: coisas que muitas vezes não gostam nenhum pouco ou que não são interessantes para elas. listas e mais listas não devem fazer parte da sua rotina de aprendizado. Por incrível que pareça estas são certamente as duas técnicas mais comuns para todo e qualquer aprendiz de línguas. A menos que você seja extremamente bom com elas! Outro erro é o fato de na maioria das vezes as pessoas fazerem lista de palavras totalmente desconexas.

Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. porta da geladeira (ou no bebedouro. Geralmente são usados para deixar recados na frente do computador. fixe um post-it com as três expressões em cada local que você costuma frequentar em sua casa ou trabalho. Meus locais favoritos são: espelho do banheiro (você vai lá uma hora ou outra). 2. Pegue sete folhas de post-it – se tiver de cores diferentes misture as cores. Cole-os em locais diferentes da casa. Enfim. na capa do caderno de anotações (você sempre encontrará o post-it lá). pelo menos água você toma). no dia de hoje na sua agenda (infalível).com www. 3. no painel do carro (cuidado para não perder a atenção). Em cada um deles escreva as três expressões do dia que você separou para aprender.blogspot.. Eles estão por toda a parte. capa de um livro que esteja lendo (se quiser pode usar este como marcador de página do livro). porta do quarto (sem dúvida você verá este papel lá).Técnicas de Memorização Dica 01  POST-IT Você com certeza conhece os tais Post-it. que tal usá-los para ajudar você a manter o seu inglês na ponta da língua? Veja como! 1. Pois bem. na frente do seu computador (onde você está lendo este documento agora).twitter. para escrevermos algo que devemos fazer e por ai vai..com/DenilsodeLima .

Sempre que você reencontrar as expressões ao longo do dia.com/DenilsodeLima . Se puder repita-as em voz alta e diga a tradução. Escreva sua história normalmente e quando pintar uma palavra que você não sabe. com expressões previamente preparadas por você mesmo e de modo organizado]. Dica 02  ESCREVA UMA HISTÓRIA Dizem os especialistas. deverá dar um pouco mais de atenção. portanto. escreva-a entre parênteses e deixe um espaço para poder anotá-la depois. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.twitter. você também vai identificar pontos onde deve melhorar e o que já andou esquecendo e.com www. Ao escrever a história evite ficar correndo para o dicionário para ver como é tal palavra. Além disto. Experimente fazer isto! Seu cérebro vai agradecer. dê uma rápida lida nelas. Deixe passar um dia ou dois para você rever a sua história e fazer alterações se quiser! Certamente. você fará alterações e avaliará como está o seu inglês. Se você fizer isto. A ideia é reencontrar as expressões e praticá-las. que uma das maneiras de ajudar o cérebro a fixar estruturas gramaticais e palavras e expressões novas é escrever uma história. Isto faz com que seu cérebro puxe pela memória aquilo que você já aprendeu. e eu acredito neles. estará certamente otimizando o seu tempo e ajudando o seu cérebro a se acostumar com este tal de inglês [melhor que isto.Técnicas de Memorização 4.blogspot.

que tal escolher um tema que o atraia? Entre na internet e pesquise pelo tema que você quer. você poderá aprender muitas palavras. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.twitter. vai encontrar em quase todos os sites os seguintes termos: financial turmoil emerging markets global recession rate of growth enter a recession rate of development developing countries potential threats mortgage market turbulência financeira mercados emergentes recessão global taxa de crescimento entrar em recessão taxa de desenvolvimento países em desenvolvimento ameaças potenciais mercado imobiliário Escolhendo um tema específico e dedicando-se a ele. Melhor ainda: você aprenderá muitas combinações de palavras (collocations) que ajudarão seu cérebro a lembrar com mais facilidade e fluência na hora de falar sobre um tema específico. se você for ler algo na internet sobre ‘crise financeira’.com/DenilsodeLima . O objetivo é fazer com que seu cérebro comece a perceber as palavras frequentemente usadas em determinada área.com www. Por exemplo. Ou leia a mesma notícia em sites diferentes.blogspot. Em vez de ficar lendo textos de tudo quanto é tipo.Técnicas de Memorização Dica 03  NARROW READING Esta técnica vale para pessoas que precisam de vocabulário sobre uma área específica. Textos em jornais eletrônicos são excelentes! Leia as matérias específicas referentes a apenas um tema.

Técnicas de Memorização
Além de fazer uma leitura específica, procure também resumir o que você lê ou reescreva a história com suas próprias palavras. Isto ajuda o cérebro lembrar algumas palavras e expressões. Se não quiser escrever, procure imaginar algo em sua mente. Conte a história mentalmente e faça com que seu cérebro lembre o que for necessário. Dica 04  CORRENTE Corrente é uma das dicas que você encontra no meu livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário em inglês”. A ideia é bem simples e serve principalmente para manter o cérebro pensando em inglês enquanto você procura passar o tempo em uma fila de banco, sala de espera do médico ou dentista, fila do supermercado, etc. Escolha uma palavra qualquer em inglês e escreva-a em uma folha de papel. Caso não tenha papel no momento faça tudo mentalmente mesmo. Digamos que a palavra escolhida foi “book”. Logo após “book” escreva outra palavra. Mas desta vez tem de ser uma palavra que comece com a última letra de “book”. Ou seja, você deverá escrever uma palavra com “k”. Digamos que sua palavra então seja “key”. Após “key” escreva uma palavra que comece com “y”, “you”. Então, uma palavra que comece com “u”, university, e assim em diante. Veja uma provável sequência: book – key – you – university – your – right – tea – aunt – telephone – English – house – … A ideia é ajudar o seu cérebro relembrar as palavras que você já sabe e também como elas são escritas. As palavras não terão lógica entre si,

Denilso de Lima
ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização
porém o seu cérebro está apenas sendo testado. Quantas palavras você consegue escrever ou pensar? Dica 05  DESCREVA O LOCAL Uma ideia bem bacana também é você colocar o seu cérebro para funcionar em inglês em qualquer local. Nada muito complicado. Veja o local em que você está agora! Dê uma olhada ao redor e comece a descrever em inglês o que você está vendo. Se não tiver muito inglês para isto, tente dizer o nome dos objetos que vê. Quando estiver em locais públicos, tente descrever as pessoas que vê! Descreva o que elas estão usando! Descreva o que elas estão fazendo! Imagine quem são as pessoas junto com elas! Enfim, seja observador e use o inglês que sabe. Com certeza você aos poucos vai ficar curioso para dizer mais coisas em inglês e assim vai saber o que realmente precisa e onde obter as informações que faltam. Mais uma vez o seu cérebro irá agradecer pela força. Dica 06  FIXE O NOME DOS OBJETOS EM INGLÊS Esta dica é como a Dica 01 acima. A diferença é que aqui, no lugar de expressões, você escreverá o nome dos objetos e fixará o post-it neles. Todas as vezes que cruzar com o tal objeto você verá o nome dele em inglês e seu cérebro irá reter aquela informação.

Denilso de Lima
ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização
Dica 07  DECORE UM DIÁLOGO Esta dica e boa para quem tem o livro de um curso de inglês. Ela é simples! Mas dá um pouco de trabalho e você deve estar realmente disposto a fazer isto. Na verdade, eu espero que você esteja disposto. Do contrário seu plano de estudos e seu objetivo vão por água abaixo mais cedo do que possa imaginar. Escolha o diálogo em um livro. Copie-o em uma folha de papel. Carregue este diálogo com você para onde quer que vá. Sempre que tiver um tempinho livre, leia este diálogo. Leia no elevador, no banheiro, durante a espera na sala do dentista, dentro de um ônibus, enquanto caminha na esteira, enquanto está deitado no sofá de casa, enquanto come aquele sanduíche delicioso que você tanto gosta, etc. Enfim, leia o diálogo sempre que tiver oportunidade para isto. Se você tiver o áudio deste diálogo, procure escutá-lo sempre que possível. Preste atenção ao som das palavras. Preste atenção na entonação. Preste atenção no ritmo da leitura. Escute quantas vezes for possível e em intervalos de tempo diferenciados. Passado uma semana, tente recitar o diálogo em voz alta. Com certeza você lembrará muitas coisas! Muitas palavras! Muitas expressões! O ritmo da fala de cada personagem. A vantagem de decorar um diálogo é que o texto tem um começo e um fim. Além disto, você aprende expressões e não palavras isoladas. Você pode até se ver vivenciando uma situação parecida com a do diálogo e ai ter tudo na ponta da língua.

Denilso de Lima
ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

Técnicas de Memorização
Dica 08  BRINQUE DE TORTO Torto é também uma das dicas que você também encontra no livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário em inglês”. Escolha um determinado número de letras aleatoriamente e procure criar palavras com elas. Por exemplo, digamos que você escolheu as seguintes letras: b – a – g – t – s – i – e – f – d – o Quantas palavras você é capaz de formar com elas? bag fast fist tea fat bite gate diet dog God best beat

Denilso de Lima
ELT Professional http://denilsodelima.blogspot.com www.twitter.com/DenilsodeLima

m. . Para melhor entender esta dica.Leia Jornais Jornais em inglês são uma excelente fonte de material autêntico. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com www. mas pode ser também difíceis de compreender. N.S. Praticar a habilidade de leitura para encontrar informações detalhadas. Police say Alfred Michaels had parked the rental car around 7:30 a. faça uso da história abaixo: CAR DAMAGED BY FALLING METAL FROM SKY JERSEY CITY. Postal Service mailing facility Monday. The 20-pound piece of metal was found next to the vehicle. which was parked at a U. Esta atividade vai ajudar você a: 1.J. and found the driver-side and hood smashed. Ohio. resident returned at 9:45 a.blogspot. Praticar a habilidade de encontrar dicas de interpretação nas figuras e títulos das matérias 2. A dica aqui é para que você aprenda a tirar proveito de uma história em um jornal fazendo uso das imagens e do material linguístico que eles oferecem.Jersey City police believe a chunk of metal fell from an airplane and damaged a car.m. No one was injured.twitter.com/DenilsodeLima . The driver side of the vehicle was crushed. The Mentor.

crime f. Classifique-a de acordo com os seguintes tipos: a. política c. ciência e tecnologia d. Quando aconteceu? d. trata-se de um acidente de carro. No caso acima. entretenimento e.com www.twitter. Por que aconteceu? c. Onde aconteceu? e. etc.com/DenilsodeLima . desastre/acidente b. O que aconteceu? b. motorista. Como aconteceu? f. Acidentes de carro geralmente envolvem: polícia. Quem esteve envolvido? VERIFIQUE SUAS RESPOSTAS Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. mortos. negócio Ter uma ideia do tipo de notícia ajuda você a pesar em palavras que certamente estarão no texto. carro danificado.Leia Jornais ATIVIDADE 01 Olhe a figura e o título da notícia. feridos. ATIVIDADE 02 Responda as perguntas abaixo de acordo com a notícia que você estiver lendo: a.blogspot.

nytimes.sciam.sportingnews.newscientist.com/ Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Segue abaixo a lista de alguns jornais online onde tirar alguns textos ou mesmo ler de vez em quando:             The New York Times The Washington Post The Wall Street Journal The New Scientist Scientific American Reader’s Digest United Press International Sporting News Bloomberg Family Fun The Weekly Standard CNN Money http://www.upi.com/ http://www.com/ http://www.com/ http://online. SUGESTÕES ADICIONAIS Encontre alguém que goste de fazer atividades assim.com/ http://familyfun.com/ http://money.weeklystandard. Compartilhe informações com este colega.bloomberg. Faça uso de um jornal em língua inglesa para criar atividades e chave de respostas um para outro.Leia Jornais A precisão das suas respostas servirá como termômetro para saber se suas habilidades em descobrir o contexto de uma história usando algumas informações como foto e título da história são realmente boas para compreender o contexto geral. na segunda atividade.com www.com/ http://www.go.com/public/us http://www.com/ http://www.com/home.com/ http://www.cnn. Já a precisão das suas respostas.blogspot.rd.washingtonpost.wsj.ns http://www.com/DenilsodeLima .com/ http://www.twitter. indicarão se você tem boas habilidades para descobrir informações mais detalhadas no texto.

não é mesmo? 3. Tente até mesmo memorizar alguns trechos. Além deste. Enfim. O que você deve fazer é o seguinte: 1. Grife as palavras chaves.twitter. Embora haja regras para ditar o uso da língua.com. A dica que segue vai servir para você melhorar nesta área. as exceções e variedades a estas regras são inúmeras.Falantes Nativos Quem estuda sozinho tem dificuldades enormes para desenvolver a habilidade oral.elllo. Primeiro é bom saber que todas as línguas são dinâmicas. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.org – onde disponibilizam o áudio e o script das conversas. Sem contar que isto trará benefícios enormes para a sua fluência e capacidade de compreensão. Leia o diálogo várias vezes. seriado. tem também o VOA News – www. Você pode procurar também por podcasts em sites como o ELLO – www.voanews.com www. escutar. imitar e memorizar o modo como os falantes nativos da língua inglesa usam a língua ajudará você a lembrar dos vários modos como a língua pode ser realmente usada. Procure o diálogo escrito.com/DenilsodeLima . o que achar mais fácil) 2. Portanto. Em cursos de inglês isto geralmente está no final do livro. Com certeza há outros. desenho animado. Observe as expressões. mas é só por meio da observação que você vai começar a ver [e ouvir] os vários modos como a língua inglesa pode ser realmente usada. diálogo em um CD de curso de inglês.blogspot. Procure um diálogo entre dois falantes nativos de inglês (pode ser trecho de um filme. Os livros são bons em ensinar as regras. mas é melhor ficar com estes dois do que encher seu computador de sites.

blogspot.com www. Faça isto quantas vezes achar necessário. a pronúncia. Veja se consegue manter o ritmo. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Não se importe com a gramática! 4. Depois de analisar tudo. Escute quantas vezes for necessário. Seja tão rápido quanto a personagem escolhida. Repita junto com a personagem aquela fala. solte o play e tente falar junto com a personagem que você escolheu. Preste atenção as expressões e palavras. Observe até mesmo a linguagem corporal deles. Observe como os falantes agem. a pronúncia e a entonação. Observe a entonação. Repita depois de alguns dias.com/DenilsodeLima . Assista ou escute o material que você escolheu.twitter.Falantes Nativos analise o diálogo com bastante cuidado. Com certeza após algumas semanas você perceberá uma grande diferença no seu inglês. 5. Observe o ritmo em que falam. Pare quando achar que deve analisar algo com mais detalhes.

fale o que você fez ao longo do dia ou fará no dia seguinte. Ou seja. Fazer isto ajuda você a fixar o Past Simple em sua mente.com/DenilsodeLima . Você deverá usar os verbos no passado e aí vai ter uma ideia se precisa dedicar mais tempo estudando este tempo verbal ou não. ao final do dia faça um retrospecto do seu dia. Um dos modos de se fazer o Monólogo é simples ficar pensando em inglês. O correto é começar a pensar em inglês! Mas como pensar em inglês!? Um aprendiz eficiente usa uma técnica chamada Monólogo. a atividade Monólogo. Pense em inglês! Pense nas principais atividades do seu dia desde o momento que saiu da cama até agora.com www. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. não há uma fórmula mágica para isto. o que está precisando fazer para melhorar a pronúncia. Na verdade. Esta forma fica mais interessante se você gravar a sua fala e depois escutar tudo o que disse com cuidado. Por exemplo. Você pode também pensar no que vai fazer no dia seguinte. onde gaguejou. mas sabem que precisam fazer uso do que aprendem ou esquecerão tudo.blogspot. é sem sombra de dúvida. Assim.Pense em Inglês É curioso isto! Mas muita gente sempre tem dúvidas sobre como pensar em inglês.twitter. uma forma fantástica de você aprender a pensar inglês e a praticar o inglês que já sabe. Esta técnica serve para as pessoas que têm poucas oportunidades para usar a língua inglesa no seu dia a dia. Enfim. acaba praticando o Futuro em inglês (will e be going to). você poderá perceber onde errou. Assim. Até ficar craque! Outro modo de lidar com o Monólogo é o de falar em voz alta o que você está pensando. Caso tenha dificuldades pode correr atrás de aprender mais sobre eles.

com www. melhor! O cérebro vai se acostumar mais rápido com a nova língua e com as coisas que você está aprendendo.twitter.com/DenilsodeLima .Pense em Inglês Não deixe para fazer isto apenas quando estiver em um nível avançado! Quanto mais cedo você começar.blogspot. São posts que falam sobre a aquisição e desenvolvimento da fluência. Para lê-los basta clicar nos links abaixo:      O que fazer para ser fluente? Quanto tempo leva para ser fluente em inglês? Você compra fluência em inglês? Pensar em inglês!? Como!? Quantas palavras você fala por minuto? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Em meu blog já escrevi vários textos voltados para este assunto ou similares.

. sobre o que você gosta de ouvir. sobre o que gosta de assistir na TV. Ou seja. O jogo é um tremendo desafio para quem participa. Para fazer isto com você mesmo. Nele as pessoas têm um minuto cravado para falar sobre um tema sorteado a queima-roupa.. Assunto certamente é o que não falta! Marque o tempo e tente falar sobre o tema escolhido durante um minuto. Se você se enrolar nas ideias e palavras. Pois poderá comparar as primeiras gravações com as mais recentes e notar as diferenças na sua pronúncia. não há a necessidade de estabelecer regras tão rígidas.Só um minuto! A BBC Radio 4 tem um programa chamado “Just a Minute!”.com/DenilsodeLima . repetir palavras e até mesmo sentenças e ideias. Mas você pode estabelecer o prazo de um minuto para falar sobre temas do seu dia a dia. sobre seu trabalho. Faça isto sempre que possível. sobre um amigo. fazer pausas longas. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Pare o relógio e comece de novo. etc. seu quarto. sobre um membro de sua família. no seu modo de organizar as ideias e muito mais. Durante este minuto. na sua fluência. sobre o que gosta de comer ou beber.com www. pontos turísticos na sua cidade. sobre sua cidade. É simples! Pegue um relógio! Pense em um tema: falar sobre você. sua vizinhança. locais que gosta de ir. ajuda na aquisição de fluência.blogspot. Se durante este tempo você puder gravar a sua voz e guardar os arquivos poderá no decorrer do tempo ver o seu progresso. sua casa. sobre o clima na sua cidade.twitter. as pessoas não podem gaguejar. Esta atividade ajuda seu cérebro a lembrar das expressões e palavras com mais rapidez.

Portanto.Melhore o Vocabulário O segredo para adquirir uma boa fluência em inglês é ter um bom repertório de vocabulário.twitter. se não tiver um bom vocabulário não adiantar nada. não posso falar muito nesta apostila sobre este assunto. A verdade é que você pode entender tudo da gramática. leia! Mas leia coisas que te atraia. As palavras comandam uma língua. fique de olho nas palavras que são usadas com mais frequência. Mudam de sentido quando necessário e mais um monte de coisas. Ou seja. Só um conselho: mude o foco ao ler. leia sempre! Procure sites na internet! Compre livros em inglês! Assine revistas! Enfim. A melhor maneira de enriquecer o seu vocabulário é lendo.com www. Porém.blogspot.com/DenilsodeLima . pode saber a diferença de um tempo verbal para o outro e tudo mais. pode saber as regras para isto e para aquilo. ao invés de prestar atenção a palavras novas e complicadas. Elas são usadas das mais variadas formas. por questões de direitos autorais. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Infelizmente.

blogspot.com/DenilsodeLima . paquerar vitrines uma oportunidade na janela na vitrine sair de cena (uso figurado) Saiba tirar vantagem do seu dicionário. da sua leitura e de tudo mais que usar! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com www. No blog eu publiquei recentemente a lista das 500 palavras mais usadas da língua inglesa. Hoje em dia.twitter. No livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário” tem a lista das 2000 palavras mais usadas. por exemplo: go window shopping a window of opportunity at the window in the window go out of the window – – – – – ir olhar vitrines. ela ocupa a 960ª posição no ranking das palavras mais usadas em inglês. Se você souber usar estas 500 palavras bem.Melhore o Vocabulário Observe as palavras que estão sempre por perto dela. Afinal. os dicionários estão recheados de informações interessantes para você aprender a usar bem uma palavra. Se você souber usar bem estas palavras já será capaz de se comunicar em 90% das situações cotidianas dos povos de língua inglesa. O que estou dizendo aqui é que não adianta saber que a palavra “window” significa “janela”. Além de tudo isto tenha um caderno para anotar estas coisas. Tenha um bom dicionário para poder descobrir estas coisas. Você precisa descobrir mais coisas sobre ela. Aprenda as expressões nas quais elas são geralmente usadas. Você deve ir atrás de algumas expressões com ela. Anote tudo o que achar de curioso. Seja organizado! Mais adiante você vai ver algumas dicas sobre como organizar o seu caderno de vocabulário. Mas não anote de qualquer forma. já dará um grande salto no seu inglês.

Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.O Dicionário Não tem como escapar! Você vai precisar de um dicionário! Aliás. A vantagem do CD é que você pode instalar no seu computador e usar o dicionário na hora que quiser! Pode ainda ouvir a pronúncia americana ou britânica das palavras. invista em algo bom! Nada de comprar qualquer dicionário só porque custa mais barato. tenha em mãos uma caneta marca texto para grifar as palavras que for encontrando no dicionário. Assim. são ferramentas super úteis para você que estuda sozinho.twitter. Já que tem de investir em um dicionário. Eles têm o recurso de gravação de voz para você poder comparar a sua pronúncia com a pronúncia dos nativos.com/DenilsodeLima . Isto faz com que seu cérebro dê uma chacoalhada e revisada espontânea naquilo que você já viu anteriormente.Inglês / Inglês – Português  Dicionário Oxford Escolar Para Estudantes Brasileiros de Inglês Ambos com CD-ROM. Anote o que achar interessante em seu caderno. Isto ajuda a fixar o que você está lendo. Enfim. Compre algo realmente excelente! Minhas sugestões de dicionários são:  Longman Dicionário Escolar Português .com www. leia tudo o que está lá.blogspot. todas as vezes que passar pela página na qual aquela palavra estiver presente você irá passar os olhos nela novamente e reencontrá-la algumas vezes mais. Ter o dicionário não basta! É preciso saber tirar proveito do seu dicionário! Ao procurar uma palavra na versão impressa. você sempre precisou! O problema é que deve ter deixado para ter um apenas na última hora. Além disto. Copie também os exemplos que encontrar.

com/ Onelook – www.O Dicionário Quando revir a palavra no dicionário.merriam-webster.onelook. O simples fato dele ter um CD-ROM já é o suficiente para você saber que vale realmente a pena! Caso não tenha muita grana para investir em um dicionário neste momento.ldoceonline.com MacMillan – www. Estes são dicionários com figuras.blogspot. também chamado de Visual Dictionary.macmillandictionary.com/DenilsodeLima . Tiram foto do motor de um carro e escrevem o nome de cada peça em inglês. veja que palavra é e tente lembrar o que diz lá no dicionário sobre ela. Tiram a foto de uma maçã cortada ao meio e dão o nome de cada parte do fruto. Um muito bom neste quesito é o Oxford Picture Dictionary Interactive CD-ROM. use os que estão disponíveis online:      Merrian-Webster Online – www. Os autores deles tiram fotos de uma cozinha super equipada e colocam o nome de todos os objetos e móveis que tem nesta cozinha. Além dos dicionários tradicionais é aconselhável também ter um Picture Dictionary.com (em alguns deste é possível ouvir a pronúncia das palavras) Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/ Visual Dictionary Online – visual. Enfim.com/ Longman – www.com www.twitter.m-w. Assim você faz com que o cérebro traga para frente da cabeça uma informação útil que você já viu antes. são super úteis para aprender vocabulário de uma forma bem diferente.

Agora o mais importante e curioso! Ao invés de anotar as palavras e expressões em inglês e depois a tradução em Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Fixar significativamente o conteúdo anotado lá. 2. 3. O segredo aqui é ir além! Veja só o que você pode fazer: 1. O lado interessante do seu Dicionário Personalizado é que você pode folheá-lo sempre e ter uma noção do que anda aprendendo. que neste Dicionário Personalizado você deverá anotar mais do que simples palavras.com www. “Y” e “Z” podem ficar juntas no final do livro. A ideia não é esta fazer um caderno com palavras e mais palavras apenas.com/DenilsodeLima . Ele funciona como uma espécie de dicionário personalizado. Peque um caderno de anotações pequeno! Daqueles que você pode carregar para todo canto que for e que cabe na bolsa ou na mochila com facilidade.blogspot. 2. pois há poucas palavras com elas. Lembre-se. Tirar dúvidas sobre uma palavra/expressão ou outra. Ou seja. O mesmo se diz com relação à letra “K”. “X”.twitter. 3. porém.Caderno de Vocabulário A ideia do caderno de vocabulário é muito simples e prática. Você não precisa ler exaustivamente página por página. O seu cérebro precisa apenas de reencontros naturais e qualitativos [não quantitativos] com o que você anotou lá para poder: 1. A cada cinco ou seis páginas coloque um separador ou dobre uma página para marcar o início de uma nova letra. Rever as palavras e expressões que anotou. Organize isto por ordem alfabética! As letras “W”. nele só vai ter informações úteis para você e organizadas por você.

anote a expressão/palavra em português seguida da tradução em inglês. Anote primeiro em português e abaixo a tradução em inglês. Enfim. pois este é o seu dicionário.... 5..com/DenilsodeLima ....com www. este é o seu dicionário. Anote está expressão na letra “V” (você) do seu Dicionário Personalizado. Veja abaixo um modelo de como você pode organizar palavras e expressões em seu Dicionário Personalizado. Digamos que você acabou de aprender a expressão “have you ever. Use cores de canetas diferentes para anotar as palavras. Isto é necessário. desenhe. Ou seja.twitter. Portanto. Você (alguma vez) já. Exemplos seus! Entenda o padrão e siga ele. rabisque. Procure criar outros exemplos.? Have you ever.blogspot.? Anote a sentença toda onde você viu a expressão: Você (alguma vez) já andou a cavalo? Have you ever ridden a horse? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. faça o contrário.?”. logo..”. se você esquecer como se diz uma palavra ou expressão que aprende vai procurar primeiro em português para saber como dizer em inglês.Caderno de Vocabulário português. você pode fazer o que bem quiser com ele. 4. O significado dela em português é “você (alguma vez na vida) já... cole figuras recortadas de revistas. Não se restrinja a apenas um exemplo.

?” deve-se usar um verbo no particípio passado (past participle).com www. para alunos iniciantes o ideal.. no começo. Para isto é válido ter um dicionário dos bons à sua disposição. Depois crie alguns exemplos! Para isto você precisa saber que após a expressão “have you ever. em uma tabela de verbos irregulares o particípio passado são os verbos da terceira coluna (marcada em amarelo no exemplo abaixo): Base form see (ver) ride write read drive Past Simple saw rode wrote read drove Past Participle seen ridden written read driven Sabendo disto crie seus exemplos:    Have you ever drive a Ferarri? Você alguma vez (na vida) dirigiu uma Ferrari? Have you ever seen a UFO? Você alguma vez (na vida) viu um disco voador? Have you ever seen that woman? Você já viu aquela mulher alguma vez? Além de expressões você pode também anotar palavras e seus usos.com/DenilsodeLima .twitter. Mas.blogspot. é anotar o equivalente em português também. Veja abaixo o exemplo de duas palavras diferentes como estão anotadas no meu Dicionário Personalizado.Caderno de Vocabulário Se achar melhor pode anotar apenas o exemplo em inglês. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Ou seja..

Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. I drove a high-class limo. *** Outras expressões: single parent – mãe solteira ou pai solteiro birth parent – pai biológico ou mãe biológica parent-teacher association – associação de pais e mestres  de alto nível – high class (de boa qualidade) That’s a high-class restaurant. Have you ever seen her parents? = Você alguma vez viu os pais dela? *** A palavra “parent” no singular refere-se ao “pai” ou à “mãe” apenas.blogspot. = Isto é responsabilidade dos pais.com www. = I live with my parents. *** CUIDADO: a palavra “parent” refere-se aos pais (mãe e pai). Não posso confundir com a palavra “parentes” em português.Caderno de Vocabulário  pais . Obrigatoriamente. Tenha certeza que sempre que você for anotar uma palavra nova no seu Dicionário Personalizado. – Dirigi uma limousine de alto nível.twitter.com/DenilsodeLima . – Aquele é um restaurante de alto nível. “Parentes” em inglês é “relatives”. That’s the parents’ responsibility.parents Eu moro com meus pais. reencontrará alguma informação interessante que já estiver por lá.

twitter. 4. Relax. Não sei qual seu nível de inglês. and you can’t stand the gym? Well. Think about life.blogspot. Walking gives you time for yourself. and there are no rules. All you need is a pair of good shoes and sneakers. 1. Do something you enjoy. So you’re not getting enough exercise? And you hate sports. A dica a seguir serve para orientar você a tirar maior proveito dos textos que ler em inglês. Walking is easy – There are no special instructions. Lêem um texto anotam as palavras que não sabe e fica por isto mesmo. if you’re looking for a new exercise routine. Here are five reasons why walking is a great idea. 3.Aprenda com Textos Minha experiência como professor de língua inglesa mostrou (e continua mostrando) que os alunos sempre perdem uma grande oportunidade de aprender informações valiosíssimas ao se depararem com um texto em inglês. 2. 5. Walking is cheap – Don’t spend money on expensive clothes and equipment. Para isto vamos usar o texto abaixo como modelo. Walk and talk.com/DenilsodeLima . mas vou fazer aqui o papel de um aluno com um ano de curso de inglês. Não fazem nada mais. Listen to an audio book. try walking. A cena é comum.com www. Walking is good for you – It’s good for your mind and body. A primeira coisa que todo mundo faz ao ver um texto assim é sair grifando as palavras que não entende. Listen to your favorite songs. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Walking is fun – Go with a friend. Minha experiência me diz que para este aluno algumas palavras como “stand” e “spend” podem causar certas dificuldades.

regras. Feito isto. você parte para os parágrafos. fala sobre as razões pelas quais caminhar é bom. Com isto em mente vamos dar uma olhada no primeiro parágrafo. portanto você deve ficar de olho bem aberto quando ele aparecer. fala sobre caminhar. Só um conselho: não se preocupe com a gramática. Neste caso veja as palavras depois dele: “enough exercise”. O que é péssimo! Mas.twitter. os professores falam por alto o significado de tais palavras. pense no que você já sabe sobre o exercício físico “caminhar”: Por que você acha que é bom? Quais são as vantagens em sua opinião? Você caminha? Feita esta análise geral do texto. Usando a dica dada acima – Entendo história em jornais – você deve imaginar sobre o que o texto fala: fala sobre atividades físicas. você é diferente você estuda só! Precisa ser esperto e explorar o texto o máximo possível. O que você acha que “getting enough exercise” significa? O texto fala sobre fazer exercícios físicos. and you can’t stand the gym? Dê uma olhada no verbo “get” (getting)! Uma dica extra para você: sempre fique de olho no “get” ele é um dos verbos mais usados em inglês.Aprenda com Textos Geralmente. Veja a sentença toda agora: So you’re not getting enough exercise? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. então deve ser “fazendo exercícios o suficiente”. Muitas vezes os alunos criam suas próprias teses e nada falam aos professores. normas.com www. etc. fala sobre exercícios. Preocupe-se com o vocabulário.com/DenilsodeLima .blogspot. So you’re not getting enough exercise? And you hate sports.

Após ele temos “for”. Por quê? Pegue o dicionário e veja a palavra “look”. Aí vai ler a definição “não suportar”. Leia tudo! Certamente você vai encontrar “look for” e sua definição “procurar”. Pode criar mais exemplos também:    I can’t stand my brother. Automaticamente você lembra “stand up” – levantar..com/DenilsodeLima . você não está fazendo exercícios o suficiente?”. I can’t stand the cold weather anymore. Com um dicionário você procura a palavra “stand”. Você pode fazer algumas afirmações a seu respeito ou de seus amigos:    I’m not getting enough exercises. Aí você aprende uma coisas interessantes também! Basta ser observador! Dê uma olhada no verbo “look” (looking). My father is not getting enough exercises. – Eu não suporto você. Are you getting enough exercises? Não se preocupe com a gramática! Preocupe com a expressão! Na sequência do parágrafo temos a palavra “stand”. – Não suporto o clima frio. Se seu dicionário for mesmo bom. try walking.Aprenda com Textos Veja que o autor do texto está perguntando “então. E aí fica sem entender porque motivo está palavra está ai! Afinal. if you’re looking for a new exercise routine.com www. você vai encontrar em negrito a expressão “can’t stand” (como está no texto acima).. I can’t stand you. não tem sentido. No segundo parágrafo lemos: Well. Agora faz sentido: “e você não suporta a academia”. – Eu não suporto meu irmão. Aqui você já aprendeu uma expressão para colocar no seu Dicionário Personalizado. Aí Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. ficar de pé.twitter. “não aguentar”.blogspot. Hmmm.

– Estou procurando minha caneta.blogspot. Depois crie seus exemplos:    I’m looking for my pen.com www. Anote “procurar” no seu caderno de vocabulário junto com o equivalente e a frase do texto. Assim. experimentar) e “walk”.. try walking”.. você pode ainda aprender e praticar frases completas:      Here are …… reasons why …… is a great idea.. desperdiçar dinheiro com/em] All you need is… [Tudo que você precisa é. Além de palavras e observações gramaticais.] It’s good for. [É bom para. (caminhar).com/DenilsodeLima . What are you looking for? – O que você está procurando? He’s looking for you. / Não há regras. – Ele está procurando você. [Não tem regras. [Aí vão …… razões pelas quais …… é uma excelente ideia] There are no rules.] Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.. No mesmo parágrafo temos a frase “try walking”.twitter. Assunto abordado com mais profundidade no livro “Inglês na Ponta da Língua”. O caso acima é o que nós chamamos de “aprender gramática através das palavras”. Dois verbos: “try” (tentar.] spend money on [gastar dinheiro com/em. aprende que pode dizer: “try reading more” (experimente ler mais). E daí aprende que “try” pode vir acompanhado de outro verbo com “–ing”...Aprenda com Textos fica fácil entender que o parágrafo significa “se você está procurando uma nova rotina de exercícios. “try talkinging with her” (tente falar com ela).

jornais.com www. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. No começo pode parecer estranho fazer isto! Mas lembre-se que você pode ter um amigo para te ajudar! Você tem um plano de estudos! Você tem um tempo de dedicação aos estudos.blogspot.Aprenda com Textos Acostume-se a explorar os textos que encontra em livros. revistas e internet.twitter. Por isto deve manter-se motivado e determinado a atingir seu objetivo.com/DenilsodeLima . E explorar textos da forma como mostrei acima pode ser uma excelente maneira do seu inglês dar resultados.

Não tenha medo! Não tenha vergonha! Simplesmente. As oportunidades para isto são várias. não é mesmo? Como é que você pode ensinar alguém. você não precisa ir a uma escola. que tal compartilhar suas informações com os outros? Tudo bem que você quer estudar sozinho. que tal compartilhar o seu conhecimento com os outros. afinal? Para guardar só para você ou para expandir com os outros? Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. É nestas aí que você pode dar a sua contribuição. se ainda está aprendendo? A verdade é que você já deve saber um monte de coisas em inglês. Não hesite! Escreva lá o que você sabe! Caso alguém pergunte sobre o uso de uma palavra que você já estudou e está no seu Dicionário Personalizado. Caso surja uma dúvida que você não sabe responder. então este é o momento de saber o que ainda está faltando para você atingir a perfeição.com www.twitter.Ensine Alguém! Parece muito estranho isto. Dê uma olhada no Orkut! Veja lá quantas comunidades dedicadas ao ensino e aprendizado da língua inglesa! Veja algumas das perguntas feitas nestas comunidades. O legal de ensinar alguém é que você sempre acaba aprendendo algo novo e fixa melhor na mente aquilo que já sabe.blogspot. mexa-se! Você está aprendendo inglês para quê. mas uma hora ou outra você precisa sair da clausura e mostrar aos outros o que você anda aprendendo. Para ensinar os outros. Pode usar a internet mesmo. Veja como muitas são básicas. Então.com/DenilsodeLima .

reading. Simplesmente. Acredite! Isto pode fazer uma diferença enorme na sua vida e na vida das pessoas que receberem a sua ajuda. na biblioteca do seu bairro.englishexperts. Enfim.. Cadastre-se nele – ou em outro do seu gosto – e compartilhe suas informações. vocabulário.. etc.tem um fórum com muitas coisas interessantes: gramática.Ensine Alguém! Ou oportunidade que você tem para ensinar é através dos fóruns em sites voltados para a língua inglesa. você pode usar o pouco que sabe ensinando crianças carentes. listening. O English Experts – www. Pode oferecer o seu conhecimento em um trabalho social em uma igreja. Caso você seja o tipo voluntário – como eu – que gosta de ajudar. na escola próximo à sua casa.br/forum .com/DenilsodeLima . COMPARTILHE! DISTRIBUA! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.twitter.com www.com.blogspot.

“sim. Por meio deste pequeno relatório você pode ter uma ideia de como está se saindo. você terá no final um resultado de como se saiu naquela atividade. mas como faço para me avaliar?” Uma ideia e procurar por atividades em sites voltados para o ensino da língua inglesa. É só visitar o site de uma escola. Observe o seu plano e veja onde você estava no começo e onde está neste momento. aí o jeito é estudar aquele tema novamente (se possível buscando outras fontes de informações para poder entender melhor). Mas não seja muito duro consigo mesmo! Reconheça que você está melhorando cada vez mais. Muitos disponibilizam atividades gratuitamente para você baixar no seu computador ou fazer direto no site. Você também pode avaliar seu progresso! Procure por livros de inglês com atividades e chaves de respostas e faça as atividades que achar necessário. Todas as escolas possuem testes de nível online. Muitas escolas até enviam um e-mail para você falando qual foi o seu rendimento. É preciso avaliar seu progresso constantemente. Reconheça Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.twitter.blogspot. clicar no link e ir em frente. Outra dica é entrar nos sites das escolas de idiomas e fazer os testes de nível que eles oferecem aos clientes em potencial.Reconheça o Progresso Não adianta nada estudar e não saber como você está se saindo. Logo. Se tiver mais de 80% de acertos. Aí você vai me perguntar. parabéns! Você está no caminho certo! Caso você fique abaixo da média estipulada. Compare as suas respostas com as do livro e faça uma autoavaliação de como você se saiu com aquele tema em particular. As respostas estão sempre juntas. Veja o que você já aprendeu! Com certeza tem muita coisa aí que já fez a diferença.com/DenilsodeLima .com www.

Faça um retrospecto dos últimos dias. semanas e meses! O que você fez e o que deixou de fazer? O que pode fazer para melhorar? Nem pense em parar! Se você parar aí.blogspot.com www.com/DenilsodeLima . portanto é preciso ter paciência e ir aos poucos assimilando aquilo que parece complicado demais. é que não vai progredir mesmo! Siga firme no seu propósito e vença os obstáculos! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.twitter.Reconheça o Progresso também que muitas coisas não se aprendem de uma hora.

uso de palavras frequentes na fala e na escrita.blogspot. Mas e agora!? O que você deve aprender!? A que deve realmente dar atenção!? De acordo com pesquisas mais recentes estipulou-se que alunos iniciantes devem saber muito mais expressões. Isto não significa que você deve ter uma pronúncia perfeita. Também não significa que você deve saber tudo de regras gramaticais ou saber de cor palavras esquisitas e que ninguém sabe ou usa.com www. deve ser capaz de expressar suas ideias de modo que as demais pessoas compreendam o que você quer dizer. etc.twitter.Roteiro de Estudos Outro pedido que recebo constantemente é: “Denilso. Não há a necessidade para alunos iniciantes saber de cor todas as regras Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. por onde começar?” Os especialistas em ensino de língua inglesa dizem que você deve se dedicar ao máximo ao aprendizado de sentenças completas comuns em situações que você certamente vivenciará. sentenças prontas. collocations. Além disto. Através deles você compreenderá o que nós queremos dizer com aquisição e desenvolvimento de fluência e o que você deve dar mais atenção no seu aprendizado.com/DenilsodeLima . o que você sugere que um aluno aprenda? Quais devem ser os tópicos iniciais? Enfim. uma entonação parecida com a de um falante nativo da língua inglesa. Para ter uma noção bem mais ampla sobre o que quero dizer aqui recomendo que você leia os livros: “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário” e “Por que assim e não assado? O guia definitivo de collocations em inglês”.

dos comparativos. claro! Fora isto aí todo aluno iniciante precisa saber também como usar os principais modal verbs da língua inglesa: can. Campus/Elsevier] Como dizer tudo em inglês [Ed. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Você pode adquirir um e depois o outro. must. Disal] Como dizer tudo em inglês – Livro de Atividades [Ed. should. saber os modal verbs não significa ter de saber todas as regrinhas gramaticais sobre eles de cor e salteado.twitter. etc] e palavras usadas em uma variedade enorme de situações. lista de verbos irregulares e coisas assim. will.com www. would. could. Se você colocar em prática as dicas que dou neste ebook e tiver um dos livros mencionados acima. tenho certeza absoluta que seu inglês será outro no prazo de um ano ou um ano e meio. Sem contar que tem ainda modelos de diálogos para você ouvir e praticar quando bem quiser. Tudo depende de você. may. Por isto minha primeira dica para você é que tenha em mãos livros como    Fale tudo em inglês [Ed.Roteiro de Estudos gramaticais dos tempos verbais. O que todo aluno de nível básico precisa saber é expressões utilizadas em situações corriqueiras e saber como usá-las de modo natural quando tiver a oportunidade para isto. Porém. frases completas. da formação do plural.blogspot. Neles você encontrará expressões [sentenças. Campus/Elsevier] Os dois primeiros livros são os indispensáveis.com/DenilsodeLima .

really.twitter. Outro tema essencial é o que chamamos de delexicalized verbs. etc veja como estas palavras especiais são usadas e anote-as em seu caderno. do.com/DenilsodeLima . Deve aprender em que situações são usados. bit. give. Muito cuidado! Não basta pegar o dicionário e decorar tudo ou tentar decorar tudo. phrasal verbs. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. que expressões são formadas com eles. Recomendo que você ao assistir a um programa de TV. whatever. unfortunately. slightly. etc. look. muito curso de inglês deixa estas palavras de fora. Você deve ir aprendendo naturalmente.blogspot. actually. você de saber como eles são usados na prática e não na teoria! A pergunta chave é: "Em que situações do dia a dia usar um e outro?". honestly. Anote no seu Caderno de Vocabulário as expressões que for encontrando durante os estudos.Roteiro de Estudos Na verdade você tem de aprender a usar cada um deles de modo espontâneo e natural. Os verbos mais comuns nesta categoria são: get. put. have. Há na lingual inglesa um grupo de palavras que é frequentemente utilizado na fala e na escrita. pretty. quite. Crie sentenças e outros exemplos para poder fixar o uso de cada um conforme for se encontrando com ele. No entanto. aos poucos. Deve saber a ideia e intenção que cada um deles expressa. basically. Você deve saber o uso de cada um destes verbos. clearly. ao ler um texto. logo preste atenção a elas: just. make. ao ouvir uma música. keep. Elas são usadas quase que instintivamente por todos os falantes nativos da língua inglesa. Em resumo. take.com www. Este nome esquisito refere-se àqueles verbos que possuem vários significados e usos em inglês.

opposite of. Observe diálogos em filmes e seriados e veja como eles colocados em prática na fala. Nestas horas é que vale ter um bom dicionário! Já nos adjetivos é necessário saber os comuns hot. Porém. good. Olho neles! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. so. Aprenda a usá-los também. Certamente. etc. awful. then.Roteiro de Estudos Já elas são usadas com muita frequência em comunicações ao vivo e a cores dedique-se a elas. back. dedique-se a elas.blogspot. Não é decorar a lista e achar que está tudo bem! Palavras como that. Portanto. expressões que formam. Saiba como elas são usadas. tall. não é para decorar a lista como de modo robótico. horrible. Para isto é bom ter a lista das 2000 palavras mais usadas da língua inglesa. I mean ou palavras como right. this. beautiful. happy. here. bad. sad. etc é bom saber também terrible. A ideia é saber as principais collocations com os substantivos que estão nesta lista. away. situações.com www. ugly. Todos eles são usados em collocations. now. Algumas expressões simples como you know. 'Away' e 'back' são geralmente usadas em expressões com os tais delexicalized verbs mencionados acima e ainda com go e bring. Ou seja. anyway são conhecidas como discourse markers.com/DenilsodeLima . front. excellent. well. ago. brilliant. there são importantes também. short. são termos usados para organizar a fala e monitorar o progresso do que está sendo falado.twitter. lovely. good. fine. nice. seu inglês soará mais natural e espontâneo. awesome. great. side. Você deve aprender como estas palavras são usadas. cold. Os substantivos básicos também são essenciais.

Isto quer dizer que você aprenderá a USAR o inglês como ele realmente é. Nada de ficar dissecando a língua como se você fosse um médico legista! O aprendizado da gramática [regras e termos técnicos]. feel. etc. catch. entirely. put. fill. accept. read. entender as regras e os termos técnicos e só depois aprender a se comunicar. tomorrow. totally. seldom. like. say.blogspot. yesterday. deve ser o contrário! Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Tudo isto deve ser aprendido de modo natural e através daquilo que chamamos de chunks of language. Dedique-se ao que descrevem ações e eventos: run. give. obviously.com/DenilsodeLima . rarely. basically. sit. e outros que fazem parte da lista de 2000 palavras mais usadas em inglês. help. Acham que primeiro todos devem aprender a gramática. stop. leave. tell. suddenly. never. write. usually. walk. Muitos professores e alunos não gostam disto. normally. enjoy. Finalmente. de acordo com os especialistas. A gramática você aprende através do vocabulário. recently. os verbos. listen. send. E ainda: eventually. explain.twitter. termos técnicos e coisas assim. deve ser deixado para quando você já tiver capacidade para analisar gramaticalmente a língua. quickly.Roteiro de Estudos Dos advérbios é bom saber os mais comuns: today. always. regras. Na verdade. No começo você deve aprender a se comunicar e somente mais tarde é que deve ser capaz [isto se quiser] de entender a gramática propriamente dita.com www. Nada de explicações gramaticais. generally.

Os linguistas estipularam também o que o aprendiz de uma língua [no nosso caso. Consegue fazer e responder perguntas pessoais tais como onde mora. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. Tendo uma noção do que os especialistas dizem e utilizar isto como roteiro é uma caminhada frutífera rumo aos seus objetivos. A2 [pré-intermediário]. Minha sugestão é que você leia sobre isto e estipule um roteiro para ir caminhando nos seus estudos de inglês.com/DenilsodeLima . B2 [pós-intermediário] C1 [avançado]. a língua inglesa] deve ser capaz de fazer em cada um destes níveis. Para eles os níveis são: A1 [básico]. Consegue se apresentar e também apresentar outras pessoas. não é mesmo? Para encerrar quero acrescentar as informações de um dos mais importantes documentos linguísticos do mundo: Common European Framework of References for Languages [carinhosamente chamado de CEF].twitter.Roteiro de Estudos Afinal. A1 [básico] Consegue compreender e usar expressões comuns no dia-a-dia e frases bem básicas com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias da comunicação. B1 [intermediário]. Consegue interagir de modo bastante simples desde que a outra pessoa fale devagar e claramente. Neste documento os linguistas declararam de forma bem clara quais devem ser os níveis de conhecimento que uma pessoa deve ter da língua. na língua portuguesa você aprendeu a se comunicar e só depois a analisar tudo.com www.blogspot. falar sobre pessoas que conhece e sobre o que possui. e C2 [proficiente].

o ambiente em que vive. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima. B1 [intermediário] Consegue compreender os principais pontos em uma comunicação clara sobre assuntos de seu conhecimento normalmente encontrados na escola. Consegue produzir textos claros e detalhados sobre uma variada gama de assuntos e consegue explicar o ponto de vista de um tópico oferecendo as vantagens e desvantagens de vários pontos.blogspot. descrever a geografia local. aspectos de sua formação (background). Consegue interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com os falantes nativos do idioma sem que haja tensão mental de cada participante do ato comunicativo. informações pessoais e familiares básicas. sonhos. falar sobre seu trabalho). Consegue se comunicar em tarefas simples e rotineiras desde que estas requeiram uma troca simples e direta de informações sobre assuntos rotineiros e conhecidos. Consegue descrever em termos simples. esperanças e ambições.Roteiro de Estudos A2 [pré-intermediário] Consegue compreender sentenças e expressões frequentemente relacionadas às áreas de importância primária (por exemplo. bem como dar breves razões e explicações para suas opiniões e planos. Consegue lidar com a maioria das situações que possam surgir durante uma viagem ao país no qual o idioma é falado. lazer. fazer compras. B2 [pós-intermediário] Consegue compreender as principais ideias de textos complexos tanto de tópicos concretos quando abstratos.com www.twitter. Consegue descrever experiências e eventos. Consegue produzir textos simples sobre temas que lhe sejam familiares ou de interesse pessoal. incluindo discussões técnicas na sua área de especialização. etc.com/DenilsodeLima . e assuntos nas áreas de necessidade primária e imediata. trabalho.

de modo bastante fluente e preciso. identificando as entrelinhas do que é dito e escrito nas mais complexas situações. Consegue usar o idioma de modo flexível e eficiente para fins sociais. é capaz de reconstruir argumentos e relatos de forma coerente. demonstrando ter controle dos padrões organizacionais e estilísticos. Consegue produzir textos claros. C2 [proficiente] Consegue compreender com facilidade praticamente tudo o que ouve e lê.blogspot. bem estruturados e detalhados sobre temas complexos.com www. Consegue se expressar fluente e espontaneamente sem demonstrar claramente que está procurando as expressões que usa. Consegue resumir informações de diferentes fontes faladas e escritas.twitter. Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima . acadêmicos e profissionais. Consegue se expressar espontaneamente.Roteiro de Estudos C1 [avançado] Consegue compreender uma variada gama de textos mais longos e complexos. e reconhece o significado implícito dos textos.

twitter.com www.blogspot.Leia também Denilso de Lima ELT Professional http://denilsodelima.com/DenilsodeLima .