You are on page 1of 11

III Encontro de Cincias Sociais do Estado do Cear

Cincia Poltica e Valores

Fortaleza, 09 a 12 de novembro de 2009

GT2 Novas Experincias de Memria e Cultura: sujeitos scio-histricos, trnsito e identidades

TTULO: O Heri e a Palavra: memria, sujeito e cultura no romance S. Bernardo (Graciliano Ramos)

Maria Celeste Magalhes Cordeiro/ UECE

RESUMO:

Este trabalho trata da constituio do sujeito a partir da palavra e da escritura principalmente, a qual sempre, ao mesmo tempo, memria (subjetiva) e cultura (objetiva). Se o heri pode ser definido como o homem da submisso autoconquistada (Campbell, 2007:26), nos perguntamos sobre o heri gracilinico de S. Bernardo: essa autoconquista tem relao com o tomar da palavra que a narrativa de suas memrias lhe exige? O exerccio de reflexo de Paulo Honrio lhe reconstri enquanto sujeito? A dimenso trgica contida no fato de que toda narrativa um depois - um olhar de volta ao acontecimento - constituiria esse personagem como um heri problemtico (Luckcs:2000:09), aquele cujo questionamento de sua situao sintoma da ruptura inseparvel entre sujeito e mundo?

PALAVRAS-CHAVE:

Sujeito, palavra, heri, memria, literatura.

Tomar a palavra: erigir-se como falante de uma lngua. desde o incio uma tomada de posio, escolha, deciso: a partir da lngua, estrutura arbitrria de sinais que ultrapassa o indivduo, realiza-se um ato concreto de comunicao. Seja apenas falando ou registrando sua fala no escrever, o indivduo pode emitir um discurso de descrio ou de criao, pode assumir-se como escrevente de um texto previsvel, ou autorizar-se escritor de um texto que o surpreende e, nessa surpresa, ultrapassa ou subverte quaisquer possveis fins da ao, e ainda reinventa seu autor. Muitos romances so o registro dessa viagem na escrita, em que o heri se dirige para a frente com o olhar atento ao espelho retrovisor, num reviver de experincias antigas luz do saber acumulado. Empresa arriscada, pois que coloca em xeque todo o sentido com que se justificou uma vida, estremecendo o terreno em que se assentavam as justificativas para tantas opes feitas, cujas consequncias j se manifestaram. No h como refazer o passado, mas a possibilidade de sua reinterpretao pode ser um poderoso aprendizado no presente. No trabalho que ora apresentamos, pretendemos acompanhar o dono de S. Bernardo nessa viagem existencial, mas no podemos deixar de mencionar outras peregrinaes realizadas por ns, em outros momentos, tanto com heris mais prximos como o escrivo Isaas Caminha, de Lima Barreto , quanto com mais distantes como o Winston Smith de George Orwell em 1984 (ver bibliografia) No romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos, o heri Paulo Honrio, dono da fazenda que d nome ao livro, e o texto de que dispomos a narrativa de suas memrias, num doloroso exerccio de reflexo feita por um homem solitrio frente ao fracasso de uma vida. Sou um homem arrasado, estraguei a minha vida estupidamente, so afirmaes suas (RAMOS, 2000:184 e 186). um autor fictcio sendo contado por outro autor, histrico, numa metanarrativa que traz baila a relao entre a palavra e o sujeito. Falar de si mesmo, seja de forma oral ou escrita, precipitar imagens que deslocam e reconfiguram os sentidos com que organizamos nossas identificaes imaginrias; e olhar para ns olhar para o mundo, j que no s o habitamos como somos habitados por ele.
3

No a toa que Paulo Honrio, na busca de dizer-se, diz de cada um de seus relacionamentos, e, no contar sua histria, acaba por narrar toda a saga da modernizao conservadora do serto nordestino. J nos alertou Sevcenko que a palavra organizada em discurso incorpora em si () toda sorte de hierarquias e enquadramentos de valor intrnsecos s estruturas sociais de que emanam (1999:19). A criao de um poema diz Bosi - de um romance, de um quadro, de um drama , frequentemente, resultado de tenses muito fortes no interior do indivduo criador, tenses dentre as quais modelo exemplar o compromisso (bem ou mal resolvido) entre as foras anmicas ansiosas por exprimirem-se e a tradio formal j historicizada que condiciona os modos de comunicao. A expresso pessoal e a comunicao pblica so duas necessidades que acabam regulando a linguagem do criador e situando o seu trabalho na interseco do corpo e da conveno social. (BOSI, 1992:343). Da que So Bernardo possa ser lido como a saga da construo de um burgus, como props Carlos Nelson Coutinho (2000, p.153). Afinal, () o romance () gracilinico um olhar que quanto mais olha para dentro de si mesmo e isso j foi notado por Antonio Cndido () mais est em consrcio com as dores e fomes do homem e do mundo.

(MENDES,2004:138). Tomar a palavra, j o dissemos, um risco. somente assim, contudo, que algum consegue capturar sua singularidade dentro do sistema inconsciente de poder do institudo. Se ao nascer ingressamos no mundo do assim porque sempre foi, a palavra de um autor de si mesmo que reinventa o que est posto: a palavra criadora, que se ope palavra amestrada do cotidiano. Trata-se da polaridade entre escritor e escrevente (Barthes), palavra plena e palavra vazia (Lacan), palavra genuna e palavreado (Bubber), fala original x secundria (Freire). Este autor chega a assinalar que, para um primitivo ou para quem quer que viva num mundo de falas originais, a fala tem uma fora transformadora (que ns hoje apenas sentimos de vez em quando). Se algum falou, podemos comear a tremer, porque atos interferidores com o decurso dos fatos so iminentes. Algo j comeou a acontecer. (FREIRE apud AMATUZZI,1989:72. Grifos nossos).

Um dos movimentos desse acontecer diz respeito clivagem que se estabelece entre duas dimenses do sujeito: ele olha e se olha, sendo ao mesmo tempo o que observa e o que observado. Essa ciso se d inconscientemente em qualquer falante: o uso da lngua no ato da fala exige tal operao. Na elaborao da memria, entretanto, essa ciso aproxima-se da conscincia. Trata-se da produo de uma alteridade, como diz BOSCO: Como tocar ou danar, tambm escrever, o verdadeiro escrever, acontece quando se est no territrio da imaginao e da liberdade. Chamo aqui de imaginao uma visualizao mental - um cinemacabea - que tem como resultado a produo de uma alteridade: imaginar produzir aquilo que no se , surpreender-se com o prprio pensamento, pr o pensamento em estado de alteridade. Quando Paulo Honrio se v sob essa perspectiva, consegue alcanar a percepo de que no aquilo que possui, fazendo ruir o pilar da cosmoviso que o havia empurrado at o lugar em que estava, o pilar do paradigma capitalista. Ao referir-se a um passado em que, em suas prprias palavras, ainda no sonhava ser o explorador feroz em que me transformei, ele atenta para que casas, terras, mveis, semoventes, considerao de polticos, etc so conquistas exteriores a ele prprio: preciso convir em que tudo est fora de mim, e acrescenta: julgo que me desnorteei numa errada (RAMOS, 2000:186). interessante que nos indaguemos em que medida o exerccio da palavra promove esse distanciamento entre um eu mundano confundido com as coisas e os outros, perdido no desejo do Grande Outro, diria Lacan (ver bibliografia), e um eu que busca abrir caminho para a escuta de seu desejo, ainda que no mundo, pois na prpria escrita para um outro que se escreve. Merleau-Ponty nos ensinou que s sabemos o que pensamos quando o dizemos, ou seja, a experincia como conscincia: na audcia do dizer que me esclareo a mim mesmo e minhas palavras surpreendem a mim mesmo e me ensinam meu pensamento, so afirmaes feitas por ele (AMATUZZI, 1989:119). A luta por transpor o palavreado alienante em direo palavra genuna atravessa toda a obra de Graciliano Ramos. O que vale o esforo do aprender a escrever descrito em Infancia se o poder sufoca nossa capacidade de expresso ou se, ao contrrio, o domnio do cdigo lingustico mais uma
5

arma na dominao dos mais fracos, como vemos por exemplo em Vidas Secas, e no prprio romance em anlise, no que respeita s relaes entre Paulo Honrio e sua esposa, Madalena, de quem ele desconfiava exatamente por ser sabida e intelectual (RAMOS,2000:135 e 136)? Esse dilema, que transparece na fico de Graciliano, tambm percebido na prpria vida do autor. Como diz Mendes, em Dissertao sobre o assunto: A literatura era para o autor uma questo social que se revelava no controle da produo de saber. (). Questo que ir perseguir toda a obra gracilinica, ela demonstrada sempre a partir da dificuldade de se conseguir escrever e de como o saber mecanismo fundamental para a manuteno do poder e da prtica da explorao. (2004:16). A questo do saber, do silencio e da solido, preocupa o autor e suas personagens, que sofrem pela dificuldade de lidar com a produo do saber e com a opresso do saber. No papel de narradores, suas personagens so confrontados com a luta que contar sua prpria histria, como se o domnio da linguagem atravs da literatura se comprovasse uma iluso. Desde Caets, os personagens-narradores dos romances de Graciliano Ramos trazem esse carter diferenciador do restante da comunidade na qual esto inseridos, justamente por esse contato doloroso/ esperanoso com as letras. () Com a mesma sede de auto-afirmao, Paulo Honrio enfrenta a dura tarefa de construir uma narrativa sem, no entanto, encontrar nela uma tbua de salvao. (MENDES, 2004:144). O carter ilusrio da memria deriva, em primeiro lugar, de que o passado sempre reconstruo, edio de imagens num corpus que se quer coerente: assim como Paulo Honrio, Graciliano sabe da irrecuperabilidade do passado, da seleo diante de um passado gigante e do que se traz para o presente como resultado dessa moenda que se instala quando se tenta escrever sobre o que se passou ( MENDES,2004:170). H, porm, um segundo agravante na produo de um saber, que exatamente a prevalncia do palavreado, da fala em que o sujeito mais se esconde do que se constri: o discurso vazio de que fala Lacan, burburinho sobre os atos humanos, diversamente da fala cheia, preenchida pelo ser do
6

sujeito (1999:13). Para o capitalista Paulo Honrio, o saber que no fosse til, ou seja, que no lhe trouxesse prosperidade nos negcios da fazenda, no valia a pena, da o valor que atribua ao saber tcnico: estatstica, pecuria, agricultura, escriturao mercantil (RAMOS,2000: 09). Paulo Honrio, com a marca do pragmatismo do self made man, nunca teve tempo a perder com aquilo que no lhe trouxesse vantagens materiais, pelo menos at agora, quando comea a perceber a diferena entre o que est fora e o que est dentro de si: preciso convir em que tudo est fora de mim, nota o heri assustado com o advir da subjetividade, o pio de coruja (8) que o impulsiona a escrever. De repente, segundo ele, inicia a composio narrativa valendo-me dos meus prprios recursos e sem indagar se isso me traz qualquer vantagem direta ou indireta (RAMOS,2000:08) Precisamos reparar bem no significado dessa reviravolta! Afinal, os conhecimentos a servio da objetividade instrumental tinham servido de padro a Paulo Honrio at na tomada das decises mais pessoais, como as que se referem ao casamento e escolha da noiva: Amanheci um dia pensando em casar. Foi uma idia que me veio sem que nenhum rabo de saia a provocasse. No me ocupo com amores, devem ter notado, e sempre me pareceu que mulher um bicho esquisito, difcil de governar. (). No me sentia, pois, inclinado para nenhuma: o que sentia era desejo de preparar um herdeiro para as terras de S. Bernardo. (RAMOS,2000:57). Por isso a importncia de destacar o exerccio de reflexo que chega para um homem desacostumado a pensar () digo a mim mesmo que esta pena um objeto pesado. No estou acostumado a pensar, diz o narrador (IDEM:08) , mas que agora se encontra mobilizado a olhar para sua interioridade a partir do choque provocado pelo suicdio de Madalena. A idia antiga de organizar suas memrias volta novamente cinco anos depois da morte da esposa: ouvi um grito de coruja e sobressaltei-me. () De repente voltou-me a idia de construir o livro (IDEM:183), o qual comea com a declarao de seu nome, uma descrio fsica e a aceitao oblqua de sua bastardia: Para falar com franqueza, o nmero de anos assim positivo e a data de S.Pedro so convencionais: adoto-os porque esto no livro de

assentamentos de batizados da freguesia. Possuo a certido, que menciona padrinhos, mas no menciona pai nem me. (IDEM:10).

Essa franqueza a que se refere Paulo Honrio contestvel. Se, por um lado, como aponta Miranda, a exigncia de sinceridade e objetividade constrige Paulo Honrio a mencionar uma certido que no certifica (2009:47), ao mesmo tempo ele confessa que pretende concretizar sua proposta de publicar um livro por meio de um disfarce: H fatos que eu no revelaria, cara a cara, a ningum. Vou narr-los porque a obra ser publicada com pseudnimo. (RAMOS, 2000:8). Ou seja, no bastava o fato de o livro ser de memrias; para a credibilidade desejada, Paulo Honrio necessitava de uma espcie de documento outro tipo de escritura -, depoimento externo rememorao que estava sendo posta no papel. E o pseudnimo ser um nome inventado diferente de Paulo Honrio, ou ele quer nos dizer que seu prprio nome uma inveno cartorial, o nome de algum sem pai nem me? Desde que comea a narrativa, ento, sua escrita vai procurar descascar fatos (ID.183), acordar lembranas, como diz (ID.184), na escrita de uma prosa que por vezes lhe traz grande desgosto: desgosto e a vaga compreenso de muitas coisas que sinto. Perceber o que sente pressentir que h um sujeito dentro de si que no se confunde com suas posses? Mesmo tendo a casca espessa e a sensibilidade embotada(ID. IBID.), Paulo Honrio compreende a vacuidade dessa empreitada alienante de fugir de si nas coisas: Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para qu! () Levantar-se cedo todas as manhs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas geraes. Que estupidez! Que porcaria! (ID. IBID.). E se volta para si por intermdio dessas palavras novas, novos espelhos, que devolvem uma imagem diferente daquela a que se acostumara o dinmico investidor, outrora orgulhoso de sua propriedade, incluindo casa, algodo e mamona, serraria e descaroador, pomicultura, avicultura, rebanho bovino, e tantas outras coisas (ID.09). A imagem devolvida de algum que dominou a terra mas nunca conseguiu transformar a si mesmo:
8

Penso em Madalena com insistncia. Se fosse possvel recomearmos Para que enganar-me? Se fosse possvel recomearmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. No consigo modificar-me, o que mais me aflige. (ID.188). Segundo Mendes, a maioria esmagadora dos que se detiveram sobre S. Bernardo concordam em que a maior violncia cometida por Paulo Honrio foi escrver um livro contando as desgraas de sua prpria vida (2004:168-169). Tambm Oliveira conclui que Paulo Honrio um personagem trgico: A defesa do ser humano contra a alienao o ncleo de So Bernardo. Mostra como seu ncleo principal o conflito que mostra, de um lado, foras que conduzem o ser humano a uma vida mesquinha e alienada em seu pequeno mundo particular, e, de outro, as que impelem o homem a desvendar um novo sentido para a vida, uma abertura para um mundo alm do individualismo, vivendo o protagonista e sua esposa, situaes que fazem com que se tornem personagens trgicos. (2008:02) As indagaes e reflexes de Paulo Honrio nos permitem pens-lo como um heri problemtico, na medida em que busca a afirmao de subjetividade, em meio solido, angstia e a um mundo to fragmentado quanto se sente o narrador.

BIBLIOGRAFIA

AMATUZZI, Mauro Martins - O resgate da fala autntica. So Paulo: Papirus, 1989. BOSCO, Francisco. Escrever e Escrever.

http://www.confrariadovento.com/revista/numero5/ensaio02.htm

BOSI, Alfredo. Dialtica da Colonizao. So Paulo: Cia. Das Letras, 1992. CAMPBELL, Joseph, MOYERS, Bill. Org. por Betty Sue Flowers). O Poder do Mito; traduo de Carlos Felipe Moiss. So Paulo: Palas Athena, 1990. CORDEIRO, Celeste. O Anjo Cado: reflexes em torno da (des)honra de Isaas Caminha. In Revista de Cincias Sociais, Volume 27, Nmero . Fortaleza: Editora UFCe, 1996. __________________Jogo e Poder: uma anlise da viso de Orwell (1984) sobre a dominao poltica enquanto dominao cultural. In Novos Paradigmas e Realidade Brasileira. Belm: Editora UFPa, 1993. COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil: ensaios sobre idias e formas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. LACAN, Jacques O Seminrio-livro 5: as formaes do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. LUKCS, Georg. Teoria do romance;, traduo de Jos Marcos Mariani de Macedo. So Paulo: Duas Cidades, 2000. MENDES, Francisco Fabiano de Freitas. Ponto de Fuga: Tempo, Fome, Fala e Poder em Vidas Secas e S. Bernardo. Dissertao de Mestrado em Histria/ UFCe. Fortaleza, 2004. MIRANDA, Wander Melo. Corpos Escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. So Paulo, EDUSP, 2009. OLIVEIRA, Ana Maria Abraho dos Santos. O Romance de 30 e o trgico: So Bernardo, de Graciliano Ramos. Palimpsesto - Revista do
10

Programa de Ps-Graduao em Letras da UERJ www.pgletras.uerj.br\palimpsesto\num6\dossie\dossie6_GabrielCiddeGarcia.ht m Volume 7 ano 7 (2008) - ISSN 1809-3507. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. Rio de Janeiro/ So Paulo: Record, 2000. SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Misso: Tenses sociais na Primeira Repblica.So Paulo: Brasiliense, 1995.

11

You might also like