You are on page 1of 6

PROPEDÊUTICA APARELHO LOCOMOTOR – PARTE 2

Transcrição da 6ª Aula Teórica de Propedêutica II, Prof.ª Márcia, dia 16/08/2011
Deformidades do pé
O primeiro exame do neném é o CAPURRO .Ele faz o diagnostico de imaturidade, imperfuração anal, imperfuração himenal, luxação congênita de quadril, pé torto congênito. As epífises de crescimento não estão fechadas, ao ver uma criança com pé torto congênito tanto Pé valgo quanto Pé varo, deve-se forçar com gesso, colocando na posição adequada, ate que a criança fique 100% normal, sem nenhuma sequela.

Se não é tratado atrapalha muito a qualidade de vida, dificultando a marcha Pé equino
O paciente pisa apenas com a região plantar anterior. Quando marcada com tinta, fica só a parte da frente.

Pé cavo
O pé do paciente com a região plantar anterior e posterior tem uma grande concavidade. Quando marcado com tinta, fica fininha a parte do arco plantar.
Figura 1Pé equino

Pé plano
Não tem concavidade nenhuma, o arco plantar não existe. Quando marcado com tinta, não se vê o arco plantar, fica “gordão”.

Pé normal
Existe o arco plantar, de tamanho normal.

Análise dos Padrões Posturais
A causa muito comum de dor nas articulações dos membros inferiores e na coluna lombar é pisar torto. Essa análise é feita através da Baropodometria computadorizada, existem fisioterapeutas especialistas na forma de pisar. A correção é feita através de palmilhas personalizadas, feitas com moldes de gesso. Corrige a pessoa que pisa para fora, para dentro, força mais a parte medial, força a parte anterior e assim por diante. A descoberta do pisar inadequado do paciente é feita com o desgaste do sapato irregular.

Joanete (Halux Valgo) (WP. Hallux valgus ou hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo, o hálux ou dedão do pé. O desvio lateral pode ocorrer na articulação entre o primeiro metatarso e a falange, formando o joanete clássico, com a proeminência óssea na base do hálux, ou entre as duas falanges, formando o hálux valgo interfalangeano, ou interfalângico. Existem duas classes de causas para esta deformidade: as intrínsecas (ligadas à pessoa) e extrínsecas (ligados ao meio). Dentre as causas intrínsecas, destacam-se os fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas pré-existentes (artrite reumatóide ou outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé, frouxidão ligamentar etc. Dentre as causas extrínsecas, principalmente o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.) Esporão de calcâneo
Esses ossinhos que aparecem aqui na articulação _______________________ eles são ossos sesamoides, causam dor e dificuldade de _____________. No caso da Joanete, o paciente tem que mandar fazer um sapato que caiba a joanete para fora. Ou comprar sapatos para quem tem deformidade no pé no osso sesamóide. Não adianta operar o esporão de calcâneo porque a chance de recidiva é muito grande, as cirurgias se complicam muito, porque é um local de alta pressão e movimento, então, na maioria das vezes compensa mais é adequar os sapatos com amortecedor de alta qualidade e alongamento do tendão de Aquiles, com fisioterapia.

Gangrena

Exame da Coluna
Começa na cervical ate chegar na lombar, a primeira coisa a ver é se tem alguma deformidade, o grau de mobilidade (se é normal, se o paciente tem limitação do movimento), a coluna cervical, pede-se para o paciente fazer flexão, extensão, rotação, lateralização, e ver se ele tem alguma limitação do movimento. De perfil: Avaliar se o paciente tem acentuação da lordose cervical e aparecer aquela elevação no final dela, fica parecendo uma estivasinha, igual o paciente com Cushing e o paciente pode ter hérnia de disco cervical ou osteofitos (bico de papagaio) comprimindo o plexo braquial e ele vai desenvolver uma cervicalgia que vai para o braço, ou um déficit sensitivo, dependendo se comprimir a parte sensitiva da medula, isso é chamado de cervicobraquialgia. Igual a lombociatalgia (hérnia de disco lombar que pode comprimir o ciático) dores na coluna que irradia para o nervo que sofreu compressão ou na parte sensitiva ou na parte motora. O diagnostico de hérnia de disco pode ser definido com: Ressonância Magnética (Primeira escolha).

Exame da Coluna Torácica

Nesta também lateralização.

vai

ter

o

grau

de

mobilidade:

flexão,

extensão

e

depois

látero-

Síndrome de Klippel-Feil
Ocorre quando falta uma vertebra cervical, por isso o paciente tem o pescoço curto e a fossa supra-clavicular dele é funda.

Osteoporose
O primeiro local que acontece a osteoporose são nos sítios em que o percentual de osso trabecular beira 100%. Esses sítios estão localizados no antebraço distal, vertebral (corpo vertebral, sem as espinhas), colo de fêmur são as ultimas. Osteoporose: “Os primeiros sinais que o paciente tem osteoporose são as deformidades na coluna adquirida na vida adulta.”

Figura 2Sindrome Klippel-Feil

de

O bico de papagaio é na verdade um mecanismo de defesa contra o desabamento, só que eles também provocam dor pois são espiculas que crescem e podem atingir os nervos que estão saindo da medula e passando por ali, daí pode causar tanto distúrbio sensitivo, quanto motor, depende da localização. Então a melhor saída é prevenir a osteoporose para você não vir a ter micro fraturas de corpo vertebral e osteofito e não ter fratura. A mulher deve começar a tratar aos 45 anos e o homem aos 55 anos. E a maioria das pessoas que vão no serviço de densitometria óssea são acima de 70 anos que a coluna está bem ruim. Tem que tentar aumentar a massa óssea para diminuir o risco de fratura de fêmur. Que das três fraturas citadas a de fêmur é a que tem maior morbi-mortalidade. Um velhinho interna com fratura de fêmur acaba descompensando a insuficiência cardíaca, descompensa o DPOC, pega pneumonia, desidrata, tem anemia (sequestro de sangue pela fratura), e acaba morrendo. A incidência de óbito nos EUA chega aos 50%.

Escoliose
A escoliose foi estudada na ectoscopia. Ela tem um lado côncavo e um lado convexo, dai pode-se dizer que ela é côncava no lado da cintura que não é lisa, do lado liso é o lado convexo. Então pode-se falar que a escoliose é côncava para o lado direito, fala-se que ela é destro-concava ou ______________-convexa. Para a escoliose é feito o teste de Adams, o paciente que não tem escoliose ele não tem báscula de escápula (Báscula é uma mais alta do que a outra) e de costas também tem uma escapula mais saltada e a outra mais deprimida em relação uma à outra. Existe uma assimetria muito importante das escapulas e no teste de Adams aparece uma corcunda

saliente em uma das escapulas. É considerado Teste escoliose torácica.

de Adams positivo para

A expectativa de redução da estatura é de 8cm a 10cm se você não prevenir a osteoporose ainda adulto-jovem. Porque as deformidades mais comuns são a escoliose torácica e a Cifoescoliose torácica . Acunhamento Anterior do corpo vertebral. O que causou a cifose, se for um acunhamento posterior causará acentuação da lordose. Se for um acunhamento lateral (do corpo vertebral) causará escoliose. Se for ântero-lateral, Cifoescoliose.

As deformidades mais comuns escoliose e cifoescoliose torácica.

da

osteoporose

são

a

A mecânica ventilatória de um idoso com cifose acentuada ou cifoescoliose acentuada tem a capacidade de expansão dos pulmões diminuída e assim começar a reter CO 2 , pegar uma pneumonia e se for DPOCítico reterá ainda mais CO 2 do que a população que não tem deformidade de coluna, além da perda da qualidade de vida desse idoso.

Espondilite Anquilosante
Anquilose é fusão. Espondilite anquilosante é uma colagenose em que há fusão entre os corpos vertebrais. Assim o paciente tem diminuição da mobilidade de toda a coluna. Na ectoscopia, quanto à postura do paciente em pé ele tem a atitude de esquiador.

Mal de Pott
O Mal de Pot t é a tuberculose de corpo vertebral. O quadro clínico é o de um paciente com desabamento de corpo vertebral, com déficit motor e/ou sensitivo. O neurologista abre pra fixar com placas e parafusos o corpo vertebral e percebe uma patologia primária que pode ser uma tuberculose, configurando um Mal de Pot. Poderia aparecer com o mesmo quadro de um Mieloma Múltiplo (câncer de medula que invade o tecido ósseo), uma Metástase Óssea (se for Homem pensa-se em Metástase de CA de Prostata e se for mulher pensa-se em Metástase de CA de Mama, pois esses cânceres dão metástase mesmo antes de serem detectáveis clinicamente), pode ser também Osteosarcoma (CA primário de osso). Doença de Paget : doença que tem excesso de matriz mineral e o osso fica quebradiço parecendo um “X”. Então a conduta é biopsiar em vários pontos, fixar com as placas e parafusos, suturar e analisar o resultado do exame anatomopatológico que virá escrito Mal de Pot e, sendo assim, encaminhar para a Clinica Médica para tratar a Tuberculose. O Mal de Pott pode causar deformidade na coluna vertebral uma vez que pode causar fratura de corpo vertebral (os outros tipos de tuberculose que existem são: TB pulmonar, TB pulmonar isolada, TB pleural isolada, TB intestinal, TB óssea, TB cutânea, TB ganglionar, de SNC, pode ter tuberculose em qualquer lugar).

Lombalgia, Dorsalgia, Cervicalgia
São queixas muito comuns de se atender no Pronto Socorro. Cervicalgia pode ser causada por stress. Lombalgia e Dorsalgia advêm da má postura, especialmente a má postura na hora de pegar objetos pesados do chão, situações em que o paciente tende à forçar a coluna de maneira inadequada.

Cervicobraquialgia
Acontece quando um osteófito (bico de papagaio) da coluna cervical comprime um raiz nervosa sensitiva ou motora. É muito comum no Pronto Socorro chegar senhoras que já menopausaram, com osteoporose no corpo vertebral com parestesia (formigamento) do braço e ser diagnosticada com ansiedade e/ou outras doenças psicogênicas e medicada com calmantes. No entanto precisa-se provar que a patologia do paciente não é orgânica, pois “Toda patologia é orgânica até que se prove o contrário”.

Deformidade de Sprengel
A Deformidade de Sprengel parece escoliose, mas é uma deformidade de escápula, em que uma está mais alta que a outra. Luxaçao congênita de quadril, escoliose, deformidade de Sprengel faz-se o diagnóstico diferencial de uma doença com a outra, pos olhando-se o paciente de costas as doenças citadas se assemelham demais. A deformidade de Sprengel se desenvolve também por sobrecarga de peso e má postura assim como a hérnia de disco que vai comprimindo o corpo vertebral até que ele vai saindo. O paciente pode comprimir tanto a coluna que ele pode ate ter a listese (pseudoluxação- parte da articulação vai para um lado e a outra parte vai para o outro) da lombosacra. Faz-se um Raio-X de perfil e se observa uma fenda de até 2 cm entre a lombar e a sacral, aí a bacia vai pra frente e a anca vai pra trás e vice-versa.

Torcicolo
Torcicolo, chama a atenção a assimetria entre os músculos esternocleidomastóideos direito e esquerdo.

Fibromialgia (Tender Points)
Existe micronódulos na musculatura, acomete mais mulheres antes dos 35 anos e as provas reumáticas (pesquisa de Lupus, artrite

reumatóide, poliarterite nodosa, clerodermia) são presistentemente negativos e a maioria dos Tenderpoints são dolorosos à palpação.

Adriele Cardoso Bonfim Aline Bonora Ana Beatriz Cabral Ana Carolina Resende Ana Cláudia Oliveira Vilela Caroline Paias Isabelle C.M de Lima Julie Niere Magalhães Leandro Henrique Avila Lila Morena Raquel Thiemi Karoline Vieira Reis OBRIGADA!