You are on page 1of 1

Estudo dirigido 1 Homeostase 1- Defina Homeostase. Explique a contribuição dos sistemas: circulatório, digestório e respiratório a homeostase.

2- Explique mediante um exemplo o funcionamento dos mecanismos de controle de retroalimentação negativa e positiva envolvidos na regulação da homeostase. Bioeletrogênese 1- O que é potencial de repouso? Como é gerado o potencial de repouso?

2- O que é um potencial de ação? Quais são as fases de um potencial de ação neural? São variações muito rápidas do potencial de membrana. Cada potencial de ação começa por modificação abrupta do potencial de repouso negativo normal para um potencial positivo e, em seguida, termina com modificação quase tão rápida para o potencial negativo. Para conduzir um sinal neural, o potencial de ação se desloca, ao longo da fibra nervosa, até atingir seu término. Suas fases são: Ascendente, descendente e repolarização. (são essas fases ou repouso,despolarização e repolarização?) 3 - Quais os principais fluxos iônicos que ocorrem em cada fase do potencial de ação?

Na fase de despolarização, os canais de sódio voltagem dependentes de ativam e o fluxo de íons sódio fluem de fora para dentro da membrana despolarizando-a. Já na fase de repolarização os canais de potássio voltagem dependente se ativam enquanto os de sódio se inativam e agora os íons potássio fluem de dentro para fora da membrana repolarizando A -a. ultima fase chamada de hiperpolarização continua havendo o fluxo de potássio de dentro para fora até que os canais se inativem por completo e a membrana volte ao seu estado de repouso, no qual a membrana se encontra polarizada. 4 - Qual é a conseqüência na condução do impulso nervoso apósa perda da bainha de mielina que envolve os axônios? Justifique a resposta.