You are on page 1of 9

Quanto líquido devo tomar?

Pelo menos 8 copos (do tamanho de uma lata de refrigerante) de líquidos diariamente devem ser tomados durante este período. A água é o melhor líquido para se beber e não contém calorias. Estes líquidos também podem ser sucos de frutas, leite, sopas ou "água de Seltz". Evite o café, o chá e os refrigerantes. Tome líquidos quando sentir a boca ressecada ou quando sentir sede. Tome algum líquido antes de amamentar o bebê. Mas não se "encharque" tomando líquidos demais. O excesso de líquidos diminui sua produção de leite. É conveniente comer alimentos salgados durante a lactação? Evite os alimentos salgados, embutidos e conservados em sal. Seu bebê não tolera grandes quantidades de sal no leite materno. Não adicione sal ao cozinhar os alimentos. Compre alimentos pobres em sódio como os queijos sem sal e as comidas leves. Existem alimentos que produzam mal estar no estômago do bebê? Seu bebê pode apresentar mal estar estomacal quando consumir determinados alimentos. Estes alimentos são introduzidos em seu leite materno e fazem com que seu bebê apresente mal estar estomacal dentro de 2 horas após haver amamentado. Você deve ter consigo uma relação dos alimentos que consome. Este registro pode ajudá-la a encontrar o motivo pelo qual seu bebê sente-se mal após alimentar-se. Os seguintes alimentos podem produzir mal estar em seu bebê: · Alimentos condimentados ou com alho. · Alimentos que contenham cafeína como chocolate, café ou chá. Alguns medicamentos para resfriado contêm cafeína, a qual pode ser a causa de mal estar em seu bébé. · Os alimentos do grupo dos lácteos como leite, queijo e iogurte. · Grãos ou nozes tais como trigo, aveia, amendoim ou milho. · Os alimentos que produzem gases como brócolos, pimentão verde, couve, cebola, couve de Bruxelas ou couve-flor. É possível que estes alimentos não causem mal a seu bébé se forem cozinhados ao invés de crus.

E quanto a colocar o bébé para arrotar? Isto é importantíssimo e algumas mães, por estarem cansadas ou por desconhecerem sua importância, se descuidam. Um bébé, quando mama ao seio, também ingere ar, embora em menor quantidade que na mamadeira. Por isso ele deve ser sempre colocado para arrotar, para evitar as "terríveis" cólicas que afectam tanto o bébé quanto a sua família, que sofre junto. Exercícios com as perninhas, tipo bicicleta, quando estiver de barriguinha vazia, também ajudam a que os gazes sejam eliminados. Nunca coloque seu bébé no berço sem arrotar. Dicas · durante o período de amamentação beber muitos líquidos; · Alimentos que podem provocar cólicas no bébése ingeridos pela mãe : Álcool, Café, Chocolates, Couve flor, Feijão, Couves. Converse com o pediatra ou com o seu obstetra e siga a orientação deles. · Alimentos que engordam: Fritos, Bolos, Doces, Alimentos industrializados, Pipocas e Amendoins. · Em relação ao leite de vaca, algumas literaturas sugerem que a mãe não deva ingerir mais de 500 ml (dois copos) por dia, pois o leite de vaca ingerido pela mãe acima dessa quantidade pode provocar cólicas e aumentar a incidência de alergias respiratórias no bebé, principalmente em famílias onde já existe esta predisposição. · ingerir alimentos ricos em proteínas, como as carnes, leites e derivados, ovos, leguminosas como o feijão, lentilha, ervilha, soja, etc e os alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, feijão e peixes, entre outros).

Ainda hoje. para a criança todas as coisas estavam em movimento. ou melhor dizendo.. Encantado com aquele momento. quando viu uma mulher sentada na calçada em Calcutá massajando seu filho. passada a tempestade do nascimento. . Fadynha se dedica a divulgação da Shantala no país através de cursos e palestras. No Brasil. viajava pela Índia. Durante a gestação intra-uterina. A Shantala é importante porque torna este processo muito mais confortável e natural. a vida era uma riqueza infinita. Mas a técnica também traz inúmeros benefícios para a saúde do bébé. a Shantala foi introduzida a partir de 1978. Ela conheceu o método através do médico francês. A história da Shantala Em 1976. eis a criança sozinha no berço. que se chamava Shantala. originária do Sul da Índia. a criança passa por um choque. o francês Fréderick Leboier." "Depois.. Fréderick Leboier foi responsável pela divulgação da prática que ele baptizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". através da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira. fortalecendo o vínculo afectivo que já existe entre eles. Sem falar nos sons e nos ruídos. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite protecção e amor. conhecida como Fadynha. O objectivo principal é promover uma melhor comunicação e interacção entre mãe e filho. A prática era comum no país e transmitida de mãe para filha. 2 De volta ao Ocidente. Após o nascimento. médico obstetra. Leboier fotografou a mulher. O renomado médico já trabalhava em busca da humanização da assistência à mulher no parto desde a década de 60. Quais são os Benefícios desta técnica? A prática da Shantala traz benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. Nada mais se mexe! Deserto." Frédérick Leboyer O que é Shantala? A Shantala é uma técnica de massagem milenar feita pelas mães em seus bébés. o bébé tem uma relação muito próxima e íntima com a mãe.SHANTALA "No ventre da mãe. numa dessas caminhas que são como gaiolas de recém-nascidos. Encontra um ambiente mais "hostil" e passa por um período de adaptação e maturação. e pediu que lhe ensinasse a técnica.

Além isso. muitas vezes cansadas com a rotina do pós-parto. O tempo médio de duração é de 20 minutos. a técnica acelera o processo de maturação do intestino. pois ela activa a circulação podendo elevar a temperatura ainda mais. para se desligar das preocupações e tensões do dia-a-dia. retorne desde o começo. A massagem deve ser confortável e prazerosa para o bébé. O ideal é alimentar o bébé 40 minutos antes de fazer a massagem. Uma boa opção é tomar um banho ou fazer uma secção de relaxamento antes da Shantala. Pesquisas mostram que os bébés que são submetidos a sessões diárias de shantala. É comum o bébé reclamar nas primeiras tentativas. têm um sono mais tranquilo e relaxam com mais facilidade.E os benefícios não param por aí. . mas se tiver calor é bom colocar um lençol bem fininho em cima das pernas. a massagem acaba tornando-se também um momento de relaxamento e proximidade com o bébé. Se ele apresentar alguma resistência. ele não estará com fome e tampouco de estômago cheio. pois o efeito relaxante pode intensificar o estado. Evite a massagem quando o bébé estiver resfriado ou com febre. bijuterias e relógios para não machucar o bébé. o que explica o fato de a técnica ser um óptimo "remédio" para cólicas. se for preciso interromper a sequência. Para as mães. Cuidados para a prática a Shantala Cuidados com o bébé • A Shantala é recomendada para bébés a partir de 1 mês de idade. • • • Prepare o ambiente • Crie um ambiente relaxante e calmo para realizar a Shantala. e na maturação do tônus muscular dos bébés. Um ritual de amor e intimidade onde os dois só têm a ganhar. Pode e deve ser praticada todos os dias. A mãe ou a pessoa que for realizar a massagem deve retirar anéis. longe de interrupções e interferências externas. Também evite no caso de diarreia. Os benefícios da Shantala são o resultado de uma sequência de movimentos. • • • Cuidados com a mãe • A atenção da mãe deve estar totalmente voltada para a criança. Portanto. A mãe deve estar com as pernas desnudas. pare e tente novamente em outra ocasião. Dessa forma.

jpg 1) Para massajar os braços. vire o bébé de lado. Chegando ao pulso. A técnica da Shantala Nesta secção serão mostradas as técnicas de massagem Movimentos do Peito Facilita a ampliação da respiração e traz equilíbrio e harmonia. para o caso do bébé fazer xixi. 2) As mãos agora seguram o bracinho para realizar o movimento de rosca. Depois de acomodada. coloque a criança nas suas pernas. Mas a criança não deve ficar exposta directamente ao vento ou ao sol forte. Para o bébé mais preguiçoso.jpg 2) Imagem:Bracos02. Procure atingir toda a superfície do tórax.jpg 1) Coloque as duas mãos sobre o centro do peito do bébé e deslize para as laterais. A iluminação também pode ajudar. sempre do ombro em direcção ao pulso. activa a circulação. para oxigenar a cabeça do bébé. Use uma almofada como apoio. As cores azul e verde são calmantes. Elas se movem em direcções opostas. Alterne as mãos durante este exercício. vá deslizando a mão do ombro para o pulso. se achar mais confortável. Coloque o óleo vegetal ao seu fácil alcance. Durante o inverno. ou a pessoa que for aplicar a massagem. reinicie o movimento pelos ombros. Aos poucos. deixando a cabeça dela logo após o joelho. 1) Imagem:Bracos01. Deixe uma fralda de pano próxima. deve se sentar no chão e encostar toda a coluna na parede. faça em um ambiente fechado e aquecido. estimula o sistema nevoso preparando para engatinhar e andar. • Antes de começar fique atenta à postura • • • • A mãe. libra também a caixa torácica e a respiração superior. o ambiente deve estar bem iluminado. 1) Imagem:Peito02. A massagem pode ser feita ao ar livre. 2) Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do quadril do bébé e vá deslizando até o ombro direito em forma de cruz Movimentos dos Braços Fortalece os músculos e articulações. Movimentos das Mãos . como se estivessem torcendo o braço do bebe. Uma das mãos segura o ombro como um bracelete e a outra o pulso.jpg 2) Imagem:Peito01.• • Coloque uma música ambiente bem leve e em volume baixo. libera a tensão das regiões cervical e dorsal.

em direcção a cada dedinho. passe a palma da sua mão na palma da mãozinha do bébé. activa a circulação.Estimula a coordenação motora ampla e fina. como se fossem esvaziar o ventre. As mãos. estimula o sistema nevoso preparando para engatinhar e andar. Movimentos da Barriga Facilita o funcionamento dos intestinos e a eliminação dos gases. 1) 2) Imagem:Maos02. descem da altura das costelas até a parte de baixo do abdómen. com a mão esquerda segure as pernas do bébé. Quando uma mão termina o movimento. . 2) Em seguida. Depois dobre e estique com cuidado cada dedinho. aliviando as cólicas. Movimentos das Pernas e dos Pés Fortalece os músculos e articulações. a outra recomeça. além de tonificar os músculos abdominais. libera a tensão das vértebras. em especial as lombares. O mesmo exercício deve ser feito utilizando as palmas de suas mãos. A seguir. massaje a barriga. e assim sucessivamente.jpg 1) Com seu dedo polegar. uma de cada vez. sempre de cima para baixo. Com o antebraço. massaje do centro da palma da mãozinha.

Uma das mãos segura o calcanhar do bébé. Depois utilize toda a palma da mão. enquanto a outra massaja sempre da virilha ao pé. deslizando ao mesmo tempo da nuca em direcção às nádegas e das nádegas em direcção à nuca.Faça como fez com os braços. Movimentos do Rosto . as duas mãos deslizam em movimentos de torção. paralelas. A seguir. Recomece o movimento sempre pela nuca. Primeiro massaje a planta do pé com os polegares alternados. 2) Sustente as nádegas do bébé com a mão direita. continuando o movimento até os calcanhares. na nuca do bébé. A mão esquerda parte da nuca e desliza em direcção à mão direita. Coloque suas mãos juntas. que permanece estática. massajando as costas. 3) Segure os pezinhos com a mão direita. Agora massaje a outra perninha e o pezinho. Movimentos das Costas 1) 2) 3) 1) Deite o bébé de bruços com a cabeça para o lado esquerdo. massaje o pezinho. Alterne as mãos para a frente e para trás. A massagem na região do tornozelo deve ser um pouco mais demorada. Antes da outra perna. mantendo as pernas esticadas e ligeiramente elevadas. A mão esquerda parte da nuca.

no alto do narizinho e deslize pelas laterais até as narinas. ao longo das sobrancelhas. Exercícios Finais . Com a as pontas dos dedos. em direcção às orelhas. Repita o movimento várias vezes. Com os polegares. contornando a boca e acompanhando o maxilar inferior. feche os olhinhos do bébé e parta das sobrancelhas. Coloque os dois polegares entre os olhos. não é preciso usar óleo. Reinicie sempre pelo centro e a cada movimento avance um pouco mais. Suba novamente com mais intensidade.Para estes movimentos. pela lateral da narinas. parta do centro da testa e deslize para os lados. até contornar ao redor dos olhos. passando suavemente pelos olhos.

3) Segure os dois pés do bébé e cruze as pernas sobre o ventre fechando e abrindo.1) 2) 3) 1) Segure as mãos do bébé e cruze os braços sobre o peito. Alterne a posição dos braços e faça quantas vezes achar necessário. Abra as pernas. Deixe que ele flutue na água. mantendo sua mão esquerda aberta e relaxada. apoiando a nuca com seu . Banho de Relaxamento Terminado os exercícios. Aqueça a água a uma temperatura de aproximadamente 37 graus. Alterne a posição e repita o exercício. você deve dar um banho morno relaxante no bébé para complementar a massagem. Coloque o bébé na água. Cruze braço e perna. de forma que o pé se aproxime do ombro e a mão da coxa oposta. Se sentir necessidade. estenda e cruze novamente invertendo a posição. sustente as nádegas dele com a mão direita. Apoie os dedos na axila do bébé para ele não escorregar. fechando e abrindo. O bébé deve ficar apenas com a face fora da água. 2) Segure um pé do bébé e a mão do lado oposto. para não sentir frio e relaxar.

Alonga e promove eliminação de tensões. sem traumas e que transmitirá sentimentos altamente elevados para com os seres humanos e toda a natureza . Pode ter uma música suave de fundo. se transformando num canal para passar a energia vital. relaxando. Não tem limites. mantendo assim uma protecção muito grande por estar dentro do campo aurico de quem faz. Nada de imposição! A pessoa que faz também. também usufrui desses momentos. Considerações Finais Como a massagem é feita diariamente é importante manter um ritmo. É realmente um ritual de paz de segurança. É fundamental desenvolver esse outro diálogo e fazer a massagem em silêncio. É o Yoga do bébé. Facilita um sono tranquilo e profundo. além de se preparar adequadamente. de profunda meditação. Respeitar a vontade e a disponibilidade do bébé é que é o grande segredo. Ao fazer a massagem a mãe (pai) conversa com as mãos e o olhar. Atua sobre todo o sistema neurológico equilibrando-o. Essa troca é inevitável porque a massagem deve ser feita sobre as pernas da mãe (pai). que facilitará a interacção. A criança que recebe amor na infância será um adulto equilibrado. O ambiente deve estar aquecido e agradável. transforma o bébé num bébé saudável em todos os aspectos. Deixe-o na água enquanto ele sentir prazer e retireo antes que a água esfrie.punho esquerdo. Todos os bébés podem ser massajados desde 1 mês e até quando ambos quiserem. Atua ainda sobre a musculatura. Desenvolve a coordenação motora. articulações. bloqueios. Previne e alivia as cólicas intestinais. Enfim. de tranquilidade e de amor. Pode-se iniciar em qualquer idade.