You are on page 1of 9

PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Forte contraste no desenvolvimento econômico e social entre os países menos industrializados (Haiti, Indonésia, Nigéria, Zâmbia, Guatemala, etc) e países pouco PAISES industrializados (Brasil, India, China, Argentina, México, etc).

QUALIDADE DE VIDA
População: apresenta padrão de vida e de consumo inferior ao de países desenvolvidos.

falta de infra-estrutura nas cidades e no campo.ALGUNS PROBLEMAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS Subnutrição. Desigualdades Sociais/Concentração de renda: Há uma parcela da população (minoria) com qualidade de vida e de consumo semelhantes ao de países desenvolvidos. elevadas taxas de natalidade. . de criminalidade. classe média reduzida. acesso restrito à educação. de mortalidade infantil. população com baixa renda. de desemprego. saúde e lazer.

China. Malásia. Argentina. é um grande mercado consumidor. México. India. Brasil. industrializados ou em fase de industrialização (em desenvolvimento). são exemplos de países emergentes. ausência de legislação ambiental acabam atraindo investimentos internacionais. África do Sul. Cingapura. tais como mãode-obra e recursos naturais baratos. Filipinas. Seu crescimento econômico e social é um pouco maior que os demais países subdesenvolvidos.PAÍSES EMERGENTES São países pobres. incentivos fiscais. Devido às vantagens que oferecem. Tailândia. .

analfabetismo. carência de moradias. etc. São países dependentes da tecnologia dos países desenvolvidos: a falta de investimentos em pesquisas e educação e no desenvolvimento social e cultural da população os torna meros compradores de tecnologia e conhecimento. saneamento básico.ALGUNS PROBLEMAS DOS PAÍSES EMERGENTES Altas taxas de desemprego. instabilidade econômica e política. mortalidade infantil elevada. . subemprego.

RESUMINDO Países desenvolvidos: produzem tecnologia e vendem. Países subdesenvolvidos não industrializados: não dominam o processo de fabricação de bens e apenas consomem esses produtos. Países subdesenvolvidos industrializados (emergentes): produzem mercadorias com base na tecnologia importada. .

TERRITORIAL e INTERNACIONAL DO TRABALHO Divisão Social do Trabalho: geralmente ocorre no seio das empresas e na sociedade.DIVISÃO SOCIAL. cada região pode proporcionar um tipo de atividade econômica. Divisão Territorial do Trabalho: geralmente ocorre entre regiões políticas. . Divisão Internacional do Trabalho: geralmente ocorre entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. cada pessoa executa uma determinada tarefa.

Desenvolvimento industrial e tecnológico. Ingestão de calorias diárias acima do recomendado. . Dominação econômica. Elevados investimentos em educação e ciência. tecnológica e política sobre os países subdesenvolvidos. (existe muitos ricos). renda per capita alta.CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS Elevado padrão de vida da maior parcela da população. Baixo índice de mortalidade infantil e de analfabetismo. Os empregos concentram nos setores secundários e terciários.

estradas pela maioria da população. Emprego de técnicas modernas. hospitais. boa parte dessa população é da classe média. de máquinas e mão-de-obra qualificada no campo. Expectativa de vida acima dos 70 anos. consumo elevado.CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS População exclusivamente urbana. Modernos meios de comunicação e de transportes. . Acesso aos benefícios sociais (escolas.

nuclear e biotecnologia. aeroespacial. .Menor contraste no desenvolvimento econômico e social entre os países (alguns possuem elevado nível tecnológico: informática. microinformática.