1) São Sistemas e aplicações em geral cujas peças executam em múltiplos computadores autônomos interligados por uma rede de comunicação

. 2) Sim, porque existem vários serviços disponíveis na internet que estão distribuídos em vários servidores. 3) Multiprocessador: Compartilhamento de recursos físicos – memória principal, disco rígido, etc. (Fortemente acoplados); Multicomputador: Computadores com seu hardware básico independente (quase acoplados);

4) 1 - Falta de experiência em projetor, implementar e usar software distribuído; 2 - Falta de um controle central; 3 - Depende do funcionamento correto da rede; 4 - Segurança, pois compartilhamento de dados oferece uma oportunidade para violação;

5) Processamento paralelo é um problema que é quebrado em partes, em computadores ao mesmo tempo (em paralelo), oferecendo alto poder de processamento. Ele é Distribuído, porque ele distribui as tarefas entre os computadores, a fim de melhorar a desempenho para resolver o problema.

6) Vantagens:     Compartilhamento de dados. (colaboração e preço); Compartilhamento de dispositivos. (preço); Comunicação.; Mistura de computadores pessoais e compartilhados pode permitir uma distribuição de tarefas mais eficiente. (flexibilidade).

Desvantagens de sistemas distribuídos:  Software – sistemas operacionais, linguagens de programação e aplicações;  Comunicação – tratamento e recuperação de mensagens. Melhoria da rede pode acarretar em custos altos;  Segurança – Compartilhamento de dados implica em esquemas especiais para proteção de dados sigilosos.

7) Acesso Remoto: Forma primordial de distribuição. dificuldade maior em compartilhar recursos e distribuição de arquivos (NFS) ou memória virtual (DSM). os únicos elementos da transmissão são o remetente e um destinatário. transferência de arquivos. RMI . utilizando remotamente um servidor (CPU local apenas para interface). porém um apenas recebe a mensagem. Um exemplo é o protocolo. visa oferecer acesso distribuído (remoto) a facilidades centralizadas e a sessão remota.é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em Java – ou Memória compartilhada. tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Transmissão sem conexão significa que as conexões entre um cliente e um servidor são encerradas após o envio de cada requisição ou resposta. Na maioria das vezes. para se obter o resultado esperado. Cada vez que uma conexão é estabelecida ou encerrada. mantendo uma ordem bem definida: a primeira bola (letra) a ser enviada. uma vez que esse número de sequência identifica a posição de caba bola (letra) na mensagem. que permite que seja colocada na sua posição. a representação de informações de estado em ambas as partes. Isto permite que as bolas sejam enviadas e recebidas por qualquer ordem. 12)Qual é o principio do funcionamento do RPC? O seu principio é poder efetuar uma chamada a um procedimento que se encontra em . retrocesso ainda maior: arquiteturas com estações “X-terminal”.é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar um procedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador. é necessário realizar mais de uma solicitação de recursos através de várias conexões. Acesso Remoto II: retrocesso: estações sem disco. conectado por uma rede) -. Distribuição de Arquivos e Memória: surgimento das estações de trabalho. de largura de banda e de memória. Transmissão Broadcast: é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação. remetente e receptor conversam para estabelecer uma conexão entre dois pontos (“endpoints”). pulverização do poder computacional global. pois existe um remetente e vários receptores. sendo conexão. 9) Comunicação Sincrona é realizada em tempo real devem ser enviadas e recebidas de forma sincronizada. 11)Explique 3 modelos de transporte de mensagens? Transmissão Unicast: é o modelo de transmissão ponto a ponto. 8) As formas de comunicação entre processos podem ser RPC . Transmissão Anycast: é uma forma de encaminhamento onde os dados são distribuídos “ao destino o mais próximo” ou “melhores” definido pelo roteamento da rede. Já em comunicação assíncrona. sistema de arquivos concentrado em um ou mais servidores centrais. 10) Com conexão. é consumida uma grande quantidade de tempo da CPU. cada bola tem um número de sequência. tem que ser a primeira a ser recebida e assim sucessivamente.

consistência (consistency): a informação oferecida é consiste para todos os processos. 14)Ilustre um exemplo de comunicação entre processos que utiliza a técnica de memória compartilhada? Um bom exemplo disso é um spooler de impressão. 13)Qual é a diferença entre RPC e RMI? O RPC é a execução de uma procedimento em ou outro processo e/ou máquina. 15)Qual é a diferença entre as técnicas MC e MCD ? MC é a técnica de compartilhamento de memória entre processos que estejam numa mesma maquina. Sistemas MCD são apropriados para aplicações de processamento paralelo. pois no MCD existe um agente que fica fazendo a troca de mensagens entre as máquinas atualizando os dados da memória. e o próprio spooler de impressão. 16) Quais são as possíveis técnicas de implementação de MCD?  Desenvolvimento de tecnologia MCD movida por multiprocessadores sem memória compartilhada. adicionando documentos na fila. Neste exemplo a fila é a memória compartilhada. facilitou a conversão de aplicações legadas em distribuídas. 18)O que siginifica atomicidade na troca de mensagens ? . Os pricipais serviços são:   precisão (accuracy): a informação oferecida reflete o cenário físico. Como o RPC possui sintaxe próxima de linguagens tradicionais. já o MCD é o compartilhamento de memória entre maquinas diferentes de uma forma transparente . Desempenho de MCD em configurações de rede depende de uma infra-estrutura de comunicação com altíssima banda e baixíssima latência  17) Quando se utiliza o termo “Comunicação em Grupo”. onde tenho os clientes que acessam a fila de impressão.outro processo/máquina. passando argumentos e recebendo valores de resposta. quais são as propriedades/serviços oferecidas pelo sistema? O termo Comunicação em Grupo é utilizado quando a transmissão é multicast para todos os membros de um grupo. porém para a aplicação isso fica transparente. após o remove da fila e vai para o próximo documento. ou um subconjunto. são os processos que acessam a memória. já o RMI é a invocação de um método remoto (basicamente é o RPC orientado a objetos). Geralmente se trata de um cliente (que chama o procedimento) e um servidor (que faz o processamento e retorna valores). e temos o spooler e os aplicativos que mandam os documentos para impressão. que pega o primeiro documento da fila. e faz a impressão do mesmo.

pois organiza módulos de acordo com seu papel. no caso do multicast atômico ou todos receptores recebem. 19)Quais são os paradigmas concorrentes ?      Paralelismo iterativo Paralelismo recursivo Produtor/consumidor (pipeline) Pares interativos (interacting peers) Client/servidor 20)Cite exemplos de aplicações que utilizam o modelo/paradigma cliente/servidor Cliente/Servidor é o paradigma mais comum no projeto de aplicativos para a Internet e está baseado na divisão de papéis entre o que oferece e o que requisita um serviço. Também é utilizado em sistemas modulados.Significa que é necessário que todas os destinos recebam as mesmas mensagens. ou nenhum recebe. forçando interação síncrona entre os mesmos. Outro exemplo é uma aplicação FTP. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful