As hipóteses execução de alimentos Ante as reformas implementadas na área executiva, os procedimentos executivos de alimentos também sofreram alteração, havendo

4 tipos de procedimentos de execução de alimentos, quais sejam: A - a especial, sob pena de prisão, prevista nos arts. 732 a 735 do CPC ou, por opção do exeqüente alimentando, B - o cumprimento de sentença, ou execução expropriatória por quantia certa por título judicial, em conformidade com os arts. 475-J e 475-N, par. único, ambos do CPC, latu sensu e stricto sensu, e C - a execução expropriatória por quantia certa por título extrajudicial, nos termos do art. 652 e seguintes do CPC. A - Execução de alimentos sob pena de prisão Execução de alimentos sob pena de prisão Procedimento stricto sensu Previsão legal: arts. 732 a 735 do CPC, decorre do art. 852 do CPC (alimentos provisionais); das Leis nºs 5.478/68 (Lei de Alimentos), 6.515/77(Lei do Divórcio) ou 11.340/06 (Lei Maria da Penha); ou, ainda, de sentença cível condenatória pela prática de ato ilícito ou penal condenatória, sejam alimentos provisionais, provisórios ou fixados em sentença, inclusive arbitral.  Competência territorial: Justiça Comum, distribuída às suas Varas de Família, perante o foro do domicílio do alimentando (art. 100,II, do CPC).  Distribuição por dependência da ação de alimentos, da cautelar de alimentos provisionais ou da ação principal condenatória.  Não haverá distribuição por dependência se a pretensão executiva estiver fundada em sentença:
  

I- estrangeira; II- arbitral;

A petição inicial executiva será instruída com a discriminação do crédito originário. mais a correção monetária e os juros legais de mora. 733 do CPC. na conformidade com o art.Execução expropriatória de alimentos por título judicial latu sensu  Compete ao credor executar o alimentante pelo procedimento especial de execução de alimentos sob .  É cabível o procedimento executório dos alimentos fixados em sede liminar ou reconhecidos por sentença e o decreto prisional. mesmo se pendente ação revisional3.cível condenatória pela prática de ato ilícito. LXVII. não por dificuldades financeiras. III.478/68. 852 do CPC) ou decorrentes da sentença proferida em ação principal. liminar ou sentença.penal condenatória. em alimentos provisionais (art. limitados aos 3 últimos meses vencidos (mais os meses vincendos no curso processual –pedido implícito consoante artigo 293 do CPC ou b) provar que os pagou ou c) justificar a impossibilidade de pagamento.  B. e com cópia da decisão concessiva.II. ou IV. 19 da Lei nº 5. de acordo com a previsão expressa do art. 733 do CPC e art. mas por estar realmente impossibilitado ou que não são devidos. ou de até 60 (sessenta) dias. em 3 (três) dias. se alimentos advindos da ação de alimentos. conforme preceitua 0 § 1º do art. 5º. já que esta não tem efeito retroativo (ex nunc).   Prisão civil: prazo fixado pelo juiz de 1 (um) a 3 (três) meses. da CF. inclusive arbitral. Pedido: requer a citação do executado para: a) pagar os alimentos. subseqüente ou autônoma.decorrente da Vara de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. sob pena de ser decretada a sua prisão civil.

devem ser exigidos na forma dos arts. São exequíveis os alimentos: I.II. 685-A a 724 do CPC). é que se procederá com a intimação do executado para que. só depois de ambas formalizadas. certidão de trânsito. do CPC. o credor promoverá a execução.  Pedido: Os créditos e os honorários advocatícios. Ato contínuo. e II. faculdade do art. do CPC). tudo sob pena de expropriação. 735 do CPC. 475J do CPC. definitiva ou provisória. par. virá a fase de arrematação por adjudicação. sendo aqui descabida prisão civil. perante o mesmo juiz.  Se o alimentante não fizer o depósito em 15 dias. no novo domicílio do devedor ou onde se encontrem seus bens penhoráveis (art. apresente impugnação nos próprios autos. ao teor do § 1º do art.  Se admitida a petição não haverá citação do executado. em 15 (quinze) dias. e seguintes. segue com o pagamento ao credor C. ou seja. nos próprios autos ou.Execução expropriatória de alimentos por título judicial stricto sensu .  pena de prisão ou pelo procedimento de execução expropriatória de alimentos (rito comum) fundada em título executivo judicial. 475-J. planilha de cálculos – art. inclusive concomitantemente àqueles. sentença. do CPC). alienação por iniciativa particular ou em hasta pública (arts. se a execução se der em novo juízo a inicial deverá ser instruída com as cópias das peças necessárias (inicial. avaliação e alienação para satisfação do crédito. 475-P. por opção exclusiva do exeqüente. mas a expedição de mandado de penhora e avaliação e. mediante penhora. 614. latu ou stricto sensu. com incidência de multa de 10% nos próprios autos. único.retroativos da citação na ação de investigação de paternidade cumulada.decorrentes de título executivo judicial que sobejarem os 3 (três) últimos meses anteriores à citação na execução sob pena de prisão.

sentença penal condenatória. com cópias dos documentos necessários. prevista no art. homologada pelo STJ. c. O não pagamento incide a multa de 10% (dez por cento) sobre o total devido. ou e. querendo. assim a petição inicial será distribuída stricto sensu ao juízo competente (art. II do CPC). impugnar a execução. par. 585. em 15 (quinze) dias. do CPC. na forma prescrita no art. 475-N.sentença ou decisão oriunda da Vara de Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. 4 Execução expropriatória de alimentos por título extrajudicial  Esta se dará quando: a. após segue as demais fases de arrematação e pagamento como na execução de alimentos por título judicial latu sensu. único.  Ausência do prévio procedimento cognitivo de alimentos perante Vara de Família.sentença arbitral. 475-N. único. b. .em instrumento público que estipule alimentos em divórcio ou separação extrajudiciais (art. sob pena de proceder-se com a penhora e a avaliação de bens e posterior intimação do executado para.É cabível. quando o credor assim optar. 1. 475-J c/c o art.  Pedido: expedição de mandado de citação para pagamento em 15 (quinze) dias. fundando sua pretensão executiva em: a. do CPC).sentença estrangeira. com planilha de cálculo discriminado do crédito (art. do CPC). pela Defensoria Pública ou pelos advogados dos transatores em relação ao pagamento de alimentos (art. 614. 475-J do CPC. II. d. par.124-A do CPC) ou b.em instrumento de transação referendado pelo Ministério Público.sentença cível condenatória em alimentos decorrentes da prática de ato ilícito.

. 652 e seguintes do CPC. em 3 (três) dias. porém pelo valor completo. ou o descumprimento do pedido de remição parcelada da execução. mediante remição parcelada da execução. 738 do CPC). A falta de pagamento total. sendo então intimado o executado para. (art. depositando pelo menos 30% (trinta por cento) do total exigido nos autos. implicará no seu prosseguimento com efetivação da penhora e avaliação. embargar. seguindo os arts. com redução dos honorários advocatícios pela metade. nos moldes do art.  Procedimento: obrigatoriamente stricto sensu. Pedido: citação do executado para pagar o crédito e a verba sucumbencial. 745-A do CPC. querendo e em 15 (quinze) dias. independentemente de penhora. ou em 15 (quinze) dias.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful