You are on page 1of 14

CAPTULO III

O IMPRIO DOS NO-SENTIDOS

Visibilidade e Anestesia

Socorro Socorro no estou sentindo nada nem medo nem calor nem fogo no vai dar mais pra chorar nem pra rir socorro alguma alma mesmo que penada me empreste suas penas j no sinto amor nem dor j no sinto nada socorro algum me d um corao que esse j no bate nem apanha por favor, uma emoo pequena, qualquer coisa qualquer coisa que se sinta tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva socorro alguma rua que me d sentido em qualquer cruzamento, acostamento, encruzilhada socorro eu j no sinto nada socorro j no estou sentindo nada (Arnaldo Antunes)

1. A mdia eletrnica e a abolio do corpo1

A esttica da cultura de massas, impensvel sem a mdia eletrnica, reduziu a comunicao ao consumo e o ritual ao espetculo, operando a virtualizao do corpo. Podemos dizer que a visibilidade reinante a nova tica na qual o corpo garante sua concretude especialmente enquanto mercadoria, povoando e alimentando um imaginrio praticamente publicitrio, reduzido, neste sentido, a mero simulacro2. O processo histrico dessa transformao assim colocado pelo socilogo alemo D. Kamper3:

Ns vivamos numa sociedade produtora de bens, e agora adentramos numa sociedade produtora de signos; e a colorao bsica dessa sociedade a indiferena em relao ao corpo do homem, em relao concretude do homem. (Palestra proferida na Fac. de Comunicao e Filosofia da PUC/SP: 13/09/97) Kamper segue falando a respeito desse fenmeno, lanando ao ar uma questo que nos parece especialmente inquietante:

Como podemos viver com esse corpo que, ao mesmo tempo, abolimos? No momento, so as doenas que resultam do
1

Este captulo nasceu diretamente de reflexes motivadas pelo trabalho que Dietmar Kamper e Norval Baitello Junior vm desenvolvendo sobre este tema nos ltimos anos, trabalho este que pude acompanhar, atravs de publicaes, congressos e entrevistas pessoais, tanto no Brasil quanto na Alemanha. 2 Neste ponto concordamos que se aplique a proposta de J. Baudrillard a respeito da crise da representao, quando ele prope que: J no se trata de imitao, nem de dobragem, nem mesmo de pardia. Trata-se de uma substituio no real dos signos do real, isto , de um operao de dissuaso de todo o real pelo seu duplo operatrio, mquina sinaltica metaestvel, programtica, impecvel, que oferece todos os signos do real e lhes curto-circuita todas as peripcias... Dissimular fingir no ter o que se tem. Simular fingir ter o que no se tem. (J. Baudrillard: 1991: 9) 3 Em palestra intitulada Trabalho e Vida, em visita Faculdade de Comunicao e Filosofia da PUC/SP, em 13/09/97, registrada apenas pela presente autora.

desligamento do corpo... Mas se pensarmos bem isso acontece tambm na moda, na TV, nos filmes. Isso so estratgias para renunciar ao corpo... No se quer fazer um corpo, se quer fazer uma imagem do corpo, o que uma forma de destruir o prprio corpo. (Palestra proferida na Fac. de Comunicao Filosofia da PUC/SP: 13/09/97) A mercado-lgica do simulacro resultou numa crise de valores de propores inacreditveis os custos avaliados nas sociedades contemporneas tem sido unicamente os custos econmicos. Os custos ecolgicos, humanos e espirituais so citados apenas por um nmero pequeno - corajoso - de pensadores e cientistas. Quando se perde o valor intrnseco das coisas elas passam a valer s o que se cobra por elas, passam a valer apenas pelo valor de mercado. Sabemos, no entanto, que o mercado, por sua vez, definido por uma complexa rede de operadores simblicos; logo, o mercado uma construo semitica4 que tem se desenrolado especialmente em um espao social controlado por instncias sociais especficas, tais como a mdia e as correntes polticas, econmicas e estticas que nela se fazem presentes. Disso conclumos que as imagens concernentes ao valor so cada vez menos operadas pelas pessoas, diretamente por meio de suas experincias concretas vivenciais, e cada vez mais operadas por essas instncias que trabalham com o imaginrio social. criao do valor simblico da mercadoria, pela publicidade, segue-se sua virtualizao. No entanto, esse fenmeno da virtualizao no tem se dado exclusivamente por meio da lgica econmica publicitria ou miditica, sabemos que ele se encontra na base das sociedades modernas, chegando mesmo a ser um dos grandes paradigmas da modernidade, revisto pela contemporaneidade. M. Maffesoli dedica uma longa reflexo sobre a dimenso desse fenmeno (No fundo das aparncias : 1996), e apesar de no apresentar grandes ressalvas a essa situao, chama -nos a ateno para o modo como a prpria produo de conhecimento do sculo se deixou levar por essa direo. Segundo ele, vivemos em uma poca em que: e

...o pensamento exerce sua violncia contra o sensvel.

A respeito desses processos ver texto Mercado e Ressonncia Simblica, de Fernando Oliveira, apresentado no GT Comunicao e Cultura, no10 COMPS, em junho de 2000. O texto pode ser encontrado no cd do Congresso ou possivelmente acessado pelo site da COMPS.

(M. Maffesoli: 1996: 70) O corpo o primeiro e o ltimo reduto da experincia humana. Ao mesmo tempo em que sobram imagens sobre o corpo, imagens que revelam a clara obsesso das sociedades contemporneas por ele, faltam situaes sociais que solicitem ou estimulem a participao direta do corpo, de vivncias que o convidem a experimentar sua concretude espao-temporal. Sobre isso, o psiclogo cultural J. Hillman claro ao afirmar que:

Tudo nos olhos e na cabea. O sentido corporal de orientao est perdido. (J. Hillman: 1993: 40) A questo que por ora nos colocamos a respeito dos custos humanos em especial os cognitivos e comunicativos - dessa situao. O que perdemos quando perdemos o sentido corporal de orientao?

2. Quem mora no 14-B? Acelerao, alheamento e virtualizao

A partir do conhecimento produzido sobre Comunicao no sculo XX, no podemos ignorar a relevncia do crescente distanciamento do corpo operado pela comunicao eletrnica. Preocupada demais com os suportes virtuais e com as operaes tcnicas, a sociedade contempornea (especialmente alguns setores sociais) no tem se perguntado suficientemente a respeito dos processos culturais de semiose e das conseqncias ticas de suas propostas. Especialmente, no parece que se venha dando a devida relevncia a essa questo da virtualizao do corpo. No entanto, sabemos da estreita relao entre a competncia sensrio -motora e a competncia simblica, que liga inseparavelmente nossos gestos corporais s imagens que criamos:

Wyczoikowski

Jacobson

mostraram,

por

mtodos

mecnicos ou eltricos, que uma motricidade perifrica estendida a numerosos sistemas musculares estava em estreita relao com a representao... existe uma estreita

concomitncia entre os gestos do corpo, os centros nervosos e as representaes simblicas. (G. Durand: 1997: 51) Como andam as representaes simblicas de nossa sociedade midiatizada? Para levantarmos algumas alternativas possveis a essa questo (nossa suspeita central a de quem andem em pnico), temos de penetrar mais fundo na questo dos comportamentos cotidianos do homem contemporneo que vive nos centros urbanos, hiper-exposto comunicao eletrnica, tido orgulhosamente como plugado. James Hillman, atento s questes de nosso tempo, oferece um quadro bem representativo:

Sabe, grande parte de nossa vida manaca. Posso ver 34 canais de TV, posso usar o fax para me comunicar com pessoas em toda parte, posso estar em muitos lugares ao mesmo tempo, posso sobrevoar o pas de ponta a ponta; algum me aguarda ao telefone, e eu posso atender duas chamadas ao mesmo tempo. Vivo em toda parte e em lugar nenhum. Mas no conheo meu vizinho. Quem mora no apartamento ao lado? Quem mora no 14-B? No sei quem , mas estou falando ao telefone, uso o telefone do carro, do banheiro, do avio; tenho uma amante em Chicago, moro com minha mulher em Washington, a ex-mulher mora em Phoenix, minha me, no Hava, e meus quatro filhos esto espalhados pelo pas. Os fax chegam dia e noite, tenho acesso a todas as bolsas de valores do mundo, os fundos de commodities, estou em toda parte, amigo - mas no sei quem mora no 14-B. Percebe que a hipercomunicao e a hiperinformao participam do que mantm a alma distncia? (J. Hillman e M. Ventura: 1995: 44). Hillman considera imaginao o trabalho de fazer alma5. Poderamos continuar a indagao de Hillman com a seguinte pergunta: esse tipo de comunicao se alimenta de quais imagens? Que tipo de alma cria?
5

Essa questo por ele apresentada em vrios momentos de seu trabalho, mas podemos encontrar referncias diretas sobre isso no livro Cidade e Alma.

Se formos buscar a imagem greco-romana da alma, encontraremos Psique. O mito de Eros e Psique conta como Eros, um deus alado, e Psique, uma mortal, apaixonam-se reciprocamente e vivem relativamente felizes at o momento em que Psique - tentando romper o interdito de jamais olh-lo - acaba por feri-lo, queimando-o com leo fervente. especialmente significativo esse pequeno detalhe: o que desperta Eros do seu sono o leo fervente e no o fogo em si mesmo. Psique, o humano, a parafina, no o fogo da vela. Ela est ligada a um corpo concreto, perceptivo, e amante de Eros - o abstrato, o alado -, tambm tido em algumas verses mais antigas como o deus que representa o princpio de ligao entre as coisas vivas. Aps essa cena, o mito segue mostrando o longo percurso de provas que Psique tem de realizar para reaver Eros. O curioso, porm, que todas as tarefas a ela impostas por Vnus/Afrodite so irrealizveis por uma mortal, mas Psique consegue realiz-las exatamente por no perder de vista sua condio corporal humana limitadora, no se permitindo cair em hubris (na hubris que ofende aos deuses e que sempre por eles punida). Contemporaneamente, no entanto, temos nos vinculado ao grupo social exatamente de maneira oposta: temos nos afastado do corpo e de sua presentidade, e temos feito isso em um ritmo vertiginoso, com a mesma ansiedade que se explicita nesse desejo de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, descrito por Hillman. Sem que percebamos, nosso medo de perder est nos fazendo abdicar. A acelerao dos ritmos contemporneos tem sido amplamente discutida pelos autores da Modernidade, e muitas de suas conseqncias so ntimas conhecidas de todos ns. Mas a respeito de suas conseqncias sobre o que aqui estamos considerando perda do corpo, ainda Hillman quem nos fala que:

Talvez os acontecimentos acelerem-se proporcionalmente ao fato de no serem apreciados, talvez os acontecimentos aumentem em dimenso e intensidade cataclsmicas proporcionalmente ao fato de no serem reparados. Talvez, medida que os sentidos se tornem apurados haja uma escalada reduzida do gigantismo e do titanismo, esses inimigos miticamente perptuos - gigantes e tits - da cultura. (J. Hillman: 1993: 21)

Ao abdicarmos da lentido do tempo presente, estamos perdendo nossa conscincia corporal, perdendo nossa acuidade sensorial, e ao perdermos os sentidos de proximidade, passamos pelas coisas sem sermos capazes de nos vincularmos a elas. Reina a ansiedade (um dos sintomas fundamentais do transtorno do pnico), uma necessidade de antecipao do futuro quase patolgica, especialmente porque essa iluso de antecipao conquistada s custas do sacrifcio das vivncias corporais concretas mais primrias, da liberdade do gesto no tempo presente. D. Kamper apresenta uma interessante anlise que mostra como alguns dos efeitos dessa acelerao recaem sobre o corpo:

A nossa vida tem um determinado ritmo e ritmos que so, em ltima instncia, ditados pelos nossos corpos. Ns sabemos, hoje, que a partir dos nossos corpos ns no temos condies de fazer tudo, h um tempo ditado pelo prprio corpo, que quem fornece uma espcie de medida e fixa limites. E se descobrimos que no podemos fazer tudo o que queremos com o nosso corpo, seria, ento, possvel pensar na possibilidade de fazermos as coisas sem o nosso corpo, desconsiderando-o, e assim pode-se compreender que existam certas tentativas de fazer com que seja aumentada a ciso nas pessoas entre o tempo da natureza, o tempo do corpo, por um lado, e o tempo das mquinas, por outro lado. (D. Kamper: 1997: 36) Nossos corpos transformados em corpos submetidos a uma temporalidade maqunica funcional. Isso nos lembra da futurologia presente nos filmes de C. Chaplin; talvez sua proximidade histrica do nascimento da sociedade industrial, que trouxe os suportes tcnicos necessrios a esse processo, tenha lhe possibilitado uma lucidez maior quanto a aspectos sobre os quais acreditamo-nos atualmente imunes, considerando-os superados. Essa submisso ao princpio da acelerao, maqunica em sua desumanidade, tambm apontada pelo terico da comunicao espanhol Vicente Romano que, ao falar sobre os tempos da/na comunicao, chama a ateno para o fato de que:

A acelerao do tempo tal que o futuro condiciona e determina o presente... So os novos meios, as novas tecnologias, que imprimem o trao caracterstico deste fim de

sculo, e os que aceleram a vida humana at a dissoluo de todo o princpio e fim. (V.Romano: 1998) 6 Essas formas de temporalidade impossveis para o corpo estariam na raiz de um fenmeno vivido contemporaneamente: a anestesia.

3. A anestesia Os sentidos da mdia

A origem etimolgica de anestesia :

Tom. del gr. aisthtiks susceptible de percibirse por los sentidos, deriv. de isthsis facultad de percepcin por los sentidos... Anestesia, 1884,
7

de

isthsis,

com

prefijo

privativo... (J. Corominas: 255)

O que aqui queremos apresentar como anestesia, leva-nos discusso sobre a esttica, e nos interessa na medida em que vivemos uma poca atravessada por transformaes profundas na maneira como o homem se relaciona com seu entorno comunicativo. F. Capra, refletindo sobre nossa poca, cita uma entrevista tida com R. D. Laing, na qual este traa o seguinte cenrio, afirmando que estamos vivendo em um mundo morto:

...extinguem-se a viso, o som, o sabor, o tato e o olfato, e junto com eles vo-se tambm as sensibilidades esttica e tica, os valores, a qualidade, a alma, a conscincia, o esprito. A experincia como tal expulsa do domnio do discurso

Este fragmento faz parte de um texto traduzido pela autora e ainda indito de Vicente Romano, de 1998, intitulado Ordem cultural e ordem natural do tempo. 7 Anestesia tem ainda razes na palavra indo-europia au, que significa perceber (cf. E. A. Roberts e B. Pastor, 1996).

cientfico... Tivemos de destruir o mundo em teoria antes que pudssemos destru-lo na prtica. (F. Capra: 1997: 34) No se pode, dessa maneira, pensar a esttica vigente, inclusive a miditica, sem passar pela questo de como estamos utilizando nossos sentidos para perceber a realidade e, a partir de nossas percepes, elaborarmos nossas noes sobre ela. Afinal, interagimos com o real a partir do universo de representaes que dele fazemos. Para nossa reflexo no julgamos relevante nos atermos em discusses filosficas sobre a esttica, por isso utilizamos esta noo tal como sugerida por J. Hillman:

Assim, o que quero dizer por reao esttica aproximase mais de um sentido animal da palavra um faro para a inteligibilidade aparente das coisas, seu som, cheiro, forma, falar para e atravs das reaes de nosso corao, respondendo a olhares e linguagem, tons e gestos das coisas entre as quais nos movemos. (J. Hillman: 1993: 21) Hillman continua sua reflexo, propondo que se realize:

... um retorno das qualidades secundrias das coisas cores, texturas, sabores. (J. Hillman: 1993: 22) A proposta de Hillman nos leva a pensar em como se situam os meios de comunicao nesse contexto. Sabemos que os meios de comunicao so fundamentais na realizao da vinculao/agregao do corpo social, e sabemos tambm que uma sociedade se vincula, em grande parte, ao partilhar imagens imagens essas que se apresentam e atualizam nas sociedades contemporneas de milhes especialmente atravs da mdia. Que imagens estticas, que sentidos, os textos miditicos tm proposto? Quais sentidos se adequam aos valores de velocidade e consumo voyeur de nosso tempo? V. Romano aprofunda (a partir da teoria de H. Pross) a questo da predominncia dos sentidos distncia - a viso e a audio - na mdia eletrnica, em detrimento dos sentidos de proximidade:

Lo atmosfrico, el ambiente que convierte la expresin perfecta en acontecimiento, es irrepetible. Pero los medios tcnicos de comunicacin se orientan por la repeticin. No trasmiten ningn contacto con la piel, ningn sabor ni olor, necesarios para la vivencia (Erlebnis). Sirven, satisfacen, a la vista y al odo... (V. Romano: 1993: 91) 8 Esse distanciamento decorrente do predomnio da comunicao terciria, com seus aparatos tecnolgicos, ao mesmo tempo que conseqncia do paradigma de valores da Modernidade, acaba por se caracterizar como um dos principais estmulos desse crescente fenmeno de anestesia. No se trata aqui de incorrer numa simplificao ingnua, nem de demonizar a mdia ao atribuir-lhe o papel de nica responsvel pelo quadro da anestesia, mas tambm no podemos, em nossa reflexo, minimizar o poder de imposio de modelos que os meios de comunicao conseguiram alcanar com a mdia terciria, bem como o poder de sincronizao que, graas comunicao eletrnica, envolve um nmero estratosfrico de pessoas em um mnimo espao de tempo, operando o que Norval Baitello Jr. (1997), em dilogo com a teoria da mdia de H. Pross, multiplicao do tempo social pela sincronizao dos tempos individuais. Perdida a esttica da presentidade, essa inteligibilidade animal do corpo em sua concretude, que tipo de comunicao com o mundo podemos estabelecer? Estamos nos impingindo uma teleidiotia (vide o deslumbramento do que podemos chamar da era das telecomunicaes)? Transformando-nos em videobobos virtuais que s sabem namorar pelo telefone e fazer amigos pela Internet? Talvez isso seja um exagero (embora os ndices de namoro virtual estejam aumentando significativamente), mas certamente que os recursos econmicos investidos nas novas tecnologias da comunicao tm demonstrado claramente - principalmente se comparados com os aplicados aos projetos sociais ou aos projetos de educao ambiental - que damos mais valor a essas tecnologias do que s competncias comunicativas concretas por ns utilizadas.
8

chama de

O atmosfrico, o ambiente que converte a expresso perfeita em acontecimento, irrepetvel. Mas os meios tcnicos de comunicao se orientam pela repetio. No transmitem nenhum contato com a pele, nenhum sabor ou odor, necessrios para a vivncia. Servem, satisfazem, vista e ao ouvido... (Traduo da autora).

Se pensarmos no papel da tcnica na histria da humanidade veremos que h muito ela deixou de ser apenas um instrumento para, mediadora entre o homem e o meio em que este vive, passando a ser, grande parte das vezes, um fim em si mesma. Provavelmente, esse novo valor atribudo tecnologia esteja na base da percepo de M. Mcluhan de que o meio a mensagem. Podemos compreender a afirmao de Mcluhan se levarmos em considerao a forma como os meios condicionam a linguagem, sendo de fato impensvel separar estas duas instncias, como vimos falando ao longo de todo este captulo. No entanto, temos levado essa mxima ao paroxismo, especialmente se pensarmos no fato de que as principais redes de comunicao de massa9, que gerenciam e controlam os meios eletrnicos, utilizam toda essa estrutura para manter seu poder simblico (e os outros poderes por ele sustentados). O filsofo Michell Serres chama a ateno para a natureza simblica das mediaes, atravs de uma belssima analogia com o mundo dos anjos e de sua funo mediadora por excelncia (A lenda dos anjos: 1995). claro que outras culturas nocrists possuem imagens anlogas, o xam, por exemplo, um caso clssico extremamente rico dessa simbologia10. Algumas das questes que Serres prope so as que nos interessam neste momento: o que acontece quando o anjo obscurece a mensagem que porta para evidenciar a si prprio? O que ocorre quando o mediador deixa de cumprir seu papel e passa a agir em causa prpria? O que ocorre quando o mensageiro adquire maior importncia do que a mensagem (funo vinculadora) que ele porta? Ao levantar essas questes, Serres traz tona a conscincia de que a mediao que une pode ser a mesma que inviabiliza a unio. O mensageiro que traz a mensagem/imagem unificadora, pode, no descumprimento de seu papel, desunir, desconectar. Como conseqncia desse estado de coisas veremos se formar um fenmeno tpico de nossas sociedades midiatizadas: a sndrome da auto-referncia11.

10

Entre as quais, no Brasil, o Grupo Roberto Marinho o caso clssico. O livro de Mircea Eliade, El chamanismo y las tcnicas arcaicas del xtasis, uma fonte valiosa de informaes a esse respeito. 11 Esse termo foi proposto por Norval Baitello Jr., em cursos junto ao Centro Interdisciplinar de Semitica da Cultura e da Mdia, da PUC/SP.

Auto-referida, nossa mdia nos representa em nossa anestesia. V -se a incapacidade de perceber o mundo e de exercer a alteridade - tudo apresentado no espao miditico segundo a lgica dos iguais. Outro aspecto bastante significativo ainda, no que concerne questo da tecnologia e de seus aparatos, o do poder mgico que estes parecem portar, especialmente quando se trata dos aparelhos eletrnicos de comunicao cones do paraso publicitrio do consumo. Norval Baitello Jr. j havia nos chamado a ateno para o poder simblicomgico da eletricidade (como tambm o faz Frankenstein), em especial no que se refere mdia eletrnica12. J. Hillman (1993) ocupou-se igualmente dessa questo, ao falar sobre a anima mundi, de como a tcnica e as novas tecnologias da comunicao e seus objetos (com seus aparatos digitais, luzinhas e a parafernlia de plstico de baixo custo) retroagem sobre o sujeito que com elas convive. Ele alerta para o fato de ser uma iluso pensar que o homem/sujeito pode se utilizar de coisas sem considerar como essas coisas se utilizam dele; a ingenuidade de no considerar os processos de retroao e a inteligncia (seja de que tipo for) dos objetos13. At mesmo Serres esbarra nessa questo ao dizer que:

Penas, tinteiros, mesas, livros, disquetes, consoles, memrias... produzem o grupo que pensa, que se lembra, se exprime e, s vezes, inventa. Certamente, no podemos chamar tais objetos de sujeitos; melhor seria dizer: quase-sujeitos tcnicos... (M. Serres: 1995: 48). clara a ntima relao existente entre o pensamento abstrato do homem e os aparatos tcnicos que ele utiliza para pensar motoramente. O problema est no fato de nos parecer que haja atualmente uma credulidade extrema nos poderes mgicos do mais recente aparato eletrnico, que se transforma em algo assim como o novo anel do poder (para homenagear J. R. Tolkien). Pelo imaginrio contemporneo, julga-se, porm, que este novo anel emane mais poder quanto mais distante estiver de uma
Esta relao apresentada por Norval Baitello Jr., no texto Comunicao, Mdia e Cultura, que integra o vol. 12/no. 4, out.-dez. de 1998, da revista So Paulo em Perspectiva. 13 Norval Baitello Jr. tem uma interessante reflexo sobre os materiais da memria e a memria dos materiais, que pode ser encontrada no artigo Sistemas de comunicao na natureza e na cultura, que faz parte da coletnea Cincias Cognitivas em Semitica e Comunicao.
12

comunicao primria14. Para perceber isto, basta que se observe os objetos de poder dos desenhos infantis japoneses, to apreciados em vrios pases do mundo: todos originrios de uma matriz imaginal eletrificada, com direito a exploses, fascas e hologramas mortais. Depois de tantas exploses, resulta que sofremos da falta de sentido. Anestesiando os sentidos do tato, do paladar e do olfato, seguimos buscando sentido apenas onde muitas vezes no h nada alm de uma lgica perversa de mercado, luzinhas piscando e imagens vazias se sucedendo (espetacularmente, claro). Afinal, se os sentidos esto no corpo, quem vai abdicando da comunicao primria (em prol das maravilhas da comunicao virtual) vai perdendo tambm a capacidade semitica, e passa a se mover num mundo em que tudo, literalmente, no tem nem faz sentido. E o argumento de que a cinestesia provocada pelas linguagens visuais seria capaz de recontactar o homem a essa esttica viva sobre a qual vimos falando, resulta muito duvidoso. Nossa sociedade segue rejeitando a idia de que h algo de nico que perdemos ao abdicarmos da presentidade corporal. No entanto, F. Varella15 nos dir que:

...as estruturas corporizadas (sensrio-motoras) so a substncia da experincia, e que estas estruturas experienciais causam a compreenso conceptual e o pensamento racional. Por ter sublinhado que a percepo e a ao se encontram corporificadas em processos sensrio-motores (os quais se auto-organizam, como veremos mais frente) natural postular que as estruturas cognitivas emergem de esquemas recorrentes de actividade sensrio-motora. (F. Varella: 1992: 25) Nesse sentido, Varella deixa claro como todo o processo humano de semiose tem de ser pensado a partir de nossas experincias sensrio-motoras, o que inclui uma recorrncia fundamental aos sentidos de presentidade (tato, paladar e olfato), alm dos sentidos da viso e da audio. Como disse o poeta e compositor Arnaldo Antunes, o p que dana decodifica melhor o recado (2000).
14

Curiosamente, na narrativa O Senhor dos Anis, de J. R. Tolkien, o uso continuado do anel do poder ia aos poucos conferindo invisibilidade ao corpo do seu portador, o que parece-nos uma excelente metfora da virtualizao do corpo. 15 Nesse sentido, F. Varella dialoga especialmente com J. Piaget e G. Lakoff.

Coloca-se, dessa maneira, a seriedade da crise da funo estti a vivida por c nossa sociedade, que se evidencia quando esta prope uma comunicao social que cada vez mais absolutiza o uso da mdia terciria, reduzindo nossa complexidade - verdadeira trama de interconexes vivas e pulsantes - a esteticismos imagticos que seguem esteretipos estabelecidos, pequenas receitas tecnocrticas para que o sistema se agente em seus esquemas de poder, sem dar brechas emergncia de novas conexes, de novos arranjos possivelmente mais criativos. Anestesiados, fantasmas miditicos, nossa tarefa atual talvez seja a de devolver a alma ao mundo, seguindo o conselho de Hillman:

Devolver a alma ao mundo significa conhecer as coisas naquele sentido adicional de notitia: relaes ntimas, conhecimento carnal. (J. Hillman: 1993: 22) No entanto, temos tentado resolver nossa crise de sentido, essencialmente qualitativa, recorrendo sofreguido da gula informativa. Nossa falta de paladar nos tem obesificado16.

16

Neste momento, o texto se abre para dois caminhos: o captulo 4 (A sociedade dos obesos anmicos) que trata do fenmeno da Saturao, e o captulo 6 (O gosto da pera), que responde poeticamente questo da anestesia, a partir de imagens sugeridas pelo filme Cidade dos Anjos. O leitor poder escolher a seqncia de leitura que mais lhe agrade. Preferindo saltar para o captulo 6, sugerimos que, ao seu trmino, retorne ao captulo 4.

You might also like