You are on page 1of 5

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 817.061 - RJ (2006/0025777-0) RELATOR RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA : CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNLOGICA DE QUMICA DE NILPOLIS RJ : TATIANA MOTTA VIEIRA E OUTRO(S) : ANTONIO GOMES DE SOUZA : WILSON DE FREITAS CHAVES RELATRIO

MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA: Trata-se de recurso especial manifestado pelo CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE QUMICA DE NILPOLIS/RJ com base no art. 105, III, "a", da Constituio Federal. O Tribunal Regional Federal da 2 Regio manteve inclume sentena que, por sua vez, concedeu a segurana pleiteada pelo recorrido, a fim de assegurar-lhe o direito de ser reconduzido ao cargo de Contador, do qual havia pedido vacncia a fim de tomar posse em emprego pblico na Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, em face de ter sido dispensado deste ltimo antes do fim de seu contrato de experincia. A respectiva ementa foi assim concebida (fl. 130):
ADMINISTRATIVO. SERVIDOR ESTVEL OCUPANTE DE CARGO PBLICO EM AUTARQUIA FEDERAL. APROVAO EM CONCURSO PBLICO REALIZADO PELA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELGRAFOS (ECT). VACNCIA DO CARGO PARA INVESTIDURA EM EMPREGO PBLICO. RECONDUO. ART. 29, INCISO I, DA LEI N 8.112/90. POSSIBILIDADE. I O servidor ocupante de cargo pblico que, aps trs anos de efetivo exerccio adquire estabilidade no servio pblico, implementa a condio necessria para se beneficiar do instituto da reconduo previsto no art. 29, I, da Lei n 8.112/90, ainda que a vacncia do cargo tenha ocorrido para investidura em emprego pblico. II A reconduo garantia instituda pelo legislador visando resguardar da perda do cargo pblico o servidor estvel que deste se afasta para exercer outra funo pblica e, por superveniente inabilitao, vindica o restabelecimento do status quo ante, no podendo seu pleito ser obstado apenas pelas distines efetivamente existentes entre cargo e emprego pblico, pois, numa perspectiva mais ampla, abstraindo-se da literalidade da norma, o que se vislumbra de mais relevante a continuidade da atuao na esfera do servio pblico, com desempenho de funes em prol da satisfao dos interesses da Administrao, seja no mbito da entidade autrquica, seja no da empresa pblica. III Recurso e remessa oficial desprovidos.

Sustenta o recorrente, em sntese, que o acrdo recorrido teria afrontado os


Documento: 3852744 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 5

Superior Tribunal de Justia


arts. 29, I, e 33, VIII, da Lei 8.112/90, tendo em vista que a vacncia e a reconduo seriam institutos aplicveis unicamente aos ocupantes de cargo pblico, e no aos ocupantes de emprego pblico. A parte recorrida no apresentou contraminuta (fl. 148). Admitido o recurso na origem, subiram os autos a esta Corte (fl. 149). O Ministrio Pblico Federal, por meio de parecer exarado pelo Subprocurador-Geral da Repblica provimento do recurso especial. o relatrio. JOS EDUARDO DE SANTANA, opinou pelo

Documento: 3852744 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 5

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 817.061 - RJ (2006/0025777-0) EMENTA DIREITO ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. SERVIDOR PBLICO. CARGO PBLICO. VACNCIA PARA OCUPAR EMPREGO PBLICO INACUMULVEL. DEFERIMENTO ADMINISTRATIVO. EXISTNCIA. RECONDUO. POSSIBILIDADE. RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E IMPROVIDO. 1. Os ocupantes de cargo e de emprego pblicos so espcies do gnero agentes pblicos, tendo em comum o fato de que integram o aparelho estatal. 2. Os institutos da vacncia e da reconduo tm por finalidade garantir ao servidor pblico federal sua permanncia da esfera do servio pblico, sem, como isso, tolher o inalienvel direito de buscar sua evoluo profissional. 3. Sob pena de afronta ao princpio da isonomia, deve a regra dos arts. 29, I, e 33, VIII, da Lei 8.112/90 ser estendida s hipteses em que o o servidor pblico pleiteia a declarao de vacncia para ocupar emprego pblico federal, garantindo-lhe, por conseguinte, se necessrio, sua reconduo ao cargo de origem. 4. Tendo os requerimentos de vacncia e, posteriormente, de reconduo ao cargo de origem sido deferidos pela Autarquia/recorrente, sua no-incluso na respectiva folha de pagamento importaria em ofensa direta aos princpios da boa-f objetiva e da moralidade pblica, que devem pautar os atos da Administrao. 5. Recurso especial conhecido e improvido.

VOTO

MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA (Relator): Trata-se, na origem, de mandado de segurana impetrado por ANTONIO GOMES DE SOUZA contra ato do Diretor do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Qumica de Nilpolis/RJ, objetivando garantir o direito de ser reconduzido ao cargo de Contador que ocupava naquela Autarquia, do qual pedira vacncia a fim de tomar posse em emprego pblico na Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, em face de ter sido dispensado deste ltimo antes do fim de seu contrato de experincia. Os arts. 29, I, e 33, VIII, da Lei 8.112/90, tm a seguinte redao:

Art. 29. Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente


Documento: 3852744 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 5

Superior Tribunal de Justia


ocupado e decorrer de: I - inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; II - reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

Art. 33. A vacncia do cargo pblico decorrer de: ....................................................................... VIII - posse em outro cargo inacumulvel;

primeira vista, a leitura dos precitados dispositivos legais conduziria concluso de que os institutos da vacncia e da reconduo somente seriam aplicveis aos servidores ocupantes de cargo pblico. Tal entendimento, contudo, no o mais correto. No se olvida que o cargo e o emprego pblicos sejam institutos jurdicos diversos, tendo em vista que o primeiro, nas palavras de CELSO ANTNIO BANDEIRA DE MELO, a denominao dada s "mais simples e indivisveis unidades de competncia a serem expressadas por um agente, previstas em nmero certo, com denominao prpria, retribudas por pessoas jurdicas de Direito Pblico e criadas por lei", enquanto o segundo, por sua vez, o ncleo de encargos de trabalho "a serem preenchidos por agentes contratados para desempenh-los, sob relao trabalhista" (In "CURSO DE DIREITO

ADMINISTRATIVO", 12 ed., So Paulo: Malheiros Editores, 2000, pgs. 225 a 227). O prprio autor acima citado, todavia, esclarece que os ocupantes de cargo e de emprego pblicos so espcies do gnero "agentes pblicos", tendo em comum o fato de que "integram o aparelho estatal" (op. cit., pgs. 218/219). Deve-se ressaltar, ademais, que os institutos da vacncia e da reconduo tm por finalidade garantir ao servidor pblico federal sua permanncia na esfera do servio pblico, sem, como isso, tolher o inalienvel direito de buscar sua evoluo profissional. Dessa forma, sob pena de afronta ao princpio da isonomia, deve a regra dos arts. 29, I, e 33, VIII, da Lei 8.112/90 ser estendida s hipteses em que o ex-ocupante de cargo pblico efetivo pleiteia a declarao de vacncia para ocupar emprego pblico federal, garantindo-lhe, por conseguinte, se necessrio, sua reconduo ao cargo de origem. Vale observar, outrossim, que a Administrao, atendendo aos requerimentos do recorrido, declarou sua vacncia no cargo pblico a partir de 8/5/00 (fls. 23/24), e, posteriormente, em 2/8/00, reconduziu-o ao referido cargo (fls. 29/30), ato este que, em um
Documento: 3852744 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 5

Superior Tribunal de Justia


segundo momento, no foi confirmado, em face da impossibilidade de incluir o recorrido na folha de pagamento da autarquia, ora recorrente. Por conseguinte, no pode o servidor, aps ter seguido todos os trmites legais, inclusive com a chancela da prpria Administrao, ser surpreendido com a recusa quanto sua reconduo ao cargo pblico de origem, uma vez que tal fato importaria, tambm, em ofensa direta aos princpios da boa-f objetiva e da moralidade pblica, que devem pautar os atos da Administrao. Nesse sentido, explicitando ainda mais os princpios gerais do direito, a Lei 9.784/99, em seu art. 4, dispe o seguinte:

Art. 4. So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio; IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

Com base no entendimento acima esposado, entendo que nenhum reparo deve ser feito ao acrdo recorrido, na medida em que este deu controvrsia soluo adequada, consonante com nosso ordenamento jurdico. Ante o exposto, conheo do recurso especial e nego-lhe provimento. o voto.

Documento: 3852744 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 5 de 5

You might also like