Indesign

INTRODUÇÃO AO INDESIGN
Bem pessoal, estamos de volta mais um vez para podemos dar uma bela introdução ao indesign CS software da abobe, hoje temos no mercado basicamente três programas de diagramação e paginação eletrônica, a alguns dias atrás um aluno meu chegou e perguntou: Rogério Pereira, qual o melhor programa de paginação do mercado? O PageMaker, Quark ou Indesign, eu respondi: já usei os três programas e cheguei a conclusão que o programa que chega mais perto da perfeição é o indesign CS que foi lançado agora em 2004. Vou citar um exemplo que é bem prático na hora de fazer o trabalho, o indesign tem uma integração bem melhor com o photoshop Bem galera vamos deixar de conversa fiada e vamos dar início a primeira de muitas aulas indesign bom a primeira coisa a fazer neste momento é abrir o indesign, depois de aberto vamos dar uma olhada na interface que é bem parecida com o Adobe Photoshop

Quero dar um dica bem importante agora, todas as vezes que abro o indesign a primeira coisa que faço nele é modificar as propriedades de medidas para centímetro Para fazer isso vá em edit, preferences e general ou CRTL + K

Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. ALVES

1

Depois de aberto a paleta va em Units & Increments e em Ruler Units selecione a opção de centimeters

Ao alteramos as opções para centímetros fica, mais confortável a manipulação do nosso arquivo, bem pessoal antes de encerrar esta matéria queria dar algumas dicas de como fazer uma boa diagramação, acho que todas as vezes que vamos fazer uma editoração eletrônica antes de tudo temos que obervar outros trabalhos, pegar algumas idéias e trabalhar essas idéias de forma mais elaborada, essa é a minha primeira de muitas matérias que irei publicar semanalmente, espero que tenham gostado qualquer dúvida ou sugestão mande um e-mail para alvo10@globo.com . Nas próximas matérias vamos começar a conhecer o mundo da diagramação bom estudo.

TRABALHANDO COM BLOCO DE TEXTOS
Antes

Depois

Oi ComunidadeWeb de plantão, vamos a mais uma aula de indesign, começaremos a trabalhar com blocos de textos que é fundamental para quem trabalha com diagramação.

Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. ALVES

2

quando for fazer uma publicação que seja um pouco longa. ele consome muita memória e acaba ficando um pouco lento. Dica: os programas de paginação tem uma certa dificuldade para se fazer a leitura quando estamos digitando um texto. negrito. sublinhado.Vamos digitar um texto qualquer dentro dessa área e duplicarmos dando CRTL + C e CRTL + V até a caixa ficar cheia conforme figura abaixo. 2. faça a digitação no word e depois importe esse texto do indesign.Veja que logo acima vai abrir as propriedades de formatação aonde vamos ta mexendo conforme desejarmos 5. 4. espaçamento entre linhas que é muito importante para fazermos uma boa diagramação esteticamente. ALVES 3 . Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. a não se que o texto que você vai inserir é pequeno.Nesse primeiro bloco vamos ter as opções de fontes.Com o documento aberto vamos clicar na ferramenta texto e arrastar determinando uma área específica para colocarmos o texto.1. se queremos o texto itálico. 3.Agora com o bloco de texto selecionado clique novamente na ferramenta de texto e selecione todo o texto para fazer a edição.

hoje vamos fazer a inserção de imagens dentro de blocos de texto. espero que tenham gostado. justificação. 1. 7 Selecionamos a opção de parágrafos.Crie um novo arquivo no indesign e coloque a folha em tamanho A4 com uma página. 2 colunas e as margens todas com 2 centímetros. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. aonde vamos conhecer alinhamento a esquerda. ALVES 4 . Quem não sabe o que é isso basta apenas dar uma olhadinha em jornais e revistas. um abraço e até a próxima. 8. Pronto pessoal esse é o nosso resultado final depois trabalharmos em cima da formatação do texto.Temos muitas propriedades que iremos nos aprofundarmos em outros tutoriais futuros. a direita. IMAGENS EM BLOCO DE TEXTOS Olá pessoal vamos a mais um ótimo tutorial de diagramação com indesign.6. centralização. Então vamos ao que interessa.

no meu caso eu peguei o texto dentro do meu site. ALVES 5 .Clique na ferramenta texto e faça um seleção dentro de uma coluna de texto 4. 3. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.2.Abra uma página qualquer no internet explorer e copie um texto.Cole o texto que você copiou dentro do indesign e trabalhe as duas colunas de texto até que fique na página inteira. quem já tiver um texto no computador pode usar também.

ALVES 6 . Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.5.Agora habilite a função de colocar a imagem ao redor do texto indo em Window.Vá no menu File e clique em Place ou Ctrl+D para importar uma imagem qualquer o interessante é que essa imagem esteja sem o fundo. 6. Type & Tables e selecione Text Wrap.

coloque 0.oalvocomunicacao.Marque a função de Wrap Around Object Shape que significa colocar o objeto ao redor do texto. ALVES 7 .kit.1 cm de espaço e marque Detect Edges Pronto pessoal veja o resultado final Um abração pra todo mundo e qualquer dúvida entre em contato em alvo10@globo.net Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.7.com ou acesse o site http://www.

Agora com o documento aberto clique em Rectangle Tool ou pressione M e desenhe um retângulo. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.5 coloque o tamanho que você achar melhor 3.Depois de criar um novo documento vai abrir uma paleta pra configuramos o tamano do nosso arquivo. OBS: existem alguns tamanhos de cartão de visitas como por exemplo: 9.INDESIGN 1. nesse caso coloque o tamanho de um cartão de vistas conforme imagem abaixo. Document ou Ctrl + N 2. ALVES 8 .CARTÃO DE VISITA .5 X 5.5 / 9 X 5 / 8. 4.Abra a paleta Swatches no menu lateral do canto direito do indesign e coloque um verde e tire o contorno preto. New.Para criar um cartão de visitas va no menu File.5 X 4.

ALVES 9 . clique em Type Tool e digite: Cursos de Computação Gráfica. 6. mude a fonte para Verdana com a cor branca e centralize dentro do retângulo verde. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.Novamente selecione a ferramenta de texto e digite o seu nome.5.Agora vamos começar a trabalhar os textos.

alvoonline.Agora deixe as configurações padrões do programa conforme figura abaixo.com Pronto pessoal esse é o resultado final do nosso cartão de visitas. e com o texto selecionado digite:: www.Para finalizarmos nosso tutorial vamos fazer o seguinte clique no texto Rogério Pereira. CRIANDO SOMBRAS Olá pessoal neste tutorial vamos aprender um novo recurso do indesign CS.Para começarmos o trabalho va no menu File / New / Document ou pressione Ctrl+N 2. 1.Agora selecione novamente a ferramenta Rectangle Tool e faça um retângulo mais fino para colocar na base do cartão 8. Recurso que não tinha nas versões anteriores do programa. Espero que aproveitem esse conhecimento e lembrando que breve vamos lançar um curso de Indesign CS. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.7. segure a tecla Alt e arraste para baixo para duplicarmos o texto. ALVES 10 .

Agora clique com o botão direito do mouse em cima do texto e clique em Drop Shadow ou Alt+Ctrl+M. OBS: Essas propriedades aparecem na parte superior do programa. 7.Digite um texto qualquer para podermos aplicar a sombra.3 . 4.Quando fizer a seleção do texto você vai pedir pra centralizar. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. 6. colocar a fonte Arial e o tamanho para 70. ALVES 11 .Clique na ferramenta texto e o selecione para mudarmos o tamanho da fonte.Agora clique na ferramenta texto e arraste para fazer uma seleção. 5.

Selecione a ilustração e clique no menu File. IMPORTAÇÃO DE OBJETOS VETORIAIS Bem pessoal neste tutorial vamos aprender algo muito importante que é importação de objetos vetoriais para o Indesign.Abra o corel e escolha uma ilustração qualquer.8. export ou Ctrl+E Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. 2.Pronto esse é o resultado final.Deixe as configurações conforme figura abaixo. 1. 9. ALVES 12 .

PageMaker ou Quark. ALVES 13 .3 . 4.Agora com a paleta aberta selecione um local para exportar a ilustração e em Save as Type: selecione o formato EPS e marque a opção selected only (somente selecionado).Deixe as configurações conforme figura abaixo. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. OBS: O formato EPS é o formato de ilustração exportadas para programas de paginação como Indesign.

7. Não esqueçam disso. ALVES 14 .Vá no menu File e em Place ou Ctrl+D para importar a ilustração que exportamos do CorelDraw. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. 6.Pronto esse é o resultado final do tutorial.Feito a exportação da ilustração abra o Indesign e abra um arquivo qualquer ou simplesmente crie um novo. anotem essa dica que tenho certeza que será muito útil pra quem trabalha com Editoração. OBS: Porque fiz esse tutorial? quando comecei a trabalhar com diagramação. peguei uma revista para fazer e quando exportava a ilustração em outro formato ela ficava com a qualidade péssima. Fui ao meu Manual de Editoração Eletrônica e descobri que todas as ilustrações devem ser jogadas em programas de paginação somente em formato EPS.5.

ou Ctrl+N 2... é aonde vamos colocar um texto para poder ficar em formato oval. New e clique em Document. 1. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.BLOCO DE TEXTO EM FORMATO DE DESENHO Olá Comunidade de plantão. ALVES 15 .Va no menu File.Selecione a caixa de texto em formato de Ellipse Frame Tool.Agora selcione o formato A4 como configuração do documento e clique em OK 3 .Agora faça um desenho da caixa de texto conforme figura abaixo segurando a tecla Shift. primeiramente gostaria de agredecer a todos as pessoas que tem visitado minhas colunas e desejar um 2005 cheio de alegrias e sucesso. 4.

Vamos clicar na ferramenta texto novamente e depois fazemos uma seleção para podermos formatar de maneira mais profissional. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. 6.O procedimento agora é copiar um texto qualquer e colar dentro do desenho definido conforme figura abaixo. 7.Vamos agora selecionar a ferramenta texto e depois clicar dentro do desenho oval que criamos.5. ALVES 16 .

1. Vamos entender agora a função das pagínas mestras.Com o indesign aberto abra algum documento que você já tenha diagramado ou crie um documento que tenha pelo menos 10 páginas. 3. PÁGINAS MESTRAS Bem pessoal me desculpem pela demora para escrever a coluna. ALVES 17 .Pronto esse é o resultado final depois de uma simples formatação e veja o que pode ser feito com esse recurso.. Clique duas vezez em A-Master que abrirá duas páginas em branco.. pois estive um pouco ocupado com alguns trabalhos. elas funcionam da seguinte forma. tudo o que aparecer nestas páginas que são direita e esquerda apareção nas outras páginas do documento que também são da direita e esquerda. No meu caso eu abri um documento que tenha 48 páginas. mas estou de volta para compartilhar meu conhecimento em paginação eletrônica. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.Com o documento aberto vamos localizar as páginas mestras nas paletas que ficam a direta do programa. Bom antes de começar vou explicar primeiramente como funciona as páginas mestras.

Para mostrar como funciona a página mestra vamos fazer um pequeno detalhe para vermos que o é possível fazer com esse recurso. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. Clique na ferramenta Rectangle Tool ou M e desenhe um retângulo na parte superior da pagína mestra da esquerda e pinte de verde sem contorno. O retangulo que fizemos na página da direta vai aparecer somente nas páginas da direta ou páginas pares. Lembrando: O retângulo que fizemos na página da esquerda vai aparecer somente nas páginas da esquerda ou páginas ímpares. ALVES 18 . Clique novamente na ferramenta Rectangle Tool ou M e desenhe um retângulo do mesmo tamanho na página mestra da direta e pinte de magenta sem contorno.Nessas páginas que estão em branco vamos determinar como será mais ou menos o layout desse livro.4.

No meu caso vou abrir novamente o livro dos idosos que utilizamos no tutorial passado. Veja abaixo o resultado. mas esta semana estou de volta para ensinar a fazer a numeração em livros e revistas de forma automática. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.Abra um documento que tenham várias páginas. 1.Pronto pessoal finalizamos esse tutorial de páginas mestras lembrando que esse recurso vai depender bastante de sua criatividade e nas próximas matérias vou mostrar como criar outras páginas mestras. pois tive alguns problemas profissionais. INSERINDO NÚMERO DE PÁGINAS Bem pessoal queria me desculpar pela demora em escrever mais um artigo. ALVES 19 . Espero que gostem deste tutorial e tenham um bom proveito.

3. Selecione a ferramenta texto e crie uma caixa no canto inferior esquerdo da página da esquerda. aparecem nas pagínas que são relacionadasa a ela. 6.Como foi visto no tutorial anterior abra a paleta de pages e localize páginas mestras. depois de localizar clique duas vezes nela. 4Como visto anteriormente tudo que é feito nestas pagínas. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. ALVES 20 . Com a caixa de texto selecionada digite 01.

Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. ALVES 21 . Repare agora que vai aparecer a letra A dentro da caixa de texto selecione a caixa e duplique segurando a tecla Alt levando para o canto inferior direito da página da direita. 7. Agora selecione o texto digitado vá em Type / Inset Special Character / Auto Page Number ou use as teclas Alt+Shift+Ctrl+N.7.

Bem nesta coluna vou falar uma coisa bem simples que tem muita utilidade na hora que você tiver fazendo um trabalho para o seu cliente que é transformar a diagramação em arquivo PDF que vai servir para uma melhor visualização e até mesmo para fazer uma impressão para revisão dos textos. 1. 4.Vá no menu File / PDF Export Presets / [Screen] / Escolhi a opção Screen porque o arquivo fica mais leve.7. Faça o seguinte. 3. EXPORTAR PARA PDF Grande ComunidadeWeb gostaria de pedir desculpas pela demora em escrever artigos para o pessoal de indesign e vou logo de cara falando que vou procurar escrever toda semana.Abra o Indesign e também abra aquele serviço que você ta fazendo para o seu cliente no meu caso vou usar um trabalho de uma revista simples. ALVES 22 . Espero que tenham gostado e até a próxima.Escolha o local de destino. no meu caso escolhi o Desktop (Área de Trabalho) / Escolha o nome do arquivo e repare que a opção Salvar como tipo vai ter somente ADOBE PDF e depois clique em SALVAR. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C. navegue pelo documento e repare que as páginas estão numeradas de forma automática.

Pronto o nosso arquivo foi exportado. 6. ALVES 23 . abra o documento em PDF e veja como é mais fácil a visualização das páginas.5. 5. Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.Deixe as opções conforme figura abaixo e clique em EXPORT.Ele vai exportar todas as páginas do seu documento gerando o arquivo PDF.

com.com.BURACOS NO TEXTO Olá Pessoal ! Nesta video aula irei mostrar como evitar aqueles buracos na hora de você justificar um texto no indesign.Estilos . Essa foi uma sugestão do nosso querido e maravilhoso Alex Falcão.comunidadeweb. http://www. Aproveitem a dica.comunidadeweb.5 Megas http://www. Baixem matéria no link abaixo: Baiar Matéria .br/materias/rogeriopereira/mt12/buracos_indesign.zip Indesign CS | Apostila Básica | GILDEONE C.br/materias/rogeriopereira/at05/aula13_usando_estilos. ALVES 24 .zip CRIANDO ESTILOS Olá ComunidadeWEB ! Tenho recebido alguns emails com dúvida de como criar estilos no Indesign e resolvi atender aos inúmeros pedidos.3.