UNIDADE GONÇALVES DIAS

Metodologia Científica

Professora: Daurea Regina da Silva Trotta

Aluna: Quéren Hapuque Oliveira Abreu Turma: AD071M

Ao contrário. (1995. Justificativa Minha realidade de trabalho está bem ligada com o tema em questão. norteado por princípios que. demonstrando sua influência em cada tipo de organização. requer níveis de participação ou interação.Tema: Administração de Recursos Humanos Delimitação: Mídia na Comunicação Interna Introdução O intuito desse estudo é identificar os fatores importantes e necessários para que se alcance eficácia na comunicação interna. página 9) Tendo em vista que a empresa é um organismo vivo inserida em um ambiente que está em constante movimentação. a palavra comunicação quer dizer partilhar. para que os objetivos corporativos sejam concretizados. é natural que tenhamos que levar essa dinâmica de interação para a forma de comunicação que exercemos dentro da atmosfera corporativa.. Revisão Literária Citação Direta Breve BAHIA afirma: “. Metodologia Escolhi a pesquisa bibliográfica como forma de buscar referências teóricas já publicadas por diversos outros autores e também a pesquisa descritiva. Qual seria a importância da comunicação corporativa e que tipos de mídias as empresas utilizam para se comunicar? Quais os tipos de mídia as empresas deveriam usar? No que a tecnologia pode influenciar? Utilizaremos “cases” para ilustrar e comparar a trajetória corporativa de cinco organizações a fim de demonstrar até onde as empresas podem ir em busca da disseminação da informação. trocar opiniões. tornar comum. evoluiu para um processo cultural. pois farei estudos de caso. Eis alguns dos seus princípios: • Derivada do latim communicare. Faremos uma retrospectiva por meio de uma linha do tempo para entendermos a cultura da mídia. Citação Direta Longa BAHIA diz: O processo informativo. deve recorrer ao arsenal de tecnologia à sua disposição para cumprir metas. As experiências que venho vivenciando me fazem refletir em como é importante envolver as pessoas nas práticas empresariais e a importância da mídia nesse processo. associar.. a partir da sociedade industrial. repartir.” (1995. página 23) . tanto na comunicação individual quanto na comunicação coletiva. a comunicação empresarial não pode permanecer indiferente as mudanças tecnológicas.

que contribuem para o desenvolvimento do colaborador. Claro que esses resultados são conseqüência de uma ação conjunta. que acompanhadas de novas tendências culturais se transformam em poderosas ferramentas de comunicação.A evolução da mídia. Essa dinâmica que se torna cada vez mais global é fonte de ricas descobertas e redescobertas. . mas também saber os meios que farão essa comunicação dar certo. sendo importante também realizar um acompanhamento para checar se sua comunicação surte efeito. mas também a disponibilização de treinamentos.. de dar um empurrãozinho na criatividade que possivelmente seu colaborador não exercita por falta de espaço ou por não se sentir bem no ambiente em que ele se encontra. São esses os fatores que definem uma comunicação inteligente. Citação Direta Breve BAHIA define: “. a comunicação é capaz de estimular aptidões reprimidas. cursos e outros recursos. página 11) Ao comunicar escolhendo a melhor estratégia de disseminação da informação. informação e persuasão nada mais são do que pura motivação que são capazes de desencadear “energias escondidas” de seus colaboradores. que envolve não só a comunicação interna. um processo interno de valorização dos recursos humanos. remunerar e a treinar pessoas. Citação Indireta PINTO (1994) diz: Certa vez um famoso empresário suíço chamado Jan Carlzon contou que as histórias sobre inspiração. estão parados no tempo e se limitam a recrutar. em geral.” (1995. ou seja. Não só conhecer o que e quando informar. Citação Indireta CHIAVENATO (2001) diz: O departamento de recursos humanos das empresas. ou dos meios de se comunicar. fazendo com que eles se sintam valorizados e importantes nos processos empresariais e ao mesmo tempo aguçando a consciência sobre a responsabilidade que cada um tem nas fases desses processos. Citação Indireta BAHIA (1995) questiona: O que os empresários devem fazer para arraigar as relações humanas e profissionais? Conhecer o que se deve informar e qual a melhor hora de disponibilizar a informação é imprescindível para que sua estratégia de comunicação dê certo. que buscam cada vez mais práticas contemporâneas de gestão. O intercâmbio de idéias e de ações entre as pessoas fica mais forte graças ao avanço de tecnologias que proporcionam que todos possam estar conectados em qualquer lugar do mundo. se ela é eficaz. ou seja. mas devem se alinhar as estratégias da empresa.. você impulsiona e potencializa os dons de seus colaboradores. A comunicação tem o poder quebrar esse gelo. se dá por conta de novas descobertas tecnológicas. se for aplicada de maneira eficaz.

Comunicação para a produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Editora Mauad.A. 2001. buscar inovar na medida em que sua empresa avança e inova. Editora Quartet. Idalberto. Recursos Humanos. 1995. Rio de Janeiro. 1ª Edição. 1994. Editora Atlas S. Referências BAHIA. Introdução à comunicação empresarial. 1ª Edição. São Paulo. deve buscar informações para modernizar suas práticas. Rio de Janeiro. Benetido Juarez. Resultados Esperados Obter conhecimento e disseminar as práticas de comunicação interna de sucesso. Cronograma Atividades do Anteprojeto Coleta de Dados Análise e Interpretação de Dados Redação Final Entrega do Anteprojeto Aprovação do Anteprojeto Maio 03 e 17/05/2011 24 e 31/05/2011 Junho 07/06/2011 21/06/2011 05/07/2011 12/07/2011 Julho .O “RH” de uma empresa deve ir além. Divulgar como a mídia sendo utilizada de forma inteligente pode contribuir para a motivação dos colaboradores nas organizações. expandir seus horizontes. Eduardo. 1ª Edição. CHIAVENATO. PINTO.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful