You are on page 1of 18

O Deus aptico de Carlos Drummond de Andrade e o caminho da paixo para a busca de Sentido da Vida

Fonte: Anais do II Colquio Internacional dl Literatura y Teologia, Santiago: Chile, 2008.

Alex Villas Boas-PFTNSA/BR* 1. Poesia e o Sentido da Vida O que aqui se diz sentido da vida auferido pela fenomenologia da potica drummondiana, ou seja, como ela se d a conhecer por suas temticas e nuances, bem como sua forma de apresentao e sua relao biogrfica intrinseca, sendo que esta que permite encontrar a poca prpria e sua cultura como lugar da produo de sentido, como amlgama dos elementos existenciais, com os valores de seu tempo, obras, esprito epocal, situaes, doutrinas, instituies... conforme e na forma em que afetam o poeta e na medida em que des-cobre as coisas de seu velamento na imerso da co-existncia identificando o que lhe h de comum esta, bem como dialticamente elege o que lhe particularmente sentido como significativo e valoroso numa totalidade significante 1 na qual sua vida se orienta daquilo que ainda no para o que pode ser enquanto projeto de de um modo prprio de vida humana. A relao da arte com a existncia, de que o ser humano afetado por ela, que ao entrar em contato com uma obra acontece uma reunio entre artista, arte e realidade, gerando um encantamento diante das possibilidades de ser mais humano, a saber, realizar o modo prprio de ser humano: a procura de uma sntese hermenutica que lhe d sentido para viver em seu entorno. Nesta relao o artista cria, no porque tem algo a dizer, mas antes porque escuta alguma coisa que lhe fala2 e em seu potencial simblico reagrupa resignificando novas snteses dentro de uma atitude de conscincia diante da realidade que lhe

*Alex Villas Boas graduado em Teologia e est concluindo o mestrado em Teologia e Literatura pela Pontifcia Faculdade de Teologia N. Sra. Assuno/So Paulo-Brasil.Email: alex.villas.boas@hotmail.com 1 EAGLETON, Terry. The Meaning of Life, p. 136s. 2 POMPEIA, Joo Augusto; SAPIENZA, Bil Tatit. Na presena do Sentido Uma aproximao fenmenologica questes existenciais bsicas, p. 22.

afeta3. A poesia nesta perspectiva fenomenolgica tida como pesquisa e conhecimento da realidade, que capta o sentimento do mundo atravs do pathos e partir dele o ser humano aprende a se posicionar diante do mundo. Em Drummond possvel perceber claramente esse reagrupamento significativo da vida4, bem como as apreenses que retira dela e de seu tempo numa dialtica entre a trajetria [caminho] e seus obstculos [pedra], extraindo desse entrave, exatamente a mediao5 para prosseguir o devir do ser, enquanto tentativa de habitar poeticamente um mundo hostil e inumano. Lamaison6 comentando a potica drummondiana e sobre a terminologia heideggeriana presente nela apresenta Drummond como um poeta em tempos de angstia hlderliniana que prediz a chegada da noite no mundo e que caminha rumo ao claro do ser deixando seus rastros na poesia. Drummond ira perceber muito cedo, que havia algo de torto nesse mundo7, algo desajustado entre a ordem das coisas e o indivduo de seu tempo, uma contradio inquietante que a literatura lhe seria o instrumental eleito por ele mesmo para no deixar de prosseguir sua existncia em sua autonomia. A potica drummondiana acentuadamente marcada pelo binmio poesia e biografia8, e invoca a problemtica consciente de que a poesia sua vida mais autntica 9. Na questo da fenomenologia da potica drummondiana, pretendeu-se verificar as escolhas do poeta, como o que significativo para a vida. nesse aspecto que a questo Deus tambm abordada, tentando traar na trajetria potica de Drummond o lugar em que Deus ocupa na sua poesia, em relao ao sentido que conferiu a sua vida.

3 4

RAMOS, Maria Luiza. Fenmenologia da Obra Literria, 1969, p. 12. SANT'ANNA, Affonso Romano. Gauche no tempo, p. 216. 5 Para Bischof o obstculo um elemento fundamental da potica drummondiana que percorre toda a sua obra. Cf. BISCHOF, Betina. Razo da Recusa Um estudo da poesia de Carlos Drummond de Andrade, p. 15ss; 49ss. 6 LAMAISON, p. 12-13. 7 Poesia de Sete Faces, Alguma Poesia. 8 Disse CDA: Minha vida nao tem interesse algum e o que nela pode haver de importante ja contei In SARAIVA, Arnaldo. Uma Pedra no Meio do Caminho - Biografia de um Poema - Selecao e Montagem: Carlos Drummond de Andrade, p. 10. 9 SANTANNA, p. 28.

2. Deus e o sentido da vida na poesia irnica de Drummond A poesia irnica de Drummond tem em sua raiz uma alterao de percurso da devoo decepo, de sua poesia devota experincia de derrota, mas uma derrota marcada no pela sua incapacidade pessoal, pois era jovem exemplar no colgio jesuta, e sim pela falta de liberdade [que lhe foi ensinada] e pelo sentimento de injustia [por seguir o achara ser justo] resultando num sentimento de percepo da impossibilidade e fragilidade humana que Mario de Andrade ir identificar na pedra drummondiana10. Essa pedra no meio do caminho fragmenta o ser em cacos de ser ao se chocar com ela, vive fragmentado, ama fragmentado, sofre cada fragmento de seu ser. Essa pedra inerente a vida sim, mas tambm est presente em estruturas rgidas da sociedade, e de tal forma se camuflam que o acento da culpa no dado pelo fato da pedra estar no caminho, mas recai exclusivamente sobre o indivduo a responsabilidade de ter topado com ela. Nessa contradio da vida nem mesmo Deus escapa, que na infncia do poeta visto como a razo de seu viver, levando a desejar a imitao da vida dos santos11 e da vida de Cristo12, momento que coincide com a sua estada no Colgio Anchieta dos jesutas, numa espiritualidade que o jovem Carlito iria sentir como obedincia cadavrica, de negar a prpria vontade e sob risco de condenao ao Inferno13. Ali com sua participao no Aurora Colegial, um jornal do destinado a interao dos alunos do colgio que iria consolidar sua paixo por escrever, chegando mesmo a ser laureado com certames literrios. Seu primeiro escrito foi em abril de 1918, quando escreve Vida Nova14, um comentrio ao incio do ano letivo, j embudo do catolicismo que havia mergulhado no colgio:
10 11

ANDRADE, Mario de. Aspectos da Literatura Brasileira, p. 51. Retiro Espiritual, Boitempo. 12 Lincoln de Souza faz uma crnica onde afirma ser Oscar Wilde a grande influncia do poeta, responsvel pela sua alma perversssima de Sat ao que o itabirano responde que sua leitura preferida era a Imitao de Cristo, de Toms Kempis. Dirio de Minas, 08-04-1921. 13 Igreja, Alguma Poesia. 14 AURORA COLEGIAL, Nova Friburgo, ano XIV, n. 184, 14-4-1918.

Com a alma cheia de f e de esperana, louvamos a Deus cuja bondade paternal nos proporciona tantas venturas, e abrimos o nosso corao para que nele penetre a chama do amor divino. Que as nossas preces subam, puras e sinceras, at azul esfera, para que, no percurso do ano tenhamos a beno de Deus, protetor dos nossos estudos, dos nossos trabalhos, das nossas esperanas, da nossa vida.

Em vrias cartas que envia a Mario de Andrade, h uma aceitao tcita desse historicismo teocentrico15. Entretanto, em sua experincia de expulso do colgio por insubordinao mental Drummond conheceria uma face de Deus at ento desconhecida: 1) a de um Deus surdo ao seu clamor: Meu Deus, porque me abandonaste e; 2) insensvel fraqueza humana [se sabias que eu no era Deus/ se sabias que eu era fraco16], ou seja, pedra no meio do caminho. Deus distante, fica no alto17, no alto do morro onde se dirige a procisso de romeiros que sobem a ladeira, tambm cheia de pedras [porque me perseguem no posso dizer]18. H uma estranha relao entre o indivduo e Deus, este tem a predominncia da vontade sobre todas as coisas, mas ao mesmo tempo parece no conseguir que ela se realize resultando numa tristeza de Deus, quando Ele se pergunta: Por que fiz o mundo? E se responde: No sei19. Na antropologia drummondiana, o gauche, aquela caracterstica do sujeito moderno de ser torto, desajustado aos princpios de seu tempo, que anda na contramo da histria, na sua esquerda, tem sede de Deus e o procura, mas no entende porque Deus no se deixa alcanar ou no o auxilia em seu desejo de ir para o cu e o abandona na contradio humana de seu drama e sua fraqueza : Perdi o bonde e a esperana [...] Entretanto h muito tempo/ ns gritamos: sim! ao eterno20; Essa nsia de ir para o cu/ e

15

Foi uma topada minha idias de estudar farmcia.Agora seja o que Deus quiser cf. Carlos Drummond de Andrade; Mario de Andrade. CARLOS & MARIO Correspondncia entre Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade Prefcio de Notas de Carlos Drummond de Andrade e Silviano Santos, Carta s/n de CDA, Belo Horizonte, 06.10.1925; At segunda-feira que vem, Belo Horizonte se Deus quiser. Devo seguir ento para a roa, tambm se Deus quiser (felizmente ele brasileiro). Cf. Carta 31 de CDA, Belo Horizonte, 04-02-1926; Vou vivendo a vida que Deus quer. 16 Poema de Sete Faces, Alguma Poesia. 17 Igreja, Alguma Poesia. 18 Idem. 19 Tristeza no Cu, Jos. 20 Soneto da Perdida Esperana, Brejo das Almas.

de pecar mais na terra21; Vontade de praticar libidinagens, de ser/ infeliz e rezar22. Por vezes compreensvel que em meio aos pecados Deus me abandone: Deus me abandonou no meio da orgia [...] Estou perdido. Mas em outras horas, simplesmente abandona: Deus me abandonou no meio do rio/ Estou me afogando23 2. Deus e o sentido da vida na poesia social de Drummond em Sentimendo do Mundo (1940) que pode-se falar de uma apreenso do sentido, como um exerccio de conscincia, que o poeta toma das coisas, dos demais e de si mesmo24, diante do sofrimento que se agrava na vida em tempos de guerra que o deslocam de seu canto num indisfaravel sentimento de indignao, que brota do choro das crianas25, e do clamor silenciado dos corpos mortos numa poca onde a vida sem importncia26, para um compromisso com essa vida que todos fingem no ver. quando d incio sua poesia social: Tenho apenas duas mos/ e o sentimento do mundo e com este sentimento que se v preso vida junto com seus companheiros, se recusa a fazer poesia deste mundo caduco, a ser cantor de uma mulher, de uma histria, de paisagens, de sucidio ou de ser raptado por serafins, mas a matria de sua poesia o tempo presente, os homens presentes, a vida presente27. Todavia a experincia de decepo se repete como militante de esquerda, onde interesses outros estariam em jogo, do que a liberdade da individualidade [os camaradas no disseram que havia uma guerra]28 e a impossibilidade e fragilidade se fazem sentir novamente: Com a chave na mo/ quer abrir a porta/ no existe porta; quer morrer no mar/ mas o mar secou;/ quer ir para Minas/ Minas no h

21 22

O Vo sobre as Igrejas, Brejo das Almas. Girassol, Brejo das Almas. 23 Um Homem e seu Carnaval, Brejo das Almas. 24 WALTY, Ivete Lara Camargos & CURY, Maria Zilda Ferreira. Drummond - poesia e experiencia, p. 32. 25 Menino chorando na Noite, Sentimento do Mundo. 26 Cano do Bero, Sentimento do Mundo. 27 Mos Dadas, Sentimento do Mundo.. 28 Sentimento do Mundo, Sentimento do Mundo.

mais./ Jos, e agora?29. Sem esperana resta O recurso de se embriagar/ O recurso da dana e do grito/ o recurso da bola colorida/ o recuros de Kant e da poesia/ todos eles... e nenhum resolve30 pois no faz sentido viver sem poder viver. Os lcoois assumem a falta de um motivo mais profundo para se viver numa sociedade ao avesso, dizem: Somos a essncia, o logos, o poema31, cria-se mitos para se suportar essa vida32, como da mulher perfeita, que na verdade uma fulana qualquer. Mas h algo indescritvel que caminha junto com o poeta33 algo que insiste e persiste apesar de todas as perdas: Vamos, no chores.../ A infncia est perdida./ A mocidade est perdida./ Mas a vida no se perdeu./ O primeiro amor passou./ O segundo amor passou./ O terceiro amor passou./ Mas o corao continua. [...] A injustia no se resolve./ sombra do mundo errado/ murmuraste um protesto tmido./ Mas viro outros...34. O poeta ainda que se sinta na impossibilidade de um novo mundo35 no consegue conter a inquietao de encontrar novas oossibilidades do sujeito que como um verme subterrneo, cava insensantemente at perfurar a terra36, e como uma flor nasceu na rua [...] furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio37 neste mundo criado pelos homens de cimento armado38, pedra sobre pedra reconstruiremos a cidade39. preciso que pare um momento; continue/ Descubra em seu movimento foras no sabidas, contatos[...] cada homem diferente, e somos todos iguais [...] somos todos irmos, insisto [...] o fato de algum resistir-lhe/ de outros virem depois, de todos serem irmos/ no dio, no amor, na incompreenso, no sublime/ cotidiano, tudo, mas tudo nosso irmo [...] Uma

29 30

Jos, Jose. Passagem do Ano, A Rosa do Povo. 31 Noite na Repartio, A Rosa do Povo. 32 O Mito, A Rosa do Povo. 33 Carrego Comigo, A Rosa do Povo. 34 Consolo na Praia, A Rosa do Povo. 35 A deformao do indivduo se articula com a deformao da sociedade, condicionando-a e sendo condicionado por ela cf. CANDIDO, Antonio. Vrios Escritos, p. 121. 36 poro, A Rosa do Povo. 37 A Flor e a Nusea, A Rosa do Povo. 38 Privilgio do Mar, Sentimento do Mundo. 39 Telegrama de Moscou, A Rosa do Povo.

parte de mim sofre, outra pede amor/ outra viaja, outra discute, uma ltima trabalha [...] A tristeza no me liquide, mas venha tambm na noite de chuva, na estrada lamacenta, no bar fechando-se, que lute lealmente com sua presa 40. Entretanto num momento de desgaste o poeta tambm resolve abandonar Deus, pois num tempo de tanta dor, esse Deus aptico a dor humana, dispensvel para o tempo da desolao: Chega um tempo em que no se diz mais: meu Deus./ Tempo de absoluta depurao. /Tempo em que no se diz mais: meu amor./ Porque o amor resultou intil./ E os olhos no choram./ E as mos tecem o rude trabalho./ E o corao est seco.[...]/ A vida apenas sem mistificao41. Durante toda a sua fase social, a questo Deus ser ignorada42. 3. Deus e o Sentido da Vida na poesia metafsica de Drummond Sua fase metafsica resultado de uma redescoberta antieuclidiana43, que foge ao encadeamento lgico da sociedade, para um outra lgica, onde Cidade e sujeito esto em oposio, o edifcio barra-me a vista44 pois a nica certeza que se tem, de que a impossibilidade e a fragilidade [pedra] estaro presentes mas no podem impedir as rosas [esperana] que hora ou outra rompem as estruturas de cada tempo [asfalto], como a flama do amor45, pois se a pedra da impossibilidade um enigma indecifrvel, o amor um mistrio que translumia o rosto46 mesmo opacizado pelas barreiras esse humano milagre do amor47 e por isso a antologia do poeta uma anti-logia48 que se pauta pelo amor

40 41

Os ltimos dias, A Rosa do Povo. Os ombros suportam o Mundo, Sentimento do Mundo. 42 As duas nicas vezes que se refere Deus em Os Ombros que suportam o Mundo (Sentimento do Mundo) para dispens-lo e em Tristeza no Cu (Jos) para mostrar como o mundo dos homens se tornou to catico, que se houvesse um Deus ele mesmo se arrependeria de ter feito. 43 poro, A Rosa do Povo. 44 Opaco, Claro Escrito. 45 As Rosas do Tempo, Viola de Bolso. 46 Claro Enigma, Viola de Bolso. 47 A Teresa, Viola do Bolso. 48 Antologia potica, Viola do Bolso.

apaixonado, acima de toda razo49, o amor de todos a todos/ ofertando o sentimento/ de que o mundo tem sentido 50, e que a prpria busca o sentido da vida, a humana condio no eterno jogo/ sem sentido maior que o de jogar. O amor que faz as rosas [da esperana] florirem que vida imprime cor, graa e sentido51, uma razo geral52. Sendo o amor que confere sentido vida, ele que faz dessa iluso maior [a de que a vida tem sentido]53 aquilo que permite Nascer de Novo54:

Eis que um segundo nascimento, no adivinhado, sem anncio, resgata o sofrimento do primeiro, e o tempo se redoura. Amor, este o seu nome. Amor, a descoberta de sentido no absurdo de existir. O real veste nova realidade, a linguagem encontra seu motivo at mesmo nos lances de silncio.

Para Drummond este amor vivido na maior concretude possvel. No corpo onde se descobre a linha do sentido universal55 nele os amantes se fazem um, por ele e com ele os annimos deixam de ser hipteses no formuladas no caos universal56, matria v57 e se fazem irmos em sua proximidade e inquieta o outro quando o desprezado: No amei bastante meu semelhante/ no catei o verme nem curei a sarna58. Nele que se esconde a face intemporal de Eros59 que permite a luta contra toda a forma de Tanathos, pois no pode a fera comigo/ quando estou, quando estou apaixonado60. O corpo a chave que abre a porta para que o outro habite em mim, ele abre para o imenso/ Vai-me empurrando e
49 50

O Seu Santo Nome, Corpo. O Marginal Clorindo Gato, A Paixo Medida. 51 Amor, Amar se aprende amando. 52 Epitalmio, Amar se aprende amando. 53 A Suposta Existncia, O amor natural. 54 Nascer de Novo, A paixo medida. 55 A Metafsica do Corpo, Corpo. 56 Reconhecimento do Amor, Amar se aprende amando. 57 O Combate da Luz, Amar se aprende amando. 58 Confisso, Claro Enigma. 59 Eu Sofria quando Ela me dizia, O amor natural.

revelando/ o que no sei de mim e est nos Outros [...] dentro de ns que as coisas so61 e a partir dele que eu descubro a paixo pela vida e a sensibilidade pelo que mata a vida, pois inocula-me seu patos/ me ataca, fere e condena/ por crimes no cometidos62 e s a paixo pela vida permite ver no corpo do outro gente que nem a gente/ desejante, suspirante/ ofegante, lancinante./ O mandamento da vida explode em riso e ferida63. A paixo nos livra da insensibilidade da vida e nos convida fraternidade. A paixo, essa capacidade de sofrer e amar que possibilita resistir s impossibilidades do ser, quando descobre que o mundo tambm no melhor poque o indivduo no melhor, a pedra [de impossibilidade] sofrimento/ paraltico, eterno passa a ser a chave de unidade do mundo64 quando descubro que sou responsvel pelo sofrimento do outro, que tambm sofre como eu, que dentro de ns que a favela cresce65, quando sei ler sua expresso corporal66 sinnimo de que sei reconhecer nele a vida e o direito vida e por isso a instaurao da paz [s pode vir com] o advento do amor67entre pessoas/corpos. Diante do sofrimento o poeta passa a lutar com as palavras na procura de um sentido para a vida, que a luta mais v, mas me desafias e aceito o combate e luto corpo a corpo e um sapiente amor me ensina a fluir/ de cada palavra/ a essncia captada [...] palavra [...] que toda me envolve/ Tamanha paixo/ e nenhum peclio68. O poeta sabe que as palavras podem tambm confundir e nada explicar, mas se descobertas em toda sua tamanha paixo que podem carregar, nelas encontra o amor que da sentido ao caos da existncia.

60 61

Perturbao, Farewell. A Chave, Corpo. 62 As Contradies do Corpo, Corpo. 63 Canes de Alinhavo, Corpo. 64 Unidade, Farewell. 65 Canes de Alinhavo, Corpo. 66 Comunho, Falta que ama. 67 Natal de 1975, Poeisa errante. 68 O Lutador, Jos.

somente em seu momento metafsico de revisitar o tempo que ir se deparar novamente com a questo de Deus, onde apresenta as razes de sua recusa em dois poemas Mquina do Mundo, um poema tipicamente dantesco, em versos tercinos que representam o Deus Tri-Uno dos cristos, aluso literria pelo qual inicia inclusive sua poesia, como que rememorando de fato os passos dados e em Relgio do Rosrio, smbolo da antiga catedral itabiraba, que fazia diviza com o quintal de sua casa. Em Mquina do Mundo o poeta se apresenta palmilhando as coisas do tempo, tateando como quem procura em estrada pedregosa em toda a estrada percorrida e marcada pela fragilidade humana diante de toda impossibilidade de ser, num momento de de procura de claridade na escurido [no cu de chumbo] que vinha dos montes de seu prprio ser desenganado e assim nesse tempo, a mquina do mundo se entreabriu [...] toda uma realidade que transcende convidando-o a se aplicar a esse pasto indito de uma natureza mtica das coisas do qual j havia se desgastado em procurar. A mquina lhe dizia algo embora sem emitir voz alguma ou sopro ou eco:
O que procuraste em ti ou fora de teu ser mesmo restriro e nunca se mostrou, mesmo afetando dar-se ou rendendo, e a cada instante mais se retraindo, olha, repara, ausculta: essa riqueza sobrante a toda prola, essa cincia sublime e formidvel, mas hermtica, essa total explicao da vida, esse nexo primeiro e singular, que nem concebes mais, pois to esquivo se revelou ante a pesquisa ardente em que te consumiste... v, contempla, abre teu peito para agasalh-lo.

O poeta fica atnito com o que entrev e lhe chama a participar de seu reino augusto, mas relutando em responder, mesmo no anseio de ver desvanecida a treva espessa, a aceitao do mistrio convoca defuntas crenas que passa a comandar minha vontade de como que esse dom tardio que no pode conhecer em sua busca ardente j no mais lhe apetecvel, desdenha acolher a coisa oferta que se abria gratuita a seu 10

engenho, momento em que essa treva mais estrita pousa sobre a pedregosa estrada, e poeta prossegue avaliando o que perdera diante da mquina do mundo, repelida Drummond parece rejeitar essa total explicao da vida que se apresenta perfeita demais numa estranha ordem geomtrica de tudo, estranha porque sua poesia testemunho de uma esperana antieuclideana69, como no dizer de um poeta conterrneo seu: Tu caminhas do Caos ao Cosmos Carlos70 e essa evocao de uma ordem perfeita das coisas parece ser reflexo das defuntas crenas que as coloca em questo em Relgio do Rosrio, onde transparece a paixo do poeta pela vida, solidrio a toda dor do mundo:
Era to claro o dia, mas a treva, do som baixando, em seu baixar me leva pelo mago de tudo, e no mais fundo decifro o choro pnico do mundo, que se entrelaa no meu prprio choro, e compomos os dois um vasto coro Oh dor individual [...] dor de tudo e de todos, dor sem nome [...] dor do rei e da roca, dor da cousa indistinta e universa [...] dor dos bichos [...] dor do espao e do caos e das esferas, do tempo que h de vir, das velhas eras!

A diferena desse Deus, smbolo da ordem e do triunfo como em Cames, tal como uma mquina, tal como um relgio que funciona perfeitamente mas que abandonou o mundo, a imagem contraditria de um Deus aptico, toda dor humana, insensvel trindade71 diferente do poeta que profundamente afetado pela dor da existncia. Como pode Deus ser to perfetio e to distante da dor humana? O poema prossegue colocando em cheque essa viso de Deus aristotlica:
No pois todo amor alvo divino, e mais aguda seta que o destino? No o motor de tudo e nossa nica
69 70

poro, Claro Enigma. ACCIOLY, Marcos. (DE) ITABIRA. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1980, p. 20. 71 Tiradentes (Com muita honra), As impurezas do branco.

11

fonte de luz, nas luz de sua tnica? O amor elide a face... Ele murmura algo que foge, e brisa e fala impura. O amor no nos explica. E nada basta, nada de natureza assim to casta que no macule ou perca sua essncia ao contato furioso da existncia [...] a provar a ns mesmos que, vivendo, estamos para doer, estamos doendo.

Como pode esse motor [imvel]72, amor gerador to perfeito que a dor de sua criao lhe parece no lhe afetar? Como pode ser luz em meio s trevas, se delas no se importa. Esse amor casto que no se permite ser afetado pela furioso contato da dor humana. Esse amor pregado que foge [do humano que sofre] fala impura pois ser humano participar da experincia de doer, e s a paixo [humana] sabe o que sofrer pelo outro, pois o amor uma fogueira a arder no dia findo, que tal como o fogo impossvel no sentir, ele deixa gravado seus hierglifos73. Um Deus que ama e no sabe o que o sofrer do amado no nos explica nada e pois nada de natureza assim to casta que fique assim no alto, l longe do humano, nessa estranha ordem [geomtrica]: Por que Deus [que dizem ser amor] se diverte castigando?74. Nem mesmo aqueles que se dizem seus representantes no conseguem viver esse tal amor, seus pastores deixam de pastorear para faturar75 e em seus conflitos Deus no os socorre76, alm do que parecem estar longe distante demais da compreenso do poeta77. Esse amor no possvel na condio humana, porque a indiferena a dor desumana, ela esta na raz de um tempo marcado pela morte, pelo sofrimento, pela guerra, e essa indiferena foi alvo da poesia social do poeta e por isso
72

Outra expresso que Aristteles (384 322aC) usa para se referir a Deus Qeo,j a``paqikh, cf. Metafsica, XII, 1073. Outro poema que fara meno a esse Deus-motor Prespio Mecnico de Piriripau, Boitempo. 73 Entre o Ser e as Coisas, Claro Enigma. 74 O Padre, A Moa, Lio de Coisas. 75 Triste Horizonte, Discurso de Primavera. 76 O Padre, A Moa, Lio de Coisas. 77 Vou fazer para voc uma confisso geral, que no fiz ao padre, porque embora eu seja catlico, acho que este senhor no tem nada com a minha vida [...]Ser o que Deus quiser, sem essa vontade frrea de extrair

12

trata com antipatia essa viso apatica de Deus. Essa a razo de sua Recusa, conforme o poema de mesmo nome, devido a esse obedecer como um cadver [que] tanto vale morrer como viver pois um Deus indiferente a dor humana, por isso mesmo: Bem faz Padre Filippo: /cansado de obedecer, vai dar o fora/ para viver num mundo largo/ a fascinante experincia de s receber ordens/ do seu tumultuoso corao78 pois s a liberdade pode garantir a presena da sua irm, a responsabilidade79. Essa obedincia cadavrica, fruto do medo, da crena defunta de um Deus infernal80 que seu nome (e tremo [ao ouvir]) Deus do catecismo81. O poeta itabirano parece dar por encerrado a questo de Deus ao publicar Claro Enigma82, entretanto, o que parece realmente eliminar no Deus em si como um mistrio percebido no corao de um distrado agnstico83, pois esse parece transparecer na vida dos santos que ele sempre admirou. Fala das Teresas (de vila e Teresinha) como humano milagre do amor84 apesar desta ltima nunca ter lhe ouvido85. De So Francisco que por seu amor, o faz reconhecer sua limitao: No creio em vs [Deus] para vos amar [por isso] dai-me, Senhor, a s beleza86. Chega at mesmo reconher em Maria, me de Jesus o sentimento do universo/ contido em simples escultura como pastora daqueles de passos incertos87 e que a todos acolhe, entre humildes e poderesos88. Tambm olha com respeito e devoo seus amigos catlicos poetas como Alceu Amoroso Lima que o chama de servo

felicidade de tudo sobre ser escritor ou no. cf. CDA&MA, Carta s/n de CDA, Itabira, 01-04-1926. 78 Recusa, Boitempo. 79 Conversa de Amigos, Amar se aprende amando. 80 Desde o primeiro livro, Drummond menciona a pregao do padre que fala do inferno/ sem nunca ter ido l cf. Igreja, Alguma Poesia; bem como em sua fase metafsica menciona missionrios estrangeiros que trazem um inferno mais terrvel, cf. Sentimento de Pecado, Boitempo. 81 Ele, Boitempo. 82 Sobre o livro como uma fase encerrada na vida de um cidado In CDA&MA, Carta 103 de CDA, Belo Horizonte, 01.01.1931. 83 Um Lrio, por acaso, Discurso de Primavera. 84 Teresa, Viola de Bolso. 85 Um Lrio por Acaso, Discurso de Primavera. 86 Estampos de Vila Rica, Claro Enigma. 87 Divina Pastora, Viola de Bolso.

13

de Deus/ servo do amor, que cumplice de Deus89 e na poesia de Murilo Mendes parece enxergar a superao desse Deus [aptico] pago90. O poeta parece ter um certo apreo pela chamada Igreja popular ou da libertao, pois ao ler um boletim da Arquidiocese de Itabira de Dom Marcos Noronha, sobre o perigo do comodismo e da ganncia que se dirigia visivelmente s elites beneficiadas pela Vale do Rio Doce, reescreve a carta como cronica chamada Inventrio da Misria. Tambm em um de seus poemas menciona Dom Hlder como aquele que pregava a caridade91, bem como acompanha a trajetria de Paulo VI e o rebulio episcopal da poca92 93.O Deus que Drummond ir mesmo rejeitar o Deus do catecismo. Em Impurezas do Branco, junto com toda denuncia de hipocresia, fala desse Deus de estranha Kom Unik Assao que precisa ser salvo da sua terrvel inkomunikhassao94, esse Deus que no sabe o que faz, no sabe se comunicar e que pe medo95 nas pessoas como todas as demais instituies de seu tempo, e portanto, uma fidelidade de falso amor96 faz o povo brasileiro ter o vcio de esperar tudo da orao 97 e nada faz para mudar. Ao rejeitar a defunta crena, conforme entende o poeta, emerge o

A Voz, Discurso de Primavera. Alceu, Radiante Espelho, Amar se aprende amando. 90 Murilo Mendes Hoje/Amanh, Discurso de Primavera; cf. ainda Reunio em Dezembro, Amar se aprende amando. 91 HF, Versiprosa. 92 A Semana foi Assim, Amar se aprende amando. 93 Em seu acervo pessoal, doado ao Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira, sua terra natal, alm de Imitao de Cristo e de obras de San Juan de la Cruz, havia informativos da Arquidiocese de Itabira, o livro O Negro e a Igreja de Joo Evangelista Martins Terra, Igreja Popular de Boaventura Kloppenburg de 1983 e As Aventuras de um Menina Negra em Busca de Deus do escritor, dramaturgo e socialista irlndes Bernard Shaw. A idia de uma Igreja mais progressista parece ter chamado a ateno do poeta. Em um de seus poemas menciona a TPF [Sociedade Tradio Famlia e Propiedade] a combater cursilhos, bem como menciona que telogos holandeses observam: Jesus jamais se declarou Deus. 94 Ao Deus Kom Unik Asso, As impurezas do Branco. 95 Em uma entrevista pergunta-se ao poeta Qual o grande medo de Carlos Drummond de Andrade aos oitenta e cinco anos? A resposta: Medo, propriamente, no tenho, porque no tenho religio. No tenho partido poltico. Vivo em paz com meu critrio moral e minha conscincia. Cf. NETO, p. 56. 96 HF, Versiprosa. 97 Prece do Brasileiro, Versiprosa. Talvez Mario de Andrade tambm tenha influncia para essa crtica, pois coincide com o contedo de uma de suas cartas enviadas ao poeta mineiro:nada de esperar a graa divina de braos cruzados [...] a graa divina depende da nossa cooperao, dizem os tratadistas catlicos cf. CDA&MA, Carta 4 de MA, So Paulo de 1924.
89

88

14

Mistrio da inifnita benevolncia de Deus98 pois para ele o Amor estado de graa99 e sempre nascemos pelo amor100 e no sua miopia101 da verdade102, pois esse Deus aptico no h como entend-lo?103 a no ser que Deus seja canhoto e criou com a mo esquerda: Isso explica, talvez, as coisas deste mundo torto, um Deus, que caminhasse na trajetria do poeta, tambm gauche imagem e semelhana de Deus. 4. Por uma Teologia do pathos O pensamento potico apaixonado, pensa a partir daquilo que lhe afeta essencialmente e profundamente, pois o logos potico no arredio paixo, mas exatamentenpor meio do pathos que o logos penetra na realidade humana, revelando algo de si mesmo atravs do espelho do outro, dando-lhe a percepco seja do que mais humano, seja do que lhe sentido como desumano, e portanto uma potica de sentido104 que orienta o ser humano em seu devir procura da excelncia. A poesia de Drummond rejeita a associao a-patia/razo [teolgica inclusive] como uma combinao desumanizante, to forte que nem mesmo a f crist conseguira imunizar-se dela. A rigor, pode-se dizer que a poesia do autor itabirano no rejeita em absoluto, o

Deus, Brasilerio?, Poesia Errante. Flor Experiente, Corpo. 100 O Cachorrinho de Polister, Poesia Errante. 101 Verdade, Corpo. 102 Sobre a pergunta Deus existe?, responde: A mim que voc pergunta? [Ri] O que que eu posso dizer? Eu sei l! No tenho nenhuma prova de que ele existe. Voc acha que ele existe? opinio sua. Quem afirma que ele existe ou no existe emite uma opinio puramente pessoal, porque no h nenhuma base cientfica para afirmar ou para negar a existncia de Deus. O que se pode verificar imediatamente que existe uma ordem natural, uma organizao do universo fsico. E essa organizao por uns atribuda a um esprito superior chamado Deus. Por outros atribuda a um mistrio que a natureza vai sucessivamente deslindando mas ainda est muito longe de esclarecer de todo. Fico no meio. Considero-me agnstico. Sou uma pessoa que no tem capacidade intelectual e competncia para resolver o problema infinito que se existe ou no existe uma divindade. Cf. NETO, p. 57. 103 Deus e suas Criaturas, Corpo. 104 A idia de uma potica de sentido ou de uma potica existencial proposta por Heidegger na ltima fase de seu pensamento, de re-significar o absurdo da existncia, onde acredita ser a poesia e no o conceito capaz de fundar o ser em sua anlise existencial[Daseinanalyze]104, pois o logos da literatura, tal como da existncia contida nela, no se satisfaz com uma resposta da ratio, mas pede que o logos ilumine o paths humano, e mais, que tambm deixe ser iluminado por este ltimo cf. HEIDEGGER , Martin. Sein und Zeit. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 1967, pp. 2-8; ____________. Hinos de Hlderlin. Lisboa: Instituto Piaget,2004.
99

98

15

mistrio de Deus, mas sim sua mediao hermenutica herdada do estoicismo, conferindo ao tema da paixo um contorno barroco de um sofrimento provocado pela caducidade do mundo do qual se procura escapar, e por isso mesmo em seu fundamento hermenutico deixa margem para uma f descompromissada com os sculos, razo pela qual o poeta, que exatamente num movimento contrrio une-se ao sentimento do mundo e rejeita essa insensvel Trindade105
106

do Deus cristo, esse Deus que no ouve o clamor dos que sofrem,

para realizar Sua vontade. Contudo, h de se ir alm da superao barroca da paixo para afirmar um pensar teolgico apaixonado, e portanto, que parte do fenmeno propriamente humano de buscar um sentido para viver, onde o pathos tem seu momento privilegiado de revelao de si, ponto de partida para a o mistrio de Deus que se revela, pois a partir da percepo de si mesmo que o ser humano ir [re]orientar suas escolhas e passos rumo a possibilidade de ser que se abre. Uma teologia do pathos como uma teologia onde o fazer teolgico se assemelha ao poetar teolgico de um Logos que se deixa afetar pela realidade humana a ponto de se unir a ela e sentir toda a sua condio. Dentro de uma teologia do pathos Cristo pode ser visto e sentido como o Humano do humano107, Aquele que penetra profundamente na vida e na razo de ser do humano reconduzindo-o a novas possibilidades de humanizar a prpria existncia na medida em que participa da vida de Deus nos passos de Cristo e de sua Paixo [pelo
105 106

Tiradentes (Com muita honra), As impurezas do branco. Uma teologia do pathos se desenolve dentro da procura da teologia moderna de superar a apatia do Deus aristotlico presente na teologia barroca da paixo, herana de um estoicismo que resiste a teologia dos capadcios e mesmo a envergadura teolgica de Agostinho que crtica esse olhar negativo dos esticos sobre as paixes oposto ao cor inquietum do cristo, chegando at mesmo a uma leitura tomista seletiva que aboliu o aspecto afetivo da gnoseologia tomsica que compreende a dimenso afetiva e valor positivo das paixes dissociando do Deus aptico como um Deus que em sua onipotncia decide se auto-limitar para respeitar a liberdade humana, para salvaguardar a possibilidade do amor, sua impotncia na verdade sinal de um Deus que vence o sofrimento no sofrimento (Moltmann), e por isso seu silncio no indiferena aptica, mas um chamado maior ateno para aquilo que quer falar ao ser humano ouvinte de Sua palavra a fim de lhe apontar caminhos de superar essa dor (Rahner), pois em seu silncio seu amor permanece ativo (Evdokimov). Cf. AGOSTINHO, Civitas Dei, V, VI e XIV; MOLTMANN, Jrgen. El Dios Crucificado; RAHNER, Karl. Appels au Dieu du silence; EVDOKIMOV, Paul. O Silncio Amoroso de Deus. 107 A vinculao de Logos como o humano do humano de FRANKL, Viktor. Fundamento y aplicaciones

16

humano], Morte [do que desumano] e Ressurreio [de recomear uma histria mais humana]. No pode haver uma mudana de prxis sem o pathos que a impulsiona e direciona108.Uma teologia da praxis circunscrita aos limites da razo corre o risco de ir somente at onde a esperana pode ser calculada, at onde pode vislumbrar um projeto concreto de remodelagem da sociedade, correndo o risco de tornar a esperana tributria de uma ideologia. O poeta brasileiro atingiu tal limite e sua insuficincia, mas no perdeu a paixo pelo humano, tornando-se elemento crtico da ideologia. Uma teologia do pathos procura reavivar a brasa109 de uma teologia da praxis, percebendo que a libertao antes de atingir as estruturas sociais latino americanas emerge de uma alma latino americana, que antes de pensar politicamente, sente o sofrimento do continente e a alegria da esperana de descobrir o ser humano como indestrutvel, sendo impulsionado por seu desejo de sentido, redescobrindo-o toda vez que este se esvai, tal como o poeta em cada fase de sua poesia/vida, e por que prprio do ser humano a resistncia, pode reconstruir sobre as runas de sua iluso, uma nova realidade. A teologia ao atentar para o pathos interpenetra-se com a teologia da praxis redescobrindo-a no locus theologicus mais profundo, o da espiritualidade, como um modo de ser cristo latino americano, em sua paixo pelo humano e averso pelo desumano, onde o sensus humanus do poeta parece estar mais afinado a uma teologia que parte do mistrio antropolgico, resgatando e re-afirmando ao sensus fidei do telogo110 sua misso de salvar o humano e no conden-lo. Ento a poesia pode reconciliar-se com a teologia, quando o sonho de ambas o de uma nova humanidade.

de la Logoterapia. Buenos Aires: San Pablo, 2007, p. 23. 108 Plato j na Republica entende que sem o pathos no poderia haver mudana na praxis cf. Republica V, 477 sobre a contemplao do belo que orienta o logos. Cf. PRADEAU, Jean Franois. Plato, antes da inveno da paixo In BESNIER, Bernard; MOREAU, Pierre-Franois; RENAULT Laurence. As Paixes Antigas e Medievais teoria e crtca das paixes, pp. 23-36. VILLAS BOAS, Alex. Dos teus lbios aos meus In LAUAND,
Jean (org.). Estudos de Filosofia e Educao, pp. 73-85.
109 110

A brasa [reshapeiha] pode ser vista como smbolo da paixo na Bblia. Cf . VILLAS BOAS, p. 77-81. RAHNER, Karl. Das Wort der Dichtung und der Christ, pp. 441-454.

17

Bibliografia
ANDRADE, Mario de. Aspectos da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Americ-Edit., 1943. BISCHOF, Betina. Razo da Recusa Um estudo da poesia de Carlos Drummond de Andrade. So Paulo: Nankin Editorial, 2005. CANDIDO, Antonio. Vrios Escritos 3. Ed. So Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 122-123. ANDRADE, Carlos Drummond de; ANDRADE, Mario de. CARLOS & MARIO Correspondncia entre Carlos Drummond de Andrade e Mario de Andrade Prefcio de Notas de Carlos Drummond de Andrade e Silviano Santos. Rio de Janeiro: Editora Bem-tevi, 1988. CRITELLI, Dulce Mara. Analtica de Sentido Uma aproximao e interpretao do real de orientao fenomenolgica 2. Edio So Paulo: Ed. Brasiliense, 2007, pp. 71-114. EAGLETON, Terry. The Meaning of Life. London: Oxford University Press, 2007 EVDOKIMOV, Paul. O Silncio Amoroso de Deus. Aparecida: Ed. Santurio, 2007. HEIDEGGER, Martin. Hinos de Hlderlin. Lisboa: Instituto Piaget,2004. _________________. Sein und Zeit. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 1967., 447 p; LAMAISON, Didier Introduction In ANDRADE, Carlos Drummond de. Posie. Paris: Gallimard, 1990, p. 12-13. MOLTMANN, Jrgen. El Dios Crucificado. Salamanca: Ed. Sgueme, 1977. NETO, Geneton Moraes.Dossi Drummond.2a. Ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2007. POMPEIA, Joo Augusto; SAPIENZA, Bil Tatit. Na presena do Sentido Uma aproximao fenmenologica questes existenciais bsicas. So Paulo: Paulus/EDUC, 2004. PRADEAU, Jean Franois. Plato, antes da inveno da paixo In BESNIER, Bernard; MOREAU, Pierre-Franois; RENAULT Laurence. As Paixes Antigas e Medievais teoria e crtca das paixes. So Paulo: Loyola, 2008, pp. 23-36. RAHNER, Karl. Appelau Dieu du silence. S.L.: Salvator, 1966. ____________. Schriften zur Theologie Band IV Neure Schriften. Zrich: Benzinger/Kln: Einsiedeln, 1967, pp. 441-454. RAMOS, Maria Luiza. Fenmenologia da Obra Literria. Rio de Janeiro: Ed. ForenseUniversitria, 1969. SANT'ANNA, Affonso Romano. Gauche no tempo. Rio de Janeiro: Lia,Editor, 1972 VILLAS BOAS, Alex. Dos teus lbios aos meus In LAUAND, Jean (org.). Estudos de Filosofia e Educao. Vol. 8 Edio Especial VIII Seminrio Internacional CEMOrOc: Filosofia e Educao. So Paulo: CEMOrOc/EDF-FEUSP/Factash Editora, 2008, pp. 73-85.
WALTY, Ivete Lara Camargos & CURY, Maria Zilda Ferreira. Drummond - poesia e experiencia. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2002.

18

You might also like