You are on page 1of 16

Segundo

Brown e Lomolino (2006), a cincia que se preocupa em documentar e compreender modelos espaciais de biodiversidade. Para Troppmair apud Mueller (1976) a Biogeografia pesquisa as razes da distribuio dos organismos, das comunidades vivas (biocenoses) e dos ecossistemas nas paisagens, pases e continentes do mundo. La Biogeografa tiene por objeto el estudio de la distribuicin de los seres vivos sobre la superficie del globo y la puesta en evidencia de la causas que rigen esta distribucin, Lacoste e Salanon (1981). Troppmair (2008) estuda as interaes, a organizao e os processos espaciais do presente e do passado, dando nfase aos seres vivos Biocenoses que habitam determinado local: o Biotopo. uma cincia???

Cincia

biolgica que estuda a distribuio dos seres vivos no ESPAO e atravs do TEMPO. Assim, estuda-se a distribuio da vida com base em sua dinmica na escala espacial e temporal no planeta Terra. Entender a FORMA como os organismos esto distribudos no planeta - "por que os organismos esto onde esto?" - estudar o seu padro de distribuio. H vrios tipos de processos espao-temporais que podemos citar, como: tectnica de placas, alteraes no nvel do mar, ciclos glaciais, etc.
(modificado de Paleomap Project)
Fonte: http://www.ib.usp.br/~silvionihei/biogeografia.htm

em (Meteorolgica 355 a.C) formulou algumas questes: De onde veio a vida, e como se diversificou e se espalhou atravs do globo? O desenvolvimento da Biogeografia est atrelada a poca da explorao (sculo XVIII). Bilogos e Naturalistas catlogos da Biodiversidade. 1. Desenvolver um esquema padronizado e sistemtico para classificar o crescimento abundante e rpido das espcies. 2. Havia espcies demais para serem acomodadas na bblica Arca de No. Bilogo ambicioso Carolus Linnaeus (1707 1778) desenvolveu um esquema de classificar toda a vida existente : Sistema de nomenclatura binomial . Acreditou que as sp eram imutveis. A lista de espcies inclua organismos adaptados a diversos ambientes. Como poderia ter se espalhado de um nico local?
Aristteles

Arca de No, aps sobrevivido aportou no Monte Ararat.

Centro de Origem

Linnaeus raciocinou que cada zona abrigava um conjunto distinto de sp, sem sofrer alteraes, mas adaptada a cada ambiente.

Conde Buffon (1707 1788): naturalista, bilogo, matemtico Idias de Buffon influenciaram Lamarck e Darwin; Estudou os mamferos vivos e os fsseis. Considerou que as sp no haviam originado de uma montanha devido as mudanas climticas, poderiam ter migrado, em que as sp se separaram, se modificaram. Assim, Buffon fornece elementos chaves para a teoria da biogeografia moderna , que os climas e as espcies so mutveis. Lei de Buffon 1 Princpio da Biogeografia as regies ambientalmente similares e isoladas geograficamente possui # sp de mamferos e aves. Foster ( 1729 1798) deu contribuies a fitogeografia e a biogeografia em geral. em viagens com o Capito Cook apresentaram os primeiros zoneamentos sistemticos globais de regies biticas. Contribuies aos estudos de Biogeografia Insular O gradiente latitudinal contribui para a > de sp do Equador aos plos

Alexander

Von Humboldt (1769 1859): naturalista, as viagens o

possibilitou comparar, analisar e correlacionar aspectos fisionmicos

da vegetao.
Pai

da Fitogeografia viagens aos Andes, fazendo levantamentos florsticos conclui

Aps

que mesmo no interior das regies as plantas estavam distribudas em zonas de altitude, ou cintures florsticos, variando tambm nas latitudes.
Introduziu

a anlise isotrmica:

(linhas em mapa ligando pontos de TC similar)

Augustin P. de Candolle (1778 1841): Botnico Suo Organismos influenciados por gua, luz e calor

Competio por esses recursos Flora Insular: com as observaes de Foster, as sp. So influenciadas pela idade da ilha, vulcanismo, clima e insolao.

O botnico De Candolle dividiu a Biogeografia em duas sub-reas: Biogeografia Ecolgica Estuda como os processos ecolgicos que ocorrem a curto prazo atuam sobre o padro de distribuio dos organismos; Analisa a distribuio dos seres vivos em funo de suas adaptaes s condies atuais do meio. Biogeografia Histrica Estuda como os processos ecolgicos que ocorrem a longo prazo atuam sobre o padro de distribuio dos organismos; Explica a distribuio dos seres vivos em funo de fatores histricos.

Fonte:http://www.ib.usp.br/~silvionihei/biogeografia.htm

1800: Padres biogeogrficos fundamentais Abandono da viso de uma Terra esttica O conhecimento sobre as mudanas na Terra e das sp., continuavam defasado, em vista, do rpido crescimento no conhecimento da estrutura geolgica da Terra. Lyell pai Principais Avanos: da geologia Melhor estimativa da idade da Terra; Melhor entendimento da dinmica dos continentes; Melhor entendimento dos mecanismos de propagao e diversificao da sp: disperso, vicarincia, extino e evoluo. Darwin
Wallace Hooker

Charles Lyell (1797 1875): Pai da Geologia e da Paleobotnica Atravs dos registros possvel identificar os climas passados. As formas de vida adaptadas a climas tropicais habitaram outras regies (temperadas). Documentou mudanas nvel do mar Superfcie da Terra modificada pela eroso e soerguimento das montanhas Teoria do Uniformitarianismo processos geolgicos que

atuam hoje sobre a superfcie da Terra, modificando-a, agiram semelhantemente no passado geolgico.

Darwin 1809 -1882 Cinco anos de viagem pelas ilhas do Atlntico, do Pacifico, e do Oceano Indico. Teoria da Evoluo Diversificao e a adaptaes de biotas resultaram na seleo natural.
Charles

1823 -1913 Destaque para a Zoogeografia Desenvolveu um mapa preciso das regies biogeogrficas da Terra. Wallace Line
Wallace

Fonte: http://biogeografia-ufsm.blogspot.com/2010/06/introducao-biogeografia.html

Alfred Wegener 1880 -1930

Teoria

da deriva continental (1912 e 1956) com

base no espao geolgico e algumas evidncias biolgicas de grandes deslocamentos dos continentes.
Criticada

por Simpson e Darlington argumentando

que era muito fcil deslocar animais do que

continentes inteiros.
Foi

aceita no final da dcada de 1960

revolucionando a biogeografia histrica

Hennig

1966

Base

da

metodologia

cladstica

de

anlise

filogentica.
Evoluo dos grupos taxonmicos
L.

Os grupos so formados por relaes de parentesco estabelecidas atravs de um ancestral comum.

Croizat 1958

Panbiogeografia a Terra e a vida Biogeografia Vicariante


a histria geolgica pode ajudar-nos a compreender a histria dos organismos, assim como a histria dos organismos pode ajudarnos a entender a histria de nosso planeta

Especiao processo em que as sp se diferenciam a


partir de outras .

< http://cienciae.blogspot.com/2010_04_01_ archive.html> Acesso em 24 Ago de 2011. <http://www.ib.usp.br/~silvionihei/biogeografia.htm> Acesso em 24 Ago de 2011.

Referncias Bibliogrficas
BROWN, J. H. & LOMOLINO, M. V. Biogeografia. 2 ed. Ribeiro Preto/SP: FUNPEC Editora, 2006.

You might also like