You are on page 1of 12

LFG PENAL Aula 03 Prof.

Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

Legalidade Formal e Legalidade Material No basta uma legalidade formal (obedincia aos trmites legislativos procedimentais LEI VIGENTE), havendo que existir uma legalidade material, isto , devem ser obedecidos no somente as formas e procedimentos impostos pela Constituio, mas tambm, e principalmente, o seu contedo e dos tratados internacionais de direitos humanos (garantias LEI VLIDA). J deu para perceber que uma lei se obedece todos os trmites legislativos, procedimentais (discutida, votada, aprovada, sancionada) se torna vigente. Mas a lei vigente hoje, no necessariamente vlida. Para que seja vlida tem que respeitar a Constituio e os tratados de direitos humanos no contedo. No pode alei punir determinada crena. Jamais ser vlida. No se pode punir a crena no pas que respeita a liberdade de crena. Se vc tem uma lei obedecendo os procedimentos legislativos, esta lei vigente. Para que se fale em lei vlida, ela tem que respeitar o contedo da Constituio Federal e o contedo dos tratados de direitos humanos caso, obviamente, no tenha status constitucional, porque se tiver, j est l em cima, no bolo. 2 exemplos recentes que o Supremo julgou vigentes duas leis invlidas, ou julgou invlidas duas leis vigentes: 1) Foro por prerrogativa de funo tentaram atravs de lei ordinria estender o foro por prerrogativa de funo para ex-autoridades, para atos de improbidade. O que o STF fez? Essa lei totalmente invlida. Ela contraria a Constituio Federal. A Constituio traz as hipteses de foro por prerrogativa. Somente Emenda Constitucional pode ampliar o rol. E no pode ser estendido para ex-autoridades porque fere o princpio da isonomia. A lei que estendeu o foro por prerrogativa de funo foi considerada invlida, inconstitucional. Exemplo de lei vigente e invlida. 2) Regime integralmente fechado obedeceu os procedimentos legislativos. Foi discutido, votado, aprovado. Porm, contrariou, de acordo com o STF, a Constituio Federal. O regime integralmente fechado ofende o princpio da isonomia. Se tortura pode progredir, por que os demais crimes hediondos no podem? O STF tambm disse que fere o princpio da individualizao da pena, fere o princpio da razoabilidade, fere o princpio da dignidade da pessoa humana. Vejam quantas garantias constitucionais foram feridas por uma lei vigente. Formas de se declarar invlida uma lei penal H 4 formas de se declarar invlida uma lei penal: 1. Controle Concentrado Aes Diretas: quando se fala em controle concentrado, se fala em ao direta. Isso significa que a lei questionada diretamente no STF. O Supremo analisa a lei em abstrato e ao fazer isso, sua deciso tem efeito erga omnes. 2. Controle Difuso Aes Indiretas (habeas corpus, recursos...). A lei, antes de chegar no Supremo, percorreu os outros tribunais (da dizer-se ao indireta). Aqui o STF analisa o caso concreto, logo, sua deciso s tem efeito inter partes.

26

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

3. Controle Difuso Abstrativizado Eu tenho uma lei (ao indireta) que questionada no TJ e no TRF. Depois no STJ e chega no STF. Isso controle difuso. E se eu disser que o STF analisou a lei em abstrato? E agora? O trmite, a forma como chegou no supremo, controle difuso (ela foi pulando). Mas o supremo analisou a lei abstratamente. E com o ele faz isso? No controle abstrato. Neste caso, o Supremo deu lei o efeito erga omnes. O modo como a lei chegou no Supremo (ao indireta) tpico de controle difuso. Mas o modo como o Supremo analisou o caso tpico de controle concentrado. Como se chama isso? Controle Difuso Abstrativizado. Essa abstrativizao do controle difuso isso: o caso chega no Supremo indiretamente, mas o Supremo analisa como se fosse diretamente e, por isso, lhe d os efeitos da ao direta: erga omnes. Foi assim que o Supremo declarou inconstitucional o regime inconstitucionalmente fechado. Declarou em uma habeas corpus. Chegou indiretamente. Mas o Supremo, ao invs de analisar aquele caso, resolveu analisar a lei em abstrato. Deu efeito erga omnes a um mero habeas corpus. Ele abstrativizou o controle difuso. 4. Controle de convencionalidade falamos sobre isso. Tratado de direito humanos aprovados com quorum de emenda tem status constitucional. Neste caso, o controle de constitucionalidade. O controle de convencionalidade s h hiptese de ele ter status supralegal e esse controle sempre difuso. Se perguntarem as formas de perguntar a validade de uma lei, a resposta so as 4 formas de se controlar a validade material de uma lei. E com isso, fechamos princpios da legalidade. Se cair em concurso dissertao sobre isso, a dificuldade vai ser o que deixar de fora.

LEI PENAL NO TEMPO Art. 4, do CP Tempo do crime Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Este artigo importante, no apenas para analisar quando se imputvel ou inimputvel, mas principalmente para saber, no caso de sucesso de leis, qual lei se agrega ao fato e com ele segue at o final. 1. Teorias do tempo do crime 1.1. O art. 4, adotou a TEORIA DA ATIVIDADE Considera-se praticado o crime no momento da conduta, ainda que outro seja o do resultado. 1.2. Diferente da teoria do RESULTADO. Para a teoria do resultado considera-se praticado o crime no momento do resultado. 1.3. E tambm no se confunde com a teoria MISTA ou da UBIQUIDADE. Nesta teoria, considera-se praticado o crime no momento da conduta ou do resultado. Tanto faz.

27

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

Lendo o art. 4, do Cdigo Penal, fica fcil perceber que ele adotou a teoria da atividade. O que importa o momento da conduta, ainda que outro seja o momento do resultado. 2. Aplicaes prticas da Teoria da ATIVIDADE Para entendermos a importncia dela. 1) Quando a vtima levou o tiro, o agente era menor de idade. Quando a vtima morreu, o agente j era maior de 18 anos. Pergunto: ECA ou CP para ele? ECA, porque de acordo com o art. 4, o crime se considera praticado no momento da conduta e no do resultado. Fcil isso. 2) No momento do tiro, a vitima era menor de 14 anos. No momento da morte, a vtima j era maior de 14 anos. Pergunta-se: incide o aumento? Caiu no MP/MG. Eu tenho que analisar a idade dela no momento da conduta e no no momento do resultado. Se no momento da conduta, era menor, incidir o aumento. na conduta que se considera o crime praticado. Art. 121, 4, 2 parte: 4o No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. (Redao dada pela Lei n 10.741, de 2003). 3) Sucesso de leis penais no tempo Significa que no momento do tiro, havia a lei A, no momento da sentena, a lei B. Qual lei o juiz vai aplicar? A do momento do tiro ou a do momento da sentena? Em regra, a lei vigente ao tempo da conduta. Esse em regra significa que haver eventual retroatividade. E exatamente sobre essa terceira aplicao prtica de que tratar o resto da aula. 3. Sucesso de leis penais no tempo Como h uma efetiva sucesso de leis penais no tempo, surge o conflito. Como decorrncia do princpio da legalidade, aplica-se, em regra, a lei vigente ao tempo da realizao do fato criminoso (tempus regit actum). Ou seja, as leis penais, em princpio, regram os fatos praticados a partir do momento em que passam a ser leis penais vigentes. A regra em direito penal tambm a do tempus regit actum. O candidato fica bitolando, achando que essa regra s do processo penal. Contudo, essa mesma regra (da irretroatividade) cede diante de alguns casos, excees fundamentadas em razes poltico-sociais. 28

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

O professor fez questo de ditar isso porque isso vai ser a introduo da sua dissertao sobre a lei penal no tempo. A gente nunca sabe como comear lei penal no tempo. Quando se fala em conflito da lei penal no tempo, surgem quatro situaes: 1) No momento da conduta, o fato atpico lei posterior criminaliza o fato, cria-se a lei incriminadora em momento posterior. Exemplo: no momento da conduta: permitir entrada de celular em presdios. Veio lei posterior e cria o art.319-A, do CP: eu vou poder punir o diretor da penitenciria? Claro que no. Aqui, essa lei irretroativa. Art. 1, do Cdigo Penal. 2) No momento da conduta, vc tem o fato tpico A punvel com 2 a 4 anos momento posterior, altera-se a pena para 2 a 5 anos. Pergunto: a lei posterior retroativa ou irretroativa? Continua crime mas alterou a pena para mais grave. irretroativa. Art. 1, do CP. Aconteceu isso com a pena da corrupo. Era de 1 a 8. E passou a ser de 2 a 12. Essa alterao irretroativa. 3) No momento da conduta, havia a lei penal A (era crime). No momento posterior, o legislador aboliu a lei A (deixou de ser crime). Isso aconteceu, por exemplo, com adultrio. Essa lei posterior, abolicionista retroage ou no retroage? Trata-se a hiptese de a abolitio criminis retroativa, nos termos do art. 2, do Cdigo Penal. Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. 4) No momento da conduta, havia a lei A punindo com 2 a 4 anos. No momento posterior, vem a lei B e reduz a pena para 1 a 2 anos. No aboliu nada. O que era crime continua crime. Somente diminuiu a pena. Retroativa ou irretroativa? Retroativa. O fundamento o nico do art. 2 , do CP, trata do tema: Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Essas so as quatro situaes com as quais nos depararemos. Agora vamos aprofundar. 4. Abolitio Criminis

O art. 2 traz a abolitio criminis, que nada mais lei que deixa de considerar um fato criminoso. Hiptese de supresso da figura criminosa. Natureza jurdica

Qual a natureza jurdica do art. 2? So duas as correntes. 1 Corrente (adotada pelo CP) a abolitio criminis tem natureza de causa extintiva da punibilidade.

29

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

2 Corrente causa extintiva da tipicidade, extinguindo, por conseguinte, a punibilidade. Olha o fundamento dessa segunda corrente. Ela diz o seguinte: a prescrio extingue a punibilidade, o tipo permanece. A decadncia extingue a punibilidade, o tipo permanece. A morte do agente extingue a punibilidade, porque o tipo permanece. A abolitio criminis no. Ela exclui o tipo e ao fazer isso, o Estado no tem mais como punir. Quando os fatos prescrevem, os fatos prescrevem, o tipo continua existindo. Aqui, no. Aqui, o fato deixa de ser criminoso. Flvio Monteiro de Barros adota essa corrente.

Qual dessas correntes o Cdigo penal adotou? Adotou a primeira corrente no art. 107, III, que coloca a abolitio criminis como causa extintiva da punibilidade: Art. 107 - Extingue-se a punibilidade: III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso; Lei abolicionista respeita coisa julgada?

Lei abolicionista no respeita coisa julgada. Ela pode excluir o crime mesmo na fase de execuo. Pergunta de concurso: O art. 2, ao dizer que lei abolicionista diz respeito coisa julgada fere a constituio (art. 5, XXXVI a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada)? Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. O art. 2, quando diz que a lei abolicionista no respeita coisa julgada, no est ferindo o art. 5, XXXVI? No. Por que no? O art. 5, XXXVI, traz garantias mnimas contra o Estado que no pode usar esse artigo para punir o cidado. Se desrespeitar a coisa julgada bom para o cidado e ruim para o Estado, pode. O que no pode o contrrio. A garantia do cidado. O art. 2, do Cdigo Penal, ao determinar que lei abolicionista no respeita coisa julgada, no ofende o art. 5, XXXVI, da Constituio, pois o mandamento constitucional tutela a garantia do cidado, e no o direito de punir do Estado. O art. 2 prev tambm a cessao dos efeitos penais da sentena condenatria. Os efeitos civis permanecem. Ou seja, a sentena penal condenatria continua servindo como ttulo executivo. Lei abolicionista pode retroagir na vacatio?

Aconteceu isso com a Lei de Drogas. Ela no trouxe mais a priso para o usurio. S a advertncia. Os drogados comearam a pedir a aplicao da lei nova, ainda que na vacatio porque mais benfica. Pode? 1 Corrente Lei abolicionista no pode retroagir na vacatio, pois lei na vacatio no tem eficcia jurdica ou social ( a que prevalece). 2 Corrente Considerando a finalidade da vacatio, qual seja, dar conhecimento da lei, possvel retroagir para aqueles que demonstram conhecer que o ordenamento fora alterado. Se vc demonstra isso, a vacatio para vc surtiu efeito. 30

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

5.

Sucesso de leis penais no crime continuado Como fica a retroatividade ou ultratividade da lei penal no crime continuado?

O que crime continuado? Nada mais do que reiterao de crimes nas mesmas circunstncias de tempo, local e modo de execuo. Isso igual a crime nico (fico jurdica). Imaginemos 5 furtos praticados nas mesmas circunstncias de tempo, local e modo de execuo. Para o legislador, haver um furto s. Vamos imaginar que no momento em que comeou a ser praticado esse furto, era punido com 2 a 4 anos. No meio da continuidade, vem a lei B e passa a punir o furto com 2 a 8 anos. Qual lei ser aplicada, considerando-se que a lei, por fico jurdica, diz que s h um furto? A que comeou a cadeia (2 a 4) ou a que terminou a cadeia (2 a 8). 1 Corrente A lei mais benfica a que dever ser aplicada. No caso, a lei A dever ser aplicada em toda a cadeia. Haver apenas um grande furto a ser regulado pela lei mais benfica. 2 Corrente Se o crime nico, ele se considera praticado tanto aqui quanto l. Tanto no primeiro, quanto no ltimo ato. Ento, aplica-se a ltima lei sempre, ainda que mais gravosa. Esta segunda corrente est sumulada no Supremo, que contrariou a doutrina. Smula 711: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. 6. Combinao de leis

possvel combinao de leis? No momento do crime, eu tenho a lei A punindo com 2 a 4 anos, mais 10 a 30 dias-multa. No momento da sentena, eu tenho a lei B, punindo com 2 a 8 anos, porm com 10 a 20 dias-multa. A lei A era mais benfica na pena privativa, porm malfica na pena pecuniria. A lei B, o contrrio. Pode o juiz, na hora de sentenciar, aplicar o que melhor de uma lei e o que melhor de outra para o ru? 1 Corrente No pode combinar leis, pois assim agindo, o magistrado est legislando, criando uma terceira lei. Nlson Hungria o grande defensor desta corrente que diz que o juiz estaria criando uma lex tercia (terceira lei). 2 Corrente Se o juiz pode o mais, que ignorar um a lei e aplicar a outra por inteiro, ele pode o menos, que ignorar uma lei em parte e aplic-la em parte. A segunda corrente admite combinao, considerando poder o juiz ignora-la no todo, logo, por que no em parte? 3 Corrente No pode combinar, competindo ao ru escolher qual lei ele quer que seja aplicada. 31

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

ALERTA: A primeira corrente prevalece na doutrina clssica que afirma ser essa primeira corrente posio do STF e do STJ. A segunda corrente prevalece na doutrina moderna (Rogrio Greco, Damsio, Luiz Flvio, Flvio Monteiro de Barros). E a terceira corrente tem UM JULGADO (no posio do STJ) da Ministra Laurita Vaz. Para a prova objetiva, ficar com a primeira corrente. Cuidado! O professor d duas provas (dois julgamentos importantes) de que o Supremo e o STJ admitem combinao de leis (apesar de a doutrina dizer que no): a) O STF admitiu combinao de leis: ao art. 14 da Lei de Drogas antiga ele aplicou a pena do art. 288, do Cdigo Penal, alterado pela lei 9072/90. A pena deste eu vou aplicar neste. Ficou o art. 14 com a pena do art. 288. O art. 14 tinha uma pena de 3 a 10. A partir de agora tem a mesma pena do art. 288. b) O STJ vem admitindo combinao de leis no trfico de drogas oriundo da lei nova. A Lei 6368/76 pune o traficante com pena de 3 a 15 anos. A lei 11.343/2006 pune o traficante com pena de 5 a 15, porm, diminui a pena se primrio, etc. Esse benefcio s existe para o traficante da lei nova. O que o STJ est fazendo? Usando o benefcio e aplicando na lei velha. Isso ou no combinao de lei? S existe para o traficante novo. Est aplicando para o traficante velho e isso combinao de lei. Ento, apesar de a doutrina dizer que o STF e o STJ no admitem combinao de leis, o professor d dois exemplos em que o STF j admitiu e o STJ vem admitindo. (Fim da 1 parte da aula) 7. Depois do trnsito em julgado, quem aplica a lei mais benfica? Depende. Todo mundo responde juiz da execuo. Mas a resposta : depende. Se eu estiver diante de uma mera aplicao matemtica, por exemplo, uma causa de diminuio de pena em razo da idade, quem aplica o juiz da execuo. Smula 611, do STF Smula 611, STF: Transitada em julgado a sentena condenatria, compete ao juzo das execues a aplicao de lei mais benigna. Agora, cuidado, h uma segunda situao que no d para aplicar essa smula: quando conduzir a juzo de valor. Exemplo: causa de diminuio em razo do pequeno prejuzo. O que pequeno prejuzo? Saber isso remonta um juzo de valor. Se assim, para conseguir a aplicao da lei mais benfica, preciso se valer da reviso criminal. preciso analisar: a aplicao da lei mais benfica meramente matemtica? Se sim, juiz da execuo. Exige, por outro lado juzo de valor como, por exemplo, saber o que pequeno prejuzo? Ento no pode mais ser o juiz da execuo. Vc ter eu buscar a aplicao da lei mais benfica em uma reviso criminal. 8. Retroatividade da lei penal em caso de lei penal em branco

Como aplicar a retroatividade da lei penal quando se trata da lei penal em branco? Isso est no livro do Rogrio Greco e vem despencando em concurso.

32

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

A lei penal em branco pode ser homognea ou heterognea. Na homognea h lei complementada por outra lei. Na heterognea, h lei complementada por espcie normativa diversa, por exemplo, portaria. Quando altera o complemento, h retroatividade, se mais benfica? Se eu estiver diante de uma norma penal em branco, homognea, toda alterao mais benfica do complemento, retroage. Se eu casei sabendo de um impedimento da lei civil e no futuro a lei deixa de considerar esse impedimento, isso retroage em meu benefcio. No caso de lei penal em branco heterognea, a retroatividade do complemento depende da inteno da alterao. Se for uma alterao apenas para atualizar, no retroage. Se for uma alterao para descriminalizar, retroage. Vamos supor que era crime vender carne por preo superior tabela do governo (Lei 1521/51 Crime contra a economia popular na poca havia uma louca inflao). A tabela era sempre atualizada por conta da inflao. O que era 20, no ms seguinte, passava a ser 30. Se vc vendeu por 25 no ms que autorizava a vende a 20, vc infringiu a norma. No foi porque ela foi atualizada depois para 30 que a lei passa a permitir vender por 25. Ento, no h retroatividade em benefcio. 2 hiptese: eu tenho uma portaria dizendo o que droga. O Ministrio da Sade retira dessa tabela uma substncia. Neste caso, houve descriminizao da substncia. Nesta hiptese retroage. Na hiptese de norma penal em branco sofrendo alterao de contedo, sempre que se alteram as respectivas normas complementares, surge a questo de saber se, em relao a essas alteraes, devem incidir as regras da retroatividade. Quando o complemento for lei (NPB homognea), a sua alterao benfica sempre retroagir. Contudo, quando o seu complemento for norma infralegal, deve-se atentar se a alterao da norma extrapenal implica ou no supresso criminosa. Se a alterao implica supresso criminosa, retroage (por exemplo, retirar da portaria respectiva a substncia lanaperfume); se a alterao no implica em supresso criminosa (mera atualizao de tabela), no retroage. Quem explica assim? Francisco de Assis Toledo. 9. Ultratividade das leis excepcionais e temporrias Lei excepcional ou temporria - Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. O art. 3 traz a ultratividade das leis excepcionais e temporrias. O art. 3 prev lei temporria junto com a excepcional. Lei temporria aquela que tem prefixado no seu texto o tempo de sua vigncia. aquela lei que diz: terei vigncia do dia tal ao dia tal. 33

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

Lei excepcional ou lei temporria em sentido amplo esta lei a que atende a transitrias necessidades, tais como guerras, calamidades, epidemias, etc., enfim, a transitrias necessidades estatais. Isso vai cair na prova!

Vamos imaginar que vem a seguinte lei: O furto ser qualificado enquanto perdurarem as enchentes em Santa Catarina. Vejam que a lei excepcional no tem prazo de validade. Ela perdura enquanto perdurar o estado de necessidade, enquanto persistir o estado excepcional. O que o art. 3 diz? Todos os furtos praticados durante as enchentes, sero punidos mesmo cessadas as enchentes. a ultratividade da lei temporria e da lei excepcional. Por que importante isso? Por que importante torn-las ultrativas mesmo depois de sua vigncia? importante a ultratividade dessas leis para evitar a sua ineficincia. Tanto a lei temporria quanto a lei excepcional vo continuar punido os fatos praticados durante a sua vigncia. Zaffaroni diz que o art. 3 no foi recepcionado pela Constituio. Por que isso? Porque a Constituio diz que, nos termos do art. 5, XL, a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. O que Zaffaroni est dizendo? Que, se em razo de sucesso de lei ou cessada sua vigncia ela beneficia, ela tem que retroagir e a Constituio no excepciona as leis temporrias e excepcionais. Se a Constituio no faz essa ressalva, o art. 3 no foi recepcionado. Beneficiou? Retroage sem exceo. O art. 3, do Cdigo Penal est prevendo uma hiptese da lei que perdeu a sua vigncia, mas continua atingindo os fatos praticados na sua poca. Isso ultratividade malfica. Para ele, a Constituio no recepciona. Para Defensoria Pblica, essa a tese. Mas como se pode rebater a tese de Zaffaroni? A lei nova no revoga a anterior porque no trata exatamente da mesma matria, do mesmo fato tpico ( a anterior que deixa de ter vigncia em razo de sua excepcionalidade). No h, portanto, um conflito de leis penais no tempo (na medida em que a lei posterior no cuida do mesmo crime definido na anterior). Por isso que no h nenhuma inconstitucionalidade no art. 3. No caso de Santa Catarina, o furto era qualificado se praticado durante as enchentes. No se trata de lei nova conflitando com lei anterior. Furto durante a enchente uma coisa. Acabou a excepcionalidade, o crime de furto, se praticado, ser outro. 10. Abolitio Criminis x Princpio da Continuidade Normativo-tpica

Caiu no MPF. No se pode confundir abolitio criminis com princpio da continuidade normativo-tpica. Na abolitio criminis existe uma revogao formal e uma revogao material. Na abolitio criminis a inteno do legislador no mais considerar o fato criminoso. uma hiptese de verdadeira supresso da figura criminosa. Por exemplo: A seduo (art. 217) foi objeto de abolitio criminis porque o 217 foi revogado e o que o 217 punia no se pune mais em lugar nenhum. Outro exemplo: Adultrio (art. 240). Houve a revogao formal do art. 240 e aquilo que o art. 240 punia, no se pune mais. 34

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

Princpio da continuidade normativo-tpica aqui existe uma revogao formal, porm, permanncia do contedo tpico em outro tipo penal. A inteno do legislador, neste caso, manter o fato como crime. uma mudana de roupagem. Vc altera a roupagem do crime. Exemplo: O art. 219 punia o que chamamos de rapto violento (privao da liberdade com objetivo sexual). Hoje, o rapto violento uma qualificadora do crime de sequestro e crcere privado. O que isso? Princpio da continuidade normativo-tpica. Vc revogou a forma do crime, deixando de ser o art. 219 e o seu contedo foi destacado para o 148, 1, como qualificadora. O rapto violento deixou de ser crime? No. Deixou de configurar o art. 219. Passou a configurar o art. 148, 1. Isso caiu na procuradoria do Estado/SP. S houve mudana de roupagem. De 219 passou a 148. E com isso, terminamos lei penal no tempo.

LEI PENAL NO ESPAO Art. 5, do CP O mesmo fato criminoso pode atingir no espao interesse de vrios pases igualmente soberanos. Qual pas vai aplicar a lei? isso que vamos estudar agora, quando um crime gera um conflito da lei penal no espao, onde vrios pases igualmente soberanos tm interesse em punir aquele fato. Sabendo que um fato punvel pode, eventualmente, atingir os interesses de dois ou mais Estados igualmente soberanos, o estudo da lei penal no espao visa descobrir o mbito territorial da aplicao da lei penal brasileira, bem como a forma como o Brasil se relaciona com outros pases em matria penal. por isso que temos que estudar lei penal no espao. Para saber o mbito territorial da nossa lei. Quando um fato punvel atinge os interesses de vrios pases igualmente soberanos, temos cinco princpios para dirimir a matria. 1. Conflito da lei penal no espao: princpios aplicveis 1.1. Princpio da TERRITORIALIDADE Aplica-se a lei do local do crime, no importando a nacionalidade do agente, da vtima ou do bem jurdico tutelado. Se o crime foi na Argentina, aplica-se a lei argentina. Se foi no Brasil, a lei brasileira. 1.2. Princpio da NACIONALIDADE ATIVA Aplica-se a lei da nacionalidade do sujeito ativo. No importa o local do crime, ou a nacionalidade da vtima. 1.3. Princpio da NACIONALIDADE PASSIVA Aplica-se a lei da nacionalidade do sujeito ativo quando atingir o co-cidado. Eu aplico a lei brasileira ao brasileiro se ele matar outro brasileiro, no importando o local do crime. 1.4. Princpio da NACIONALIDADE REAL Aplica-se a lei da nacionalidade da vtima ou do bem jurdico, no importando a lei do local do crime ou nacionalidade do agente. 35

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

1.5. Princpio da JUSTIA PENAL UNIVERSAL O agente fica sujeito lei penal do pas onde for encontrado. Esse princpio rege, normalmente, aqueles crimes que o Brasil se comprometeu a reprimir por tratado, independentemente do local do crime, do agente ou da vtima. Por exemplo: trfico internacional. 1.6. Princpio da REPRESENTAO ou da SUBSIDIARIEDADE ou da BANDEIRA A lei nacional aplica-se aos crimes praticados em aeronaves e embarcaes privadas, quando no estrangeiro e a no sejam julgados. Praticou um crime em embarcao privada no estrangeiro e o pas estrangeiro no faz nada? O Brasil pode punir. 2. Princpios aplicveis lei penal no espao adotados no Brasil Pergunta de concurso! 1 Alerta: O Brasil adotou o princpio da territorialidade como regra. Art. 5, do Cdigo Penal: Territorialidade - Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. Esse princpio absoluto ou relativo? Se o art. 5 fosse composto apenas da parte grifada, teramos que dizer que a territorialidade aqui aplicada de forma absoluta. Mas como a parte no grifada fala em sem prejuzo de, o Brasil adotou o princpio da territorialidade temperada pelas convenes, tratados e regras de direito internacional. 1 Exemplo: imunidade diplomtica o caso em que no se aplica a lei brasileira ao crime cometido em territrio nacional por conta de tratados de direitos internacionais. 2 Exemplo: EC-45 Tribunal Penal Internacional (TPI) o caso de crime praticado em territrio nacional e no se aplica a lei brasileira. So trs situaes: 1. O crime cometido no Brasil e lei aplicada a brasileira (princpio da territorialidade). 2. O crime cometido no estrangeiro e a lei a ser aplicada a brasileira (princpio da extraterritorialidade art. 7). 3. O concurso vai querer esta hiptese: O crime cometido no Brasil e a lei aplicada a estrangeira. A lei estrangeira est entrando no territrio (princpio da intraterritorialidade art. 5 como exceo). O que o princpio da intraterritorialidade? o Brasil cedendo espao na sua soberania para aplicao da lei estrangeira. O artigo 5 adotou o princpio da territorialidade excepcionado pelo princpio da intraterritorialidade. 36

LFG PENAL Aula 03 Prof. Rogrio Sanches Intensivo I 10/02/2009

assim que o art. 5 tem que ser lido. O que est grifado territorialidade, o que est sem grifo intraterritorialidade. Em regra, a lei penal brasileira tem o seu espao delimitado no territrio nacional. O que territrio nacional? 3. Territrio Nacional na delimitao do territrio nacional que aplicamos o art. 5, 1 e 2: 1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar. Aeronaves ou embarcaes: A preocupao tem que ser com sua natureza: Se ela pblica e est a servio do pas dane-se que esteja cheia de argentino ou que esteja sobrevoando a Grcia, se pousou na Alemanha, atracou na Holanda, extenso do territrio brasileiro. Acabou. Onde quer que se encontre, extenso do territrio brasileiro. Tudo o que for praticado l dentro, sofre a incidncia de nossa lei. Se ela mercante ou privada s extenso quando em alto-mar ou no espao areo correspondente ao alto-mar. Se avio da TAM, s pune a lei brasileira se estiver sobrevoando o alto-mar, seno a lei estrangeira. Se em alto-mar ou no espao areo correspondente, aplica-se a lei da bandeira.

Caso da EMBAIXADA - Embaixada extenso do territrio brasileiro l fora? A embaixada estrangeira aqui extenso do territrio deles? NO! Embaixada no extenso do territrio que representa. O tratado internacional que previa isso no existe mais. A embaixada inviolvel. Ser inviolvel uma coisa. Ser extenso de territrio estrangeiro outra. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. Princpio da RECIPROCIDADE Exige que o Brasil tambm considere embarcaes e aeronaves pblicas estrangeiras quando estiverem aqui. o que diz o pargrafo 2. Se for embarcao ou aeronave pblica estrangeira, o Brasil no mete o bedelho. O professor tem 5 questes de concurso para analisar na prxima aula sobre isso.

37

You might also like