You are on page 1of 4

FACULDADE DE TEOLOGIA DA IGREJA METODISTA CURSO TEOLGICO PASTORAL

Relatrio de Leitura: O Perfil do Lder Cristo no Sculo XXI

Trabalho apresentado pela aluna Maria de Ftima de Oliveira Souza David para concluso da disciplina Administrao Eclesistica ao professor Geoval Jacinto da Silva

So Paulo Maro/2005

Enquanto lia este livro, resolvi fazer tambm uma manuteno em meio computador para obter melhor desempenho, acelerao de programas e correo de arquivos defeituosos. Em certo momento, a mquina me informou que estava desfragmentando o disco C, apareceu um cone que fracionava uma pea, parecia tirar tudo do lugar e em seguida reorganizava. Desfragmentar em informtica uma juno da sigla DES (Data Encryption Standard) um sistema popular padronizado de cifra para criptografar dados e da palavra fragmentar fracionar, partir em pedaos. Foi esta a sensao que ficou em minha alma na leitura deste livro, fui desfragmentada, fracionada, corrigida e quando terminei a leitura meu disco C estava arrumado. O autor, partindo do texto acerca da tentao de Jesus e tambm de sua experincia numa casa de retiro para pessoas com necessidades especiais, discorre acerca de caractersticas que considera essenciais para lderes do sculo XXI.

A/O LDER E SUA IRRELEVNCIA O lder do futuro ser aquele que ousa afirmar a sua irrelevncia no mundo contemporneo como uma vocao divina que permite que ele ou ela esteja em profunda solidariedade com a angstia que est por trs de todo aquele esplendor do sucesso e que leve a luz de Jesus para brilhar ali 1 Relevncia uma palavra moderna, dizer que um pastor ou pastora tem um ministrio relevante tecer um grande elogio. E ento Nouwen afirma: A primeira tentao de Jesus era para ser relevante: transformar pedras em po (p.19). E confessa que quantas vezes no quis este poder de transformar pedras em pes! Afinal, vivemos em meio a tanta pobreza. Mas Jesus no quis ser relevante, mas se apegou a sua misso de proclamar a palavra. Nouwen cita a questo da competncia. O nosso mundo de eficcia e controle estabeleceu que nossos problemas so gerados pela falta de competncia. Somos tentados a achar que podemos resolver todas as coisas se soubermos como agir. Somos tentados a depender menos de Deus e mais de ns mesmos. Em um mundo rodeado pelo sucesso, somos tentados a mostrar nossa capacidade, competncia e depender excessivamente de ns mesmos. E ao olharmos para dentro de ns mesmos percebemos frustrao, insatisfao e solido.

P.25

Tantas vezes somos imprensados pela instituio e, at pela membresia, a desenvolvermos um estilo de pastorado que apresente eficcia, competncia, como gestores de uma empresa. Uma imagem bem distante de Jesus de Nazar.

A/O LDER RETOMADA DO ASPECTO MSTICO DA TEOLOGIA Mas para o futuro da liderana crist de vital importncia retomar o aspecto mstico da teologia para que toda palavra falada, todo conselho dado e toda estratgia desenvolvida possa sair de um corao que conhece a Deus intimamente.2 O autor afirma que se queremos viver ancorados no amor de Deus e no no desejo de sermos relevantes necessrio dar muita ateno a disciplina da orao contemplativa e recuperar o sentido da teologia como unio com Deus em orao. No basta sermos pessoas bem formadas, ticas, mas precisamos estar apaixonados por Jesus, conhecer o corao de Deus que se tornou carne em Jesus. Ser atravs da disciplina da orao que aprenderemos a ouvir a voz do amor e encontraremos sabedoria e coragem para as decises que precisam ser tomadas.

A/O LDER E A RETOMADA DA REFLEXO TEOLGICA Os lderes cristos tem a rdua tarefa de responder s lutas pessoais, aos conflitos familiares, s calamidades nacionais e s tenses internacionais com uma f clara e declarada na presena real de Deus.3 Nouwen afirma que a maioria de ns, lderes cristos, fazemos afirmaes do campo da sociologia ou psicologia, ainda que as exprimamos em terminologia bblica. Acredito que no podemos esquecer de questes teolgicas falam acerca da vida e o dilogo com outras cincias necessrio. Mas acredito que o autor fala acerca do resgaste do papel do/a pastor/a. Somos psiclogos? Somos socilogos? No! Se no encontrarmos nosso papel seremos como afirma Nouwen: pouco mais do que pseudopsiclogos, pseudo-socilogos e pseudoassistentes sociais (p.70). A/O lder crist/o tem o papel de falar em nome de Jesus, para isso preciso am-lo, dialogar e refletir teologicamente, aprofundar o pensamento de Cristo, pensando com sua mente e sendo sensvel a voz de Deus em nosso interior.
2 3

p.33 p.71

CONCLUINDO....

Estes aspectos, e tantos outros relacionados pelo autor, devem fazer parte da vida do/a lder cristo/ no sculo XXI. No basta a formao intelectual, pode chegar um tempo em que estejamos, aos nossos prprios olhos, to distantes do chamado inicial, que no tenhamos mais amor, nem alegria no ministrio cristo. Este livro abre os olhos da f, reacende o desejo da disciplina da orao contemplativa e sensibiliza para um dia a dia mais prximo de Deus e das pessoas.

You might also like