You are on page 1of 2

Festival Mesh.

com
24h de Orao foram um sucesso 2100 pessoas rezaram online
Cerca de 2100 pessoas passaram pelos diversos sites que acolheram a transmisso online da maratona de 24h de orao promovida pelo Movimento Encontros de Jovens Shalom e a organizao do Festival Mesh.com. Um sucesso. na diocese de Portalegre-Castelo Branco a parquia de Nossa Senhora de Ftima cedeu as instalaes para a maratona.

Vinde & Vede


Unidos em Igreja - Ano 1 - Agosto de 2011 N 6

Testemunho:
Mais um fim-de-semana que passou. No entanto, fora o fim-de-semana mais vivido e intenso de sempre. Foram 24h de orao, alegria, esperana, f e unio com Deus. Foram umas simples 24h que me permitiram aproximar ainda mais de Cristo. No foi preciso recorrer ao inimaginvel, nem escalar montanhas, nem correr uma maratona. Foi apenas necessrio deixar-me levar pela palavra de Cristo. Escutei-a, partilhei-a e voltei a escut-la como se estivesse a ler uma simples carta sobre a vida. Porm, nada disto teria sido possvel sem a ajuda de pessoas incrveis, de pessoas que nos fazem sentir reais e vivos. Seres humanos que tornam tudo muito mais simples e que caminham ao nosso lado, tal como Cristo. Que haja mais 24h de orao na minha vida para poder continuar a crescer junto d Ele. Bem-haja por tudo! Brbara Gonalves (SP2 de Nossa Senhora de Ftima)

Mensagem do Sr. Bispo


Foi grande e bonito. Uma multido de jovens de um milho e meio a dois milhes rumou a Madrid. Com eles, 800 Bispos, 14 mil sacerdotes e, na logstica, 24 mil voluntrios. As ruas respiravam a traquinice sadia dos mesmos e sentiam um movimento inusitado. Bandeiras nacionais, roupas, chapus, violas e cantares davam um tom diferente e colorido a uma cidade que no podia distrairse do que estava a acontecer. Eram as Jornadas Mundiais da Juventude convocadas pelo Santo Padre Bento XVI! No era uma simples experincia de massa, como as grandes manifestaes desportivas ou musicais. Era uma exploso de alegria e festa em ambiente No prximo de paz e dia 18 de amizade Setembro a com um Diocese estar fundamento e ponto de convergncia que a tudo e a em festa e todos dava sentido: Jesus Cristo. Ali, como afirmou o Aco de Santo Padre, os jovens catlicos viveram uma aleGraas! gria verdadeira, porque confiam em Cristo uma alegria contagiosa que ultrapassa os divertimentos habituais e os locais da moda. Foi, na verdade, uma ocasio mpar para os jovens colocarem em comum as suas aspiraes, trocar reciprocamente a riquePela Ordenao Sacerdotal do za das suas culturas e experincias, animar-se Dicono Nuno Silva, marcada para mutuamente num caminho de f e de vida, no qual a S de Portalegre, pelas16h. alguns se julgam sozinhos ou ignorados nos seus ambientes quotidianos. Dali, todos partimos mais Desde j convidamos todos a parti- Enraizados e edificados em Cristo, Firmes na F. cipar neste momento importan- Senti alegria pela presena de um considervel grupo de te para a vida do Dicono Nuno e jovens da nossa Diocese. Bem hajam por terem aceite o tambm para a Diocese. agradvel desafio e que as suas comunidades possam lucrar com a sua presena e testemunho de participao, alegre e feliz, porque fortes e firmes na f. At l, lembremos este futuro Sacerdote nas nossas oraes. Antonino Dias

Snodo Diocesano
Aproxima-se o incio do novo Ano Pas to ra l 2 01 1/ 20 12 , ce r ta me n te marcado pelo anncio oficial do Snodo Diocesano, no prximo dia 5 de Outubro, na Assembleia Diocesana. A caminhada j longa e vai continuar. Os dados do inqurito j foram todos lanados, graas ao esforo meritrio do Doutor Carlos Almeida. Na reunio de 27 de Agosto, a comisso pr-sinodal e o Sr. BIspo debruaram-se sobre os resultados obtidos, graas ao trabalho dos procos e de muitos dos seus colaboradores.

O Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana vai realizar no dia 3 de Setembro prximo, o 2 Convvio Intercultural com os imigrantes a residirem na zona de Portalegre, com o apoio do CLAI e da Critas Diocesana. Sabendo que a nossa sociedade actual cada vez mais multitnica e intercultural, este convvio tem como objectivo promover uma frutfera e boa convivncia entre todos como Uma S Famlia Humana, tema da 39 Semana Nacional das Migraes, em Ftima.

Ordenao Sacerdotal

Assinatura Digital Vinde & Vede


Os inter essados dever o enviar email par a o secr etar iado atr avs de: sdcsociais@por talegr e-castelobr anco.pt

Secretariado Diocesano das Comunicaes Sociais Largo P.Manuel Vaz 6150 737 Sobreira Formosa - Tlm. - 96 604 72 80

Jornada Mundial da Juventude


Os jovens contam como foi!
As Jornadas foram uma experincia nica e muito enriquecedora, () principalmente a nvel espiritual. Jesus Cristo mostrou-nos que to bom segui-lo e percebi isso pelas palavras que o Papa Bento XVI nos dirigiu de uma forma to simples e que me tocou bastante: "Vale a pena acolher a chamada de Cristo no nosso interior". Ao acolhermos Jesus no nosso interior, tornamo-nos mais fortes, ficamos enraizados no seu amor e firmes na f. Rita Martins Em Madrid vivemos grandes momentos,() que para sempre iro ficar gravados na nossa memria e tambm no nosso corao. O nosso SIM perante Cristo veio mais firme e com mais certeza, trazemos como misso fazer com que a resposta dos outros para com Cristo seja tambm - SIM ! Ins Silva Quando decidi participar nas JMJ sentia que era uma bela oportunidade para jovens da Comunidade fazerem tambm uma experincia bem diferente na sua vida. Assim aconteceu com alguns jovens desta comunidade de Gavio. () Pessoalmente vivi a semana com uma ateno especial ao sacramento da reconciliao. Passei horas a confessar. Senti a graa de Deus a entrar em tantos coraes que andavam afastados de Deus, coraes que precisavam de se sentirem perdoados. Vi nos seus rostos, alguns com as lgrimas na cara a alegria de receberem uma graa to grande que receber a misericrdia, o perdo de Deus. Pe. Adelino Cardoso Depois de um ano a estimular e a publicitar as JMJ 2011 por todos os arciprestados da nossa diocese eis que chegava o momento de partir. Inscritos pela Diocese seriamos apenas 10, mas muitos outros nos sentamos identificados com a nossa Casa a Diocese de Portalegre- Castelo Branco. O nosso grupo foi associado Diocese de LeiriaFtima, que nos proporcionou uma magnfica organizao quase ao pormenor. () A semana no se centrou apenas nos encontros com os outros. As JMJ tinham no programa duas catequeses na parquia dos 12 Apstolos, com dois catequistas (D.Jorge Ortiga e D.Antonino Dias) que nos contagiaram e ajudaram a entrar no tema das jornadas e a enraizarmo-nos em Cristo! () A Igreja necessita de mim, de ti, de ns. Reanima o teu Baptismo, o teu enraizamento em Cristo. Pe Rui Rodrigues

1 Encontro do Grupo de Amigos do Caminho de Santiago


O Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana viveu, no passado dia 24 de Julho, em Marvo, o 1 Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago. Foi uma tarde de s convvio onde aps o acolhimento feito na Igreja de S. Tiago, que constou de uma breve orao e uma foto de grupo. Seguiu-se o almoo/convvio. Aps o qual, cada um partilhou o que mais o impressionou e viveu ao longo do caminho. Lembraram o cansao, as bolhas nos ps, os albergues, os encontros e desencontros, mas sobretudo a alegria e a emoo sentidas por cada um ao chegar a Compostela, junto do tmulo do apstolo e o poder abra-lo. Todos estes testemunhos deixaram entusiasmados os presentes que ainda no fizeram o Caminho. A maior parte dos participantes no se conheciam mas gerou-se uma empatia entre todos que deu a sensao de se conhecerem h longo tempo ou mesmo desde sempre. No final da tarde, todos saram mais felizes por partilharem as experincias vividas e com o desejo de repetir, no prximo ano, outro Encontro, que ficou agendado para Nisa. A cada um foi entregue uma pequena lembrana (cabaa e certificado de participao ), para que aquele dia fique gravado na memria de cada um. Um Bem Haja a todos.

Peregrinao Polnia
Decorreu de 26 de Julho a 2 de Agosto a peregrinao Polnia, organizada pelo Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana, tendo participado um grupo da nossa diocese ao qual se juntou um grupo da diocese de Leiria-Ftima, que muito bem se integrou no grupo e por todos foi muito bem acolhido Acompanhou espiritualmente esta peregrinao, o nosso bispo, D. Antonino Dias, que muito nos honrou com a sua presena. Quiseram -nos acompanhar o sr. Vigrio geral, o monsenhor Vermelho e mais trs sacerdotes. Do roteiro desta peregrinao fizeram parte as cidades de: Cracvia onde pudemos admirar o castelo, a catedral Wawel, a igreja de Santa Maria e o bairro judeu Kazimierz e as famosas minas de sal de Wieliczka. Em Lagiewniki participamos na eucaristia no santurio da Divina Misericrdia. Zakopane, cidade amada pelo nosso saudoso e muito querido, Beato Joo Paulo II. Subimos aos montes Tatra e Gubalowka. Wadovice, a terra natal de Joo Paulo II, onde pudemos estar junto casa onde ele nasceu, na Igreja onde ele participava na missa, a pia batismal, onde se batizou. Foi um momento alto da nossa peregrinao ao poder estar naquele lugar e participar ali, naquela mesma igreja, na eucaristia. Auschwitz, antigo campo de concentrao dos Nazis. Czestochowa, fazendo a visita ao mosteiro de Jasna Gora , incluindo a visita capela da Virgem Negra, padroeira da Polnia, sala de armas, tesouro e muralhas. Zelazowa Wola, cidade natal do famoso compositor Frederic Chopin. Em NiepoKalanow visitamos o museu de S. Maximiliano Kolbe e a Igreja de Nossa Senhora das Graas. Todos os dias tivemos oportunidade de participar na eucaristia presidida pelo Sr. Bispo, concelebrada pelos sacerdotes que se juntaram nossa peregrinao.

Semana de Aco Missionria do Grupo Ondjoyetu em Ponte de Sor


Uma presena alegre e comprometida
De 6 a 15 de Agosto o Grupo Ondjoyetu, da Diocese de Leiria viveu a sua experincia missionria de Vero nas Parquias de Ponte de Sor e de Longomel e suas diversas comunidades. Foi uma presena alegre, dinmica e comprometida. A variedade de intervenes e momentos, a riqueza dos testemunhos pessoais e de grupo, a presena junto dos mais fracos e dbeis foram marcos que tocaram o corao e a vida de todos quantos se deixaram tocar por este encontro jovem e feliz. Em tempo de frias, mesmo no tendo havido uma afluncia muito grande de pessoas, esta semana ficou marcada pelo desafio permanente da Misso pois ela envolve todos, tudo e sempre. O dom que est em ns, partilhado com alma e generosidade, d alento na caminhada, desafia a projectos novos e faz-nos construtores da nossa casa, da comunidade que se sente chamada a ser missionria. Dias intensos, de calor e de amor, de escuta e de partilha, mas tambm, dias que marcaram ritmos e apontaram metas. Foi maravilhosa a presena deste Grupo Missionrio; a sua aco foi marcante e deixou marcas. P. Agostinho

You might also like