You are on page 1of 5

Secretaria do Estado da Educao de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional SDR - Concrdia SC Universidade do Contestado Campus Concrdia

III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC

REGULAMENTO
I - CONCEITO, DENOMINAO, DURAO. Art. 1 A III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC, neste regulamento, tem sua organizao assentada no seguinte conceito de Feira de Cincias: Atividade tcnico-cientfico-cultural destinada a estabelecer interaes, troca de experincias entre estudantes, e destes com a comunidade, a partir da exposio e publicao de produes cientficas e culturais realizadas dentro do contexto educativo. Para a comunidade, as feiras de cincias se constituem em oportunidade de apreciao e de entendimento sobre as etapas de construo do conhecimento cientfico. Para os estudantes, eventos como esses contribuem para o fortalecimento da criatividade, do raciocnio lgico, da capacidade de pesquisa, visando sua autonomia intelectiva. Partimos do pressuposto de que no devemos prestigiar apenas determinadas disciplinas. Neste sentido, reiteramos a discusso apresentada no documento intitulado: Um novo olhar sobre a matriz curricular produzido pela SED/DIEB/GEREM onde encontramos a seguinte passagem: [...] uma vez que no h cincias mais importantes que outras, o que implica dizer que no h disciplinas que devam ser mais privilegiadas que outras [...] (SANTA CATARINA, 2003, p.8). Art. 2 A III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC ocorrero no dia 15 de setembro de 2011 no Ginsio de Esportes da UnC Campus Concrdia. II - DOS OBJETIVOS Art. 3 Os objetivos so: I. II. III. Proporcionar maior integrao entre as Escolas e a comunidade escolar. Divulgar a produo cientfica dos alunos da Educao Bsica, com vistas a instigar a pesquisa cientfica; Fomentar Feiras Escolares de Cincias mobilizando professores e alunos cultura de Feiras de Cincias; Incentivar a construo de atividades de iniciao cientfica na Educao Bsica visando o conhecimento cientfico e tecnolgico. Proporcionar a elaborao e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, voltados para o desenvolvimento sustentvel;

IV. V.

VI.

VII.
VIII. IX.

X.

Incentivar a pesquisa nas disciplinas que integram a rea de Cincias da Natureza, Matemticas e suas Tecnologias, a rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias e a rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias; Divulgar experincias regionais vivenciadas no cotidiano escolar pelos professores e estudantes das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Profissional, em todas as reas do conhecimento; Incentivar a participao de professores e alunos em Feiras e Mostras Cientficas; Selecionar trabalhos de alunos da rede Pblica Estadual, orientado por seus professores, com vistas a participarem da IV Feira Estadual de Cincia da Educao Bsica, nos dias 19 e 21 de outubro/2011 na Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC Florianpolis; Selecionar trabalhos de alunos, com o objetivo de participarem da I Mostra Cientfica de Santa Catarina MOCISC nos dias 20 e 21 de outubro/2011 no Campus da UnC em Curitibanos.

III - DAS INSTITUIES PROMOTORAS E DA ORGANIZAO Art. 4 A III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC uma promoo da 6 Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional SDR e Universidade do Contestado Campus Concrdia Art. 5 A organizao do evento ficar a cargo da 6 Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional SDR Gerncia de Ensino GERED e UnC-Campus Concrdia IV - DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 6 A organizao da III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC contar com uma Coordenao Executiva. Art. 7 A Coordenao Executiva da III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC ser exercida pela 6 SDR e pela Universidade do Contestado e ter as seguintes competncias: a) elaborar este regulamento; b) planejar a realizao do evento, definindo, nos termos desse regulamento, a sua programao e os meios necessrios divulgao estadual da III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC; c) elaborar a estrutura administrativa, conforme as necessidades exigidas para o sucesso do evento; d) organizar o processo de inscrio de trabalhos para a exposio; e) expedir os convites oficiais para as sesses de abertura e encerramento do evento; f) providenciar a confeco dos certificados de participao do evento; g) resolver os casos omissos neste regulamento. V - DOS PARTICIPANTES Art. 8 O pblico-alvo da III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC se divide em:

I. Expositores. Estudantes das escolas pblicas estaduais, federais e privadas de Educao Bsica (ensino fundamental,regular ou EJA,ensino mdio e profissionalizante); II. Visitantes. Alunos e professores do sistema pblico e privado, das instituies de ensino e pblico em geral. VI - DA SELEO DOS TRABALHOS Art. 9. A seleo dos trabalhos para a III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC ficar a cargo das Unidades Escolares, atravs das Feiras Internas. Pargrafo nico A seleo dos trabalhos dever respeitar, entre outros adotados por sua comisso de avaliao, os seguintes critrios: a) Criatividade e inovao; b) Conhecimento cientfico do problema abordado; c) Metodologia cientfica; d) Profundidade da pesquisa; e) Clareza e objetividade na apresentao do trabalho. VII - DA INSCRIO DOS TRABALHOS Art. 10 As Unidades Escolares devero efetuar as inscries dos trabalhos indicados at o dia 02 de setembro de 2011.

a) Cada Unidade Escolar da rede Estadual ter direito inscrio de dois trabalhos;
Independente dos nveis de ensino.

b) Para rede Municipal de Ensino, os municpios pertencentes a 6. SDR tero direito


inscrio de cinco trabalhos, exceto o municpio de Concrdia que ter direito a dez;

c) As demais redes de Ensino tero direito a inscrio de dois trabalhos cada;


d) Em caso de vaga, a seleo de mais trabalhos ser realizada pela Coordenao Executiva. Art. 11 As inscries devero ser encaminhadas por e-mail, para o endereo eletrnico: ensino@cda.sdr.sc.gov.br. Art. 12 Para efetuar as inscries de cada trabalho, a Unidade Escolar dever encaminhar: a) cpia do projeto; b) ficha de inscrio de trabalho. 1 Cada trabalho inscrito dever ser representado por, no mximo, dois alunos e um professororientador.

2 A Coordenao Executiva da III Feira Multidisciplinar e I Mostra Cientfica da UnC em hiptese alguma, assumir qualquer compromisso com os participantes que excederem a quantidade de expositores definida no pargrafo anterior. VIII - DA PREMIAO Art. 13 Sero classificados dois trabalhos da Educao Infantil, trs trabalhos do 1 ao 5 ano (Ensino Fundamental de 9 anos), cinco trabalhos de 5 a 8 srie (Ensino Fundamental de 8 anos) e cinco trabalhos do Ensino Mdio e ou profissionalizante de todas as redes de ensino, para participarem da I MOCISC Estadual que acontecer em Curitibanos nos dias 20 e 21 de outubro de 2011 promovida pela UnC. Pargrafo nico- Sero classificados 03 trabalhos da rede pblica estadual que participaro da VI Feira Estadual de Cincias e Tecnologia da Educao Bsica em Florianpolis de 19 a 21 de outubro/2011 e recebero bolsa de Estudos do CNPq. Obs: Esta premiao especifica para alunos da rede pblica estadual, pois a mesma ser concedida pela Secretaria do Estado de Educao de Santa Catarina. IX - DAS COMPETNCIAS DOS EXPOSITORES Art. 14 Compete aos expositores de cada trabalho: a) aceitarem o espao que lhe for designado; b) se responsabilizarem pela montagem, ornamentao e desmontagem dos trabalhos no local, nos horrios determinados pela Coordenao Executiva; c) providenciarem o material necessrio para a exposio dos trabalhos, inclusive equipamentos de informtica; d) zelarem pela conservao do local dos trabalhos; e) conhecerem o assunto sobre o qual versa o trabalho; f) apresentarem o assunto ao pblico interessado, com segurana e coerncia; g) portarem crach de identificao; h) manterem, pelo menos, uma pessoa no stand durante o horrio de funcionamento da feira; i) ter o projeto impresso disposio dos avaliadores e visitantes como instrumento de avaliao do projeto desenvolvido; j) estar atento quanto distribuio dos materiais no stand, lgica na apresentao e comunicao; k) colaborarem com os organizadores para o bom desenvolvimento do evento. X - DA CERTIFICAO Art. 15 A Universidade do Contestado conferir aos participantes um certificado de participao. 1 Os certificados s sero conferidos para alunos e professores, devidamente inscritos no evento e com presena atestada pela Coordenao Executiva.

XI - DAS DISPOSIES GERAIS Art. 16 No caso de impedimento de participantes expositores j inscritos comparecerem ao evento, conforme as datas e horrios disponibilizados pela organizao da Feira, os mesmos podero ser substitudos por outros desde que solicitado com antecedncia. Art. 17 A SDR e a UnC, em hiptese alguma, se responsabilizar com despesas dos participantes expositores. Art. 18 Em nenhuma hiptese ser permitida propaganda poltica, religiosa, racial ou classista durante a realizao do evento, assim como a comercializao de produtos no local da exposio. Art. 19 O uso de exemplares vivos na exposio deve respeitar as disposies da Lei 6.638, de 8 de maio de 1979, sugerindo que o uso de animais ocorra somente quando no houver outra alternativa que substitua o exemplar vivo. Art. 20 Qualquer reclamao dos expositores deve ser encaminhada, por escrito, Coordenao Executiva do evento, com a correspondente justificativa. Art. 21 Os casos omissos no presente Regulamento sero resolvidos pela Coordenao Executiva do evento, mediante solicitao das partes interessadas, acompanhada de justificativa. Concrdia, junho de 2011.

You might also like