Exercicios Concordância verbal

Concordância verbal Questões: 1.

Assinale a opção em que há erro de conjugação verbal em relação à norma culta da língua: a) Se ele vir o nosso trabalho, ficará muito doente. b) Não desanimes; continua batalhando. c) Meu pai interveio na discussão. d) Se ele reouvesse o que havia perdido. e) Quando eu requiser a segunda via do documento... 2. A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à concordância verbal recomendada pela norma culta é: a) A lista brasileira de sítios arqueológicos, uma vez aceita pela Unesco, aumenta as chances de preservação e sustentação por meio do ecoturismo. b) Nenhum dos parlamentares que vinham defendendo o colega nos últimos dias inscreveram-se para falar durante os trabalhos de ontem. c) Segundo a assessoria, o problema do atraso foi resolvido em pouco mais de uma hora, e quem faria conexão para outros Estados foram alojados em hotéis de Campinas. d) Eles aprendem a andar com bengala longa, o equipamento que os auxilia a ir e vir de onde estiver para onde entender. e) Mas foram nas montagens do Kirov que ele conquistou fama, especialmente na cena “Reino das Sombras”, o ponto mais alto desse trabalho. 3. A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é: a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos. b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial. c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito. d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.

e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha. 4. (FUVEST) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses. a) Quando eu _________________ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver) b) Os alienados sempre ______________ neutros. (manter-se) c) As provas que _____________ mais erros seriam comentadas. (conter) d) Quando ele _________________ uma canção de paz, poderá descansar. (compor) 5. (FGV) Nas questões abaixo, ocorrem espaços vazios. Para preenchê-los, escolha um dos seguintes verbos: fazer, transpor, deter, ir. Utilize a forma verbal mais adequada. 1) Se _______________ dias frios no inverno, talvez as coisas fossem diferentes. 2) Quando o cavalo ________________ todos os obstáculos, a corrida terminará. 3) Se o cavalo _______________ mais facilmente os obstáculos, alcançaria com mais folga a linha de chegada. 4) Se a equipe econômica não se __________________ nos aspectos regionais e considerar os aspectos globais, a possibilidade de solução será maior. 5) Caso ela ______________ ao jogo amanhã, deverá pagar antecipadamente o ingresso. 6. (ENG. MACK) As formas que completariam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ________________ novamente seu armazém, sem que se __________ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança”, seriam: a) b) c) d) proveu – indispusesse proviu – indispuzesse proveio – indispuzesse proveio – indispusesse

a não ser que ______ os nossos direitos e _____ da luta.” a) substitui – abdicamos – desistimos b) substitue – abdicamos – desistimos c) substitui – abdiquemos – desistamos d) substitui – abidiquemos – desistimos e) substitue – abdiquemos – desistamos 8. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses: a) ________________os filhos e o pai. (levantou/ levantaram) 9. (UFSCar) “O acordo não ______ as reivindicações. (há/ hão) b) Sempre que ______________ alguns pedidos. (tocou/tocamos) c) Não serei eu quem _________________ o dinheiro. procure atendê-los rapidamente.d. a) _____________ de haver algumas mudanças no seu governo. (recolherei/ recolherá) d) Mais de um torcedor _______________________ estupidamente. Como no exercício anterior. (mantenha/ mantenham) b) É importante que se _______________ outras soluções para o problema. (gosta/ gostam) e) A verdade é que ________________ certos pormenores pouco convincentes.a) Há b) houver 10 .1) fizessem 2) transpuser 3) transpusesse 4) detiver 5) vá 06 – A 07 . (busque/ busquem) c) Não se ______________ em pessoas que não nos olham nos olhos. (existiu/ existiram) e) Tudo estava calmo.e) n. a) Espero que se _________________ as taxas de juro.a) mantenham b) busque c) confia . (agrediu-se/agrediram-se) e) O fazendeiro com os peões __________________ a cerca..a) reouver b) mantêm / mantiveram c) contivessem d) compuser 05 .a) Chegaram b) tocamos c) recolherá d) agrediram-se e) levantaram 09 . (importa/ importam) d) Jamais ______________ tais pretensões por parte daquele funcionário.E 08 .a.E 04 . (chegou/chegaram) b) Fomos nós que _______________ na questão. como se não ________________ havido tantas reivindicações. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses. (confia/confiam) d) Hoje já não se __________________ deste modelo de carro. (houver/ houverem) c) Pouco me _______________ as desculpas que ele chegar a dar. (observou/observaram) Resolução: 01 – E 02 – A 03 .. 7. c) importam d) existiram e) tivesse (tivesse/ tivessem) 10.

a) “Faziam apenas dois meses que ela ficara viúva e mais de uma proposta de casamento apareceram. 3. porém. os processos de nossa estima. Concordância nominal Questões: 1. a reforma das instalações terão prioridade. “E” quando errado a) ( ) Amanhã se fará os últimos exames... a) nuvens e brisas amontoadas b) odores e brisas amontoadas c) nuvens e morros amontoados d) morros e nuvens amontoados e) brisas e odores amontoadas . eu preferia mais ficar no pátio do que continuar dentro da classe. Reescrever as frases abaixo.” No trecho acima. substituídos os substantivos destacados acima.” Aponte a opção em que. d) ( ) É necessária liberdade de expressão.” b) “Se for levado em consideração as necessidades imediatas da escola. há uma infração as normas de concordância.” 6. Reescrever as frases abaixo. conforme lhes a) “Ele informou aos colegas de que havia perdido os documentos cuja originalidade duvidamos. Como no exercício anterior.” b) “Depois de assistir algumas aulas. fica incorreta a concordância de “amontoado”. f) ( ) Envie algum dinheiro daquela casa de caridade. pois não podem haver cidadãos conscientes sem educação. a) “Recebei. (CESBRANRIO) “Noites pesadas de cheiros e calores amontoados. Vossa Excelência. (meio/ meia) 2. corrigindo-as quando necessário. 7. (bastante/ bastantes) d) Encontrei ____________ a sala e os quartos. b) ( ) Restam-me alguns dias de férias. b) Justifique a correção feita. Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses.” b) “Os projetos que me enviaram estão em ordem. no momento em que as discussões se tornaram mais violentas.” 5. e) ( ) São crianças a cuja situação muita gente é insensível. g) ( ) Assisti e gostei muito daquele filme.” 4. (vazia/vazios) e) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino.d) gosta e) observaram prometi. h) ( ) Não me pouparam esforços para que o rio fosse despoluído. argumentos e opiniões veementes e contraditórias. (alerta/ alertas) c) Houve ____________ razões para eu não voltar lá. não faltou. (FUVEST) “Na reunião do Colegiado. c) ( ) Os Estados Unidos intervieram nos conflitos sul-africanos há alguns meses. Colocar: "C” quando correto. a) Será que é __________________ essa confusão toda? (necessário/ necessária) b) Quero que todos fiquem ________________. deviam haver sérios motivos para ela recusá-las. corrigindo-as quando necessário. a) Reescreva-o com devida correção. devolvê-los-ei ainda hoje.

d) Quando foi encontrado. c) Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior. a) E e) C b) C f) E c) C g) E d) E h) C . Exa. e) Esses livro e caderno não são meus.” 05. V. devia haver sérios motivos para ela recusá-las. ele apresentava feridos a perna e o braço direitos.8. e) Só estudei o elementar. pluralizando-se a frase.” b) “Se forem levadas em consideração as necessidades imediatas da escola. os protestos de nossa estima. 10. Está enganada. as palavras destacadas permanecem invariáveis: a) Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só. eu preferia ficar no pátio a continuar dentro da classe. o que me deixa meio apreensivo. mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo. mas estava totalmente lúcido. São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso. a reforma das instalações terá prioridade. acreditei. II. a) “Fazia apenas dois meses que ela ficara viúva e mais de uma proposta de casamento apareceu. V. não faltaram. Vossa Excelência. Deputado. Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática: a) em I e II b) em II. III. III e IV c) apenas em II d) apenas em III e) apenas em IV Resolução: 01. c) Estava só naquela ocasião." b) Concorda com o sujeito "argumentos e opiniões". (UNEB – BA) Assinale a alternativa em que. argumentos e opiniões veementes e contraditórias. a) “Receba. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores.” b) “Depois de assistir algumas aulas. (MACKENZIE) I. Muito obrigadas! . pois em sua meia promessa. dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente. 06. Sr. 9. (PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é: a) A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo era o melhor sinal de prosperidade da família. b) Meia palavra. a) "Na reunião do colegiado. 04.” b) A frase está correta. no momento em que as discussões se tornaram mais violentas. a) necessária bastantes d) vazia b) alerta e) meio c) 02. pois não pode haver cidadãos conscientes sem a educação. porém. b) Eles.índice de sua sensatez.disseram as moças. com ar entristecidos. IV. meio tom . d) Passei muito inverno só. 03. a) “Ele informou aos colegas que havia perdido (ou: ele informou os colegas de que havia perdido os documentos de cuja originalidade duvidamos. A pobre senhora ficou meio confusa.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful