You are on page 1of 4

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

LNGUA PORTUGUESA
Viles da terra 1-Uma pesquisa da BBC de Londres concluindo que o brasileiro o povo mais preocupado com as mudanas climticas no mundo uma inesperada notcia para um pas que es t acostumado a ser acusado de devastar a natureza como se fosse o nico. J os americanos, principais responsveis pelo aquecimento do planeta, foram considerados pela mesma consulta a 14 mil pessoas em 21 pases como os que menos se preocupam com o problema, a comear pelo presidente, que no assinou o Protocolo de Kioto reduzi ndo a emisso de gases do efeito estufa. 2-H duas leituras para essa pesquisa. Uma pessimista: se ns somos os mais conscientes, imaginem os outros. A segunda, otimista, que bem ou mal estamos ate ntos questo. Esta hiptese alimentada por um recente estudo da Embrapa Monitoramento por Satlite sobre a evoluo das florestas mundiais, desmentindo a imagem do Brasil como o grande vilo da histria do desmatamento. 3-O resultado, apresentado na ltima edio da Folha do Meio Ambiente pelo doutor em ecologia Evaristo Eduardo de Miranda, mostra que h 8 mil anos o que viria a ser o Brasil possua 9,8% da cobertura florestal do planeta. Hoje, o pas detm 28,3%. As comparaes no deixam dvidas. Mais de 75% das florestas do mundo desapareceram. A Europa, que sem a Rssia detinha mais de 7% do planeta, hoje tem 0,1%. A frica, que possua 11%, dispe agora de 3,4%. A cobertura de verde da sia caiu de 23,6% para 5,5%. A Amrica Latina, no entanto, saltou de 18,2% para 41,4%. 4-O paradoxo, ressalta o professor da Embrapa, que em vez de ser reconhecido por esse histrico o Brasil vem sendo severamente criticado pelos campees do desmata mento. Segundo ele, ao contrrio daqueles pases, onde a defesa da natureza um fenmeno recente, a nossa preocupao anti ga, desde o sculo XVI. Uma legislao protecionista teria garantido a explorao sustentvel das florestas de pau-brasil at 1875. Em 1550 j havia uma lista de rvores reais protegidas por lei, o que deu origem expresso madeira-de-lei, infor ma ele. 5-Se nosso histrico no pode servir de libi para o processo de devastao que promovemos a partir da segunda metade do sculo XX, deve servir pelo menos para afastar a fantasia de que a de fesa da Amaznia tem que vir de fora. Como afirma o professor Miranda, com invejveis 69,4 de suas florestas primitivas, o Brasil tem grande autoridade para tratar desse tema frente s crticas dos campees de desmatamento mundial. Se no somos um modelo de preservao, no somos tambm os EUA, onde o Bush afirma cinicamente levar muito a srio a questo, mas no vai adotar qualquer medida que prejudique a economia americana. Ou seja, continuar envenenando a natureza com o gs que sai de suas fbricas. (VENTURA, Zue nir. In O GLOBO, pg.7, 07\04\2007) 1) um pas que est acostumado a ser acusado de devastar a natureza como se fosse o nico. Assinale a opo em que a palavra COMO no tem o mesmo valor semntico apresentado no exemplo:
(A) Como no cuidamos da natureza, o aquecimento global

3) Marque a opo em que o SE classificado como conj uno integrante:


(A) Se no somos um modelo de preveno no somos tambm os

EUA. (B) preciso que os povos se preocupem com a natureza. (C) No sabemos se a legislao garantir a sobrevivncia do planeta. (D) Discute-se a participao de todos na defesa da ecologia. 4) Assinale a opo em que a flexo de nmero est INCORRETA:
(A) emisso\emisses; (B) explorao\ exploraes; (C) edio\ edies; (D) cidado\ cidades.

5) Considerando os processos de formao de palavras, todos os itens esto corretos, EXCETO:


(A) desaquecimento derivao parassinttica; (B) desaparecer- derivao prefixal; (C) combate derivao regressiva. (D) madeira-de-lei composio por justaposio;

6) Marque a opo CORRETA , levando em conta as concordncias nominal e verbal:


(A) Mais de um pas se preocupam com o meio ambiente. (B) Qual de ns vamos nos responsabilizar pelo planeta? (C) S a Europa est meia atenta ao problema do clima. (D) Somos ns que temos de cuidar do planeta.

7) Analisando os elementos mrficos das formas verbais, marque o item INCORRETO:


(A) desapareceram DESAPAREC\radical; (B) imagine m E\desinncia modo temporal; (C) continuaremos A\vogal temtica; (D) saltou- SALTO\ tema.

8) O autor lana mo de vrios tipos de argumento . Dos listados abaixo, qual no usado?
(A) de (B) de (C) de (D) de

autoridade; comparao; enumerao; induo.

9) Todas as afirmaes abaixo so verdadeiras e podem ser comprovadas pelo texto, menos uma. Identifique-a:
(A) Das regies do planeta, a Europa a que possui maior

cobertura florestal. (B) No Brasil, a preocupao com a proteo da natureza anti ga. (C) O governo americano no se preocupa com a emisso de gases do efeito estufa. (D) Os campees de desmatamento mundial so os americanos. 10) A pesquisa da BBC critica os principais responsveis pelo desmatamento. Considerando essa orao, assinale o item INCORRETO quanto funo si nttica de seus termos:
(A) principais adjunto adnominal; (B) pelo desmatamento objeto indireto; (C) responsveis objeto direto; (D) da BBC adjunto adnomi nal.

aumenta. (B) Foi desmentida a imagem do Brasil como o grande vilo do desmatamento. (C) Os EUA desmatam suas florestas assim como a Europa. (D) Tanto como outros pases, o Brasil tambm precisa cuidar das florestas. 2) Entre as alternativas abaixo, a que justi fica corretamente o ttulo :
(A) Mais de 75% das florestas do mundo desapareceram. (B) Em 1550 j havia uma lista de rvores reais protegidas por lei. (C) A cobertura verde da sia caiu de 23,6% para 5,5%. (D) Os americanos so os principais responsveis pelo

aquecimento global.

101 - AUXILIAR DE ENFERMAGEM.DOC 1

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

11) Bem ou mal estamos atentos questo. O emprego do acento indicativo da crase nessa orao se explica a partir da regra que diz que a preposio est:
(A) seguida de palavra de sentido geral; (B) sozinha , mas h risco de ambigidade; (C) seguida de pronome demons trativo; (D) seguida de artigo femini no no singular.

17) Com relao aos recursos da Fundao Nacional de Sade (FNS) (art. 2 da Lei 8.142 de 28/12/1990), assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Sero

12) O trecho Ou seja, continuar envenena ndo a natureza com o gs poluente que sai de suas fbricas. contm um pronome relativo usado conforme as regras da lngua padro. O mesmo ocorre em:
(A) O pas conti nuar poluindo a natureza com o gs a que se

referem os pesquisadores.

alocados como investimentos previstos em lei oramentos, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. (B) No podero ser alocados como despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da Administrao direta e indireta. (C) Sero alocados como investimentos previstos no Plano Qinqenal do Ministrio da Sade. (D) Sero alocados como cobertura das aes e servios de sade a serem i mplementados pelos Municpios, Estados e Distrito Federal. 18) Aos Municpios, conforme est previsto na Lei 8.142/90 em seu art. 3, 2, sero distribudos recursos, da ordem de:
(A) pelo (B) pelo (C) pelo (D) pelo

(B) O pas continuar poluindo a natureza com o gs onde existe

floresta. (C) O pas continuar poluindo a natureza com o gs a cuja fbrica produz. (D) O pas continuar poluindo a natureza com o gs a que o pesquisador analisou. 13) Analisando as palavras abaixo, s encontramos erro ortogrfico em:
(A) pesquisa- parasita- esperteza; (B) paradoxo- he terodoxo- heterossexual; (C) histrico- histricamente- historicisar; (D) emisso recepo demisso.

menos 60%; menos 70%; menos 50%; menos 40%.

19) Sobre a Conferncia de Sade correto afirmar, que:


(A) quando se rene busca avaliar a situao de sade e propor as

14) Embora os EUA digam que se preocupam com a preservao, no adotam qualquer medida de proteo natureza. Sem alterar o sentido da orao, a palavra EMBORA pode ser subs tituda por:
(A) contanto que; (B) uma vez que; (C) medida que; (D) se bem que.

diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes. (B) no poder ser convocada extraordinariamente pelo Poder Executivo. (C) to somente o Conselho de Sade a convocar. (D) somente o Poder Executivo a convocar. 20) Assinale a alternativa cuja informao no compete direo municipal do SUS:
(A) Executar servios de vigilncia epidemiolgica. (B) Formular normas e estabelecer padres,

15) Uma pessimista. A segunda, oti mista.(parg.2) Entre os pares abaixo, um deles est INCORRETO quanto ao antni mo. Trata-se do item:
(A) devastao\proteo; (B) fantasia\ realidade; (C) paradoxo\ contradio; (D) evoluo\ regresso.

em carter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substncias de consumo huma no. (C) Executar servios de vigilncia sanitria. (D) Colaborar com a Unio e os Estados na execuo da vigilncia sanitria de portos, aeroportos e fronteiras. 21) Consta no arti go 45 da Lei do SUS, EXCETO que:
(A) mediante conv nio, os servios de sade dos hospitais

SISTEMA NICO DE SADE


16) Tomando como base o art. 1 da Lei Federal n 8.142/90, reflita sobre os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA:
(A) A Conferncia de Sade reunir-se- a cada cinco anos. (B) O Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade

(CONASEMS) no ter representao no Conselho Nacional de Sade. (C) A Confer ncia de Sade reunir-se- a cada trs anos. (D) A representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias ser paritria em relao ao conj unto dos demais segmentos.

universitrios e de ensino integram-se ao Sistema nico de Sade. (B) os servios de sade de Sistemas Estaduais e Municipais e Previdncia Social devero integrar-se direo correspondente do Sistema nico de Sade (SUS), conforme seu mbito de atuao, bem como quaisquer outros rgos e servios de sade. (C) ao se integrar ao SUS atravs de convnios, os servios de sade dos hospitais universitrios, no tero preservada a sua autonomia administrativa em relao ao patrimnio, aos recursos humanos e financeiros. (D) em tempo de paz e havendo interesse recproco, os servios de sade das Foras Armadas podero integrar-se ao Sistema nico de Sade (SUS), conforme se dispuser em convnio que, para este fim, for firmado. 22) Conforme consta em Lei, com relao cesso dos imveis de propriedade do INAMPS, para rgos integrados no Sistema nico de Sade, CORRETO afir mar:
(A) em hiptese alguma poder haver cesso de tais imveis. (B) ser feita de modo a preserv-los como patrimnio da

seguridade social. (C) quando cedidos, devero ser preservados como patrimnios do Ministrio da Sade. (D) quando cedidos, devero ser preservados como patrimnios do Ministrio do Trabalho.
101 - AUXILIAR DE ENFERMAGEM.DOC 2

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

23) Sobre planejamento e oramento, consta no Captulo III da Lei do Sistema nico de Sade, EXCETO:
(A) cabe ao Conselho Nacional de Sade estabelecer as diretrizes a

27) Quanto aos procedimentos a serem adotados na administrao de imunobiolgicos, assinale a alternativa CORRETA:
(A) A vacina contra hepatite B no deve ser administrada em

serem observadas na elaborao dos Planos de Sade, em funo das caractersticas epidemiolgicas e da organizao dos servios em cada jurisdio administrativa. (B) ser permitida a destinao de s ubvenes e anncios s instituies prestadoras de servios de sade com finalidade lucrativa. (C) vedada a transferncia de recursos para o financiamento de aes no previstas nos Planos de Sade, exceto em situaes emer genciais ou de calamidade pblica, na rea de sade. (D) os Planos de Sade sero a base das atividades e programaes de cada nvel de direo do Sistema nico de Sade (SUS), e seu financiamento ser previsto na respectiva proposta oramentria. 24) Sobre a Gesto Financeira do Sistema nico de Sade (SUS), em seu Captulo II, INCORRETO afirmar:
(A) A previso do Plano Qinqenal de investimentos na Rede,

mul heres grvidas; (B) Aps aberto, diludo e mantido na temperatura adequada, o frasco da vacina contra sarampo ter validade de 8 horas; (C) A trplice bacteriana indicada para crianas com at no mxi mo 10 anos de idade; (D) Durante o pr-natal a gestante dever ser vacinada com a dupla bacteriana e trplice viral. 28) O Programa Nacional de Imunizao PNI regulamenta as orientaes sobre vacinas e de acordo com as nor mas estabelecidas para a vacinao contra hepatite B, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) He moflicos e renais crnicos devem receber o dobro da dose

no ser utilizada para o estabelecimento de valores a serem trans feridos a Estados, Distrito Federal e Municpios. (B) Na esfera Federal, os Recursos Financeiros, originrios do Oramento da Seguridade Social, sero administrados pelo Ministrio da Sade, atravs do Fundo Nacional de Sade. (C) Na distribuio dos Recursos Financeiros da Seguridade Social ser observada a mesma proporo da despesa prevista de cada rea, no Oramento da Seguridade Social. (D) Os recursos financeiros do Sistema nico de Sade (SUS) sero depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuao, e movimentos sob fiscalizao dos respectivos Conselhos de Sade. 25) Sobre os Servios Privados de Assistncia Sade, marque a alternativa que traz informaes INCORRETAS:
(A) Capitais estrangeiros, ainda que vinculados Organizao das

da vacina; (B) Populaes indgenas so consideradas grupo de risco para a hepatite B; (C) Deve-se manter uma agulha no frasco da vacina para facilitar a aspirao da dose e reduzir o risco de contami nao da vacina; (D) O volume da vacina deve ser de 0,5 ml para menores de 20 anos. 29) J.C.S. foi internado na clnica mdica para tratamento de uma infeco, sendo prescrito amoxicilina 500 mg suspenso oral de 8/8 horas. Quantos ml da suspenso oral sero administrados diariamente, considerando que a apresentao farmacutica disponvel de 250mg/5ml?
(A) 10 (B) 20 (C) 40 (D) 30

ml; ml; ml; ml.

Naes Unidas (ONU), no podero ter participao direta ou indireta na assistncia sade. (B) Caracterizam-se pela atuao, por iniciativa prpria, de profissionais liberais, legalmente habilitados e de pessoas jurdicas de direito privado na promoo, proteo e recuperao da sade. (C) Na prestao de servios privados de assistncia sade, sero observados os princpios ticos e as normas expedidas pelo rgo de direo do Sistema nico de Sade (SUS) quanto s condies para seu funcionamento. (D) livre iniciativa privada.

30) Foram prescritos 1800 ml de Soro Fisiolgico a 0,9% em 12 horas. Calcule quantas gotas por mi nuto devero ser administradas no paciente:
(A) 21 gts/mi n; (B) 50 gts/mi n; (C) 60 gts/mi n; (D) 30 gts/mi n.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26) Na administrao de medicamentos e preparo de sol ues, a equipe de enfer magem deve conhecer conceitos bsicos importantes. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
(A) Na soluo coloidal, o tamanho da partcula est entre 1 e 100

31) O manual de condutas em exposio ocupacional a material biolgico do Ministrio da Sade estabelece medidas de proteo aos trabalhadores que lidam com sangue e outros fluidos potencialmente contami nados. Segundo as recomendaes deste manual, que medidas de proteo individual devem ser adotadas durante a aspirao de vias areas de um paciente:
(A) lavar as mos, utilizar luvas e mscara de proteo; (B) lavar as mos, utilizar luvas, capote, mscara e culos de

proteo; (C) lavar as mos, utilizar luvas, mscara de proteo e capote; (D) lavar as mos e utilizar luvas.

milimcron; (B) Diluda a soluo que apresenta muito soluto em relao ao solvente; (C) Isotnica a mistura de duas ou mais substncias diferentes miscveis que apresentam mes mas propriedades fsicas e qumicas em toda sua extenso; (D) Hipotnica a mistura de duas ou mais substncias diferentes no miscveis que apresentam propriedades distintas em toda sua extenso.

32) A hipertenso arterial a mais freqente de todas as doenas cardiovasculares, sendo o principal fator de risco para as complicaes. Em i ndivduos sem tratamento farmacolgico, a hipertenso arterial definida por:
(A) Presso arterial sistlica maior ou igual a 140 mmHg e

diastlica maior ou igual a 90 mmHg; (B) Presso arterial sistlica maior que 90 mmHg e diastlica maior que 140 mmHg; (C) Presso arterial sistlica maior ou igual a 90 mmHg e diastlica maior ou igual a 140 mmHg; (D) Presso arterial sistlica maior que 140 mmHg e diastlica maior que 90 mmHg.

101 - AUXILIAR DE ENFERMAGEM.DOC 3

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

33) O Diabetes Mellitus representa uma epidemia mundial sendo que o aumento da incidncia e prevalncia da doena est relacionado a fatores como envelhecime nto populacional e estilos de vida pouco saudveis como dieta inadequada, sedentarismo e obesidade. Sobre os aspectos que envolvem os cuidados com esta doena, CORRETO afirmar que:
(A) durante perodos de doena como gripes, resfriados, diarrias,

37) A Lei 7498 de 25 de junho de 1986 regulamenta o exerccio da enfermagem em todo o territrio nacional e sobre esta legislao marque a alternativa CORRETA:
(A) Cabe ao enfermeiro e ao tcnico de enfermagem como

e em caso de nuseas, pacientes com diabetes tipo I devem ser orientados a ingerir caldo de galinha, mi ngau de arroz ou de farinha; (B) Portadores de diabetes tipo II necessitam de insulina para evitar cetoacidose, coma e morte; (C) polaciria, polidispepsia, polifagia e perda involuntria de peso so sintomas clssicos de diabetes, sendo conhecidos como os 4 Ps; (D) O diabetes tipo I possui uma deficincia relativa de insulina e a admi nistrao deste hormnio no visa evitar a cetoacidose mas alcanar controle do quadro hiperglicmico. 34) As vulvovaginites so caracterizadas por reao inflamatria e/ou infecciosa do trato geni tal feminino inferior, sendo o quadro clnico varivel conforme a etiologia. Sobre as vulvovaginites, assinale a alternativa CORRETA:
(A) Gardnerella vaginalis uma bactria aerbica que causa a

membros integrantes da equipe de sade, realizarem cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; (B) A parteira poder realizar a episiotomia e a episiorrafia por ocasio do parto; (C) A enfermagem exercida privativamente pelo enfer meiro, pelo tcnico de enfer magem, pelo auxiliar de enfer magem e pela parteira; (D) O auxiliar de enfermagem poder participar da orientao e superviso do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar. 38) A complexidade da adolescncia requer um preparo maior dos profissionais de sade para lidarem com este gr upo etrio, considerando sua diversidade cultural, social e econmica. Sendo assim, o Ministrio da Sade vem direcionando polticas voltadas para o adolescente garantindo-lhes o exerccio pleno do direito fundamental sade. Marque a alternativa CORRETA:
(A) O adolescente somente poder trabalhar a partir de 12 anos de

vaginose bacteriana e apresenta corrimento vaginal brancoacinzentado e odor ftido; (B) Candidase causada pela bactria Candida albicans sendo caracterizada por corrimento branco grumoso, sendo o estresse um dos fatores predisponentes; (C) A vaginose bacteriana causada pela Gardnerella vaginallis no considerada uma doena sexualmente transmissvel; (D) Tricomonase causada pela bactria Trichomonas vaginalis sendo caracterizada por corrimento amarelado e com odor ftido. 35) O envelhecimento um fenmeno mundial e esti ma-se que haver em 2050 aproximadamente dois bilhes de pessoas com 60 anos a mais no mundo, principalmente nos pases em desenvolvimento. Sobre este fenmeno mundial CORRETO afirmar que:
(A) A polifarmcia uma prtica clnica comum nas pessoas

idade na condio de aprendiz; (B) Exames anti-HIV em menores de 16 anos s podero ser realizados com a presena dos pais ou responsveis; (C) Em casos de violncia sexual praticada contra adolescentes, a gravidez de at 20 semanas de idade gestacional poder ser interrompida; (D) Se durante um atendimento no servio de sade, um adolescente lhe confiar o segredo de ter cometido algum crime de ao pblica, o cdigo de tica profissional determina a manuteno do sigilo. 39) M.C.S., 85 anos, foi internada no Hospital Geral de Barro Preto, vtima de um atropelamento em via pblica. Paciente imobilizada no leito, apresentando alteraes no estado nutricional com emagrecimento visvel e baixa ingesta hdrica. Ao exame fsico, a regio escapular encontrava-se edemaciada e com eritema, e a regio sacra manifestava lcera em estgio III. Sobre o estado da paciente, CORRETO afirmar que:
(A) a leso na regio escapular classificada como lcera de

idosas; (B) Idosos devem receber anualmente uma dose da vacina antipneumoccica; (C) Qua nto avaliao funcional do idoso, devem-se observar as atividades instrumentais da vida diria que so as relacionadas ao autocuidado, e que no caso de limitao de desempenho, normalmente requerem a presena de um cuidador; (D) A norma tcnica do Sistema de Vigilncia Alimentar e Nutricional - SISVAN recomenda registrar as medidas antropomtricas na caderneta do idoso e/ou seu pronturio mensalmente. 36) O Sistema nico de Sade-SUS representa uma grande conquista para a sociedade brasileira, e para que seja efetivado em sua plenitude, requer esforos de todos os profissionais que acreditam na sade como um direito de todos e um dever do Estado. Sobre esta poltica nacional de sade CORRETO afirmar que:
(A) A vigilncia sanitria uma das reas de atuao do SUS e

presso em estgio II; (B) a leso da regio sacra considerada como estgio III por atingir camadas mais profundas da pele, expondo msculos e ossos; (C) a elevao da cabeceira do leito por alguns cent metros diminui a fora de cisalhamento sobre a rea sacral; (D) paciente em posio supina tem maior risco de desenvolver lceras de presso na regio dos calcanhares, sacro, cotovelos, escpula e parte de trs da cabea. 40) Os distrbios do sistema nervoso podem ocorrer em qualquer fase da existncia humana podendo variar de sintomas brandos e autolimitados at distrbios mais graves com risco de morte. Sobre esses distrbios CORRETO afirmar que:
(A) He miparesia a paralisia da face, brao e perna no mesmo

tem como finalidade a recomendao e adoo de medidas de preveno e controle das doenas ou agravos; (B) O SUS no poder conceder cargos de chefia ou confiana aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios das empresas contratadas; (C) A avaliao do impacto que as tecnologias provocam sade competncia excl usiva dos centros de pesquisa e Universidades, que devero enviar seus resultados ao Ministrio da Sade; (D) A fiscalizao dos ambientes de trabalho das empresas privadas competncia exclusiva do Ministrio do Trabalho sendo realizada pelos fiscais das Delegacias Regionais do Trabalho.
4

lado, devido a uma leso no hemisfrio oposto; (B) Na afasia motora deve-se encorajar o paciente a repetir os sons do alfabeto; (C) A parestesia um dficit motor que causa dormncia e formigamento do membro e a enferma gem deve instruir o paciente a evitar usar esse me mbro como membro dominante devido sensibilidade alterada; (D) Disfagia um dficit neurolgico e manifesta-se pela dificuldade do paciente em articular palavras.

101 - AUXILIAR DE ENFERMAGEM.DOC

You might also like